Denúncia

Denúncia anônima é protocolada junto ao MPF contra o Intercept; pena de detenção e multa

Uma denúncia anônima foi cadastrada junto ao MPF contra o site Intercept, sob o número 20190043642.

Eis o que diz a denúncia:

“As quatro matérias sobre a Lava-jato publicadas pelo Intercept.com, que contêm supostas conversas obtidas por meios criminosos, são assinadas por Glenn Greenwald, Betsy Reed e Leandro Demori (Parte 1); Glenn Greenwald e Victor Pougy (Parte 2); Rafael Moro Martins, Leandro Demori e Glenn Greenwald (Parte 3); e Rafael Moro Martins, Alexandre de Santi e Glenn Greenwald (Parte 4).

Na matéria <https://theintercept.com/2019/06/09/editorial-chats-telegram-lava-jato-moro/>, os jornalistas esclarecem que as matérias foram “produzidas a partir de arquivos enormes e inéditos – incluindo mensagens privadas, gravações em áudio, vídeos, fotos, documentos judiciais e outros itens – enviados por uma fonte anônima” – os quais não foram divulgados.

Nas quatro matérias, são feitas transcrições parciais, desacompanhadas dos documentos mencionados, havendo indícios de omissão das conversas integrais, de modo a dificultar a clara compreensão do contexto e a causar perturbação da ordem pública (com a anulação de processos de repercussão mundial) e alarme social, colocando a credibilidade das instituições em xeque.

Exemplificativamente, na matéria < https://theintercept.com/2019/06/09/chat-moro-deltan-telegram-lava-jato/>, as transcrições estão incompletas e, não raro, seguidas de reticências. Por exemplo, ao transcrever suposta fala do Procurador da República Deltan Delagnol, o sítio divulga:

‘Caro, STF soltou Alexandrino. Estamos com outra denúncia a ponto de sair, e pediremos prisão com base em fundamentos adicionais na cota. […] Seria possível apreciar hoje?’, escreveu Dallagnol.

Na sequência, publica:

‘Não creio que conseguiria ver hj. Mas pensem bem se é uma boa ideia’, alertou o então juiz. Nove minutos depois, Moro deu outra dica ao procurador: ‘Teriam que ser fatos graves’.

Resta claro que há abuso de liberdade de imprensa e de expressão: todas as supostas transcrições divulgadas estão incompletas e descontextualizadas, tendo sido publicados somente os excertos que interessam à narrativa do Intercept Brasil. O caso agrava-se pela forte repercussão internacional, com abalo às instituições nacionais, sem a divulgação do material correspondente ou a transcrição da integralidade das conversas.

Portanto, os jornalistas aparentemente incorreram no crime previsto no art. 16, da Lei nº 5.250, de 9 de fevereiro de 1967:

Art . 16. Publicar ou divulgar notícias falsas ou fatos verdadeiros truncados ou deturpados, que provoquem:

I – perturbação da ordem pública ou alarma social.
(…)

Pena: De 1 (um) a 6 (seis) meses de detenção, quando se tratar do autor do escrito ou transmissão incriminada, e multa de 5 (cinco) a 10 (dez) salários-mínimos da região.

O Antagonista

 

Opinião dos leitores

  1. É ridículo, para dizer o mínimo, ver pessoas defenderem bandidos, corruptos, com tanta insistência. Os telefones de altas e decentíssimas autoridades da República foram ilegalmente hackeados e nada revelaram a não ser o zelo, o cuidado desses verdadeiros homens públicos com a moralidade, com o bom destino do dinheiro dos pagadores de impostos. Fico a imaginar o caráter (ou a falta dele) dessas pessoas que teimam em idolatrar bandidos e em torcer contra o Brasil. Certamente, não são indivíduos com quem se deva conviver.

    1. Mais menino, o maior defensor do Queiroz, Ceará-mundão ressuscitou!!!

  2. O problema é: como o Brasil será visto lá fora, nos países civilizados? Prisão de jornalista pega mal, muito mal. Aliás, a repercusão da matéria deu-se mais no exterior do que no Brasil. Para a classe dominante lula é um mega bandido que comandou desvios bilionários no governo e recebeu um ap em troca. Além disso, acabou com as empregadas domésticas que dormiam no serviço, colocou pobres nas universidades e transformou aeroportos em rodoviárias, ou seja, não merece perdão. Diferente do Queiroz e do Aécio.

  3. Os vazamentos da lava jato seguiram todos essa lógica, a conta gotas e de acordo com a necessidade do freguês. Saia alguma coisa contra alguém do setor conservador, a lava jato vazava algo contra o PT, o Lula, a Dilma. Foi assim até a última semana da eleição. Estão querendo prender o jornalista? por isso o moro e o dalagnol precisam ser afastados para que a investigação não sofra interferência. Por que não defendem o que valeu para o vazamento da Ex presidente Dilma? o próprio moro disse que o problema não era o grampo ou o vazamento, mas o conteúdo,; o dalagnol falou o interesse público deveria prevalecer e o público tinha o direito de saber. O que mudou? eles não aceitam o ferro que feriram? dois pesos e duas medidas? o Telegram publicou hoje, que não tem indícios de que o telefone do moro foi grampeado. E agora José?

    1. Vou tentar explicar algumas diferenças básicas: a escuta que pegou Dilma falando com o Lulaladrão estava autorizada pela justiça, enquanto que as conversas entre Moro e os Procuradores que foram divulgadas anonimamente foram feitas sim de forma clandestina; em segundo lugar, as conversas estavam em consonância com o ideal de prender o MAIOR LADRÃO do MUNDO!; terceira coisa, quando um jornalista do New York Times, em 2004, disse que Lula era alcoólatra, o que você achou da ideia dele ser expulso do país por expor essa verdade? E lhe que ninguém precisou fazer, clandestinamente, um teste de alcoolemia no LULALADRÃO!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Amazônia em alerta vermelho: calor extremo e secas históricas ameaçam floresta e cidades

Foto: Getty Images

 

A Amazônia está ficando cada vez mais quente, principalmente na região centro-norte. Um estudo internacional mostrou que a temperatura média da floresta subiu cerca de 0,77 °C por década. Desde 1981, isso dá mais de 3 °C a mais no calor da região.

Esse aumento é muito mais rápido do que a média do mundo, que sobe cerca de 0,21 °C por década. Os cientistas estão preocupados porque o calor pode causar incêndios, secas fortes e problemas nos rios, prejudicando animais e pessoas que vivem na floresta.

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Lancaster, com mais de 50 cientistas de outros países e a WWF. Eles dividiram a Amazônia em áreas pequenas e usaram informações de satélites e estações meteorológicas para saber quando o solo e o ar estavam secos e quanto de água a floresta perdia com o calor.

Os cientistas olharam para os dados de duas maneiras: pela média de temperatura e seca ao longo dos anos e também pelos anos mais quentes e secos, quando os danos são maiores. “Estamos mais atentos aos períodos quentes e secos, porque é quando os problemas acontecem de verdade”, disse o professor Jos Barlow, principal autor do estudo.

Centro-Norte da floresta é a mais afetada

A pesquisa mostra que a Amazônia Sul, que teve muito desmatamento, é a região que mais aquece em média. Mas o centro-norte é onde os extremos, como calor intenso e secas fortes, estão aumentando mais rápido.

Os efeitos já aparecem. Incêndios florestais estão mais comuns, rios têm níveis de água muito baixos ou muito altos e o ar em cidades como Manaus fica muito poluído. A seca também prejudica a saúde das pessoas que moram na floresta e ameaça os animais e plantas da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Bola da Copa do Mundo 2026 é revelada: Trionda une três países na história do futebol

Foto: Divulgação/Adidas

 

A Copa do Mundo de 2026 já tem sua protagonista nos gramados: a bola oficial Trionda foi apresentada nesta quinta-feira (2). O modelo chega com design exclusivo e inovador, simbolizando a união histórica de três países anfitriões – Canadá, México e Estados Unidos – pela primeira vez na história do torneio.

O nome “Trionda” vem do espanhol e significa “três ondas”, referência direta à parceria entre as nações que vão sediar o Mundial. Cada detalhe da bola foi pensado para representar a energia e a diversidade cultural da América do Norte.

A Adidas, fornecedora oficial das bolas da Copa desde 1970, já deixou sua marca em outras edições com modelos que se tornaram ícones, como a Tango, a Azteca e a Telstar. Agora, a Trionda entra para essa lista de bolas históricas, trazendo inovação e tecnologia de ponta.

A bola de 2026 se junta a um legado de 22 bolas oficiais da Fifa, cada uma com seu estilo e características próprias, adaptadas às mudanças de design e às novas tecnologias que melhoram o toque, o controle e a visibilidade nos jogos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes libera Bolsonaro para entrevista a podcast, mas ex-presidente decide se vai falar ou não

Foto: Reprodução

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Jair Bolsonaro (PL) participe do podcast “Café com Ferri”, apresentado pelo investidor Rafael Ferri, ex-Traders Club. A decisão, porém, não garante que a entrevista aconteça. A participação depende exclusivamente do interesse do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar desde agosto.

Moraes determinou que a defesa de Bolsonaro seja intimada para se manifestar sobre o convite em até cinco dias, formalizando se ele aceitará ou não participar do programa.

Segundo o pedido do podcast, a entrevista não seria transmitida ao vivo e respeitaria sigilos e decisões judiciais, evitando que informações sensíveis sejam divulgadas.

O episódio reforça o cuidado do STF em equilibrar liberdade de expressão e cumprimento da lei, mesmo em situações que envolvem ex-mandatários. Mesmo em prisão domiciliar, Bolsonaro continua sendo notícia nacional. A eventual entrevista promete repercussão política e midiática imediata, movimentando debates sobre liberdade de imprensa e influência digital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Príncipe William quebra silêncio e revela segredos da família real: saúde de Kate, crises do pai e o futuro do trono

Foto: Getty Images for Buckingham Palace

 

O príncipe William, futuro rei do Reino Unido, abriu o coração sobre a vida em família e os desafios da realeza em uma entrevista inusitada com o ator canadense Eugene Levy, famosa estrela da série Schitt’s Creek. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (2), no pub Two Brewers, em Windsor, e contou com risadas, confidências e reflexões sobre o futuro da monarquia.

Diferente da imagem séria que se espera da família real, William admitiu que não é pontual. A entrevista estava marcada para as 10h, mas ele chegou atrasado em uma scooter elétrica, brincando: “Estou sempre atrasado, pensei que essa seria a maneira de manter minhas reuniões no horário”.

Entre curiosidades divertidas, o príncipe revelou que ainda não conhece bem o Castelo de Windsor e que seu filho mais velho, George, de 12 anos, tem um conhecimento histórico da realeza “muito melhor” que o dele. Charlotte, de 10, e Louis, de 7, também participam da rotina agitada da família.

O futuro da monarquia

William falou sobre a responsabilidade de ser herdeiro do trono e disse enxergar a sucessão como uma oportunidade de gerar impacto social. “Quero criar um mundo em que meu filho tenha orgulho do que fazemos — um mundo e um trabalho que realmente impactem a vida das pessoas para melhor. Espero que não voltemos a algumas das práticas do passado, nas quais Harry e eu crescemos”, comentou.

Ele também destacou que mudanças são inevitáveis, mas não assustam. “A mudança está na minha agenda. Uma mudança para sempre. E eu aceito isso e aproveito — não tenho medo dela”, afirmou. O príncipe defende equilíbrio entre tradição e inovação: “É importante que a tradição permaneça, mas às vezes você olha para ela e pergunta: ‘Isso ainda serve para o propósito hoje?’”.

Saúde e superação

O tema mais delicado da conversa foi a saúde da família. Kate Middleton e o rei Charles III enfrentaram diagnósticos de câncer no último ano. William descreveu 2024 como “o ano mais difícil que já tive”, mas ressaltou progresso e otimismo: “As coisas estão bem. Tudo está progredindo da maneira certa, o que é uma boa notícia”.

O príncipe elogiou a força da esposa e do pai: “Estou muito orgulhoso da minha esposa e do meu pai pela forma como lidaram com tudo no ano passado. Meus filhos também se saíram muito bem.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

A nova gigante da tecnologia: OpenAI alcança US$ 500 bilhões e destrona SpaceX no pódio das startups

Foto: Marcelo Salvatico/Canaltech

A OpenAI, startup de inteligência artificial criadora do ChatGPT, alcançou um marco histórico: agora é a empresa de capital fechado mais valiosa do mundo. A companhia foi avaliada em US$ 500 bilhões em uma operação que permitiu que funcionários vendessem ações da empresa.

O valor coloca a OpenAI à frente da SpaceX, de Elon Musk, cujo valor de mercado é estimado em cerca de US$ 400 bilhões. No início de 2025, a OpenAI era avaliada em “apenas” US$ 300 bilhões, evidenciando um crescimento acelerado em poucos meses.

Startups que não têm ações negociadas em Bolsa, como a OpenAI, definem seu valor de mercado em operações privadas de compra e venda de ações, conhecidas como vendas secundárias. Essas transações servem como referência para investidores e mostram o interesse crescente pelo setor.

Força do mercado de IA

O salto da OpenAI reflete a força do mercado de inteligência artificial generativa, tecnologia capaz de criar textos, imagens e códigos de forma automatizada. Investidores enxergam nela um potencial imediato e global, mesmo que a empresa projete perdas financeiras para 2025.

Enquanto isso, a SpaceX mantém sua liderança no setor espacial, com foco em foguetes, satélites e exploração do espaço. Mas o capital segue fluindo fortemente para a infraestrutura digital e para soluções de IA, deixando claro que o futuro tecnológico está cada vez mais conectado à inteligência artificial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Itamaraty cobra liberação imediata de brasileiros presos em Gaza e acusa Israel de ação ilegal

Luizianne Lins antes da viagem à flotilha em defesa de direitos humanos. | Foto: Arquivo/Câmara dos Deputados

 

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil exigiu, nesta quinta-feira (2), a liberação imediata dos brasileiros detidos por Israel durante a interceptação de uma flotilha que seguia para a Faixa de Gaza. Entre os 15 brasileiros a bordo estão a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e o ativista Thiago Ávila.

O Itamaraty classificou a ação da marinha israelense como ilegal e arbitrária, destacando que a flotilha tem caráter pacífico e levava ajuda humanitária à região. O governo brasileiro afirmou que a interceptação em águas internacionais configura uma grave violação do direito internacional humanitário.

Em nota, a diplomacia brasileira reforçou que Israel deve garantir a segurança, o bem-estar e a integridade física dos ativistas enquanto estiverem sob custódia, e que deverá responder por quaisquer atos ilegais ou violentos cometidos contra a flotilha.

Nas redes sociais, a deputada Luizianne Lins compartilhou vídeos afirmando ter sido “sequestrada pelas forças de ocupação israelenses”, enquanto sua equipe classificou a detenção como ilegal e autoritária. O episódio gera repercussão internacional sobre a proteção de ativistas e o envio de ajuda humanitária.

A situação ocorre em meio a tensões crescentes em Gaza, onde crises humanitárias persistem. O Brasil mantém posição firme na defesa de direitos humanos e segurança de cidadãos brasileiros, pressionando por soluções diplomáticas que permitam assistência humanitária sem risco à integridade de quem atua em missões pacíficas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alerta no RN: Sesap orienta hospitais sobre metanol após 59 intoxicações no Brasil, 11 confirmadas e 1 morte

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu, nesta quinta-feira (2), uma nota técnica com orientações a hospitais e clínicas do RN sobre suspeitas de intoxicação por metanol. O documento detalha como identificar, tratar e notificar casos suspeitos, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.

O metanol é uma substância altamente tóxica, frequentemente associada a bebidas alcoólicas adulteradas. Sua ingestão pode causar sintomas graves, como dor abdominal, visão turva, confusão mental e náusea, que surgem entre 12 e 24 horas após o consumo. A intoxicação pode levar a complicações sérias e até à morte.

Segundo o Ministério da Saúde, já foram registradas 59 notificações de intoxicação por metanol em todo o Brasil, sendo 11 casos confirmados e 48 suspeitos. Até o momento, uma morte foi confirmada em São Paulo e outras sete estão sob investigação: duas em Pernambuco, três em São Paulo e duas em São Bernardo do Campo.

No RN, não há casos confirmados ou suspeitos até o fim da tarde desta quinta-feira. Mesmo assim, a Sesap mantém ativa toda a estrutura de vigilância, incluindo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox).

A nota técnica estadual orienta os profissionais sobre a definição de casos suspeitos, condutas médicas, exames necessários e procedimentos de notificação. Pacientes com sintomas devem procurar imediatamente o serviço de emergência mais próximo. O médico, por sua vez, deve contatar o CIATox para que o caso seja investigado e registrado oficialmente.

Diante da gravidade do quadro, o Ministério da Saúde classificou a situação como Evento de Saúde Pública, criando uma Sala de Situação extraordinária para monitorar os casos em todo o país, envolvendo ministérios, Anvisa e secretarias estaduais e municipais de saúde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Prefeito do PT critica religiões de matriz africana e gera polêmica nas redes sociais: “Somos seguidores de Cristo”

Foto: Reprodução/Instagram

 

O prefeito de Ararendá, Aristeu Eduardo (PT), gerou polêmica ao criticar religiões de matriz africana durante a inauguração de uma praça no município cearense. Vídeos das falas do político, gravados nesta terça-feira (30), circulam nas redes sociais e provocaram reação imediata da comunidade.

Durante o discurso, Aristeu, que se declarou cristão, afirmou que pessoas que seguem religiões afro-brasileiras “se passam de bem” durante o dia, mas praticam rituais à noite. “Esse povo se passa de ‘bem’ de manhã, na frente da sociedade e, à noite, vai bater tambor nos terreiros de macumba. Então, fiquemos atentos, pessoal. Isso está nas escrituras que conhecemos”, disse o prefeito.

As declarações foram aplaudidas por alguns apoiadores presentes, mas geraram críticas de grupos de defesa da diversidade religiosa e internautas. Aristeu reforçou que, como líder municipal, se sente no dever de “alertar a sociedade para esse tipo de gente que prega valores que não seguem”.

A intolerância religiosa é crime no Brasil, e especialistas lembram que a Constituição garante liberdade de culto. A repercussão do caso coloca Ararendá no centro de um debate nacional sobre respeito às crenças afro-brasileiras, que incluem Candomblé, Umbanda e outras tradições culturais.

Veja o vídeo:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bares de Natal reforçam segurança após casos de intoxicação por metanol no Brasil

Foto: Reprodução

 

Os recentes casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol, registrados em diferentes estados, já mobilizam também o setor de bares e restaurantes em Natal. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) reuniu representantes no RN para discutir medidas de prevenção e anunciou um treinamento nacional, com certificação para associados, voltado à identificação de rótulos adulterados e à importância da compra apenas em distribuidores oficiais.

Alguns estabelecimentos da capital já se posicionaram nas redes sociais, garantindo a segurança das bebidas que servem ao público e reforçando a confiança dos clientes.

A situação no país, no entanto, é grave. Segundo o Ministério da Saúde, até esta quinta-feira (2) foram registradas 59 notificações de intoxicação por metanol, sendo 11 casos confirmados e 48 suspeitos. Destes, 53 foram em São Paulo, cinco em Pernambuco e um em Brasília (DF), ainda não incluído oficialmente no balanço.

Até o momento, há uma morte confirmada em São Paulo e outras sete em investigação: duas em Pernambuco; três na capital paulista e duas em São Bernardo do Campo.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, trata-se de um episódio inédito. “Estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no Brasil”, declarou.

Casos estão sendo monitorados

Para monitorar os casos, o governo federal criou uma Sala de Situação extraordinária, reunindo ministérios, Anvisa e secretarias de Saúde estaduais e municipais.

O metanol é altamente tóxico: pode causar dor abdominal, falta de ar, visão turva, confusão mental e até cegueira. O Ministério da Saúde alerta que a população deve redobrar a atenção com a procedência das bebidas e denunciar suspeitas às autoridades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Imposto de Renda zerado até R$ 5 mil e desconto para salários até R$ 7.350: veja quanto vai sobrar no seu bolso

Foto: Arquivo

O novo projeto de lei do Imposto de Renda (PL 1.087/2025) vai muito além da isenção para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A proposta, já aprovada pela Câmara nesta quarta-feira (1º) e em análise no Senado, prevê também um desconto escalonado para salários de até R$ 7.350.

Segundo o Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Tesouro Nacional), o benefício funciona de forma decrescente: quanto mais próximo de R$ 7.350, menor o desconto, até se extinguir totalmente nessa faixa. A fórmula garante que não haja saltos bruscos no valor do imposto.

Na prática, quem ganha R$ 5 mil e hoje paga IR deixará de pagar e terá uma economia de R$ 312,89 por mês, ou seja, mais de R$ 4 mil por ano.

Economia Estimada no Imposto de Renda (Nova Regra)

Salário Mensal (Quanto a Pessoa Ganha) Economia Mensal (Quanto Vai Sobrar no Bolso Por Mês) Economia Anual (Quanto Vai Sobrar no Bolso Por Ano)
R$ 5.000 R$ 312,89 R$ 4.067,60
R$ 5.158 R$ 291,86 R$ 3.794,16
R$ 5.272 R$ 276,70 R$ 3.597,04
R$ 5.500 R$ 246,32 R$ 3.202,19
R$ 5.600 R$ 233,01 R$ 3.029,10
R$ 5.698 R$ 219,96 R$ 2.859,48
R$ 6.000 R$ 179,75 R$ 2.336,75
R$ 6.800 R$ 73,23 R$ 952,04
R$ 7.000 R$ 46,60 R$ 605,86
R$ 7.100 R$ 33,29 R$ 432,78
R$ 7.200 R$ 19,98 R$ 259,69
R$ 7.350 Nenhuma (R$ 0,00) Nenhuma (R$ 0,00)

O governo calcula que abrirá mão de R$ 25,8 bilhões anuais com a medida. Para compensar, a proposta cria uma taxação extra de até 10% sobre rendas acima de R$ 600 mil ao ano — o que atinge apenas 0,13% dos contribuintes, segundo o Ministério da Fazenda.

Estarão na mira salários muito altos, aluguéis, dividendos e rendimentos no exterior. Mas ficam de fora heranças, aposentadorias por doença grave e indenizações. Lucros e dividendos gerados até o fim de 2025 também não serão taxados.

A expectativa do governo é arrecadar mais de R$ 34 bilhões por ano com essa taxação sobre os super-ricos.

Isenções ampliadas

Na reta final, o relator Arthur Lira incluiu mais aplicações financeiras na lista de isentos. Entraram títulos como LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, LIGs, LCDs, além de Fundos Imobiliários (FIIs) e Fiagros.

Além disso, o parecer prevê que o governo terá um ano para enviar ao Congresso um projeto criando uma política nacional de atualização da tabela do IR, evitando que a defasagem volte a pesar no bolso da classe média.

Se aprovado no Senado ainda em 2025, o novo modelo passa a valer já nas declarações do Imposto de Renda de 2026.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *