Imagens: Reprodução/Metrópoles
O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, divergiram sobre a origem de carteiras de crédito durante acareação no STF, realizada em 30 de dezembro de 2025. Os vídeos dos depoimentos foram liberados pelo ministro Dias Toffoli nesta quinta-feira (29).
Vorcaro disse que o Master começou a vender “carteiras originadas por terceiros”, sem saber detalhes da Tirreno, empresa envolvida no caso. Segundo ele, os créditos vinham de originadores que já atuavam com o Master, mas não eram originados diretamente pelo banco.
Costa, por sua vez, afirmou que entendia que as carteiras eram do Master, vendidas a terceiros e recompradas pelo banco. Segundo o ex-presidente, o BRB manteve as compras até abril de 2025, quando notou “padrão documental diferente” e só então passou a questionar os originadores, descobrindo em maio que os créditos vinham da Tirreno.
Segundo as investigações, o BRB pagou R$ 12 bilhões ao Master por supostas carteiras de crédito falsas da Tirreno, empresa que seria de fachada. A divergência entre Vorcaro e Costa marca o principal ponto da acareação liberada pelo STF.
É verdade, o Brasil é o quinto em população; a China e a Índia são os últimos? Vocês estão iguais a Trump; todo dia muda o discurso s respeito da gripinha. Assumam e deixe de jogar pra platéia, pois, só diminiu.
E Portugal é um exemplo? Ou os EUA seria o melhor a se seguir?
Só tem 4 mi de habitantes e não faz fronteira com ninguém pois é um arquipélago comparação ridícula para induzir alguma comparação, sem falar que é um país altamente turístico querendo ou não o país para pois não há turistas no mundo todo
Sem comparação com o resto do mundo! Um país 1 mundo, com dinheiro, população de 4mi e além do mais uma ilha.
Ótima abordagem, porém devemos lembrar a densidade populacional da Austrália, e que apesar do tamanho, a população se concentra nas bordas.
*Nova Zelândia, mea culpa.