Com estoques em níveis baixos, Hemonorte convoca população para doação de sangue

Os estoques de sangue do Hemonorte encontram-se em níveis baixos, tanto no Hemocentro de Natal, quanto nos de Mossoró e Caicó. Na semana passada, em Natal, a média era de 600 bolsas de sangue por dia, sendo o total necessário para esse período de 800 bolsas/dia, número que sobe para 1.000 bolsas/dia, durante a realização de grandes eventos.

Segundo a diretora do Hemonorte, Linete Rocha, os estoques estão baixos devido ao período de férias e veraneio, quando muitos dos doadores deixam de comparecer aos hemocentros. Ao mesmo tempo, durante o período de festas de fim de ano, houve, como de costume, um aumento da demanda por sangue.

Diante desse quadro, Linete Rocha, faz um apelo à população, chamando a atenção para a importância da doação: “doar sangue é um compromisso social e, antes de tudo, um ato de amor, porque permite àqueles que precisam de sangue manterem-se vivos”.

Requisitos básicos para doar sangue:

Estar bem de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos – jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais;

Pesar no mínimo 50 Kg;

Não estar em jejum. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).

Locais para doação de sangue em Natal:

Sede – Avenida Alexandrino de Alencar, 1.800, Tirol, de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h;

Unidade Móvel – Centro, em frente à Catedral Metropolitana, segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h;

Posto de Coleta da Zona Norte – Centro Cultural de Natal. Avenida João Medeiros Filho, Potengi, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h.