Polêmica

Candidato à reeleição, Fernando Haddad bate boca com comentarista de rádio

Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, bateu boca com o comentarista e historiador Marco Antônio Villa em entrevista à rádio Jovem Pan, nesta segunda-feira (12). Provocado pelo comentarista, que o acusa de não trabalhar, o prefeito subiu o tom e disse que ele responderá na Justiça por calúnia e difamação.

“Você responderá na Justiça a todas as ofensas que você me fez”, disse Haddad, chegando a afirmar que será um prazer confrontar Villa nos tribunais.

O entrevero começou já na abertura do programa, levado ao ar às 8h. Villa lembrou que o Ministério Público abriu um inquérito para investigar o trote que Haddad o aplicou. E disse que o prefeito não trabalha.

“É difícil respeitar teu trabalho de jornalista. Você está sendo processado por calúnia e difamação”, reagiu Haddad.

“Não recebi nada. Quero dizer aqui no ar que isso é mentira”, replicou Villa. Haddad insistiu:

“Você vai receber. Vai ter que provar”, afirmou o prefeito, acrescentando ter um cartão de ponto em que registra seu expediente.

Outros participantes da sabatina tentaram conter os dois. Mas a discussão perdurou ao longo de quase 40 minutos do programa. Em um outro desentendimento, Villa disse que duvidada dos dados oficiais segundo os quais, antes da redução de limites de velocidade, quatro pessoas morriam diariamente na cidade em decorrência de acidentes de trânsito.

Villa disse que esse número era exagerado. Haddad alegou que essa é a estatística da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

“Pode ter sido até de Jesus Cristo”, disse Villa.

“Você duvida até de Jesus Cristo”, replicou Haddad.

Esse foi mais um capítulo da briga entre Haddad e Villa. A desavença dura mais de um ano e culminou em maio, quando Haddad distribuiu uma agenda falsa, sem previsão de atividade além de “despachos internos”, para o dia em que inaugurou uma obra.

Na manhã seguinte, o historiador disse que Haddad era uma tragédia. Após a crítica ir ao ar, a Prefeitura alterou a agenda, incluindo os compromissos reais. O MP abriu o inquérito para apurar o trote.

Folha Press

Opinião dos leitores

  1. O Vila é uma figura….
    Não escapa ninguém…
    A melhor de todas foi a audiência de instrução e julgamento q o Luiz Inácio veio a propor contra o historiador, por se sentir ofendido com os "elogios" proferidos pelo Villa no Jornal da Cultura ano passado….. Imagina se o Sr. Lula ouve diariamente o Jornal da Rádio Jovem Pan, seria um processo por dia, a justiça teria q abrir uma vara criminal só para atender a demanda… Kkkkk

  2. A senadora do RGS, que está sempre de verde e amarelo no plenario tá sendo chamada de LOURO JOSÉ.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MARIO SABINO: Marco Rubio tem razão: Lula não negociou de boa-fé com os americanos

Foto: Kevin Dietsch/Getty Images

Por Mario Sabino, Metrópoles

Marco Rubio, secretário de Estado americano, colocou a culpa em Lula pelas tarifas de 25%, no mínimo, que os Estados Unidos aplicarão mesmo a produtos brasileiros.

“Para que não haja confusão sobre o motivo: o presidente Lula e seu governo não negociaram com os EUA de boa-fé”, escreveu Marco Rubio, acrescentando que o presidente brasileiro colocou “o próprio ego à frente de fazer um acordo pelo bem-estar do povo brasileiro” e que “as tarifas são o preço por isso”.

O secretário americano pode até ter dado uma piscadela para Flávio Bolsonaro, a quem Lula espertamente responsabiliza pela aplicação das tarifas, jogando no erro de Donald Trump de dar uma conotação político-eleitoral a sua natural sanha tarifária. Mas Marco Rubio não está mentindo.

Faltou vontade ao governo brasileiro para negociar de verdade com os Estados Unidos, assim como fizeram os governos dos demais países. Faltou reconhecer que, independentemente de Donald Trump ser quem é, são velhas e justas as reclamações americanas contra o nosso protecionismo e a nossa sem-vergonhice na falta de proteção à propriedade intelectual.

Também é justa a nova reclamação sobre as ações que STF e Planalto tomaram contra as Big Techs americanas, ao responsabilizá-las por conteúdos que os seus usuários postam, inclusive conteúdos políticos, em evidente intenção censória.

Havia, no entanto, uma forma de contornar dificuldades. O que os americanos querem, principalmente, é acesso às terras raras brasileiras para diminuir a dependência da China. Terras raras são aqueles minerais necessários para a fabricação de toda sorte de equipamentos eletrônicos.

Lula deu até uma reboladinha para Donald Trump ao tocar no assunto, mas depois voltou à discurseira de defesa da soberania, do repúdio ao entreguismo e coisa e tal.

Por quê? Porque lhe rende votos na eleição presidencial. A má-fé do chefão petista é esta: em vez de tomar a defesa dos interesses das empresas brasileiras, usando das cartas de que o país dispõe, e as terras raras são uma carta e tanto, ele seguiu no caminho do populismo eleitoral para beneficiar apenas si próprio e o seu partido.

Em troca do acesso às terras raras, os americanos poderiam nos dar conhecimento e tecnologia para explorá-las a contento. Coisas que nós não temos. Seria uma parceria em que ambos os lados ganhariam.

O governo Lula, porém, não quis conversar a sério a respeito desse tema. Escuda-se na quantidade de reuniões para esconder a falta de qualidade delas. Preferiu o oportunismo carregado de demagogia antiamericana, tão cara à esquerda e tão à mão com Donald Trump em Washington, como se negociar e usar alavancas para minimizar danos hoje e obter vantagens amanhã, em relações sobretudo comerciais, fosse atentar contra a independência nacional, quando é o contrário.

Agora, Dario Durigan, o apparatchik à frente do Ministério da Fazenda, tenta minimizar o impacto das tarifas dos Estados Unidos sobre a economia nacional, dizendo que terá efeito insignificante no PIB.

É redutor e burro. Perder espaço no maior mercado consumidor do mundo é erro estratégico grosseiro, em especial para os setores mais tecnológicos, com maior valor agregado, caso dos exportadores de maquinário, que devem ficar fora da exceções tarifárias.

Lula e os seus apparatchiks pensam em retaliar. Duplamente estúpido. Não temos o poder de fogo da China, e é praticamente certo que, se partirmos para a retaliação, o governo americano dobrará a aposta contra o Brasil. O chefão petista é um ratinho que ruge. Ratinho oportunista.

Por Mario Sabino, Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

RN registra maior queda do comércio varejista do Nordeste em maio; recuo registrado foi de 1,3%, segundo o IBGE

Foto: Magnus Nascimento

O comércio varejista do Rio Grande do Norte registrou a maior queda do Nordeste em maio, com recuo de 1,3% no volume de vendas em relação a abril, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (16) pelo IBGE.

Além do RN, também apresentaram queda Sergipe (-1%), Pernambuco (-0,6%), Maranhão (-0,3%) e Ceará (-0,2%).

Na comparação com maio de 2025, porém, o comércio potiguar cresceu 1,4%, terceiro melhor desempenho da região, atrás de Pernambuco (7,4%) e Ceará (2,6%).

No acumulado de janeiro a maio, o setor avançou 5% no estado, o quinto melhor resultado do país. Já nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 6,1%, o maior entre todas as unidades da Federação.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motocicletas, material de construção e atacado de alimentos, houve queda de 1,6% em maio frente a abril, o segundo pior resultado do Nordeste. Na comparação anual, o segmento cresceu 0,4% e acumula alta de 3,3% tanto nos cinco primeiros meses de 2026 quanto nos últimos 12 meses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Site gratuito mostra quanto ganha cada profissão no RN e no Brasil, com dados do Imposto de Renda

Quanto declara ao Imposto de Renda um médico no Rio Grande do Norte? E um juiz, um advogado, um professor? Um site lançado neste mês reúne, de graça, as respostas que estavam espalhadas nas planilhas da Receita Federal.

O Salários do Brasil organiza os dados públicos mais recentes do Imposto de Renda — os chamados Grandes Números do IRPF — em consultas simples: renda média, patrimônio, idade e proporção de homens e mulheres em 136 profissões, estado por estado.

Além das páginas por profissão, o site tem um ranking de renda por estado, um comparador entre carreiras e uma calculadora de percentil que mostra, a partir da renda informada pelo usuário, em que ponto da pirâmide brasileira ele está — o cálculo é feito no próprio navegador, sem coletar nenhum dado.

No Rio Grande do Norte, os números rendem descobertas curiosas. As três maiores rendas do estado estão em carreiras públicas — titulares de cartório, promotores e juízes, todos na casa de R$ 1,3 milhão por ano. Os médicos, maior grupo do topo, com quase 7 mil declarantes, aparecem em 7º, com R$ 483 mil anuais. Já os advogados potiguares declaram renda 38% abaixo da média nacional da categoria.

Os valores correspondem à renda média anual entre declarantes do IRPF — incluem salários, honorários, aluguéis e outras fontes — e não capturam quem é isento de declarar. A metodologia completa está publicada no próprio site, em salariosdobrasil.com/metodologia.

Salários do Brasil, com dados da Receita Federal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Dois meses após ordem de serviço, obras da duplicação da BR-304 seguem sem começar

Screenshot

Foto: Reprodução

Passados cerca de dois meses da assinatura da ordem de serviço para o trecho 2 da duplicação da BR-304, entre os municípios de Macaíba e Riachuelo, as obras ainda não foram iniciadas.

A falta de movimentação no local tem gerado questionamentos sobre o andamento do projeto. Segundo informações divulgadas pelo Blog Gustavo Negreiros, o processo ainda enfrenta entraves, incluindo a ausência da emissão das licenças ambientais necessárias para o início da execução.

O trecho faz parte de uma das etapas mais aguardadas da duplicação da BR-304, considerada estratégica para melhorar a mobilidade, ampliar a segurança viária e fortalecer o escoamento da produção no Rio Grande do Norte.

Até o momento, não há confirmação de uma nova data para o início efetivo das obras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Jornalista Renato Machado, ex-apresentador do Bom Dia Brasil, morre aos 83 anos

Foto: Reprodução 

O jornalista Renato Machado, ex-apresentador e ex-editor-chefe do Bom Dia Brasil, morreu na manhã desta quinta-feira (16), aos 83 anos, na Clínica São Vicente, localizada na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. A causa do falecimento não foi divulgada.

Renato Machado acumulou mais de quatro décadas de atuação na TV Globo. Entre 1996 e 2010, comandou o Bom Dia Brasil, período em que coordenou a reformulação do formato do telejornal matutino ao lado de Leilane Neubarth e, posteriormente, de Renata Vasconcellos, introduzindo maior dinamismo e interatividade ao vivo no estúdio. Ao longo de sua carreira na emissora, o jornalista também apresentou o Jornal da Globo e o RJTV, integrou a bancada do Jornal Nacional e atuou como repórter especial.

Sua trajetória profissional no jornalismo iniciou-se em 1969, como repórter no diário Jornal do Brasil. Em 1982, ingressou na TV Globo, onde cobriu a Guerra das Malvinas. No ano de 1983, assumiu pela primeira vez o posto de correspondente internacional em Londres, de onde reportou eventos históricos como os atentados em Paris em 1986 e o desastre nuclear de Chernobyl.

Em setembro de 2011, Renato Machado retornou à capital britânica na função de correspondente internacional. De lá, participou de coberturas jornalísticas como o ataque ao jornal francês Charlie Hebdo em 2015, a crise financeira na Grécia e as celebrações do aniversário de 95 anos de Nelson Mandela.

Durante sua permanência na Europa, o correspondente também produziu conteúdos informativos sobre culinária, comportamento e cultura. Em 2014, realizou uma série especial de reportagens para o Jornal Hoje sobre a região francesa da Provença, abordando a cadeia produtiva de vinhos locais e o impacto do vento alpino mistral no cultivo das vinícolas, tema que continuou compartilhando em suas redes sociais nos últimos anos.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desperta: evento mobiliza comunidade em prol do 2º Acampamento Sênior da Arquidiocese de Natal

Foto: Divulgação

Música, gastronomia, diversão e solidariedade marcam programação aberta ao público no próximo dia 17 de julho

Uma tarde para reunir a família, encontrar amigos, aproveitar boa música e ainda contribuir com uma importante obra de evangelização. Essa é a proposta do Desperta, evento promovido pelo Acampamento da Arquidiocese de Natal, que acontece no próximo dia 17 de julho (sexta-feira), a partir das 17h, na Rua Trairi, em frente ao Kale do Bem, em Petrópolis.

Aberto para toda a comunidade, o Desperta não é voltado apenas para campistas ou familiares. Qualquer pessoa pode participar e desfrutar da programação preparada para todas as idades. A entrada é gratuita, mas quem desejar colaborar com a iniciativa pode levar um pacote de café, que será destinado às ações do movimento.

A programação contará com apresentações musicais de Roberta Karina e Raffa Ferraz, além de uma ampla área gastronômica com opções como churrasquinho, pizza, hamburguer, pipoca, drinks, cerveja, vinho, Picolé Caicó, Los Los Sorvete e outras delícias. Para as crianças, haverá brinquedos infláveis, garantindo diversão para toda a família.

Além disso, o público poderá visitar a Lojinha do Acampamento, com produtos oficiais do movimento, e o espaço da Sacra Devoção, com artigos religiosos.

Segundo Lilian Lins, uma das organizadoras do evento, membro da Associação Servos do Senhor, o Desperta foi pensado para ser um momento de encontro, convivência e apoio a uma iniciativa que vem impactando vidas por meio da fé.

“Queremos que as pessoas venham para viver uma tarde agradável com a família, conhecer mais sobre o Acampamento e, ao mesmo tempo, contribuir para uma obra que tem transformado vidas. O Desperta é um convite para quem busca um momento de alegria, partilha e propósito. É um evento aberto a toda a sociedade e todos serão muito bem-vindos”, destaca.

Uma obra que transforma vidas

Toda a renda arrecadada durante o evento será revertida para a realização do 2º Acampamento Sênior da Arquidiocese de Natal, previsto para acontecer entre os dias 5 e 9 de agosto.

O Acampamento é uma metodologia de evangelização católica inspirada no chamado de São João Paulo II para uma Nova Evangelização, que une espiritualidade, convivência comunitária, dinâmicas vivenciais e momentos de oração. Durante cinco dias, os participantes são convidados a viver uma experiência profunda de encontro com Deus, consigo mesmos e com os irmãos.

Mais do que um retiro, o Acampamento busca proporcionar uma experiência concreta do amor de Deus, fortalecendo a fé, restaurando relacionamentos, incentivando a vida sacramental e aproximando os participantes da comunidade paroquial.

A primeira edição do Acampamento Sênior, realizada em Natal, reuniu mais de 100 participantes e marcou o início de um projeto que pretende alcançar cada vez mais famílias, fortalecendo a fé, a vida comunitária e o compromisso cristão.

“Cada pessoa que participa do Acampamento leva consigo uma experiência única de reencontro com Deus. O Desperta é uma forma de ajudar para que mais pessoas possam viver essa transformação e tenham a oportunidade de experimentar esse amor que muda vidas”, acrescenta Lilian.

Serviço

Desperta – Happy Hour para Toda Família
📅 17 de julho (sexta-feira)
🕔 A partir das 17h
📍 Rua Trairi, em frente ao Kale do Bem – Petrópolis

Entrada gratuita
Doação voluntária de 1 pacote de café.

Venda de mesa antecipada com Juliana 84 99922-2196.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após tarifaço, Flávio compara Lula a Biden: “ranzinza” e “inconsequente”

Após a confirmação do governo dos Estados Unidos em aplicar tarifas de 25% sobre produtos brasileiros, o senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ranzinza” e “inconsequente”, ao comparar o petista ao ex-presidente americano Joe Biden.

“Lula não tem mais condições de ser o presidente do Brasil. Estamos num avião sem piloto. O Biden brasileiro está ranzinza, inconsequente e se tornou um perigo para a nossa nação”, disse Flávio em declaração publicada nas redes sociais nesta quinta-feira (16).

As novas taxas são resultado da investigação conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, aberta após o presidente americano Donald Trump anunciar, em julho de 2025, uma ofensiva comercial contra o Brasil.

Flávio respondeu a uma publicação do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que atribuiu a sanção a Lula por “não negociar de boa-fé”.

“Que não haja dúvidas sobre o motivo: o presidente Lula e seu governo não negociaram com os EUA de boa-fé. Suas políticas econômicas são prejudiciais tanto para os americanos quanto para os brasileiros”, afirmou Rubio.

Minutos após a declaração do secretário americano, o presidente Lula divulgou uma nota repudiando as novas tarifas e afirmou que o Brasil nunca deixou a mesa de negociação.

“O governo brasileiro repudia a decisão anunciada hoje pelo governo dos EUA relativa à imposição de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. […] Não há justificativa para medidas unilaterais contra o nosso país”, disse Lula em nota.

“O Brasil não reconhece a legitimidade de investigações sem amparo nas regras multilaterais de comércio. Apesar disso, nunca deixamos a mesa de negociação para defender os interesses nacionais”, completou o presidente.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Captação de órgãos mobiliza equipes para transplante cardíaco no Rio Grande do Norte

Vídeo: Divulgação

Profissionais de diversos órgãos participam, nesta quinta-feira, de mais uma operação de captação de órgãos na cidade de Mossoró.

O doador é um paciente do sexo masculino, vítima de trauma cranioencefálico após um acidente de motocicleta. Entre os órgãos que serão captados está o coração.

A captação do coração será realizada pela equipe da Central de Transplantes, com o apoio de cardiologistas do Hospital Rio Grande. Em seguida, o órgão será transportado para Natal a bordo da aeronave Potiguar 02.

A previsão é de que a aeronave pouse após às 11h no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar. De lá, o coração seguirá em escolta com batedores da STTU até o Hospital Rio Grande, onde o receptor já se encontra preparado para o procedimento.

O paciente que receberá o transplante tem 67 anos e, atualmente, é o único inscrito na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte à espera de um transplante cardíaco.

A ação envolve uma grande integração entre equipes médicas, Central de Transplantes da Sesap, Polícia Militar, STTU e demais profissionais que atuam para garantir que o órgão chegue ao destino dentro do tempo necessário, oferecendo uma nova oportunidade de vida ao receptor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Todo o Rio Grande do Norte entra em alerta de vendaval até sábado

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte em alerta de perigo potencial para vendaval. O aviso começou à 0h01 desta quinta-feira (16) e permanece válido até as 23h59 de sábado (18). Durante o período, a previsão é de ventos com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h, com baixo risco de ocorrências associadas às rajadas.

Segundo o Inmet, apesar da classificação de perigo potencial, há possibilidade de queda de galhos de árvores em decorrência da intensidade dos ventos. O instituto orienta a população a adotar medidas preventivas para evitar acidentes.

Entre as recomendações, está a de não procurar abrigo sob árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de queda de galhos e à possibilidade de descargas elétricas. Também é aconselhado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda.

O alerta abrange todos os municípios potiguares e permanecerá em vigor até o fim da noite de sábado (18). O Inmet poderá atualizar ou prorrogar o aviso conforme a evolução das condições meteorológicas.

Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros Militar, pelo número 193.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “MEDO DAS RUAS?” Lula só “fala para plateias controladas”, aponta colunista

Imagens: Reprodução/Revista Oeste

A colunista Ageisiane Freitas, da Revista Oeste, analisou vídeos de participações públicas do presidente Lula (PT) e fez críticas à forma como o presidente tem conduzido seus eventos e aparições.

Segundo ela, Lula adotaria uma estratégia de participar de agendas com públicos previamente organizados e afirmou que o presidente “fala para plateias controladas”.

“O que eu quero chamar a atenção em relação a todos esses vídeos do presidente Lula é como ele sempre fala para plateias controladas”, disse.

Na avaliação dela, esse formato de evento ocorre há anos e seria uma forma de comunicação política usada pelo presidente. “Há mais de dez anos o Lula tem essa estratégia, ele fala para plateias controladas. Então são eventos fechados, pensados”, afirmou.

A colunista também disse que esses encontros costumam reunir grupos específicos, como apoiadores, militantes e integrantes de movimentos sociais ligados ao campo político do presidente: “Sempre eventos muito controlados”.

Ao comentar a estratégia, ela afirmou que o modelo indicaria uma tentativa de evitar maior exposição a críticas e questionamentos de pessoas fora da base de apoio do governo. “Isso significa que ele tem medo das ruas, do povo, não tem popularidade”, disse, citando ainda pesquisas recentes de avaliação do governo.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *