Foto: Yander Zamora/Anadolu Agency via Getty Images
Em entrevista à CNN, o professor de Relações Internacionais da UERJ, Maurício Santoro, analisou que a crise que atinge Cuba é tão grave que é “muito difícil que o governo consiga reprimir” as manifestações.
Durante o fim de semana, a população foi às ruas para protestar contra o regime comunista e a crise econômica, em meio ao momento de alta nos números da pandemia.
O professor explicou que o país enfrenta escassez de alimentos, remédios e proteção social. “Chegou num ponto dramático. A economia caiu 10% e não há recursos para gerenciamento de crise”, afirmou.
“Cuba é dependente do turismo internacional e as pessoas não podem viajar durante a pandemia, foi um baque muito forte, aliado à diminuição da remessa de dinheiro enviada por cubanos que moram fora do país e uma safra de cana de açúcar muito ruim”, avaliou.
O presidente cubano, Miguel Diàz-Canel, para Santoro, “falhou no primeiro teste de liderança”. Ele disse que o mandatário não tem a mesma “força histórica” de Raul e Fidel Castro.
CNN Brasil
Tem que mandar Lula e a quadrilha dos PeTralhas para Cuba, pois eles devem ter muito dinheiro escondido no Porto de Muriel.
Existe uma crise, mas qualquer avaliação dessa crise que não cite 60 anos de embargos econômicos imposto é desmoralizada. Independente da incapacidade de gerenciar a crise do governo cubano. Por isso, considero uma avaliação desmoralizada, porque direcionada.
O embargo proíbe apenas empresas norte-americanas de negociar com Cuba, que pode fazer negócios com todos os países do mundo. Recentemente uma empresa brasileira construiu um porto em Cuba, o Porto de Mariel.
CUBA LIVRE
Bota pra torar!!
Pêia braba nesses comunistas.
Liberdade é o que interessa pra esse povo reprimido, fora bichos vermelhos sem futuro.
Quero vê 15 minutos de reportagem no JN sobre a queda desses ditadores.
Ou vão se esconder???
O ditador de Cuba que a esquerda chama de “governo democrático”, cotou o acesso a todas as redes sociais, nada de whatsapp, facebook, instagran, e-mail, tudo democraticamente bloqueado.
Já foram presos padres, jornalistas e correspondentes estrangeiros, cinegrafistas e incontáveis manifestantes. As notícias das mortes não chegam devido ao corte nas comunicações.
O Ditador de Cuba mandou cortar a energia, corte geral e as informações são que muitos morreram nos hospitais por falta de funcionamento dos aparelhos devido a falta de eletricidade. Deve ser um corte elétrico do bem, afinal o PT financiou essa ditadura por anos e anos.
Mas a esquerda logo via dizer que tudo isso é em nome da “democracia” e o povo que pede liberdade, trabalho e direitos são revolucionários fascistas e inconsequentes. Por enquanto o silêncio da esquerda até o momento é ensurdecedor.
Que o povo brasileiro esteja testemunhando onde os governos socialistas e comunistas levam seu povo.
Dois manifestantes ficaram cegos ao protestar contra o governo….de Bolsonaro numa DEMOCRACIA.
Em Cuba ditadura sanguenta foram quantos?
¿No Paredón?
vão faltar lentes.