Diversos

DESABAFO: Delegada do RN usa rede social para mostrar realidade da Polícia Civil

Vendo na timeline tantas queixas desse DESGOVERNO me deu vontade de desabafar.

Escolhi ser Polícia por achar que tenho vocação (há um tempo atrás eu tinha certeza, hoje eu só acho…). Fiz o concurso, e assim como meus amigos tinha ideais e ideias para fazer uma Polícia diferente, atender aos locais mais distantes desse RN (nas brenhas, como costumamos falar aqui), melhorar o atendimento à população, melhorar o nível técnico jurídico das investigações e, consequentemente, do Inquérito Policial.

Enfim, melhorar a vida das pessoas, seja resolvendo casos simples, seja prendendo e deixando bem amarradinho nas provas os piores bandidos, traficantes, estupradores, assaltantes…Mas, infelizmente, todas essas ideias e ideais esbarram na TOTAL FALTA DE ESTRUTURA vivenciada pela Polícia Civil do RN.

Sempre disse que “quem quer arruma um jeito, quem não quer, arruma uma desculpa”. E é verdade! Diariamente vê-se nos noticiários ações positivas da polícia Civil, Operações, prisões, apreensões… E PODEM TER CERTEZA, SÓ ACONTECEM PORQUE NÓS, POLICIAIS ABNEGADOS, DAMOS UM JEITO. Com pouco mais de um ano de Polícia já participei de umas dez operações. Saí de casa de madrugada, pra botar minha cara na rua, logo depois voltei para trabalhar na minha delegacia normalmente, e NUNCA RECEBI SEQUER UMA DIÁRIA POR ISSO. Pelo menos uma vez por mês tirei plantões de 60 horas (um final de semana inteiro), para que a região não fique desguarnecida, para receber R$ 200, no máximo R$ 300,00. E QUANDO RECEBI… Foi a minoria das vezes… Já enchi cartucho de tinta com dinheiro do meu bolso, já comprei material de expediente… Já fiz campana no meu carro particular, me colocando ainda mais em risco do que a profissão exige.

ISSO TUDO PRA ILUSTRAR COMO DAMOS JEITO!

Mas tem uma hora que DAR JEITO cansa… E, infelizmente, tem coisas que, por mais que tenhamos boa vontade, NÃO CONSEGUIMOS DAR JEITO. Aí vem o desestímulo, a tristeza… Não é à toa que inúmeros policiais sofrem problemas como depressão, transtornos de ansiedade, alcoolismo etc… Trabalhamos em RISCO, sob muita PRESSÃO e com total FALTA DE ESTRUTURA!

Pra completar, esse mês não pagaram as funções gratificadas, e 1/3 de férias aos que faziam jus. Estamos na iminência de ficar SEM PAPEL no almoxarifado, porque o Governo não está pagando aos fornecedores. Viaturas estão sendo recolhidas, por falta de pagamento do aluguel.
Poderia listar ainda inúmeros outros absurdos a que a PCRN é submetida…

AÍ ALGUÉM ME PERGUNTA: E pra que mostrar essas mazelas todas?? E eu respondo: pra população saber que quando nos queixamos ou fazemos greves e paralizações não é porque somos vagabundos, ou queremos ganhar muito dinheiro. É PORQUE QUEREMOS PRESTAR UM BOM SERVIÇO E NÃO CONSEGUIMOS!

Continuo zelando pela qualidade do meu inquérito e continuo atendendo bem a todos que chegam à minha delegacia, não importa o tamanho do problema ou da conta no banco… Porque isso não é mais que minha obrigação. Mas o “plus” fica cada vez mais difícil. Uma hora a PC vai ser obrigada por esse governo a parar…

Então VC QUE TEVE UM CARRO ROUBADO E NUNCA ENCONTRADO, VOCÊ QUE TEVE UM PARENTE ASSASSINADO E O CULPADO NÃO FOI PUNIDO, VOCÊ QUE REGISTROU BO E NUNCA FOI CHAMADO À DELEGACIA PARA RESOLVER SEU PROBLEMA, NÃO CULPE A POLÍCIA, NEM OS POLICIAIS POR ISSO…

Eu e muitos colegas não deixamos a peteca cair porque temos o ESPÍRITO GUERREIRO, respeitamos a população e as instituições que trabalham ao nosso lado e porque amamos o que fazemos (afinal, a melhor coisa do mundo é colocar pulseira prateada no vagabundo, né, Valente?). Mas está cada vez mais difícil e desestimulante…

Certa vez ouvi de uma grande amiga: “você é a pessoa certa na instituição errada. Uma andorinha só não faz verão”. E eu respondi e continuo respondendo… Certo ou errado é o lugar que escolhi estar e vou fazer de tudo para melhorá-lo. E com td certeza não sou andorinha só. TEM MUITA GENTE BOA NA PCRN. E ruim também, como em todo lugar. Mas essa revoada de Andorinhas está ficando enfraquecida de tanto voar nas intempéries do tempo.

PRECISAMOS QUE A POPULAÇÃO ESTEJA DO NOSSO LADO, pois vamos continuar lutando, pois como diz Karla Vivi, “OS GOVERNOS PASSAM, MAS A POLÍCIA É ETERNA”!

Desculpem o tamanho do desabafo, mas estava precisando compartilhar isso tudo, para que saibam o que passamos.

Taís Aires
Delegada da Polícia Civil do RN

Opinião dos leitores

  1. Impressionantes: o relato e a coragem de fazê-lo. Ainda existe gente com a capacidade de se indignar neste RN e no Brasil. É o que ainda me anima. Embora pouco. Parabéns, Delegada Taís!

  2. Segurança pública sofre com falta de e DPs do RN: Depósitos de Problemas:“Falta água e materiais de limpeza. Tem o ASG, mas faltam seus materiais de trabalho, e os policiais nas Delegacias de Polícia acabam arcando com os custos”, revelou Djair Oliveira, presidente do Sinpol. Ele também contou que, ao procurar saber o motivo do problema, descobriu que o Governo do Estado tem dificuldade de contratar fornecedores em virtude das dívidas que tem feito.
    Greve deixa HWG em situação crítica: Com a greve dos servidores da saúde da rede estadual, que se iniciou na última quinta-feira (01), os atendimentos nos maiores hospitais públicos ficaram prejudicados. No Hospital Walfredo Gurgel (HWG), a situação é a mais crítica. O atendimento no ambulatório de queimados, que funciona normalmente três vezes por semana para troca de curativos, foi suspenso, assim como as cirurgias eletivas, agendadas.
    Sem estrutura e pessoal, centrais do Cidadão agonizam: Os problemas provocados pela alta demanda de usuários na Central do Cidadão do Alecrim duplicaram depois do fechamento da unidade da Cidade Alta. Antes disso, desde que passou a incorporar a Coordenadoria de Identificação (Coid) do Itep, em janeiro, a repartição já havia dobrado o número de atendimentos. Agora, a situação pode ficar insustentável com as demandas da unidade fechada.
    Escolas têm ‘buracos’ na grade curricular: A rede estadual de ensino conta, atualmente, com cerca de 10 mil professores e 280 mil alunos matriculados e, embora o ano letivo já se encontre no segundo semestre, ainda existem vazios na grade curricular de alguns estabelecimentos escolares. Um exemplo está na Escola Estadual Jean Mermoz, no Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. No turno vespertino da escola, há dias em que nove horários chegam a ficar vagos por falta de professores.
    O que está faltando mais para ser DECRETADO ESTADO DE CALAMIDADE NO ESTADO E SE PEDIR O AFASTAMENTO DA PIOR GOVERNADORA DE TODOS OS TEMPOS?

  3. Essa e a realidade que a população não vê e entende que o MP pode substituir policia investigando. Vejam se existem promotores com essa insatisfação ? Lamentável.

  4. Infelizmente é a realidade, temos que pedir muita proteção Divina diante do caos que nosso Estado se encontra!

  5. Olá Doutora ! Concordo com todas as vírgulas e pontos desse teu desabafo. Não há o menor interesse dos nossos políticos, em todas as suas esferas, em solucionar os problemas que abrangem a segurança, saúde e educação. É uma pena que tenhamos no quadro da nossa gloriosa polícia civil pessoas do seu caráter, e o nosso desgastado e incompetente governo não se espelhe. Como diz o famoso jornalista DATENA, Me ajuda aí ho ! Abraços.

  6. A culpa maior é da atual gestora, essa sim, ta destruindo todo o RN, essa senhora comete um desrespeito muito grande com a população quando tem a cara de pau de falar em reeleição, quando na verdade o melhor que ela poderia fazer era renunciar.

  7. Delegada Taís Aires a população sabe realmente de quem é a culpa,o governo atual e os anteriores.

    1. Cara Delegada, seu desabafo eu TIRO O CHAPEU. COM CLAREZA DOS FATOS E CONSEGUIR SE EXPOR, NÃO E PARA QUALQUER UM. ISSO TUDO, POSTO E EXPOSTO E A MAIS DURA REALIDADE. E VISIVEL E REVOLTANTE. UMA EXPLANACAO DIGNA DE QUEM TEM AMOR PELA PROFISSAO. PARABÉNS, PELA CORAGEM E ELOQUENCIA DA NARRACAO DOS FATOS. PARA A SRA. TIRO O CHAPEU!!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Homem morre eletrocutado enquanto instalava câmeras em Porto do Mangue

Foto: Reprodução

Um homem de 28 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto trabalhava, nesta segunda-feira (9), no município de Porto do Mangue, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Francisco Leonardo Morais Gomes.

De acordo com as primeiras informações apuradas, Francisco executava um serviço de instalação de câmeras de monitoramento quando acabou sendo atingido por um choque elétrico. Pessoas que estavam no local perceberam o ocorrido e tentaram prestar socorro imediato.

O jovem foi encaminhado com urgência para a unidade de saúde do município, onde recebeu atendimento médico. Apesar das tentativas de reanimação, ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo após dar entrada no hospital.

Diante da fatalidade, familiares se dirigiram à Delegacia de Plantão em Mossoró para registrar a ocorrência. O caso deverá ser analisado pelas autoridades competentes, que irão apurar as circunstâncias do acidente e verificar se houve falha técnica ou outras responsabilidades envolvidas.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bloquinho SEGURA QUE DEU ONDA e Bloquinho VAI DAR PRAINHA

Foto: Divulgação 

O Segura Que Deu Onda se une ao VAI DAR PRAINHA em 2026 com uma grande novidade: novo endereço e um novo cenário. Este ano, o bloquinho muda de local e desembarca na Via Costeira, assumindo de vez o circuito mais bonito do Brasil, com um visual surreal que transforma o desfile em uma experiência única.

No domingo, 15 de fevereiro, a concentração acontece a partir das 15h30, no trio do Bloquinho Vai Dar Prainha – Ano I, com percurso pela Via Costeira (próximo ao Vila do Mar) e destino final na Prainha. Um trajeto que une brisa, paisagem e a energia contagiante que já é marca registrada do evento.

No palco da Prainha, a festa continua com shows de Xexéu, Submarino Amarelo, Sax In The House.

Com fantasias criativas, alegria nas ruas e agora um cenário de tirar o fôlego, o Segura Que Deu Onda reforça seu espírito irreverente e se reinventa sem perder a essência.

SERVIÇO

SEGURA QUE DEU ONDA
PRAINHA Via Costeira – Natal/RN
15 de fevereiro

ingressos e informações:

Clique aqui

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Câmara quer votar “PL do Mounjaro” após o Carnaval

Foto: Adriano Machado

A Câmara dos Deputados quer avançar logo após o carnaval com uma proposta que quebra a patente do Mounjaro e Zepbound. Nessa segunda-feira (02), o plenário aprovou o regime de urgência do projeto de lei, o que abre caminho para a votação de mérito sem a necessidade de debates em comissões.

A urgência teve apoio de 337 deputados e somente 19 votos contrários, o que dá um indicativo de um “tema pop” a ser trabalhado pelo Congresso Nacional em ano eleitoral.

As canetas emagrecedoras são indicadas para controle do diabetes, mas também usados como emagrecedores. O uso sem indicação e os casos de pancreatite investigados levaram a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a divulgar um alerta sobre os riscos associados ao uso desses medicamentos fora da indicação e sem acompanhamento médico.

Na avaliação do autor do projeto, deputado Mário Heringer (PDT-MG), a aprovação pode reduzir a lucratividade do comércio ilegal de canetas porque abre espaço para farmacêuticas nacionais e a produção em versão genérica com preço reduzido.

“O comércio clandestino está ganhando muito dinheiro. Quando ficar mais barato e acessível, acaba”, afirmou à CNN.

Segundo o deputado, houve compromisso do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em pautar a matéria após o Carnaval.

O parlamentar argumenta também que o projeto não elimina a necessidade de fazer o uso de medicamentos do tipo com orientação e acompanhamento médicos.

Críticos veem risco da aprovação trazer insegurança jurídica e desestimular investimentos em inovação. O partido Novo foi o único a orientar contra a urgência.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Brasil repete pior posição em índice de corrupção da Transparência Internacional

Foto: Reuters

A ONG Transparência Internacional vê um cenário de “estagnação” brasileiro no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2025. No ano passado, o Brasil repetiu a segunda pior nota (35 pontos, numa escala de 0 a 100) da série histórica iniciada em 2012 e continuou na 107ª posição, entre 182 países e territórios, no levantamento elaborado pela organização.

O Brasil subiu um ponto com relação a 2024, uma variação considerada “estaticamente insignificante” pelos elaboradores do indicador. Na escala do IPC, quanto menor for a nota, maior é a percepção de corrupção.

O índice é formado com base em até 13 indicadores independentes que avaliam a percepção de especialistas, pesquisadores e executivos sobre comportamentos corruptos no serviço público e mecanismos de prevenção desta prática criminosa. No caso brasileiro, foram considerados oito indicadores, assim como em 2024.

A série histórica mostra que o Brasil pontuou melhor no ano inaugural e em 2014 (com 43 pontos). Já o pior desempenho foi registrado em 2024 (34 pontos).

O diretor executivo da Transparência Internacional – Brasil, Bruno Brandão, afirma que a estagnação ocorre no país mesmo que o Brasil tenha chamado a atenção mundial no ano passado pela resposta “firme” do Supremo Tribunal Federal (STF) na responsabilização do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“(O Brasil) também chocou o mundo com casos de macrocorrupção em escala inédita, como INSS e Master, impunidade generalizada mesmo para corruptos confessos e condutas desmoralizantes de ministros do próprio STF”, avalia Bruno Brandão.

A ONG aponta que, há dez anos, o Brasil está estagnado abaixo da média global dos países. O IPC 2025 posiciona o país abaixo da média das Américas (42 pontos) e da média das 182 nações (42 pontos).

O diretor-executivo aponta que o Congresso, por sua vez, aprovou medidas “não para fortalecer, mas para debilitar o combate à corrupção, como o afrouxamento da Lei da Ficha Limpa, enquanto as emendas não param de se agigantar”.

Já o STF, segundo Brandão, “teve papel importante tentando estabelecer transparência e algum controle às emendas, mas continua garantindo impunidade generalizada a casos de macrocorrupção, inclusive confessos, ao mesmo tempo em que os próprios ministros aparecem com vínculos altamente suspeitos a empresas corruptas com casos na Corte”.

Infomoney

Opinião dos leitores

  1. Com um STJ desses, vamos descer um pouquinho mais. O chefe da quadrilha, LULADRAO, vibra com nossa posição, continuamos ladeira abaixo. Kkkk

  2. Que surpresa hein?! Chocante! Eu jamais esperava isso de Lula e do PT, um homem ilibado e sem ficha corrida – alma mais pura do Brasil 😂kkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Confira como vai funcionar o comércio em Natal durante o Carnaval

Foto: Divulgação

O comércio da capital potiguar funcionará em horário diferenciado nos dias de carnaval. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), os estabelecimentos abrem em horário normal no sábado (14/02), o comércio de rua funciona das 08 às 17h e os shoppings das 10 às 22h.

Na segunda-feira (16/02) o comércio de rua e supermercados fecham, e alguns shoppings terão abertura facultativa, pois é comemorado o dia do comerciário, feriado em Natal.

Na segunda e terça-feira de carnaval o comércio de rua estará fechado, retornando as atividades na quarta-feira (18/02) a partir das 08h. Alguns estabelecimentos abrem mais tarde, por volta das 12h.

Já os shoppings funcionarão a segunda e terça-feira de carnaval de em horário especial de domingo. Na quarta-feira de cinzas (18/02) abrem partir das 12h.

A CDL Natal detalha o funcionamento dos principais pontos e estabelecimentos comerciais da capital potiguar.

Confira:

Comércio de rua

Centro da Cidade

Sábado 14/02
Funciona em horário normal das 08 às 13h.

Domingo 15/02
Fechado

Segunda-feira dia 16/02
Fechado

Terça-feira 17/02
Fechado.

Quarta-feira 18/02
Funcionamento a partir de 12h.

Alecrim

Sábado 14/02
Funciona em horário normal das 08 às 17h.

Domingo 15/02
Fechado

Segunda-feira dia 16/02
Fechado

Terça-feira 17/02
Fechado

Quarta-feira 18/02

Funcionamento normal. Algumas empresas funcionam a partir das 8h e outras a partir de 12h.

Zona Norte

Sábado 14/02 – das 08 às 18h;

Domingo, 15/02 – Fechado

Segunda-feira, 16/02 Fechado;

Terça-feira, 17/02 – Fechado

Quarta-feira, 18/02 – Funcionamento a partir de 12h.

Partage Norte Shopping Natal

Sábado 14/02
Funcionará normalmente das 10h às 22h;

Domingo 15/02
Alimentação e lazer aberto das 11h às 22h;
Demais lojas, a partir das 15h às 21h;
Carrefour – 07 às 21h;

Segunda-feira 16/02
Dia do Comerciário -: Alimentação e lazer aberto das 11h às 22h;
Lojas e Quiosques – Fechado
Carrefour – Fechado.

Terça-feira 17/02
Alimentação e lazer aberto das 11h às 22h;
Demais lojas, a partir das 10h às 22h – Facutltativo
Carrefour – aberto das 7h às 22h;

Quarta-feira 18/02
Funcionamento obrigatório: Alimentação e lazer aberto das 10h às 22h
Demais lojas, a partir das 10h às 22h;
Carrefour – aberto das 7h às 22h.

Shopping Cidade Jardim

Sábado 14/02 – das 09h às 21h;
Domingo 15/02 – Alimentação e lazer das 12 às 20h (facultativo);
Lojas e quiosques – Fechado;
Segunda-feira 16/02 – Alimentação e lazer das 12 às 20h; (FACULTATIVO);
Lojas e quiosques – Fechado.
Terça-feira, 17/02 – Alimentação e lazer das 12 às 20h; (FACULTATIVO);
Lojas e quiosques – Fechado.
Quarta-feira, 18/02 – das 11 às 21h.

Midway Mall

Sábado 14/02 – das 10h às 22h;
Cinemark aberto conforme sua programação

Domingo 15/02- Praça de alimentação e lazer das 11h às 22h;
Lojas e quiosques abertos
Cinemark aberto conforme programação;
Supermercado Pão de Açúcar das 7h às 22h;

Segunda-feira 16/02 – Dia do Comerciário
Praça de Alimentação e lazer das 11h às 22h;
Lojas e Quiosques – fechados;
Cinemark aberto conforme sua programação.

Terça-feira 17/02 – Praça de alimentação e lazer das 11h às 22h;
Lojas e quiosques abertos em regime facultativo
Cinemark aberto conforme programação
Supermercado Pão de Açúcar das 7h às 22h;

Quarta-feira de Cinzas 18/02 – Praça de alimentação e lazer das 11h às 22h
Lojas e quiosques abertos das 12h às 22h
Cinemark aberto conforme programação
Supermercado Pão de Açúcar das 7h às 22h;

Natal Shopping

Sábado 14/02- Alimentação e lazer: 10h às 22h
Quiosques de alimentação: 10h às 22h
Âncoras e Megalojas: 10h às 22h
Demais lojas e quiosques: 10h às 22h
Academia Bodytech: 09h às 15h
Alpendre: 14h às 00h
Cinema: Conforme Programação

Domingo 15/02 – Alimentação e lazer: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 21h*
Âncoras e Mega Lojas: 12h às 21h*
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h*
Academia Bodytech: 09h às 15h
Alpendre: 14h às 23h
Cinema: Conforme Programação.

Segunda-feira 16/02 – (FERIADO – Dia do Comerciário)
Alimentação (lojas e quiosques) e lazer: 11h às 21h
Âncoras e Mega Lojas: Fechado
Demais lojas e quiosques: Fechado
Academia Bodytech: 08h às 16h
Alpendre: 11h às 23h
Cinema: Conforme Programação

Terça-feira 17/02 – Alimentação (lojas e quiosques) e lazer: 11h às 21h
Âncoras e Mega Lojas: 13h às 21h (Facultativo)
Demais lojas e quiosques: 14h às 20h (Facultativo)
Academia Bodytech: 08h às 16h
Alpendre: 11h às 23h
Cinema: Conforme Programação

Quarta-feira de Cinzas 18/02 – Alimentação (lojas e quiosques) e lazer: 11h às 22h
Demais operações: 12h às 22h
Alpendre: 11h às 23h
Cinema: Conforme Programação

Shopping 10
Sábado 14/02 – 8h às 17h
Domingo 15/02 – fechado
Segunda-feira 16/02 – fechado
Terça-feira – 17/02 – fechado
Quarta-feira – 18/03 – 12h às 18h

Shopping Via Direta
Sábado – 14/02 – Normal – 09h às 21h
Domingo – 15/02 – Totalmente Fechado
Segunda-feira – 16/02 – Totalmente Fechado
Terça-feira – 17/02 – Totalmente Fechado
Quarta-feira – 18/02 – 11h às 21h.

Praia Shopping
Sábado 14/02
Lojas, das 10h as 22h
Alimentação, a partir das 11h

Domingo 15/02- Lojas, das 14h as 20h
Alimentação a partir das 11h

Segunda-feira 16/02- Lojas , facultativo, das 14h as 20h
Alimentação , a partir das 11h

Terça-feira 17/02- Lojas, facultativo
Alimentação, a partir das 11h

Cinemas, consultar programação em moviecom.com.br

Quarta-feira 18/02 – Lojas, das 12h às 22h
Praça de Alimentação, das 11h às 22h
Cinemas, consultar programação

Shopping Cidade Verde
Sábado 14/02/2026): funcionamento normal.
Domingo (15/02/2026): funcionamento facultativo para todas as lojas. Segunda-feira (16/02/2026): lojas fechadas (Dia do Comerciário).
Terça-feira (17/02/2026): funcionamento facultativo para todas as lojas.
Quarta-feira (18/02/2026): funcionamento obrigatório de todas as lojas a partir das 12h.

Supermercados
Fechados no dia 16/02
Funcionamento Normal nos dias 14,15, 17 e 18/02.

Bancos
Fechados, retomam atividades na quarta-feira 18/02 a partir das 12h.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Estátua na Zona Norte deve ser concluída em abril

Foto: Adriano Abreu

A montagem da estátua gigante de Nossa Senhora de Fátima, na Zona Norte de Natal, segue na reta final e deve ser concluída ainda neste mês de fevereiro. Após essa etapa, os trabalhos se concentram na pintura e nos acabamentos, com previsão de finalização em abril. A data de inauguração do monumento, no entanto, ainda não foi definida pela Prefeitura do Natal.

Responsável pela confecção da imagem, o artista pernambucano Ranilson Viana Barbosa explicou que a montagem exige um processo técnico cuidadoso, principalmente por questões de segurança e alinhamento das peças. Segundo ele, parte do corpo da imagem já foi erguida. “Até agora foi montada parte do corpo da imagem. Esse é um processo bem delicado de alinhamento das peças porque a gente evita trabalhar na parte de cima, visto que, por questão de segurança, é melhor trabalhar na parte de baixo”, afirmou.

De acordo com o escultor, a programação prevê a conclusão da montagem estrutural ainda em fevereiro. “A previsão é que, no final de fevereiro, esteja toda montada e depois fazer só a questão de acabamento, a finalização na pintura. E a nossa programação é para que, em abril, ela esteja 100% pronta. No final de abril a gente vai fazer essa entrega. Mas a inauguração é por parte da prefeitura”, disse.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oposição mira Lula e STF e articula projeto para derrubar sigilos que blindam viagens de Janja e dados do Banco Master

Hugo MottaFoto: Lula Marques/Agência Brasil

A oposição na Câmara quer acelerar a tramitação de um projeto de lei para derrubar sigilos impostos pelo governo Lula e por decisões do Judiciário, transformando o tema em nova frente de desgaste político às vésperas do ciclo eleitoral. Em reunião com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), parlamentares pediram prioridade ao texto, que pretende tornar públicos documentos hoje protegidos, incluindo informações sobre viagens da primeira-dama Janja e dados financeiros ligados ao Banco Master.

Nos bastidores, a proposta é vista como um contra-ataque à pauta defendida pelo Planalto, como a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1, que avançou recentemente na Câmara. Aliados do governo avaliam que a oposição tenta mudar o foco do debate econômico para temas sensíveis, enquanto críticos acusam o Executivo de usar o sigilo para evitar desgaste político.

Entre os pontos citados pelos parlamentares estão registros de agendas, relatórios de visitas a ministérios e documentos relacionados a investigações em curso, incluindo materiais ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro, que tiveram restrições determinadas pelo Supremo Tribunal Federal. A oposição também questiona a aplicação de sigilos de até cem anos em informações da atual gestão, prática que se tornou alvo constante de embates no Congresso.

A pressão aumentou após decisões do ministro Dias Toffoli envolvendo dados fiscais do caso Master, ampliando críticas à atuação do STF. Para deputados oposicionistas, a quebra dos sigilos seria essencial para “restabelecer transparência”, enquanto governistas argumentam que a medida tem viés eleitoral e pode expor informações sensíveis sem contexto.

Com informações da VEJA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alerta máximo: Anvisa investiga mortes suspeitas e acende sinal vermelho sobre “canetas do emagrecimento”

Canetas emagrecedoras devem ser aplicadas com indicação médica — Foto: Reprodução / TV TEMFoto: Reprodução / TV TEM

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu investigação para apurar seis mortes suspeitas e mais de 200 notificações de pancreatite possivelmente ligadas ao uso de canetas injetáveis para diabetes e obesidade, como Ozempic, Saxenda e Mounjaro. Apesar de ainda não haver confirmação de causa direta, o aumento acelerado dos relatos levou o órgão a emitir um alerta e reforçar que o uso fora da indicação médica pode ampliar riscos graves à saúde.

Especialistas apontam que os próprios pacientes que recorrem às chamadas “canetas do emagrecimento” já fazem parte de um grupo vulnerável, com obesidade e diabetes — condições que elevam a chance de complicações. A perda de peso rápida, estimulada pelos medicamentos, pode favorecer a formação de cálculos biliares, fator que está ligado a episódios de inflamação no pâncreas, uma doença potencialmente grave e que registra milhares de casos por ano no país.

Outro ponto de preocupação é o mecanismo de ação dessas substâncias, que retardam o esvaziamento do estômago e alteram o metabolismo digestivo, podendo impactar o funcionamento do pâncreas. A Anvisa orienta que qualquer suspeita de pancreatite leve à suspensão imediata do tratamento e reforça que o uso deve ocorrer apenas com prescrição e acompanhamento médico.

Além dos efeitos adversos, a circulação de produtos falsificados e de origem irregular acende um alerta extra. Sem saber exatamente qual substância está sendo aplicada — ou em qual dose — pacientes ficam expostos a riscos ainda maiores, sobretudo quando recorrem ao mercado paralelo em busca de resultados rápidos sem orientação profissional.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro do STJ acusado de assédio sexual se manifesta pela primeira vez e diz ser inocente

ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio BuzziFoto: Luiz Silveira/Agência CNJ

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enviou uma carta a colegas da Corte após ser alvo de acusações de assédio sexual que já são analisadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo próprio STJ e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No texto, ele afirma estar “muito impactado” com a repercussão do caso, declara inocência e revela que está internado sob acompanhamento cardíaco e emocional desde que as denúncias vieram à tona.

A informação é da colunista Manoela Alcântara, do Metrópoles. Na mensagem, o magistrado sustenta ter uma trajetória “ilibada” e diz confiar que as investigações provarão sua versão. Buzzi também mencionou o impacto das acusações sobre sua família e afirmou que jamais adotou conduta que pudesse manchar a magistratura, pedindo cautela na análise das denúncias que, segundo ele, foram divulgadas prematuramente.

As acusações ganharam força após uma jovem de 18 anos relatar que teria sido agarrada pelo ministro durante um encontro na praia, em Balneário Camboriú (SC). O caso foi registrado em boletim de ocorrência, e uma segunda denúncia — desta vez feita por uma ex-servidora do gabinete do magistrado — foi formalizada junto ao CNJ, ampliando a pressão sobre o integrante do tribunal superior.

O episódio aumenta o desgaste institucional no Judiciário e reacende debates sobre responsabilização dentro das cortes superiores, enquanto os procedimentos disciplinares avançam para apurar se houve conduta incompatível com o cargo.

Confira a íntegra da carta de Marco Buzzi

Caros colegas,

Muito impactado com as notícias veiculadas e também por me encontrar internado em hospital, sob acompanhamento cardíaco e emocional, até o momento estive calado.

De modo informal soube de fatos contra mim imputados, os quais igualmente repudio.

Tudo está causando mágoas às pessoas da minha família e convivência.

Creio que nos procedimentos já instauradas demonstrarei minha inocência.

Tenho quase 70 anos de idade, trajetória pessoal e profissional ilibadas, casamento feliz, de 45 anos, que frutificou três filhas amorosas e minha família está coesa ao meu lado.

Jamais adotei conduta que envergonhasse a família ou maculasse a magistratura.

Esse histórico não é invocado como prova de inocência, mas como elemento relevante de coerência biográfica, o que clama por cautela redobrada na apreciação das graves acusações.

Sem ainda compreender as razões das imputações feitas, lamento todo esse grande sofrimento e também desgaste da nossa Corte, revelando que estou submetido a dor, angústia e exposição que ninguém desejaria vivenciar.

De consciência tranquila, mas alma muitíssimo agitada, ante a prematura divulgação de informações, agradeço aqueles que me franquearam o benefício da dúvida. Confio que, por meio de apuração técnica e imparcial, os fatos serão plenamente esclarecidos.

Opinião dos leitores

  1. Essa conversinha de inocente não cola não Dr, assuma a responsabilidade que é melhor, ninguém vai inventar uma acusação grave como essa não, tem fundo de verdade, punição já, só quero v o final dessa história, defesa não vai faltar mas acredito na versão de quem acusou, esperar pra v.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Carnaval injeta quase meio bilhão na economia do RN e expõe força do consumo na folia

Show na Avenida da Alegria no Carnaval de 2025 — Foto: Magnus NascimentoFoto: Magnus Nascimento

O Carnaval vai aquecer fortemente o comércio e o turismo no Rio Grande do Norte em 2026. Levantamento do Instituto Fecomércio RN projeta que a festa movimente cerca de R$ 455,6 milhões, impulsionada pelo aumento da intenção de compra entre os consumidores, especialmente em Natal e Mossoró, onde mais da metade da população afirma que pretende gastar para aproveitar o período.

Na capital potiguar, 59,7% dos entrevistados planejam comprar algo para o Carnaval — índice superior aos anos anteriores. Em Mossoró, o cenário é semelhante, com 57% dos consumidores dispostos a ir às lojas. O gasto médio estimado gira em torno de R$ 400 nas duas cidades, com maior procura por alimentos e bebidas, roupas, transporte, acessórios e hospedagem.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a data se consolida como uma das mais relevantes para a economia no primeiro semestre, movimentando diversos setores e fortalecendo festas tradicionais também no interior. A pesquisa aponta ainda que o preço continua sendo o principal fator de decisão de compra, seguido por qualidade e variedade dos produtos.

Além do comércio, o litoral deve concentrar grande parte do fluxo de foliões, aquecendo serviços turísticos, combustíveis e alimentação fora de casa. Em Natal, o Pix aparece como principal forma de pagamento, enquanto em Mossoró o cartão de crédito lidera. O estudo foi realizado entre 13 e 25 de janeiro, com 600 entrevistas na capital e 505 no município mossoroense.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *