O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira(25) para 2.433 casos confirmados de novo coronavírus e 57 mortes no Brasil. A taxa de letalidade é de 2,4%.
Pelos números, a taxa de letalidade é calculada de acordo com os casos confirmados, e deverá cair nos próximos dias, ao decorrer da atualização, informa o Ministério da Saúde.
Pela primeira vez, foram registrados óbitos nas regiões Norte, Nordeste e Sul.
Com tida essa pandemia, a Recrita Federal vai estdnder o prazo para a entrega do IR/2020?
Se estamos confinados em casa, tem centenas de brasileiros que não tem computador, as duvidas e etc.
Seremos mágicos para fazer a declaração?
Jornalismo > Primeiro Impacto >
OITO PESSOAS TESTADAS COM COVID-19 EM PORTO ALEGRE ESTÃO CURADAS
A cidade também registrou o primeiro óbito em decorrência da doença na madrugada desta quarta-feira
por: Redação | 25/03/2020 às 16:05
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Mais
Oito pessoas que foram diagnosticadas com o novo coronavírus e estavam em tratamento na cidade de Porto Alegre estão curadas. O prefeito, Nelson Marchezan, divulgou a informação pelas redes sociais nesta quarta-feira (25). A cidade também registrou o primeiro óbito em decorrência de Covid-19 nesta madrugada. A vítima foi uma mulher de 91 anos.
De acordo com Marchezan, o grupo de curados é composto por sete homens, com idades entre 18 e 68 anos, e uma mulher de 35 anos. A prefeitura informou também que os curados foram os primeiros casos de coronavírus confirmados na cidade.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o estado tem 112 casos confirmados, com 47 casos na cidade de Porto Alegre.
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, no entanto, registrou 81 casos confirmados de Covid-19 até esta quarta-feira (25).
O presidente Lula ignorou barcos da Marinha e preferiu se hospedar na COP30 em Belém num iate de luxo alugado a um empresário amazonense com histórico de escândalos. O Radar, da Veja, revelou que o petista se queixou da “falta de estrutura” das embarcações militares e acabou optando pelo Iana 3, localizado em Manaus, pertencente a Iomar Oliveira.
O iate já é conhecido no Amazonas e tem histórico controverso: esteve envolvido em denúncias de crimes eleitorais e chegou a ser revistado pela polícia. Em 2021, durante ação do governo estadual, o Iana 3 foi flagrado descarregando cestas básicas em Coari, em meio a suspeitas de uso do material para comércio ilegal de votos.
A escolha do luxo não é novidade. O aluguel de embarcações da família Oliveira para políticos amazonenses já provocou revolta por ostentação financiada com dinheiro público. O Iana 2, por exemplo, serve atualmente ao governador Wilson Lima, enquanto o Iana 3 foi acionado para atender à comitiva de Lula na COP30. O custo do iate para o evento ultrapassou R$ 450 mil, e os detalhes da negociação permanecem secretos.
A operação, além de mostrar a predileção do presidente por conforto, reforça o histórico de políticos de esquerda priorizando luxo e privilégios, enquanto recursos públicos poderiam ser aplicados em serviços essenciais. No Amazonas, contratos milionários com a família Oliveira já levantaram suspeitas sobre favorecimento e interesses cruzados com outros negócios, como a venda da Amazonas Energia à Âmbar, do grupo J&F.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, saiu em defesa da Operação Contenção, ação policial que deixou mais de 120 mortos na semana passada. Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), ele afirmou que a intervenção foi necessária diante das barricadas montadas por criminosos do Comando Vermelho (CV) perto de escolas e postos de saúde.
A audiência entre Castro e o ministro Alexandre de Moraes, relator da ADPF das Favelas, aconteceu nesta segunda-feira (3), no Rio. O governador explicou que os confrontos foram concentrados em áreas de mata para evitar tiroteios próximos a áreas residenciais e proteger a população.
Segundo Castro, o Estado precisou agir contra uma facção de “perfil narcoterrorista”, exercendo o que chamou de “poder-dever de proteção da sociedade”. Para ele, a operação respeitou o Estado de Direito, a legalidade e a defesa da vida, ao mesmo tempo em que reafirmou o compromisso das forças de segurança com a transparência e os direitos humanos.
A declaração de Castro reforça a postura firme de seu governo no enfrentamento do crime organizado no Rio, em contraste com a visão de setores críticos que questionam operações de grande impacto. Para o governador, medidas duras são a única saída para conter a escalada de violência nas comunidades dominadas pelo CV.
O Príncipe William chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (3) e já começou a ser paparicado como estrela internacional. Logo após desembarcar, o herdeiro do trono britânico recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes, em visita ao Morro da Urca, ao som de chorinho com a clássica “Brasileirinho”. No encontro, conversou sobre o Prêmio Earthshot, o chamado “Oscar da Sustentabilidade”, que reconhece soluções para problemas climáticos globais.
William também conheceu o Maracanã, onde ganhou uma camisa da Seleção Brasileira com seu nome e o número 2 nas costas, autografada por Cafu, capitão do pentacampeonato de 2002. Diretores de Flamengo e Fluminense apresentaram o estádio ao príncipe, que ainda aproveitou para se encontrar com jovens do projeto social da Vila Olímpica Artur da Távola, em Vila Isabel.
Torcedor do Aston Villa e presidente da Federação Inglesa de Futebol desde 2006, William não perde final da copa inglesa e tem paixão declarada pelo futebol. No Rio, mostrou interesse em conhecer a cultura local e o legado esportivo brasileiro, reforçando sua agenda internacional com toque de simpatia.
Após a passagem pelo Rio, o príncipe segue para Belém, onde participará da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30, representando o pai, Rei Charles III. O evento acontece dias antes da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, colocando William no centro das discussões globais sobre sustentabilidade e inovação.
O ex-ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, continua atrás das grades. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu nesta segunda-feira (3), manter a prisão do militar, condenado a 26 anos e 6 meses por participação na tentativa de golpe de Estado que tentou impedir a posse de Lula.
Braga Netto está preso desde 14 de dezembro de 2024 e ainda terá de pagar R$ 30 milhões de forma solidária pelos danos causados nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Moraes destacou risco de fuga e reforçou que casos como esse, envolvendo conspiradores do dia 8 de janeiro, exigem prisão preventiva para garantir a aplicação da lei.
Durante as investigações, a Polícia Federal apontou que o general tentou acessar dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, evidenciando sua participação ativa no plano golpista. A defesa, como era de se esperar, nega qualquer obstrução das investigações.
A decisão reforça que, mesmo após altos cargos no governo, quem se envolve em conspirações contra a democracia não escapa da Justiça. Braga Netto permanece preso, e o STF envia um recado claro a quem pensa em desafiar o Estado de Direito.
Um vídeo chocante que circula nas redes sociais mostra um jacaré dentro de uma caixa d’água devorando o que parecem ser pedaços de um corpo humano, conforme informações do Metrópoles. A cena foi atribuída ao Comando Vermelho (CV), que estaria usando o réptil para torturar rivais e até esconder cadáveres.
Essa não é a primeira vez que traficantes recorrem a animais exóticos em seus crimes. Em julho, a Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu um filhote de jacaré na comunidade do Mandela, em Manguinhos. Na ocasião, os agentes constataram que o animal era mantido como “pet” pelos criminosos.
A megaoperação contra o CV, realizada na última terça-feira (28), entrou para a história como a mais letal já registrada no Rio. Foram 117 suspeitos mortos e quatro policiais feridos. Entre os mortos, há estupradores, homicidas e traficantes com extenso histórico criminal, além de 59 com mandados de prisão pendentes.
A Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre investigações sobre o uso de jacarés na ocultação de corpos. Mas o caso reforça a violência extrema que se esconde nas favelas cariocas e o quanto o Comando Vermelho busca métodos cada vez mais macabros para aterrorizar rivais e manter o controle do tráfico.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou claro que acredita que o regime de Nicolás Maduro na Venezuela está com os dias contados. Em entrevista ao programa “60 Minutes”, da CBS, neste domingo (2), Trump evitou detalhar se os EUA planejam alguma ação militar, mas jogou um alerta que não passou despercebido, segundo informações da CNN.
Questionado sobre a possibilidade de Maduro perder o poder, Trump foi direto: “Eu diria que sim. Acho que sim”. Quando pressionado sobre relatos de ataques dentro do país, o presidente americano se esquivou: “Não estou dizendo que é verdade ou mentira” e reafirmou que não vai antecipar nenhuma medida militar.
Mais cedo, Trump também descartou a ideia de uma guerra aberta com a Venezuela, mesmo após os Estados Unidos reforçarem a presença militar na costa venezuelana. “Duvido. Não acho que vá acontecer”, afirmou, tentando minimizar o temor de conflito direto.
Nos últimos meses, a marinha americana intensificou operações contra embarcações acusadas de tráfico de drogas em águas internacionais, mantendo a pressão sobre Maduro. A mensagem de Trump deixa claro: o regime venezuelano está na mira, mas os Estados Unidos jogam com cautela, entre o aviso e a ameaça silenciosa.
A música potiguar vai pegar fogo! O Festival MPB84 2025 revelou os 16 finalistas do seu tradicional Concurso de Bandas, consolidando-se como uma vitrine de peso para talentos do RN, novos e veteranos.
Nesta edição, o festival bateu recorde: 106 inscrições de compositores, intérpretes e instrumentistas de todo o estado. Depois da curadoria artística, foram selecionadas 16 músicas — quatro a mais do que o edital previa — com 22 compositores finalistas representando oito cidades: Natal, Parnamirim, Touros, Macaíba, João Câmara, Caicó, São Gonçalo do Amarante e Jardim do Seridó.
O repertório é uma verdadeira festa nordestina: forró, xote, baião e outros ritmos típicos prometem mostrar toda a riqueza e autenticidade da cultura local. Cerca de 70 músicos subirão ao palco na grande final, marcada para terça-feira (4), às 18h30, no Solar Bela Vista, em Natal. A entrada é gratuita, mas pede 1kg de alimento não perecível.
O grande vencedor garante um show especial na Arena das Dunas, ao lado de atrações nacionais, colocando a música potiguar no mesmo palco que grandes nomes do país. “O festival reafirma o papel de descobrir e valorizar nossos talentos. Chegamos à 4ª edição com participação cada vez maior, e a final é sempre momento de celebração e reconhecimento da cena musical do RN”, afirma Marcelo Veni, diretor artístico do Concurso de Bandas.
Finalistas da Edição Regional 2025 – em ordem alfabética:
A Chuva – Almir Felipe (Touros)
A Fé do Sertanejo – Alfredo Neto (Macaíba)
É Desse Lugar Que Eu Sou – Janilson Moura (João Câmara)
E Viva o Forró – Selminha Ferrari (Parnamirim)
Essa Saudade Não Me Deixa – Vlad Formiga (Natal)
Europa Nordestina – Ivando Monte / Luizinho Dantas (Natal)
Fogo Central – Chiquinho da Fé (Caicó)
Forró da Sexta – Leonardo Pinheiro / Alexandre Lacerda (Natal)
Fuleragem – Pablo Jones Souza Amorim (São Gonçalo do Amarante)
Magia, Forró e Poesia – Cristovão Cabral / Jajá do Forró (Parnamirim)
Nó Cego – Rafael Barbosa / Yasmin Martins (Natal)
Oi D’água da Pedra – Julhin de Tia Lica / Mariano da Silva (Jardim do Seridó)
Pôr do Sol Potengi – Itanildo Medeiros (Natal)
Rapadura – Du7 (Natal)
Sabe nem o que Falar – Jane Cortez / Khrystal (Parnamirim)
Sertão Felicidade – Rick Ricardo / Fernandinho Régis (Natal)
Serviço:
Final do Concurso de Bandas – Festival MPB84
Data: Terça-feira, 4 de novembro de 2025
Horário: 18h30
Local: Solar Bela Vista – Natal/RN
Entrada: 1kg de alimento não perecível
O RN desperdiçou 21% da energia eólica e solar que produziu em 2025. Isso mesmo: enquanto o estado lidera o país em geração de energia renovável, 6.897 GWh foram literalmente jogados fora nos primeiros nove meses do ano, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgados pelo Novo Notícias. O termo técnico é “curtailment”, mas pode chamar de desperdício, falha estrutural e política em um só pacote.
O problema é claro: a rede elétrica não aguenta o crescimento da geração limpa. Entre 2022 e 2025, mais de 65% dos cortes ocorreram por falhas elétricas. Especialistas alertam: sem infraestrutura adequada, projetos ficam ameaçados e toda a cadeia de energia renovável na região Nordeste sofre.
O presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Darlan Santos, explicou que o Nordeste precisa deixar de ser só gerador e virar também consumidor inteligente de energia limpa, atraindo indústrias e investimento.
Para tentar frear o caos, o recente Leilão de Transmissão 4/2025 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do último dia 31 de outubro, promete R$ 805 milhões em obras no RN, gerando 2.299 empregos e reforçando a rede com subestações estratégicas, como a 500 kV Açu III e João Câmara III. Mas, para especialistas, é um remendo tardio diante de tanto desperdício e da insegurança jurídica que ameaça investimentos.
O paradoxo do RN é cruel: líder em energia eólica, com 412 empreendimentos e 12,2 GW de potência instalada, o estado vê sua “riqueza limpa” escorrer pelo ralo. Enquanto isso, o resto do Brasil avança com integração e consumo estratégico, e governadores e presidentes parecem apenas assistir o prejuízo crescer.
Mesmo atrás das grades, o homem apontado como um dos responsáveis pela morte do prefeito de João Dias seguia dando as ordens de dentro da cadeia, segundo a Polícia Civil do RN. Preso no Paraguai e custodiado em Foz do Iguaçu (PR), ele continuava comandando um grupo criminoso que praticava extorsões e ameaças no RN e em outros estados.
Na última quinta-feira (30), a Polícia Civil do RN, com apoio das equipes de São Paulo, deflagrou uma operação que prendeu três suspeitos de integrar a quadrilha. O líder, já preso, teve novo mandado de prisão preventiva cumprido.
Os outros dois, de 23 e 29 anos, foram capturados em Patu (RN) e em São Paulo. De acordo com as investigações, eles eram os “braços” do chefe: cobravam, ameaçavam e repassavam o dinheiro sujo arrecadado pelo grupo.
Mesmo detido, o criminoso seguia determinando quem extorquir e quanto cobrar, com o objetivo de financiar suas despesas pessoais e manter as atividades da organização.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está entre os oito Estados do país onde há mais funcionários em cargos de confiança do que servidores efetivos, segundo levantamento da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp). No RN, 50,81% dos postos do órgão são ocupados por comissionados.
O estudo aponta que a prática, comum em várias unidades do Ministério Público, fere o princípio constitucional do concurso público, já que os cargos de confiança deveriam ser restritos a funções de chefia e assessoramento. A Fenamp enviou o levantamento ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), pedindo medidas para limitar o número de comissionados.
Além do Rio Grande do Norte, os Ministérios Públicos com maior proporção de servidores sem concurso são os de Mato Grosso (65,28%), Santa Catarina (65,07%), Paraná (64,82%), Piauí (64,47%), Rio de Janeiro (53,81%), Goiás (51,61%) e Paraíba (50,07%).
Em contraste, os Estados com menor número de cargos de confiança são São Paulo (2,64%), Amazonas (22,02%), Minas Gerais (22,26%), Rondônia (24,02%) e Espírito Santo (28,22%).
O levantamento também revelou salários acima do teto constitucional em alguns MPs. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, há cargos comissionados que chegam a R$ 47,5 mil, ultrapassando o limite de R$ 46,4 mil, equivalente à remuneração de ministros do STF. Outros Estados com altos salários são Rio Grande do Sul (R$ 41 mil), Mato Grosso (R$ 31 mil), Amazonas (R$ 29,5 mil) e Pará (R$ 27,5 mil).
A Fenamp, com apoio da Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp), fez três pedidos principais ao CNMP:
Limitar os cargos de confiança a no máximo 50% do total de efetivos em cada MP;
Garantir que pelo menos metade desses cargos sejam ocupados por servidores de carreira;
Proibir o uso de cargos comissionados em funções técnicas, operacionais ou burocráticas.
A entidade argumenta que a predominância de comissionados enfraquece a transparência e compromete a independência funcional do Ministério Público, que deve ter base técnica e concursada.
Cargo comissionados no Estado do Rio Grande do Norte é uma praga no executivo, legislativo no judiciário, assim como em todos os municípios. Em vários casos, tem mais comissionados que efetivo.
Com tida essa pandemia, a Recrita Federal vai estdnder o prazo para a entrega do IR/2020?
Se estamos confinados em casa, tem centenas de brasileiros que não tem computador, as duvidas e etc.
Seremos mágicos para fazer a declaração?
Jornalismo > Primeiro Impacto >
OITO PESSOAS TESTADAS COM COVID-19 EM PORTO ALEGRE ESTÃO CURADAS
A cidade também registrou o primeiro óbito em decorrência da doença na madrugada desta quarta-feira
por: Redação | 25/03/2020 às 16:05
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Mais
Oito pessoas que foram diagnosticadas com o novo coronavírus e estavam em tratamento na cidade de Porto Alegre estão curadas. O prefeito, Nelson Marchezan, divulgou a informação pelas redes sociais nesta quarta-feira (25). A cidade também registrou o primeiro óbito em decorrência de Covid-19 nesta madrugada. A vítima foi uma mulher de 91 anos.
De acordo com Marchezan, o grupo de curados é composto por sete homens, com idades entre 18 e 68 anos, e uma mulher de 35 anos. A prefeitura informou também que os curados foram os primeiros casos de coronavírus confirmados na cidade.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o estado tem 112 casos confirmados, com 47 casos na cidade de Porto Alegre.
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, no entanto, registrou 81 casos confirmados de Covid-19 até esta quarta-feira (25).