Jornalismo

Chefão das Farc foi para o beleléu. Obrigado senhor!!!

O Exército da Colômbia passou nas armas o guerrilheiro Guillermo León Sáenz Vargas, codinome ‘Alfonso Cano’ (foto).

Vem a ser o número um das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Coube ao ministro colombiano da Defesa, Juan Carlos Pinzón, confirmar, na madrugada deste sábado (5), a execução de Cano, ocorrida na véspera.

Segundo o ministro, o líder máximo das Farc foi abatido em meio a um combate entre soldados e guerrilheiros, na localidade de Cauca, sudoeste do país.

Na mesma incursão, o Exército logrou deter o chefe da segurança de Cano, conhecido como ‘El Índio Efraín’. Junto com ele, foram à garra três seguranças da guerrilha.

De resto, tombaram na operação uma mulher e um operador de rádio das Farc, ‘El Zorro’. Não há, por ora, notícia sobre baixas nas fileiras do Exército.

Alfonso Cano, um antropólogo nascido em família de classe média-alta, assumira o comando das Farc em março de 2008.

Deu-se nas pegadas da morte do ex-chefe e fundador das Farc Manuel Marulanda. ‘Tirofijo’, como era chamado, feneceu de ataque cardíaco.

A execução de Cano soma-se a outras mortes recentes de líderes guerrilheiros.

Em setembro de 2010, militares colombianos mataram Jorge Briceno, o ‘Mono Jojoy’, então número dois das Farc.

Antes, numa incursão no território do Equador, o Exército já havia executado Raul Reyes, expoente do núcleo político da guerrilha.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, veio à boca do palco nesta madrugada para exortar as Farc a depor as armas.

Do contrário, disse ele, em timbre ameaçador, os guerrilheiros “terminarão em uma prisão ou no túmulo.”

Josias de Souza

Opinião dos leitores

  1.                 Dizer "Obrigado Senhor" denota que vc tem fé cristã. Sendo cristão, vc supostamente segue o que Jesus Cristo pregava, correto?
                   Talvez a principal mensagem de Jesus tenha sido a não-violência, ele foi o cara que disse para perdoarmos nosso inimigos, para oferecermos a outra face, foi o cara que mesmo depois de ser brutalmente torturado disse: "pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem".
                    Sendo um cristão ( e até mesmo não sendo ) nós devemos olhar para a imagem de Jesus crucificado e pensar: "como um homem pode sofrer dessa forma e perdoar".
                    Dito isso, eu acho muito estranho que cristãos ao redor do mundo frequentemente comemorem a morte de pessoas, como por exemplo nos EUA onde milhares de pessoas sairam as ruas para comemorar a morte de Bin Laden.
                     Eu, que sou ateu, tb acho que o mundo está bem melhor sem Bin Ladens ou Guillermos. Na minha opinião, todos esses malucos responsáveis pela morte e sofrimento de milhares deveriam executados, mas eu não sou um cristão, eu não sigo a palavra de cristo, então para mim é normal falar isso, mas se uma pessoa diz ser cristã e mesmo assim comemora a morte de alguém eu acho que é hora de achar um novo nome para se definir, pois cristão não serve mais.
                      Mas isso é só o ponto de vista um estudante universitario com seus vinte e poucos anos. Alguem que não sabe muito da vida e que muda de opinião com frequência.

    1. Excelente comentário Paulo Henrique. Afinal o que este blog entende sobre as FARC? Ou melhor este blog entende de alguma coisa?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mercosul e União Europeia assinam acordo de livre comércio após 26 anos de negociação

Foto: Luis Robayo/AFP

O Mercosul e a União Europeia assinaram neste sábado (17), em Assunção, no Paraguai, um acordo de livre comércio negociado há 26 anos. O tratado envolve 720 milhões de pessoas e um PIB conjunto de US$ 22 trilhões.

Participaram da cerimônia os presidentes dos países do Mercosul, com exceção de Lula, que foi representado pelo chanceler Mauro Vieira. Também assinaram o acordo Ursula Von der Leyen e António Costa, líderes da União Europeia.

Pelo tratado, o Mercosul eliminará tarifas sobre 91% das exportações europeias em até 15 anos. Já a UE retirará tarifas de 92% dos produtos do Mercosul em até 10 anos.

Segundo o Ipea, o Brasil será o maior beneficiado, com crescimento de 0,46% no PIB até 2040 (cerca de US$ 9,3 bilhões), segundo um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas). Os investimentos devem subir 1,5%, e exportações e importações, 3%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Turista de Belém-PA que morreu em corrida na praia de Pirangi tinha 60 anos e passou mal logo após a largada

O turista oriundo de Belém-PA que morreu durante prova de corrida na Praia de Pirangi na manhã deste sábado (17) tinha 60 anos e passou mal logo após a largada.

Segundo nota de pesar divugada pela organização da Corrida Pirangi Praiano, André Freitas Pereira sofreu um mal súbito e foi prontamente atendido pela equipe contratada pelos organizadores da prova, e posteriormente pela equipe do SAMU, mas infelizmente não resistiu apesar dos esforços das equipes de saúde.

A organização da prova lamentou produndamente o ocorrido e se colocou à disposição dos familiares de André Freitas Pereira.

Nota de Pesar

A organização da Corrida Pirangi Praiano manifesta profundo pesar pelo falecimento do corredor André Freitas Pereira, de Belém, que estava em Natal passando férias e participava do evento.

Nos primeiros 200 metros do percurso, André sofreu um mal súbito. Ele foi prontamente atendido pela equipe médica da ambulância Pulse Servicos Médicos , contratada pela organização da corrida, e, em seguida, pela equipe do SAMU. Foram realizados todos os procedimentos de emergência, com uso de desfibrilador, medicações, intubação e manobras de reanimação por mais de uma hora. Apesar de todos os esforços das equipes de saúde, infelizmente, ele não resistiu.

Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos que conviviam com André. Que Deus conforte os corações e conceda força para atravessar este momento tão difícil.

A organização da Corrida Pirangi Praiano se coloca à disposição da família para o que for necessário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: NASA levará astronautas para primeiro sobrevoo lunar em mais de meio século; foguete mede 98 metros e pesa mais de 5 milhões de quilos

Fotos: Joe Skipper/Reuters e Steve Nesius/Reuters

A NASA iniciou os preparativos finais do foguete Space Launch System (SLS) para a missão que levará astronautas ao redor da Lua pela primeira vez em mais de 50 anos. O lançamento pode ocorrer já em fevereiro.

Com 98 metros de altura e mais de 5 milhões de quilos, o foguete foi levado neste sábado (17) à plataforma de lançamento, em um trajeto de seis quilômetros.

A missão não prevê pouso nem órbita lunar. O objetivo é apenas o sobrevoo da Lua. O voo deve durar cerca de 10 dias.

A tripulação será formada por Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e o canadense Jeremy Hansen. Eles serão os primeiros humanos a viajar à Lua desde 1972.

Antes da decolagem, a NASA ainda realizará um teste de abastecimento no início de fevereiro. A data final do lançamento dependerá dos resultados desse teste.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre o pai do ex-deputado Carlos Augusto Maia e do vereador de Parnamirim, César Maia

Morreu neste sábado (17), Antônio Fernandes Maia, pai do do ex-deputado Carlos Augusto Maia e do vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Dr. César Maia. Antônio nasceu em Patu e foi servidor público do DER/RN.

O velório acontece a partir das 13h no Morada da Paz, em Emaús, Parnamirim. Às 20h acontecerá uma missa seguida do sepultamento às 21h, no mesmo local.

A família divulgou uma nota de falecimento, veja a íntegra abaixo:

NOTA DE FALECIMENTO

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Antônio Fernandes Maia, servidor público aposentado do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN), onde construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público, sendo um dos primeiros fiscais de estradas do Estado.

Natural de Patu/RN, Antônio Fernandes Maia viveu por muitos anos em Pau dos Ferros, cidade onde construiu sólidos laços de amizade, respeito e convivência, sendo amplamente conhecido por seu jeito correto, espontâneo, simples e humano. Há anos passou a residir em Parnamirim, onde também deixou marcas de convivência, amizade e estima.

Foi integrante da Casa do Estudante, no período de 1964 a 1974, experiência que marcou sua formação cidadã e consolidou vínculos que permaneceram por toda a vida.

Pai do Presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Dr. César Maia, do Presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (JUCERN), ex-Deputado Estadual, Carlos Augusto Maia, e do Tabelião Augusto Franklin Maia, Antônio, deixa um legado de honra, trabalho, retidão e profundo compromisso com a família e com o serviço público.

Neste momento de dor, a família agradece as manifestações de solidariedade recebidas e presta sua homenagem à memória de um homem íntegro, cuja história se confunde com a dedicação ao bem comum e o amor aos seus.

Parnamirim e o Alto Oeste se unem em luto pela perda de um cidadão exemplar.
A família perde um pai. O Rio Grande do Norte perde um servidor que honrou sua missão.

Família Maia

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem morre após passar mal enquanto corria na praia de Pirangi

Foto: reprodução/TV Tropical

Um homem morreu após sofrer um mal súbito enquanto corria na manhã deste sábado (17), na praia de Pirangi, em Parnamirim, na Grande Natal. Natural de Belém, no Pará, ele estava no litoral potiguar, aproveitando as férias.

Segundo a organização do evento, o homem de 60 anos, identificado como André Freitas Pereira, passou mal ainda nos primeiros 200 metros da corrida.

Ele recebeu atendimento imediato da equipe médica da prova, do SAMU e de dois cardiologistas que participavam da prova e a abandoraram para prestar socorro.

A organização da prova divulgou uma nota de pesar.

Nota de Pesar

A organização da Corrida Pirangi Praiano manifesta profundo pesar pelo falecimento do corredor André Freitas Pereira, de Belém, que estava em Natal passando férias e participava do evento.

Nos primeiros 200 metros do percurso, André sofreu um mal súbito. Ele foi prontamente atendido pela equipe médica da ambulância Pulse Servicos Médicos , contratada pela organização da corrida, e, em seguida, pela equipe do SAMU. Foram realizados todos os procedimentos de emergência, com uso de desfibrilador, medicações, intubação e manobras de reanimação por mais de uma hora. Apesar de todos os esforços das equipes de saúde, infelizmente, ele não resistiu.

Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos que conviviam com André. Que Deus conforte os corações e conceda força para atravessar este momento tão difícil.

A organização da Corrida Pirangi Praiano se coloca à disposição da família para o que for necessário.

Com informações de TV Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF aguarda desde terça-feira (13) autorização de Toffoli para investigar uso de influenciadores por Vorcaro

Foto: reprodução

A Polícia Federal aguarda desde terça-feira (13) uma decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, para abrir investigação sobre uma possível ação coordenada de influenciadores digitais contra órgãos públicos no caso do Banco Master.

Segundo a PF, há indícios de que influenciadores atacaram o Banco Central após o início das apurações sobre a compra do banco pelo BRB e, depois, com a investigação que levou à liquidação da instituição.

A suspeita é que os influenciadores tenham sido contratados por Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para pressionar autoridades. A defesa nega qualquer envolvimento e afirma que o banqueiro é vítima de uma campanha difamatória.

A PF pediu formalmente a abertura de inquérito a Toffoli, relator do caso no STF. Os investigadores temem que a demora comprometa a coleta de provas digitais, que podem ser apagadas.

O pedido ocorre em meio a um clima de tensão entre a PF e o ministro, após críticas de Toffoli à condução da Operação Compliance Zero e restrições temporárias ao acesso da corporação aos materiais apreendidos.

Íntegra da nota da defesa de Daniel Vorcaro

“A defesa de Daniel Vorcaro informa que ele não tem qualquer relação com a contratação ou difusão de fake news, tampouco com campanhas digitais de difamação contra autoridade pública. Ao contrário, sua defesa tem reiterado que Vorcaro é alvo de campanha difamatória e de disseminação orquestrada e sistemática de informações falsas que vêm prejudicando sua reputação nos últimos meses, muito antes da liquidação do Banco Master. Vorcaro já requereu a abertura de investigação específica para apurar a origem, autoria e responsabilidade pela produção e circulação dessas notícias falsas e ofensivas, justamente para afastar insinuações indevidas e permitir o esclarecimento completo dos fatos. A defesa permanece colaborando com as autoridades competentes e segue à disposição para contribuir com o avanço das apurações relacionadas a este e aos demais aspectos do caso.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gilmar Mendes nega pedido de prisão domiciliar para Bolsonaro

Foto: Ton Molina/STF e Brenno Carvalho/O Globo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou neste sábado (17) o pedido de prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O pedido havia sido encaminhado a Gilmar após Moraes se declarar impedido de julgar a ação, por ser a autoridade contestada no processo.

A solicitação foi apresentada por Paulo Emendabili Sousa Barros de Carvalhosa, advogado que não integra a defesa oficial de Bolsonaro. Segundo Gilmar, pedidos desse tipo só podem ser feitos pelos advogados constituídos do réu.

O ministro também afirmou que o STF não admite habeas corpus contra decisões de seus próprios ministros, como no caso do pedido que questionava atos de Alexandre de Moraes.

Gilmar destacou ainda que aceitar esse tipo de recurso poderia desorganizar a lógica recursal da Corte e violar o princípio do juiz natural.

Opinião dos leitores

  1. Lógico!
    Um bandido de altíssima periculosidade igual ao Bolsonaro não pode ficar em casa de boa.
    É óbvio 🤷🏻‍♂️

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Menina de 1 ano que teve um carregador de celular cravado na testa ao cair da cama recebe alta médica após cirurgia

Foto: Bruno Castro/Arquivo Pessoal

A menina de 1 ano que teve um carregador de celular cravado na testa após cair da cama, em Divinópolis, recebeu alta hospitalar e já está com a família. Apesar da boa recuperação, ela seguirá em acompanhamento neurológico.

Segundo o neurocirurgião Bruno Castro, o cérebro infantil tem grande capacidade de recuperação, o que reduz o risco de sequelas. No entanto, lesões podem causar cicatrizes no cérebro e, no futuro, provocar convulsões ou epilepsia.

A principal hipótese é que a criança segurava o carregador no momento da queda. O objeto perfurou a região frontal da cabeça, perto do olho. “Se tivesse atingido o olho, poderia causar perda da visão”, explicou o médico.

A menina passou por cirurgia de emergência no Complexo de Saúde São João de Deus, onde o objeto foi retirado e a área, reconstruída. O atendimento rápido evitou hemorragia e infecção, incluindo o risco de meningite.

O especialista alertou para os perigos de quedas em casa. “Crianças pequenas caem com facilidade. O ideal é deixá-las em locais seguros, longe de objetos pontiagudos”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Federal quebra sigilo bancário e fiscal de 101 pessoas e entidades investigadas no caso do Banco Master

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal quebrou os sigilos bancário e fiscal de 101 pessoas e empresas investigadas no caso do Banco Master. A medida foi autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do STF, no dia 6 de janeiro, e teve o sigilo retirado nesta sexta-feira (16).

As quebras abrangem movimentações financeiras entre 20 e 21 de outubro de 2025 e foram solicitadas pela PF com aval da Procuradoria-Geral da República.

Segundo a decisão, há indícios de crimes como gestão fraudulenta, manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, lavagem de dinheiro e indução de investidores ao erro.

Toffoli afirmou que as investigações apontam o uso de fundos de investimento e uma rede de empresas ligadas por vínculos societários, familiares e funcionais para explorar falhas no mercado financeiro.

O ministro também determinou o bloqueio e sequestro de bens de 38 investigados, em valores que podem chegar a R$ 5,77 bilhões. Entre os alvos estão Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e seu cunhado, o pastor e empresário Fabiano Zettel.

Zettel é ligado a fundos da Reag Investimentos que compraram participação no resort Tayayá, no Paraná, empreendimento que teve como principais acionistas familiares do ministro Toffoli.

Procurados, Toffoli, seus irmãos, a administração do resort e a Reag não se manifestaram. Zettel afirmou que deixou o fundo em 2022 e que ele foi liquidado em 2025. A defesa de Vorcaro disse desconhecer os negócios dos fundos citados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Dilma multiplica 300 milhões de dólares a 5 reais e diz que vai dar mais ou menos 900 milhões de reais

Durante a cerimônia no Palácio do Planalto para a assinatura do contrato do primeiro hospital inteligente público do Brasil, a ex-presidente Dilma Rousseff chamou atenção ao errar a conversão do valor do investimento, em um cálculo totalmente errado.

O acordo prevê US$ 320 milhões para a construção do Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI), em São Paulo, mas Dilma afirmou que o valor equivaleria a R$ 900 milhões — enquanto, na cotação correta, o montante seria cerca de R$ 1,65 bilhão.

Atual presidente do Banco do BRICS (NDB), Dilma participou do evento ao lado de Lula e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O hospital terá investimento total de R$ 1,9 bilhão na unidade e R$ 4,8 bilhões na rede nacional do SUS, utilizando inteligência artificial, telemedicina e conectividade digital.

Opinião dos leitores

  1. Aprendeu com a fessôra Fatimá do Teje inaugurado.
    Duas alunas de fazer inveja à escolinha do professor Raimundo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *