Política

Conheça a história do primeiro deputado cego do Congresso

No primeiro discurso, o deputado Felipe Rigoni foi ouvido e depois aplaudido pelos colegas. Foto: Alexsandro Loyola/Câmara dos Deputados

Felipe Rigoni ficou cego aos 15 anos de idade. Nos anos seguintes, reaprendeu a viver. Descobriu que para sobreviver, teria que enxergar com os olhos dos outros. Aprendeu braile, mas prefere áudio. Sabe andar de bengala, mas não gosta. Não conseguiu se adaptar a um cão-guia. Diz que é um “cego ruim”.

“E como eu fiz? Pedindo ajuda. Para as pessoas. Pra gente. Igual a papagaio. De ombro em ombro. Eu ia pedindo ajuda e elas iam me ajudando. E isso me permitiu me aproximar mais das pessoas. E aprender muito”.

De fato, no nosso encontro, o deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES), o primeiro cego a chegar ao parlamento brasileiro, mostrou desenvoltura ao circular pelos corredores da Câmara dos Deputados apoiado no ombro de sua chefe de gabinete Ingrid.

Bem articulado, Felipe anda rápido, e chega a ser difícil acompanhar o seu ritmo. Tem tanta facilidade de interagir, que olha nos olhos do interlocutor. Conversou com o R7 em movimento, do gabinete no anexo IV até o estacionamento, no carro indo para o Aeroporto e no saguão, do balcão da companhia aérea até o portão de embarque, onde embarcaria para Vitória (ES).

Na véspera da nossa conversa, na quarta-feira (20), o parlamentar de 27 anos fez o seu primeiro discurso na tribuna do plenário. Calou os presentes com a sua história e com o que pensa da política. Contou que o seu ponto de virada após ter ficado cego foi uma conversa com o pai, que disse que ele tinha uma escolha. “Eu não entendi inicialmente. Como eu tinha escolha, se eu estava ficando cego? Mas depois consegui perceber que eu tinha uma escolha, que era a escolha da atitude. E foi isso que norteou esse processo. Sempre quando tenho um dilema da vida para resolver me vem esse momento”.

O processo a que Felipe se refere foi o caminho que trilhou até a política. Antes de ser eleito deputado federal, ele se formou em Engenharia da Produção na Universidade Federal de Ouro Preto como um dos destaques da turma. Se tornou líder nacional do movimento Empresa Júnior, participou da fundação Acredito, movimento suprapartidário de renovação política, fez mestrado em políticas públicas em Oxford e foi bolsista do programa RenovaBR.

Todo o sucesso, segundo ele, só foi possível por ter aprendido a se cercar de pessoas: “Todos os objetivos que eu alcancei, apesar de estar sempre à frente, sempre tinha uma galera comigo. Inegável. Como na minha campanha. Além de equipe sensacional, eram 3.000 voluntários. Meu mestrado, se eu não tivesse gente me ajudando, não teria feito”.

O apoio começou em casa.

“Meus pais são os grandes responsáveis por esse tipo de atitude que eu tenho porque eles nunca me esconderam. Que é comum para pais de deficientes. Meus pais me mandavam com os meus amigos pra show, aos 16 anos de idade, logo depois de eu ter ficado cego. Me incentivaram a ir para Ouro Preto, mais longe deles. Isso foi fundamental”.

No Congresso Nacional, vinte dias depois do início do ano legislativo, o deputado, apesar de iniciante, apresentou quatro propostas legislativas, e irá integrar duas comissões: a de Finanças e Tributação e Educação e Ciência e Tecnologia. É vice-líder do seu partido.

“A minha expectativa era que eu estaria patinando mais do que estou. É lógico que é muito complexo. Me orgulho de que até agora eu sempre soube o que estava acontecendo, influenciando o voto de outros parlamentares, discutindo e sendo influenciado também. Mas é muito fácil se perder. Até com dois ou três assessores do seu lado, prestando mais atenção do que você, inclusive”.

Para conseguir dar conta do trabalho legislativo, Felipe estuda os assuntos e discute com assessores e consultores externos, especialistas, muitas vezes voluntários.

“Fiz algumas emendas à MP da criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Foi o Instituto de Tecnologia e Sociedade, capitaneado pelo Ronaldo Lemos, que dá aulas em Columbia, que me ajudou. Há muita gente disposta em ajudar”.

O deputado pretende conduzir o seu mandato mirando em três grandes objetivos: construir uma gestão pública eficiente e inovadora; promover a igualdade de oportunidades, especialmente através da educação básica; e com desenvolvimento socioeconômico (saúde financeira das pessoas, governo e empresas, infraestrutura e ciência e tecnologia).

No seu discurso da semana passada na tribuna, Felipe Rigoni defendeu alguma de suas ideias políticas, como a de não votar em projetos simplesmente para marcar posição política, ou com a base do “toma lá, dá cá”.

“O toma lá, dá cá não vai terminar agora porque o sistema é desenhado para estimular isso. Mas você tem uma série de parlamentares que não trabalharam nessa configuração, não usam o toma lá, dá cá, não se submetem a ele. Mas não é só o toma lá, dá cá que é o problema. Nesta manhã estavam sendo votados cinco acordos internacionais que o Brasil fez, e coisas consensuais. E o que estava acontecendo? PT e Psol estavam obstruindo só para mostrar que eles conseguem. Se fosse uma discordância com a matéria, ok. Quando você discorda e sabe que vai perder, obstrui, é uma estratégia. Mas fazer isso quando você concorda com a matéria? Isso eles fizeram nessa semana e na passada. E o PSL também tem feito isso. Sou contrário. Porque não estamos ali para marcar posição política. Estamos ali para votar. O que Congresso produz? Decisões. Se não produz decisões, produz confusões. Ou a gente começa a produzir decisões de fato, ou fica isso. Laranja para baixo e para cima”.

No dia da entrevista, o deputado já tinha participado de um encontro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para apresentar a frente parlamentar do fim do foro privilegiado e colocar o grupo à disposição na tramitação do projeto anticrime do ministro Sérgio Moro.

Ao chegarmos ao Aeroporto, encerramos a nossa conversa. Mas acompanhei o deputado e sua chefe de gabinete ao balcão de embarque da companhia. Pelo horário, a companhia não disponibilizou um acompanhante para Felipe ir até o portão de embarque. O jeito foi pedir ajuda. Na entrada do embarque, por acaso, estava um colega de parlamento. O deputado Felipe Rigoni colocou as mãos no ombro do senador Alessandro Vieira (PPS-SE) e embarcou rumo a Vitória.

Coluna do Fraga – R7

 

Opinião dos leitores

  1. "E o que estava acontecendo? PT e Psol estavam obstruindo só para mostrar que eles conseguem. Se fosse uma discordância com a matéria, ok. Quando você discorda e sabe que vai perder, obstrui, é uma estratégia. Mas fazer isso quando você concorda com a matéria? Isso eles fizeram nessa semana e na passada".
    Atenção eleitores do PT/PSOL…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papo de Fogão Sabor e Tradição – Feito Potiguar vem aí com receitas de lamber os beiços

Se ajeite aí, que esse Papo de Fogão Sabor e Tradição – Feito Potiguar tá cheiroso demais!
O Chef Francisco Gasteasoro traz um Baião de Frutos do Mar de respeitar. E na Dica Rápida, Alane Araújo mostra sua Geleia de Ameixa da Queijaria Dona Gertrudes.

SÁBADO
BAND MARANHÃO e PIAUÍ – 8h
PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Líderes do PL endossam indicação de Flávio para presidente em 2026

A notícia de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi o escolhido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como candidato ao Planalto em 2026 repercutiu no meio político nesta 6ª feira (5.dez.2025). Logo após o anúncio, líderes do Partido Liberal se manifestaram endossando a escolha.

Valdemar Costa Neto, presidente nacional da sigla, disse que “Bolsonaro falou, está falado”. Ao Poder360, Valdemar afirmou: “Flávio me disse que o nosso capitão ratificou sua candidatura. Estamos juntos”.

REACÕES
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que vai seguir a decisão do ex-presidente para “livrar o Brasil do PT”.


O deputado federal Mario Frias (PL-SP) disse que vai seguir a escolha sem “hesitação ou meia-palavra”.

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou que aguardava apenas a sinalização do ex-presidente para apoiar a candidatura.

O deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) disse que considera o senador capacitado para assumir a Presidência.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF publica acórdão sobre buscas e apreensões no Congresso; entenda

Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, nesta sexta-feira (5/12), acórdão de decisão que, por unanimidade, fixou competência exclusiva da Corte para autorizar buscas e apreensões nas dependências do Congresso Nacional e em imóveis funcionais ocupados por parlamentares.

A decisão foi tomada no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 424, em outubro deste ano.

O acórdão, porém, foi publicado dois dias depois de o ministro Gilmar Mendes determinar que só a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode pedir impeachment de ministros do STF. Em um sinal de que medidas precisam ser tomadas tanto na proteção dos parlamentares quanto dos Poderes e da democracia quanto um todo.

O acórdão, que é uma formalização da decisão, está publicado dentro do prazo estabelecido pelo STF, que, geralmente, ocorre em até 60 dias da decisão.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Senador Weverton Rocha divulga nota de esclarecimento após matéria sobre patrimônio

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) divulgou uma nota pública em resposta a uma matéria veiculada no BLOGDOBG, na qual foram feitas insinuações sobre possível incompatibilidade entre seu patrimônio e sua remuneração parlamentar.

No texto, o parlamentar afirma que as informações divulgadas são “imprecisas e descontextualizadas” e que sua vida pública e privada sempre foi pautada pela transparência.

Weverton explica que sua trajetória financeira não se restringe ao mandato no Senado. Segundo ele, a DJ Agropecuária Ltda. — empresa fundada por seu pai na década de 1980 e atualmente administrada por ele — foi responsável pela aquisição da fazenda citada na reportagem. A compra, diz o senador, ocorre por meio de contrato parcelado e com recursos gerados pela própria atividade da empresa, que também utiliza financiamentos regulares de um banco oficial, com garantias reais.

O senador nega qualquer irregularidade e afirma que o escritório de contabilidade mencionado na matéria atende a mais de 900 clientes em seis estados, prestando serviços a ele desde 2015. Qualquer tentativa de vincular essa relação profissional a ilícitos, segundo o parlamentar, seria “descabida e sem materialidade”.

“Coloco-me à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos complementares que se façam necessários, a fim de dissipar qualquer dúvida e reafirmar a lisura de minhas ações”, finaliza a nota.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Extremoz anuncia calendário do IPTU 2026 com desconto de 20% para cota única

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Extremoz informa que o IPTU 2026 estará disponível para consulta e pagamento a partir do dia 01 de janeiro de 2026. E mais: os contribuintes que estiverem em dia com o fisco municipal e optarem pelo pagamento em parcela única terão direito a um desconto de 20%.

A medida visa incentivar a quitação do imposto, beneficiando tanto os moradores quanto a arrecadação municipal.

Para o contribuinte que tem parcelamento, o desconto será de 10%. Já os demais que paguarem seu IPTU em cota única terão 5%. O contribuinte pode ainda optar pelo parcelamento em até 8 (oito) vezes, sem descontos. Ou pagamento pelo pix e cartão de crédito.

Os carnês e as datas de pagamentos podem ser acessados no site da prefeitura: www.extremoz.rn.gov.br (ir no link do Portal do Contribuinte) e imprimir o DAM 2026.

Para esclarecimento o contribuinte pode ir pessoalmente na sede da Secretaria de Tributação na Av. Joaquim de Góis S/N – Estrela do Mar, próximo à entrada do bairro Jardins de Extremoz ou solicitar no WhatsApp pelo número 3279-4902.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Michelle pede que “Deus dê sabedoria” a Flávio na disputa ao Planalto

Foto: Reprodução

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) parabenizou o seu enteado, o senador Flávio Bolsonaro (PL), pela escolha de Jair Bolsonaro (PL) para que ele dispute o Palácio do Planalto em 2026, pedindo que Deus lhe dê força e sabedoria durante o pleito.

“Que Deus te abençoe, Flávio Bolsonaro, nesta nova missão pelo nosso amado Brasil. Que o senhor te dê sabedoria, força e graça em cada passo, e que a mão dele conduza o teu caminho para o bem da nossa nação”, disse Michelle nas redes sociais.

CNN

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rogério Marinho se manifesta após indicação de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026

Foto: Reprodução

Diante da repercussão da notícia de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi apontado como o nome escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar a Presidência da República em 2026, o senador Rogério Marinho divulgou a seguinte nota:

NOTA OFICIAL

O Presidente Jair Bolsonaro nos orienta que o candidato à Presidência da República será o Senador Flávio Bolsonaro.

Estaremos juntos na construção de um projeto que represente os valores do povo brasileiro que ama nossa bandeira, sintetizados no respeito à família, na liberdade religiosa, no livre mercado e na liberdade de expressão.

Flávio, conte comigo!!

ROGÉRIO MARINHO
Senador da República (PL/RN)

Opinião dos leitores

  1. Ja mais voto em candidato de esquerda, mas nas eleições de 2026 por enquanto so nome pesada pra povo degerir, esse Flávio la e Rogerio Marinho cá. Resumindo no liguaja polito, duas buchas.

  2. Preferem fuder o pais e deixar o pt continuar, do que fazer alianças. Receita pro fracasso, bolsonaro camisa 10 do lula.

  3. Que projeto que represente os valores do povo brasileiro? O único projeto que sai daí é poder para a família.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministros de Lula reagem à escolha de Flávio Bolsonaro como candidato

Foto: Reprodução

Ministros deo governoLula reagiram à notícia de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi escolhido como o candidato do pai, Jair Bolsonaro, ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.

Em geral, ministros ouvidos pela coluna avaliaram que a escolha de Flávio torna a reeleição de Lula mais fácil do que seria caso o candidato fosse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Sob reserva, um influente ministro do PT avaliou à coluna que a opção por Flávio favorece Lula, na medida em que dividirá a centro-direita na eleição — o Centrão preferia Tarcísio como candidato.

“Acaba de vez a ilusão de quem acreditava ser possível construir um bolsonarismo light ou uma segunda via dentro do campo da direita”, disse esse ministro petista.

À coluna, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), avaliou que a escolha por Flávio era “esperada”, apesar da frustração do mercado financeiro, que preferia o governador de São Paulo.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), por sua vez, ressaltou a reação negativa do mercado financeiro à notícia da escolha de Flávio Bolsonaro como presidenciável.

“O dólar baixou, o real desvalorizou. A bolsa saiu. Isso por si só ja diz muita coisa”, disse o petista.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro está certíssimo. O que esses putos do centrão fazem por Bolsonaro? Só querem seus votos. É melhor perder com Flávio do que ganhar com candidato do sistema.

    1. Flavio n é do sistema não neh kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Entregou a reeleição do lula de bandeja. Bolsonaro camisa 10 do lula

  2. Ohda-se esse ministro, vamos as caixinhas, aí veremos. Se não tiver mutreta, derrotaremos o cachaça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rede Acolhe inaugura novo espaço em Natal e reforça credenciamento ao plano Viver Saúde

Foto: Divulgação

A Rede Acolhe inaugura, no próximo dia 08 de dezembro, às 18h, sua nova unidade em Natal/RN. Situado na Rua Manoel Machado, nº 683 em Petrópolis, o novo espaço foi cuidadosamente projetado para oferecer ambientes amplos, acolhedores e estruturados para acompanhar, com qualidade e sensibilidade, famílias que buscam atendimento especializado voltado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Reconhecida como Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista, a Rede Acolhe apresenta a unidade de Natal como mais um passo na expansão de sua atuação no Nordeste. O projeto reforça o compromisso de proporcionar cuidado multidisciplinar alinhado às melhores práticas terapêuticas e a uma experiência acolhedora desde a chegada das famílias.

Além da inauguração, a Rede Acolhe destaca seu credenciamento ao plano Viver Saúde, parceria já consolidada que amplia as possibilidades de acesso ao atendimento. Para o beneficiário Viver Saúde, o credenciamento oferece a segurança de contar com uma instituição especializada, que reúne estrutura adequada, equipe multidisciplinar qualificada e um modelo de cuidado reconhecido pela excelência.
“Reafirmar nossa parceria com a Rede Acolhe significa fortalecer um elo importante com as famílias. É a garantia de que o beneficiário encontra aqui um serviço especializado, responsável e comprometido com o desenvolvimento de cada criança e adolescente”, afirma Eva Rodrigues, CEO do Viver Saúde

A imprensa é convidada a participar da inauguração, conhecer o novo espaço e registrar este marco na ampliação da oferta de serviços voltados ao TEA em Natal.
Serviço – Inauguração da unidade Rede Acolhe Natal
Data: 08/12
Horário: 18h
Endereço: Rua Manoel Machado, nº 683 – Petrópolis, Natal/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *