Há poucos dias do presidente dos Estados Unidos Donald Trump concluir a imposição de sobretaxas a alguns países, governadores brasileiros criticaram, neste sábado (26), as ações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação às tarifas de 50% em cima dos produtos brasileiros. As medidas entrarão em vigor, segundo o líder norte-americano, dia 1º de agosto.
Falando para um público formado por investidores, empresários e profissionais do setor econômico, Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO) e Ratinho Jr (PR) foram aplaudidos diversas vezes, durante participação em evento da XP, especialmente ao direcionarem críticas ao Palácio do Planalto.
Para o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR), “o governo [de Lula] não sabe onde quer chegar”
“Hoje temos um governo que demonstra que não sabe onde quer chegar, é um governo que, sobre uma questão tão importante, que é o tarifaço do Trump, muita vezes o Brasil se vitimiza demais, o Trump fez isso com a China, com Índia, com o Canadá, com o México”, disse o Ratinho Jr.
Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), governador de São Paulo, mostrou preocupação com as tarifas que, entre outros malefícios, tendem a ameaçar as exportações de laranja no estado paulista.
“Estamos conversando, buscando parlamentares americanos, empresas americanas, agentes do governo americano que podem se sensibilizar com o problema. Infelizmente hoje a gente tá vivendo um momento em que se busca tirar proveito do país, querendo dividir o país”, afirmou.
Já Ronaldo Caiado (União-GO), governador de Goiás, disse que Lula “não quer resolver o problema do tarifaço” e que os governadores estão “sofrendo com a irresponsabilidade” das ações do presidente.
“O Brasil é dos brasileiros, mas nem eu, nem o Tarcísio, nem o Ratinho fomos consultados pra ele tomar essa posição, não. Nós, governadores, estamos sofrendo por uma irresponsabilidade do seu Lula, que até hoje não mandou ninguém pra fazer o trabalho da chancelaria. Nós não estamos de acordo com a posição dele”, expôs Caiado.
O painel com os três governadores foi um dos mais aguardados do dia no evento, que reúne lideranças políticas e econômicas para discutir o cenário atual e as perspectivas para o futuro do Brasil.
Acordo com os EUA
Para Ratinho Júnior, o caminho para um acordo do governo brasileiro com os Estados Unidos é o diálogo.
“É alguém ir lá e sentar com os Estados Unidos…e parar de falar da desdolarização do comércio. A Índia nunca tocou nesse assunto, a China nunca tocou nesse assunto, aí foi um brasileiro querer falar de desdolarização do comércio, quer dizer, uma falta de inteligência”, declarou.
Tarcísio segue a mesma linha do governador do Paraná e acrescentou que “se a gente não botar a bola no chão, não agir como adulto e resolver o problema, quem perde é o Brasil”.
Ronaldo Caiado disse que o governo “destruiu” o Itamaraty, “hoje é um Itamaraty muito mais ideológico. O Brasil fica cada hora com uma frasesinha de efeito: ‘Ai o imperador do mundo, ai eu vou chupar jabuticaba’, não tem nada de responsabilidade”.
Recado para Trump
Durante evento em São Paulo na última sexta-feira (25), Lula afirmou que determinou o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), líder da comitiva de mediação com os Estados Unidos. No entanto, segundo o petista, “ninguém quer conversar com ele”.
“Queria dizer pro presidente Trump, que esse moço aqui, o Geraldo Alckmin, é o meu vice-presidente, o cara mais calmo que eu conheço, um exímio negociador, não levanta a voz e não manda carta, ele só quer conversar”, disse o presidente brasileiro.
Lula ainda mandou um recado para Trump: “O dia que você quiser conversar, o Brasil está pronto e preparado pra discutir e te mostrar o quanto você foi enganado com as informações que te deram. Você vai saber a verdade sobre o Brasil e quando você souber da verdade você vai falar: ‘Lula, eu não vou mais taxar o Brasil, vamos ficar do jeito que tá’.
“Eu quero que o Trump nos trate com a delicadeza e o respeito que eu trato os Estados Unidos e o povo americano”, finalizou.
CNN Brasil
Tudo alma cebosa
Ratinho está mais do que certo é tudo veado e sapatão
– hoje em dia o mundo esta se cumprindo com as profecias,qualquer coisinha se dizer hoje e homofobia,conheço muitos homossexuais que tem preconceito contra negros e pobres,quer dizer isso e o quer por ele ser homossexual ele não pode ter tambem preconceito aos outros,tipo outras cores de pele racial e classe??? CONHEÇO HOMOSSEXUAL QUE NÃO PODE VER UM COITADO DE UM POBRE TRABALHADOR BRAÇAL QUANDO VER VIRA O ROSTO ISTO É OQUER? preconceito é isto, cor racial,por ser gordinho em sala de aula sofre bullyng isto sim e preconceito? o brasil não esta lhe dando com jovens e crianças em sala de aula que sofrem bullyng esta ligando em querer que os jovens virem homossexuais com estes programas de tv imbecis,tenho apenas 17 anos faço 18 anos este mês mas sempre gostei de ler,de descobrir algo diferente outros estilos musicais,outras culturas isto sim é ser diferente,não engulo estes programas de tv de hoje,as novelas e seriados nacionais de tv principalmente querem degrinir a imagem dos jovens de hoje que que VC SEJA IGUAL A MIDIA PRA MIM SE FODA A MIDIA,SOU DIFERENTE POR QUER TENHO MENTE ALTERNATIVA hoje em dia A TV so mostra FORRÓ E SERTANEJO,não abre espaço para outros estilos musicais,ASSISTO ALGUMS PROGRAMAS POR EXEMPLO REPORTAGENS,CANAIS EDUCATIVOS isto sim e ser diferencial,OS JOVENS ESTÃO SENDO ENGULIDO PELA TV ANTI-EDUCATIVA BRASILEIRA E OS JOVENS FICANDO MAIS BURRO! sou adolescente ainda mais ainda bem fui criado por uma familia que quiz o melhor para mim RATINHO VC PARA MIM E O MAIOR APRESENTADOR DO BRASIL DE PROGRAMA DE PALCO,VC PARA MIM NÃO DISSE NADA DEMAIS O POVO ESTA A SEU FAVOR,VOCE SEMPRE FALA BEM DO NOSSO NORDESTE NÃO TEM FRESCURA COM NADA,JA AJUDOU MUITA GENTE SIMPLES,HOJE EM DIA O BRASILESTA AO LADO DA BANDA PODRE DA MIDIA QUE TENTAQ DESTRUIR AS FAMILIAS!
Como diz meu pai tem gente q qr um C novo pq o seu ta velho
Homofobia não é ter opinião, e sim agredir, matar….
Quando vão as ruas falar de Deus e introduzir imagens católicas essa defensoria estava aonde?
Quer dizer que dizer que tem gays na programação de TV é uma ofensa aos gays?
Esse mundo tá sem rumo mesmo.
A "Ditadura do Anel" não sabe o que defender…
Estamos vivendo a geração mimimi, ??? que todos se ofendem.
Ter gay na família , ou dentro de casa é como detergente, tem quer ter, mas as pessoas se fazem de doido ou finge não saber. toda família tem.
O direito de expressão tem limites, ser gay é normal igual a posição de …, acabou a época de humilhar e ofender gays, ratinho foi estupido, vive de baixaria a anos, agora é moralista, me poupe, se vc concorda com ele vá curar seu preconceito porque este tem cura.
É… ser “minoria” (em termos de direito) hoje é ser heterossexual, casado, branco, trabalhador… esses, sim, podem ser ofendidos a torto e a direito, já que as leis vem sendo usadas pra dar direitos a mais a cada grupo, cota, credo e opção. Ao que se percebe, não são mais “todos iguais perante a lei”…
Por favor me expliquem uma coisa…..o cara é viado mas não quer ser chamado de viado????? Que porra é essa????
Quase 20.000 servidores públicos sem receber salários no RN e a defensoria pública vai se manifestar contra um vídeo besta do Ratinho …. eita piulas…..
Kd que a defensoria se preocupa em cuidar dos direitos dos servidores do RN que estão vulneráveis por esta falta de pagamento, é desumano e ninguém tá vendo!!!
Outra merda para sugar dinheiro do estado
Ninguém pode mais esternar nenhum opinião que desagrade esses grupos que defendem homossexuais, a intenção deles é calar quem não concorde com esse negócio.
Defensoria deveria está procurando resolver os problemas do Brasil , porque ele já se explicou vão querer tirar dinheiro dele só pode pagar multa é isso?
Em toda esquina deste país, no dia a dia, tem cenas homossexuais com violento atentado ao pudor e ninguém fala nada! Essa veadagem está com a bola toda…
É a ditadura LGBT !!!
Concordo com a opinião de Ratinho. É um ABSURDO.
ABSURDO é a falta de insegurança.
ABSURDO é a falta de saúde
ABSURDO é a falta de perspectivas de futuro que estamos passando.
ABSURDO é a falta de vergonha dos POLÍTICOS do BRASIL e tb do nosso Estado.
ABSURDO é a inércia da população, parece que todos estão anestesiados.
Isso sim é ABSURDO, pois tira a vida e a saúde da população.
Tanta coisa de primeiríssima necessidade para ser feito, por exemplo hospitais ABANDONADOS, Segurança pública ZERO, escolas sucateadas, porque esses defensores não se preocupam com isso??????, foi para dar manchete e ficarem em evidencia ai sim vamos viralizar.
Cadê o direito de expressão ele apenas deu sua opniao do que está a ser passar na emissora, não teve descriminação nenhuma tudo nesse país e causa para justiça, era da ditadura da justiça no Brasil .