Polêmica

EDITORIAL: Ação do BPCHOQUE na decisão do Estadual. Excessos, talvez. Crucificar, não

Foto1: Reprodução/ Foto 2: Mallik Nagib

Várias pessoas me enviaram no zap vídeos de “excessos” do BPCHOQUE na noite dessa quarta-feira(24) após a invasão de campo por parte da torcida de América e o tumulto na saída dos torcedores do ABC. Alguns desses amigos me enviaram INDIGNADOS, registros da ação da PM já com julgamento pronto devido as pancadas de cassetetes a spray de pimenta sem necessidade.

Eu poderia nesse momento postar todos os quatro vídeos que recebemos, criar um texto polêmico e bater recorde de acessos por causa desses vídeos.

Eu poderia até narrar o que vi com os meus próprios olhos na noite de ontem.

Mas não irei crucificar quem me protege todo dia.

Não vou crucificar quem já me salvou em vários jogos, inclusive com familiares dentro e fora de estádio.

Não vou crucificar quem sai de casa com salário atrasado para proteger os cidadãos de bem num espetáculo em que também circulam indivíduos que não são de bem.

Não vou crucificar quem sai de casa para trabalhar numa praça de esportes com a estrutura e material inadequado sem saber se volta para dormir com sua família.

Podem me crucificar por essas palavras, não tem problema. Faz parte da selva que estamos vivendo.

Lamento meus amigos alvinegros, pelas laboradas e pelo sprays de pimenta que vocês levaram. Deve doer na alma, e não defendo o errado.

Mas nesse caso eu não posso condenar quem tá em jornada longa, vive num stress permanente mesmo sabendo que ele tem que estar preparado para todas as situações sem receber, em muitos casos o treinamento adequado.

Quero também agradecer a todos que me enviaram o vídeo, agradecer a confiança, pedir desculpas, mas o meu senso crítico não me permite colocar na vitrine os guerreiros que “se excederam” para favorecer bandido amanhã.

Vou reafirmar. Posso estar errado, mas não vou nesse caso crucificar por uma ação equivocada sem consequências graves para ter acesso e para marginalizar quem me resta para proteger os torcedores de bem na arriscada jornada de ir torcer para seu time de coração.

Opinião dos leitores

  1. Não quero me prolongar, pois já foi dito muitas palavras aqui, apenas quero desejar meus parabéns pelas palavras sensatas de vc bruno.

  2. Parabéns Bg, querem um polícia menos truculenta vão para o estádio apenas torcer aí vcs receberam flores ao final do jogo, caso contrário é bastão no lombo mesmo, infelizmente em algum caso pessoas inocentes entram na roda, vi q qdo o amarelinhos estádio fizeram o cordão pra tentar dispersar a torcida o q aconteceu , foi porrada nos amarelinhos e aí ninguém defende ou manda vídeo dos amarelinhos apanhando.

  3. Bruno, acho que você não está visualizando a dimensão do que aconteceu ontem, essa confusão dentro do estádio não foi nada. Fui praticamente para todo os clássicos nos últimos 15 anos, nunca presenciei o que vi ontem. Só a título de ilustração: por volta das 23:30, na esquina da lima e silva com prudente, na conveniencia Gelo e Gela vi um grupo do BPChoque com uns 3 policiais mais transtornados baterem em torcedores de graça, sem motivo algum. Ali não tinha mais confusão nem aglomeração, já tava todo mundo disperso. A grande maioria tentando pedir Uber. O policial mais transtornado sentou o cacete e spray de pimenta em quem tava simplesmente com as mão estendidas pedindo calma. Deu dois tapas no rosto de uma menina que tava do meu lado chamando ela de pu.. Não me disseram, eu vi. Era uma abordagem de rebelião em presídio, enquanto uns 3 batiam, uns cinco mais atrás gritavam:"aqui eh o choque". Tinha uns dois ou três policiais mais pra trás visivelmente constrangidos com a situação. Estes se tivessem mais conciencia do dever que tem de proteger o cidadão deveriam dá voz de prisão aos policias transtornados. Se você conseguir pegar a gravação da camera de segurança do Gelo e Gela por volta das 23:30, verá a cena que descrevi. Seria interessante apurar melhor os fatos, antes de sair defendendo ou criticando alguém.

  4. A muito tempo que o futebol brasileiro tornou-se um antro pra marginais tanto dirigentes, muitos investigados, jogadores alguns envolvidos com sonegação e tráfego de armas e drogas e torcedores principalmente das torcidas organizados que são os melhores só vândalos que na maioria tbm esta envolvida com inlicitos
    Agora fica a sociedade pagando essa farra com estádios e tudo mais e ainda tem que mobilizar o já escasso contingente de segurança para atender essa malandragem .
    Já fui muito aos estádios hoje nem vou nem aconselho ninguém a ir.

  5. Sem sentido seu texto, BG. Porque os caras tem dificuldades no trabalho eles podem bater em qualquer um? Porque foi isso que aconteceu. Simples assim. Acho que descontaram esses problemas todos que você citou no famigerado torcedor. O cara vai pro jogo, leva a família e na saída, sem NENHUM MOTIVO, leva surra de cacetete e spray de pimenta. Ainda se depara com textos como o seu, de quem provavelmente nunca passou por algo sequer parecido. Sabe como é o cara apanhar como um marginal, mas sendo apenas um torcedor comum que suou pra caramba pra pagar um ingresso? Provavelmente não! Depois acham ruim quando o estadual não tem bom público. Quem passou por isso nunca mais volta.

    Sobre os americanos que apoiam o acontecido: amanhã pode ser vocês! (na verdade já teve do lado de lá também, mas um título que não vinha há anos faz a memória ser curta).

  6. Os vídeos só mostram imagens,não aparece áudio do que aquele torcedor que possivelmente estaria sendo agredido sem fazer nada falou pros policias ou o que ele teria feito antes.É comum nesses eventos pessoas proferirem palavras de baixo calão contra a policia ou arremessar objetos,mas quando se veem acoados simplesmente levantam os braços como se nada tivesse acontecido e querem que profissionais que estão ali trabalhando sejam desrespeitados e não façam nada.Lembrem que por baixo daquele farda existem seres humanos,pais de família que tem sentimentos como qualquer outra pessoa e não estão ali para serem desmoralizados por seu ninguém.

  7. Parabéns aos Policiais que participaram pois agiram proporcionalmente e evitaram o que seria uma possível tragédia.

  8. Também concordo e apoio a ação da PM, se não houvesse a baderna não teria necessidade da PM usar os meios necessário, pois quem vai na intenção de criar tumulto e procurar briga, engrosse os couros para levar pau.

  9. Tem que acabar com futebol no Brasil, não trás nada de bom para sociedade. So prejuízo e violência ,quem ganhar e o time, jogador e dirigentes. Os PMS agiram correto, trabalham com as condições que são dadas e trabalham com salários atrasados com cabeça cheias.

  10. Ontem na decisão do campeonato estadual fui como torcedor testemunha ocular de tudo que aconteceu… vi antes do jogo começar um torcedor do ABC invadir o campo para provocar a torcida adversária, criando assim já um princípio de confusão, fazendo com que os policiais tomassem posições estratégicas para evitar um mal maior, vi que logo após o término da partida a segurança do Arena das Dunas falhou e deixou a torcida do América invadir, a torcida adversária podendo ter se encaminhado para fora do estádio para evitar o conflito resolveu ir para o confronto depedrando o setor que estava para usar o material quebrado como objetos de arremesso em direção aos que estavam no campo, entre estes os policiais, hora, o que fazer numa hora dessa?

    Usar de maneira enérgica a força para dissuadir a situação de conflito, foi isso que o BPCHOQUE fez, a maioria dos torcedores voltaram para casa em paz, a minoria de vândalos e de espectadores destes, porque aqui abro um parêntese (torcedor do ABC que não foi embora após o apito final ou era baderneiro ou admiradores deles)…e não me venham com a desculpa de esperar a chuva passar, porque o segundo tempo foi praticamente todo debaixo de água.

    Se alguém sofreu agressão ali sem merecer estava no mínimo no lugar errado e na hora errada, a polícia esteve ali para proteger, evitar mortes, manter a ordem, e isso foi feito, e reconhecido pela torcida ordeira que estava no estádio, tanto que foram aplaudidos

    Pela Paz e Pela Ordem eu estou do lado do BATALHÃO DE CHOQUE DA POLÍCIA MILITAR DO RN

  11. Se agiram no exercício do dever funcional, viva! Se houve excesso, alguém foi vítima; logo, se há vítima, deve-se buscar responsáveis!

  12. A polícia mais uma vez cumpriu com o seu dever. Se houve algum excesso, que se apure e as medidas devidas sejam tomadas. A princípio, não creio que haja motivo para punição. Mais uma simples demonstração da lei física da ação e reação. Ou seja, quem parte prá violência, prá praticar vandalismo e barbaridades, não espere por afagos e flores. Ai a gente lê os comentários por aqui e identifica alguns comentaristas habituais do BG. Observem quem são os que estão contra a ação policial (a favor dos baderneiros) e quem está ao lado da lei e da ordem. Vejam que existe uma enorme coincidência (será?) entre o posicionamento nesse caso e as opiniões políticas e ideológicas. Confiram.

  13. Não finjam que não viram os torcedores quebrando tudo no estádio e invadindo o campo. As duas torcidas promoveram desordem, quebraram cadeiras, se armaram com garrafas de vidro e pedras e partiram pra cima da PM, criminosos enfrentando a PM e tentando invadir a parte da torcida rival. Se não fosse a polícia, teria havido um massacre, mortes entre os torcedores aí pegam um vídeo e ficam crucificando quem tá lá trabalhando.

  14. O estádio Maria Luiza. Farrache ( Frasqueirão), é um caos em clássicos: trânsito travado, confrontos recorrentes de torcedores,falta de estacionamentos, acomodações inadequadas para os usuários,etc . Ou evita o uso da força pública em eventos privados ( futebol) ou faz torcida única nos dois jogos. Fora isso é teórica de quem vive em Marte!

  15. Eu vou a praticamente todos os jogos do ABC e como não cometo infrações, entro e saio e nunca tenho problemas. Alguém pode dançar por erros dos outros, mas normalmente os barras é que são acossados pela PM, na maior parte das vezes por motivo justo. Ontem mesmo, no jogo, um torcedor do ABC entrou em campo com bandeira e tudo, provocou a torcida do América, fez os seguranças privados passarem vergonha e, ao ser pego, simplesmente foi devolvido a torcida e saiu livre. Não era o caso de ser preso?

  16. parabéns pelo texto, cada vez mais sou seu fã, sensatas as palavras e muito bem colocadas.
    por causa de bandidos transvestido de torcedor que me afastei dos estádios.

  17. acho quê vc tenhe que mostrar esses vídios e nao ficar defendendo quem está errado apolicia militar é paga com dinheiro nosso e eles tem sim que está preparados sim e não usar de tanta violência como foi usado ontem.

    1. Ele tem que mostrar os vídeos da torcida quebrando tudo, agredindo outras pessoas e invadindo o campo né?? Concordo também. Esses vândalos tiveram o que merecerem.

    2. William, meu nobre, há diversos cursos de alfabetização gratuitos à disposição. Inscreva-se em um deles, a língua portuguesa agradece.

  18. Parabéns pela postura, Blog do BG. Como disse em postagem anteriores, se ganha muito mais sendo ÍNTEGRO do que, apenas, sensacionalista. Bravo!

  19. O Editorial sustenta que não se deve condenar alguém por um ato errado porque este já praticou e pratica muitos atos corretos. Felizmente esta concepção não é aceita por nenhum sistema jurídico de qualquer país neste globo terrestre.

    Como está escrito "posso estar errado" você será perdoado, pois inegavelmente está.

  20. A polícia tá lá prá manter a ordem, se o cidadão deixa de ser civilizado, cabe a polícia agir com rigor. PARABÉNS a PM/RN.

  21. Faz o seguinte, Borges, Tú que és trigo, se separe do joio e facilite o trabalho da polícia, e tem mais se na sua metáfora, joio é vândalo ou coisa parecida e trigo é cidadão de bem, eu digo assim: quem anda com o joio, joio se torna. Guie seus passos e seja senhor do seu destino!!!

  22. Da mesma maneira que nem todo torcedor é vândalo, nem todo policial está preparado para vestir a farda, principalmente de uma tropa de elite como o BOPE. Que os policiais despreparados e truculentos sejam identificados e punidos.

  23. Quem estava lá próximo a uma das saídas viu a torcida do ABC quebrar as cadeiras e depois sairam quebrando tudo que viam pela frente, agrediram pessoas, inclusive vendedores, foram no banheiro pra arrancar peças mas a polícia conseguiu dispersar. Depois da saída se armaram com garrafas de vidro e pedras e tentaram voltar pro estádio e arremessavam nos policiais que tiveram que reagir, uma verdadeira guerra. Entre um confronto e outro alguns vândalos passavam e xingavam os policiais e corriam pra perto ee familiares, mulheres colocavam crianças na frente como escudo para proteger os vândalos. Uma situação muito complicada de lidar e se houve excessos é muito fácil mostrar somente partes de vídeos sem contexto. Quem faz isso é tão criminoso quanto quem promoveu a guerra de ontem.

  24. Se as duas torcidas tivessem se encontrado ( como foi o que a ação da polícia evitou) agora estaria sendo crucificada por não conseguir evitar o confronto , e aí sim teríamos pessoas machucadas de verdade, sábias palavras, sempre há o que se corrigir.

  25. Parabéns, BG. Inclusive se tem muito mais elogios a fazer do que críticas a atuação da nossa polícia. Bravos guerreiros.

  26. A PM agiu corretamente contra os brandidos transvestidos de torcedores, pois se a mesma não tomasse essas medidas enérgicas, hoje estaria sendo criticada pelo descaso. Torcedor de futebol só apanha da polícia quando está fazendo baderna ou depredando o bem publico ou privado. Parabéns aos guerreiros do BO Choque que empregaram a força no momento certo e na intensidade certa.

  27. Parabéns pela postura.
    Criminalizar policial por tudo e qualquer coisa virou mania da última década. Quem não quer sentir a mão pesada da ordem, seja fiel a ela.

  28. Tem que baixar o pau neste safados, desfacados de torcedor. Por isto e outras, que os estádios. Estao a cada dia mais vazios. Policia é para respeitar e moralizar. Parabens as policias.

  29. A polícia e a maioria dos policiais não merecem ser crucificados. Mas os integrantes do BPChoque merecem ser punidos pela truculência e despreparo para lidar com multidões. Não sabem separar o joio (vândalos) do trigo (99% dos torcedores). Colocam todos na vala comum dos irresponsáveis. Crianças, pais, jovens, idosos. Ontem, muitos destes, não escaparam das balas de borracha, porradas de cassetetes e spray de pimenta. Os vídeos e relatos pelo zap e redes sociais impressiona . Isso revolta e afasta as famílias dos estádios. Espero que as direções dos clubes representem ao MP pra investigar e defendam seus fãs. Também aguardo que o Governo do Estado e a cúpula da segurança tomem as medidas legais cabíveis. O que ocorreu ontem na Arena, o sofrimento de inocentes na mão de truculentos armados é inadmissível!

    1. Ao Sr Borges, a polícia não vai pra rua violentar o cidadão de bem, mas sim protegê-lo, nada de mal teria ocorrido, se pessoas ruins(eufemismo) não estivessem lá, faço uma proposta ao Sr, estude, faça e seja aprovado em concurso público para PM, daí o Sr coloca em prática suas ideias, emitir opiniões sobre a profissão (sacerdócio) alheio, é muito fácil, quero ver fazer diferente…confesso que fiquei surpreso com a postura do blog, isso significa que ainda existe, pelo menos uma pessoa, da imprensa, que merece credibilidade…meu respeito e apoio ao jornalista BRUNO GIOVANNI!!!

    2. De ideia pro MP também, de quando houver jogo em estádio particular não chamar o choque , já que são tão trucolentos ou o Bope, logo porque o dever institucional da pm não é dar segurança em jogo de futebol , e sim nas ruas , já que o choque é Bope não pode fazer nada então que não vá

    3. Mais um comentarista anti PM. Amigo, que tal se a PM não for utilizada para dar segurança nos estádios de futebol e deixar essa tarefa a cargo de seguranças particulares? Afinal, o evento não é entre clubes de futebol, associações de cunho privado, que auferem lucro com tais espetáculos? Vc se sentiria mais à vontade, mais seguro? Por que não luta por isso?

  30. Parabéns aos policiais que eu vi escoltarem um família inteira que passaram caracterizada, no meio da torcida rival, onde estavam sendo intimidada, e tbm por terem dispersados torcedores afoitos que jogavam garrafas e rojões em outros torcedores e na própria polícia.
    Pela paz e pela ordem sempre bravos policiais.

  31. Não tem como a pm identificar quem é quem no tumulto.
    Se tem um culpado são os baderneiros que começaram a depredar o estádio, estes sim tem que ser punidos.

  32. A culpa é somente dos torcedores que criaram o tumulto, infelizmente alguns inocentes ficaram no meio, na hora a polícia não consegue identificar, o que é uma pena, se todos tivessem ficado em paz isso não aconteceria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do RN sanciona lei que cria 180 cargos para Idema

Foto: Reprodução

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) agora conta com mais 180 novos cargos criados de provimento efetivo. As vagas foram aprovadas por meio da Lei Complementar Nº 751, sancionada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (19), e serão ocupadas por meio de concurso público. O salário inicial dos profissionais será de R$ 4.882,69 e pode chegar a R$ 7.655,42 por meio da progressão de carreira. As informações constam no Diário Oficial do Estado (DOE).

Das 180 vagas criadas, 113 são para Analista Ambiental; 27 voltadas aos cargos de Analista Administrativo e 40 para Fiscal Ambiental. Para cada uma das oportunidades, o profissional precisa ter diploma de curso superior ou habilitação equivalente com formação nas áreas indicadas. Além disso, nos casos especificados no edital normativo do concurso, registro em Conselho de Classe (se houver).

Em relação ao cargo de Analista Ambiental, especialmente, a atuação dos profissionais terá foco na execução, coordenação e supervisão da Política Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte. Entre as atividades inclusas, estão regular, controlar, licenciar e avaliar impactos ambientais e auditoria ambiental, além de definir padrões e parâmetros para o monitoramento ambiental.

Já o Analista Administrativo será responsável pelo exercício de todas as atividades administrativas e logísticas relativas às competências legais a cargo do Idema/RN. O Fiscal Ambiental, por sua vez, será responsável por demandas relacionadas ao exercício do poder de polícia ambiental a cargo do Instituto, a exemplo de fiscalizar e promover monitoramento sistemático de atividades potencialmente poluidoras autorizadas e/ou licenciadas.
A norma passa a vigorar nesta sexta-feira, considerando sua data de publicação.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Preço do barril de petróleo dispara depois de ataque de Israel ao Irã

Foto: Reuters

Depois da retaliação de Israel ao Irã na noite desta quinta-feira (18.abr.2024), o preço do barril de petróleo disparou. O tipo brent estava sendo cotado US$ 90,45 às 23h50 (horário de Brasília), uma alta de 3,34% em relação à cotação que estava quando fechou o mercado. A cotação de quinta-feira ficou em US$ 87,11, uma queda de 0,21% ante o dia anterior.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Marcinho VP vira membro da Academia Brasileira de Letras do Cárcere

Foto: Reprodução

O criminoso Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, apontado com um dos principais chefes do Comando Vermelho (CV), foi empossado como membro da recém-criada Academia Brasileira de Letras do Cárcere (ABLC), nesta quinta-feira (18/4), juntamente com outros cinco presos. As informações são do jornalista Ulisses Campbell.

Marcinho VP foi condenado a mais de 50 anos de prisão por associação criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, homicídio, entre outras acusações. Ele está preso há 37 anos. Atualmente, cumpre pena em regime fechado na penitenciária de segurança máxima de Campo Grande (MS).

Na cadeia, o criminoso escreveu três livros: “Preso de guerra”, “Execução penal banal comentada” e “Marcinho — Verdades e posições”. Na Academia Brasileira de Letras do Cárcere, ele ocupa a cadeira número 1, batizada com o nome do escritor Graciliano Ramos.

Advogada diz que Marcinho VP se tornou um escritor “de grande magnitude”

Como não pôde deixar a penitenciária para ser empossado, Márcio dos Santos Nepomuceno foi representado pela família. Mãe, esposa e uma advogada compareceram à cerimônia.

Paloma Gurgel, advogada de Marcinho VP e coautora da obra “Execução penal banal comentada”, afirmou em nota enviada ao blog True Crime, do jornal O Globo, que Nepomuceno se tornou um escritor com obras “de grande magnitude”, que “consegue sobreviver” no cárcere “escrevendo livros através de cartas”.

Ela ainda disse que o convite para integrar a ABLC representa um reconhecimento “pelo seu esforço e dedicação em se ressocializar através da produção literária”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Incra vai analisar invasão do MST em Ceará-Mirim

Foto: Adriano Abreu

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte (Incra) ainda não foi notificado oficialmente acerca da mais recente invasão do Movimento dos Sem Terra (MST) em uma propriedade privada localizada numa comunidade rural em Ceará-Mirim, nas imediações da antiga usina de açúcar. Trata-se de mais um flagrante desrespeito à propriedade privada no Rio Grande do Norte. Foi a segunda invasão do MST somente no mês de abril.

O Incra afirmou que fará a análise da terra e visitas ao espaço após receber a notificação oficial acerca da invasão. Segundo informações de interlocutores do MST-RN, o espaço deve receber cerca de 20 famílias invasoras de um conjunto de 48 famílias, com expectativa para levantar barracos no local até o próximo dia 06 de maio.

“Vamos nos apropriando dessas ocupações que o movimento fez e tomar as devidas providências institucionais. Sobre a ocupação oficial ainda não fomos notificados. Depois na pauta que eles vão determinar, vamos nos adequar e verificar as possibilidades se tem ou não de averiguação in loco”, disse Adans Rayne, superintendente interino do Incra-RN.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rede Social

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

Foto: Getty Images

Em meio às discussões sobre regulamentação das redes sociais e embates entre o dono da rede X, Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará um caso que trata do bloqueio ou suspensão de redes no Brasil.

A partir da meia-noite desta sexta-feira (19/4) até 26 de abril, os ministros analisam, em plenário virtual, liminar do ex-ministro Ricardo Lewandowski dentro da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 403.

A liminar derrubou decisão proferida por uma juíza do Rio de Janeiro que interrompeu as atividades da ferramenta em 2016. Lewandowski entendeu que havia violações às liberdades de expressão e de manifestação na ordem da juíza Daniela Barbosa Assunção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias. Ela determinou o bloqueio por conta de uma investigação criminal que corria em sigilo na 62ª Delegacia de Polícia na cidade da Baixada Fluminense.

Já a ADPF questiona outra decisão judicial, que determinou o bloqueio nacional do WhatsApp, também em 2016, diante da recusa da empresa em fornecer, no âmbito de investigação criminal, o conteúdo de mensagens trocadas entre os usuários.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Recuperação de estradas do RN deve começar em junho, afirma SIN

Foto: Divulgação

O primeiro lote do programa estadual de recuperação das rodovias do Rio Grande do Norte, cujo prazo de execução é até o final do ano, conforme divulgado pela governadora Fátima Bezerra (PT), deve ter as obras iniciadas até o próximo mês de junho, segundo a Secretaria de Infraestrutura (SIN).

Ao todo, quase 800 quilômetros da malha estadual, em 33 trechos, serão recuperados. As vias que receberão as intervenções estão agrupadas em três lotes, com editais diferentes para cada um. Até o momento, no entanto, não há empresas vencedoras para nenhum deles.

A abertura de licitação do primeiro lote, que abrange nove trechos, ocorreu no dia 22 de março. Já para o lote 2, onde serão contemplados 10 trechos, a licitação foi aberta no dia 3 de abril. Para o terceiro lote, com 14 trechos, a abertura do processo licitatório ocorreu no último dia 9.

Há cerca de duas semanas, ao ser questionado sobre a estimativa de conclusão das obras, Gustavo Coelho, titular da SIN, disse à Tribuna do Norte que preferia não falar sobre prazos relacionados ao programa. Nesta quinta-feira (18), ao ser procurada, a pasta informou que, apesar de a licitação ainda não ter vencedores, os serviços referentes ao primeiro lote serão iniciados neste semestre.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes derrubou perfis a pedido de órgão chefiado por ele no TSE, mostra relatório

Foto: Sérgio Lima/AFP

O ministro Alexandre de Moraes derrubou uma série de perfis nas redes sociais e determinou exclusão de conteúdos da internet com base em pedidos de um órgão chefiado por ele mesmo após tomar posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dezenas de decisões de Moraes com base no órgão do TSE constam em relatório divulgado na quarta-feira (17) por uma comissão do Congresso dos Estados Unidos. O colegiado do Legislativo americano obteve as ordens judiciais e as publicou após intimação parlamentar feita ao X, o antigo Twitter, chefiado pelo bilionário Elon Musk, que protagonizou embates públicos com Moraes nos últimos dias.

A chamada Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação foi criada na gestão do ministro Edson Fachin, em 2022. O delegado da Polícia Federal José Fernando Chuy foi escolhido para comandar o setor. O órgão detém a atribuição de monitoramento das redes sociais, identificava publicações “irregulares” e encaminhava os casos para Moraes avaliar e, então, determinar a retirada do ar “com urgência”.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Foto: Sandra Sanders/Reuters

A diretoria da Anvisa se reúne nesta sexta-feira (19) para discutir se mantém a proibição no Brasil sobre a comercialização dos cigarros eletrônicos (também chamados de vapes).

Desde 2009, esses dispositivos não podem ser vendidos no país. Apesar disso, são facilmente encontrados no comércio popular ou online e o consumo, especialmente entre os jovens, só aumenta, com sérias consequências para a saúde.

O g1 apurou que a agência deve manter a proibição e ainda incluir pontos para endurecer o cerco aos vapes, como a recomendação de campanhas educativas e reforço na fiscalização, incluindo no meio online, principal meio onde o comércio ilegal acontece.

A consulta pública realizada pela Anvisa como parte do processo de revisão da norma vigente apontou que a maioria dos profissionais de saúde disseram ser contra a liberação no Brasil. Considerando o público participante total, quase 59% disseram ser a favor de mudar a regra atual, incluindo a liberação geral.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Defesa de Bolsonaro pede que Zanin seja impedido de analisar recurso contra inelegibilidade

Foto: Mateus Bonomi/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Supremo Tribunal Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro Cristiano Zanin não analise o recurso contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos.

Os advogados pediram para que o ministro se declare impedido ou suspeito de relatar o recurso. Caso o ministro se declare impedido, ele não poderá participar da decisão sobre o caso.

A defesa argumenta que, na época em que Zanin era advogado, ele e sua mulher, Valeska Zanin, ingressaram com uma ação na Corte Eleitoral com o mesmo tema. Segundo a defesa, isso “formalizou sua convicção profissional quanto à ilegalidade da conduta entabulada por Jair Messias Bolsonaro”.

“Não se está a questionar, na espécie, a imparcialidade do relator para julgar o ex-presidente por questões ideológicas, mas, especificamente, em razão de sua anterior atuação profissional, em favor de coligação adversária, no próprio pleito eleitoral (de 2022)”. complementa a defesa.

A definição de que a relatoria do recurso ficaria com Zanin — que é ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — veio por sorteio realizado em dezembro do ano passado.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Justo, muito justo, mas, todos sabem que a decisão será a mesma …com ou sem Zanin….!!! Ou a turma vai endoidar depois de todos os fatos…????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Israel revida ataque e bombardeia o Irã, segundo imprensa dos EUA

Israel lançou um ataque contra o Irã, informou a imprensa dos Estados Unidos, na noite desta quinta-feira (16), citando um oficial dos Estados Unidos. O jornal “The New York Times” disse que autoridades israelenses confirmaram o ataque sob condição de anonimato. Explosões foram ouvidas próximas de uma base militar.

No sábado (13), o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones iranianos em um ataque sem precedentes contra Israel. Desde então, o governo israelense avaliava uma resposta militar.

A imprensa do Irã disse que, por volta das 21h30 (horário de Brasília), três drones que sobrevoavam a área de Isfahan foram abatidos. A região fica a 450 km de Teerã e tem instalações nucleares. O espaço aéreo chegou a ser fechado, e voos foram cancelados.

“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhum ataque externo, e a discussão parece mais uma infiltração do que um ataque”, disse a autoridade iraniana sob condição de anonimato.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *