Deu no Correio Braziliense
Artistas do todo o país que participaram do Festival Agosto de Teatro, realizada em outubro de 2010, na cidade de Natal (RN), aguardam até esta sexta-feira (4/11) o pagamento do cachê pelos serviços prestados.
Entre os artistas, está o mestre teatral Amir Haddad. O diretor do grupo Tá na Rua escreve uma carta em junho deste ano dizendo que “trabalha na região Nordeste desde a década de oitenta e jamais aconteceu coisa semelhante”.
Publicamente amante confessa do teatro, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu carta aberta dos artistas envolvidos, apoiada por movimentos teatrais de todo país, pedindo não só o pagamento devido como o respeito aos trabalhadores da cultura.
No texto, há um pedido de posicionamento claro do governo de Natal, já que a verba foi devidamente empenhada e o trâmite burocrático, segundo a Secretaria de Planejamento, está vencido.
A diretora da Fundação José Augusto, Ana Neuma Teixeira, informa que a partir de amanhã serão elaboradas as ordens bancárias para a efetivação do débito. A expectativa é de que até a primeira quinzena de novembro todos os pagamentos sejam liquidados.

O que é interessante e intrigante é que quando chega o São João, com Banda de forró tipo Garota Safada (17 apresentações) e o Carnaval com a Banda Cavaleiros do Forró (mais de 15 apresentações só no período momesco), não há inadimplência. Por quê será? É uma boa pergunta para o Ministério Público começar uma investigação. Enquanto a maioria dos artistas ficam nessa situação de penúria.