Defensoria Pública do RN realiza campanha para doação de medula óssea

Dando continuidade às comemorações pelo Dia Nacional do Defensor Público, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) se uniu ao Hemocentro Dalton Barbosa Cunha (Hemonorte), para a realização de uma campanha que tinha como objetivo um gesto simples, porém bastante nobre: ampliação do cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

Já no início da manhã, uma equipe do Hemonorte foi até a sede da DPE/RN, localizada no bairro da Ribeira, e realizou uma palestra entre os servidores da Defensoria. Durante o encontro, a assistente social Dinara de Macedo Marinho explicou como acontece todo o procedimento para a doação de medula óssea. Cerca de 30 pessoas assistiram a explanação realizada pela equipe do cadastramento.

De acordo com Dinara Macedo, ainda existe muita dúvida e desconhecimento sobre a doação de medula óssea. “É normal que as pessoas tenham receio. Ainda falta informação quanto aos procedimentos. Por isso ações como essa são importantes, para esclarecer as dúvidas e mostrar às pessoas, a importância desse gesto”, comentou.

O Rio Grande do Norte possui hoje cerca de 35 mil doadores cadastrados juntos ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). No estado, 57 transplantes de medula óssea foram realizados desde 2001, quando teve início a programa de doação voluntária, até agora. As chances de encontrar doadores compatíveis são raras e podem chegar a um a cada 100 mil, o que torna ainda mais importante o cadastro.

O que é a medula óssea?

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Nela são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante de medula óssea é recomendado a pacientes com problemas nas células do sangue, como leucemias, anemias aplásticas e linfomas.

Outras Informações:

Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea

www.inca.gov.br/doador
(21) 3207-5299 ou 3207-1447