A reação da Transparência Internacional Brasil à nota do Supremo Tribunal Federal foi dura. A entidade afirmou que o posicionamento da Corte ao descartar a suspeição do ministro Dias Toffoli no caso do Banco Master “choca o país” e aprofunda a degradação institucional brasileira.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a ONG afirmou que o problema deixou de ser pontual e passou a contaminar todo o sistema de Justiça. Segundo a entidade, a postura do STF também deve causar impacto negativo na percepção internacional sobre o Brasil.
A Transparência Internacional citou o fato de Toffoli ter admitido participação societária no Resort Tayayá, posteriormente vendido a um fundo ligado a Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.
Toffoli deixou a relatoria do caso nesta semana. Após reunião interna, ministros do STF divulgaram nota conjunta em apoio ao colega, afirmando que não havia motivo para declarar suspeição e reconhecendo a validade de todos os atos praticados por ele no processo.
A decisão ocorreu depois que a Polícia Federal encontrou conversas entre Toffoli e Vorcaro no celular do banqueiro. Conforme revelou o UOL, o diretor-geral da PF, Andrei Passos, levou novos pedidos de investigação ao presidente do STF, Edson Fachin.
Leia a íntegra da nota abaixo:
Ontem, a nota do STF aprofundou, diante do país e do mundo, a degradação institucional brasileira.
O que começou como a degradação moral de alguns ministros transformou-se em metástase que hoje contamina o tribunal e todo o sistema de Justiça.
A decisão anunciada ontem expôs um STF agora unido em dar mais um largo passo no caminho já trilhado: o da submissão da Constituição a interesses corporativistas e privados. O tribunal já havia derrubado dispositivo legal aprovado pelo Congresso que impedia juízes de atuar em casos envolvendo escritórios de parentes. O Parlamento eleito viu impedimento; o STF viu discriminação contra seus familiares. No conflito entre o interesse constitucional e o interesse dos ministros, venceram os ministros.
Agora, a nota choca o país — e chocará a comunidade internacional — ao afirmar inexistir impedimento ou suspeição na relatoria do ministro Dias Toffoli no caso Master. Um juiz presidindo investigação que, se conduzida com técnica, independência e legalidade, deverá alcançar sua família e, muito provavelmente, ele próprio.
Há semanas, a imprensa revelou negócios altamente suspeitos envolvendo fundo registrado em endereço de fachada, controladores sem respaldo patrimonial e beneficiário final oculto — tudo isso ligando irmãos do juiz a parente do investigado. No dia da própria nota, o ministro relator admitiu que ele também é sócio — até então oculto — do negócio. Apesar disso, o Supremo comunica ao país que não há qualquer suspeição.
Não há suspeição, mas, politicamente, decidiram que a solução mais conveniente seria afastar o relator e publicar um desagravo.
Com isso, o STF promoveu um rebaixamento abissal dos critérios de suspeição aplicáveis a todos os juízes do Brasil — e, junto, flexibilizou o princípio da indeclinabilidade, agora condicionado à conveniência política. São as novas diretrizes para as escolas da magistratura e para as faculdades de direito. Em nome de “altos interesses institucionais”.
A degradação que hoje emana do STF já é, de longe, a maior ameaça à democracia. Em pleno ano eleitoral, o Supremo alimenta feras, estimula o extremismo autoritário e dá razão a quem despreza a razão.
A minoria de ministros que ainda preserva a estatura moral de juízes constitucionais, ao assinar a nota, deu sinais inequívocos de que está subjugada. O resgate da instituição terá de vir de forças democráticas dos outros Poderes e, sobretudo, da sociedade.
O Brasil precisa se unir na defesa da Justiça e da democracia.
O PT na copa de 2014, preferiu estádios a hospitais e a direita foi contra, hoje a direita quer a Copa América e o PT não quer, resumindo, estão fazendo o povo de besta, mais uma vez.
Os caras vao jogar em campo e tem todo um protocolo. Nao vai ter torcidas. Essa governadora chibata, vai buscar nossos 5 milhoes de respirador, diabos.
O RN foi convidado à sediar????????????
A ARENA DAS DUNAS, além de ser um estádio particular, fica na capital! Portanto, ela não tem autonomia nenhuma pra proibir nada! A não ser que tenha uma “ajudazinha” do stf. A culpa da ocupação alta nas hospitais, é única e exclusiva dela, que flexibilizou tudo, com os níveis de ocupação ainda no vermelho, acima de 90%. Que moral ela tem pra falar isso, quando os seus “amiguinhos” aglomeraram sem dó, no sábado? Nenhuma! Fatão, cala a boca e se recolha a sua insignificância! E vai cuidar de rever esse erro infeliz, de destinar apenas 10% das doses das próximas vacinas, aos profissionais de educação!
Deixa eu tentar explicar aqui para alguns, que eu acho que não entederam.
NÃO HAVERÁ PÚBLICO, NAO HAVERÁ TORCIDA.
O que terá são hóspedes em hotéis que estão sofridos, exposição do turismo do RN de graça, algumas fontes de renda para um povo desesperado.
Será que precisa desenhar???
É só fazer um acordo com o governo federal. Aceita a realização da copa e em troca o governo federal vacina a população potiguar por completo. Quando é pra fazer manifestação contra ou a favor do governo, não tem preocupação com infecção.
Não entendi…. Todo população vai jogar?
Jacleclér é com estádio vazio.
O que falta é sintonia entre governos, enquanto o Governo Federal faz sua parte, o governo Estadual e Municipal ficam no joguinho de empurrar, empurra e o fumo entrando no lombo do sofrido povo potiguar.
Já deixamos de ser comedor de camarão e somos hoje engolidores de sapos.
Correto governadora, vai chegar cepa de todos os paises, vai ser dificil controlar, depois fica o prejuizo, aonde milhares de brasileiros irao a obito, se fosse seguro teria sido na argentina ou colombia, mas la os governantes nao aceitaram
Parabéns Governadora
Mas manifestação sem futuro, com uma ruma de papangu comedor de mortadela pode? Essa governadora é uma piada de muito mau gosto mesmo!!! Manifestação pela vacina? E isso que estão injetando no braço dos brasileiros é o que seu bando de abestado?!!!
É o que se esperava de um governante com o minimo de responsabilidade. O Brasil caminha para 500 mil mortes, falta de leitos em utis, com uma terceira Onda batendo na Porta e o genocida quer uma copa para formar o circo dos horrores das mortes. E o gado que vive mugindo ainda que a copa de 2014 é a responsável pela falta de leitos. Mais um ato criminoso do cavaleiro das trevas e que governadores e prefeitos que o apoiarem serão responsaveis também. Vão tirar leitos de onde não tem para disponibilizar para as equipes.
Interessante não vermos a mesma preocupação em relação à aglomeração promovida sábado, dia 29/05. Ou era “dia livre de covid”???
“O melhor programa econômico do governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem.“
Barão de Mauá (para Fátima Bezerra)
Não votei, nem voto na esquerda. Mas concordo com a GV, não faz sentido priorizar campeonato de futebol nesse momento.
Mas já está havendo campeonatos de futebol normalmente…estaduais, Brasileirão, libertadores, sulamericana…
Nesse formato nem vai ter publico, vai ser uma forma de divulgação do turismo na cidade. Essa governadora só atrapalha, além de não fazer qualquer coisa pra o Estado. Fica calada ao menos e não atrapalha.
Decisão acertada…uma coisa é Abc x América num estadual sem prestígio nenhum…outra é empurrar seleção brasileira numa pandemia aqui…os loucos vão se aglomerar pra ver Neymar e Cia…isso se chama previsibilidade.
Eu não entendo mas nada, aonde que delegações e times sem torcida cam trazer risco com toda segurança da Conmebol, hora Abc e América jogavam a onde em Vênus por acaso, Fátima vai levar o RN pra onde meu pai.
Até concordo com a sra… no que se refere à insegurança epidemiológica… só faltou ela explicar:
1) o porquê de o ‘governo’ dela não ter a mesma preocupação em relação à aglomeração promovida sábado, dia 29/05. Ou era “dia livre de covid”???
2 – quais medidas (para além ineficiente – ou não comprovado – do trancar tudo) o ‘governo’ dela comprova ter algum resultado positivo em relação às internações e mortes? Ou só tirar fotos quando as vacinas chegam salva alguém?
3 – qual o número do processo contra a empresa ou o consórcio acerca dos respiradores pagos, que nunca chegaram ao estado?? Quantas vidas foram perdidas pela falta dos respiradores?? Como classificar isso??
Quando falta competência, sobra Lockdoow, restrições e níveis de segurança epidemiológica e pública.
Ela e a maioria dos potiguares de bem não querem essa porcaria.
Só a boiada imunda quer.
Por trás dos gritos de boiadas, há um burro frustrado Kkkķ.
MITO 2022
O gado não tem escrúpulos
A esquerda não tem vergonha na cara.
Não sei se é falta de caráter ou excesso de burrice.
O Brasil não tem, que dirá o estado do RN. A incompetência veio lá do planalto. Que presidente chupeta!!!
Ela quis dizer desgoverno.. qual a diferença que fazer jogos estaduais e nacionais e a copa América? Não terá público, mas terá, visibilidade internacional para a cidade e tbm uma boa renda das delegações, jornalistas, equipes de apoio e ademais.. todos estarão seguindo os protocolos ! Excelente oportunidade para a cidade
Muito bem governadora, não aceite já temos problemas demais por aqui , não precisamos de mais
Temos muitos problemas causados pelas restrições imposta pela Governadora do RN.
Falta emprego, leitos, UTIs , segurança e educação.
O RN tá indo pro brejo.
Será que ela quis dizer, que o Estado não tem nível de segurança pública, para garantir que o evento ocorra sem transtornos e garantir a segurança dos atletas e pessoal da cobertura.
Oh governadora incompetente é essa do nosso querido RN.
Cala a boca seu reiera!! Em um passado não muito distante vc criticava o governo do PT por construir estádio ao invés de hospitais! Vc está recebendo dinheiro dos oligarcas de FALIRAM o estado? Tenha vergonha seu REIERA!!
Inocente sabe de nada não, vai postar suas babozeiras em outro blog..
Inocente Vai postar em blog..
Certíssima, mas o prefeito de Natal vai aceitar?
Nisso eu concordo. Nao estamos num momento pra que se aglomere dentro de um Estadio, quando ha novas cepas na cidade e pouca gente vacinada. é um evento que so vai trazer problema e praticamente nenhum beneficio neste momento.