Comissão da Verdade da UFRN lança relatório nesta quarta-feira; mortes de alunos e perseguição

Parte da história de preconceito ideológico, perseguição, tortura e cassação de direitos políticos de integrantes da comunidade universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) durante o regime militar no país virá à tona nesta quarta-feira, 14, pela manhã, conforme publicação do Relatório da Comissão da Verdade da Instituição.

Organizada pelo presidente da Comissão, o professor aposentado Carlos de Miranda Gomes, a obra publicada pela Editora da UFRN (EDUFRN) será lançada às 9h da manhã no Auditório da Reitoria, no Campus Central, em Natal, em solenidade aberta ao público.

Entre as atividades, está a aposição de uma placa alusiva aos integrantes da comunidade universitária da UFRN vítimas de violação de direitos humanos, além da placa simbólica à extinta Assessoria de Segurança e Informações (ASI) da UFRN.

Relatório

Em quase três anos de trabalho, oito pessoas da Comissão da Verdade da UFRN se dedicaram a “efetivar o direito à memória e à verdadeira história e apurar as violações praticadas contra os professores, servidores técnico-administrativos e estudantes no âmbito da UFRN durante os anos 1964-1985”, conforme coloca o professor Carlos Gomes na introdução da obra.

As 489 páginas ilustradas com provas documentais evidenciam fatos praticados contra esse segmento da sociedade potiguar. A documentação produzida está sob guarda do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (DHI/CCHLA) até a organização do Memorial.

Mais informações sobre o evento, contatar a secretária executiva da Comissão da Verdade da UFRN, Kadma Lanúbia da Silva Maia, pelos telefones (84) 3342-2317, ramal 119 e (84) 99224-0007.

Com informações da UFRN

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Maurício Giovani disse:

    Me esqueci de dizer que a verdade verdadeira é que os funcionários federais ficaram tão satisfeitos com um grande aumento de pouco mais de 10% a partir de 2016, que, acabaram com a valentia de outrora, colocaram a viola dentro do saco e encerraram a greve caladinhos da Silva.

  2. Maurício Giovani disse:

    A verdade verdadeira é que Fidel e Che fuzilaram mais de 100 mil cubanos.
    A verdade verdadeira é que o Brasil apoia a ditadura de Maduro e fechou os olhos contra as atrocidades que aquele demente está cometendo contra o povo venezuelano.
    A verdade verdadeira é que, nem a OAB do Brasil, nem a OEA estão nem aí contra tais violações. Estão mais preocupadas com Amarildo.
    A verdade verdadeira é que o povo da esquerda só gosta de eleger como heróis, bandidos, psicopatas e assassinos da qualidade de Che Guevara, Stálin, Lênin, Fidel Castro e outra legião de figuras humanas que estão condenadas ao lixo da História.
    A verdade verdadeira é que, discutir com um esquerdopata é o mesmo que convencer um maconheiro a deixar de fumar maconha ou mesmo, tentar fazer um corno convencido deixar de ouvir as músicas de Bartô Galeno.

  3. charles disse:

    A verdade verdadeira é que esse Luciano é mais um alienado por "esse partido de santos injustiçados". kkkkkkkkkk. Homi você está em extinção. kkkkkkkk

  4. Assim como você, só mais um servo do império disse:

    Luciano, li somente verdades verdadeiras.

  5. Eduardo Jr disse:

    A verdade verdadeira é que ninguém foi torturado no RN, nem mesmo cascudo eles levaram.

  6. Luciano disse:

    A verdade verdadeira é q a desigualdade social caiu como nunca nos últimos 12 anos!
    A verdade verdadeira é q não há mais saques e fragelados no sertão nordestino mesmo com uma das maiores secas do século!
    A verdade verdadeira é q o Brasil saiu do mapa da fome, mal muito comum no Brasil até 2002!
    A verdade verdadeiro é q No RN foram construídos 16 escolas tecnicas, de 1500 até 2002 fora duas!
    A verdade verdadeira é q nunca o país viu tanto puderoso preso e nunca se combateu corrupção como agora!
    A verdade verdadeira é q nao há mais o engavetador geral da República, figura muito comum nos governos tucanos!
    A verdade verdadeira é q nem os militares apoiam os fascistas
    A verdade verdadeira é q apanhar 4 vezes em 4 eleições seguidas deve ser bem sofrível, carvalho q o diga!

  7. Carvalho disse:

    A verdade verdadeira é a que os brasileiros conhecem hoje sobre os governos de esquerda, principalmente o do Brasil.

COMENTE AQUI