Detran/RN instala semáforo na Rota do Sol  

detran
Foto:Detran-RN
 O Detran/RN começou hoje a fazer os ajustes necessários para a instalação de um semáforo de três tempos na Rota do Sol (RN-063). O objetivo da mudança é regularizar o trânsito no trecho mais movimentado da via e garantir mais segurança no local.

O motivo da implantação dos semáforos naquele ponto da Rota Sol, que liga Natal ao litoral Sul, é que ainda restavam dúvidas sobre o ordenamento do tráfego. Assim, a equipes de engenharia e fiscalização do órgão executam esse trabalho para prevenir acidentes e melhorar a fluidez do trânsito.

Com a nova sinalização, a conversão à esquerda no sentido Natal – Pirangi para quem deseja retornar para Ponta Negra não será mais feita pela alça e sim pelo canteiro central. O trecho receberá ajuste geométrico para alargar a área de conversão.

A Coordenadoria de Operações do Detran informa que durante essa semana haverá monitoramento do tráfego para identificar o sentido que tem mais fluxo de veículos em cada horário. Dessa forma, será possível regular o temporizador para adaptar o tempo de abertura e fechamento dos três semáforos dependendo dos horários e do movimento do trânsito.

A previsão é que o semáforo esteja em funcionamento amanhã, mas hoje à noite já poderá ser ligado para testes.

O Departamento de Trânsito pede atenção redobrada dos motoristas diante da nova sinalização, que está sendo implantada no ponto de entrada e a saída de veículos para o bairro Cidade Verde.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Luís Carlos Moraes disse:

    Um absurdo este sinal, bastava melhorar a rotatória e colocar radar. Hoje levei 50minitos parado na rota do sol no final da tarde. Muito movimento de quem vem das praias. Esse monitoramento ficará impossível devido o movimento sazonal nas vias. Mais um absurdo dos órgãos oficiais de trânsito. Levava 15 minutos de Cotovelo a nova Parnamirim, hoje levei uma hora, e não estamos no período da temporada.

  2. Ciclistas da Rota do Sol disse:

    Concordamos PLENAMENTE c o sr. Anderson (que fez um comentário abaixo). Pois ontem mesmo um amigo ciclista ia batendo em outro ciclista que ia logo à frente…pois os ciclistas tavam passando pela rotatória (sentido natal – Pium) e qdo o da frente freiou e parou pro carro que vinha de Cidade Verde, já que o sinal tava aberto pros carros…o ciclista q vinha atrás acostumado com a preferência que existia antes…freiou bruscamente e quase batia. E o motorista do carro foi extremamente Educado e gentil e mesmo o sinal verde pros carros…ele ainda deu a vez pro ciclista…mas o ciclista observando que o sinal tava verde pros carros…agradeceu ao motorista e esperou todos os carros passarem…ou seja tá uma verdadeira confusão…e Fora o risco e a perda de tempo que os motoristas estão tendo.
    Lembrem-se que nós ciclistas tb somos motoristas..
    O DETRAN e DER devia era colocar lombadas eletronicas ou de concreto p diminuir o risco de atropelamento de ciclistas ao longo da rota do sol…
    E em vez de sinal…poderia fzr uma grande rotatória elevada..tipo a da av. Jaguarari com a av. 4 e, deixar os semáforos que foram retirados…que ficavam piscando amarelo direto…
    Errada grande o Detran ou foi o DER que fizeram..

  3. Anderson disse:

    Sobre o novo semáforo na rota do sol (antiga "rotatória")…Palhaçada! Desculpe-me, mas é a única palavra que vem na minha mente.
    Por que punir com o atraso os condutores que sabem e respeitam a sinalização da rotatória?
    Eu passo pelo local 4 vezes por dia, e agora, todas às vezes, perco vários minutos seja para ir no sentido Nova Parnamirim => Ponta Negra, ou o contrário.
    Agora mesmo, 13:15 (03/08/2016)…eu fiquei 6 minutos andando de primeira marcha para poder chegar ao semáforo e cruzar a rota do sol. Tenho foto do trecho da rua Alfredo Dias (que vai de encontro a rota do sol) onde parei esperando chegar a minha vez.
    Isso é um absurdo. A rotatória é muito mais eficiente.
    Agora se tem condutores que não conhecem a regra, cabe ao DETRAN fiscalizar, orientar, e punir.
    E na verdade, quebrar aqueles canteiros e fazer uma rotatória de verdade, e não adaptar um retorno para se parecer com uma rotatória.
    Se o DETRAN fizesse a reforma desenhando horizontalmente a rotatória, com umas três faixas (ali tem espaço), ficaria muito mais claro aos outros condutores que não entendem a placa de "Dê a preferência".
    Mas esse semáforo me deixou indignado. E não adianta qualquer programação para deixar o tempo maior para determinado trecho, pois aquele local varia muito com o tempo.
    Agora mesmo quando fiquei parado o fluxo maior era Cidade Verde => P. Negra, e P. Negra => Cidade Verde. Enquanto o sinal ficava aberto no sentido Cotovelo => P. Negra, nenhum veículo passava…enquanto nos outros sentido as filas só aumentavam.
    Este semáforo teria que ter uma programação diferente para o inicio da manhã, ao meio-dia, e a noite na volta do trabalho. Existe isso? E quando este semáforo perder a programação? Quando faltar energia? Seja o que Deus quiser?
    Para todas essas dúvidas a rotatória resolve.
    Vocês tenha humildade e percebam que estão indo contra o bom senso. Penalizando todos no trânsito, prendendo o fluxo. Se espelhem na prefeitura do Natal que cada dia mais coloca novas rotatórias em cruzamentos.
    Temos que fluir com este trânsito caótico, e não travá-lo a cada cruzamento.

    • Ciclistas da Rota do Sol disse:

      Concordamos PLENAMENTE c o sr. Anderson. Pois ontem mesmo um amigo ciclista ia batendo em outro ciclista que ia logo à frente…pois os ciclistas tavam passando pela rotatória (sentido natal – Pium) e qdo o da frente freiou e parou pro carro que vinha de Cidade Verde, já que o sinal tava aberto pros carros…o ciclista q vinha atrás acostumado com a preferência que existia antes…freiou bruscamente e quase batia. E o motorista do carro foi extremamente Educado e gentil e mesmo o sinal verde pros carros…ele ainda deu a vez pro ciclista…mas o ciclista observando que o sinal tava verde pros carros…agradeceu ao motorista e esperou todos os carros passarem…ou seja tá uma verdadeira confusão…e Fora o risco e a perda de tempo que os motoristas estão tendo.
      Lembrem-se que nós ciclistas tb somos motoristas..

      O DETRAN e DER devia era colocar lombadas eletronicas ou de concreto p diminuir o risco de atropelamento de ciclistas ao longo da rota do sol…

      E em vez de sinal…poderia fzr uma grande rotatória elevada..tipo a da av. Jaguarari com a av. 4 e, deixar os semáforos que foram retirados…que ficavam piscando amarelo direto…

      Errada grande o Detran ou foi o DER que fizeram..

  4. Elvys disse:

    Para melhorar a fluidez no trânsito?! Kkkkkkk brincadeira! Haja incompetência!

  5. Elvys disse:

    Ridícula essa medida!!!! Está causando enormes transtornos para quem se dirigi para Cidade Verde. Fica uma bagunça danada. Além de formar uma fila enorme, os motoristas não respeitam e vão pelas faixas do meio e da esquerda para entrar a direita. Bagunça total!! Parabéns DETRAN-RN ?????

  6. Enrico disse:

    Ridículo esse semáforo, sem necessidade!! Já bateu o recorde se trânsito no primeiro dia!! Devemos fazer um protesto para retirar essa aberração!

  7. Sérgio Cunha disse:

    O retorno a esquerda com acesso pelo canteiro central é outro retrocesso, como exemplo temos a BR 101 que eliminou o último retorno deste tipo no final do mês passado, enquanto alguns evoluem outros retrocedem.

  8. Sérgio Cunha disse:

    Completamente desnecessário, semáforos não resolvem problema de trânsito, melhor seria melhorar a sinalização da mesma forma que foi feito no cruzamento da Rota do Sol/Roberto Freire.

  9. Potyguar disse:

    È urgente a instalação, ou melhor a reinstalação, da lombada eletrônica que funcionava em frente ao Banco do Brasil da Av.Eng.Roberto Freire. Já presenciei atropelamentos e colisões ali, devido à falta de educação e respeito por parte de condutores irresponsáveis que não reduzem a velocidade quando se aproximam da faixa de pedestres que lá está.

  10. Wellington disse:

    Aqui também vai uma dica para que o detran instalem um semáforo na rotatória na entrada de Extremoz – Natal/Ceará-Mirim – Ceará-Mirim/Natal, no final da Av. Tomaz Landim, Parque dos Coqueiros, pois ali também existe a necessidade de um semáforo, pois o transito esta muito perigoso!

  11. Jadson disse:

    Só vai ser ruim ficar parado nesse lugar esquisito à noite. Melhor mudar de rota.

  12. disse:

    Demorou. Ali precisava.

  13. Ciclistas da Rota do Sol disse:

    Caro Bruno, aproveitamos pra pedir ao Gov. do estado e DER e Pref. de Parnamirim que resolvam URGENTEMENTE o problema de mais de 10 postes que estão queimados (há mais de 10 dias) logo após a rotatória. Pois fica muito perigoso à noite, tanto pros ciclistas, corredores e motoristas! Lá é rota dos turistas para o litoral Sul e também para a Penitenciária de Alcaçus! Por gentileza Bruno nos ajude na cobrança às autoridades! Inclusive o BlogdoBG até publicou uma matéria há poucos dias, depois que enviamos a reclamação e apelo ao BLOG. Agradecemos amigo.

COMENTE AQUI