31/12: 08h às 18h
01°/01/2012: Lojas totalmente fechadas
Centro:
Riachuelo:
30/12 e 31/12 – 08h às 18h
01°/01/2012: Lojas totalmente fechadasLojas Americanas:
30 e 31/12 – 08h às 18h
01°/01/2012: Lojas totalmente fechadas
C&A:
30/12 e 31/12 – 08h às 18h
01°/01/2012: Lojas totalmente fechadas
Zona Norte
Dia30/12 e 31/12: funciona até as 20h
01°/01/2012: Lojas totalmente fechadas
Natal Shopping
31 de dezembro – 10h às 18h
01 de janeiro – Shopping Fechado
Natal Norte Shopping
30 de dezembro – 10h às 22h
31 de dezembro – 10h às 19h
01 de janeiro – fechado
Praia Shopping
30/12 – 10h às 22hs
31/12 – 10h às 19h
01/01/2012 – Funciona somente praça de alimentação a partir das 11h
Shopping Cidade Jardim
30/12 – 09h ás 21h
31/12 – 10h às 19h
Via Direta
30/12 – 09h às 21h
31/12 – 09h às 18h
01 de janeiro – fechado
Shopping Midway Mall
30/12 – 10h às 22 h
31/12 – 10h às 19h
1º de janeiro de 2012 (feriado): funciona apenas o Cinemark. Lojas estarão fechadas, inclusive Praça de Alimentação.
Supermercados 30/12: funcionam até 22h
31/12: funcionam até às 20h.
01°/01/2011: Lojas totalmente fechadas.
Bancos
Fecham 30 e 31, voltam a funcionar apenas no dia 2 de janeiro de 2012
O ex-presidente Jair Bolsonaro deu entrada no hospital DF Star, em Brasília, na manhã deste sábado (16), para a realização de exames médicos. Ele está em prisão domiciliar preventiva desde a semana passada, e a ida à unidade foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a defesa, o médico responsável solicitou nove procedimentos, entre eles exames de sangue e urina, endoscopia e ultrassonografia de próstata. A previsão é de que as avaliações durem entre seis e oito horas.
Em petição enviada ao STF, os advogados informaram que os exames foram pedidos para acompanhamento de tratamento em curso e para investigar sintomas de refluxo, crises de soluço persistentes e episódios de falta de ar.
Bolsonaro tem relatado piora do quadro clínico nos últimos dias. Aliados e familiares apontam que ele voltou a apresentar crises frequentes de soluços e dificuldades respiratórias, atribuídas a uma esofagite decorrente de cirurgia abdominal feita em abril. Um dos médicos relatou que, na última quarta-feira, o ex-presidente chegou a ter dificuldade para completar frases. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho, afirmou que a situação se agravou desde o início do cumprimento da prisão domiciliar.
Além de questões médicas, pessoas próximas relatam alterações no humor do ex-presidente. Na semana passada, Bolsonaro teria apresentado episódios de choro ao comentar a restrição de contato com o filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos Estados Unidos e também é alvo de investigação da Polícia Federal.
Nesse período, Bolsonaro recebeu visitas de parlamentares aliados e do empresário Renato Araújo, além da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tem assumido papel de interlocução política dentro do PL, diante das restrições impostas ao marido, e se reúne diariamente com dirigentes na sede do partido.
Na próxima semana, o ex-presidente deve receber visitas de dirigentes do PL autorizadas por Moraes, entre eles o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, o vice-presidente da Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), e o secretário-geral do partido, senador Rogério Marinho (PL-RN).
Durante o Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Norte, realizado na noite de sexta-feira (15), a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) destacou a trajetória política da governadora Fátima Bezerra, afirmando que ela “fez história” à frente do governo estadual.
Em seu discurso, Bonavides também comparou a trajetória da governadora com a de Lula, destacando semelhanças entre os dois. “Fátima tem uma coisa muito igual a Lula”. O evento reuniu lideranças do partido, militantes e representantes de movimentos sociais.
A governadora Fátima Bezerra dançou na noite dessa sexta-feira (15), com grande festa do partido que deixou a Arena das Dunas vermelha. Em seu vídeo publicado nas redes sociais, ela desejou vida longa ao PT.
Enquanto isso, desde o dia 30 de julho que sete leitos de UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, referência em pediatria de média complexidade no Rio Grande do Norte, estavam bloqueados por falta de insumos básicos.
Entre os itens em falta estavam tubos orotraqueais, medicações para recém-nascidos e cateteres, comprometendo a assistência neonatal e pediátrica.
A situação deu um alento de resolução após decisão da Justiça Federal, que fixou o prazo de 48 horas para reabertura dos leitos e exigiu um plano de manutenção dos atendimentos em até 30 dias.
Já a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) solicitou requisitionamento administrativo de insumos junto a empresas privadas. Além disso, quatro hospitais e a Secretaria de Saúde da Paraíba colaboraram cedendo materiais emergenciais.
Graças a essas medidas, os sete leitos de UTI foram reativados na tarde dessa sexta (15), totalizando novamente os 20 leitos disponíveis para atendimento pediátrico e neonatal.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado (16) que, após a cúpula no Alasca com seu colega russo, Vladimir Putin, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, irá ao Salão Oval em Washington na tarde de segunda-feira (18).
“Se tudo der certo, agendaremos uma reunião com o presidente Putin”, disse Trump em uma publicação no Truth Social.
“A melhor maneira de acabar com a terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é ir diretamente para um acordo de paz, que acabaria com a guerra, e não um mero acordo de cessar-fogo”, disse ele
Zelensky, afirmou que vai se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, na próxima segunda-feira (18), após “longa e substancial conversa” com Trump. Ele ainda declarou que planeja se encontrar com líderes europeus para discutir a cúpula do Alasca.
“A Ucrânia reafirma sua disposição de trabalhar com o máximo empenho para alcançar a paz. O presidente Trump informou sobre seu encontro com o líder russo e os principais pontos da discussão. É importante que a força dos Estados Unidos tenha impacto no desenvolvimento da situação”, disse Zelensky em um comunicado neste sábado (16) – o primeiro desde o encontro no Alasca, do qual foi excluído.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que um trecho da Avenida Boa Sorte, na altura do cruzamento com a Rua Couto Magalhães, Zona Norte de Natal, ficará interditado nesta segunda-feira (18), das 7h às 17h, por causa de uma obra da Caern.
Durante a interdição, algumas linhas de ônibus vão circular por rotas alternativas:
Linhas N-07 e N-27
• Sentido Mirassol → Ribeira: seguem normalmente até a Av. Industrial (Terminal), depois passam pela Av. Maranguape e Rua Sagrada Família, retornando à Av. Boa Sorte.
• Sentido Terminal: passam pela Av. Boa Sorte e seguem pelas avenidas Miguel de Cervantes e Maranguape, voltando ao percurso normal pela Av. Industrial.
Linha 600
• Sentido Santa Catarina: segue normalmente até a Av. Santarém, depois acessa a Rua Sagrada Família e retorna à Av. Boa Sorte.
• Sentido Parque dos Coqueiros: passa pela Av. Boa Sorte, segue pelas avenidas Miguel de Cervantes e Maranguape e volta ao itinerário habitual.
A STTU orienta que os passageiros fiquem atentos às mudanças e lembra que dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 156, do Alô STTU.
Mirando o pleito de 2026, quando pretende concorrer à reeleição, o presidente Lula tem acompanhado com lupa a escolha dos cargos para a nova direção de seu partido, o PT.
Segundo apurou a coluna do Igor Gadelha, o chefe do Palácio do Planalto tem participado ativamente da montagem da nova direção da legenda junto ao novo presidente da sigla, Edinho Silva.
Na sexta-feira (15), por exemplo, Lula recebeu em Brasília, fora da agenda, Eden Valadares, um dos principais cotados para chefiar a Secretaria de Comunicação do PT, um dos cargos mais importantes do partido.
Como a coluna noticiou, Valadares é pupilo do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). O dirigente já coordenou campanhas política de Wagner e do atual ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Na conversa com Valadares, Lula afirmou que tem conversado com outros nomes cotados para cargos importantes no PT. O petista está preocupado em formar um “time coeso” para ajudá-lo nas eleições de 2026.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse há pouco que o mundo vive uma “turbulência desnecessária” com as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Eu não posso admitir que um presidente de um país do tamanho dos Estados Unidos possa contar a quantidade de inverdades que ele tem contado sobre o Brasil. O Brasil não é um País rico. O Brasil não tem o PIB que tem os americanos, o Brasil não tem o PIB da China. Mas nós temos um povo que merece respeito”, declarou.
As falas foram feitas em cerimônia de inauguração da fábrica da chinesa GWM (Great Wall Motor), em Iracemápolis (SP). De acordo com o Palácio do Planalto, a fábrica vai gerar mil novos postos de trabalho no Brasil até o fim do ano.
Lula ainda exaltou a capacidade de negociação do Brasil. “O Brasil gosta de negociar. Se tem uma coisa que o Brasil está fazendo é negociar”, disse. Ele elogiou o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, que está à frente das tentativas de diálogo com os EUA. “Foi governador de São Paulo por 16 anos, sabe negociar e respeita as pessoas”, afirmou.
O presidente ainda destacou dados sobre a relação comercial entre Brasil e China. “É importante que as pessoas saibam que o comércio do Brasil com a China hoje é simplesmente o de US$ 160 bilhões contra US$ 80 bilhões do comércio nosso com os Estados Unidos. É importante que vocês saibam porque nós criamos os BRICS. É porque nós estávamos cansados de sermos tratados como países do terceiro mundo”, declarou.
Lula repetiu que, no Brasil, é preciso ter estabilidade política para garantir a estabilidade econômica. “A primeira coisa que a gente tinha que oferecer a quem a gente quisesse convencer a vir ao Brasil era uma coisa simples, chamada estabilidade política”, afirmou.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva trabalha para estreitar os laços com o agronegócio brasileiro, motivado pela queda no preço dos alimentos (leia mais abaixo) e pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A avaliação da gestão petista é que a relação com a área — tradicionalmente próxima à direita e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — pode se beneficiar da correlação entre as taxas aplicadas pelos EUA e a atuação da família Bolsonaro.
Fontes palacianas informaram ao R7 que o momento é de “investir” na ligação com o agro. Ao anunciar a taxa de 50% aos produtos brasileiros, Trump argumentou que um dos motivos é a suposta “perseguição” enfrentada por Bolsonaro — réu no STF (Supremo Tribunal Federal), inelegível até 2030 e em prisão domiciliar.
Desde o anúncio de Trump, o governo brasileiro trabalha para reduzir os impactos da tarifa. As negociações são lideradas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que tem se reunido com os setores mais afetados pelo tarifaço — o que inclui áreas do agronegócio, como carne bovina, café, pescados e mel.
O Executivo enxerga divisão no setor. Na avaliação do Planalto, há quem mantenha a defesa ferrenha a Bolsonaro, apesar da relação feita por Trump entre o tarifaço e o ex-presidente.
A expectativa do governo é usar a insatisfação do grupo com Bolsonaro — mesmo que não seja total — para impulsionar os laços de Lula com o agro.
Outros setores
Além do agro, a decisão do governo americano forçou a aproximação entre outros setores ligados a Bolsonaro e o governo Lula.
Foi o caso da indústria armamentista. A empresa de armas Taurus, que vende 85% dos itens fabricados no Brasil para os EUA, precisou se reunir com Alckmin para discutir o tarifaço.
Em entrevista a um portal gaúcho, um representante do setor chegou a chamar a taxa de Trump de “tragédia” e “praticamente um embargo comercial”.
Custo da comida
Em julho, pelo segundo mês consecutivo, alimentos e bebidas tiveram queda de preços, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no início desta semana.
A última redução foi de 0,27%, como mostrou o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medidor oficial da inflação do país.
O preço da comida preocupa o governo de Lula desde o início do ano, quando o alto custo refletiu-se nos índices de popularidade do presidente — em fevereiro, a aprovação atingiu o menor nível dos três mandatos do petista.
O técnico Carlo Ancelotti incluiu o atacante Neymar, do Santos, na lista larga que será enviada pela CBF à Fifa até domingo. Em boa fase no clube, o astro deve retornar à seleção brasileira no dia 25.
Ancelotti chamará os jogadores para os jogos contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias, no Maracanã, e em La Paz. Será a despedida do Brasil do torneio, já classificado para a Copa de 2026.
Depois, a CBF vai organizar amistosos contra seleções da Ásia, África e Europa. segunda-feira (18), onde se reúne com Lula, como parte dessa aproximação com a direita. No caso da Argentina, apesar de não haver aproximação com Javier Milei, o Brasil está comprando gás do país.
O governo brasileiro encara o tarifaço e as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil como uma tentativa de “mudança de regime” e acredita que as ações de presidente Donald Trump não se restringem a pressão sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo STF (Supremo Tribunal Federal), marcado para setembro.
Para uma fonte do Planalto, as ações de Trump visam a influenciar o processo eleitoral brasileiro. Nessa visão, a ideia do governo americano é garantir que exista um candidato com afinidade ideológica com Trump na cédula eleitoral da eleição presidencial do Brasil em 2026.
O governo brasileiro também acredita que, caso haja vitória do presidente Lula (PT) no ano que vem, haverá questionamento da legitimidade da disputa no Brasil por parte de Trump. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) vem afirmando há meses que, se Bolsonaro não estiver na cédula, os EUA não vão reconhecer a eleição no Brasil.
O Planalto vê um movimento dos EUA de reafirmar a América Latina como seu quintal. Além de pressionar pela absolvição de Bolsonaro no julgamento do STF e criticar a prisão do ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe (de direita), Washington manifestou apoio à prisão da ex-presidente Cristina Kirchner (de esquerda) na Argentina.
No final de julho, o nomeado de Trump para ser o próximo embaixador americano na Argentina, Peter Lamelas, afirmou que Cristina deveria “receber a justiça que merece”. “Se ela não fosse política, estaria na prisão. Ela está em prisão domiciliar por algum tipo de favoritismo político”, afirmou.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, saiu em defesa de Uribe, dizendo que seu único crime foi “lutar e defender incansavelmente sua pátria” e acusou o Judiciário de ser “instrumentalizado” por “juízes radicais”.
Uma das estratégias do governo brasileiro para não ficar isolado na América do Sul, para evitar um “grupo de Lima” contra o Brasil, como afirmam integrantes do governo, é criar vínculos com governos de direita na região. O grupo de Lima foi formado em 2017 com chanceleres de países com governos de direita e centro-direita da região que pressionavam pela saída do ditador Nicolás Maduro do poder na Venezuela e apoiavam o opositor Juan Guaidó.
Fontes apontam para a visita do presidente de centro-direita do Equador, Daniel Noboa, a Brasília na segunda-feira (18), onde se reúne com Lula, como parte dessa aproximação com a direita. No caso da Argentina, apesar de não haver aproximação com Javier Milei, o Brasil está comprando gás do país.
Com a Unasul extinta e a Celac bloqueada, o Brasil quer usar o Mercosul e a OTCA para discutir temas que podem unir a região, como mudança do clima e cooperação energética.
Além disso, Lula vai continuar com seu movimento de aproximação com países afetados pelas tarifas de Trump. Nesta semana, ele irá conversar por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Friedrich Merz, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Comente aqui