Contratação de consultorias pelo governo: deputado Nelter Queiroz levanta suspeita sobre lisura

30a0567b1f8f4bee612cd40c4345e1fbinter_250-300A possível contratação de doze consultorias pelo governo do RN, representando um volume de recursos de cerca de R$ 31 milhões, foi criticada pelo deputado Nelter Queiroz (PMDB). O deputado levantou suspeitas quanto à lisura dos processos, que inclui a contratação de técnicos e serviços de consultorias em diversas áreas – turismo, jurídica, de comunicação e marketing, entre outras.

Segundo  informações da Secretaria de Planejamento e Finanças do RN (Seplan) obtidas pelo parlamentar, o Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE) já deliberou sobre pedidos de crédito para a seleção e contratação de consultores, com recursos de empréstimos ao Banco Mundial. Esses foram os valores foram aprovados a partir de novembro de 2013 até o momento.

Uma das consultorias será contratada para elaborar o plano estratégico de desenvolvimento do governo do RN. Também há consultorias individuais em comunicação e marketing. Para Nelter, a contratação é preocupante. “Chamo a atenção dos colegas deputados, da imprensa e da sociedade para esse alto volume de recursos, que são inclusive do Banco Mundial e aprovados por esta Casa. Nas entrelinhas isso não pode ser sério. Faço o alerta antes das contratações acontecerem”, afirmou.

Na avaliação do deputado, esse montante de recursos poderia ser empregado em coisas mais úteis, como a instalação de poços tubulares e assim minimizar os danos causados pela seca. “Este dinheiro está no cofre do governo, que poderá contratar a qualquer momento, por isso faço um apelo para que fiquemos alertas”.

ALRN