Diversos

Cesárea a pedido só será feita após a 39ª semana de gestação, diz Conselho Federal de Medicina

Médicos só poderão realizar cesáreas eletivas, a pedido da gestante, após a 39ª semana de gestação, momento em que estudos apontam que há menos riscos ao bebê.

A medida faz parte de novas regras previstas em uma resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina), divulgada nesta segunda-feira (20), para realização de cesarianas no Brasil.

O documento prevê ainda que, caso a gestante opte por uma cesárea, ela deverá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido em que afirma ter sido informada sobre os benefícios e riscos da decisão, “bem como sobre o direito de escolha da via de parto”, informa o conselho.

Segundo a resolução, “é ético o médico atender à vontade da gestante de realizar o parto cesariano, garantida a autonomia da profissional, da paciente e a segurança do binômio materno fetal”.

16172120Foto: Christian Berthelot/BBC

Para o presidente do conselho, Carlos Vital, o novo documento visa assegurar tanto a segurança do bebê quanto o direito da gestante à cesárea. A recomendação por definir o período da 39ª semana de gestação como limite mínimo para realização da cesárea eletiva segue estudo elaborado em 2013 pelo Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Na época, o grupo definiu que esse seria o marco das gestações a termo –ou seja, não prematuras. Antes, bebês que nasciam a partir da 37ª semana de gestação já eram considerados maduros.

“A data da última menstruação é uma informação insegura. Ao fazer a cesárea a partir da 37a semana, poderia estar fazendo de maneira muito precoce e com consequências nefastas ao feto. O amadurecimento fetal ocorre de maneira mais intensa nessas últimas semanas”, diz Vital. “São desenvolvimentos delicados, do fígado, pulmão e até mesmo do cérebro.”

Segundo ele, bebês nascidos antes do período recomendado têm mais chance de apresentar problemas respiratórios, além de dificuldades para manter a temperatura corporal e se alimentar, entre outros danos.

A fiscalização do cumprimento das medidas deve ser incluída entre as ações de monitoramento feitas pelas equipes dos conselhos regionais de medicina, por meio da observação de prontuários nas maternidades, por exemplo.

Em outro ponto, o CFM também estabelece a possibilidade do médico se recusar a atender o pedido da gestante, caso avaliar que a escolha do tipo de parto não é a mais segura diante das condições do bebê.

Questionado, membros do conselho negam que essa medida possa abrir brechas para que gestantes que buscam o parto normal deixem de ser atendidas, crítica frequente entre pacientes.

“O que o CFM quer é que se resguarde a autonomia da mulher brasileira. Ela tem o direito de escolher a que procedimento será submetida. E o médico tem o dever de explicar as consequências”, afirma José Hiran Gallo, coordenador da câmara técnica de ginecologia e obstetrícia do conselho.

POLÊMICA

A discussão sobre a necessidade de regras para a realização de cesáreas já havia sido alvo de polêmica no último ano, quando o Ministério da Saúde e a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) lançaram medidas para conter a alta taxa desse tipo de parto na rede privada, onde 84,6% dos partos são cirúrgicos. Na rede pública, o índice é de cerca de 40%.

As ações previam a possibilidade de que médicos e hospitais deixassem de receber dos planos de saúde caso não apresentassem um partograma, documento que registra a evolução do trabalho de parto, e, assim, não comprovassem que havia indicação de cesárea. Na época, o governo justificou a medida alegando que há um alto número de cesarianas desnecessárias, o que pode trazer riscos ao bebê.

A medida, no entanto, gerou reclamações de médicos e impulsionou o debate sobre o direito da gestante optar pelo tipo de parto.

“Forçar a mulher a suportar as dores do parto quando ela não quer suportar essas dores é fazer com que ela seja tolhida na sua autonomia. Fazer a cesárea só quando estiver na hora de nascer? Quando está para nascer, não há como fazer a cesárea. A hora de nascer é um conceito subjetivo, quando está maduro”, diz Carlos Vital.

Após críticas, a agência elaborou um novo documento que voltou a liberar a realização das cesáreas feitas a pedido. Neste caso, gestantes deveriam assinar um termo de consentimento caso optassem pela cesárea.

A nova resolução do CFM, assim, reforça essa possibilidade –o que pode trazer impactos também no SUS, onde há maior incentivo a políticas de estímulo ao parto normal.

Folha Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Cordeiro, nhoque e um bom doce, é só gostosura no Papo de Fogão especial do Dia dos Pais

No Papo de Fogão especial pro Dia dos Pais, o Chef Marcílio Cavalcante, do Al’Mar Cucina, em João Pessoa, vai preparar um carré de cordeiro com nhoque frito e fonduta de parmesão que é de comer rezando!E na Dica Rápida, Maria do Rosário, de Caicó, ensina um doce de leite cremoso e natural, do jeitinho que o painho gosta!

SÁBADO
BAND MARANHÃO e PIAUÍ – 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

VÍDEO: Série que destaca Mossoró Cidade Junina estreia no Globoplay no dia 10 de agosto

 

Foi lançado nesta quinta-feira (07), a série “São Julhão – O Nordeste em Festa”, que estreia na Globoplay no próximo domingo, dia 10 de agosto. A produção destaca o Mossoró Cidade Junina como uma das maiores festas do país. O prefeito Allyson Bezerra participou da cerimônia de lançamento da série em São Paulo/SP.

A série mostra o crescimento do São João de Mossoró, estando hoje entre os maiores do país ao lado de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), que também são abordados na produção. E outros pontos fortes do evento que é a segurança pública, que conta com videomonitoramento e reconhecimento facial.

Mostrou também a Estação das Artes Elizeu Ventania, maior palco da cultura mossoroense, que recebe durante junho shows de artistas nacionais e regionais. A série também mostrará o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, que conta a história de resistência do povo mossoroense ao Bando de Lampião; e o Pingo da Mei Dia, maior bloco junino do Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Prefeito Jaime Calado assina ordem de serviço para pavimentação de ruas no Guajiru

Foto: reprodução

“Esses calçamentos são sementes de progresso para que as pessoas construam suas casas e comércio aqui. Estamos trabalhando no município inteiro. Isso é o que o povo quer: respeito. Nosso mandato tem respeito pelo nosso povo”, afirmou o prefeito Jaime Calado durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a pavimentação das ruas Valdomiro Teixeira e Dom Matias, na comunidade de Guajiru, na tarde desta sexta-feira (8).

A senadora e primeira-dama Zenaide Maia ressaltou que a pavimentação melhora a mobilidade e a qualidade de vida. “Todos que vêm para ajudar São Gonçalo são bem-vindos. Estamos devolvendo o direito de ir e vir das pessoas. A gestão de Jaime Calado é empenhada com o bem-estar da população”, disse.

A obra prevê a execução de 3.600 metros de calçamento em paralelepípedo. Orçada em R$ 530 mil, será realizada pela empresa Dantas Ribeiro, com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Sargento Gonçalves.

O chefe de gabinete do deputado Sargento Gonçalves, Ewerthon Rocha, elogiou o empenho da administração municipal. “Quero, em nome do deputado, parabenizar a gestão do prefeito Jaime Calado por estar sempre comprometida com as comunidades. Gestão pública se faz com parcerias, e o prefeito vem cumprindo sua palavra”, afirmou.

Para o líder comunitário Ronaldo Sena, a obra representa a retomada das ações no bairro. “As obras estão retomando com o mandato do prefeito Jaime Calado. Guajiru pode dizer que tem prefeito e uma senadora”, declarou.

O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias e moradores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

CREMERN vai apurar fechamento de leitos de UTI no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes

Foto: reprodução

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) anunciou que vai investigar o fechamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal. A medida será conduzida pelo Departamento de Fiscalização do órgão, que fará averiguação da situação no local.

Segundo o conselho, por se tratar de leitos de UTI, cuja assistência é considerada essencial e inadiável, também será comunicada a magistrada responsável pelo processo judicial em andamento que garante o funcionamento dessas unidades, para que sejam adotadas providências diante da gravidade do caso.

O CREMERN lamentou profundamente o fechamento dos leitos e classificou a situação como preocupante, ressaltando que a medida afeta diretamente a assistência à saúde de crianças e adolescentes, exigindo atenção e ação imediata das autoridades competentes.

O fato ocorre em meio a denúncias sobre a falta de medicamentos e insumos básicos em UTIs pediátricas e neonatais do estado.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita Nilda anuncia programação oficial da Festa do Sabugo 2025

 

Foto: Divulgação

A Festa do Sabugo 2025 vai entrar para a história de Parnamirim como a maior de todos os tempos. Durante os dias 29 e 31/08 a cidade Trampolim da Vitória será o centro cultural do Rio Grande do Norte. E neste ano, a Prefeitura caprichou na programação. Irão subir ao palco artistas do porte de Taty Girl, Márcia Felipe, Mara Pavanelly, Zé Vaqueiro, Pablo, Desejo de Menina, Raí Saia Rodada, Zezo, Luan Estilizado, Thúlio Milionário, dentre outros. A programação foi anunciada nesta sexta-feira (08) pela prefeita Nilda Cruz, durante solenidade realizada no Mercado do Centro. Os shows serão realizados no Parque Aristófanes Fernandes.

 

“A nossa gestão preparou essa programação com muito carinho. São artistas consagrados, que farão ótimas apresentações. Teremos uma grande Festa do Sabugo. Estamos caprichando na organização para garantir conforto e segurança para o público. A nossa cidade está de braços abertos para receber o público”, disse Nilda.

No dia 29/08 (sexta-feira), primeiro dia do evento, o comando da festa ficará sob a responsabilidade de: Márcia Felipe; Mara Pavanelly; Taty Girl; Erikarla; Alana Araújo e Deusa do Forró. Já no sábado (30), a alegria segue com os shows de Zé Vaqueiro; Desejo de Menina; Thúlio Milionário; Pedro Lyan; Lucianno Brilhante e Meirão. O encerramento será em grande estilo no domingo (31) com as apresentações de: Projeto À Vontade com Zezo, Raí Saia Rodada e Luan Estilizado; Pablo; Arnaldinho Neto; Yure Lima e Erick Souza.

 

Além do aspecto cultural, a prefeita ressaltou a importância do evento para a economia local: “Eventos desse porte movimentam a economia, fazem o dinheiro circular, geram empregos e oportunidades. Do pequeno ambulante ao grande empreendedor todos conseguem faturar. A nova administração de Parnamirim tem o compromisso de trabalhar a cada dia por uma cidade melhor e não abriremos mão dessa missão”, finalizou Nilda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

DENÚNCIA: Falta de insumos coloca em risco crianças internadas em UTIs do RN

Foto: reprodução

Uma denúncia recebida pelo Blog do BG revela um cenário alarmante nas unidades de terapia intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais do Rio Grande do Norte. Segundo a fonte, a falta de medicamentos e materiais básicos compromete o atendimento de crianças internadas.

Ainda de acordo com a fonte, “todos os hospitais do estado estão na mesma situação” e que na unidade UTI pediátrica do Hospital Walfredo Gurgel, “a situação é ainda pior”.

Ela relata que, apesar de haver estrutura física, médicos e equipe de enfermagem qualificados, insumos essenciais — considerados simples e de baixo custo — estão em falta. “Nossas crianças vão morrer sem ao menos ter uma assistência digna”, lamentou.

Também informou que já apresentou denúncia formal ao Ministério Público, mas não obteve retorno. “É incrível que o MP não faça nada. A UTI tem, os profissionais tem, mas o básico não tem”, reforçou.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mr. Beef celebra Dia dos Pais com variedade de cortes e acessórios para churrasco em Natal

 

A Mr. Beef, referência em churrasco na capital potiguar, está preparada para tornar o Dia dos Pais ainda mais especial. Localizada em Natal, a loja reúne cortes exclusivos de carnes, churrasqueiras, acessórios de alta qualidade e um atendimento especializado para atender desde os churrasqueiros experientes até aqueles que estão começando a se aventurar na brasa.

A proposta é simples: oferecer tudo o que um bom churrasqueiro procura em um só lugar. Quem já conhece a @mrbeefnatal garante que é impossível sair sem se impressionar com a variedade e a qualidade dos produtos.

Neste Dia dos Pais, a Mr. Beef convida os clientes a presentearem o homem mais importante de suas vidas com itens que transformam qualquer churrasco em uma experiência completa. A loja reforça seu compromisso em unir tradição, sabor e excelência, consolidando-se como ponto de encontro dos apaixonados por churrasco em Natal.

Informações:
Lagoa Mall – Loja 12

R. São José, 2184 – Lagoa Nova, Natal
(84) 9.8200-1212

Peça também pelo nosso APP – Link na BIO @mrbeefnatal

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vacinação antirrábica segue em Natal neste sábado 9; veja onde vacinar

Foto: reprodução

A vacinação contra a raiva prossegue neste sábado (09) em Natal, com postos fixos abertos e equipes itinerantes fazendo imunização porta a porta em diversos bairros da cidade.

Devem ser vacinados cães e gatos com três meses ou mais que ainda não receberam a dose neste ano e que não estejam em tratamento medicamentoso nos últimos 30 dias.

A vacina é gratuita e única forma eficaz de prevenção contra a raiva, doença infecciosa grave com taxa de letalidade próxima a 100%.

A raiva é transmitida principalmente pela saliva de animais contaminados, geralmente por mordidas, mas também por arranhões ou contato da saliva com mucosas ou feridas abertas na pele.

A campanha começou em 1º de agosto e vai até 30 de setembro. O Dia D da vacinação está marcado para 27 de setembro, com reforço das ações em vários pontos da cidade.

Postos fixos de vacinação – sábado 9:

Zona Norte I (8h às 16h)

  • Unidade de Vigilância de Zoonoses – Av. das Fronteiras, 1526, Conjunto Santa Catarina, Potengi
  • Canário Pet Shop – Av. Mar Mediterrâneo, 872

Zona Sul (8h às 12h)

  • TG Pet Rações – R. Mira Mangue, 600, Planalto
  • Conselho Comunitário de Neópolis – Alameda dos Flamboyants, praça central do Conjunto Neópolis
  • UBS Pirangi – Av. São Miguel dos Caribes, 4650, Neópolis

Vacinação porta a porta – sábado (9), das 8h às 12h:

  • Zona Norte I: Bairro Pajuçara
  • Zona Norte II: Bairro Nossa Senhora da Apresentação
  • Zona Sul: Bairro Planalto
  • Zona Leste: Bairro Rocas
  • Zona Oeste: Bairro Nossa Senhora de Nazaré

A população pode buscar informações e esclarecer dúvidas na Unidade de Vigilância de Zoonoses de Natal.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novo e MP pedem suspensão de sala VIP em aeroporto para ministros do TST


O partido Novo e o Ministério Público de Contas protocolaram nesta sexta, 8, representações solicitando a suspensão imediata da construção de uma sala VIP exclusiva para os 27 ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no Aeroporto Internacional de Brasília.

Segundo a Folha de S.Paulo, a Corte, responsável por julgar recursos sobre questões trabalhistas e uniformizar a jurisprudência, gastará mais de 1,5 milhão de reais em dois anos para finalizar e manter o espaço. O TST alega ser uma medida para garantir a segurança dos magistrados.

O subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Furtado, afirmou que o tribunal não apresentou estudos técnicos que comprovem a existência de riscos à integridade física das autoridades nos embarques e desembarques.

“A utilização de recursos públicos para financiar benefícios exclusivos, como transporte privativo e acompanhamento pessoal em viagens pessoais, não parece atender ao princípio da impessoalidade”, diz.

NOVO e Zema

O partido Novo pediu ao TCU que suspenda preventivamente os contratos, declare a nulidade e responsabilize os gestores.

Além disso, a sigla também solicita que o órgão recomende aos demais entes da administração pública para que “se abstenham de adotar práticas semelhantes, evitando portanto que outros órgãos adotem gastos supérfluos e imorais”.

“Em um momento que o país enfrenta enormes desafios econômicos, gastar mais de R$ 1,5 milhão para oferecer luxo e regalias a membros do judiciário é um privilégio desnecessário e um desrespeito com o cidadão brasileiro”, diz a deputada Adriana Ventura (Novo-SP), uma das signatárias da representação.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também criticou a iniciativa.

“E essa agora: ministros do TST vão ter uma sala VIP milionária no aeroporto para evitar contato com “pessoas inconvenientes”. Inconveniente é o povo ter que bancar a mordomia de servidor público que se acha rei. Está faltando humildade aos ministros“, escreveu no X.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Hugo diz que sentimento é de que penas por 8/1 são exageradas

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou, em entrevista à CNN nesta sexta-feira (8), que há um sentimento entre os parlamentares de que algumas condenações envolvendo os atos criminosos de 8 de janeiro de 2023 foram “exageradas”.

“O que eu vejo é que tem um sentimento na Casa de que, até essas assinaturas foram colocadas acerca do projeto da anistia, que as pessoas não concordam com penas exageradas que foram dadas por crimes não tão graves e que pessoas até hoje estão condenadas e cumprindo pena ainda”, disse Motta.

Segundo o presidente da Casa, entretanto, há um “receio de se fazer uma anistia ampla, geral e irrestrita” por conta de parte dos temas investigados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) envolvendo a apuração de planos de atos terroristas e de assassinato de autoridades.

“Não vejo que os parlamentares têm interesse de anistiar essas pessoas que fizeram isso. Não acho que esse seja o sentimento da Casa. O sentimento da Casa é muito mais de sensibilidade às pessoas mais humildes, aquelas que participaram do movimento e não cometeram delitos tão graves, tão pesados, e receberam penas elevadas”, detalhou Motta.

Motta afirmou que uma “alternativa legislativa” para os casos de pessoas que não cometeram “delitos tão graves” pode atender a maioria da Casa. Uma iniciativa do tipo, ressaltou Motta, precisará ser debatida e acordada no colégio de líderes para avançar.

“Crimes graves, como planejar a morte de alguém, eu não acho que a Câmara tem ambiente para anistiar isso”, disse.

A anistia para condenadores do 8 de janeiro foi uma das pautas reivindicadas pela bancada na oposição nesta semana durante a ocupação do plenário da Casa. Hugo Motta negou, no entanto, que tenha feito acordos sobre o avanço de propostas para garantir a desocupação da Mesa Diretora.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *