Dias Toffoli liga para militares e tenta conter crise após declarações de Gilmar Mendes

Foto: Fellipe Sampaio/STF 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, ligou para o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e para o ministro da secretaria de governo, Luiz Eduardo Ramos, coma finalidade de apagar o incêndio que teve início com as declarações do ministro Gilmar Mendes – que afirmou, em uma live, que o “Exército está se associando a esse genocídio”. O magistrado faz referência a integrantes das Forças Armadas no Ministério da Saúde, em meio a pandemia de coronavírus, que avança no país.

Toffoli atua nos bastidores para tentar conter a escalada da crise. Em nota, divulgada nessa segunda-feira (13), Azevedo e os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica ameaçam fazer uma reclamação na Procuradoria Geral da República (PGR) contra Gilmar. De acordo com informações obtidas pela reportagem, Toffoli ligou para Ramos e Azevedo ressaltando o respeito pelas Forças Armadas e amenizando as declarações do colega.

Toffoli ressaltou que a visão do ministro não representa o pensamento da Corte em si e que o Supremo atua junto com os demais poderes para amenizar os impactos da pandemia. As ações de Toffoli foram bem recebidas no Executivo. No entanto, interlocutores do governo e dos militares ainda esperam um pedido de desculpas de Gilmar e não desistiram de acionar o procurador-geral da República, Augusto Aras. Nos bastidores, o magistrado tem demonstrado que está tranquilo quanto a legalidade das declarações, embora saiba que são polêmicas.

Estado de Minas, com Correio Braziliense

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Sergio disse:

    Um magistrado com uns come desse!
    Cai fora Gilmar Mendes

  2. OSORIO SAMPAIO disse:

    QUEM JÁ VIU ALGUÉM DAS FORÇAS ARMADAS TRABALHANDO ME JOGUE A PRIMEIRA PEDRA, AGORA ATRAPALHA SIM OLHE COMO ESTA O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA. MAIS AGORA COM A SAÍDA DA CHEFE DO ÓRGÃO QUE FISCALIZAVA AS QUEIMADAS E ENTRADA DE UM MILITAR AS QUEIMADAS VÃO ZERA, QUEM VIVER VERA.

  3. paulo disse:

    BG
    Esse senhor pensa que pode tudo, tem que ser enquadrado mesmo, basta de panos quentes, disse em uma de suas perolas que a lava jato era uma quadrilha. Sujeito desajustado tem que responder sim pelas suas bravatas. IMPEACHMENT já. O sr. alcolumbre é um dos responsáveis por essas falas deste individuo, pois vive engavetando os pedidos feitos inclusive por Juristas da maior credibilidade e idoneidade. Fora alcalumbre também.

  4. Patriota disse:

    Os militares estão sujando suas fardas apoiando um governo incompetente e destrutivo. Forças armadas é para servir a nação e não um bando de aloprados. Eles sabem que o mundo está vendo a cagada que estão fazendo

  5. Josa disse:

    Chamem o cabo e o soldado.
    Tá passando da hora.
    Esse STF custa caro dr mais pro contribuinte brasileiro.

  6. Hilária disse:

    Se o tiro fosse ao contrário, já tava rolando processo. Nem que fosse debaixo de vara!
    E o Marcelo Odebrecht?

COMENTE AQUI