EDITORIAL: Será o Messias Brasileiro o profeta do caos?

UMA ROLETA RUSSA. Esse comunicador vem dizendo há vários dias que foi nisso em que o presidente Jair Bolsonaro transformou o seu mandato em meio à grave crise vivida pelo País (e o resto do mundo) em meio à pandemia do novo Corona Vírus.

O capitão disse inicialmente que se tratava de uma crise criada pela grande mídia. Na época, há cerca de três semanas, estava bem acompanhado, por ninguém menos que Donald Trump e o primeiro-ministro inglês Boris Johnson. A frase foi dita em uma viagem aos Estados onde o presidente brasileiro e comitiva despacharam e até jantaram com Trump. O resultado da viagem todo mundo já sabe: só mesmo Bolsonaro escapou do Covid 19. Testou e retestou negativo.

Em três semanas o mundo parou parando, algo inimaginável até em período de guerra armada.

Números atualizados na manhã deste sábado, 28 de março mostram que o todo poderoso Estados Unidos tem no momento quase 105 mil casos confirmados. Donald Trump mudou o discurso e hoje pede pra todos ficarem em casa e Nova York arde com o vírus (concentra quase a metade dos casos confirmados no País) e a falta de respiradores e ventiladores mecânicos. A mais cosmopolita das cidades passou a ser considerada o novo epicentro da doença e é o retrato do que a falta de isolamento social faz com quem desdenha do poder de alta propagação do Corona Vírus. E até Johnson, que também subestimava o novo vírus e fazia questão de visitar hospitais, apertar as mãos de pessoas e até de doentes, foi infectado, está em isolamento e pede a todos os súditos da Rainha que agora também fiquem em casa. Um levantamento atualizado nesta manhã de sábado mostra que o Covid 19 já levou à morte mais de 28 mil pessoas ao redor do mundo.

No Brasil, enquanto Messias desdenhava da crise, os governadores e prefeitos – das grandes metrópoles como São Paulo e Rio às pequenas cidades do interior – foram adotando suas providências. Amparados pelas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e alertas dos especialistas, determinaram o isolamento social, paralisaram as atividades do comércio, proibiram aglomerações. Shoppings foram fechados, cinemas e outros locais de entretenimento deixaram de funcionar. Tudo parou.

SÓ MESSIAS NÃO PAROU DE FLERTAR COM O ABISMO

Pelo contrário: dobrou a aposta. Fez um novo pronunciamento. Renovou as críticas a governadores e prefeitos. O homem que se elegeu com o slogan “O Brasil acima de tudo, Deus acima de tudos”, partiu para a fase “Contra Tudo e contra Todos”.

Está sozinho, com a sua equipe batizada de “Gabinete do Ódio” e seu exército nas redes sociais. Seu pronunciamento foi reprovado por quase todo mundo e pelo mundo inteiro. De forma sutil e branda pelos técnicos do Ministério da Saúde que, a exemplo do eficiente, porém constrangido ministro Mandetta, não podem discordar do presidente abertamente, mas continuam dizendo que o isolamento social é importante e a melhor maneira para a contenção do vírus.

Pregando contra o isolamento social, Bolsonaro se isolou. Foi duramente criticado por governadores, prefeitos, congressistas, especialistas, médicos e suas entidades, OAB, Igreja Católica e até no Judiciário. Verdade que várias criticas dessas de FORMA OPORTUNISTA, RASA E COVARDE.

Algumas de suas medidas contra o isolamento foram derrubadas na Justiça. Perdeu aliados até mesmo entre aqueles, que o acompanhavam desde 2015, perdeu também alguns poucos veículos de comunicação que restavam do lado dele, aliás, a imprensa a quem ele atribuiu a onda de pânico e histeria.

Para completar a aposta, imitou a péssima ideia do prefeito de Milão, Giuseppe Sala, que em 27 de fevereiro compartilhou o vídeo da campanha “Milão não para”. Até camiseta usou.

Naquela data, o vídeo explodia nas redes sociais. A Itália tinha 14 mortes e 528 casos confirmados. Quem explodiu depois foi o vírus. A região da Lombardia tinha, até esta sexta-feira, 27 de março, 5.402 mortes, 59 por cento das 9.134 vítimas fatais em território italiano. E Sala foi a uma rede de televisão admitir o erro e pedir desculpas. Passado o caos na cidade, deverá renunciar o mandato de prefeito.

No Brasil, Bolsonaro insuflou sua trupe. Em Natal vai ter carreata em favor da reabertura do comércio e da volta ás atividades econômicas. O movimento “O Brasil não pode parar” dividiu as redes sociais. Até mesmo setores do próprio governo já revelam incômodo com o comportamento do chefe.

Isolado mas falante, Bolsonaro paga pra ver. Se estiver certo e o Brasil passar sem maiores danos pela crise, vai pavimentar seu projeto político de se reeleger em 2022, e com facilidade e a oposição morta. E poderá até mesmo se beneficiar das medidas de isolamento e prevenção que tanto crítica, adotadas por adversários OPORTUNISTAS como os governadores Witzel e Dória.

Se estiver errado, e o Brasil vivenciar algo perto – não precisa ser igual ou superior – da situação enfrentada por países como a Itália (87 mil infectados) e a Espanha (72 mil contaminados) será responsabilizado politicamente. E até criminalmente, como ameaçam os signatários do documento da Frente Nacional dos Prefeitos, que administram cidades onde vivem 61 por cento da população brasileira.

As apostas estão na mesa. Bolsonaro não dá sinais de recuo. O vírus também não. Se Messias errar, o SUS vai viver um colapso inédito e brutal e vai faltar caixão e cova para enterramos os mortos.

E o presidente que chegou ao poder encarnando o Salvador da Pátria, será conhecido como o Profeta do Caos.

Ao fazer escárnio com a Pandemia e minimizar seus efeitos no País, Bolsonaro exagerou.

Tratou a doença como “gripezinha” e “resfriadinho”. Sambou na cara da sociedade. Desdenhou da dor de quem já perdeu entes queridos.

Com suas atitidudes, deflagrou um movimento que pede a sua cabeça. Parlamentares que o apoiaram já o criticam abertamente. Governadores que o apoiaram já romperam e dizem que não seguirão suas orientações. Dizem que o Brasil precisa de uma liderança responsável e séria como Ronaldo Caiado, aliado de primeira hora.

O movimento a favor do impeachment cresce a cada dia. Neste tabuleiro de xadrez, é bom prestarmos atenção no movimento de peças como os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente. E também no vice-presidente Hamilton Mourão.

Até mesmo setores militares, com cujo apoio Bolsonaro parece contar para tentar adotar medidas contra o isolamento, que ferem frontalmente a Constituição, não dão sinais de que vão embarcar junto com o comandante-em-chefe das Forças Armadas.

Rodrigo Maia disse esta semana que prefere não acreditar que todo mundo está errado e somente o presidente está certo. Não é exagero dizer que o Presidente da República deve ter informações que ninguém tem. Mas a  sua aposta assusta até mesmo sua equipe. Quem, afinal, está certo?

Bolsonaro está cada vez mais sozinho na sua aposta. Seu ídolo Donald Trump, que tem muito maior cacife (e também muito a mais perder)  conseguiu que o Congresso dos EUA aprovasse um pacote econômica superior a 2 trilhão de dólares  e agora defende que a prioridade é a garantia da vida e da segurança dos americanos e, em seguida, proteger a economia.

O presidente chegou a afirmar nesta sexta que não acredita nos números de mortos pelo COVID no Brasil e na própria Itália, acha que pode ter componente político por trás no Brasil.

Isolado, Messias não hesita em desautorizar ou criticar quem pensa diferente. Confrontado com a opinião do vice Mourão, que defende o isolamento social, saiu com a seguinte frase: “O presidente sou eu, pô!”

É verdade também que o Presidente tomou medidas importantes para socorrer praticamente todos os setores produtivos e os informais, mas tem que chegar na ponta o máis rapido possível, porque se não, até esses se revoltarão e também “serão oposição”.

O tempo, que é o senhor da razão, vai mostrar quem está certo. Se Bolsonaro com sua eloquencia beirando a irresponsabilidade ou seus opositores que só almejam a cadeira que ele ocupa.

OBS: Só para constar, sou defensor intransigente da cadeia produtiva, das empresas funcionarem e do comercio fluir. Mas no seu devido tempo e com responsabilidade. Qualquer ação dessa natureza nos próximos dias será irresponsabilidade.

BG – Bruno Giovanni

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Amon Carlos de Oliveira disse:

    Sr. Caninde Nobre, não sou imbcil,alienado, sem cultura, nem como merda, como afirmou, não tenho ladrão de estimação, como é seu caso, apenas torço por um pais, que, tenha prosperiridade e um povo feliz, respeito ao contraditorio é democratico, portanto respeite quem pensa diferente de você

    • Canindé nobre disse:

      Sr. Amon não tenho ladrão de estimação e nem estou enquadrado nesta guerra de direita e esquerda. Que se instaurou no país ultimamente mas não tenho estômago de ver tantas pessoas defendendo um alienado como o atual presidente e que isto esta acontecendo porque a maioria destes que o defendem não procuram enxergar a verdadeira realidade dos fatos em contrapartida aceitam tudo que é veiculado nas redes sociais como verdade absoluta produzindo assim na sociedade uma verdadeira geração de alienados

  2. Kiko disse:

    Cadê BG? Pegou Corona foi?

  3. Carlos disse:

    Esperar o quê de brasileiro, povo hipócrita e falso moralista. Políticos de uma forma geral seja de direita e esquerda são um bando de aproveitadores colocados por pessoas com interesses pessoais. Na moral, esse país não tem jeito.

  4. Douglass disse:

    Quem quiser tirar proveito político, que tire, mas seguindo as recomendações da OMS.

    Seguir o caminho contrário (arriscado) pensando em reeleição é irresponsável e não se importar com a vida do povo. Merece cadeia.

  5. Bosco disse:

    Homi! Tá faltando assunto?

  6. Mito disse:

    Continuo apoiando o Presidente Bolsonaro. E vejo o quanto o sucesso dele incomoda.

    • Valter disse:

      Prefiro apoiar um falastrão e linguarudo, que apoiar um ladrão que construiu estádios de futebol ao invés de hospitais e duplicar estradas, e pai do mensalão.

    • Chico cezar disse:

      Esse é um cãosonaro.

  7. Carlúcio disse:

    Parabéns BG, a população na sua grande maioria está a favor da razão, da ciência. Em relação a esse presidente ao fim de tudo vamos acertar as contas, vamos denuncia-lo ao tribunal de haia por crime contra a humanidade. inclusive o seu substituto pode ser qualquer um desde que não seja idiota.

  8. Geovane arruda da silva disse:

    E verdade, o presidente estar sendo egoísta a rogante e prepotente só pensa no umbigo dele, e figa brigando com Doria, fazendo política rasteira, lamentável e por isso que estamos triste , além do vírus temos um idiota no caminho , esse imbecil se transforma no aliado do vírus infelizmente

  9. Bixa bixerrima disse:

    BG lá e cá faço um crítica a vc, mas agora preciso elogiar sua postura de gente madura, inteligente, quem n seu deu conta agora sabe que esse despresidente n está preocupado com o povo, trata como números e aos mortos muito menos, deixe o gato berrar, deveriam abrir mão dos respiradores.

  10. Lindolfo Correia disse:

    Essa situação tem mostrado o quando o povo precisa estar unido na busca do melhor para todos. Não adianta a esquerda ir para um lado e a direita para outro, o que importa, tem relevância e pode ajudar e resolver, são todos numa mesma direção.
    Não vai ter um culpado, nem um salvador, a solução passa por todos.
    O isolamento de determinados grupos já faz parte do processo, assim como, a volta as atividades de muitos profissionais também. Goste ou não um lado ou outro.
    Tem muita gente perdendo o emprego e isso vai aumentar nessa primeira semana de abril, é um fato, não tem lado partidário. Assim como, as autoridades que hoje fazem discurso para tirar proveito político, nenhuma delas, nenhuma, atuou para lidar com a situação desde final de fevereiro, todos foram omissos e esperaram o caos se estabelecer para começar suas hipocrisias políticas, seguindo suas bandeiras partidárias e não tiveram a responsabilidade em adotar um caminho para solução, se acomodaram com o discurso do isolamento.
    Onde estão às medidas que devem ser tomadas pelos governos com a aquisição de respiradores, aumento dos leitos, compra de medicamentos e todo material hospitalar necessário ao tratamento e combate ao coronavirus? Vão ficar só no isolamento? Vão ficar só na guerra política deixando o povo continuar sem as devidas providências?
    Com o país parado, sem produção, sem arrecadação, como o governo vai arrecadar para bancar suas despesas? Como os governos vão ter recursos para pagar os salários? A iniciativa privada parada, começa a demitir em massa e essa situação vai piorar no setor produtivo.
    Tem governador que está obrigando o isolamento, mas soltou os detentos e proibiu as indústrias de parar a produção? Qual a lógica disso?

  11. Jonas disse:

    O problema desse país é a intolerância e falta de respeito com o que cada um pensa. Posições pessoais devem ser respeitadas. Cada um que não respeita o pensamento do outro, ao mesmo tempo se acha um Presidente perfeito para um país que nem mesmo sabe o significado do bom senso! E será que esse presidenciável de pensamentos extremos (seja esquerda ou direita) sabe utilizar o bom senso até nas suas palavras?

    • Gilberto disse:

      Exato Jonas, mas o meu e seu, nós e eles, esquerda e direita, preto e branco, bom e ruim, cotas discriminatórias, tudo foi incentivado e instituído na política brasileira a partir de 2005 e gradativamente vem sendo usado cada fez mais usado para criar lados, polarizar e dividir o povo.
      A quem isso interessa? A resposta sabemos, a turma do quanto pior para o país, melhor para nós.

  12. Carlos disse:

    É muita ganância, insensatez, ambição, insensibilidade etc do povo brasileiro. O mundo todo está errado e o só o brasil e esses canalh….. dos políticos brasileiros estão certo. Kkkkkk
    Eita povinho medíocre.

  13. El Potiguar disse:

    Ninguém questiona porque não proibiram a entrada de estrangeiros de países infectados antes do Carnaval? Porque a midia que hoje bate com insistência, não promoveu medidas sobre restrições antes das festas de Momo?? Deixamos o covid-19 entrar pior, sem nenhum controle sanitário! Tenho exemplo de pessoas que retornaram da Europa, em pleno pico da contaminação que entraram no país sem nenhuma intervenção de algum órgão de controle do governo, somente suas próprias consciências, pois agora estão confinados em casa torcendo para que não apresentem os sintomas. A responsabilidade não é apenas do governo é de todos. Infelizmente mais uma vez , polarizadas as pessoas se digladiam onde deviam se unirem. Não podemos parar, sabemos disso, mas alguns setores podem diminuir sim o ritmo, porque só nos resta agora , contenção! E esperança que algum medicamento possa frear o avanço e as consequências, enquanto se espera uma vacina

  14. Gustavo disse:

    Não subestimem o Bolsonaro. Eu enxergo uma estratégia política e eleitoral muito inteligente por trás da atitude do Presidente. Ele sabe que a pandemia passará. E por ser rápida, as pessoas esquecerão na complexidade do quotidiano. Já a recessão (ou depressão) econômica levará anos e todos sentirão as dificuldades. O projeto econômico do seu governo já era. Logo ele poderá adotar o discurso de que foi contra e quem causou foram os governadores e imprensa.
    Ademais, não me arrependo do meu voto. Por pior que seja o Bolsonaro (não os ministros, estes são em sua maior parteuito bons), eleger o PT seria muito pior. Seria dar carta branca para uma quadrilha.
    Se o segundo turno se repetisse em 2022, com alguma tristeza eu repete ria meu voto. Para vocês verem o mal que o PT nos fez.

    • Safira disse:

      DECEPÇÃO!
      Então precisamos aceitar e assumir que a preocupação do Presidente é apenas com sua sobrevivência e reeleição, deixando as vidas das pessoas em segundo e terceiro plano.
      Um esperto oportunista, que não se diferencia em nada dos que crítica.
      Lamentável para quem esperava a postura de um Estadista se levantando para defender a vida das pessoas que criaram e mantém o Estado funcionando.
      TRISTE!

  15. PEDRO disse:

    BG!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SUGIRO A VC, E AOS LEITORES DO BLOG, COLOCAR O CELULAR NO YOUTUBE, E BUSCAR A ENTREVISTA DO EX. MINISTRO, DEP. FEDERAL OSMAR TERRA. LA ELE DIZ AO AUGUSTO NUNES DA JOVEM PAN, EXATAMENTE, O QUE VC E OS DEMAIS, PRECISAM OUVIR.
    ASSISTAM E OUÇAM.
    UM CARA EXTREMAMENTE ESPERIENTE, POR SINAL, FOI ELE QUE COORDENOU TODA CAMPAMHA DO H1N1 AQUI NO BRASIL.
    ASSISTAM TODA A ENTREVISTA.
    VALE MUITO A PENA.
    MUITO!!!!!!!
    VCS VÃO VÊ, AO FINAL DA ENTREVISTA, MUITOS DE VCS VÃO MUDAR DE OPINIÃO, EM RELAÇÃO AO COVID 19.
    ASSISTAM!!!!!!!

  16. Santos disse:

    Essa "gripezinha" ou "resfriadinho" como disse o presidente, está provocando carreatas em outros países de caminhões do Exercito cheios mortos em caixões.
    Ainda bem a maioria dos governadores estão ignorando o ignorante e tomando as devidas medidas necessárias para mitigar os efeitos da pandemia.

  17. João Marcos disse:

    BG quero ver se essas medidas radicais de confinamento continuarem , quando as pessoascomeçarem a saquearem os comércios e as residências qual vai ser seu editorial .
    Ou você acha que dinheiro e comida vai do céu dentro das casas das pessoas confirmadas ?
    E outra coisa se chegar a esse ponto os comércios todos vão fechar , aí nem quem tem o dinheiro vai ter onde comprar.

    • bruno disse:

      Onde vc viu que sou contra o comércio reabrir? Eu dependo de anunciante, anunciante fechado não anuncia. Meu editorial não contra isso. Ele cobra responsabilidade e menos politicagem de todos os lados. Vamos saber interpretar um texto.

    • Maria Eduarda disse:

      BG!!
      Vc diz sim, de maneira clara.
      Na sua opinião, abrir agora é uma irresponsabilidade.
      E É pra abrir quando??
      Quando o empresariado quebrar??
      Quando os colaboradores, farem mandado pro olho da rua??
      Homi!!
      Essa doença(quebradeira) é duzentas vezes maior, tem que ser agora, mas de forma organizada.
      Nada de aglomerações no interior das lojas.
      Os Bancos estão fazendo isso, e esta fanfo certo, estão funcionando.
      BG, BG, o comércio não pode parar, isso é catastrófico.
      Tú ja pensou em quebrar??
      Pense aí!!!!
      Só de pensar, da um mal estar, danado.
      Não desejo nem pro maior inimigo.
      De verdade.
      Juro por Deus.
      Dá embrólio no estômago.
      Ave Maria.
      Por caridade.
      Chô satanás.
      Sangue de cristo tem poder.

  18. João Marcos disse:

    BG você de vez em quando desse do muro e raramente para o lado direito , vai sempre para o seu lado que é o de esquerda , acho muito engraçado o que a imprensa e vários governadores estão fazendo com essa tragédia mundial , vocês estão disendo que as pessoas de quem vocês sempre precisam podem abrir seus comercios e colocar seus funcionários para trabalhar , certamente são imunes a ao covide19 ou essas pessoas podem morrer que não farão falta a seus familiares EX: balconistas de farmácias, todo pessoal de supermercados , médicos , enfermeiros , caminhoneiro entre outros , porém , os que vocês acham que não precisam de imediato essas pessoas tem que parar de trabalhar pois esses não podem morrer de covide19 , no entanto quase todos perderão seus empregos e sua dignidade , e poderão entrar em depressão e o final poderá ser bem pior de que o covide19 pois poderá levar até ao suicídio , vocês esquecem que existe o grupo de riscos : que são os idosos e as pessoas com problemas crônicos de saúde , e é esse grupo que tem que ser feito o isolamento total.
    Finalizando BG de canalhas oportunistas o Brasil já está cheio não queira ser mais um , você como pré candidato já está mostrando sua cara.

    • Vatusta disse:

      BG é de esquerda?
      (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Só uma mente muito rebatizada pide pensar isso.
      Mas, mesmo partidário ideologicamente da Direita, fez um belo texto, que muito se aproxima da realidade e ganha o respeito de muitos que não são alienados e radicais de direita ou de esquerda.

  19. Cidadão Natalense disse:

    É uma tremenda desonestidade querer balizar o sucesso ou fracasso da postura do presidente pelo número de infectados e não de mortos. O que o presidente tem defendido é que idosos e pessoas do grupo de risco sejam isolados e que os demais, que não têm lastro financeiro para parar, não sejam impedidos de trabalhar, tendo em vista que na maioria das pessoas os efeitos são semelhantes a uma gripe comum.

    Sou totalmente a favor de que as pessoas devem ficar em casa, ao mesmo tempo que sou totalmente contra de que as pessoas sejam impedidas de garantirem seu sustento. Certamente que o medo de quem se expõe para comprar ou vender será o balizador necessário.

  20. Eugênio Lins disse:

    Por gentileza se alguém puder me informar, quais foram às ações da assembléia legislativa e seus membros no combate ao Corona vírus?
    Vc tem essa informação BG ?

    • bruno disse:

      Foram e estão sendo várias. Mas Eugênio, vc acha que com esse tipo de pergunta me constrange ou me causa desconforto? Porque sou diretor da TV AL? Talvez vc me conheça pouco. Mas pela AL quem fala é a comunicação da casa e vc pode fazer uma pesquisa basica no Google. Estamos no mesmo barco amigo, inclusive se a eleição fosse hoje, votaria em Bolsonaro de novo contra os que o PT apresentou para eleição de 2018. Mas me permita escrever o que vejo. Vamos(não é o seu caso), mas de muitos, respeitar a opinião dos outros, posicionamentos. Estamos nos matando por causa de politica e políticos, enquanto eles não mudam, continuam os mesmos pensando só neles e o andar de baixo aqui se degladiando. Abraço

  21. Talia disse:

    O PR pode ser doido, mas os demais politicos sao doidos e canalhas, pois nao abrem mao das eleicoes.

    • João Marcos disse:

      Pois é Talia , os governadores mandam as pessoas parar de trabalhar mas não pagam os salários desses trabalhadores , e ainda pedem dinheiro ao presidente para pegar inclusive os seus funcionários estaduais e até mesmo os municipais , aí eu pergunto se eles não estão arrecadando impostos será que o presidente está arrecadando ?

  22. Ze mane disse:

    Perfeito bg, otimo texto, a vida do ser humano nao tem como recuperar mais a economia sim

  23. Junin disse:

    Parece que todos estão na escola do BOZO pra falar tanta bosta. ..a outra bosta saiu mas os babacas do momento não esquecem e nesse blog tem um monte de gente que só pensa em PT, PT,PT…..

  24. Oliveira disse:

    Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. É fato que muitos morrerão do vírus, como também muitos podem morrer de fome. Nem o exagero de fechar tudo, nem o exagero de voltar a normalidade imediata. Outro fato é que a rede Globo se esforça diariamente para o governo dar errado. Outro fato é que candidatos como Dória e outros provocam o presidente em busca de desestabilizar o governo. Ou seja, enquanto os políticos lutam pelo poder, o povo sofre.

    • Sergio Batista disse:

      Verdade é que o Presidente Bolsonaro nunca desceu do palanque, encerrando a campanha e começando a governar com seriedade.
      Isso é fato!
      Nesse processo, vive criando e alimentando conflitos, dando caneladas em praticamente todo mundo que discorda ou ousa pensar diferente, além de atacar continuamente quem está no seu caminho, mesmo os que estão do lado dele e começam a brilhar mais do que ele.
      Isso é outra verdade!
      A divisão do país e a permanente batalha decorrente desses dois fatos citados acima é de responsabilidade do Presidente, filhos e milícia digital ativa.
      Não poderíamos esperar outra coisa dessa situação, senão um Estado desunido, dividido e em constante conflito.
      Depois vem todo o contexto político com suas diversas nuances e particularidades, que não vamos entrar em detalhes aqui e agora por questão de espaço e tempo.
      E por último, a pocisão da ciência, dos cientistas, pesquisadores, além do exemplo do mundo inteiro.
      E nesse quesito, não podemos deixar de perceber o risco enorme e iminente sobre todo o continente, que as posturas insanas do Presidente Bolsonaro tem assumido indo na contramão dos principais organismos e instituições científicas do mundo.
      É nesse campo que consigo vislumbrar que os governadores, independente de partidos, a imprensa independente do governo em geral e a sociedade civil pir meio dos diversos meios, tem se posicionado corretamente PELA PREVENÇÃO.
      Não podemos ignorar a sabedoria popular nessa hora, quando diz que "É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR"!
      Parabéns pelo texto corajoso e firme BG.

  25. Calixto Silva disse:

    Tive a paciência o editorial e as opiniões dos leitores deste blog . Mas tenho algo a lhe dizer bg sobre o seu editorial, seu editorial é imparcial e desonesto, vc coloca no presidente o apelidio de "messias " apesar dele se chamar messias, vc pega um pedaço da fala dele no discurso quando ele chama a gripe de vripezinha ,mais de maneira intencional esquece o resto da frase quando ele diz ,que foi o Dr. Dráuzio Varella quem falou isto, aí vc está sendo desonesto com o seu público, vc está induzindo a erro os seus leitores e ouvintes do seu programa. Enquanto a vcs da impressa faz todo um sensacionalismo em cima do vírus chinês covid-19, que até agora não matou e nem infectou a mesma quantidade de pessoas que a influenza A -h1n1 matou. Pra vcs da imprensa o importante é bater no presidente e com isto abrir o caminho para que os inimigos do Brasil volte ao poder. Lamentável esta postura de vcs da imprensa.

  26. Rosi Sampaio disse:

    Parabéns pelo texto! Muito bem escrito. Vale a pena uma reflexão! A principal é que temos um Presidente inconsequente, irresponsável e louco, que está se lixando pra vida humana. Quanto a economia, não acredito que um mês fechado vá quebrar um negócio que lucra há vários anos. Cadê o capital de giro desses empresários? O que eles não querem é deixar de ganhar pq perder tá difícil. É melhor usar a criatividade e se reinventar, depois deita e reza para não morrer do vírus.

  27. Roberto disse:

    Uma pessoa que n entende o pq q a população precisa parar por enquanto, n tem menor capacidade de raciocínio lógico, é tipo um analfabeto funcional, as vezes até entende, porém tem dificuldades de compreender o todo. INCRÍVEL.

  28. Justus disse:

    Detesto política e não vejo o Jornal Nacional desde os tempos da RedeTV que era o melhor e não sou fã do Presidente. Acordem, direitista e esquerdista. Aquele menino burro, desmantelado em sala de aula era criticado o tempo todo,, mais e mais a cada dia? Não, era deixado de lado, não incomodava os espertinhos. Como um burro, idiota faz os governadores se reunirem nos dias seguintes justamente para examinar o que ele propôs? Fez Dória voltar atrás, cara de tacho. A falta de análise estratégica de informação (não de notícia ) e isso não é para qualquer um, faz os políticos e a grande mídia caírem nas armadilhas do Presidente,, que dirá este blog. Só vêem o superficial. Ainda assim não atentam para algo óbvio verificado com outros analistas. Não entregarei o ouro. Analisem vocês. Façam para vocês mesmos as perguntas certas antes de opinarem. O jogo de poder é só por parte dos governadores. Ele não está preocupado com 2022 como opinam. Por trás de sua fala há verdades que nos ferem. Além de sincero está tendo uma coragem que nenhum político teria, de dar a cara a tapa. E haja tapa.

  29. José disse:

    É isso mesmo. Bolsonaro lamentavelmente acabou e expressa diariamente seu desejo de cair fora.

  30. Carllos disse:

    BG, concordo com vc. Acrescento ainda que o poder subiu a cabeça de Bolsonaro e ele acha que pq é o Presidente, as coisas tem que ser do jeito dele. Digo mais, daquela ruma de gente da comitiva dele que se infectou no EUA, somente ele não? Com certeza ele tb foi infectado e os sintomas não foram tão fortes como em outros casos e por isso ele se refere a uma "gripezinha" (erroneamente, claro).

  31. Amon Carlos de Oliveira disse:

    Prezado BG, sou leitor e ouvinte diario dos seu blog e programa de radio, mas, não posso deixar de externar a minha desaprovação pelo texto infeliz, que você postou, ainda não ouvi nem li uma linha se quer criticando o governo do estado na cobrança ilegal do icms antecipado, em especial neste momento dificil em que estamos vivendo, o que lhe falta? é bom informar que das grandes empresas do estado não é cobrado antecipadamente, por uma simples razão as de maior porte usam a lei.

    • bruno disse:

      Oi Amon, então vc não escutou o programa de sexta-feira, falamos sobre o IMCS e fiz criticas a governadora.

  32. Aluizio disse:

    Bg, cadê tu omi, pegasse esse vírus também?, Sumisse

  33. Dedé lino disse:

    Toda semana vc tem um pensamento diferente bg! !

  34. Vergonha disse:

    Só DOIDO PARA ACREDITAR Que foi o BG que escreveu, , rindo até 2045🤣 esse rapaz., se é que já se formou em JORNALISMO?

  35. Souza disse:

    É engraçado, Carrefur contratando 5.000 funcionários pra atender a demanda e os pequenos quebrando, muito bonito isso.
    Os gigantes do setor alimentício, pode abrir e o pequenos não, que é irresponsável.
    É foda.
    Tem que abrir, tem que ter o pinga pinga, não precisa ninguém sair de casa correndo as compras, somente o extremamente necessário.
    Limite a entrada de pessoas nas lojas, como já faz os bancos, tem que abrir, e rápido, se não vai ser muito pior, mais muito pior mesmo, de verdade.
    Vcs vão vê.

  36. Joel Dias disse:

    Um texto de muita clareza e sensatez. Parabéns pela forma de explicar, concordo em número gênero e grau.

  37. Júnior disse:

    Bruno, amigo. Rs apelou né! Disfarça, só uma dica… O MUNDO mudou, a audiência na 96 caiu consideravelmente.

  38. Anderson disse:

    1) Ele não é messias (só Jesus)
    2) Ele não é profeta (Só Deus unge profetas)

    O povo critica o Cristianismo mas gosta de usá lo pra todo tipo de heresia. Procurem refletir sobre as escrituras sagradas ou faça analogias do islã ou outro credo.

    • Eduardo Neto disse:

      Vc sabia que ele se entitula messias? Vc sabia que tem adoradores(eleitores) dele que o colocam acima de tudo, ate da vida humana?

    • David disse:

      O único políticos que tem adoradores no país é o ladrão condenado de dinheiro público, luladrão! E o partido de maior rejeição é o PT, o resto é mutável, basta ver todas as teorias criadas pelo PT sobre políticos e políticas, todas foram desmoronadas e a esquerdalha desmascarada!

  39. Julierme de Souza disse:

    Um dos setores que mais lucram com as pessoas em casa e ociosas são as mídias, principalmente, televisiva e escrita, as quais o senhor faz parte. Por isso querem todos em casa a maior parte do tempo!
    O mais engraçado é ver todo mundo preocupado com saúde, como se tudo antes andasse as mil maravilhas. Nenhum político que passou até aqui se preocupou com a saúde da parte mais necessitada da população. Você e parte dos que criticam, talvez, tenham seus planos de saúde e uma reserva de capital, claro, com seus méritos.
    Sejamos menos hipócritas , logo o desespero de quem não tem para si e nem para os seus, estará ao seu lado e ao dos que não tem o menor respeito ao próximo.
    VERGONHA NA CARA MANDOU LEMBRANÇA!
    O povo logo entenderá o que há por trás disso tudo! Basta a geladeira secar e o filho gritar de fome!

  40. Arthur disse:

    Parabéns pelo texto, muito bem elaborado. Na maioria das vezes discordo da sua opinião, você passa a mão na cabeça do presidente e estimula a polaridade, não é porque eu discordo das decisões de Bolsonaro que eu sou Lula Livre. O presidente tá com a faca e o queijo na mão, se o país quebrar ele vai colocar a culpa no isolamento "inventado" pela Globo, se o país conseguir se recuperar vai dizer que foi o pacote de estimulos de Paulo Guedes.

  41. Tiiburcio disse:

    Parabéns Bruno, pela lucidez e clareza com que você aborda o tema.
    Se Deus não tiver compaixão da nação brasileira, pelo presidente da república, seremos todos mortos.

  42. Toinho disse:

    BG você é candidato ???

  43. realista disse:

    tô ligado ,começou sua campanha né ? kkkkkkkk, é mais facio sendo oposição né ? se liga Bg , uma coisa é falar , outra coisa é fazer , olha o que esse presidente está fazendo , veja quem está contra ele e vc vai ver a realidade, não vá na onda BG , procure outra plataforma pra começar sua campanha cara, e olhe quem está dizendo isso é seu fã, tosco o seu começo, está sendo em nada diferente, seja diferente cara.

  44. Arthunio disse:

    Parabéns pelo Editorial, que merece ser grafado com "E" maiúsculo. Infelizmente nosso presidente está mais preocupado em manter um embate político absolutamente sem sentido, enquanto a nação esté desperdiçando dias , horas e minutos preciosos de preparação para o "Boom" da doença, que não demorará a chegar. Felizmente o ministro da saúde , os governadores , prefeitos e secretários despertaram para o problema.

  45. Roberto Araújo disse:

    Doido é doido, doido. E doído é mais doido, vira PSICOPATA!

  46. LUIS 51 disse:

    Pq Supermercado com Ar Condicionado pode abrir o dia todo,e NÃO PODE,HAVER AS FEIRAS LIVRES,que são ABERTAS e nada confinado?????????…….Perguntar não Ofende!!!!!!

  47. juliano disse:

    parabéns Bruno. uma visão muito boa da atual situação política. Fui eleitor do presidente Bolsonaro, torço muito pelo seu governo mas não sou ingênuo. A oposição não precisa mover uma palha para denegrir a imagem do presidente. infelizmente ele conseguiu fazer isso sozinho. Acredito que quando essa fase difícil passar a população vai apresentar a fatura a Bolsonaro pelas besteiras que ele faz é fala.

    • João JJ disse:

      Çei!!!!
      Vc quer os arrumadinhos corretamente políticos acompanhado dos ladrões da esquerda de volta ao puder né?
      O maluco aqui é vc.
      Essa corja de ladrões é quem denigre a imagem do país.
      TÔ COM BOLSONARO E NÃO ABRO.
      FORA OS LADRÕES.

  48. Menezes disse:

    Fala como tivesse sido o PR Bolsonaro que trouxe o virus chinês, quem brincou carnaval por 50 dias em São Paulo, nao foi o presidente e sim essa midia canalha que vc faz parte, que editorial mas cafona.

  49. Gilvan Duarte disse:

    Boa tarde, BG por que os supermercados como Nordestao, Carrefour e outros podem abrir? O risco também está lá, nessa parasilzacao só quem perde são os pequenos comerciantes, por que não fazem uma campanha de conscientização de como se comportar durante essa crise e liberar o comércio gradativamente? Só os grandes que podem abrir? Acredito que poderia ser diferente.

  50. Canindé nobre disse:

    Estes idiotas são produtos da hemorragia fecal produzida por robôs nas redes sociais e produzem seres inanimados que não conseguem ter o mínimo de raciocinio da realidade dos fatos

  51. Aldair Paiva disse:

    Parabéns BG. Um editorial , sensato e responsável.

  52. Rosângela disse:

    Parabéns Bg pelo Editorial..bastante claro e objetivo, mandou mto bem👏👏👏👏👏

  53. João Paulo disse:

    Parabéns BG! Discordo muito dos seus posicionamentos, mas este foi muito lúcido e racional. Aproveito para AFIRMAR que a pandemia da fome e dos saques é criação dos filhotes do Messias. As pessoas não sabem que temos 12 milhões de desempregados, 13,5 milhões de pessoas na extrema pobreza (que vivem com até R$ 145/mês), 15 milhões de famílias ou 35 milhões de pessoas vivendo no BOLSA FAMÍLIA ganhando, em média R$ 300,00/mês e NÃO TEMOS SAQUES! SÃO MAIS DE 50 MILHÕES VIVENDO COM POUCO E NÃO SAQUEIAM NADA! Mas a retórica dos carluxos é a do caos! E que se lasque o #LULADRAO, antes que digam que sou PTista

  54. DIDI disse:

    BG, VC ERROU, E ERROU FEIO.
    100% ERRADO.
    A ONDE TÁ A IRRESPONSABILIDADE ABRIR O COMERCIO?????????????????
    ?????????????????????????????????
    PERAÍ!!!
    E NÃO É PRAS PESSOAS FICAREM EM CASA?????
    PORQUE SAÍREM NESSE MOMENTO DE QUARENTENA?????
    ENTÃO AMIGO A IRRESPONSABILIDADE, SERIA DE QUEM SAIR DE CASA ALUCINADO PRA IR AS CONPRAS, NÃO DO COMÉRCIO ENTENDEU?
    NA VERDADE, NÃO ERA NEM PRA TER FECHADO CERTO??
    OS POSTOS DE GASOLINA, FARMACIAS, ESTÃO ABERTOS, NEM POR ISSO ESTA FORMANDO FILAS.
    OK??
    PENSE NISSO TÁ??
    AGORA shows, colégios, faculdades, festas, etc etc etc.
    Devem ser parados mesmo. O COMÉRCIO, JAMAIS.
    SE FICAR FECHADO TUDO POR MUITO TEMPO, MATA 10 VEZES MAIS.
    NÃO TEM ONDE IRTERNAR, OS QUE PASSA A SOFRER DE DEPRESSÃO, POR EXEMPLO.

    • Pires disse:

      Perfeito, no mínimo o pinga!!
      O efeito disso pode ser devastador.
      Depois não digam que o Presidente da República não avisou.
      Tenho pena do RN, que ja sofre sem recurso, e agora mais essa borduada, em cima dos servidores e servidoras.
      Os salários, não vão ser pagos, vcs vão vê, tá na cara.
      E pegue greves!!
      Fátima se prepare, pra gritar João Doria.

  55. Filhão táxi disse:

    Se a economia parar o povo começa a passar fome, e ficará ainda mais vulnerável ao Corona, será pior. Sou de acordo com capitão, deixa o povo trabalhar, lógico que seguindo seguindo algumas regras de segurança e isola o pessoal do grupo de risco.
    Evitará o caos, a fome e a vulnerabilidade ao vírus.

  56. Antonio Turci disse:

    Caro BG. Você é um excelente profissional. Sou seu ouvinte e leitor. Vejo os seus méritos. Entretanto, salvo melhor juízo, você não foi feliz neste editorial. Melhor que ninguém, você sabe que a chegada do coronavírus ao Brasil virou briga política onde os mais abjetos interesses se materializam nós comportamentos dos que almejam, a todo custo, assumir, custe o que custar, a presidência da República hoje sob a responsabilidade Jair Bolsonaro. Não sou procurador do Presidente, mas concordo com a ideia de que a economia não deve e nem pode parar. Daí a necessidade de sermos seletivos no que tange a questão metodológica a ser assumirá, ou seja, que caminho seguir? Quarentena horizontal, perdoem-me os que pensam a favor desta é um equívoco. A economia, repito, não pode parar, colapsar. Portanto, a seletividade acima referida deve ocorrer optando-se pela quarentena vertical, atendendo está os já conhecidos grupos de risco. Quem não tem lastro econômico-financeiro jamais suportará os dias de imposição de um isolamento social horizontal. Este modo pleiteado pelos adversários do Sr. Presidente da República é o caminho da restrição da Economia, portanto de um desastre de proporções apocalípticas da Sociedade Brasileira.

  57. Rob disse:

    Que cacete de pt tá se falando de pandemia, mortes. Parece que esse governo e simpatizantes só tem pt pt pt na cabeça. Vão governar para todos, o governo não pode girar em torno do que passou não. Agora vão passar a vida inteira culpando o PT? Bater em galinha Morta é fácil.

  58. Emilson Tavares disse:

    Absolutamente cirúrgico. Texto perfeito. Sim, perfeito, sim.

  59. Gabriel Fernandes disse:

    BG, parabéns. Texto muito bem elaborado. Tomara que os que aqui te criticaram tenham lido até o final. Mas, tenho certeza que não! Vários eleitores do famoso mito, o defenderem pelo que recebem de whatsapp ou das palavras soltas do irresponsável. Muitas vezes sem dados concretos. Existe sim preocupação com a economia, é preciso sim combater exageros, com conversa e sobriedade e não com mais discórdia e radicalismo. Aqui antes já apontei Trump e Boris Jhonson, como exemplos de mudança de postura? Por que será? Por que o vírus está explodindo nós dois países e pressionando o sistema de saúde. Imagine no Brasil, sucateado pela corrupção de vários governantes. Que Deus esteja junto com a nossa nação. Nossos líderes estão preocupados apenas com seus futuros. Não são líderes de verdade. Isso também parte para lado da igreja quando vemos vários pastores incitando a discórdia e o apoio a algo insano neste momento onde o isolamento pode sim trazer efeito positivo, como o estudo já demonstra em São Paulo. O índice era 6 pessoas atingidas pra 1 infectado. Agora caiu pra 2 atingidas a cada 1 infectado. Bolsonaro pode ser salvo pelos que não o seguem. E se beneficiar de algo que refuta. E espero que assim o seja, prefiro a vida e a segurança, depois a economia, sábias palavras ditas por Trump.

  60. Canindé nobre disse:

    Corrupcao o Brasil foi campeão ao longo de sua história mas agora com estes aplicativos de mensagens que deu voz à todos os inbencies que comem qualquer merda que recebem é que um imbecil como este chegam ao poder resultado de um público alienado e sem cultura

  61. Nando disse:

    Minha sugestão é quem apoia o tal mico, se pegar o Corona, abra mão do SUS. Vá pra ruas , leve seus familiares e divirtam-se.

    • Clésio disse:

      A minha sugestão é que vc continue comendo capim.
      Não vá a supermercados, na tua cabecinha deveriam está fechados né?
      *********Porque os grandes podem abrir e os pequenos não???????
      ********porque os pequenos se abrir são irresponsáveis e os grandes que estão abertos não????????????
      Vc e o BG, nesse momento estão literalmente sem noção.
      Comércio em geral fechado, mata mais do que o Covid 19, podem terem certeza.
      O que tem de gente doente hoje no Brasil, por causa do comércio fechado, eu não tenho duvidas, ja é maior do que os doentes do covid 19.
      Se brincar, ja teve gente Brasil a fora, que ja colocou o laço do amor no pescoço podes crê.
      Agora!
      A midia, a globo lixo não mostra.
      Vão mostrar quando o caos estiver instalado.
      Vergonha!!!
      Politiqueiros!!
      Respeitem o presidente da República.
      Eleito com 57 milhões de votos.
      Isso virou uma canalhada só.
      É Vergonhoso!

  62. Chicao disse:

    Pior é o Vírus Petista,que Bolsonaro dizimiu……

    • Suely disse:

      Alguém sabe dizer quantos moradores de rua morreram??!porque não ouvi falar e nem dos drogados das cracolândias

  63. prot disse:

    BG seu comentário está tendenciosos em prol da mídia Esquerdista, você poderia ser mais imparcial, você seguiu a linha global, fraco…

  64. João Felipe disse:

    Exato, perfeito! Nem sempre, ou quase nunca, concordo com vc, mas desta vez está correto! Votei no Bolsonaro, mas nos últimos dias ele vem perdendo a noção das coisas e muito provavelmente ele vai cair, espero que não, pois se ele cair, será decorrente de um resultado devastador do COVID19.

  65. Ricardo disse:

    Parabéns, BG, pelo posicionamento. Impressiona mesmo, e em demasia, é a quantidade de pessoas postando ou repostando vídeos e textos sobre o que intitulam de "alarde", "exagero", "agitação", e outras teoria da conspiração, em relação ao CORONA VÍRUS, mesmo ocorrendo inúmeras mortes e com muita rapidez. Talvez estejam desconectadas da realidade ou alienadas de alguma forma. Sugiro que pesquisem e não trate a questão com desdém, pois muitas famílias, nessa hora, não estão podendo sequer enterrar os seus entes queridos, devido ao alto poder de contágio da doença.
    POR OUTRO LADO, EM BOLSONARO NÃO VOTO MAIS. É o presidente, mas não é líder! Chamou de gripezinha, resfriado, não tendo nenhum respeito pelos tantos mortos mundo a fora. Ele foi a melhor alternativa para o PT não chegar ao poder. Entre a merda (pt) e o mau cheiro de merda ( Bolsonaro), escolhi o mau cheiro, mas estou convicto, hoje, de que tudo é merda. Mau cheiro de merda é merda também. Se não tiver ninguém melhor na próxima eleição, voto nulo.

  66. Ton Marques disse:

    Parabéns Bg acho vc um pela saco muitas vezes, mas nunca tinha visto tanta coerência em um texto só!!

  67. Fabio Alencar disse:

    Brasil do tudo ou nada. Fato que um pais miserável e violento não vai sobreviver ao colapso econômico, mais também não escapa ileso se não planejar como sair do isolamento. Suco de laranja e bom senso a todos vai ajudar muito.

  68. RIBEIRO disse:

    BRASIL ACIMA DE TUDO. DEUS ACIMA DE TODOS. BOLSONARO 2022 NO PRIMEIRO TURNO.

  69. Jânio André Marie disse:

    Bom dia.
    Sou assíduo ouvinte do seu programa.
    É inegável a forma avassaladora com que essa pandemia leva ao caos os países afetados. Não se trata de uma questão de fé, mas uma questão de dados, basta ter o mínimo de habilidade cognitiva para interpreta-Los. A mesma ciéncia que prevê crescimentos econômicos com boa aproximação, num universo de muitas variáveis e que são citadas como elemento norteador de discursos, está apontando qual caminho pode conduzir nosso país a uma derrocada.
    O Brasil pode vir a se tornar o próximo epicentro dessa doença, nas américas, caso as medidas de contenção sejam negligenciadas.
    Quem perdeu um ente querido e amado, pais, avós, tios irmãos, filhos, não importa, daria tudo para reverter o detalhe do passado que fizera com que estes não estivessem mais conosco, hoje. O detalhe pode ser as nossas ações nesse momento. Não se paga pra ver, quando o elemento em questão é a vida. Quem aceita que o suposto atenuante nesse contexto, seja o fato de que os idosos, são quem mais correm risco de morrer, lamentavelmente, é o pior dos doentes, na verdade nem em nossa espécie deveria se enquadrar. Aqueles que sofreram para que nós não sofressemos, lutaram e trabalharam incansavelmente para nos dar o melhor, moveram o nosso pais e hoje, são principais alvos quando se trata de baixas, nessa guerra, merecem o empenho incondicional é irrestrito da nossa sociedade.
    Contas que chegam, podem esperar. Milhares de pessoas, país de família, assalariadas já passaram pela catástrofe do desemprego, com suas contas chegando diariamente, mas elas ainda tinham o bem mais precioso que qualquer criatura pode ter, que é sua vida.
    Cabe aos gestores, prefeitos, governadores e, acima de tudo, presidente da República, eleitos para zelar pelo bem estar de seu povo, agirem energicamente para amparar os mais necessitados, permitindo que, aquela "senhorinha" que passava as manhãs sentada, num dos corresores tumultuado do alecrim, faturando 30 ou 40 reais, dinheiro esse que garantiria seu gás de cozinha, seu pão e leite, assegurem que ela consiga, sem se expor a esse flagelo, alguma espécie de subsídio que permita a ela, bem como todos que se encontram e se encontrarão em situações semelhantes, a condição mínima sobreviver com dignidade. Assim como é de competência do médico propor a espécie de intervenção no tratamento de seu paciente, e de competência dos gestores, em todas as esferas, apresentar planos de ação de combate ao mal e de de socorro a sociedade.
    Espero que tudo isso passe logo.

  70. Josmari de Sales Costa disse:

    Li apenas a opinião de um esquerdista, com ares de revolta.
    Simples assim.

  71. Flávio Leandro disse:

    De acordo!Resta agora sacudir os deputados federais e estaduais, os vereadores para ações pontuais e se for possível, até doem suas Verbas Indenizatórias para ajudar os mais pobres!!!

  72. Marcos Antônio Bezerra disse:

    Vou resumir em poucas palavras. Era poucas pessoas que acreditava em jesus e crucificaram ele depois viram que as poucas pessoas estavam certos. Então tenho total confiança no capitão

  73. Seridó Sempre disse:

    Bruno, copiou esse texto de onde?

  74. Lucio flavio Cavalcante disse:

    Vcs coloquem isso na cabeça, q essa pandemia do COVID-19, é pra mostrar quê acima de nós todos temos um DEUS, justo e misericordioso, os países q se acham q são donos do MUNDO Estão completamente enganados , a terra tar em mudanças e transformações, esse vírus veio pra levar milhares de pessoas,para o plano ESPIRITUAL, hoje na terra temos 8 bilhões de habitantes,e no plano espieitual tem 15 bilhões de espiritos prontos para reencarnar novamente,espíritos de Luz, para que esse mundo melhore mais. Ninguém tar amando a DEUS sobre todos a coisas, ninguém tar perdoando seus inimigos, ninguém tar amando ao próximo, sem caridade não há salvação, a várias moradas na casa di meu pai, gente vamos amar amar ao próximo, vamos saber ouvir nosso amigo q estar com problemas,vamos dar um bom dia,vamos agradecer a DEUS tudo pelo q ele fez por nós diariamente.

  75. Francisco disse:

    O jumento desprovido chamado Bolsonaro ,sabe que não ficará sem hospital para ele e a família, caso o vírus atinja eles. Sabe também que com o isolamento em massa, que é necessário conforme à ciência prova, a economia cessará e ele sairá enfraquecido politicamente, único interesse dele. Ou seja, pensa exclusivamente na sua conveniência.

  76. Realista disse:

    Em meio a isso tudo, muita politicagem barata, hipocrisia e oportunismo. Muito drama, muito panico, o presidente as vezes fala umas besteiras, mais sempre está correto com suas colocações, o resto é politicagem dos contras.

  77. Lenio disse:

    "COM ARROGÂNCIA VOCÊ PODE ATÉ IR LONGE, MAS COM HUMILDADE VOCÊ PODE CHEGAR ONDE QUISER!"

  78. Jório disse:

    Parabéns pelo ótimo artigo.
    Isento e crítico como deve ser o bom jornalismo.
    Vai receber muitas críticas, mas faz parte.
    Hoje há um irracionalismo Cultural no Brasil, se não falar de acordo com o pensamento de cada pessoa, esta vai lhe criticar, se for a favor, receberá elogios.
    Você está certíssimo, o erro sempre deve ser criticado e o acerto aplaudido.
    O fato de votar em alguém não lhe impede de criticá-lo.
    Infelizmente hoje no Brasil surgiram dois grupos sectários e irracionais, um de direita e outro de esquerda, que representam aproximadamente 20% do eleitorado pra cada um, que fanaticamente defendem seus líderes, sempre criticando quem não defende sua prática.
    Siga em frente.

  79. Ricardo Lúcido disse:

    Texto perfeito . Simples assim.

  80. ELEITOR disse:

    O discurso é fora do prumo , mas as ações são de estadista , até agora não há motivos para execrações. Muito mais grave foi o mal que a corrupção fez e faz
    Ao país , não vejo a imprensa valorizar isso . O resto é perfumaria .

  81. Everton disse:

    Bolsonaro é um vagabundo safado q jogou milhares de brasileiros no fogo!!!

  82. Marcus Meira pires disse:

    Infelizmente,dessa vez, discordo com quase tudo que v9ce escreveu. Qualquer pessoa minimamente inteligente,vê que o que está acontecendo é um jogo político.
    Você faltou dizer no seu editorial, como os, micros,pequenos e médios funcionários vai sobreviver.Como vão pagar seus funcionários e fornecedores . Na hora em que seu editorial me disser como fazer isso, passo a lhe da razão

    • Ton disse:

      Rapaz deixa de conversa besteira … Jogo político é? Conclusão bolsominion detectando!!

  83. Zelio Cunha disse:

    É uma grande hipocrisia falar que o isolamento total é a solução. Tem que ser honesto e sincero e ter uma posição equilibrada. Na minha humilde opinião o meio termo seria a decisão mais acertada por parte das autoridades. Se parar tudo, o caos se instala, morrem todos. Se todos saírem pras ruas alguns ainda escapam, mas morrerão milhares. Melhor mesmo é ter consciência e sensatez. Só lamento que nesse momento os políticos aproveitam a oportunidade pra querer destruir o país. Pra eles quanto pior melhor. Com a participação da banda podre da imprensa que não tem nada de isenta. Lamentável!

  84. Leonardo disse:

    Complicado filósofo BG, saia as ruas e veja que Boa parte da população não tem saída e sai pra trabalhar outra parte não crê no potencial do vírus e uma parte mais abastada pode ficar em casa como vossa excelência.. .. então a culpa não é apenas de um, e sim de vários líderes como os municipais que vai liberar a feira livre por exemplo… HIPOCRISIA É O QUE MAIS EXISTE.

  85. Francisco disse:

    Irei guardar tudo isto deste texto, para lá na frente vamos ver se sua opinião está correta com base em ciência.
    Porque a temática do vírus tem várias linhas de formas e transmissão, já formalizadas por especialistas, distanciamento social sim, mas com responsabilidade.

  86. Luciano disse:

    Quando a epidemia passar é Bolsonaro tiver salvado o Brasil muitos vão passar a adimira-lo

  87. Reno de sousa disse:

    Pra variar a questão é de Hipocrisia!!!
    Brasil um País Rico mas Muito muito atrasado!!!
    O vírus derrubou o mundo e os muros da Hipocrisia que está aparecendo ao vivo e a cores nas nossas televisões.
    Esse governo tbm cortou as verbas da educação e do mundo científico aliás os cientistas foram embora!!!
    Continuou com o mesmo erro de todos os governos anteriores!! FHC, LULA e DILMA.
    Qualquer governo que não invista em educação e Cultura não pensa no povo!!
    Vejam que o dinheiro que o cavalo da educação disse que não existia de repente apareceu!!
    A Mágica da mais pura Hipocrisia caiu!!
    Sabemos que um país de terceira como o nosso Brasil pra chegar no primeiro mundo tem que de alguma forma haver as reformas necessárias mesmo que seja a força as histórias dos outros países conta!! principalmente a Política!!!
    Se preparem que parece que esse tempo chegou!!
    Vejam na nossa história percentualmente na quantidade de pobres e ricos…
    Hipocrisia a parte no final somos todos Brasileiros pobres ou ricos!!
    Os governos que se sucedem é que não compreende isso!!!
    Só pensam no poder
    Todos e todos!!
    Lamentável situação que estamos vivendo por parte dos poderes corruptos e despreparados do Brasil.
    Que Deus nos ajude!!

  88. luiz inacio disse:

    sempre discordei de BG em vários pontos até o critiquei duramente em alguns casos, mas o editorial dele hj foi uma visão clara do momento, e um texto promoroso. parabens. saber reconhecer é uma virtude.

  89. Santos disse:

    Parabéns BG.
    Quem quiser que faça seu mimimi nos comentários, mas a postagem está feita e o futuro nos espera.

  90. Carlos Bayer disse:

    Ia bem até descambar pra defesa daqueles que almejam o lugar do Capitão.
    Essa é a turma do "quanto pior melhor".
    Torcem pela miséria e falência do BR a fim de trazer das profundezas do inferno as cinzas daquele Capiroto ladrão e escroto. Aquela Hiena carniceira e todos os seus asseclas imundos e imorais.

  91. Carlão disse:

    Que os governadores estão se aproveitando da crise para se promover, é fato. Que a esquerda/oposição não tem plano, só tem críticas, outro fato. Que o desemprego, que já estava alto, vai aumentar, outro fato. O pequeno empresário vai quebrar, o preço vai aumentar dos itens mais básicos e a parte da saúde pública irá se agravar.

    Mesmo assim, a porra do isolamento é válido até o possível pico. O presidente tem q entender que ao menos até dia 7 de Abril temos q manter essa medida, após isso se faz uma análise e gradativamente tudo volta.

    É tão simples, não precisa ficar nessa de São Atanásio, falta prudência. Ele deu all-in pré-flop fora de posição com 27o. O vírus vai pagar, e cartas serão viradas.

    Oremos.

  92. Laura disse:

    Vírus do Ipiranga.

  93. Rocha disse:

    Oi Bruno,
    Parabéns pelo sensato editorial, embora encharcado com o assunto que dá náuseas, pois o que estamos vendo e sentindo, é uma miscigenação de atitudes politizadas querendo confundir com as inerentes à saúde.
    O editorial sensato em tela, nos mostra sem paixão por nenhum dos flancos a realidade da situação. Pena que quase ninguém, povo comum e os dos poderes não alcançarão o seu objetivo.
    Dá dó em ler os que comentaram o seu editorial. Fazer o quê? Se preferem continuar rasteiros.

  94. Carlos disse:

    O presidente, independente de seus pronunciamentos, falas e decisões, será sempre fervorosamente atacado pela esquerda; leia-se PT.
    Quanto vejo pessoas creditando a fala "gripizinha" e "resfriadinho" à Bolsonaro, já entendo quem é e pra que veio. São os mesmos do "Lula Livre".
    Ele fez paródia disso. A frase quem cunhou foi o Dráuzio Varella o Dr. todo poderoso daquela infame rede de TV, a do Plin Plin, antes de mudar de opinião sobre o tema.

  95. João Italiano disse:

    Um estadista, logo após uma eleição, coloca suas armas no canto e governa para todos, foi assim que imaginei quando votei no segundo turno no Presidente Bolsonaro. Como não fui eleitor de primeira hora, os seguidores do Presidente podem dizer que não vou fazer falta, ou estou sendo fraco de aceitar aquilo que a maioria da população está apoiando nas falas dos representantes da saúde em todo mundo. Essa gente, os bolsonaristas, eu entendo bem, são cidadãos comuns que vc encontra em todo lugar, são brasileiros cansados de tanta corrupção, que não toleram mais os maus feitos de políticos profissionais ou daqueles de ocasião. Apesar de execrados pelas diversas correntes de centro, social democratas, socialistas e comunistas de carteirinha, essa gente é igual a mim e a você, paga seus impostos, trabalham de sol a sol, empregam gente, são ricos, classe média e pobres, brasileiros que não aguentavam mais ver a corrupção e a desonestidade tomar conta do estado brasileiro. Pois bem, esse mesmo povo, vitorioso nas eleições de 2018, deveriam também colocar suas armas de lado, fazer o papel constitucional de fiscalizar e lutar por um país melhor, obviamente, sem perder suas convicções de honestidade, economia de mercado, estado mínimo, etc. Esse radicalismo das duas correntes em conflito não contribue em nada nesse momento de crise, ao contrário, leva ao vinagre toda uma nação. Já a esquerda, derrotada na eleição, não aceita o resultado da eleição, e o impeachment da ex presidente Dilma, além da prisão do "santo' Lula. Daí, se consolida o impasse sem fim na política nacional. Onde vamos parar? Até quando e para onde esse radicalismo está levando esse país? São perguntas simples com respostas complexas, que um vírus estimulará uma solução em breve. Hoje, meu instinto moderador, não votaria em Bolsonaro, a nem muito menos em alguém de esquerda, isso está fora de questão. Não votaria mais ele Bolsonaro por ver que faltou nele o espírito de estadista e liderança que deve ter um presidente da República. Na esquerda, minha questão é ideológica e de convicção, por ser um liberal de centro. Por fim, para não dizer que eu estou colocando de lado a economia, gostaria de dizer que essa é a maior preocupação que todos deveremos ter nos próximos meses, mas depois de termos a certeza que não vamos entrar no círculo de morte da Itália e Espanha. Essa é minha humilde opinião em cima daquilo que foi bem analisado por BG.

    • Marcos disse:

      Boa colocação, cada um defende o seu lado e não vê o melhor coletivo a todos. O governo anterior teve seus erros e tem que corrigi-los, Bolsonaro comete os seus agora, mas, pensa somente na economia hoje, momento no qual deveria pensar em salvar vidas. Além do mais, vejo erro em seu radicalismo e nunca admitir os seus erros, que são mostram inúmeros até o dia atual.

  96. Morais disse:

    É doloroso ouvir a verdade quando não queremos. Mas, é válido por trazer à tona aquelas interrogações ou exclamações: será? Como não percebi! Verdade? Verdade!

  97. ARAUJO disse:

    Alguém pode me informar quantas pessoas já morram esse Ano.
    Influenza N1H1?
    Pneumonia?
    Dengue?
    Só aqui no BRASIL.

    Sei que esse vírus novo e preocupante, mais sempre tivemos índices de óbitos altos e não se comenta sobre isso .

    • Maria disse:

      Araujo pelo amor de Deus não compara esse vírus com outros que qualquer hospital tem condições de tratar, esse criatura do diabo, em alguns casos, precisa de respirador , de UTI, tenho certeza que vc sabe disso, parem de justificar o injustificável. Vcs a cada dia tem que encontrar uma justificativa prós atos desse presidente, até tenho dó de vcs , mas tem que ter sensatez nesses comentários pq se não o índice de infartos vão superar o do corona. O certo seria ele ir a TV pedir perdão de seus atos e convocar esses panacas para a quarentena, pq vcs só atenderão se for assim.

  98. Só Deus... disse:

    1 – Quanto ao vírus: Ninguém vai escapar! Segundo a Science 86% dos casos não são diagnosticados. Ele já deve rodar forte no Brasil desde o Carnaval. Mais de 70% dos diagnosticados, são assintomáticos;

    2 – Quanto ao Presidente: acho que foi precipitado em pedir que o povo voltasse a rua ainda essa semana. Poderia ter sugerido que o comércio reabrisse, que as pessoas saíssem a esses comércios somente em casos de necessidade, e assim, as empresas iam ao menos se mantendo. Sem eventos, sem bares e restaurantes abertos, sem reuniões religiosas, sem aglomerações.
    Infelizmente, o momento que era pra ser de união, foi utilizado por toda a classe política pra tentar MASSACRAR o Presidente, era a oportunidade que a escória político/partidária desse país estava precisando. Não estão nem aí para o povo, ou vocês acham que estão? Estão todos olhando pra o seu umbigo: minando o presidente, tentando levar o seu nome.
    Quanto a atitudes práticas, reais, quem vem tomando-as é o GOVERNO FEDERAL, se o sistema de saúde suportar a demanda no Brasil, isso dever-se-á a Jair Messias Bolsonaro e sua equipe. Porque a maioria dos Governadores nada vêm fazendo de concreto, a não ser monitorar e anunciar casos;

    3 – Quanto a saída: qual é a estratégia de saída proposta pelos governantes? Até agora nenhuma, estão todos atordoados, quem apanha e quem bate.
    Supomos que façamos um mês de quarentena, estamos todos trancadinhos, sem exposição ao vírus. Daqui 30 dias, todo mundo sai, lá vem o vírus de novo, alta propagação, quarentena de novo? Vamos viver de luz?
    Um amigo meu, costuma trabalhar com dez free lancers em seu estabelecimento as sextas feiras, ontem não havia um. Todos em casa. Esse povo tá comendo o que? Tá comprando remédio com que? Até quando vão ter casa pra morar? Até quando vão ter sanidade pra aguentar? Vocês tem noção quantos milhões de brasileiros comem com o que ganham no dia? Já fui pequeno comerciante, já fui assim, e sei que são milhões, no meu ciclo eu conhecia uma infinidade, coisa escassa no Brasil é um bicho chamado capital de giro, que agora seria capital de sobrevivência. ESSE POVO TÁ COMENDO O QUE?

    4 – Quanto a imprensa: é extremamente BANDIDA a grande imprensa nesse momento. Grandes portais de notícias dedicam três reportagens falando mau do governo e do presidente para cada matéria que fala da doença especificamente. Matérias que falam mau do presidente estão no topo de suas páginas, jamais perdidas lá no meio.
    Perdem a oportunidade de ajudar as pessoas com informações mais úteis, de usar o seu importante papel para encontrarmos um meio termo, uma válvula de saída. Se falam que o Presidente dobrou a aposta, digo que a grande imprensa órfã dos recursos da união desde o ano passado, triplicou a sua aposta, mas o resultado desse jogo pra ela só acaba em um impeachment ou nas eleições de 22.

    Sou funcionário público, mas não deixo de ir trabalhar. Não visitarei meus pais, mas se tiver de ser um membro da barreira himunológica, serei. A saída mais rápida que encontro pra tudo isso.

  99. João Luis disse:

    O isolamento social seria o ideal se não tivéssemos necessidades. Ok como vai chegar os suprimentos, medicamentos e alimeentos.
    Mesmo o Gonverno liberando um valor pra ajudar o cidadão nada adianta sem a cadeia produtiva rolar.
    Todos passam em salvar vidas do vírus e as vidas que vão ser perdidas pelas outra faltas.
    Todo dia morre gente nesse país e vai continuar morrendo a questão e qual a forma de morrer menos possível.
    Se estamos em guerra teremos vítimas.
    Agora analisando a história da humanidade muitos fatores pra termos chegados até aqui foram dois fatores "sorte" e decisão que muitas vezes foram tratadas como loucura plena.
    Não acho que o presidente está 100% mais támbem não está errado ele tem de tomar decisões hoje que e pior que uma guerra, no mundo de hoje as coisas são dinâmicas e que o cenário pede decisão instantânea e qualquer um no lugar dele estaria com a mesma dificuldade.
    Apontar o dedo e reclamar e fácil, tomar decisão e muito difícil e principalmente se essa é contra um Boa parte.
    Mais uma coisa e certa nós a população somos o mais responsável para o futuro , se todos nós pensamos na coletividade podemos sair dessa com o mínimo de dano possível. Agora cabe a todos fazer sua parte, principalmente na higiene.
    O BRASIL NÃO PODE PARAR. as consequências serão bem pior depois

    • Monique disse:

      Nao e todo seguimento parar…onde estou hj parou tudo menos os servicos essenciais, ou seja, farmacia, seguranca e supermercado esta mantido, obvio que com restricoes e ninguem ta morrendo e nem esta se infectando

  100. Eliesio disse:

    O BRASIL PRECISA DE MAIS HOMENS IGUAL AO MITO, NÃO DE LADRÕES, VAGABUNDOS E VERMES!

  101. Canindé nobre disse:

    Parabéns bg pela sensatez mesmo você sendo eleitor confesso do atual presidente consegue enxergar a incapacidade e a insanidade do mesmo. Diferntemente. Dos alienados insanos que continuam a defender esta verdadeira aberta cai

  102. Marinho disse:

    Devia existir uma lei mundial que o país que cometesse um ato dessa natureza deveria indenizar aquele país que foi prejudicado pelo crime cometido e além disso o país ser punido de alguma forma pelo crime que cometeu.

  103. Franco disse:

    O tempo, que é o senhor da razão, vai mostrar quem está certo. Se Bolsonaro com sua eloquencia beirando a irresponsabilidade ou seus opositores que só almejam a cadeira que ele ocupa.

  104. Fernando disse:

    O editor deste blog, com opinões medíocres como sempre (normal), caçando palavras para conseguir arrumar um jeito de passar o pano Para o presidente e agredindo os governadores que tentam algo diferente pra salvar o país. Incrível a desonestidade intelectual.

  105. Alisson disse:

    Vamos em frente. Como ve colocou, " o tempo é senhor da razão!" logo mais saberemos.

  106. JB disse:

    BG se coloque na posição de um autônomo sem dinheiro pra pagar as contas sem comida em casa. oO que vc faria

    • Rafael disse:

      Ficaria em casa
      E preservar a vida, não adianta ir trabalhar, ficar doente, trazer doença pra casa pro hospital do SUS e ficar parado.

  107. Said disse:

    BG o seu editorial está correto mais mesmo diante da grave crise eu não me arrependo do meu voto foto,Dou graças a Deus por não ter sido eleito a cambada de ladrão caso contrário não teria nenhum recurso pra enfrentar essa pandemia logo já teriam roubado todo os recursos financeiros do nosso Brasil.Dou graças a Deus todos os dias por te nos livrado desse câncer chamado PT.

  108. Oswaldo disse:

    Interessante o editorial, porém com muitos Mais fatos políticos do que fatos dentro de uma nova realidade; muitas verdades e inverdades, cheio de ctrl-v e irresponsabilidades, que invés de produzir bem estar a sociedade só trás o pânico há povo que precisa de responsabilidade de quem escreve, mas hoje como o povo já sabe, a imprensa torce pelo o caos!

  109. Miranda disse:

    BG ainda tem muita gente que paga plano de saúde e não tem ideia de que se o SUS colapsar o sistema privado de saúde tambem vai colapsar. Também não tem ideia de que colapso de sistema de saúde significa atendimento precário (se tiver) não só pra covid 19, mas para qualquer enfermidade, pois tds os hospitais estarão superlotados. Tem que se explicar isso a população.

  110. Luiz Fernando disse:

    Tudo muito bonitinho pra quem tem várias fontes de renda.

  111. Maria das Gracas de Menezes Venâncio. disse:

    Se o artigo é festa autoria parabéns. Está objetivo é abrangente. Só muita ignorância para creditar q o Bolso é o Messias. Na realidade e um ignorante.

  112. ILZELI CONFESSOR disse:

    EXCELENTE TEXTO !

  113. Fernandes disse:

    Parabéns pelo texto.

  114. Roberto Araújo disse:

    👍👍👍👍👍👍👍👍

  115. Luis disse:

    BOLSONARO PRESIDENTE 2022,NO PRIMEIRO TURNO !!!!!!

  116. Fernando Ferreira de lima disse:

    Um editorial que merece ser lido por todos, meus parabéns Bruno.

  117. Joaquim disse:

    Fácil fazer análise quando se tem um bom padrão financeiro. Agora aqueles que precisam trabalhar na iniciativa privada à história é completamente diferente.

  118. Tony Santos disse:

    Parabéns pelo editorial!
    Crítico, reto e responsável.
    Ouço seu programa todos os dias (quando posso) e tenho notado sua posição imparcial em assuntos como esse.
    Parabéns! 👍🏾

  119. Clauber Araujo disse:

    Acredito que temos que voltar aos poucos a normalidade, com todos cuidados de prevenção e distanciamento social!

    Dá medo, um frio na barriga, mas quem pode fique em casa e quem não pode vai ter que ir trabalhar!

    Independente da fala de Bolsonaro, a população ainda tá ficando em casa!

    Vamos Orar! Vai passar com a Graca de Deus!

  120. Rivanaldo disse:

    Terraplanismo sanitário: não precisa ficar em quarentena; o vidro blindado em loteria protege do vírus; gripezinha; isolamento vertical.

  121. Carlúcio disse:

    BG, nunca ví isso na minha vida uma pessoa de tal baixo nível ocupar um cargo tão importante, um grosso, estúpido, ignorante, analfabeto, não tem conhecimento para discutir assunto nenhum, mas o pior que tem muita gente que concorda com esse presidente.

    • Justus disse:

      Nunca viu? Sério? Nasceu depois de 2015? E olha que eu não gosto de política nem dessa divisão.

  122. Carlos disse:

    lamento!quando um messias parecia que seria a renovação e o povo acreditou que o Brasil estava saindo das esquemas de corrupção o capitão se perde pela sua ejaculação celebra o precise.e doria se aproveita da situação e instala um pãlanque com o objetivo de ser presidente colocando em prática o marketing da desgraça.lembro que doria vende até a mãe mas não entrega,se der um pão tira o miolo.rouba chupeta de bebê,se for presidente vai leiloar o Brasil assessorado pelas novas e velhas raposas.e a orgia vai voltar ,sem a honestidade e competência de moro.

  123. Jorge disse:

    Muito bom o editorial. Peço vênia para acrescentar o quão o presidente é centralizador e não permite que ninguém tenha visibilidade no governo. Aconteceu com Sérgio Moro e hoje com Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde, que está fazendo um ótimo trabalho e por estar em evidência, já não dá mais entrevistas. Bolsonaro não permite que alguém tenha visibilidade no seu governo, só pensa em se manter no poder apesar de estar com com sua popularidade em baixa.

  124. Alexandre disse:

    BOLSONARO TEM QUE ADMITIR QUE É UM INCAPAZ E RENUNCIAR. O GENERAL MOURÃO É PREPARADO E SABERÁ CONDUZIR ESSA GUERRA.

    BOLSONARO INCOMPETENTE! MOURÃO PRESIDENTE!

  125. Jamar Dantas disse:

    Não, ele não é um louco.
    Ele não representa a desrazão.
    Ao contrário, ele representa uma racionalidade que por pouco tempo, com algum pudor, ocultava-se nas cordialidades cotidianas e, hoje, sente-se livre, sem qualquer controle institucional e/ou moral que interrompa o avanço do seu desprezo à humanidade para além de si e dos seus.

    Não, não invoquem a loucura para ocultar a racionalidade forjada em uma sociedade violentamente capitalista, individualista, racista, machista, heteronormativa, de classes, autoritária.

    Cynthia Ciarallo é Psicóloga, mestre e doutora. Íntegra Coletivo PsiDF.

  126. Flavio Monte disse:

    Torcendo pro messias acertar, caso contrário o caos estará instalado e o país completamente fudido

  127. Neyvan disse:

    BG excelente editorial, porém ainda tem erros de acentuação e ortografia. Procurei ser ainda mais cuidadoso, coloque um de seus colaboradores pra revisar o texto.

  128. Fábio disse:

    Vamos deixar de Drama não vamos comparar EUA , Itália com agente no Brasil esse vírus não está tendo escala e vamos deixar a politicagem de lado vamos ser mais solidário.

  129. wellington disse:

    Caro,

    Do jeito que este vírus mata , o desabastecimento também vai matar. Tem que cuidar sem descuidar. Tem que se achar um ponto de equilíbrio. É uma guerra. E na guerra alguém tem que perder. Não dá para salvar todos. Achar que ele está errado cem por cento, é cegueira ideológica. A visão dele é uma visão militar de uma guerra. Só entende quem tem esta formação. O resto é politicagem.

  130. Greg disse:

    Vim aqui pra dizer que…

    EU AVISEI!

  131. BG sensato disse:

    Fazia tempo que eu não concordava com vc BG. Faço das suas palavras as minhas .

  132. Zênia Chaves disse:

    Estou lhe aplaudindo e chorando. Aplaudindo porque sua simpatia por ele não o impede de ter senso crítico, ao contrário de uma grande maioria. Chorando porque lendo a gente vai imaginando o amanhã de horror que se avizinha, caso os demais inconsequentes resolvam insistir em apoiar esse "presidente". Usei aspas " " porque tenho minhas dúvidas se ele já sentou na sua cadeira ou ainda está em campanha. Me dou ao direito da dúvida para tentar entender tanta insensatez. Parabéns!, isto sim é serviço a sociedade, fazê-la refletir.

    • Clara disse:

      Eu também chorei. Foi muito importante.

    • lucia disse:

      Um dos melhores e mais significativos comentários que já tive o privilégio de ler sobre um dos melhores artigos que o BG escreveu em todos os tempos em que acompanho seu blog.
      Parabéns pela clareza, lucidez e perspicácia.

  133. Cesar Rodrigues disse:

    Lucidez com tristeza

  134. Raimundo benici disse:

    É mesmo??? É a favor? Que bom. Fico imaginando se fosse o PT no poder e estivesse fazendo o que o Messias faz. Vlw.

  135. Tarcísio Eimar disse:

    "Brasil acima de tudo, Deus acima de TODOS". "Máis rapido". Mas, o que interessa é a sua opinião. Como vc mesmo diz, uma verdadeira ROLETA RUSSA

  136. S vericio disse:

    Bolsonaro tem razão

  137. Gilberto disse:

    Muito sensato e refleti bem o atual cenário. Parabéns!

  138. Rosilene Pinheiro disse:

    Só SEI que Nada SEI. Que Deus nos proteja!

  139. Iris Albano disse:

    Com muita tristeza concordo com sua análise. Não é fácil estar na cadeira de presidente. Mas, a retórica a favor de um isolamento parcial, não tem sido a mais assertiva diante dos números que se expõem. Mas, é preciso que se diga, que, qualquer posição que o presidente tomar, apanhará da mesma forma, só por ser Bolsonaro.

  140. Belchior disse:

    Parabéns BG pelo excelente editorial.

  141. Ramilson Raniere disse:

    Cara você é demais.show esse editorial.parabens amigo.valou Bonito.👏👏👏👏🤝🤝🤝🤝

  142. Carlos Bastos disse:

    Valeu Bg, 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  143. Gizela disse:

    Concordo plenamente com o senhor Bruno Giovanni!👏👏👏👏

  144. Vital Bezerra disse:

    Parabéns pelo equilibrado editorial

  145. Talvanes disse:

    Quem diria BG com essa posição agora, logo você que é bolsonarista de carteirinha!

  146. Gilvanir disse:

    Petista entrar com ação não tem nada de novidade, queria entrar com ação para impedir que o presidente comemorasse seu aniversário com à família!

  147. Wilson disse:

    Parabéns pelo seu artigo. Sugiro um artigo sobre o papel criminoso da China nessa crise e a responsabilidade do genocida Xi Jinping pelo caos global. Esse sujeito deveria responder perante o Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade.

    • Ricardo disse:

      Partindo desse princípio o presidente do Brasil deve ser responsabilizado se as pessoas forem pra rua e morrerem.

  148. Emerson Fonseca disse:

    BG, primeiro parabéns pelo texto, segundo minha pergunta de sempre? Você está arrependido do seu voto para Presidente ?

  149. Clara disse:

    Muito obrigada!

  150. Henrique disse:

    Sei que tem muito especialista em porra nenhuma dando opinião. Que Deus abençoe o nosso Brasil.

  151. Pedro Augusto disse:

    Parabéns pelo lúcido e responsável editorial de hoje, Bruno Analise muito sensata, embasada e corajosa. Mas se prepare pra apanhar do gado. Vai ser rotulado de comunista, rapidinho.

    • Carlos Bayer disse:

      Vc com essa colocação de "gado" já mostrou quem é e pra que veio.
      Vista sua camisa vermelha e vá pra rua gritar "Lula Livre", e defender a bandeira da corrupção, ladroagem, rapinagem e todas aquelas mazelas que a esquerda e PT implementaram nessa Brasil varonil.

    • Zé Lopes disse:

      Defensor da turma de nove dedos!

  152. Caçador do link perdido disse:

    Decadência maior, só a desse blog.

  153. Silva disse:

    Tamos juntos meu PRESIDENTE!!
    ARROCHE O NÓ!!
    DEUS ESTÁ DO NOSSO LADO.
    Quem não quiser cair, se deite.

  154. João Maria disse:

    Faço minhas as suas palavras.

  155. Manoel disse:

    O fato concreto é q elegeram um louco, além de outros adjetivos q já conhecemos, para presidente.
    Não é questão de oposição é questão de loucura apoiar esse doido.

    • JB disse:

      Agora BG vc é um dos poucos privilegiado de poder trabalhar em casa, ai sim vc pode passar o ano todo em quarentena, mais se coloque na posição de outras categorias que não tem esse mesmo privilégio que vc tem.

    • Valdir Fernandes disse:

      Parabéns BG…! pela coragem e honestidade de dizer a verdade, mesmo sendo um bolsonarista..!! Leitura perfeita da realidade com clareza e lucidez…!!

COMENTE AQUI