O segmento de venda direta está em franco crescimento no Brasil, constituindo um setor cada vez mais relevante para a economia. É nele que milhões de brasileiros vêem uma oportunidade de trabalho e uma alternativa de renda.
Datas comemorativas, como o ‘Dia dos pais’, movimentam ainda mais o setor. Indústrias e empresas de vendas diretas criam kits de produtos para chamar atenção do consumidor, aquecer as vendas e os lucros dos vendedores autônomos.
A consultora da Natura, Socorro da Silva, 47, sente o crescimento desse mercado de perto. “Muitas vezes nós temos que correr atrás dos clientes, mas agora eles que nos procuram para fazer pedidos. As vendas estão ótimas este ano, kits com desodorante e creme de barbear são os que têm mais saída”, afirma.
Socorro está no ramo há nove anos e conta que a consultoria reforça o orçamento familiar e a ajuda a se manter no mercado de trabalho. “Eu comecei a trabalhar como consultora depois de ficar desempregada. Uma amiga me convidou para trabalhar com revenda e continuo até hoje”, relata. “Ser consultora já me ajudou a quitar muitas dívidas e comprar muitas coisas para minha casa”, completa.
Números
De acordo com um balanço divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd), as vendas diretas movimentaram R$ 6,2 bilhões no primeiro trimestre de 2012. O total representa expansão de 7,9% comparada ao mesmo período do ano passado.
Comente aqui