Jornalismo

Cajueiro de Pirangi. Os engarrafamentos vão se repetir, a novela continua!!!

Os veranistas e turistas que seguem para Pirangi e outras praias ao sul de Natal ainda deverão, no período da alta estação entre os meses de dezembro deste ano e fevereiro de 2012, conviver com os engarrafamentos de veículos por causa da invasão das avenidas Márcio Marinho e São Sebastião pelos galhos do maior cajueiro do mundo. A discussão sobre a conservação daquele ponto turístico ganhou um novo rumo em 6 de setembro, depois de decorrido o prazo de 90 dias para que entrasse em vigor a Lei Complementar nº 049 sancionada em 6 de junho pelo prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, que desafeta a área do cajueiro e passa para a responsabilidade do Estado a conservação do cajueiro de Pirangi.

Júnior SantosSem um projeto definitivo de conservação, o Cajueiro de Pirangi invade as principais vias da praia e não há qualquer anúncio de projeto que possa solucionar transtornos durante o verão

Em virtude disso, informou a subcoordenadora de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Anna Danyelle Silva de Souza, formou-se uma comissão multidisciplinar para elaborar um projeto o uso sustentável do ponto turístico. Como  já havia saído da Setur, ontem à tarde, Ana Daniele de Souza disse que não tinha repassar informações mais precisas, porém, ela confirmou que o governo se antecipou ao Prodetur II e já garantiu recursos financeiros para a elaboração de um projeto executivo, visando melhorias na área do cajueiro, inclusive remanejamento das lojas de artesanato, que ficarão acima do solo.

Por intermédio de sua assessoria de imprensa, o Idema-RN confirmou que lidera a equipe multidisciplinar criada para encontrar uma solução para o cajueiro de Pirangi. Os outros órgãos envolvidos são a Emater, Emparn, UFRN e a própria Setur. Mas, a diretoria do Idema não quis se pronunciar a respeito disso, enquanto não houver uma conclusão dos trabalhos.  A direção do Idema apenas confirmou, que ainda em novembro, deverá anunciar o resultado dos estudos que estão sendo elaborados com relação ao problema do cajueiro do Pirangi.


Enquanto a responsabilidade cabia ao município de Parnamirim, o cajueiro de Pirangi era tido como uma unidade de conservação ambiental,  e como se trata de um ponto turístico considerado um cartão postal do Estado, chegou a ter uma recomendação da parte da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Parnamirim, como o veto a qualquer licença para desmate, supressão ou poda da árvore que tem uma copa equivalente a 50 cajueiros de porte normal.

Em março de 2010 o Ministério Público chegou a entregar à Associação dos Moradores de Pirangi do Norte (Amopin) e à Prefeitura de Parnamirim, uma proposta de plano de manejo do  cajueiro, que previa a suspensão de qualquer poda, confecção de um Relatório de Impacto sobre o Trânsito Urbano (RITUR) e entrega da administração do cajueiro à prefeitura de Parnamirim.

Plano emergencial para a área nunca saiu do papel

Em 14 de janeiro deste ano, a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Parnamirim, Ana Carolina Maranhão, indeferiu um pedido de liminar ajuizada por moradores que pediam a adoção de medidas urgentes para impedir o “crescimento desordenado” do cajueiro de Pirangi.

A ação fora ajuizada por 21 proprietários de imóveis situados no entorno do cajueiro, sob a alegação de que o avanço dos galhos podiam colocar em risco o patrimônio deles.

Na sentença, a juíza disse que  fatores turísticos e econômicos deviam ser considerados, antes de um parecer judicial definitivo, que também carecia de um estudo técnico sobre a questão da parte de órgãos ambientais.

Já em 11 de janeiro do ano passado, o então procurador geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, e a Promotora de Justiça da Comarca de Parnamirim, Luciana Maria Maciel Cavalcanti Ferreira de Melo, haviam apresentado a então então governadora Wilma de Faria, o “Plano de Ações Emergenciais da Unidade de Conservação do Monumento Natural do Cajueiro de Pirangi”.

O relatório resultara dos estudos preliminares realizados por uma comissão multidisciplinar, que concluíra pela  a impossibilidade de poda imediata do cajueiro; necessidade de transferência da feirinha de artesanato e o disciplinamento e sinalização do trânsito.

Além disso, o relatório sugeria que era necessário um estudo aprofundado, bem como a elaboração de um Plano de Manejo da Área, de um Relatório de Impacto do Trânsito Urbano (RITUR), e um projeto para buscar vias alternativas de acesso ao cajueiro.

Na época, o Ministério Público também questionava o fato de a gestão do cajueiro está a cargo de uma associação de moradores, que arrecada o dinheiro dos visitantes e, em tese, investe no cuidado e preservação da árvore, o que foi objeto de um Inquérito Civil na Promotoria de Justiça de Parnamirim que cuida do Patrimônio Público.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Vossa Excelência poderia autorizar pelo menos a poda da parte que já está passando do gelo baiano colocado no meio da pista. Isto representa que, em cada faixa seria podado uma fatia de aproximadamente 60m x 1,5m, o que daria menos de 2% da área hj ocupada. Enquanto isso o Estado iria buscar os recursos necessários para fazer um verdadeiro equipamento turístico, tirando a feira que hj existe, deixando o cajueiro crescer no seu próprio terreno e entregando aos pequenos empresários que ali trabalham um novo projeto condizente com os que existe em outros estados, ainda consertando a situação irregular em que se encontra o convênio com os atuais administradores.
    Eita Estado difícil!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hospital do Coração completa 26 anos como referência em saúde cardiovascular em Natal

Inaugurado em janeiro de 2000, o Hospital do Coração de Natal completa 26 anos de funcionamento em 2026. Ao longo desse período, a unidade se consolidou como uma das principais referências em saúde cardiovascular no Rio Grande do Norte, ampliando sua atuação e estrutura ao longo de mais de duas décadas.

Inicialmente voltado à cardiologia, o hospital passou a incorporar outras especialidades médicas, como pneumologia, hematologia, radiologia e neurologia, o que ampliou o escopo de atendimento e permitiu uma abordagem mais integrada aos pacientes. A ampliação dos serviços acompanhou investimentos em infraestrutura hospitalar e na formação de equipes médicas especializadas.

O Hospital do Coração integra o Grupo Athena Saúde, o terceiro maior grupo de saúde do Brasil, o que amplia ainda mais sua solidez, capacidade de investimento e padrão de qualidade. Mesmo fazendo parte de um grande grupo nacional, a instituição mantém o atendimento a pacientes de diversos convênios.

De acordo com a instituição, a atuação do Hospital do Coração está ancorada em uma combinação de qualificação profissional e tecnologia médica, com investimentos contínuos em equipamentos e processos assistenciais. Esse conjunto de fatores contribuiu para o reconhecimento do hospital no cenário estadual e nacional, especialmente nas áreas da medicina de alta complexidade como cirurgias cardiovascular, neurocirurgias, ortopedia e oncologia.

Além do atendimento clínico, o hospital destaca a preocupação com o acolhimento de pacientes e familiares, buscando oferecer condições de conforto durante o tratamento. A proposta é associar assistência médica especializada a práticas voltadas ao bem-estar e à segurança dos usuários do serviço de saúde.

Ao completar 26 anos de atividades, o Hospital do Coração mantém como diretriz o lema “Especializado em você”, reafirmando a missão de oferecer atendimento médico-hospitalar com foco na pessoa e na confiança construída junto à população potiguar ao longo de sua trajetória.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula deixa ministras no fim da fila e concentra agendas com homens no Planalto

Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República

Além de ignorar a paridade de gênero na composição do governo e nas indicações para tribunais superiores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também tem relegado as ministras a segundo plano na agenda do Palácio do Planalto. Levantamento das agendas oficiais mostra que, entre os dez ministros com menos reuniões privadas com o presidente, sete são mulheres — todas com, no máximo, dois encontros reservados ao longo de 2025.

As situações mais emblemáticas são as de Márcia Lopes (Mulheres), Margareth Menezes (Cultura) e Cida Gonçalves (Mulheres), que tiveram apenas um despacho individual com Lula durante todo o ano. O número é tão baixo que empata com o de Paulo Pimenta, ex-ministro da Secom, que permaneceu apenas uma semana no cargo antes de ser demitido.

Outras ministras também aparecem com pouca interlocução direta com o presidente. Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos) tiveram apenas duas reuniões cada com Lula em 2025.

No extremo oposto está o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que lidera o ranking pelo segundo ano consecutivo, com 36 despachos privados com o presidente — reforçando a concentração de poder e acesso no núcleo mais próximo do Planalto, majoritariamente masculino.

Com informações do Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT admite negociação avançada e abre caminho para Larissa Rosado ser vice de Cadu Xavier

Foto: Reprodução

A presidente estadual do PT no Rio Grande do Norte, Samanda Alves, confirmou que estão em curso negociações para que a ex-deputada Larissa Rosado (PSB) componha a chapa como vice de Cadu Xavier. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Tamo Junto, da 88FM.

Em conversa exclusiva com a FM Universitária, nesta segunda-feira (19), Samanda afirmou que o diálogo entre os partidos evoluiu e que o nome de Larissa está no centro das articulações políticas para a formação da chapa majoritária.

Apesar do avanço, a dirigente petista ponderou que ainda não há definição oficial. “Não existe definição ainda, mas a ex-deputada Larissa Rosado está em pleno diálogo conosco”, disse a parlamentar.

Larissa Rosado, que atualmente preside o PSB no estado, é vista como um nome estratégico para ampliar alianças e fortalecer o projeto político encabeçado por Cadu Xavier, sobretudo na construção de uma frente mais ampla para a disputa eleitoral.

Com informações do Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Feminicídio atinge maior patamar da série histórica no Brasil e escancara escalada da violência contra mulheres

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Brasil registrou em 2025 o maior número de feminicídios desde o início da série histórica, em 2015. Ao todo, 1.470 mulheres foram assassinadas pelo fato de serem mulheres, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça. O volume representa uma média alarmante de cerca de quatro mortes por dia em todo o país.

O total ainda pode ser maior, já que estados como Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram ao governo federal os registros completos referentes ao mês de dezembro. Mesmo assim, os números confirmam uma tendência contínua de alta ao longo da última década, com crescimento de aproximadamente 175% em comparação a 2015, quando foram contabilizados 535 casos.

Entre 2015 e 2025, 13.448 mulheres perderam a vida em crimes classificados como feminicídio, o que equivale a uma média anual de 1.345 vítimas. O avanço gradual ano a ano evidencia a dificuldade do país em conter a violência de gênero, apesar da legislação específica e das políticas de proteção existentes.

Em 2025, São Paulo liderou o ranking nacional, com 233 registros, seguido por Minas Gerais (139) e Rio de Janeiro (104). Na sequência aparecem Bahia (103), Paraná (87) e Pernambuco (83). Os dados reforçam que o problema atinge todas as regiões do país e segue como um dos principais desafios na área da segurança pública e dos direitos das mulheres.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump afirma que Conselho de Paz pode substituir a ONU e critica atuação da organização

Presidente Donald Trump participa de coletiva de imprensa da Casa BrancaFoto: Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (20) que o Conselho de Paz criado por seu governo pode substituir a Organização das Nações Unidas (ONU). Em declarações à imprensa, Trump voltou a criticar a entidade internacional, classificando-a como ineficaz na resolução de conflitos globais.

“A ONU simplesmente não tem sido muito útil. Sou um grande fã do potencial da ONU, mas ela nunca esteve à altura do seu potencial”, disse o presidente, durante uma coletiva que marcou um ano de seu retorno à Casa Branca. Segundo Trump, a organização falhou em conflitos que ele afirma ter resolvido sem qualquer participação do organismo internacional.

O Conselho de Paz foi instituído no contexto do acordo articulado por Trump para encerrar a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. Nesta semana, o presidente norte-americano enviou convites a diversos líderes mundiais para integrar o novo painel, incluindo o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A iniciativa, no entanto, tem dividido opiniões no cenário internacional.

O presidente da França, Emmanuel Macron, já sinalizou que não aceitará o convite, alegando dúvidas sobre o papel e a abrangência do conselho. Mais cedo, o chefe de assuntos humanitários da ONU, Tom Fletcher, reagiu às declarações de Trump e afirmou que a organização não será substituída. “Está claro para mim, e para meus colegas também, que as Nações Unidas não vão a lugar nenhum”, disse em entrevista à CNN.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Resort ligado à família de Toffoli abriga cassino com apostas em dinheiro e blackjack

Foto: Reprodução

O Resort Tayayá, localizado em Ribeirão Claro, no interior do Paraná, e ligado à família do ministro do STF Dias Toffoli, abriga um cassino com máquinas eletrônicas de apostas e mesas de jogos de cartas valendo dinheiro. O empreendimento entrou no centro de um escândalo após revelações de que, além das chamadas vídeo loterias, há no local práticas como blackjack — modalidade de jogo de azar proibida no Brasil.

A informação é da colunista Andreza Matais, do Metrópoles. Conhecido na cidade como o “resort do Toffoli”, o hotel é associado ao ministro mesmo sem o nome dele constar oficialmente nos registros. Funcionários tratam Toffoli como proprietário e relatam que ele frequenta o local com regularidade. No fim de 2025, o resort foi fechado para uma festa privada organizada pelo ministro, com presença de artistas e do ex-jogador Ronaldo Nazário, que teria participado da inauguração da área de jogos.

A reportagem apurou que o cassino possui 14 máquinas de vídeo loteria, regulamentadas pelo governo do Paraná após decisão do STF em 2020 — da qual o próprio Toffoli participou, votando a favor da exploração estadual dessas modalidades. No entanto, além das máquinas, o local oferece jogos de cartas com “dealer”, como blackjack, prática que permanece ilegal no país. Também não há controle de acesso, e crianças foram flagradas utilizando máquinas de apostas ao lado de adultos consumindo bebidas alcoólicas.

O resort já passou por negócios envolvendo pessoas ligadas ao Banco Master e ao grupo J&F, ambos com interesses analisados em processos relatados por Toffoli no Supremo, o que aumentou as suspeitas sobre conflito de interesses. Procurado, o advogado do empreendimento negou irregularidades e afirmou que os jogos são autorizados pela loteria estadual e que as mesas de cartas servem apenas para entretenimento entre hóspedes, sem incentivo à jogatina.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Vaiado em evento com Lula, Eduardo Leite reage: “Esse é o amor que venceu o medo?”

 

View this post on Instagram

 

A post shared by InfoMoney (@infomoney)

Vídeo: Reprodução/Instagram

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), foi vaiado ao iniciar seu discurso durante uma cerimônia do governo federal com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento marcou a assinatura de um contrato da Petrobras para a construção de navios, mas acabou sendo marcado pela reação hostil de parte da militância petista ao governador gaúcho.

Diante das vaias, Leite interrompeu a fala e reagiu diretamente ao público, questionando o comportamento dos presentes. “Este é o amor que venceu o medo? Não, né. Então vamos respeitar, por favor”, afirmou, ressaltando que participava de uma agenda institucional e que estava ali em respeito ao cargo que ocupa e ao presidente da República, ambos eleitos pelo mesmo povo.

O governador também afirmou que a hostilidade é reflexo do acirramento da polarização política no país. Leite lembrou que a última eleição presidencial teve um resultado apertado e disse que não é possível falar em “união e reconstrução” enquanto se hostiliza quem pensa diferente. Segundo ele, atitudes como aquela apenas alimentam ódio, rancor e divisões na sociedade.

Lula e Leite participavam da cerimônia de assinatura da contratação de cinco navios gaseiros, 18 barcaças e 18 empurradores, dentro do Programa Mar Aberto, que prevê a renovação e ampliação da frota do Sistema Petrobras. O governador destacou que o evento não era um comício eleitoral, mas um ato institucional que deveria ser marcado pelo respeito entre autoridades.

Com informações do InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Trump diz que Lula terá papel de destaque no conselho de Gaza: “Eu gosto dele”

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Donald Trump voltou a mostrar simpatia pelo presidente Lula e anunciou que o brasileiro terá “grande papel” no recém-criado Conselho de Paz de Gaza. O órgão foi formado para coordenar a reconstrução da região, em meio à guerra entre Israel e Hamas.

“Eu convidei. Eu gosto dele. Lula terá um grande papel no Conselho de Paz de Gaza”, declarou o republicano durante coletiva nesta terça-feira (20). Trump ainda sugeriu que o conselho “poderia” substituir a ONU em algumas funções.

A notícia pega mal para Lula no cenário interno, já que o governo petista é alvo de críticas da direita por sua postura internacional. Para analistas, a aproximação com Trump reforça o protagonismo do Brasil em questões globais, mas também expõe o petista a acusações de alinhamento estratégico controverso.

Enquanto isso, a política brasileira segue observando os movimentos do presidente norte-americano, aliado histórico de Bolsonaro, em decisões que podem mexer com a imagem do PT no exterior e, claro, com o debate eleitoral de 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Hermano retorna ao MDB e aceita convite para ser vice de Allyson Bezerra

Foto: Arquivo/ALRN

O deputado estadual Hermano Morais confirmou que aceitou o convite do MDB para se filiar ao partido e integrar, como vice, a chapa liderada pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), nas eleições de 2026. A articulação reforça o bloco de oposição ao governo Fátima Bezerra (PT) e sinaliza um movimento claro de reorganização da direita no RN

A decisão foi tomada após reunião com o vice-governador e presidente estadual do MDB, Walter Alves, encontro que encerrou conversas que vinham se arrastando há meses, segundo informações da 98 FM Natal.

Antes de bater o martelo, Hermano também conversou com Rivaldo Fernandes, presidente do PV, partido ao qual ainda é filiado, selando politicamente a mudança de rumo.

Hermano deixou claro que a composição ainda depende de etapas formais, como a troca de partido, prevista para ocorrer até março. Segundo ele, o anúncio oficial da chapa só virá após Allyson Bezerra se declarar publicamente pré-candidato ao Governo do Estado, o que é dado como questão de tempo nos bastidores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PF aperta cerco no caso Banco Master e investigados entram em pânico com silêncio de Toffoli

Foto: Reprodução

O avanço da Polícia Federal no caso do Banco Master causou tensão máxima entre os investigados. A PF concentrou, nos dias 26 e 27, os depoimentos de nove alvos da apuração, o que pegou advogados e investigados de surpresa e acendeu o alerta vermelho nos bastidores.

Defensores da família Vorcaro e de outros envolvidos afirmam que não foram sequer oficialmente comunicados sobre os depoimentos. Segundo eles, a investigação segue sob sigilo no STF, sob relatoria do ministro Dias Toffoli, sem acesso a provas ou informações básicas do processo, conforme informações da Veja.

Com a pressa da Polícia Federal, os advogados agora avaliam a melhor reação: pedir mais prazo ao STF, orientar os clientes a permanecerem em silêncio ou denunciar cerceamento de defesa. Em termos simples, cerceamento ocorre quando a defesa não consegue exercer plenamente seus direitos no processo.

Apesar do clima de indignação, enfrentar diretamente o Supremo é visto como último recurso. Nos bastidores, a leitura é clara: o caso avançou rápido demais, sem aviso prévio, e o medo agora é de que decisões já estejam sendo tomadas longe dos olhos da defesa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *