Esporte

CBF quer jogo contra Atlético-MG, mas Nivaldo diz: “Não sei se vou ter forças”

Nivaldo Ivan Tozzo Chapecoense (Foto: Amanda Kestelman)

Em meio aos preparativos da cidade de Chapecó para receber os corpos dos mortos no acidente aéreo da Chapecoense na Colômbia, onde iria disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, a CBF permanece firme no desejo de manter o último jogo do time no Brasileirão, domingo, 11 de dezembro, na Arena Condá, contra o Atlético-MG. Porém, com 10 anos de clube e presente em todos os acessos desde a Série D, o goleiro Nivaldo afirma que não sabe se irá “aguentar” ouvir os nomes dos companheiros falecidos vindo das arquibancadas.

– Nós temos que tirar força, de um jeito ou de outro. Como falei, aquelas pessoas que se foram, deram a vida pela Chapecoense, gostariam de ver a gente lutando pela Chapecoense, assim como eles estavam fazendo, escrevendo uma bela história. Certamente, de onde estiverem, gostariam de saber que a gente está dando continuidade. O problema é que a gente não sabe se vai suportar esse estádio lotado chamando, gritando, o nome dos nossos jogadores. É uma emoção muito grande! Tu não sabe se vai suportar aquilo ali, se vai conseguir fazer um jogo de futebol normal com o torcedor chamando pelo Danilo, pelo Follmann, pelo Kempes, pelo Bruno Rangel. É isso que não sei, se temos “caixa” para suportar esse momento – disse Nivaldo.

O goleiro de 42 anos ainda revelou a última conversa que teve com Jackson Follmann, um dos seis sobreviventes do desastre aéreo que vitimou 71 pessoas na madrugada da última terça-feira. No bate-papo, o jogador lembrou da vontade do jovem arqueiro em fazer história no gol da Chapecoense.

– Os goleiros sempre foram unidos e a gente tinha uma grande amizade. O Follmann é um guri jovem, tinha toda a esperança, estava nos olhos dele e a gente começou a conversar no final do treino. Ele chegou e falou que queria marcar uma história parecida com a minha aqui na Chapecoense, que o torcedor o aplaudisse. Quando ele soube que eu não iria para a final, ele me abraçou e disse que iríamos ser campeões e iriam me carregar nos ombros. É um momento triste e, certamente, se o torcedor começar a gritar o nome deles, não sei se vou ter forças. Tu está vendo o que está sendo montado aqui, amanhã ou depois, eles estão aí e a gente não queria que eles chegassem dessa maneira. A gente queria ver eles alegres, gritando como sempre chegaram, mas não dentro de um caixão – concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia troca tiros e recupera carga de encomenda de compras online roubadas em Natal

Foto: Divulgação

Policiais Militares da Rádio Patrulha do 4º Batalhão interceptaram e recuperaram um veículo roubado com carga de encomendas de compras online durante a manhã da quinta-feira (2). As equipes foram acionadas via COPOM para a ocorrência no bairro de Lagoa Azul, em Natal. Durante a ação, houve troca de tiros.

Os policiais receberam a informação que o veículo do modelo Chevrolet Celta Branco se encontrava nas proximidades da Rua Apóstolo Simão. Ao se deslocarem até o local e chegar na Avenida Anita Marques, se depararam com os indivíduos no carro roubado, que ao visualizar a viatura começaram a atirar. A equipe revidou e os criminosos abandonaram o veículo, se evadindo para a área de mata. Apesar das buscas, os suspeitos não foram localizados.

No local foram encontrados o veículo, pertences da vítima, e ao solo, parte da carga de encomendas de empresa de compras on-line. Nenhum policial foi ferido na ocorrência.

De acordo com a Polícia Militar, todo material foi conduzido à 6ª Delegacia de Polícia Civil para o procedimentos cabíveis.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Aluna da Maple Bear Natal vai representar o Brasil no Pan de Ginástica Rítmica, na Guatemala

Fotos: Divulgação

Tem potiguar na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica! A atleta Grabriela Cunha, aluna da Maple Bear Natal, vai disputar o Campeonato Pan-Americano na Guatemala, em junho. Ela também representa a escola em competições oficiais no Rio Grande do Norte.

Gabriela teve seu primeiro contato com a ginástica rítmica aos seis anos de idade. Aos 14, já coleciona medalhas em diferentes aparelhos. Em 2021, foi campeã nacional absoluta. No ano seguinte, conquistou bronze no individual geral juvenil II, aos 13 anos, e no aparelho bola; e também foi campeã brasileira juvenil por equipes.

“Sempre foi um sonho, desde pequena, representar o Brasil em alguma competição e eu me sinto extremamente feliz em poder estar realizando esse sonho. A realização é fruto de muito treinamento. Tivemos um tempo muito curto para a preparação e saber que tudo deu certo é muito gratificante”, disse a atleta.

Gabriela é aluna do 9º ano do ensino fundamental II da Maple Bear Natal. Ela conta com o apoio da instituição em todos os momentos, desde a rotina puxada, com cinco horas de treino diárias, até as viagens para competições fora do RN e do país. Para isso, a instituição flexibiliza os calendários de provas e atividades

De acordo com o coordenador de esportes da escola, Marlos Colpo, é uma grande honra e uma fonte de orgulho para a Maple Bear Natal ter uma de suas alunas convocada para a seleção brasileira de ginástica. Segundo ele, isso demonstra não apenas o talento individual da estudante, mas também a qualidade do ensino e do apoio oferecido.

“O incentivo da escola à prática de esportes é importante para conquistas como essa porque desenvolve habilidades físicas essenciais, ensina disciplina e determinação, aumenta autoconfiança e autoestima, ajuda na gestão do tempo e promove o desenvolvimento social e habilidades de trabalho em equipe. Esses aspectos combinados, preparam os alunos para alcançarem sucesso tanto nos esportes, quanto em outras áreas da vida”, explicou o coordenador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério da Agricultura reconhece RN como estado livre da febre aftosa sem vacinação

Foto: Reprodução

Uma portaria do Ministério da Agricultura e Agropecuária (Mapa), publicada nesta quinta-feira (2), mudou o status do Rio Grande do Norte para um estado livre da Febre Aftosa sem vacinação. A medida foi celebrada por gestores e produtores rurais locais.

Com o reconhecimento, o Rio Grande do Norte passa a compor a lista de estados que, a partir do próximo semestre, não dependerão mais de campanhas de vacinação contra a doença, porque seu rebanho bovino e bubalino alcançou um número significativo de animais imunizados.
Segundo o titular da Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, o RN possui um rebanho de qualidade, embora pequeno, quando comparado a outros estados.

Com o status de livre da aftosa, os produtores locais têm maior facilidade de transporte dos animais dentro do país e até mesmo para exportação.

“No dia 1º de maio, na maior exposição de gado Zebu do Brasil, animais do RN foram vencedores em várias categorias, entre várias raças. Sem esse reconhecimento do Mapa, esses animais ficariam proibidos de serem transportados do nosso estado para outros estados do país. O momento agora é de celebrar o que essa portaria vai proporcionar de avanço econômico para pequenos, médios e grandes criadores ”, comemorou Saldanha.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil recebe primeiro lote de vacinas atualizadas contra a Covid-19

Foto: Divulgação

O Brasil recebeu o primeiro lote de vacinas atualizadas contra a variante da Covid-19 nesta quinta-feira (2). As 12,5 milhões de doses, da Moderna e da Pfizer, foram adquiridas pelo Ministério da Saúde após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2023.

O lote dos imunizantes chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira, por volta das 7h20.

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) deve fazer a inspeção dos produtos e disponibilizar para todas as regiões do país seguindo o Plano Nacional de Imunização.

“A vacinação contra a Covid-19 ainda é importante, mesmo com a diminuição do número de casos graves. Pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas e ribeirinhos são os grupos prioritários para receber a vacina atualizada”, afirmou Nísia Trindade, ministra da Saúde.

O Ministério reforçou a importância da vacinação, principalmente em crianças de seis meses a menores de cinco anos, que devem ser vacinadas contra a Covid-19. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses, com intervalos de quatro e oito semanas entre a primeira e a segunda, e entre a segunda e a terceira doses, respectivamente.

Além da vacinação, o Ministério da Saúde também oferece o antiviral nirmatrelvir/ritonavir para o tratamento da Covid-19 em pessoas com mais de 65 anos e pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça determina que Governo do RN reforme delegacia na Zona Sul de Natal

Foto: Reprodução

Os desembargadores da 2ª Turma da 3ª Câmara Cível, à unanimidade de votos, negaram recurso interposto pela Secretaria da Administração do Rio Grande do Norte contra sentença proferida pelo Juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal que determinou ao Estado a realização de realocação da 5ª Delegacia de Polícia, localizada atualmente na Rua São José de Campestre, nº 2593, Lagoa Nova, em Natal, para um imóvel que atenda as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O Acórdão do órgão fracionário do Tribunal de Justiça foi proferido nos autos de uma Ação Civil Pública ajuizada pela 70ª Promotoria Natal, do Ministério Público do RN e manteve o prazo de seis meses, contados do trânsito em julgado da decisão, para que o Estado proceda com a realocação da 5ª Delegacia de Polícia para o novo imóvel dotado de acessibilidade.

Consta nos autos que o Ministério Público instaurou Inquérito em 2015 para apurar ausência de acessibilidade no prédio onde funciona o 5º Distrito Policial de Natal e que perícia feita no imóvel constatando que o prédio “não atende às normas técnicas de acessibilidade vigentes, necessitando de diversas adaptações no sentido de garantir o acesso, circulação e utilização de seus ambientes, equipamentos e mobiliários por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

No documento, o Ministério Público destacou que a maioria das Delegacias de Polícia Civil do Estado estão em prédios que não têm acessibilidade, sendo o do 5º Distrito Policial locado e o proprietário prefere rescindir a locação do que realizar a reforma de adequação diante da inadimplência das parcelas de pagamento do contrato de aluguel. Por isso, o MPRN pediu pela realocação, no prazo de seis meses, para um imóvel adequado às normas de acessibilidade.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Decisão do TCU que autoriza sigilo em voos da FAB é vista como retrocesso na transparência

Foto: Cb Feitosa/Agência FAB

A decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que permite que autoridades deixem em sigilo informações sobre voos em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) é frágil e tem origem em interpretação alargada da LAI (Lei de Acesso à Informação), afirmam especialistas ouvidos pela Folha.

Para eles, a decisão é um retrocesso que impacta a possibilidade de escrutínio sobre dados públicos e enfraquece a legislação que busca garantir maior transparência a ações estatais.

Na terça-feira (30), o TCU autorizou o sigilo de voos realizados pela Força Aérea em caso de altas autoridades. A corte de contas argumentou que a divulgação das informações poderia prejudicar a segurança dos agentes públicos, apontando que a LAI determina serem passíveis de sigilo “as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares”.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Pessoas preferem trair parceiro do que partido político, diz pesquisa

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Ao se falar de uma pessoal infiel no âmbito dos relacionamentos, há uma crença de que ela teria a incapacidade de ser leal a combinados como uma característica geral em todas as áreas de sua vida — mas não é bem assim.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ashley Madison, a maioria das pessoas mantém a infidelidade apenas entre quatro paredes. Entre os homens, por exemplo, 87% preferem trair a parceira do que os ideais políticos.

O levantamento feito com os usuários da plataforma de encontros extraconjugais se baseou em uma lista com mais de 20 categorias, e questionou se os entrevistados eram mais propensos a trair a parceria ou o item citado.

No caso da política, a porcentagem geral foi de 80%, sendo 87% dos homens e 86% das mulheres que preferem trair o(a) amado ao partido político.

Além disso, para 85% é mais fácil ter um affair do que mudar seu pedido regular de café e 97% por cento dos entrevistados preferem trair seu parceiro do que preencher uma declaração de imposto de renda errada.

O que poderia explicar essa “preferência” por trair o parceiro do que ser infiel a outras particularidades da vida? O psicólogo e terapeuta s3xu4l André Almeida ressalta que a fidelidade é um valor e sua importância varia de pessoa para pessoa, de acordo com cultura, criação, noções de ética e moral, entre outros fatores.

“É importante a compreensão de que pessoas têm hierarquias de valores diferentes, e uns valores podem ser mais importantes que outros”, explica.

Logo, se a política, o conforto do café diário ou a retidão com a Receita Federal são valores mais importantes que a fidelidade sexual para uma pessoa, eles serão colocados acima dela — o que não gera juízo de valor por si só.

Pouca vergonha – Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Calendário do Banco Central atrasa, e Pix automático pode ficar para 2025

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Principal lançamento do Banco Central previsto para 2024, o Pix automático, que possibilita pagamentos recorrentes, corre o risco de ficar para o ano que vem. Oficialmente, o cronograma indica que a nova função estará disponível no dia 28 de outubro, mas até agora nenhuma das etapas de desenvolvimento previstas para os quatro primeiros meses do ano foi cumprida.

Com o fim da operação-padrão de servidores do BC, integrantes da alta cúpula da autoridade monetária entendem que o ritmo de trabalho deve aumentar e permitir que o lançamento ocorra na data prevista, mas reconhecem que há riscos diante do apertado orçamento do órgão e da equipe reduzida.

Se o atraso for confirmado, a novidade pode ser lançada após o fim do mandato do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, que tem o Pix, lançado em 2020, como um dos principais legados de sua gestão.

Nos bastidores, no entanto, a sensação é de que é improvável o lançamento do Pix automático ainda este ano mesmo se a equipe e o orçamento forem reforçados. Seria preciso reduzir o tempo de desenvolvimento dos bancos e das empresas que pretendem aderir ao Pix automático.

O que prevê o Pix automático

O Pix automático deve facilitar o pagamento de produtos e serviços que são consumidos com periodicidade definida, como contas de luz, mensalidade de academia e escola, serviços de streaming e portais de notícia, e reduzir o custo de cobrança para as empresas.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Boulos chama Nunes de “cara de pau” e defende Lula por pedir votos

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol-SP), disse nesta quinta-feira (2.mai.2024) que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) é “cara de pau“ e não tem “autoridade moral“ para fazer acusações sobre uso da máquina pública.

“Eu fico estarrecido com a cara de pau do prefeito Ricardo Nunes. Ele não tem autoridade moral para acusar ninguém em relação ao uso da máquina público. Ele está usando ela há um ano para fazer campanha eleitoral”, afirmou a jornalistas.

A declaração do psolista foi dada depois de o atual prefeito de São Paulo afirmar que irá à Justiça contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ele pedir votos a Boulos, seu principal adversário nas eleições municipais, em evento de comemoração ao Dia do Trabalho, na quarta-feira (1º.mai).

O ato contou com dinheiro da Petrobras, empresa estatal com ações listadas na Bolsa –o que pode configurar crime eleitoral.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. O Mito fez isso dezenas de vezes quando presidente, essas mesmas pessoas que reclamam hj, achavam o máximo na época.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

ICMS do RN aumenta em R$ 150 milhões no 1º trimestre

Foto: Adriano Abreu

A arrecadação do Imposto de Circulação Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) do Rio Grande do Norte subiu 8,05% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023. Com um acréscimo de R$ 150 milhões, o recolhimento do tributo saltou de R$ 1,873 bilhões para R$ 2,023 bilhões. Os números estão no Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

O levantamento mostra que janeiro foi o mês com melhor resultado até então, com R$ 804 milhões do imposto. Já fevereiro, apresentou queda, ficando em R$ 607 milhões, com uma recuperação em março, que totalizou quase R$ 612 milhões, ainda inferior ao mesmo mês de 2023 (R$ 615 milhões).

O ICMS Terciário, recolhido do setor de comércio e serviços, foi responsável por mais da metade da arrecadação do tributo, com R$ 1,1 bilhão (56,84%); seguido pelo ICMS do setor de petróleo e combustíveis, com 384,7 milhões (19,01%). Os dois foram os que aumentaram suas respectivas arrecadações em pouco mais de 1%. Já o setor secundário, que corresponde à Indústria, representou 12,79%, ou R$ 258,7 milhões na receita do imposto; o setor de energia elétrica, com R$ 189 milhões (9,34%); e o ICMS primário, ligado ao setor agropecuário, que ficou em R$ 41 milhões (2,03%), registraram quedas no período.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *