Tecnologia

Nova busca do Facebook deixará a rede mais parecida com o Twitter

FacebookDado-RuvicReutersDe acordo com nota oficial postada nesta segunda-feira pelo Facebook, o site passará a abranger em sua busca Graph Search postagens e atualizações de status, com direito a modificadores de tempo, local e pessoas, de modo a refinar a pesquisa.

A novidade tirará proveito da recentemente anunciada adoção dos hashtags, copiando a bem sucedida ideia do Twitter.

“Nossa intenção é permitir que usuários busquem posts entre diferentes grupos sociais dentro de um tópico”, diz a nota. “A Graph Search permitirá também pesquisas baseadas em locais marcados e em função de envolvimentos com outros usuários, por exemplo: “Quais posts existem sobre os Beatles postados por meus amigos?” ou “Quais posts minha amiga Miriam comentou?”

Segundo o “Ars Technica”, a nova busca do Facebook, que por ora só está disponível para usuários localizados nos Estados Unidos e que tenham o inglês como idioma configurado, estará sujeita aos controles de privacidade do site, ou seja, usuários não poderão ver resultados que não lhes estariam acessíveis de outra maneira. Para usuários situados no Brasil ainda não há previsão de funcionamento.

A nova busca do Facebook alcançará o histórico completo de postagens públicas de todos os usuários. Com a novidade, o Facebook espera que se vá criar uma onda de atividade de feeds semelhante à que existe no Twitter.

O site informa que a novidade irá sendo oferecida aos poucos para o universo de usuários que já possuem o Graph Search. E adverte na nota: “Se existe alguma coisa na sua timeline que você não queira que se torne disponível às buscas públicas, é hora de ajustar suas configurações de privacidade”.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Governadora vai pagar os aposentados, eles serviram muito para o progresso do nosso estado, incompetente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conselho de Ética abre processo que pode cassar mandato de Eduardo Bolsonaro

Foto: Mandel Ngan/AFP

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu hoje abrir um processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O processo pode levar Eduardo a perder o mandato de deputado federal. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo de uma queixa apresentada pelo PT no colegiado. O partido fez três pedidos de cassação do mandato e o PSOL fez um.

Decisão de abrir o processo foi do presidente do conselho, deputado Fabio Schiochet (União Brasil-SC). O parlamentar ainda sorteou três parlamentares que poderão relatar o caso: Duda Salabert (PDT-MG), Paulo Lemos (PSOL-AP) e Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG). Nos próximos dias, Schiochet vai escolher qual deles será o relator.

A instauração é a primeira fase de um processo disciplinar. Em seguida, o relator escolhido terá prazo de dez dias úteis para apresentar um parecer preliminar, que poderá ser pelo prosseguimento ou arquivamento do caso.

Caso o processo siga, testemunhas podem ser ouvidas e o próprio Eduardo poderá depor. Passada esta etapa, o relator apresenta um relatório final, pela absolvição ou pela punição de Eduardo Bolsonaro, que pode ir de uma censura até a perda do mandato.

Para o PT, Eduardo quebrou o decoro parlamentar por sua atuação nos EUA. O deputado está nos Estados Unidos desde fevereiro e encabeça uma campanha de sanções contra o Brasil e autoridades do país. “Sua permanência no exterior, associada à atuação pública contra instituições nacionais, enquanto se furta às obrigações regimentais mínimas de presença e deliberação, representa grave atentado ao decoro e à integridade da representação popular”, diz trecho da representação.

Ontem, a PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou Eduardo e o empresário Paulo Figueiredo por coação no curso do processo. Eles são acusados de atuar junto ao governo americano para interferir no julgamento da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal).

Eduardo está com as contas bloqueadas por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Em entrevista à colunista do UOL Mariana Sanches, ele afirmou que continua recebendo o salário de deputado, atualmente de R$ 46.366,19, mas que não está com acesso ao dinheiro devido ao bloqueio.

Hoje, o presidente da Câmara negou a indicação de Eduardo como líder da minoria. Hugo Motta (Republicanos-PB) se baseou em um parecer da Secretaria-Geral da Presidência para barrar a manobra do PL. O documento diz que a ausência do território nacional é incompatível com o exercício das atribuições de uma liderança.

A regra da Casa diz que deputado não pode ter mais do que 1/3 de ausências não justificadas em sessões deliberativas. No começo do mês, Eduardo acumulava mais da metade deste limite: 18 faltas em 32 sessões. As ausências passaram a ser contabilizadas depois do fim da licença do deputado, em julho.

UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Patinetes elétricos em Natal: veja o que pode e o que não pode

Foto: Magnus Nascimento

O serviço de patinetes elétricos começou a operar em Natal no domingo (21) com regras específicas sobre circulação, estacionamento e segurança. Apenas maiores de 18 anos podem utilizar os veículos, que só podem circular em ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas e devem ser retirados e devolvidos em pontos indicados no aplicativo da empresa.

O uso incorreto dos patinetes tem gerado repercussão nas redes sociais e dúvidas sobre onde os equipamentos podem ser utilizados e estacionados, além de questionamentos sobre segurança e penalidades para uso indevido.

Em caso de descumprimento das regras, o usuário pode ter a conta banida, impedindo o acesso ao serviço.

O que pode

Opinião dos leitores

  1. Esse tipo de equipamento só é viável em País do primeiro mundo, aqui na província de Cabral não vai dar certo, a educação da população é ZERO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Motta diz não temer sanções dos EUA após barrar Eduardo como líder

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Após barrar a estratégia da oposição de nomear o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como líder da minoria na Câmara dos Deputados, para evitar uma possível cassação por faltas, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse não temer retaliações dos EUA, articuladas pelo filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Motta, assim como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), tem recebido “avisos” de Eduardo de que pode ser alvo de sanções pelo governo Donald Trump, assim como ocorreu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci, que perderam o visto e entraram na lista da Lei Magnitsky —, caso não paute a anistia e o impeachment de Moraes.

Em agosto, Motta foi questionado se teme ser alvo da Lei Magnitsky e respondeu que não vai vincular sua atuação a “este ou aquele risco”.

“Nós não podemos também vincular nossa atuação política a esta ou aquela argumentação, a este ou aquele risco, porque temos que fazer o que é certo, o que é correto. E nada nos tirará desse foco, nada nos tirará desse objetivo. Tenho, portanto, muita tranquilidade quanto à minha atuação”, afirmou.

Decisão de Motta, tomada nessa segunda-feira (23/9), impede a manobra dos bolsonaristas para que o parlamentar assuma o posto de líder, alegando “incompatibilidades” com a função. De acordo com o documento, seria tecnicamente impossível que Edurado seja líder vivendo no exterior, por causa do Regimento Interno da Casa.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Motta só tem medo de Davi Alcolumbre e dos ministros do Supremo Tribunal Federal, pense em um presidente chinfrim.

  2. Boa tarde!
    Tem que dar o espaço!
    Que isso!?
    Ausente do posto, e o pior, comprometendo td uma economia já consolidada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Policiais denunciam uso da Polícia Militar para escolta privada da equipe da Globo no RN

Foto: reprodução

Por Dinarte Assunção – Blog do Dina

Policiais militares denunciaram que uma equipe da TV Globo Nacional está realizando uma reportagem no Rio Grande do Norte com apoio direto da Polícia Militar, que estaria fornecendo escolta, segurança e até hospedagem — tudo sem documentação formal ou ordem escrita. A TV Globo e a PMRN não se manifestaram até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto para posicionamento.

Escolta sem documento e por ordem verbal

As denúncias indicam que a determinação para a escolta teria partido do comando da corporação e repassada apenas verbalmente a cada batalhão envolvido. “Quando disseram pro pessoal do meu batalhão fazer a escolta, a gente se negou”, afirma um dos relatos recebidos.

A operação teria iniciado no interior do estado e, segundo os relatos, avançou em direção ao litoral, com batalhões sendo acionados para assumir a escolta conforme o deslocamento da equipe da emissora.

Hospedagem providenciada pela PM

Um dos trechos das denúncias detalha que, ao chegar na Grande Natal, a responsabilidade da escolta foi assumida pela ROCAM. Ainda segundo o relato, o comandante de um batalhão da região metropolitana teria providenciado hospedagem para a equipe de reportagem, a pedido superior. “Eu só não estava na reunião quando ele falou, mas quem estava na reunião me contou.”

Ausência de registro e temor de ilegalidade

As ordens não teriam sido acompanhadas de qualquer documento oficial. “Tudo verbal, porque é completamente ilegal”, diz um dos policiais. Em conversas internas, há dúvida explícita sobre os motivos da operação e o deslocamento dos repórteres. “Que lavação é essa?”, pergunta um integrante após receber a notícia de que a escolta estava vindo da cidade de Lajes para Macaíba.

A ausência de documentação oficial tem gerado desconforto entre agentes. “A gente disse que não fizesse escolta não, que não tinha documento. E isso era ilegal, ninguém ia obedecer uma determinação ilegal, ainda mais verbal”, afirma outro relato.

Por Dinarte Assunção – Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. Oxente! A governadora é do Partido dos Trabalhadores e até onde eu sei os militantes desse partido odeia a rede Globo de Televisão ou seria só raivinha de fachada?

  2. Aguardando pronunciamento ou um notinha do comandante da polícia militar e da excelentíssima governadora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ceará-Mirim é contemplada na 2ª etapa do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais

Na manhã desta terça-feira (23), o prefeito Antônio Henrique, o subprefeito do Litoral e ex-prefeito Júlio César, o presidente da Câmara Marconi Barbosa e os vereadores Climerio, Karina, professora Erineide, Marcos Farias, Carlos Filho, professor Renê, Carlão e Cristina participaram, na Governadoria, em Natal, da solenidade de assinatura das Ordens de Serviço da 2ª etapa do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais.

Entre as rodovias contempladas está a RN-064, que liga Ceará-Mirim à praia de Punaú, passando pelo entroncamento da RN-064 (Boa Vista, Coqueiros) até a RN-160. A obra atende a um pleito antigo do município e marca mais um avanço importante para a mobilidade e o desenvolvimento da região.

O prefeito Antônio Henrique destacou que a conquista é fruto de uma ampla união de esforços e agradeceu à governadora Fátima Bezerra pelo compromisso com o município:

“Essa vitória começou lá atrás, ainda na gestão do ex-prefeito e atual subprefeito do Litoral Júlio César, e agora se concretiza graças ao trabalho conjunto da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e de todos que acreditam no futuro de Ceará-Mirim. Agradecemos à governadora Fátima Bezerra por atender esse pleito tão importante para o desenvolvimento da nossa cidade. Essa parceria está garantindo mais infraestrutura e qualidade de vida para a população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo brasileiro diz que Lula aceitou encontro sugerido por Trump

Foto: Ricardo Stuckert/Planalto e ONU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu um encontro com o colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que aceitou.

A informação foi confirmada à coluna da jornalista Raquel Landim, do UOL, pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira.

Trump se encontrou rapidamente com Lula na tribunal da ONU (Organização das Nações Unidas) e, ao cumprimentá-lo, pediu a reunião para a próxima semana. Lula, então, aceitou.

Segundo o governo brasileiro, a reunião será marcada pelos canais diplomáticos dos dois países.

O mandatário norte-americano revelou o encontro ao final do seu discurso na ONU, logo após receber críticas indiretas do líder brasileiro, que havia se pronunciado antes. Lula não chegou a pronunciar o nome de Trump.

De acordo com Sidônio, Lula sempre disse que estava disposto a negociar com Trump caso houvesse uma solicitação e uma disposição de Washington.

O Brasil vem sofrendo com o “tarifaço” de 50% contra uma lista de produtos de exportação e também com sanções contra membros do governo e do Judiciário.

Nesta segunda-feira (22), o governo Trump estendeu a Lei Magnitsky, uma espécie de “morte financeira”, aos familiares do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.

UOL – Raquel Landim

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Empresa JET recolhe patinetes retidos irregularmente em casa de jovem na Zona Norte de Natal


Imagens: Sem Mordaça RN

A empresa JET, responsável pelos patinetes elétricos em operação em Natal, começou a recolher os equipamentos que estavam foram de circulação na Zona Norte de Natal.

Alguns patinetes foram localizados na casa de um jovem e foram recolhidos pela equipe de segurança da empresa por volta das 11h desta terça-feira (23), como mostram as imagens de câmeras de segurança. A ação faz parte de uma operação visando garantir o uso correto dos patinetes, evitando que fiquem retidos de maneira irregular

A JET reforçou que os patinetes devem permanecer disponíveis dentro das zonas de uso permitido para atender todos os usuários.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ídolo do ABC, Danilo Menezes sofre infarto e é internado em hospital de Natal

Foto: Jocaff Souza

Ídolo do ABC na década de 70 e ex-jogador da Seleção Uruguaia, Danilo Menezes sofreu um infarto na noite desta segunda-feira (22), e foi internado em um hospital particular na zona Leste de Natal. O quadro dele é estável, segundo informou a esposa do ex-jogador à reportagem da Tribuna do Norte.

O ex-meia procurou atendimento médico após se queixar de dores no ombro esquerdo na noite desta segunda-feira, quando estava em casa. Danilo irá passar por exames na tarde desta terça-feira (23), para saber se haverá necessidade de ser submetido a um procedimento de cateterismo.

Danilo Menezes defendeu o ABC entre os anos de 1972 e 1980. Conhecido como “Maestro” pela torcida abecedista, o uruguaio é o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do clube, com 410 jogos. Durante as nove temporadas que atuou pelo alvinegro, foram cinco títulos conquistados: Campeonato Potiguar (1973, 1976 e 1978) e a Taça Cidade de Natal (1976 e 1978).

O meia ganhou destaque inicialmente com a camisa do Nacional, do Uruguai, onde conquistou o Campeonato Uruguaio e foi vice-campeão da Copa Libertadores. Danilo chegou ao Brasil em 1965 para defender o Vasco da Gama, onde permaneceu até 1971. Ele também teve breve passagem por Olaria e Bangu, ambos do Rio de Janeiro, e defendeu a Seleção Uruguaia.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com mais de 1.400 formandos, Jovem do Futuro garante oportunidades e se consolida como o maior programa de qualificação jovem do RN

Foto: Célio Duarte

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, formou nesta segunda-feira (22), mais uma turma com 1.435 alunos do Jovem do Futuro, maior programa de qualificação da juventude do Rio Grande do Norte. A formatura aconteceu no Thermas Hall e contou com a presença de familiares dos estudantes.

‘’São mais jovens qualificados no mercado de trabalho. A Prefeitura está formando jovens que passaram por cursos de cidadania, cursos profissionalizantes e agora estão preparados para o mercado de trabalho, isso é oportunidade para a nossa juventude’’, destacou o gestor.

Essa é a terceira turma de jovens formada pelo Programa Jovem do Futuro. No próximo sábado, acontecerá a aula inaugural da nova turma do Jovem do Futuro com mais 1.700 alunos.

Cada estudante recebe uma bolsa de R$ 350 durante os quatro meses de formação, além de material didático e fardamento. O jovem passa por curso de formação cidadã e também curso profissionalizante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *