EDITORIAL: Ação do BPCHOQUE na decisão do Estadual. Excessos, talvez. Crucificar, não

Foto1: Reprodução/ Foto 2: Mallik Nagib

Várias pessoas me enviaram no zap vídeos de “excessos” do BPCHOQUE na noite dessa quarta-feira(24) após a invasão de campo por parte da torcida de América e o tumulto na saída dos torcedores do ABC. Alguns desses amigos me enviaram INDIGNADOS, registros da ação da PM já com julgamento pronto devido as pancadas de cassetetes a spray de pimenta sem necessidade.

Eu poderia nesse momento postar todos os quatro vídeos que recebemos, criar um texto polêmico e bater recorde de acessos por causa desses vídeos.

Eu poderia até narrar o que vi com os meus próprios olhos na noite de ontem.

Mas não irei crucificar quem me protege todo dia.

Não vou crucificar quem já me salvou em vários jogos, inclusive com familiares dentro e fora de estádio.

Não vou crucificar quem sai de casa com salário atrasado para proteger os cidadãos de bem num espetáculo em que também circulam indivíduos que não são de bem.

Não vou crucificar quem sai de casa para trabalhar numa praça de esportes com a estrutura e material inadequado sem saber se volta para dormir com sua família.

Podem me crucificar por essas palavras, não tem problema. Faz parte da selva que estamos vivendo.

Lamento meus amigos alvinegros, pelas laboradas e pelo sprays de pimenta que vocês levaram. Deve doer na alma, e não defendo o errado.

Mas nesse caso eu não posso condenar quem tá em jornada longa, vive num stress permanente mesmo sabendo que ele tem que estar preparado para todas as situações sem receber, em muitos casos o treinamento adequado.

Quero também agradecer a todos que me enviaram o vídeo, agradecer a confiança, pedir desculpas, mas o meu senso crítico não me permite colocar na vitrine os guerreiros que “se excederam” para favorecer bandido amanhã.

Vou reafirmar. Posso estar errado, mas não vou nesse caso crucificar por uma ação equivocada sem consequências graves para ter acesso e para marginalizar quem me resta para proteger os torcedores de bem na arriscada jornada de ir torcer para seu time de coração.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Luan disse:

    Bg, qual o seu mundo ?

  2. Thelma disse:

    Parabéns Bruno. Parabéns Policia Militar

  3. Luiz Neto disse:

    Não quero me prolongar, pois já foi dito muitas palavras aqui, apenas quero desejar meus parabéns pelas palavras sensatas de vc bruno.

  4. Medeiros disse:

    Parabéns Bg, querem um polícia menos truculenta vão para o estádio apenas torcer aí vcs receberam flores ao final do jogo, caso contrário é bastão no lombo mesmo, infelizmente em algum caso pessoas inocentes entram na roda, vi q qdo o amarelinhos estádio fizeram o cordão pra tentar dispersar a torcida o q aconteceu , foi porrada nos amarelinhos e aí ninguém defende ou manda vídeo dos amarelinhos apanhando.

  5. Torcedor disse:

    Bruno, acho que você não está visualizando a dimensão do que aconteceu ontem, essa confusão dentro do estádio não foi nada. Fui praticamente para todo os clássicos nos últimos 15 anos, nunca presenciei o que vi ontem. Só a título de ilustração: por volta das 23:30, na esquina da lima e silva com prudente, na conveniencia Gelo e Gela vi um grupo do BPChoque com uns 3 policiais mais transtornados baterem em torcedores de graça, sem motivo algum. Ali não tinha mais confusão nem aglomeração, já tava todo mundo disperso. A grande maioria tentando pedir Uber. O policial mais transtornado sentou o cacete e spray de pimenta em quem tava simplesmente com as mão estendidas pedindo calma. Deu dois tapas no rosto de uma menina que tava do meu lado chamando ela de pu.. Não me disseram, eu vi. Era uma abordagem de rebelião em presídio, enquanto uns 3 batiam, uns cinco mais atrás gritavam:"aqui eh o choque". Tinha uns dois ou três policiais mais pra trás visivelmente constrangidos com a situação. Estes se tivessem mais conciencia do dever que tem de proteger o cidadão deveriam dá voz de prisão aos policias transtornados. Se você conseguir pegar a gravação da camera de segurança do Gelo e Gela por volta das 23:30, verá a cena que descrevi. Seria interessante apurar melhor os fatos, antes de sair defendendo ou criticando alguém.

  6. ALEXANDRE MAGNO disse:

    A muito tempo que o futebol brasileiro tornou-se um antro pra marginais tanto dirigentes, muitos investigados, jogadores alguns envolvidos com sonegação e tráfego de armas e drogas e torcedores principalmente das torcidas organizados que são os melhores só vândalos que na maioria tbm esta envolvida com inlicitos
    Agora fica a sociedade pagando essa farra com estádios e tudo mais e ainda tem que mobilizar o já escasso contingente de segurança para atender essa malandragem .
    Já fui muito aos estádios hoje nem vou nem aconselho ninguém a ir.

  7. Roberto disse:

    Sem sentido seu texto, BG. Porque os caras tem dificuldades no trabalho eles podem bater em qualquer um? Porque foi isso que aconteceu. Simples assim. Acho que descontaram esses problemas todos que você citou no famigerado torcedor. O cara vai pro jogo, leva a família e na saída, sem NENHUM MOTIVO, leva surra de cacetete e spray de pimenta. Ainda se depara com textos como o seu, de quem provavelmente nunca passou por algo sequer parecido. Sabe como é o cara apanhar como um marginal, mas sendo apenas um torcedor comum que suou pra caramba pra pagar um ingresso? Provavelmente não! Depois acham ruim quando o estadual não tem bom público. Quem passou por isso nunca mais volta.

    Sobre os americanos que apoiam o acontecido: amanhã pode ser vocês! (na verdade já teve do lado de lá também, mas um título que não vinha há anos faz a memória ser curta).

  8. PARDAL disse:

    Os vídeos só mostram imagens,não aparece áudio do que aquele torcedor que possivelmente estaria sendo agredido sem fazer nada falou pros policias ou o que ele teria feito antes.É comum nesses eventos pessoas proferirem palavras de baixo calão contra a policia ou arremessar objetos,mas quando se veem acoados simplesmente levantam os braços como se nada tivesse acontecido e querem que profissionais que estão ali trabalhando sejam desrespeitados e não façam nada.Lembrem que por baixo daquele farda existem seres humanos,pais de família que tem sentimentos como qualquer outra pessoa e não estão ali para serem desmoralizados por seu ninguém.

  9. Zezim disse:

    Parabéns aos Policiais que participaram pois agiram proporcionalmente e evitaram o que seria uma possível tragédia.

  10. José cunha da silva disse:

    Também concordo e apoio a ação da PM, se não houvesse a baderna não teria necessidade da PM usar os meios necessário, pois quem vai na intenção de criar tumulto e procurar briga, engrosse os couros para levar pau.

  11. Márcio disse:

    Tem que acabar com futebol no Brasil, não trás nada de bom para sociedade. So prejuízo e violência ,quem ganhar e o time, jogador e dirigentes. Os PMS agiram correto, trabalham com as condições que são dadas e trabalham com salários atrasados com cabeça cheias.

  12. Carlos Mariel disse:

    Ontem na decisão do campeonato estadual fui como torcedor testemunha ocular de tudo que aconteceu… vi antes do jogo começar um torcedor do ABC invadir o campo para provocar a torcida adversária, criando assim já um princípio de confusão, fazendo com que os policiais tomassem posições estratégicas para evitar um mal maior, vi que logo após o término da partida a segurança do Arena das Dunas falhou e deixou a torcida do América invadir, a torcida adversária podendo ter se encaminhado para fora do estádio para evitar o conflito resolveu ir para o confronto depedrando o setor que estava para usar o material quebrado como objetos de arremesso em direção aos que estavam no campo, entre estes os policiais, hora, o que fazer numa hora dessa?

    Usar de maneira enérgica a força para dissuadir a situação de conflito, foi isso que o BPCHOQUE fez, a maioria dos torcedores voltaram para casa em paz, a minoria de vândalos e de espectadores destes, porque aqui abro um parêntese (torcedor do ABC que não foi embora após o apito final ou era baderneiro ou admiradores deles)…e não me venham com a desculpa de esperar a chuva passar, porque o segundo tempo foi praticamente todo debaixo de água.

    Se alguém sofreu agressão ali sem merecer estava no mínimo no lugar errado e na hora errada, a polícia esteve ali para proteger, evitar mortes, manter a ordem, e isso foi feito, e reconhecido pela torcida ordeira que estava no estádio, tanto que foram aplaudidos

    Pela Paz e Pela Ordem eu estou do lado do BATALHÃO DE CHOQUE DA POLÍCIA MILITAR DO RN

  13. Augusto disse:

    Se agiram no exercício do dever funcional, viva! Se houve excesso, alguém foi vítima; logo, se há vítima, deve-se buscar responsáveis!

  14. Ceará-Mundão disse:

    A polícia mais uma vez cumpriu com o seu dever. Se houve algum excesso, que se apure e as medidas devidas sejam tomadas. A princípio, não creio que haja motivo para punição. Mais uma simples demonstração da lei física da ação e reação. Ou seja, quem parte prá violência, prá praticar vandalismo e barbaridades, não espere por afagos e flores. Ai a gente lê os comentários por aqui e identifica alguns comentaristas habituais do BG. Observem quem são os que estão contra a ação policial (a favor dos baderneiros) e quem está ao lado da lei e da ordem. Vejam que existe uma enorme coincidência (será?) entre o posicionamento nesse caso e as opiniões políticas e ideológicas. Confiram.

  15. Marilia disse:

    Não finjam que não viram os torcedores quebrando tudo no estádio e invadindo o campo. As duas torcidas promoveram desordem, quebraram cadeiras, se armaram com garrafas de vidro e pedras e partiram pra cima da PM, criminosos enfrentando a PM e tentando invadir a parte da torcida rival. Se não fosse a polícia, teria havido um massacre, mortes entre os torcedores aí pegam um vídeo e ficam crucificando quem tá lá trabalhando.

  16. Antonio disse:

    O estádio Maria Luiza. Farrache ( Frasqueirão), é um caos em clássicos: trânsito travado, confrontos recorrentes de torcedores,falta de estacionamentos, acomodações inadequadas para os usuários,etc . Ou evita o uso da força pública em eventos privados ( futebol) ou faz torcida única nos dois jogos. Fora isso é teórica de quem vive em Marte!

  17. Flávio Rezende disse:

    Eu vou a praticamente todos os jogos do ABC e como não cometo infrações, entro e saio e nunca tenho problemas. Alguém pode dançar por erros dos outros, mas normalmente os barras é que são acossados pela PM, na maior parte das vezes por motivo justo. Ontem mesmo, no jogo, um torcedor do ABC entrou em campo com bandeira e tudo, provocou a torcida do América, fez os seguranças privados passarem vergonha e, ao ser pego, simplesmente foi devolvido a torcida e saiu livre. Não era o caso de ser preso?

  18. Domingos Sávio Pereira da Silva disse:

    parabéns pelo texto, cada vez mais sou seu fã, sensatas as palavras e muito bem colocadas.
    por causa de bandidos transvestido de torcedor que me afastei dos estádios.

  19. william francisco do nascimento disse:

    acho quê vc tenhe que mostrar esses vídios e nao ficar defendendo quem está errado apolicia militar é paga com dinheiro nosso e eles tem sim que está preparados sim e não usar de tanta violência como foi usado ontem.

    • Marilia disse:

      Ele tem que mostrar os vídeos da torcida quebrando tudo, agredindo outras pessoas e invadindo o campo né?? Concordo também. Esses vândalos tiveram o que merecerem.

    • LUTEMBERG DE SOUZA PESSOA disse:

      William, meu nobre, há diversos cursos de alfabetização gratuitos à disposição. Inscreva-se em um deles, a língua portuguesa agradece.

  20. JULIERME disse:

    Parabéns pela postura, Blog do BG. Como disse em postagem anteriores, se ganha muito mais sendo ÍNTEGRO do que, apenas, sensacionalista. Bravo!

  21. Sandro disse:

    O Editorial sustenta que não se deve condenar alguém por um ato errado porque este já praticou e pratica muitos atos corretos. Felizmente esta concepção não é aceita por nenhum sistema jurídico de qualquer país neste globo terrestre.

    Como está escrito "posso estar errado" você será perdoado, pois inegavelmente está.

  22. Beto Araújo disse:

    A polícia tá lá prá manter a ordem, se o cidadão deixa de ser civilizado, cabe a polícia agir com rigor. PARABÉNS a PM/RN.

  23. Wagner disse:

    Faz o seguinte, Borges, Tú que és trigo, se separe do joio e facilite o trabalho da polícia, e tem mais se na sua metáfora, joio é vândalo ou coisa parecida e trigo é cidadão de bem, eu digo assim: quem anda com o joio, joio se torna. Guie seus passos e seja senhor do seu destino!!!

  24. FRASQUEIRINO TRI CAMPEAO disse:

    Da mesma maneira que nem todo torcedor é vândalo, nem todo policial está preparado para vestir a farda, principalmente de uma tropa de elite como o BOPE. Que os policiais despreparados e truculentos sejam identificados e punidos.

  25. Marilia disse:

    Quem estava lá próximo a uma das saídas viu a torcida do ABC quebrar as cadeiras e depois sairam quebrando tudo que viam pela frente, agrediram pessoas, inclusive vendedores, foram no banheiro pra arrancar peças mas a polícia conseguiu dispersar. Depois da saída se armaram com garrafas de vidro e pedras e tentaram voltar pro estádio e arremessavam nos policiais que tiveram que reagir, uma verdadeira guerra. Entre um confronto e outro alguns vândalos passavam e xingavam os policiais e corriam pra perto ee familiares, mulheres colocavam crianças na frente como escudo para proteger os vândalos. Uma situação muito complicada de lidar e se houve excessos é muito fácil mostrar somente partes de vídeos sem contexto. Quem faz isso é tão criminoso quanto quem promoveu a guerra de ontem.

  26. Sidney Magno disse:

    Se as duas torcidas tivessem se encontrado ( como foi o que a ação da polícia evitou) agora estaria sendo crucificada por não conseguir evitar o confronto , e aí sim teríamos pessoas machucadas de verdade, sábias palavras, sempre há o que se corrigir.

  27. Ângelo disse:

    Parabéns, BG. Inclusive se tem muito mais elogios a fazer do que críticas a atuação da nossa polícia. Bravos guerreiros.

  28. Azevedo disse:

    A PM agiu corretamente contra os brandidos transvestidos de torcedores, pois se a mesma não tomasse essas medidas enérgicas, hoje estaria sendo criticada pelo descaso. Torcedor de futebol só apanha da polícia quando está fazendo baderna ou depredando o bem publico ou privado. Parabéns aos guerreiros do BO Choque que empregaram a força no momento certo e na intensidade certa.

  29. Amanda disse:

    Parabéns BG 👏👏👏👏👏

  30. Antonio Barbosa Santos disse:

    Parabéns pela postura.
    Criminalizar policial por tudo e qualquer coisa virou mania da última década. Quem não quer sentir a mão pesada da ordem, seja fiel a ela.

  31. Jonatas Calças dos Santos disse:

    Tem que baixar o pau neste safados, desfacados de torcedor. Por isto e outras, que os estádios. Estao a cada dia mais vazios. Policia é para respeitar e moralizar. Parabens as policias.

  32. Borges disse:

    A polícia e a maioria dos policiais não merecem ser crucificados. Mas os integrantes do BPChoque merecem ser punidos pela truculência e despreparo para lidar com multidões. Não sabem separar o joio (vândalos) do trigo (99% dos torcedores). Colocam todos na vala comum dos irresponsáveis. Crianças, pais, jovens, idosos. Ontem, muitos destes, não escaparam das balas de borracha, porradas de cassetetes e spray de pimenta. Os vídeos e relatos pelo zap e redes sociais impressiona . Isso revolta e afasta as famílias dos estádios. Espero que as direções dos clubes representem ao MP pra investigar e defendam seus fãs. Também aguardo que o Governo do Estado e a cúpula da segurança tomem as medidas legais cabíveis. O que ocorreu ontem na Arena, o sofrimento de inocentes na mão de truculentos armados é inadmissível!

    • Oliveira Neto disse:

      Ao Sr Borges, a polícia não vai pra rua violentar o cidadão de bem, mas sim protegê-lo, nada de mal teria ocorrido, se pessoas ruins(eufemismo) não estivessem lá, faço uma proposta ao Sr, estude, faça e seja aprovado em concurso público para PM, daí o Sr coloca em prática suas ideias, emitir opiniões sobre a profissão (sacerdócio) alheio, é muito fácil, quero ver fazer diferente…confesso que fiquei surpreso com a postura do blog, isso significa que ainda existe, pelo menos uma pessoa, da imprensa, que merece credibilidade…meu respeito e apoio ao jornalista BRUNO GIOVANNI!!!

    • Ivanildo disse:

      De ideia pro MP também, de quando houver jogo em estádio particular não chamar o choque , já que são tão trucolentos ou o Bope, logo porque o dever institucional da pm não é dar segurança em jogo de futebol , e sim nas ruas , já que o choque é Bope não pode fazer nada então que não vá

    • Ceará-Mundão disse:

      Mais um comentarista anti PM. Amigo, que tal se a PM não for utilizada para dar segurança nos estádios de futebol e deixar essa tarefa a cargo de seguranças particulares? Afinal, o evento não é entre clubes de futebol, associações de cunho privado, que auferem lucro com tais espetáculos? Vc se sentiria mais à vontade, mais seguro? Por que não luta por isso?

  33. Laert jr disse:

    Parabéns aos policiais que eu vi escoltarem um família inteira que passaram caracterizada, no meio da torcida rival, onde estavam sendo intimidada, e tbm por terem dispersados torcedores afoitos que jogavam garrafas e rojões em outros torcedores e na própria polícia.
    Pela paz e pela ordem sempre bravos policiais.

  34. Bader disse:

    Não tem como a pm identificar quem é quem no tumulto.
    Se tem um culpado são os baderneiros que começaram a depredar o estádio, estes sim tem que ser punidos.

  35. João Batista Da Silva disse:

    Certicimo seu ponto de vista, porque pessoas de bem não promove vandalismo!

  36. Rogério Rocha disse:

    A culpa é somente dos torcedores que criaram o tumulto, infelizmente alguns inocentes ficaram no meio, na hora a polícia não consegue identificar, o que é uma pena, se todos tivessem ficado em paz isso não aconteceria.

  37. Levy disse:

    Parabéns pelo posicionamento, BG

  38. Napoleandro disse:

    Gostei…Que os procedimentos sejam corrigidos e aperfeiçoados, sem apedrejar Ninguém

COMENTE AQUI