Saúde

Controle de infecção por coronavírus será difícil, diz especialista

Foto: AP Photo/Dake Kang

Um especialista japonês afirmou que será difícil controlar infecções e prevenir a disseminação do novo coronavírus, ligado a um surto de pneumonia na China.

O professor Mitsuo Kaku da Universidade de Medicina e Farmácia de Tohoku, diz que infecções podem ocorrer mesmo quando as pessoas não apresentam sintomas. Ele alerta que o número de pacientes infectados também pode aumentar no Japão.

Kaku diz que o número de casos na China aumenta apesar das restrições de mobilidade em grande escala determinadas para a cidade de Wuhan, o epicentro do surto, e em outras localidades no país.

Afirmou também que autoridades chinesas parecem ter uma crescente noção de urgência em relação aos casos, pois pessoas infectadas com o vírus provavelmente continuam a disseminá-lo mesmo durante o período de incubação.

Kaku disse que a nova linhagem do vírus é diferente dos que causaram as epidemias de síndromes respiratórias agudas SARS e MERS. Acredita-se que, na ausência de sintomas como tosse e coriza, pacientes acometidos pela SARS ou MERS não teriam infectado outras pessoas.

O professor alerta que quem possui doenças crônicas pode ficar gravemente doente se for infectado pelo novo vírus. Ele insiste que as pessoas não encarem o vírus de forma branda, pois trata-se de uma nova linhagem que nunca antes havia infectado seres humanos.

Kaku diz que médicos especialistas têm dificuldade em diagnosticar pacientes que apresentam apenas sintomas leves. E pede que as pessoas evitem tocar o nariz, a boca e os olhos para minimizar o contágio.

Repatriação

Firmas japonesas estão se preparando para trazer de volta ao Japão seus funcionários e familiares lotados em Wuhan, a cidade chinesa no epicentro do surto de coronavírus.

A Organização de Comércio Exterior do Japão diz que cerca de 160 empresas do país operam na cidade e outras localidades nos arredores.

Metade das firmas são parte da indústria automotiva, incluindo a fabricante Honda. Executivos da empresa planejam repatriar funcionários e familiares, afirmando que vão trazer cerca de 30 pessoas de volta ao país.

A varejista Aeon também possui 12 funcionários japoneses em uma empresa do mesmo grupo, baseada em Wuhan. Foi comunicado que a firma deve trazer todos de volta, com exceção dos que ocupam cargos essenciais para a operação de cinco supermercados na cidade.

A fabricante de pneus Bridgestone também conta com dois funcionários japoneses na região chinesa afetada pelo surto. Foi informado que um deles já voltou para o Japão e o outro espera retornar em um voo fretado.

Agência Brasil, com NHK

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Veja o momento em que o carro cai na cratera em avenida de Natal

Uma câmera de segurança registrou o momento em que um carro foi “engolido” por um buraco que se abriu na manhã desta segunda-feira (16) em uma avenida no bairro Igapó, na Zona Norte de Natal.

Leia mais: [VÍDEO] CAOS: Carro é engolido por buraco na Avenida das Fronteiras

O vídeo mostra o carro passando por uma poça d’água quando de repente parte do veículo afunda. Segundos depois o carro afunda ainda mais no buraco. Segundo testemunhas, o buraco se abriu depois do rompimento de uma tubulação de água no local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro diz que ‘tem mais coisa para acontecer’ na Petrobras para ‘buscar alternativas’

Foto: Reprodução 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que “tem mais coisa para acontecer na questão da Petrobras” e que está “sempre fazendo alguma coisa para buscar alternativas”, sem dar detalhes sobre as possíveis ações. Neste domingo, em conversa com jornalistas na Praça dos Três Poderes, ele não descartou a demissão do presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, que completou um mês no cargo.

— Tem mais coisa para acontecer na questão da Petrobras, nós sabemos o que está acontecendo, não vou entrar em detalhes, mas sempre fazendo alguma coisa para buscar alternativas – afirmou Bolsonaro para apoiadores no Palácio da Alvorada.

O atual presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, que tomou posse em 14 de abril, é uma pessoa de confiança do ex-ministro Bento Albuquerque, demitido por Bolsonaro na quarta-feira.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Megga Solar abre mais uma unidade licenciada em Natal

As oportunidades no setor fotovoltaico não param de surgir. Com o mercado em ebulição, empresas expandem suas fronteiras para ganhar mercado e captar novos clientes.

No caso da Megga Solar, líder do segmento no RN, que recentemente abril mais uma unidade licenciada em Goianinha, nesta terça-feira, 17 de maio, das 9h às 12h, no Shopping New Way Center, na Av. Doutor João Medeiros Filho, irá inaugurar a unidade licenciada Natal – Zona Norte.

Será uma unidade voltada exclusivamente para aquela região, tornando todos os processos mais ágeis e eficientes, ajudando cada vez mais pessoas a gerarem sua própria energia. A nova unidade Megga Solar Natal – Zona Norte, abrirá com um desconto de Boas-vindas de 15%, por tempo limitado.

Diversos municípios já contam com esse novo sistema de licenciamento, como é o caso de Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, João Pessoa (na Paraíba), e Goianinha.

O plano estratégico de crescimento Megga Solar segue em franca expansão. Em breve, novos licenciados também vão abrir suas unidades e aproveitar esse “bum” do mercado solar no país. Quem sabe você pode fazer parte disso?

Ficou interessado ou deseja tirar alguma dúvida? Entre em contato com o setor de licenciamento da Megga Solar pelo 84 3217-7155 ou acesse www.meggasolar.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

TSE proíbe contratação de influencers nas eleições de 2022

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral proibiu para as eleições de 2022 a contratação de pessoas físicas ou jurídicas para que façam publicações de cunho político-eleitoral na internet. Na prática isso é um balde de água fria na estratégia usada há algum tempo, por candidatos e pré-candidatos, de remunerar influencers digitais para atingir a base de seguidores deles e, assim, impulsionar campanhas eleitorais.

O advogado eleitoral Carlos Frota, do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estudo Jurídico (Ibrapej), afirma que a nova regra “não limita a liberdade de expressão do influenciador digital de emitir opinião seja positiva ou negativa sobre candidatos”, mas impede a remuneração por esse tipo de publicação.

A resolução do TSE de número 23.671/2021, de dezembro do ano passado, estipula que “páginas, canais, ou assimilados, em redes sociais ou aplicações de internet assimiladas, bem como em seus sítios eletrônicos” estão “entre os tipos de propaganda eleitoral paga vedados a contratação de pessoas físicas ou jurídicas para que realizem publicações de cunho político-eleitoral em seus perfis”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem armado se finge de paciente em unidade de saúde e assalta servidoras e estudantes em Mossoró

Foto: Isaiana Santos

Um homem armado invadiu uma unidade básica de saúde e assaltou servidores e estudantes, na manhã desta segunda-feira (16) em Mossoró, no Oeste potiguar. Segundo servidores, o homem chegou à UBS do bairro Abolição II por volta das 8h – a unidade estava lotada de pacientes.

Ele sentou por um tempo na recepção e se fingiu de paciente, como se estivesse esperando por atendimento. Depois foi direto para a sala de enfermagem, onde mostrou uma arma de fogo e anunciou o assalto.

Na sala, estavam duas enfermeiras e várias estudantes que fazem estágio na unidade, além de uma preceptora – que é a professora que acompanha e orienta os estagiários. O homem roubou celulares, e joias como cordões e anéis usados pelas vítimas e fugiu da unidade em seguida sem que as pessoas nos outros setores percebessem.

Uma das vítimas passou mal e foi atendida no local. Os funcionários da UBS acionaram a Polícia Militar e registraram a ocorrência. Os servidores ainda informaram que a unidade não tem segurança fixa, mas que viaturas da guarda municipal passam na unidade fazendo rondas e depois vão embora.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

[VÍDEO] MEIO–DIA RN: Confira o programa desta segunda-feira

Confira programa desta segunda-feira (16). O MeioDia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo.  Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Violação dos direitos das crianças e adolescentes cresce 257% no RN; estado está acima da média nacional

Foto: Ilustrativa

O cenário pandêmico e a imposição do isolamento social como medida mitigadora do avanço do coronavírus no Brasil podem ter mascarado as infrações dos direitos das crianças e dos adolescentes ao longo de 2020. Na passagem para 2021, os casos de violação contra esse público notificados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) cresceram 217,97%.

No Rio Grande do Norte, o avanço negativo foi ainda maior: 257,91%. Esse percentual é superior ao registrado em atos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Os dados foram tabulados pelo Instituto Santos Dumont (ISD) e chamam a atenção da sociedade para a temática em virtude do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“Tendo em vista que a maior parte das violações são cometidas no ambiente intrafamiliar, considerando o aspecto da pandemia e a permanência das famílias em isolamento por maior tempo ao longo de 2020, compreende-se que as pessoas que sofrem violência, sobretudo a sexual, tiveram mais dificuldade em denunciar aos órgãos oficiais bem como à comunicação aos parentes, aos professores, pessoas próximas que poderiam prestar algum apoio”, analisa a preceptora assistente social do ISD, Alexandra Lima.

Ao avaliar os números, ela aponta que a flexibilização para o retorno às rotinas pré-pandemia possibilitou que as vítimas e parentes se sentissem mais seguros em denunciar, visto que, encontraram alternativas de notificação dos casos sem a presença dos supostos agressores.

Conforme o órgão ministerial, o Rio Grande do Norte contabilizou, no primeiro ano da pandemia, 935 denúncias que se configuraram em 2.345 violações aos direitos das crianças ou adolescentes. Uma denúncia pode gerar mais de uma violação. No ano de 2021, esses números saltaram para: 2.096 denúncias e 8.393 violações. Do total de denúncias do ano em referência, 35,54% são relacionadas à violência sexual (física ou psíquica) cometida contra crianças e adolescentes no território potiguar.

Alexandra Lima ressalta que a violência sexual, em específico, ocorre em todas as fases da vida, porém, ela é mais comum na faixa de 0 a 10 anos. Ela aconselha que a criança deve ser educada a reconhecer os sinais de violência, quais tipos de atitude configuram violações ao seu próprio corpo e que segredos entre ela e seus responsáveis não devem existir.

Os números relativos às violações sofridas por crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte são, inclusive, superiores aos registrados em relação à violência doméstica e familiar contra a mulher e contra a pessoa idosa no estado. O MMFDH registrou, ao longo de 2021 nos municípios potiguares, 1.234 denúncias e 5.713 violações cometidas contra mulheres.

No que diz respeito às infrações dos direitos dos idosos foram 1.635 denúncias e 6.948 violações. A maioria dos casos de violência ocorre na residência da própria vítima e por um intervalo de tempo superior a um ano até o registro da denúncia, segundo o órgão ministerial. A comunicação do ato violento às autoridades, na maioria dos casos, ocorre por terceiros ou anônimos.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Primeira-ministra anuncia que Suécia solicitará adesão à Otan

Foto: HENRIK MONTGOMERY

A Suécia solicitará sua adesão à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), anunciou nesta segunda-feira (16) a primeira-ministra, Magdalena Andersson, que destacou que isso significa uma nova “era” para o país escandinavo.

O governo decidiu informar a Otan sobre a vontade da Suécia de virar um membro da aliança”, afirmou em uma entrevista coletiva. “Deixamos uma era para entrar em uma nova”, disse a primeira-ministra. O embaixador sueco na Otan apresentará em “pouco tempo” a candidatura de Estocolmo, segundo Andersson.

Suécia e Finlândia anunciaram o desejo de apresentar as candidaturas de forma simultânea. “Esperamos que (a adesão) não demore mais de um ano”, com a necessária ratificação pelos 30 membros da Aliança, declarou a chefe de Governo sueca.

Com a decisão, os suecos seguem os passos da Finlândia, que anunciou neste domingo (15), seu desejo de entrar para a Otan. A adesão dos dois países à aliança ocidental é uma reação à invasão da Ucrânia feita pela Rússia.

O país comandado por Vladimir Putin é radicalmente contra a entrada dos escandinavos na Otan, já que ficam geograficamente muito próximos do território russo. A Finlândia, por exemplo, tem fronteira de 1.340 quilômetros de extensão com a Rússia.

Nesta segunda, Serguei Riabkov, vice-ministro das Relações Exteriores russo, afirmou que seu país considera um erro a adesão de Finlândia e Suécia à Otan. “Um grave erro adicional, cujas consequências terão um longo alcance”, declarou. Desde 2007, a Rússia exige do Ocidente que não aumente os territórios da Otan.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Profissionais de saúde passam a ser obrigados a notificar casos de Covid-19 à Saúde, determina Portaria

Foto: Rovena Rosa

Portaria publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16) inclui a Covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Isso significa que médicos como e outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde devem comunicar as autoridades competentes casos suspeitos ou confirmados da doença. No caso de profissionais da saúde, ela é obrigatória.

“Esta portaria dispõe sobre a inclusão do Sars-CoV-2 no item da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada a coronavírus e, também, sobre a inclusão da covid-19, da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à covid-19 e da Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos (SIM-A) associada à covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional”, detalha a Portaria nº 1.102.

Para tanto, a portaria publicada atualiza o anexo com as 52 doenças ou agravos a serem notificados, bem como o prazo, que, dependendo, pode ser imediato (até 24 horas) ou semanal. Informa também a qual autoridade o caso deve ser informado – Ministério da Saúde ou secretarias estadual ou municipal de saúde.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. O Nosso MESSIAS JB onisciente e onipotente descansará o cajado nos idólatras e mentirosos. Por isso ele quer testar a confiabilidade dos Profissionais da Saúde.
    Ninguém vai ao pai a não por Jair.
    Kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

Sine tem 280 vagas de emprego para Natal e mais cinco cidades do RN

Foto: Reprodução

O Sistema Nacional de Empregos do Rio Grande do Norte (Sine) está oferecendo 280 vagas de emprego para Natal e mais cinco municípios do estado nesta segunda-feira (16). As outras cidades com disponibilidade são Mossoró, João Câmara, Caicó, Assu e Currais Novos.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da Sethas com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.

Os interessados também podem entrar em contato com Sine para tirar dúvidas pelos telefones (84) 3190-0783 e 3190-0788. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30, na Unidade Matriz, em Candelária.

Confira o número de vagas por município:

Natal e região metropolitana
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA – 1
AUXILIAR TÉCNICO ELETRÔNICO – 1
CHURRASQUEIRO – 1
CORRETOR DE IMÓVEIS – 6
ENCARREGADO DE OBRAS – 1
MECÂNICO – 1
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL – 2
MESTRE DE OBRAS – 1
MONTADOR DE VIDROS – 2
SONDADOR DE POÇOS TUBULARES E SISTEMAS ROTATIVOS – 1
TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO (INSTALAÇÃO) – 1
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – 1
VENDEDOR INTERNO – 2
Vagas para Estágio

ENGENHEIRO ELÉTRICO – 01
Vagas para Pessoas com Deficiência – PCD

ARMADOR DE ESTRUTURA DE CONCRETO – 2
CARPINTEIRO – 2
CARPINTEIRO AUXILIAR – 2
CUIDADOR DE IDOSOS – 3
SERVENTE DE OBRAS – 1

Mossoró e Região
ATENDENTE DE FARMÁCIA – BALCONISTA – 1
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO HIDRÁULICA – 1
SOLDADOR – 1
VENDEDOR PRACISTA – 1
Assu e Região
AUXILIAR DE LIMPEZA – 2
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL – 2

Currais Novos e Região

VENDEDOR PORTA A PORTA – 1

João Câmara e Região
OPERADOR DE MÁQUINA PERFURATRIZ – 1

Caicó e Região
ATENDENTE DO SETOR DE FRIOS E LATICÍNIOS – 23
ATENDENTE DO SETOR DE HORTIFRUTIGRANJEIROS – 23
AUXILIAR DE ALMOXARIFADO – 1
AUXILIAR DE CRÉDITO – 8
EMPACOTADOR, A MÃO – 20
FIEL DE DEPÓSITO – 12
MOTORISTA CARRETEIRO – 2
OPERADOR DE CAIXA – 100
PEDREIRO – 7
REPOSITOR – EM SUPERMERCADOS – 35
SERVENTE DE OBRAS – 7

Opinião dos leitores

  1. Os petistas comedores de mortadela vencida, lendo, se souber lê kkkk, infartam ou tem um troço.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *