Política

Curado da Covid-19, Mourão diz que tomará vacina e que não vai furar fila

Foto: Isac Nóbrega/PR

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta segunda-feira (11) que vai tomar a vacina contra Covid-19 mas que não vai “furar fila”, ou seja, não receberá o imunizante antes das pessoas que têm prioridade segundo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Mourão voltou ao trabalho nesta segunda após 12 dias em isolamento no Palácio do Jaburu para tratamento da doença. A jornalistas ele defendeu ainda que a imunização contra a Covid-19 é uma questão coletiva, e não individual.

“[Pretendo tomar a vacina] dentro da minha vez. Eu sou grupo dois de acordo com o planejamento [do Ministério da Saúde]. Não vou furar a fila, a não ser que seja propagandística”, disse o vice-presidente se referindo à possibilidade de tomar vacina ante do prazo para incentivar outras pessoas a aderirem à campanha de imunização.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa o pedido de uso emergencial no Brasil de duas vacinas contra a Covid-19. Uma é do Instituto Butantan, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A outra é desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, do Reino Unido.

O vice-presidente defendeu ainda que “a vacina é para todo o país” e “uma questão coletiva.” As declarações de Mourão vão na direção oposta daquelas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro, que tem dito que não vai tomar a vacina e defende que ninguém seja obrigado a se vacinar.

“Eu acho que a vacina é para o país como um todo, é uma questão coletiva, não individual. O individuo aqui está subordinado ao coletivo, neste caso”, disse Mourão.

O vice falou sobre o período de isolamento e os sintomas da doença. “Eu tive três dias ali que realmente os sintomas foram mais pesados e, depois, não”, disse “A partir do quinto, sexto dia, eu estava bem”, descreveu.

Ele também lamentou o “número elevado” de mortes por Covid-19 no Brasil.

Disputa na Câmara

O vice-presidente disse que a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados deve ser apertada, mas que os dois candidatos que disputam o cargo, os deputados Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, e Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e por partidos de oposição, têm um índice alto de votações com o governo em matérias analisadas na Casa.

“Em qualquer hipótese, o governo tem que ter uma boa conexão, uma boa ligação com Câmara e Senado, no sentido de a gente poder aprovar aquilo que é necessário para o país poder avançar”, disse.

“Nós temos aquelas PECs que estão ali desde o começo do ano passado, mais a questão das reformas. Então, precisamos trabalhar forte esse ano”, analisou.

G1

Opinião dos leitores

  1. Mourão não dá moleza pra ignorância. Deve ser duro um cara com a capacidade dele ser vice de um palhaço sem noção e desonesto como Bozo. Mas ele tira de letra e pode ser o próximo presidente pra reabilitar a imagem das forças armadas, já tão desgastada com essa aventura bovina.

  2. Mourão estar na preferência dos brasileiros para substituir o capitão, que por ter sido expulso do exército , estar se vingando da punição, desgastando a imagem do exército. Mourão tem formação de "escola superior " tem total domínio das emoções e temperamento, tem capacidade, saúde mental, família decente e articulação. Vai tirar o Brasil do isolamento exterior, restaurar a imagem do exército brasileiro, e colocar a locomotiva nos trilhos. TCHAU BOLSONARO.

  3. Será que o mentecapto do Dove Dedos, JANJA, os Ronaldinhos filhos, Lilidenberg, o Vampiro de PE, Narizinho Amante Hoffman, Nonho, não vão querer tomar logo a vacina do calça curta? Pense numa amizade forte e bonita.

  4. O MINTOmaníaco vai fazer o mesmo: tomar a primeira vacina que estiver disponível. Mas pra manter a narrativa negacionista, decretou sigilo de 100 anos de ser cartão de vacinação! Assim ninguém saberá a verdade…

  5. Trump: não tomo vacina Mike Pence: Tomo vacina
    Bozo: não tomo vacina e ainda escondo meu cartão de vacinação… Mourão: tomo vacina

    Brasil vs EUA

  6. Temos um vice com capacidade dez vezes maior que o presidente. Educado, inteligente, fala pouco, não rouba nem deixa roubar……e mais inúmeras qualidades. Se não for o vice desse bizonho, poderia se candidatar pois é muito mais qualificado que bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio Bolsonaro cita Michelle e Tarcísio e pede união da direita contra o PT

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) pediu união da direita contra o PT em vídeo publicado neste sábado (17).

Ele afirmou que o governador Tarcísio de Freitas é um “aliado fundamental” e que Michelle Bolsonaro terá um “papel importantíssimo” nas eleições de 2026.

“Se a gente quer unir o Brasil, precisa primeiro unir a direita”, disse.

Flávio defendeu que as lideranças conservadoras se mantenham juntas enquanto Jair Bolsonaro estiver impedido de disputar eleições.

O senador citou possíveis nomes para uma aliança, como Tarcísio, Michelle, Zema e Caiado, e afirmou que o objetivo é “resgatar o Brasil do atual governo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mercosul e União Europeia assinam acordo de livre comércio após 26 anos de negociação

Foto: Luis Robayo/AFP

O Mercosul e a União Europeia assinaram neste sábado (17), em Assunção, no Paraguai, um acordo de livre comércio negociado há 26 anos. O tratado envolve 720 milhões de pessoas e um PIB conjunto de US$ 22 trilhões.

Participaram da cerimônia os presidentes dos países do Mercosul, com exceção de Lula, que foi representado pelo chanceler Mauro Vieira. Também assinaram o acordo Ursula Von der Leyen e António Costa, líderes da União Europeia.

Pelo tratado, o Mercosul eliminará tarifas sobre 91% das exportações europeias em até 15 anos. Já a UE retirará tarifas de 92% dos produtos do Mercosul em até 10 anos.

Segundo o Ipea, o Brasil será o maior beneficiado, com crescimento de 0,46% no PIB até 2040 (cerca de US$ 9,3 bilhões), segundo um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas). Os investimentos devem subir 1,5%, e exportações e importações, 3%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Turista de Belém-PA que morreu em corrida na praia de Pirangi tinha 60 anos e passou mal logo após a largada

O turista oriundo de Belém-PA que morreu durante prova de corrida na Praia de Pirangi na manhã deste sábado (17) tinha 60 anos e passou mal logo após a largada.

Segundo nota de pesar divugada pela organização da Corrida Pirangi Praiano, André Freitas Pereira sofreu um mal súbito e foi prontamente atendido pela equipe contratada pelos organizadores da prova, e posteriormente pela equipe do SAMU, mas infelizmente não resistiu apesar dos esforços das equipes de saúde.

A organização da prova lamentou produndamente o ocorrido e se colocou à disposição dos familiares de André Freitas Pereira.

Nota de Pesar

A organização da Corrida Pirangi Praiano manifesta profundo pesar pelo falecimento do corredor André Freitas Pereira, de Belém, que estava em Natal passando férias e participava do evento.

Nos primeiros 200 metros do percurso, André sofreu um mal súbito. Ele foi prontamente atendido pela equipe médica da ambulância Pulse Servicos Médicos , contratada pela organização da corrida, e, em seguida, pela equipe do SAMU. Foram realizados todos os procedimentos de emergência, com uso de desfibrilador, medicações, intubação e manobras de reanimação por mais de uma hora. Apesar de todos os esforços das equipes de saúde, infelizmente, ele não resistiu.

Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos que conviviam com André. Que Deus conforte os corações e conceda força para atravessar este momento tão difícil.

A organização da Corrida Pirangi Praiano se coloca à disposição da família para o que for necessário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: NASA levará astronautas para primeiro sobrevoo lunar em mais de meio século; foguete mede 98 metros e pesa mais de 5 milhões de quilos

Fotos: Joe Skipper/Reuters e Steve Nesius/Reuters

A NASA iniciou os preparativos finais do foguete Space Launch System (SLS) para a missão que levará astronautas ao redor da Lua pela primeira vez em mais de 50 anos. O lançamento pode ocorrer já em fevereiro.

Com 98 metros de altura e mais de 5 milhões de quilos, o foguete foi levado neste sábado (17) à plataforma de lançamento, em um trajeto de seis quilômetros.

A missão não prevê pouso nem órbita lunar. O objetivo é apenas o sobrevoo da Lua. O voo deve durar cerca de 10 dias.

A tripulação será formada por Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e o canadense Jeremy Hansen. Eles serão os primeiros humanos a viajar à Lua desde 1972.

Antes da decolagem, a NASA ainda realizará um teste de abastecimento no início de fevereiro. A data final do lançamento dependerá dos resultados desse teste.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre o pai do ex-deputado Carlos Augusto Maia e do vereador de Parnamirim, César Maia

Morreu neste sábado (17), Antônio Fernandes Maia, pai do do ex-deputado Carlos Augusto Maia e do vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Dr. César Maia. Antônio nasceu em Patu e foi servidor público do DER/RN.

O velório acontece a partir das 13h no Morada da Paz, em Emaús, Parnamirim. Às 20h acontecerá uma missa seguida do sepultamento às 21h, no mesmo local.

A família divulgou uma nota de falecimento, veja a íntegra abaixo:

NOTA DE FALECIMENTO

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Antônio Fernandes Maia, servidor público aposentado do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN), onde construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público, sendo um dos primeiros fiscais de estradas do Estado.

Natural de Patu/RN, Antônio Fernandes Maia viveu por muitos anos em Pau dos Ferros, cidade onde construiu sólidos laços de amizade, respeito e convivência, sendo amplamente conhecido por seu jeito correto, espontâneo, simples e humano. Há anos passou a residir em Parnamirim, onde também deixou marcas de convivência, amizade e estima.

Foi integrante da Casa do Estudante, no período de 1964 a 1974, experiência que marcou sua formação cidadã e consolidou vínculos que permaneceram por toda a vida.

Pai do Presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Dr. César Maia, do Presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (JUCERN), ex-Deputado Estadual, Carlos Augusto Maia, e do Tabelião Augusto Franklin Maia, Antônio, deixa um legado de honra, trabalho, retidão e profundo compromisso com a família e com o serviço público.

Neste momento de dor, a família agradece as manifestações de solidariedade recebidas e presta sua homenagem à memória de um homem íntegro, cuja história se confunde com a dedicação ao bem comum e o amor aos seus.

Parnamirim e o Alto Oeste se unem em luto pela perda de um cidadão exemplar.
A família perde um pai. O Rio Grande do Norte perde um servidor que honrou sua missão.

Família Maia

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem morre após passar mal enquanto corria na praia de Pirangi

Foto: reprodução/TV Tropical

Um homem morreu após sofrer um mal súbito enquanto corria na manhã deste sábado (17), na praia de Pirangi, em Parnamirim, na Grande Natal. Natural de Belém, no Pará, ele estava no litoral potiguar, aproveitando as férias.

Segundo a organização do evento, o homem de 60 anos, identificado como André Freitas Pereira, passou mal ainda nos primeiros 200 metros da corrida.

Ele recebeu atendimento imediato da equipe médica da prova, do SAMU e de dois cardiologistas que participavam da prova e a abandoraram para prestar socorro.

A organização da prova divulgou uma nota de pesar.

Nota de Pesar

A organização da Corrida Pirangi Praiano manifesta profundo pesar pelo falecimento do corredor André Freitas Pereira, de Belém, que estava em Natal passando férias e participava do evento.

Nos primeiros 200 metros do percurso, André sofreu um mal súbito. Ele foi prontamente atendido pela equipe médica da ambulância Pulse Servicos Médicos , contratada pela organização da corrida, e, em seguida, pela equipe do SAMU. Foram realizados todos os procedimentos de emergência, com uso de desfibrilador, medicações, intubação e manobras de reanimação por mais de uma hora. Apesar de todos os esforços das equipes de saúde, infelizmente, ele não resistiu.

Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos que conviviam com André. Que Deus conforte os corações e conceda força para atravessar este momento tão difícil.

A organização da Corrida Pirangi Praiano se coloca à disposição da família para o que for necessário.

Com informações de TV Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF aguarda desde terça-feira (13) autorização de Toffoli para investigar uso de influenciadores por Vorcaro

Foto: reprodução

A Polícia Federal aguarda desde terça-feira (13) uma decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, para abrir investigação sobre uma possível ação coordenada de influenciadores digitais contra órgãos públicos no caso do Banco Master.

Segundo a PF, há indícios de que influenciadores atacaram o Banco Central após o início das apurações sobre a compra do banco pelo BRB e, depois, com a investigação que levou à liquidação da instituição.

A suspeita é que os influenciadores tenham sido contratados por Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para pressionar autoridades. A defesa nega qualquer envolvimento e afirma que o banqueiro é vítima de uma campanha difamatória.

A PF pediu formalmente a abertura de inquérito a Toffoli, relator do caso no STF. Os investigadores temem que a demora comprometa a coleta de provas digitais, que podem ser apagadas.

O pedido ocorre em meio a um clima de tensão entre a PF e o ministro, após críticas de Toffoli à condução da Operação Compliance Zero e restrições temporárias ao acesso da corporação aos materiais apreendidos.

Íntegra da nota da defesa de Daniel Vorcaro

“A defesa de Daniel Vorcaro informa que ele não tem qualquer relação com a contratação ou difusão de fake news, tampouco com campanhas digitais de difamação contra autoridade pública. Ao contrário, sua defesa tem reiterado que Vorcaro é alvo de campanha difamatória e de disseminação orquestrada e sistemática de informações falsas que vêm prejudicando sua reputação nos últimos meses, muito antes da liquidação do Banco Master. Vorcaro já requereu a abertura de investigação específica para apurar a origem, autoria e responsabilidade pela produção e circulação dessas notícias falsas e ofensivas, justamente para afastar insinuações indevidas e permitir o esclarecimento completo dos fatos. A defesa permanece colaborando com as autoridades competentes e segue à disposição para contribuir com o avanço das apurações relacionadas a este e aos demais aspectos do caso.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gilmar Mendes nega pedido de prisão domiciliar para Bolsonaro

Foto: Ton Molina/STF e Brenno Carvalho/O Globo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou neste sábado (17) o pedido de prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O pedido havia sido encaminhado a Gilmar após Moraes se declarar impedido de julgar a ação, por ser a autoridade contestada no processo.

A solicitação foi apresentada por Paulo Emendabili Sousa Barros de Carvalhosa, advogado que não integra a defesa oficial de Bolsonaro. Segundo Gilmar, pedidos desse tipo só podem ser feitos pelos advogados constituídos do réu.

O ministro também afirmou que o STF não admite habeas corpus contra decisões de seus próprios ministros, como no caso do pedido que questionava atos de Alexandre de Moraes.

Gilmar destacou ainda que aceitar esse tipo de recurso poderia desorganizar a lógica recursal da Corte e violar o princípio do juiz natural.

Opinião dos leitores

  1. Lógico!
    Um bandido de altíssima periculosidade igual ao Bolsonaro não pode ficar em casa de boa.
    É óbvio 🤷🏻‍♂️

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Menina de 1 ano que teve um carregador de celular cravado na testa ao cair da cama recebe alta médica após cirurgia

Foto: Bruno Castro/Arquivo Pessoal

A menina de 1 ano que teve um carregador de celular cravado na testa após cair da cama, em Divinópolis, recebeu alta hospitalar e já está com a família. Apesar da boa recuperação, ela seguirá em acompanhamento neurológico.

Segundo o neurocirurgião Bruno Castro, o cérebro infantil tem grande capacidade de recuperação, o que reduz o risco de sequelas. No entanto, lesões podem causar cicatrizes no cérebro e, no futuro, provocar convulsões ou epilepsia.

A principal hipótese é que a criança segurava o carregador no momento da queda. O objeto perfurou a região frontal da cabeça, perto do olho. “Se tivesse atingido o olho, poderia causar perda da visão”, explicou o médico.

A menina passou por cirurgia de emergência no Complexo de Saúde São João de Deus, onde o objeto foi retirado e a área, reconstruída. O atendimento rápido evitou hemorragia e infecção, incluindo o risco de meningite.

O especialista alertou para os perigos de quedas em casa. “Crianças pequenas caem com facilidade. O ideal é deixá-las em locais seguros, longe de objetos pontiagudos”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Federal quebra sigilo bancário e fiscal de 101 pessoas e entidades investigadas no caso do Banco Master

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal quebrou os sigilos bancário e fiscal de 101 pessoas e empresas investigadas no caso do Banco Master. A medida foi autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do STF, no dia 6 de janeiro, e teve o sigilo retirado nesta sexta-feira (16).

As quebras abrangem movimentações financeiras entre 20 e 21 de outubro de 2025 e foram solicitadas pela PF com aval da Procuradoria-Geral da República.

Segundo a decisão, há indícios de crimes como gestão fraudulenta, manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, lavagem de dinheiro e indução de investidores ao erro.

Toffoli afirmou que as investigações apontam o uso de fundos de investimento e uma rede de empresas ligadas por vínculos societários, familiares e funcionais para explorar falhas no mercado financeiro.

O ministro também determinou o bloqueio e sequestro de bens de 38 investigados, em valores que podem chegar a R$ 5,77 bilhões. Entre os alvos estão Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e seu cunhado, o pastor e empresário Fabiano Zettel.

Zettel é ligado a fundos da Reag Investimentos que compraram participação no resort Tayayá, no Paraná, empreendimento que teve como principais acionistas familiares do ministro Toffoli.

Procurados, Toffoli, seus irmãos, a administração do resort e a Reag não se manifestaram. Zettel afirmou que deixou o fundo em 2022 e que ele foi liquidado em 2025. A defesa de Vorcaro disse desconhecer os negócios dos fundos citados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *