“O país precisa de reformas estruturais para superar a corrupção.” Assim acredita Luís Roberto Barroso. No último dia 5, o ministro do STF palestrou na Kennedy School, Escola de Governo da Universidade de Harvard. Com auditório lotado, o tema da explanação foi “Corrupção, Governança e Direitos Humanos: O Caso do Brasil”.
O ministro realizou um panorama do cenário brasileiro atual; destacou que o Brasil é o maior país da América Latina e tem uma das dez maiores economias contemporâneas. Lembrou, ainda, dos avanços do país com a CF/88, como estabilidade institucional, monetária e a inclusão social. Sobre direitos fundamentais, destacou conquistas significativas em favor de mulheres, negros, gays, transgêneros e população nativa.
Por outro lado, observou, desde a metade dos anos 2000, o país foi marcado por um conjunto de revelações acerca da corrupção, como os escândalos do Mensalão e do Petrolão. O professor e ministro destaca que a corrupção no Brasil não foi produto de falhas individuais ou pequenas fraquezas. “O que nós tivemos foi uma corrupção sistêmica”, disse, “com um espantoso arco de alianças que incluiu empresas privadas, empresas estatais, empresários, servidores públicos, membros do Executivo e do Legislativo. Foram esquemas profissionais de arrecadação e de distribuição de dinheiro público desviado”.
“Como tenho dito, é impossível não sentir vergonha pelo que aconteceu no Brasil.”
O ministro afirmou que a corrupção compromete de forma grave a boa governança.
“Uma coisa que sempre me impressionou no Brasil é que ninguém assume os próprios erros e pede desculpas ao povo brasileiro. Todos alegam que estão sendo vítimas de perseguição política. Ou seja: não houve corrupção nem desvio de dinheiro!”
Ainda assim, Barroso destaca que é preciso tomar cuidado para não criminalizar a política, gênero de primeira necessidade em uma democracia. Lembrou que o mundo e o Brasil viveram “experiências históricas devastadoras” com tentativas de governar sem política, com a ajuda de militares, tecnocratas e da polícia política.
“O país precisa de reformas estruturais para superar a corrupção. Dentre elas, uma reforma política, a redução do tamanho do Estado e do seu peso nas atividades econômicas e um sistema de justiça criminal mais eficiente no combate a criminalidade do colarinho branco.”
Ele conclui dizendo que sua crença em uma refundação do país tem pouco a ver com qualquer governo ou ideologias. “Baseia-se, ao contrário, nas mudanças ocorridas na sociedade civil, que deixou de aceitar o inaceitável e desenvolveu uma imensa demanda por integridade, idealismo e patriotismo. E essa é a energia que muda paradigmas e empurra a história.”
Quer dizer que o maior roubo de dinheiro público do mundo é digno de aplausos? Ômi deixa de tolo, tu com esse empreguinho nesse sindicato e os filhos de luladrão bilionários. Deixa de ser otário, Zé Mané.
precisamos sim da reforma estrutural nos três poderes , não da para viver pagando impostos, para os magistrados e seus companheiros, familiares com todos os direitos de auxílio moradia, paletó, escola, carros com motorista , diárias absurdas etc, concordo em gênero, número e grau com ministro só que ele esqueceu que nos brasileiros temos o judiciário mais caro do mundo, seria o mais sensato todos os poderes fazerem o dever de casa.
Nunca antes na história desse país, um percentual expressivo de seu povo defendeu o maior ladrão de dinheiro público do mundo, pior é que não tem quem conteste, pois até devolução do assalto já teve.
Na manhã desta segunda-feira (28), durante a audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o prefeito Antônio Henrique assinou o contrato que marca o início do processo de revisão e atualização do Plano Diretor de Ceará-Mirim.
O documento prevê assessoria técnica, capacitação e coordenação para a reformulação do principal instrumento de planejamento urbano do município — fundamental para garantir um crescimento sustentável, organizado e alinhado às necessidades da população.
Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância do momento: “Estamos vivendo um novo tempo em Ceará-Mirim. A revisão do Plano Diretor vai permitir que a cidade cresça com planejamento, atraia investimentos, gere empregos e melhore a qualidade de vida do nosso povo. É um projeto de futuro, construído com responsabilidade, participação e visão de desenvolvimento. Também é justo reconhecer o trabalho do ex-prefeito Júlio César, que deixou contribuições importantes nesse processo”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Professora Margareth, do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcone Barbosa, além de secretários municipais e representantes da sociedade civil.
A revisão do Plano Diretor é uma exigência legal e tem como objetivo atualizar o ordenamento urbano às novas demandas do município, respeitando critérios técnicos, ambientais, sociais e econômicos.
A noite deste sábado (26/07) foi movimentada em Macaíba pela mais tradicional prova de rua do Rio Grande do Norte. Estamos falando da Corrida Augusto Severo que chegou à sua 55ª edição, a maior já realizada em toda a sua história, reunindo cerca de 2 mil corredores de Macaíba, de várias partes do estado e até de outros estados da federação. Pela primeira vez, houve uma apresentação musical ao vivo, com o cantor Divini.
Com percursos de 5k e 10k pelas principais ruas do centro, incluindo categorias infantis e de pessoas com deficiência (PCDs), os pontos de largada e de chegada ocorreram na Praça Paulo Holanda Paz (Pista Nova). O local fica ainda mais bonito com a presença de atletas profissionais, amadores e amantes da prática esportiva. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem ao ex-corredor e servidor municipal, Neylson Garcia, inclusive estampado em camisetas e medalhas.
O prefeito Emídio Júnior prestigiou o evento e exaltou a importância e a tradição da prova que faz parte do calendário oficial de eventos do município e teve uma edição com recordes de participantes e uma organização elogiável com a participação de mais 200 profissionais. “Estamos na quinquagésima quinta edição da corrida Augusto Severo, com homenagem especial a um corredor que fez história em nosso município, Neylson. Entregamos medalhas a todos os participantes que fizeram um verdadeiro espetáculo que cresce a cada ano. Escutamos depoimentos emocionantes”.
Por sua vez, o secretário de Esportes e Lazer declarou: “Quero agradecer e parabenizar ao prefeito Emídio Júnior e à vice Raquel Rodrigues. A gente fez hoje a mais bonita corrida da história de Macaíba. Foi a maior prova Augusto Severo de todos os tempos.”
A referida corrida foi criada no ano de 1962, pelo desportista José Félix (1931-2000) e foi batizada com o nome de um dos vultos mais ilustres do município. É promovida pela Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Federação Norte-rio-grandense de Atletismo (FNA), e atende às normas da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt.
Desde o ano de 2022, esse evento vem sendo realizado em horário noturno, visando proporcionar mais rendimento e conforto aos atletas durante o trajeto.
A mulher que sofreu mais de 60 socos desferidos pelo ex-namorado Igor Cabral precisará passar por cirurgia para fazer a reconstrução da mandíbula e de parte da face.
Igor Cabral será indiciado por tentativa de feminicídio. Ele segue em prisão preventiva após audiência de custódia.
A vítima foi espancada dentro de um elevador no condomínio Sun Golden, na Zona Sul de Natal, na tarde de sábado (26). O agressor foi preso. Em depoimento, ele afirmou que teve um “surto claustrofóbico” no elevador.
A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (Seec) publicou uma portaria que autoriza que estudantes do 1ª e do 2ª ano do ensino médio na rede pública passem para a série seguinte mesmo que sejam reprovados em até seis disciplinas – quase metade do total de componentes curriculares.
Já no ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, o limite será de três disciplinas reprovadas.
Uma portaria de 2019 definia que somente os estudantes que reprovassem em até duas disciplinas poderiam passar para o ano seguinte e ficar em dependência. Os artigos sobre o assunto foram revogados pela nova portaria.
A nova medida faz parte do chamado Regime de Aprovação em Progressão Parcial (RAPP), cuja portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (25).
No ensino médio, os estudantes contam com 13 componentes curriculares. Os alunos que conseguirem aprovação em pelo menos sete disciplinas seguirão para o ano seguinte, mas continuarão cursando as disciplinas em que foram reprovados, em regime de dependência, com acompanhamento da escola e dos professores.
No caso do ensino médio, os alunos contam com nove disciplina. É necessária a aprovação em pelo menos seis para passar de ano.
“A partir de 2026, as unidades escolares contarão com tutor responsável para o acompanhamento dos estudantes no cumprimento das atividades propostas e avaliativas, acesso e participação na plataforma de ambiente virtual de aprendizagem, lançamento das notas durante o processo avaliativo e cumprimento do cronograma previsto para o Regime de Aprovação em Progressão Parcial”, diz a portaria.
Procurada pelo g1, a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande informou que a medida acompanha os princípios do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, implementado em resposta aos impactos do pós-pandemia, e alinha-se à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
“Essa mudança é estratégica. Ela amplia o tempo pedagógico para a recomposição das aprendizagens, reduz o impacto da reprovação integral — muitas vezes responsável pela evasão escolar — e reconhece que dificuldades pontuais não devem interromper a trajetória de quem deseja continuar estudando. O estudante em progressão parcial passa a ter acompanhamento de tutor, acesso a ambiente virtual de aprendizagem e um plano de estudos orientado pela equipe pedagógica da escola, com avaliações específicas para os componentes em dependência”, disse a pasta.
Como vai funcionar
O aluno que reprovar em até seis componentes curriculares (no ensino médio) poderá seguir para a série seguinte, mas continuará cursando essas disciplinas em regime de dependência.
As escolas devem elaborar um plano de estudos individualizado, com acompanhamento de professores e equipe pedagógica.
A partir de 2026, haverá tutores específicos para apoiar os alunos nesse processo.
O estudante não precisará cumprir a carga mínima de 75% de frequência nas aulas das disciplinas em dependência, mas deverá realizar as atividades propostas no plano.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
O regime não se aplica aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para essa modalidade, a secretaria informou que a regulamentação será feita por meio de uma norma específica, ainda a ser publicada.
O BLOGDOBG obteve com exclusividade imagens do momento da prisão de Igor Cabral. Ele agrediu a namorada com mais de 60 socos dentro de um elevador no condomínio Sun Golden, na Zona Sul de Natal. As agressões deixaram a vítima ensanguentada.
O agressor alegou em depoimento que teve um “surto claustrofóbico”.
Nas imagens, Igor aparece algemado em uma viatura da Polícia Militar.
Um homem espancou a namorada no elevador do condomínio Sun Golden, na Zona Sul de Natal. Igor Cabral aplicou dezenas de socos na mulher. O crime aconteceu na tarde de sábado e foi registrado pelas câmeras de segurança do condomínio. As agressões deixaram o rosto da vítima ensanguentado.
Em depoimento ele alegou que havia descoberto uma traição da namorada e foi buscar pertences pessoais na casa dela e que já no elevador, após ser xingado e ter a camisa rasgada, Igor afirmou que teve um “surto claustrofóbico”. Igor foi preso.
Após mais de dois anos de atuação firme e comprometida com a população do bairro Pajuçara, o blog Pajuçara News se transforma e amplia sua missão: nasce o ZN NEWS, um novo canal de informação e representatividade para toda a Zona Norte de Natal.
Idealizado por Paul McCartney, morador e administrador da página original, o projeto surgiu como uma iniciativa simples, nascida no coração da comunidade. Com o tempo, ganhou força, credibilidade e se consolidou como um verdadeiro porta-voz da região. Agora, dá um passo ainda maior.
“O que nasceu como uma ideia virou notícia, virou luta. Hoje, vira algo maior”, afirma Paul.
A nova marca vem acompanhada de uma nova identidade visual, mas preserva a essência que conquistou os moradores: o compromisso com a verdade, a valorização do povo e a prioridade à Zona Norte. O ZN NEWS abraça bairros como Pajuçara, Salinas, Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Redinha, Igapó, Potengi, entre outros, com o objetivo de fazer denúncias e mostrar as conquistas de toda a região.
Em dois anos e quatro meses de resistência, foram dezenas de pautas levantadas pela comunidade, desde buracos ignorados pelas autoridades até manifestações culturais celebradas com orgulho. Agora, com o ZN NEWS, a cobertura se torna ainda mais abrangente.
ZN NEWS é mais que um nome, é um movimento. Um canal independente, coletivo, feito por quem vive a realidade da Zona Norte e sabe da sua força transformadora.
A comunidade rural de Poço de Pedra, em São Gonçalo do Amarante (RN), está sendo preparada para receber a maior edição da Agrofest. O evento acontece de 31 de julho a 2 de agosto e vai reunir produtores, empreendedores, Prefeituras da Região Metropolitana, instituições financeiras e de apoio ao agronegócio, investidores e o público em geral.
A estrutura está sendo reforçada para garantir conforto, segurança e oportunidades de negócio. Entre os destaques estão tanques de camarão e peixe em sistema aberto, currais em construção e espaços para exposição de animais bovinos, caprinos e ovinos.
O prefeito Jaime Calado está acompanhando os preparativos. “Essa festa promete. Muitas atrações e exposições. É a valorização do homem do campo em destaque. Vamos fazer desta Agro a maior de todas as edições”, afirmou o gestor.
O marco desta edição é a implantação do espaço destinado à aquicultura familiar (criação de peixe e camarão), além do lançamento do projeto de mecanização da agricultura familiar, reforçando o avanço da produção rural e abrindo novas possibilidades de renda para pequenos e médios produtores.
Durante os três dias, a feira contará com diversos estandes para exposições de produtos, praça de alimentação, parque de diversões, estacionamento, palco para shows, área para exposição dos animais, pista para corrida de jegue, torneios leiteiros de bovinos e caprinos. A programação inclui ainda palestras técnicas voltadas à qualificação dos agricultores locais e entrega de alimentos do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.
Representantes de instituições financeiras como Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste estarão presentes com linhas de crédito especiais para aquisição de animais, equipamentos e insumos agrícolas.
As atrações culturais incluem shows de Cavaleiros do Forró, Edyr Vaqueiro, Placílio, Forró Virote, Augusto Dantas, Kiko Almeida e Forrozão De Mala e Cuia, Bruno Martins e as atrações locais: MC WS, Márcia Forrozeira e Bito Pisadinha, viabilizados por parcerias público-privadas. Entre os eventos mais aguardados estão a tradicional corrida de jegue e a competição do jegue enfeitado, que unem criatividade, tradição e diversão para toda a família.
Para o secretário municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura, Jarbas Cavalcanti, a Agrofest ganha força este ano. “A gestão do prefeito Jaime Calado vem somando grandes parcerias e o trabalho das secretarias é fundamental para garantir o sucesso desta festa. Estamos preparando a zona rural para receber um grande público.”
A Agrofest é uma realização da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da SAPE. A organização é da Espacial Eventos, com apoio da EMATER-RN, ANCC, ABCC, ANCOC, SEDRAF, FAERN/SENAR, EAJ, Fundação José Augusto, Conexão RN, Clínica Atend Já – Zona Norte, Brisanet, ServClub e da deputada estadual Eudiane Macedo. O patrocínio é do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
PROGRAMAÇÃO AGROFEST 2025
QUINTA-FEIRA (31/07)
06h00 até 12h00 – Recebimento dos animais na área de exposições (Tolerância de chegada ao local de 1h)
07h00 até 12h00 – Recebimento dos expositores nos stands e área do evento
17h00 – Abertura oficial do evento com presença do prefeito Jaime Calado e demais autoridades
17h30 – Apresentação do grupo Pastoril Dona Joaquina
17h00 – Torneio Leiteiro Bovino (Nivelamento/Esgota)
19h00 – Torneio Leiteiro Caprino (Nivelamento/Esgota)
SHOWS
19h00 – Bito Pisadinha
20h00 – Mala e Cuia
22h00 – Edyr Vaqueiro
SEXTA-FEIRA (01/08)
06h00 – Torneio Leiteiro Bovino (1ª Ordenha)
07h00 – Torneio Leiteiro Caprino (1ª Ordenha)
08h00 às 17h00 – Palestra sobre plantio e cultivo de Hortaliças (Stand da Secretaria de Agropecuária de São Gonçalo)
08h00 às 10h45 – 3ª Jornada de Mecanização da Agricultura Familiar – Lançamento do Projeto de Mecanização da Agricultura Familiar em São Gonçalo com palestras e exposições
14h00 às 14h45 – Palestra sobre Crédito Rural que Transforma: Oportunidades com o Banco do Nordeste / Palestrante: Alexandre Magno Rezende Pereira – Gerente de Negócios da Superintendência/RN
15h00 às 16h45 – Lançamento do Projeto de Aquicultura Familiar em São Gonçalo com palestras e exposições (ANCC, ABCC, EAJ)
14h00 – Caminhão da CONAB com o milho pra venda;
17h00 – Apresentação Cultural do Grupo Bambelô da Alegria
17h00 – Torneio Bovino (2ª Ordenha);
19h00 – Torneio Caprino (2ª Ordenha)
06h00 – Torneio Leiteiro Bovino (3ª Ordenha)
07h00 – Torneio Leiteiro Caprino (3ª Ordenha)
08h00 às 17h00 – Palestra sobre plantio e cultivo de hortaliças (Stand da Secretaria de Agropecuária de São Gonçalo)
08h00 às 17h00 – Caminhão da CONAB com o milho pra venda
08h00 às 08h45 – Palestra sobre Suporte Forrageiro – Produção de silagem, armazenamento e plantio de raquete de palma forrageira (EMATER) / Palestrante: Cláudio Adriano Correia de Lima;
09h00 às 09h45 – Palestra sobre aposentadoria rural com o INSS e IBDP
10h00 – Entrega de kits Hortifrutis do PAA com presença da governadora Fátima Bezerra e Superintendente da CONAB (Local: Creche Municipal Maria Odete)
10h00 às 10h45 – Palestra sobre linhas de crédito para pequenos e médio produtores no Agro / Palestrante: Helena Pimenta (Caixa)
14h00 às 14h45 – Palestra sobre Apicultura | (Como ser um apicultor) – Palestrante: Michele Morais (SENAR)
15h00 às 17h00 – Forró dos Idosos
14h00 às 18h00 – Corrida de Jegue
17h00 – Apresentação Cultural Grupo Pastoril das Flores;
17h00 – Torneio Bovino (4ª Ordenha)
19h00 – Torneio Caprino (4ª Ordenha)
20h – Resultado do Torneio Leiteiro Bovino e Caprino com premiação e entrega de troféus
SHOWS
20h00 – Forró Virote
22h00 – Bruno Martins
00h00 – Augusto Dantas
O1h30 – MC WS
Natal recebe, nesta sexta-feira (1º de agosto), um dos maiores nomes da música brasileira. João Bosco sobe ao palco do Teatro Riachuelo com o espetáculo “João Bosco Quarteto”, em uma noite de emoção, poesia e grandes sucessos da MPB. Os ingressos estão à venda, a partir de R$ 100, na bilheteria do teatro e no site uhuu.com.
Com uma trajetória de mais de cinco décadas, João Bosco se consagra pela voz marcante, pelo violão inconfundível e por composições que fazem parte da história da música popular brasileira. No repertório do show, o artista apresenta canções do seu mais recente álbum “Boca Cheia de Frutas” — apontado pela crítica como um dos destaques do ano —, além de sucessos como “O Bêbado e a Equilibrista”, “O Mestre Sala dos Mares”, “Kid Cavaquinho”, “Jade”, “De Frente pro Crime” e outros hinos da sua carreira.
A noite conta ainda com a apresentação do cantor e compositor potiguar Sueldo Soaress, que traz um repertório autoral com fortes influências da música nordestina. A participação integra o Projeto Toca Brasil, iniciativa que valoriza a conexão entre artistas consagrados e talentos regionais.
O Projeto Toca Brasil é realizado pela FF Entretenimento e viabilizado por meio dos incentivos da Lei Djalma Maranhão, com patrocínio da Unimed Natal, Hotel Villa Park e Espacial Veículos, e da Lei Câmara Cascudo, por meio da Secretaria de Cultura do RN e Fundação José Augusto, com apoio da CDA Distribuidora e Supermercados Nordestão.
Se alguém ainda tem dúvida de que Celso Amorim é um desastre ferroviário para as relações exteriores do Brasil, precisa ler o que ele disse ao jornal inglês Financial Times.
O título da reportagem é sugestivo da encrenca em que nos meteram: “Brazil vai dobrar a aposta no Brics em desafio a Donald Trump”.
A partir do título, só piora. Enquanto empresários tentam estabelecer um canal de diálogo com o governo de Donald Trump para tentar adiar ou atenuar o tarifaço sobre a importação de produtos brasileiros, visto que não existe conversa nenhuma do governo brasileiro com a Casa Branca, o ideólogo que guia o país para a marginalidade internacional comparou os Estados Unidos à finada União Soviética, em desfavor dos americanos.
A provocação está lá no jornal: “Amorim disse que a interferência de Trump nos assuntos internos do Brasil era algo não visto ‘nem mesmo na era colonial’. ‘Acho que nem mesmo a União Soviética teria feito algo assim’, disse ele.”
De fato, não. Se fosse desafiada pelo Brasil e pudesse fazer algo a respeito, a União Soviética, que Deus não a tenha, invadiria o país, fuzilaria todos os integrantes do governo e colocaria um fantoche no Palácio do Planalto.
A comparação fica tão mais cínica porque o governo Lula aliou-se desavergonhadamente a Vladimir Putin. O tirano russo sonha reviver o império soviético, anexando, em um primeiro momento, a Ucrânia — criticada duramente no comunicado final da última cúpula do Brics, como se fosse ela a grande agressora na guerra patriótica contra a invasora Rússia.
Não contente em comparar os Estados Unidos com a União Soviética, Celso Amorim mente que Brics não é um bloco ideológico, um instrumento da China e da Rússia, e diz que o Brasil “redobrará o seu compromisso” com o clube antiamericano. A quatro dias do tarifaço, é uma declaração muito oportuna para Donald Trump nem sequer cogitar em recuar contra o país que quer substituir o dólar como moeda das trocas internacionais, coisinha pouca, por que ele ficou tão bravo?
Na sua entrevista alucinada ao Financial Times, o ideólogo ainda afirma que, no último ano de governo Lula, o Brasil “provavelmente terá um maior foco na América do Sul, cujos países comercializam menos entre si do que em outras partes do mundo”.
Lula e Celso Amorim não precisam combinar apenas com os russos. Precisam combinar também com a Venezuela. O camarada Nicolás Maduro acabou de anunciar a imposição de um tarifaço de 77% sobre produtos brasileiros. Para não falar da Argentina: Javier Milei, com quem Lula se recusa a conversar, está firmando acordos comerciais especiais com a União Soviética. Estados Unidos, digo.
Ao final, Celso Amorim repete a máxima segundo a qual “países não tem amigos, apenas interesses” para criticar Donald Trump, que não teria “nem amigos, nem interesses, apenas desejos”. Não é pior, convenhamos, do que ter os amigos errados e defender apenas os interesses dos outros.
Isto aqui não tem jeito, não. O negócio é jogar truco e esperar pela próxima eleição, sempre tendo em mente que o problema no Brasil nunca foram as urnas eletrônicas, mas os eleitores.
Vergonha são vcs ricos do STF que vao ter aumento de 6 mil reais enquanto o povo toma no caneco e passa necessidade, vao se f covardes parasitas
Quer dizer que o maior roubo de dinheiro público do mundo é digno de aplausos? Ômi deixa de tolo, tu com esse empreguinho nesse sindicato e os filhos de luladrão bilionários. Deixa de ser otário, Zé Mané.
precisamos sim da reforma estrutural nos três poderes , não da para viver pagando impostos, para os magistrados e seus companheiros, familiares com todos os direitos de auxílio moradia, paletó, escola, carros com motorista , diárias absurdas etc, concordo em gênero, número e grau com ministro só que ele esqueceu que nos brasileiros temos o judiciário mais caro do mundo, seria o mais sensato todos os poderes fazerem o dever de casa.
Nunca antes na história desse país, um percentual expressivo de seu povo defendeu o maior ladrão de dinheiro público do mundo, pior é que não tem quem conteste, pois até devolução do assalto já teve.