Polícia

Com aprovação em queda, Dilma pede que auxiliares divulguem 'marcas' sociais

Com a popularidade em queda, o patrimônio de “gerente” corroído e sob ameaça de uma CPI da Petrobrás, a presidente Dilma Rousseff determinou aos ministros que adotem a estratégia da multiplicação das marcas do governo. A ordem é para que todos os auxiliares, sempre que fizerem discursos públicos, citem programas sociais como Mais Médicos, Pronatec, Prouni, Brasil Sem Miséria e Minha Casa, Minha Vida.

O roteiro de reação deve ser seguido mesmo se o tema da cerimônia não estiver relacionado a esses assuntos e os ministros forem de outras áreas. Pressionada por eleitores que exigem mudanças, como revelou a última pesquisa Ibope divulgada anteontem, Dilma quer destacar que muitosdos programas mencionados hoje por seus adversários são conquistas da administração do PT e representam “só um começo”.

Uma campanha publicitária sobre o Mais Médicos entrará no ar na próxima semana. Para rebater as críticas da oposição de que o governo Dilma investe no “trabalho escravo” de médicos cubanos, a propaganda na TV mostrará como o programa, com cerca de 14 mil novos profissionais, tem mudado a vida dos mais pobres, principalmente no interior. A meta é que, até a Copa do Mundo, o plano dê assistência a 49 milhões de pessoas.

“O principal cabo eleitoral do seu governo é você mesma”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conversa com Dilma, no início do mês. “Os ministros têm que divulgar as ações do governo, dar respostas mais rápidas e traduzir todos esses números para a vida real. Ninguém sabe o que é PIB. A pessoa quer saber o que pode comprar no supermercado, se a vida melhorou ou não.”

Dilma começou a pôr em prática os conselhos de Lula, mas a pesquisa Ibope acendeu a luz amarela no Palácio do Planalto. Embora o senador Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), pré-candidatos ao Planalto, não tenham capitalizado a insatisfação com o governo do PT, Dilma caiu em todos os cenários. A presidente ainda venceria no primeiro turno, se a eleição fosse hoje, mas a desaprovação a seu modo de governar subiu de 43%, em março, para 48% neste mês.

Reduto. Além disso, a pesquisa captou um desejo crescente de mudança. O índice de brasileiros que querem alterações profundas no governo chegou a 68% em abril, segundo o levantamento. O descontentamento com o governo Dilma aumentou muito entre os jovens e também entre tradicionais eleitores do PT, como beneficiários do Bolsa Família. A avaliação negativa da gestão, feita por pessoas que moram na periferia, subiu 11 pontos, passando de 27% no mês passado para 38% agora. São índices próximos ao que Dilma obteve no período posterior aos protestos de junho do ano passado.

O “inferno astral” do governo é atribuído, nos bastidores do PT, a turbulências na economia, com o aumento da inflação, e à “desconstrução” da imagem da Petrobrás, abalada por denúncias de corrupção e sob ameaça de uma CPI no Congresso.

“A oposição continua sendo hipócrita. Nem o mais ingênuo dos políticos vai acreditar que uma CPI transcorrerá de forma técnica e sem contaminação política, principalmente começando em abril ou maio, com prazo de 180 dias, para acabar no período eleitoral”, afirmou o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini.

No Planalto, Berzoini já começou a seguir a recomendação de Dilma para multiplicar asmarcas do governo. “Essa é uma eleição para fazer um debate profundo do que foi o Brasil no passado e do que o Brasil é hoje em termos de desemprego, renda, salário mínimo, Minha Casa Minha Vida, Prouni e Bolsa Família”, insistiu ele.

Para Eduardo Campos, a estratégia indica que o PT vai apostar no “terrorismo eleitoral”, acusando a oposição de querer acabar com programas sociais. “Eles sabem que sabemos fazer. Não podemos ficar sem alternativas nesse debate do presente e do passado”, argumentou o ex-governador, ao formalizar a ex-ministra Marina Silva como vice de sua chapa.

“O problema não é o Brasil; é o governo que está aí”, afirmou Aécio no programa de TV do PSDB, exibido na quinta-feira. O tucano abriu ofensiva contra o PT ao dizer que o governo “não reconhece que a inflação está saindo do controle”.

Economia. Além das previsões de menor crescimento feitas recentemente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e também pelo Banco Central, os juros básicos estão hoje em 11% ao ano, acima do patamar de quando Dilma assumiu o governo, e há risco de racionamento de energia.

A “agenda positiva” da presidente até a Copa, porém, prevê “vacinas” contra as más notícias da economia, com discursos sob medida para estancar a queda de sua popularidade entre eleitores de várias faixas de renda.

 

Estadão

Opinião dos leitores

  1. E assim que os petralhas pensam dos brasileiros e tem razão, são burros e com conversas tolas vão enganar novamente esse povinho fdp… E tome mais 4 anos levando fumo, e eu ficarei rindo de camarote, vendo Petrobras e esse pais de bosta quebrar. Sim bodega Petrobras já quebrou.KKKKKKKK

    1. SRS. ASSESSORES PEÇAS AOS PESQUISADORES QUE SÓ ENTREVISTEM O PESSOAL DO BOLSA FAMILIA, QUE O IBOPE DELA MELHORA, AH SIM, PODE TAMBÉM ENTREVISTAR OS ANALFAS E O PESSOAL QUE TÁ …, PODE DEIXAR PRA LÁ ISSSO JÁ RESOLVE. 'país rico é país sem pobreza" e por que não nossa saúde vai de vento em polpa, a educação nem se fala e a segurança, temos a força nacional, e aí. vai encarar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  2. Xau Dilma!!!!

    Xau PeTralhas!!!!

    É bom aproveitarem bastante os últimos capítulos dessa saga que tanto mal fez ao Brasil e aos brasileiros .

  3. Não há manobra criativa suficiente para esconder o óbvio: o governo Dilma Rousseff é um fracasso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Caso Brenda: Policial Militar forneceu armas para assassinato de advogada e cliente

Foto: Reprodução/Redes sociais

Um policial militar foi detido nesta terça-feira (30) na operação que resultou na prisão de oito suspeitos ligados à morte da advogada Brenda Oliveira, de 26 anos, e de seu cliente, Janielson Nunes de Lima, de 25 anos, ocorrida em janeiro deste ano. De acordo com o delegado Márcio Lemos, diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o agente de segurança foi responsável pelo fornecimento das armas usadas no crime.

As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa ocorrida na sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Segundo o delegado, o crime foi motivado por vingança e planejado por familiares e vaqueiros amigos de João Victor Bento da Costa, de 19 anos, assassinado a tiros em janeiro durante uma vaquejada em Santo Antônio. Janielson Nunes de Lima, cliente da advogada Brenda, era suspeito do assassinato de João Victor. A motivação desse primeiro assassinato está sendo investigada em outro processo em sigilo.

O delegado destacou que a operação conseguiu esclarecer a autoria da morte de Janielson e da advogada. Foram presas oito pessoas ligadas ao cenário do crime, incluindo os executores, os planejadores e os fornecedores do armamento.

Segundo a investigação, o policial militar detido nesta terça-feira (30) — cuja identidade não foi revelada — é apontado como um dos responsáveis pelo fornecimento das armas utilizadas. “O policial militar participou diretamente do crime de dia 22 e temos elementos que ele é quem fornece o armamento para o público”, disse o delegado.

Grupo de extermínio
A apuração descobriu a atuação de um grupo de extermínio atuando na região, rivalizando com uma facção local. A operação resultou na apreensão de mais de 20 armas longas, fornecidas pelo policial militar e utilizadas nos crimes.

Segundo o delegado, ao saber da condução do suspeito à delegacia, os autores do crime se articularam e saíram de suas cidades, principalmente de São José de Mipibu, para irem até Santo Antônio, onde passaram o dia aguardando uma oportunidade para assassinar Janielson.

Advogada e cliente não se conheciam
Segundo o delegado Thiago Batista, que é titular na cidade de Santo Antônio, a advogada Brenda Oliveira não era alvo do grupo de extermínio. A apuração descobriu que ela não conhecia Janielson Nunes de Lima. Os dois se viram pela primeira vez no dia em que foram mortos.

“Na quarta-feira, ele (Janielson) foi encontrado no município de Arez, onde trabalhava em uma feira livre, e foi conduzido à delegacia de Santo Antônio. Ao chegar lá, sua irmã, que estava na cidade, conversou com uma amiga que sugeriu a presença de um advogado para acompanhá-lo, já que ele foi conduzido sem saber exatamente o motivo. Foi então que a advogada Brenda se ofereceu para representá-lo. A Brenda não conhecia Janielson e foi nesse momento, ao procurar um advogado na região, que ele se mostrou disponível e foi até a delegacia para acompanhá-lo”, disse o delegado.

Logo após deixarem a delegacia, os dois foram abordados por duas motos e mortos em uma emboscada.

Fonte: Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

CONSTRUÇÃO DO CAMELÓDROMO DE CEARÁ-MIRIM: PREFEITO JÚLIO CÉSAR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO

Fotos: Cedidas

Serão 88 boxes que vão garantir melhores condições de trabalho e mais mobilidade urbana.

Na manhã de ontem, segunda-feira (29), ocorreu a assinatura da ordem de serviço para a Construção do Camelódromo de Ceará-Mirim, obra que será instalada vizinho à sede da Prefeitura.

Serão construídos 88 boxes, contemplando vendedores de roupas, calçados, acessórios, conserto de celulares, dentre outros serviços.

A obra que será realizada por meio da Secretaria de Habitação e Trabalho com recursos próprios, além de garantir um local mais digno para os comerciantes, também irá desobstruir as vias que interligam os mercados municipais. “A construção do Camelódromo é uma medida essencial para organizar as ruas no entorno do prédio da Prefeitura, garantindo, assim, um espaço digno para os ambulantes e comerciantes informais. Com a instalação da estrutura, será possível concentrar os trabalhadores em um local específico e adequado. Além disso, o novo espaço proporcionará melhores condições de trabalho e valorização da atividade informal. Com a infraestrutura adequada, como boxes padronizados e segurança garantida, os lojistas poderão exercer suas atividades de forma mais organizada e segura”, destacou o gestor municipal Júlio César.

A construção não apenas desobstruirá as ruas próximas à sede do Poder Executivo, como também vai promover uma convivência urbana mais harmoniosa e equilibrada. Trata-se de uma medida que visa a ordenação do espaço público e o fomento da economia local, proporcionando um ambiente mais seguro, limpo e agradável para todos.

O prefeito ressaltou que, assim como as estruturas instaladas em outros locais da cidade, o Camelódromo de Ceará-Mirim tem como intuito ordenar e oferecer um ambiente mais agradável e propício para trabalhadores e clientes. “O objetivo é fazer com que as famílias garantam seu sustento e tenham um incremento na própria renda, em um lugar mais organizado. A Prefeitura segue na parceria com este segmento tão importante para a economia da nossa cidade, que gera emprego, renda e possibilita que milhares de famílias cearamirinenses consigam garantir a sua sobrevivência. Em Ceará-Mirim, o trabalho não para”, concluiu Júlio César.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM / RN
SECOM – Secretaria Municipal de Comunicação Social
Site Oficial: www.cearamirim.rn.gov.br
Instagram: @prefeituracearamirim
Facebook: @PrefeituradeCeará-Mirim

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concurso

Governo abre concurso para 200 vagas temporárias com salário de mais de R$ 8 mil

Foto: Reprodução

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou um concurso público para a contratação de 200 profissionais de TI temporários e com cadastro reserva. A demanda é para atender o programa Startup GOV.BR e quem for trabalhar para o governo terá o salário inicial de R$ 8.300 mensais. As inscrições começam dia 2 de maio e custam R$ 60.

As posições têm carga horária de 40 horas semanais e seguem o regime de trabalho presencial, por padrão, mas, com a possibilidade de home office, batizado pelo governo de teletrabalho.

Precisa ter formação superior

Para conquistar a tão sonhada vaga, é necessário ter formação superior completa nas áreas do conhecimento abaixo, conforme determina o edital publicado no começo desta semana:

-Título de mestre ou doutor nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciência de Dados, Administração Pública, Comunicação, Administração, Ciência da Informação ou Engenharias;
– Deve ter também cinco anos de experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciência de Dados, Administração Pública, Comunicação, Administração, Ciência da Informação ou Engenharias.

Os contratos de trabalho têm duração de 4 anos, com possibilidade de prorrogação, conforme a demanda do ministério.

O trabalho será no programa Startup GOV.BR que tem a finalidade de apoiar iniciativas de transformação digital nos serviços públicos.

Inscrições e data da prova

Os interessados devem se inscrever no site do Instituto AOCP entre os dias 2 e 20 de maio e devem pagar a taxa de inscrição de R$ 60.

Candidatos que têm cadastros no CadÚnico e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde não pagam e mediante pedido de isenção da taxa.

A prova é objetiva, com 70 questões e deve ser aplicada em 30 de junho, sendo realizada em todas as capitais brasileiras, com possível extensão para algumas cidades próximas em caso de alta procura pelo concurso.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Sesap amplia oferta de profilaxias pré e pós exposição ao HIV para todo RN

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual IST/AIDS e Hepatites Virais, alcançou um aumento considerável na oferta de locais de atendimento para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV no Rio Grande do Norte.

Até 2021, a rede de atendimento contava com apenas dois serviços de PrEP no estado, sendo um no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, e outro no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró. Hoje, a rede conta com 20 serviços, localizados em todas as regiões do estado. A oferta de atendimento em PEP passou de 28 serviços em 2021 para 47 serviços atualmente. A expansão melhora o serviço oferecido aos usuários do SUS e fortalece a prevenção contra o HIV no estado.

A enfermeira do Programa Estadual IST/AIDS e Hepatites Virais e referência para as profilaxias PrEP e PEP, Maria Vanessa Nogueira, explica que a expansão dos serviços é um trabalho constante, e que a expectativa é ampliar ainda mais o acesso e a oferta das profilaxias. “A primeira meta já foi alcançada, pois expandimos para todas as regiões do estado, mas nosso trabalho continua, com reuniões, pactuações com municípios, além de capacitações para equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros e farmacêuticos, sendo os profissionais que acolhem, prescrevem e orientam, como também todos aqueles envolvidos no atendimento às pessoas que procuram pelo serviço”.

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um método de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV. A PrEP também é ofertada “sob demanda” quando o indivíduo consegue planejar quando ocorrerão suas relações sexuais. A PrEP é indicada para todas as pessoas que estejam em situação de risco ao HIV, e é útil para quem quer e precisa. Grupos que ainda tem apresentado um maior índice de infecção pelo HIV, tais como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas trans, trabalhadores do sexo, assim como pessoas que têm relações sexuais casuais sem camisinha (sorologia desconhecida) ou com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento, as que fazem uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), e/ou apresentam episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis ou que praticam sexo sob a influência de drogas psicoativas, também são elegíveis para uso da PrEP.

É Importante destacar que a PrEP não é indicada para quem tem o vírus, mas para pessoas que sabem que irão se expor a uma possível contaminação; por isso, é feita após um atendimento qualificado, no qual o profissional de saúde vai direcionar a conduta segundo as particularidades da pessoa que procura o serviço.

“A orientação é que todas as pessoas adotem a prevenção de forma combinada e não se utilizem somente da PrEP, pois embora sua eficácia seja maior que 95%, não é uma profilaxia 100% segura e está fortemente associada à adesão, além de prevenir somente a infecção pelo HIV, não tendo eficácia contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis”, ressalta a enfermeira. Pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal acima de 35 quilos e que estejam em situação de risco ao HIV podem ser elegíveis para receber a PrEP.

Profilaxia Pós-Exposição (PEP)

A PEP é um método de prevenção à infecção pelo HIV, utilizada após uma exposição sexual. É um atendimento de urgência, pois deve ser iniciada no período de duas e até no máximo 72 horas após a exposição, pela relação sexual ou por acidente com material biológico. O medicamento deve ser utilizado continuamente por 28 dias. A PEP é indicada para aqueles que tiveram prática sexual consentida sem uso de preservativo, para casos de rompimento do preservativo, acidente com material biológico ou que foram vítimas de abuso sexual. O Rio Grande do Norte conta com 48 locais de atendimento para a PEP, localizados em 17 municípios. Vale salientar que existem grupos de apoio específicos para casos de violência sexual.

A expectativa do Programa Estadual IST/AIDS e Hepatites Virais é expandir a oferta para mais municípios, além de manter o monitoramento dos serviços e a qualificação das equipes.

Municípios que oferecem PrEP

1-São José de Mipibu
2-Mossoró
3-Riachuelo
4-Ceará Mirim
5-Caicó
6-São Paulo do Potengi
7-Pau dos Ferros
8-Natal
9-Macaíba
10-Parnamirim
11-São Gonçalo do Amarante
12-Extremoz
13-Assu

Municípios que oferecem PEP

1-Santo Antônio
2-São José de Mipibú
3-Mossoró
4-São Miguel do Gostoso
5-João Câmara
6-Ceará Mirim
7-Currais Novos
8-Caicó
9-São Paulo do Potengi
10-Santa Cruz
11-Pau dos Ferros
12-Natal
13-Macaíba
14-Parnamirim
15-São Gonçalo do Amarante
16-Extremoz
17-Assu

Fonte: Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura homologa resultado e confirma empresa que fará engorda de Ponta Negra

Foto: Adriano Abreu

A Prefeitura do Natal homologou, nesta terça-feira (30), o resultado da licitação para o trabalho de engorda da orla da Praia de Ponta Negra e complementação do restante do calçadão até a Via Costeira. O questionamento à licitação foi analisado e rejeitado pelo Executivo. Assim, as licenças para realização da obra, orçada em R$ 73,7 milhões, já podem ter andamento.

O consórcio vencedor da licitação foi das empresa DTA-AJM, que atuam na área de dragagem e têm experiência na área de aterros. A DTA, inclusive, foi a responsável pelo aumento da faixa de areia na praia de Balneário Camboriú. A licitação foi questionada pelo consórcio JDN-Edcon, que foi o 3º colocado no certame. Eles afirmaram que havia 22 irregularidades nos documentos de habilitação dos consórcios DTA-AJM e VAN OORD-COASTAL, sendo 14 atribuídos à empresa vencedora. A Justiça, porém, não acatou a manifestação e extinguiu o processo. No âmbito administrativo, a Prefeitura do Natal também não deu provimento ao questionamento.

Assim, a Prefeitura do Natal estima iniciar a obra num intervalo de três a quatro meses. O motivo é que o cronograma envolve, após a homologação do resultado (que ocorreu nesta terça-feira), a solicitação da Licença de Instalação e Operação e o início da obra propriamente dita, que será, inicialmente, da dragagem e do aterro hidráulico para preenchimento artificial da praia de Ponta Negra. Em seguida, será realizada a complementação do calçadão da orla de Ponta Negra até a Via Costeira.

A engorda

O projeto de engorda está em discussão há vários anos em Natal e consiste no alargamento na faixa de areia da praia, com até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. Atualmente, em situações de maré cheia, bares, barracas e banhistas ficam praticamente impedidos de freqüentar a areia e o mar.

Segundo os estudos feitos pela empresa paulista Tetratech, a obra de engorda da praia será feita a partir de um “empréstimo” de areia submersa trazida de uma jazida da praia de Areia Preta para Ponta Negra. Ao todo, serão utilizados cerca de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia para a engorda.

Os trabalhos contarão com uma draga de sucção e aos poucos será depositada em trechos a cada 200 metros na praia. Após o transporte desse material, será necessária uma terraplanagem com espalhamento, compactação e nivelamento do aterro por meio de tratores.

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Esse projeto vai extinguir o espelho d’água na praia; vai deixar a área de areia mais quente, pois a faixa de areia molhada vai desaparecer, bem como a praia não terá mais ondas, portanto, não será mais um.local para a prática de surf. O que hoje ainda é natural vai dar lugar a uma praia artificial, com marolas à beira-mar, tal qual se vê nas praias de Dubai. O tempo dirá quem está com a razão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Fátima anuncia que vai pagar R$ 500 mil em emendas em maio; oposição não concorda e pede o dobro

Foto: João Gilberto / ALRN

O líder do Governo Fátima na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Francisco do PT, anunciou nesta terça-feira (30) que a gestão estadual vai pagar, até o fim do mês de maio, R$ 12 milhões em emendas parlamentares de 2024.

Como são 24 deputados estaduais ao todo, com a divisão cada um deverá ser contemplado com apenas R$ 500 mil. O valor corresponde a apenas 15% do valor total de emendas a que cada deputado tem direito no Orçamento anual: R$ 3,5 milhões.

O anúncio ocorre após o líder da oposição, Tomba Farias (PSDB), afirmar que iria dificultar a tramitação de projetos de interesse da governadora Fátima Bezerra (PT) na Assembleia enquanto não fosse apresentado um calendário para pagamento dos recursos.

Francisco do PT reconheceu que o valor é reduzido, mas ressaltou este é o valor que o Governo do Estado consegue pagar no momento, porque tem outros compromissos financeiros. A definição aconteceu após reunião dele nesta segunda-feira (29) com os secretários Carlos Eduardo Xavier (Fazenda), Raimundo Alves Júnior (Casa Civil), Adriano Gadelha (Gestão e Projetos Especiais).

“Na condição de líder, a gente ainda está conversando para ver se tem alguma margem. Mas a situação financeira do Estado não é boa. Dizem que o Estado bateu recorde de arrecadação em ICMS. O problema é quanto o Estado está deixando de arrecadar por conta da alíquota-modal, que caiu para 18%. A turma ressalta que a arrecadação cresceu, mas não fala da despesa, que também cresceu”, afirmou Francisco do PT à 98 FM.

“O governo só pode fazer aquilo que é possível dentro das suas possibilidades financeiras”, acrescenta.

Sobre as emendas de 2023 que ainda estão pendentes, Francisco do PT ressaltou que um relatório está sendo feito e que a situação será discutida com cada deputado que ainda tem emendas para serem pagas.

Oposição reclama

Procurado pela 98 FM, o deputado Tomba Farias afirmou que a oposição não concorda com o calendário apresentado pelo governo. Ele defende que o governo libere o pagamento de R$ 1 milhão em maio e mais R$ 1 milhão em junho, deixando o restante para depois do período eleitoral.

“A gente não aceita, não vamos aceitar. Vamos sentar para discutir o que fazer”, afirmou Tomba Farias.

Em entrevista à 98 FM na semana passada, Tomba Farias disse que o atraso no pagamento das emendas pode ser uma estratégia do governo para dificultar a participação dos deputados de oposição nas eleições municipais. Isso porque a maior parte dos recursos é para as prefeituras, especialmente para a saúde.

O líder da oposição cobrou que o governo pague pelo menos metade das emendas de 2024 (mais o que falta de 2023) até 6 de julho – prazo máximo para liberação de emendas antes da eleição municipal, marcada para 6 de outubro.

“O governo está levando com a barriga que é para pagar o menos possível, para aliviar o fluxo do seu caixa. No meu entender, é para pegar o povo da oposição, que já não tem nada, e deixar sem nada. Tem que se pagar pelo menos 50%, 45% das emendas até julho. O resto, eu concordo que pode ficar para quando passar o período eleitoral. O que não pode é não pagar e ficar assim, sem calendário”, afirmou o deputado.

Ele disse, ainda, que o governo pode ter problemas na Assembleia Legislativa caso não anuncie um calendário para pagamento das emendas antes de julho.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem é morto a tiros em via pública no bairro Macarrão, em Mossoró

Foto: Reprodução

Um homem, identificado como Westony Santiago, foi morto durante as primeiras horas desta terça-feira (30). O crime aconteceu na Rua José Nilson Fernandes, na localidade conhecida como Macarrão, no Bairro Aeroporto II, em Mossoró, na região Oeste.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo enquanto caminhava. Westony não resistiu e morreu no local do crime.

Ainda não se sabe a motivação e autoria da ação criminosa. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investigará o caso.

Fonte: Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Natal deixa artistas locais sem pagamento há quase 6 meses

Foto: Reprodução

A cena cultural de Natal, está sofrendo um golpe devastador com mais uma constatação de que a prefeitura do Natal está em atraso com os pagamentos aos artistas locais por quase seis meses. Músicos potiguares, cujo trabalho é vital para manter viva a rica tradição musical da região, estão enfrentando dificuldades financeiras significativas devido à falta de pagamento.

A situação é especialmente preocupante porque muitos desses artistas dependem inteiramente de seus shows e apresentações para sustentar suas famílias. Com a pandemia já afetando gravemente a indústria do entretenimento, o atraso nos pagamentos agrava ainda mais a crise financeira enfrentada por esses profissionais.

Em entrevistas recentes, vários músicos expressaram sua frustração e preocupação com a situação. Alguns relataram ter enfrentado dificuldades para pagar contas básicas, como aluguel e alimentação, enquanto aguardam o pagamento pelo seu trabalho.

O impacto vai além dos músicos individuais; equipes de produção, técnicos de som, pessoal de apoio e suas famílias também estão sendo afetados por essa falta de pagamento. O atraso nos pagamentos não só prejudica a sustentabilidade financeira desses profissionais, mas também ameaça a rica diversidade cultural que Natal tem a oferecer.

Diante dessa crise, os músicos natalenses estão pedindo urgentemente ao prefeito Álvaro Dias e ao secretario Dácio Galvão que tomem medidas imediatas para resolver essa questão e garantir que os artistas locais sejam devidamente remunerados pelo seu trabalho. A espera de quase seis meses é insustentável e exige uma resposta rápida e eficaz das autoridades municipais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Familiares de presos do RN protestam na Governadoria: “Nossos entes queridos estão com fome”

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

 

Familiares de presos custodiados no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte realizam, na manhã desta terça-feira (30), um protesto em frente à Governadoria do Estado, no Centro Administrativo, cobrando melhores condições para os detentos.

O ato é realizado por um grupo de cerca de 20 pessoas, que levaram cartazes e faixas com frases como “Preso tem família” e “Chega de opressão no sistema prisional”.

Antes do ato na porta da Governadoria, as famílias fizeram uma caminhada pela Avenida Senador Salgado Filho. Os manifestantes tentaram entrar no Centro Administrativo, mas os portões foram fechados pelos seguranças.

De acordo com os parentes, os presos estão sendo submetidos a condições degradantes nos presídios potiguares. Eles reclamam de alimentação precária e falta de acesso a medicamentos e materiais de higiene.

“Estamos em um protesto pacífico lutando pelos direitos dos nossos familiares. Nós queremos medicação, que os presos tenham acesso a alimentação digna, que sejam ressocializados. Chegamos na visita e nossos entes queridos estão com fome, desidratados, sem medicação. Os materiais de higiene, chega para uns, para 50 falta. O momento da visita é cada 30 dias, 2 horas, só de relato triste”, disse uma mulher que não se identificou, em entrevista ao Via Certa Natal.

Os manifestantes também reclamam da conduta dos policiais penais e dos gestores da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). “Os presos são seres humanos, são nossos parentes. Vários saem mortos por negligência médica. O sistema está criando verdadeiros monstros”, afirmou a mesma mulher.

Procurada, a Seap informou que a Ouvidoria da Secretaria está recebendo as queixas dos familiares e vai apurar as denúncias.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. E os que estão órfãos dos que foram mortos por esses que estão presos que não têm assistência devida pelas autoridades.

  2. Quem mandou seus entes presos entrarem na vida do crime? E agora querem todas as regalias? É o direito dos manos….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

O que é “vampiro facial”, procedimento estético que causou infecção por HIV

Foto: Reprodução

Três mulheres que se submeteram ao “vampiro facial” em um spa, agora fechado, no Novo México, nos Estados Unidos, e foram diagnosticadas com HIV seriam os primeiros casos documentados de pessoas que contraíram o vírus após tratamentos cosméticos com agulhas, de acordo com o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), do país.

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, que pode ser transmitido através do contato sexual desprotegido com uma pessoa infectada. A infecção também acontece através do compartilhamento de agulhas com uma pessoa infectada, transfusões de sangue de pessoas que possuem o vírus ou de uma mãe infectada que transmite a doença para seu bebê.

O que é um “vampiro facial”?

Também conhecido como tratamento facial de proteínas ricas em plasma, o “vampiro facial” consiste em injetar plasma na pele do rosto usando uma ferramenta de caneta de microagulhas. Esse plasma, normalmente, vem do sangue do próprio paciente.

Quando realizado de forma segura e adequada, este tipo de tratamento — promovido para rejuvenescer o rosto — não deveria expor os clientes a nenhuma infecção transmitida pelo sangue.

Quando, então, há risco? As infecções podem ocorrer se as pontas das microagulhas ou seringas forem reutilizadas, ou se o sangue de outro paciente for usado para realizar o tratamento facial, por exemplo.

Segundo os CDC, não havia sido documentada previamente a transmissão de HIV por serviços de injeção cosmética através de sangue contaminado. “No entanto, a transmissão do HIV através de práticas de injeção não estéreis é um risco conhecido”, esclarece o relatório dos CDC.

“A investigação de múltiplas infecções por HIV entre pessoas sem fatores de risco de HIV conhecidos que receberam plasma rico em plaquetas com microagulhas (tratamentos faciais de vampiro) em um spa não autorizado de Novo México revelou uma provável transmissão do HIV associada a esses serviços de injeção cosmética”, acrescenta a publicação.

O spa fechou em 2018 depois que uma inspeção estadual encontrou práticas inseguras que poderiam resultar em infecções transmitidas pelo sangue aos clientes.

Em junho de 2022, o proprietário do spa se declarou culpado de cinco crimes graves por praticar medicina sem licença, disse então o Departamento de Saúde.

Em seu relatório, o CDC considera que “exigir práticas adequadas de controle de infecção em instalações de spa que oferecem serviços de injeções cosméticas pode ajudar a prevenir a transmissão do HIV e de outros patógenos transmitidos pelo sangue”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *