Jornalismo

EDITORIAL: Será o Messias Brasileiro o profeta do caos?

UMA ROLETA RUSSA. Esse comunicador vem dizendo há vários dias que foi nisso em que o presidente Jair Bolsonaro transformou o seu mandato em meio à grave crise vivida pelo País (e o resto do mundo) em meio à pandemia do novo Corona Vírus.

O capitão disse inicialmente que se tratava de uma crise criada pela grande mídia. Na época, há cerca de três semanas, estava bem acompanhado, por ninguém menos que Donald Trump e o primeiro-ministro inglês Boris Johnson. A frase foi dita em uma viagem aos Estados onde o presidente brasileiro e comitiva despacharam e até jantaram com Trump. O resultado da viagem todo mundo já sabe: só mesmo Bolsonaro escapou do Covid 19. Testou e retestou negativo.

Em três semanas o mundo parou parando, algo inimaginável até em período de guerra armada.

Números atualizados na manhã deste sábado, 28 de março mostram que o todo poderoso Estados Unidos tem no momento quase 105 mil casos confirmados. Donald Trump mudou o discurso e hoje pede pra todos ficarem em casa e Nova York arde com o vírus (concentra quase a metade dos casos confirmados no País) e a falta de respiradores e ventiladores mecânicos. A mais cosmopolita das cidades passou a ser considerada o novo epicentro da doença e é o retrato do que a falta de isolamento social faz com quem desdenha do poder de alta propagação do Corona Vírus. E até Johnson, que também subestimava o novo vírus e fazia questão de visitar hospitais, apertar as mãos de pessoas e até de doentes, foi infectado, está em isolamento e pede a todos os súditos da Rainha que agora também fiquem em casa. Um levantamento atualizado nesta manhã de sábado mostra que o Covid 19 já levou à morte mais de 28 mil pessoas ao redor do mundo.

No Brasil, enquanto Messias desdenhava da crise, os governadores e prefeitos – das grandes metrópoles como São Paulo e Rio às pequenas cidades do interior – foram adotando suas providências. Amparados pelas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e alertas dos especialistas, determinaram o isolamento social, paralisaram as atividades do comércio, proibiram aglomerações. Shoppings foram fechados, cinemas e outros locais de entretenimento deixaram de funcionar. Tudo parou.

SÓ MESSIAS NÃO PAROU DE FLERTAR COM O ABISMO

Pelo contrário: dobrou a aposta. Fez um novo pronunciamento. Renovou as críticas a governadores e prefeitos. O homem que se elegeu com o slogan “O Brasil acima de tudo, Deus acima de tudos”, partiu para a fase “Contra Tudo e contra Todos”.

Está sozinho, com a sua equipe batizada de “Gabinete do Ódio” e seu exército nas redes sociais. Seu pronunciamento foi reprovado por quase todo mundo e pelo mundo inteiro. De forma sutil e branda pelos técnicos do Ministério da Saúde que, a exemplo do eficiente, porém constrangido ministro Mandetta, não podem discordar do presidente abertamente, mas continuam dizendo que o isolamento social é importante e a melhor maneira para a contenção do vírus.

Pregando contra o isolamento social, Bolsonaro se isolou. Foi duramente criticado por governadores, prefeitos, congressistas, especialistas, médicos e suas entidades, OAB, Igreja Católica e até no Judiciário. Verdade que várias criticas dessas de FORMA OPORTUNISTA, RASA E COVARDE.

Algumas de suas medidas contra o isolamento foram derrubadas na Justiça. Perdeu aliados até mesmo entre aqueles, que o acompanhavam desde 2015, perdeu também alguns poucos veículos de comunicação que restavam do lado dele, aliás, a imprensa a quem ele atribuiu a onda de pânico e histeria.

Para completar a aposta, imitou a péssima ideia do prefeito de Milão, Giuseppe Sala, que em 27 de fevereiro compartilhou o vídeo da campanha “Milão não para”. Até camiseta usou.

Naquela data, o vídeo explodia nas redes sociais. A Itália tinha 14 mortes e 528 casos confirmados. Quem explodiu depois foi o vírus. A região da Lombardia tinha, até esta sexta-feira, 27 de março, 5.402 mortes, 59 por cento das 9.134 vítimas fatais em território italiano. E Sala foi a uma rede de televisão admitir o erro e pedir desculpas. Passado o caos na cidade, deverá renunciar o mandato de prefeito.

No Brasil, Bolsonaro insuflou sua trupe. Em Natal vai ter carreata em favor da reabertura do comércio e da volta ás atividades econômicas. O movimento “O Brasil não pode parar” dividiu as redes sociais. Até mesmo setores do próprio governo já revelam incômodo com o comportamento do chefe.

Isolado mas falante, Bolsonaro paga pra ver. Se estiver certo e o Brasil passar sem maiores danos pela crise, vai pavimentar seu projeto político de se reeleger em 2022, e com facilidade e a oposição morta. E poderá até mesmo se beneficiar das medidas de isolamento e prevenção que tanto crítica, adotadas por adversários OPORTUNISTAS como os governadores Witzel e Dória.

Se estiver errado, e o Brasil vivenciar algo perto – não precisa ser igual ou superior – da situação enfrentada por países como a Itália (87 mil infectados) e a Espanha (72 mil contaminados) será responsabilizado politicamente. E até criminalmente, como ameaçam os signatários do documento da Frente Nacional dos Prefeitos, que administram cidades onde vivem 61 por cento da população brasileira.

As apostas estão na mesa. Bolsonaro não dá sinais de recuo. O vírus também não. Se Messias errar, o SUS vai viver um colapso inédito e brutal e vai faltar caixão e cova para enterramos os mortos.

E o presidente que chegou ao poder encarnando o Salvador da Pátria, será conhecido como o Profeta do Caos.

Ao fazer escárnio com a Pandemia e minimizar seus efeitos no País, Bolsonaro exagerou.

Tratou a doença como “gripezinha” e “resfriadinho”. Sambou na cara da sociedade. Desdenhou da dor de quem já perdeu entes queridos.

Com suas atitidudes, deflagrou um movimento que pede a sua cabeça. Parlamentares que o apoiaram já o criticam abertamente. Governadores que o apoiaram já romperam e dizem que não seguirão suas orientações. Dizem que o Brasil precisa de uma liderança responsável e séria como Ronaldo Caiado, aliado de primeira hora.

O movimento a favor do impeachment cresce a cada dia. Neste tabuleiro de xadrez, é bom prestarmos atenção no movimento de peças como os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente. E também no vice-presidente Hamilton Mourão.

Até mesmo setores militares, com cujo apoio Bolsonaro parece contar para tentar adotar medidas contra o isolamento, que ferem frontalmente a Constituição, não dão sinais de que vão embarcar junto com o comandante-em-chefe das Forças Armadas.

Rodrigo Maia disse esta semana que prefere não acreditar que todo mundo está errado e somente o presidente está certo. Não é exagero dizer que o Presidente da República deve ter informações que ninguém tem. Mas a  sua aposta assusta até mesmo sua equipe. Quem, afinal, está certo?

Bolsonaro está cada vez mais sozinho na sua aposta. Seu ídolo Donald Trump, que tem muito maior cacife (e também muito a mais perder)  conseguiu que o Congresso dos EUA aprovasse um pacote econômica superior a 2 trilhão de dólares  e agora defende que a prioridade é a garantia da vida e da segurança dos americanos e, em seguida, proteger a economia.

O presidente chegou a afirmar nesta sexta que não acredita nos números de mortos pelo COVID no Brasil e na própria Itália, acha que pode ter componente político por trás no Brasil.

Isolado, Messias não hesita em desautorizar ou criticar quem pensa diferente. Confrontado com a opinião do vice Mourão, que defende o isolamento social, saiu com a seguinte frase: “O presidente sou eu, pô!”

É verdade também que o Presidente tomou medidas importantes para socorrer praticamente todos os setores produtivos e os informais, mas tem que chegar na ponta o máis rapido possível, porque se não, até esses se revoltarão e também “serão oposição”.

O tempo, que é o senhor da razão, vai mostrar quem está certo. Se Bolsonaro com sua eloquencia beirando a irresponsabilidade ou seus opositores que só almejam a cadeira que ele ocupa.

OBS: Só para constar, sou defensor intransigente da cadeia produtiva, das empresas funcionarem e do comercio fluir. Mas no seu devido tempo e com responsabilidade. Qualquer ação dessa natureza nos próximos dias será irresponsabilidade.

BG – Bruno Giovanni

Opinião dos leitores

  1. Sr. Caninde Nobre, não sou imbcil,alienado, sem cultura, nem como merda, como afirmou, não tenho ladrão de estimação, como é seu caso, apenas torço por um pais, que, tenha prosperiridade e um povo feliz, respeito ao contraditorio é democratico, portanto respeite quem pensa diferente de você

    1. Sr. Amon não tenho ladrão de estimação e nem estou enquadrado nesta guerra de direita e esquerda. Que se instaurou no país ultimamente mas não tenho estômago de ver tantas pessoas defendendo um alienado como o atual presidente e que isto esta acontecendo porque a maioria destes que o defendem não procuram enxergar a verdadeira realidade dos fatos em contrapartida aceitam tudo que é veiculado nas redes sociais como verdade absoluta produzindo assim na sociedade uma verdadeira geração de alienados

  2. Esperar o quê de brasileiro, povo hipócrita e falso moralista. Políticos de uma forma geral seja de direita e esquerda são um bando de aproveitadores colocados por pessoas com interesses pessoais. Na moral, esse país não tem jeito.

  3. Quem quiser tirar proveito político, que tire, mas seguindo as recomendações da OMS.

    Seguir o caminho contrário (arriscado) pensando em reeleição é irresponsável e não se importar com a vida do povo. Merece cadeia.

    1. Prefiro apoiar um falastrão e linguarudo, que apoiar um ladrão que construiu estádios de futebol ao invés de hospitais e duplicar estradas, e pai do mensalão.

  4. Parabéns BG, a população na sua grande maioria está a favor da razão, da ciência. Em relação a esse presidente ao fim de tudo vamos acertar as contas, vamos denuncia-lo ao tribunal de haia por crime contra a humanidade. inclusive o seu substituto pode ser qualquer um desde que não seja idiota.

    1. Mas pode ser um ladrão, não é ?
      Pode roubar e deixar roubar ???

  5. E verdade, o presidente estar sendo egoísta a rogante e prepotente só pensa no umbigo dele, e figa brigando com Doria, fazendo política rasteira, lamentável e por isso que estamos triste , além do vírus temos um idiota no caminho , esse imbecil se transforma no aliado do vírus infelizmente

  6. BG lá e cá faço um crítica a vc, mas agora preciso elogiar sua postura de gente madura, inteligente, quem n seu deu conta agora sabe que esse despresidente n está preocupado com o povo, trata como números e aos mortos muito menos, deixe o gato berrar, deveriam abrir mão dos respiradores.

  7. Essa situação tem mostrado o quando o povo precisa estar unido na busca do melhor para todos. Não adianta a esquerda ir para um lado e a direita para outro, o que importa, tem relevância e pode ajudar e resolver, são todos numa mesma direção.
    Não vai ter um culpado, nem um salvador, a solução passa por todos.
    O isolamento de determinados grupos já faz parte do processo, assim como, a volta as atividades de muitos profissionais também. Goste ou não um lado ou outro.
    Tem muita gente perdendo o emprego e isso vai aumentar nessa primeira semana de abril, é um fato, não tem lado partidário. Assim como, as autoridades que hoje fazem discurso para tirar proveito político, nenhuma delas, nenhuma, atuou para lidar com a situação desde final de fevereiro, todos foram omissos e esperaram o caos se estabelecer para começar suas hipocrisias políticas, seguindo suas bandeiras partidárias e não tiveram a responsabilidade em adotar um caminho para solução, se acomodaram com o discurso do isolamento.
    Onde estão às medidas que devem ser tomadas pelos governos com a aquisição de respiradores, aumento dos leitos, compra de medicamentos e todo material hospitalar necessário ao tratamento e combate ao coronavirus? Vão ficar só no isolamento? Vão ficar só na guerra política deixando o povo continuar sem as devidas providências?
    Com o país parado, sem produção, sem arrecadação, como o governo vai arrecadar para bancar suas despesas? Como os governos vão ter recursos para pagar os salários? A iniciativa privada parada, começa a demitir em massa e essa situação vai piorar no setor produtivo.
    Tem governador que está obrigando o isolamento, mas soltou os detentos e proibiu as indústrias de parar a produção? Qual a lógica disso?

  8. O problema desse país é a intolerância e falta de respeito com o que cada um pensa. Posições pessoais devem ser respeitadas. Cada um que não respeita o pensamento do outro, ao mesmo tempo se acha um Presidente perfeito para um país que nem mesmo sabe o significado do bom senso! E será que esse presidenciável de pensamentos extremos (seja esquerda ou direita) sabe utilizar o bom senso até nas suas palavras?

    1. Exato Jonas, mas o meu e seu, nós e eles, esquerda e direita, preto e branco, bom e ruim, cotas discriminatórias, tudo foi incentivado e instituído na política brasileira a partir de 2005 e gradativamente vem sendo usado cada fez mais usado para criar lados, polarizar e dividir o povo.
      A quem isso interessa? A resposta sabemos, a turma do quanto pior para o país, melhor para nós.

  9. É muita ganância, insensatez, ambição, insensibilidade etc do povo brasileiro. O mundo todo está errado e o só o brasil e esses canalh….. dos políticos brasileiros estão certo. Kkkkkk
    Eita povinho medíocre.

  10. Ninguém questiona porque não proibiram a entrada de estrangeiros de países infectados antes do Carnaval? Porque a midia que hoje bate com insistência, não promoveu medidas sobre restrições antes das festas de Momo?? Deixamos o covid-19 entrar pior, sem nenhum controle sanitário! Tenho exemplo de pessoas que retornaram da Europa, em pleno pico da contaminação que entraram no país sem nenhuma intervenção de algum órgão de controle do governo, somente suas próprias consciências, pois agora estão confinados em casa torcendo para que não apresentem os sintomas. A responsabilidade não é apenas do governo é de todos. Infelizmente mais uma vez , polarizadas as pessoas se digladiam onde deviam se unirem. Não podemos parar, sabemos disso, mas alguns setores podem diminuir sim o ritmo, porque só nos resta agora , contenção! E esperança que algum medicamento possa frear o avanço e as consequências, enquanto se espera uma vacina

  11. Não subestimem o Bolsonaro. Eu enxergo uma estratégia política e eleitoral muito inteligente por trás da atitude do Presidente. Ele sabe que a pandemia passará. E por ser rápida, as pessoas esquecerão na complexidade do quotidiano. Já a recessão (ou depressão) econômica levará anos e todos sentirão as dificuldades. O projeto econômico do seu governo já era. Logo ele poderá adotar o discurso de que foi contra e quem causou foram os governadores e imprensa.
    Ademais, não me arrependo do meu voto. Por pior que seja o Bolsonaro (não os ministros, estes são em sua maior parteuito bons), eleger o PT seria muito pior. Seria dar carta branca para uma quadrilha.
    Se o segundo turno se repetisse em 2022, com alguma tristeza eu repete ria meu voto. Para vocês verem o mal que o PT nos fez.

    1. DECEPÇÃO!
      Então precisamos aceitar e assumir que a preocupação do Presidente é apenas com sua sobrevivência e reeleição, deixando as vidas das pessoas em segundo e terceiro plano.
      Um esperto oportunista, que não se diferencia em nada dos que crítica.
      Lamentável para quem esperava a postura de um Estadista se levantando para defender a vida das pessoas que criaram e mantém o Estado funcionando.
      TRISTE!

  12. BG!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SUGIRO A VC, E AOS LEITORES DO BLOG, COLOCAR O CELULAR NO YOUTUBE, E BUSCAR A ENTREVISTA DO EX. MINISTRO, DEP. FEDERAL OSMAR TERRA. LA ELE DIZ AO AUGUSTO NUNES DA JOVEM PAN, EXATAMENTE, O QUE VC E OS DEMAIS, PRECISAM OUVIR.
    ASSISTAM E OUÇAM.
    UM CARA EXTREMAMENTE ESPERIENTE, POR SINAL, FOI ELE QUE COORDENOU TODA CAMPAMHA DO H1N1 AQUI NO BRASIL.
    ASSISTAM TODA A ENTREVISTA.
    VALE MUITO A PENA.
    MUITO!!!!!!!
    VCS VÃO VÊ, AO FINAL DA ENTREVISTA, MUITOS DE VCS VÃO MUDAR DE OPINIÃO, EM RELAÇÃO AO COVID 19.
    ASSISTAM!!!!!!!

  13. Essa "gripezinha" ou "resfriadinho" como disse o presidente, está provocando carreatas em outros países de caminhões do Exercito cheios mortos em caixões.
    Ainda bem a maioria dos governadores estão ignorando o ignorante e tomando as devidas medidas necessárias para mitigar os efeitos da pandemia.

  14. BG quero ver se essas medidas radicais de confinamento continuarem , quando as pessoascomeçarem a saquearem os comércios e as residências qual vai ser seu editorial .
    Ou você acha que dinheiro e comida vai do céu dentro das casas das pessoas confirmadas ?
    E outra coisa se chegar a esse ponto os comércios todos vão fechar , aí nem quem tem o dinheiro vai ter onde comprar.

    1. Onde vc viu que sou contra o comércio reabrir? Eu dependo de anunciante, anunciante fechado não anuncia. Meu editorial não contra isso. Ele cobra responsabilidade e menos politicagem de todos os lados. Vamos saber interpretar um texto.

    2. BG!!
      Vc diz sim, de maneira clara.
      Na sua opinião, abrir agora é uma irresponsabilidade.
      E É pra abrir quando??
      Quando o empresariado quebrar??
      Quando os colaboradores, farem mandado pro olho da rua??
      Homi!!
      Essa doença(quebradeira) é duzentas vezes maior, tem que ser agora, mas de forma organizada.
      Nada de aglomerações no interior das lojas.
      Os Bancos estão fazendo isso, e esta fanfo certo, estão funcionando.
      BG, BG, o comércio não pode parar, isso é catastrófico.
      Tú ja pensou em quebrar??
      Pense aí!!!!
      Só de pensar, da um mal estar, danado.
      Não desejo nem pro maior inimigo.
      De verdade.
      Juro por Deus.
      Dá embrólio no estômago.
      Ave Maria.
      Por caridade.
      Chô satanás.
      Sangue de cristo tem poder.

  15. BG você de vez em quando desse do muro e raramente para o lado direito , vai sempre para o seu lado que é o de esquerda , acho muito engraçado o que a imprensa e vários governadores estão fazendo com essa tragédia mundial , vocês estão disendo que as pessoas de quem vocês sempre precisam podem abrir seus comercios e colocar seus funcionários para trabalhar , certamente são imunes a ao covide19 ou essas pessoas podem morrer que não farão falta a seus familiares EX: balconistas de farmácias, todo pessoal de supermercados , médicos , enfermeiros , caminhoneiro entre outros , porém , os que vocês acham que não precisam de imediato essas pessoas tem que parar de trabalhar pois esses não podem morrer de covide19 , no entanto quase todos perderão seus empregos e sua dignidade , e poderão entrar em depressão e o final poderá ser bem pior de que o covide19 pois poderá levar até ao suicídio , vocês esquecem que existe o grupo de riscos : que são os idosos e as pessoas com problemas crônicos de saúde , e é esse grupo que tem que ser feito o isolamento total.
    Finalizando BG de canalhas oportunistas o Brasil já está cheio não queira ser mais um , você como pré candidato já está mostrando sua cara.

    1. BG é de esquerda?
      (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Só uma mente muito rebatizada pide pensar isso.
      Mas, mesmo partidário ideologicamente da Direita, fez um belo texto, que muito se aproxima da realidade e ganha o respeito de muitos que não são alienados e radicais de direita ou de esquerda.

  16. É uma tremenda desonestidade querer balizar o sucesso ou fracasso da postura do presidente pelo número de infectados e não de mortos. O que o presidente tem defendido é que idosos e pessoas do grupo de risco sejam isolados e que os demais, que não têm lastro financeiro para parar, não sejam impedidos de trabalhar, tendo em vista que na maioria das pessoas os efeitos são semelhantes a uma gripe comum.

    Sou totalmente a favor de que as pessoas devem ficar em casa, ao mesmo tempo que sou totalmente contra de que as pessoas sejam impedidas de garantirem seu sustento. Certamente que o medo de quem se expõe para comprar ou vender será o balizador necessário.

  17. Por gentileza se alguém puder me informar, quais foram às ações da assembléia legislativa e seus membros no combate ao Corona vírus?
    Vc tem essa informação BG ?

    1. Foram e estão sendo várias. Mas Eugênio, vc acha que com esse tipo de pergunta me constrange ou me causa desconforto? Porque sou diretor da TV AL? Talvez vc me conheça pouco. Mas pela AL quem fala é a comunicação da casa e vc pode fazer uma pesquisa basica no Google. Estamos no mesmo barco amigo, inclusive se a eleição fosse hoje, votaria em Bolsonaro de novo contra os que o PT apresentou para eleição de 2018. Mas me permita escrever o que vejo. Vamos(não é o seu caso), mas de muitos, respeitar a opinião dos outros, posicionamentos. Estamos nos matando por causa de politica e políticos, enquanto eles não mudam, continuam os mesmos pensando só neles e o andar de baixo aqui se degladiando. Abraço

  18. O PR pode ser doido, mas os demais politicos sao doidos e canalhas, pois nao abrem mao das eleicoes.

    1. Pois é Talia , os governadores mandam as pessoas parar de trabalhar mas não pagam os salários desses trabalhadores , e ainda pedem dinheiro ao presidente para pegar inclusive os seus funcionários estaduais e até mesmo os municipais , aí eu pergunto se eles não estão arrecadando impostos será que o presidente está arrecadando ?

  19. Parece que todos estão na escola do BOZO pra falar tanta bosta. ..a outra bosta saiu mas os babacas do momento não esquecem e nesse blog tem um monte de gente que só pensa em PT, PT,PT…..

  20. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. É fato que muitos morrerão do vírus, como também muitos podem morrer de fome. Nem o exagero de fechar tudo, nem o exagero de voltar a normalidade imediata. Outro fato é que a rede Globo se esforça diariamente para o governo dar errado. Outro fato é que candidatos como Dória e outros provocam o presidente em busca de desestabilizar o governo. Ou seja, enquanto os políticos lutam pelo poder, o povo sofre.

    1. Verdade é que o Presidente Bolsonaro nunca desceu do palanque, encerrando a campanha e começando a governar com seriedade.
      Isso é fato!
      Nesse processo, vive criando e alimentando conflitos, dando caneladas em praticamente todo mundo que discorda ou ousa pensar diferente, além de atacar continuamente quem está no seu caminho, mesmo os que estão do lado dele e começam a brilhar mais do que ele.
      Isso é outra verdade!
      A divisão do país e a permanente batalha decorrente desses dois fatos citados acima é de responsabilidade do Presidente, filhos e milícia digital ativa.
      Não poderíamos esperar outra coisa dessa situação, senão um Estado desunido, dividido e em constante conflito.
      Depois vem todo o contexto político com suas diversas nuances e particularidades, que não vamos entrar em detalhes aqui e agora por questão de espaço e tempo.
      E por último, a pocisão da ciência, dos cientistas, pesquisadores, além do exemplo do mundo inteiro.
      E nesse quesito, não podemos deixar de perceber o risco enorme e iminente sobre todo o continente, que as posturas insanas do Presidente Bolsonaro tem assumido indo na contramão dos principais organismos e instituições científicas do mundo.
      É nesse campo que consigo vislumbrar que os governadores, independente de partidos, a imprensa independente do governo em geral e a sociedade civil pir meio dos diversos meios, tem se posicionado corretamente PELA PREVENÇÃO.
      Não podemos ignorar a sabedoria popular nessa hora, quando diz que "É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR"!
      Parabéns pelo texto corajoso e firme BG.

  21. Tive a paciência o editorial e as opiniões dos leitores deste blog . Mas tenho algo a lhe dizer bg sobre o seu editorial, seu editorial é imparcial e desonesto, vc coloca no presidente o apelidio de "messias " apesar dele se chamar messias, vc pega um pedaço da fala dele no discurso quando ele chama a gripe de vripezinha ,mais de maneira intencional esquece o resto da frase quando ele diz ,que foi o Dr. Dráuzio Varella quem falou isto, aí vc está sendo desonesto com o seu público, vc está induzindo a erro os seus leitores e ouvintes do seu programa. Enquanto a vcs da impressa faz todo um sensacionalismo em cima do vírus chinês covid-19, que até agora não matou e nem infectou a mesma quantidade de pessoas que a influenza A -h1n1 matou. Pra vcs da imprensa o importante é bater no presidente e com isto abrir o caminho para que os inimigos do Brasil volte ao poder. Lamentável esta postura de vcs da imprensa.

  22. Parabéns pelo texto! Muito bem escrito. Vale a pena uma reflexão! A principal é que temos um Presidente inconsequente, irresponsável e louco, que está se lixando pra vida humana. Quanto a economia, não acredito que um mês fechado vá quebrar um negócio que lucra há vários anos. Cadê o capital de giro desses empresários? O que eles não querem é deixar de ganhar pq perder tá difícil. É melhor usar a criatividade e se reinventar, depois deita e reza para não morrer do vírus.

  23. Uma pessoa que n entende o pq q a população precisa parar por enquanto, n tem menor capacidade de raciocínio lógico, é tipo um analfabeto funcional, as vezes até entende, porém tem dificuldades de compreender o todo. INCRÍVEL.

  24. Detesto política e não vejo o Jornal Nacional desde os tempos da RedeTV que era o melhor e não sou fã do Presidente. Acordem, direitista e esquerdista. Aquele menino burro, desmantelado em sala de aula era criticado o tempo todo,, mais e mais a cada dia? Não, era deixado de lado, não incomodava os espertinhos. Como um burro, idiota faz os governadores se reunirem nos dias seguintes justamente para examinar o que ele propôs? Fez Dória voltar atrás, cara de tacho. A falta de análise estratégica de informação (não de notícia ) e isso não é para qualquer um, faz os políticos e a grande mídia caírem nas armadilhas do Presidente,, que dirá este blog. Só vêem o superficial. Ainda assim não atentam para algo óbvio verificado com outros analistas. Não entregarei o ouro. Analisem vocês. Façam para vocês mesmos as perguntas certas antes de opinarem. O jogo de poder é só por parte dos governadores. Ele não está preocupado com 2022 como opinam. Por trás de sua fala há verdades que nos ferem. Além de sincero está tendo uma coragem que nenhum político teria, de dar a cara a tapa. E haja tapa.

  25. BG, concordo com vc. Acrescento ainda que o poder subiu a cabeça de Bolsonaro e ele acha que pq é o Presidente, as coisas tem que ser do jeito dele. Digo mais, daquela ruma de gente da comitiva dele que se infectou no EUA, somente ele não? Com certeza ele tb foi infectado e os sintomas não foram tão fortes como em outros casos e por isso ele se refere a uma "gripezinha" (erroneamente, claro).

  26. Prezado BG, sou leitor e ouvinte diario dos seu blog e programa de radio, mas, não posso deixar de externar a minha desaprovação pelo texto infeliz, que você postou, ainda não ouvi nem li uma linha se quer criticando o governo do estado na cobrança ilegal do icms antecipado, em especial neste momento dificil em que estamos vivendo, o que lhe falta? é bom informar que das grandes empresas do estado não é cobrado antecipadamente, por uma simples razão as de maior porte usam a lei.

    1. Oi Amon, então vc não escutou o programa de sexta-feira, falamos sobre o IMCS e fiz criticas a governadora.

  27. Só DOIDO PARA ACREDITAR Que foi o BG que escreveu, , rindo até 2045? esse rapaz., se é que já se formou em JORNALISMO?

  28. É engraçado, Carrefur contratando 5.000 funcionários pra atender a demanda e os pequenos quebrando, muito bonito isso.
    Os gigantes do setor alimentício, pode abrir e o pequenos não, que é irresponsável.
    É foda.
    Tem que abrir, tem que ter o pinga pinga, não precisa ninguém sair de casa correndo as compras, somente o extremamente necessário.
    Limite a entrada de pessoas nas lojas, como já faz os bancos, tem que abrir, e rápido, se não vai ser muito pior, mais muito pior mesmo, de verdade.
    Vcs vão vê.

  29. Um texto de muita clareza e sensatez. Parabéns pela forma de explicar, concordo em número gênero e grau.

  30. Bruno, amigo. Rs apelou né! Disfarça, só uma dica… O MUNDO mudou, a audiência na 96 caiu consideravelmente.

  31. 1) Ele não é messias (só Jesus)
    2) Ele não é profeta (Só Deus unge profetas)

    O povo critica o Cristianismo mas gosta de usá lo pra todo tipo de heresia. Procurem refletir sobre as escrituras sagradas ou faça analogias do islã ou outro credo.

    1. Vc sabia que ele se entitula messias? Vc sabia que tem adoradores(eleitores) dele que o colocam acima de tudo, ate da vida humana?

    2. O único políticos que tem adoradores no país é o ladrão condenado de dinheiro público, luladrão! E o partido de maior rejeição é o PT, o resto é mutável, basta ver todas as teorias criadas pelo PT sobre políticos e políticas, todas foram desmoronadas e a esquerdalha desmascarada!

  32. Um dos setores que mais lucram com as pessoas em casa e ociosas são as mídias, principalmente, televisiva e escrita, as quais o senhor faz parte. Por isso querem todos em casa a maior parte do tempo!
    O mais engraçado é ver todo mundo preocupado com saúde, como se tudo antes andasse as mil maravilhas. Nenhum político que passou até aqui se preocupou com a saúde da parte mais necessitada da população. Você e parte dos que criticam, talvez, tenham seus planos de saúde e uma reserva de capital, claro, com seus méritos.
    Sejamos menos hipócritas , logo o desespero de quem não tem para si e nem para os seus, estará ao seu lado e ao dos que não tem o menor respeito ao próximo.
    VERGONHA NA CARA MANDOU LEMBRANÇA!
    O povo logo entenderá o que há por trás disso tudo! Basta a geladeira secar e o filho gritar de fome!

  33. Parabéns pelo texto, muito bem elaborado. Na maioria das vezes discordo da sua opinião, você passa a mão na cabeça do presidente e estimula a polaridade, não é porque eu discordo das decisões de Bolsonaro que eu sou Lula Livre. O presidente tá com a faca e o queijo na mão, se o país quebrar ele vai colocar a culpa no isolamento "inventado" pela Globo, se o país conseguir se recuperar vai dizer que foi o pacote de estimulos de Paulo Guedes.

  34. Parabéns Bruno, pela lucidez e clareza com que você aborda o tema.
    Se Deus não tiver compaixão da nação brasileira, pelo presidente da república, seremos todos mortos.

  35. tô ligado ,começou sua campanha né ? kkkkkkkk, é mais facio sendo oposição né ? se liga Bg , uma coisa é falar , outra coisa é fazer , olha o que esse presidente está fazendo , veja quem está contra ele e vc vai ver a realidade, não vá na onda BG , procure outra plataforma pra começar sua campanha cara, e olhe quem está dizendo isso é seu fã, tosco o seu começo, está sendo em nada diferente, seja diferente cara.

  36. Parabéns pelo Editorial, que merece ser grafado com "E" maiúsculo. Infelizmente nosso presidente está mais preocupado em manter um embate político absolutamente sem sentido, enquanto a nação esté desperdiçando dias , horas e minutos preciosos de preparação para o "Boom" da doença, que não demorará a chegar. Felizmente o ministro da saúde , os governadores , prefeitos e secretários despertaram para o problema.

  37. Pq Supermercado com Ar Condicionado pode abrir o dia todo,e NÃO PODE,HAVER AS FEIRAS LIVRES,que são ABERTAS e nada confinado?????????…….Perguntar não Ofende!!!!!!

  38. parabéns Bruno. uma visão muito boa da atual situação política. Fui eleitor do presidente Bolsonaro, torço muito pelo seu governo mas não sou ingênuo. A oposição não precisa mover uma palha para denegrir a imagem do presidente. infelizmente ele conseguiu fazer isso sozinho. Acredito que quando essa fase difícil passar a população vai apresentar a fatura a Bolsonaro pelas besteiras que ele faz é fala.

    1. Çei!!!!
      Vc quer os arrumadinhos corretamente políticos acompanhado dos ladrões da esquerda de volta ao puder né?
      O maluco aqui é vc.
      Essa corja de ladrões é quem denigre a imagem do país.
      TÔ COM BOLSONARO E NÃO ABRO.
      FORA OS LADRÕES.

  39. Fala como tivesse sido o PR Bolsonaro que trouxe o virus chinês, quem brincou carnaval por 50 dias em São Paulo, nao foi o presidente e sim essa midia canalha que vc faz parte, que editorial mas cafona.

  40. Boa tarde, BG por que os supermercados como Nordestao, Carrefour e outros podem abrir? O risco também está lá, nessa parasilzacao só quem perde são os pequenos comerciantes, por que não fazem uma campanha de conscientização de como se comportar durante essa crise e liberar o comércio gradativamente? Só os grandes que podem abrir? Acredito que poderia ser diferente.

  41. Estes idiotas são produtos da hemorragia fecal produzida por robôs nas redes sociais e produzem seres inanimados que não conseguem ter o mínimo de raciocinio da realidade dos fatos

  42. Parabéns BG! Discordo muito dos seus posicionamentos, mas este foi muito lúcido e racional. Aproveito para AFIRMAR que a pandemia da fome e dos saques é criação dos filhotes do Messias. As pessoas não sabem que temos 12 milhões de desempregados, 13,5 milhões de pessoas na extrema pobreza (que vivem com até R$ 145/mês), 15 milhões de famílias ou 35 milhões de pessoas vivendo no BOLSA FAMÍLIA ganhando, em média R$ 300,00/mês e NÃO TEMOS SAQUES! SÃO MAIS DE 50 MILHÕES VIVENDO COM POUCO E NÃO SAQUEIAM NADA! Mas a retórica dos carluxos é a do caos! E que se lasque o #LULADRAO, antes que digam que sou PTista

  43. BG, VC ERROU, E ERROU FEIO.
    100% ERRADO.
    A ONDE TÁ A IRRESPONSABILIDADE ABRIR O COMERCIO?????????????????
    ?????????????????????????????????
    PERAÍ!!!
    E NÃO É PRAS PESSOAS FICAREM EM CASA?????
    PORQUE SAÍREM NESSE MOMENTO DE QUARENTENA?????
    ENTÃO AMIGO A IRRESPONSABILIDADE, SERIA DE QUEM SAIR DE CASA ALUCINADO PRA IR AS CONPRAS, NÃO DO COMÉRCIO ENTENDEU?
    NA VERDADE, NÃO ERA NEM PRA TER FECHADO CERTO??
    OS POSTOS DE GASOLINA, FARMACIAS, ESTÃO ABERTOS, NEM POR ISSO ESTA FORMANDO FILAS.
    OK??
    PENSE NISSO TÁ??
    AGORA shows, colégios, faculdades, festas, etc etc etc.
    Devem ser parados mesmo. O COMÉRCIO, JAMAIS.
    SE FICAR FECHADO TUDO POR MUITO TEMPO, MATA 10 VEZES MAIS.
    NÃO TEM ONDE IRTERNAR, OS QUE PASSA A SOFRER DE DEPRESSÃO, POR EXEMPLO.

    1. Perfeito, no mínimo o pinga!!
      O efeito disso pode ser devastador.
      Depois não digam que o Presidente da República não avisou.
      Tenho pena do RN, que ja sofre sem recurso, e agora mais essa borduada, em cima dos servidores e servidoras.
      Os salários, não vão ser pagos, vcs vão vê, tá na cara.
      E pegue greves!!
      Fátima se prepare, pra gritar João Doria.

  44. Se a economia parar o povo começa a passar fome, e ficará ainda mais vulnerável ao Corona, será pior. Sou de acordo com capitão, deixa o povo trabalhar, lógico que seguindo seguindo algumas regras de segurança e isola o pessoal do grupo de risco.
    Evitará o caos, a fome e a vulnerabilidade ao vírus.

  45. Caro BG. Você é um excelente profissional. Sou seu ouvinte e leitor. Vejo os seus méritos. Entretanto, salvo melhor juízo, você não foi feliz neste editorial. Melhor que ninguém, você sabe que a chegada do coronavírus ao Brasil virou briga política onde os mais abjetos interesses se materializam nós comportamentos dos que almejam, a todo custo, assumir, custe o que custar, a presidência da República hoje sob a responsabilidade Jair Bolsonaro. Não sou procurador do Presidente, mas concordo com a ideia de que a economia não deve e nem pode parar. Daí a necessidade de sermos seletivos no que tange a questão metodológica a ser assumirá, ou seja, que caminho seguir? Quarentena horizontal, perdoem-me os que pensam a favor desta é um equívoco. A economia, repito, não pode parar, colapsar. Portanto, a seletividade acima referida deve ocorrer optando-se pela quarentena vertical, atendendo está os já conhecidos grupos de risco. Quem não tem lastro econômico-financeiro jamais suportará os dias de imposição de um isolamento social horizontal. Este modo pleiteado pelos adversários do Sr. Presidente da República é o caminho da restrição da Economia, portanto de um desastre de proporções apocalípticas da Sociedade Brasileira.

  46. Que cacete de pt tá se falando de pandemia, mortes. Parece que esse governo e simpatizantes só tem pt pt pt na cabeça. Vão governar para todos, o governo não pode girar em torno do que passou não. Agora vão passar a vida inteira culpando o PT? Bater em galinha Morta é fácil.

  47. BG, parabéns. Texto muito bem elaborado. Tomara que os que aqui te criticaram tenham lido até o final. Mas, tenho certeza que não! Vários eleitores do famoso mito, o defenderem pelo que recebem de whatsapp ou das palavras soltas do irresponsável. Muitas vezes sem dados concretos. Existe sim preocupação com a economia, é preciso sim combater exageros, com conversa e sobriedade e não com mais discórdia e radicalismo. Aqui antes já apontei Trump e Boris Jhonson, como exemplos de mudança de postura? Por que será? Por que o vírus está explodindo nós dois países e pressionando o sistema de saúde. Imagine no Brasil, sucateado pela corrupção de vários governantes. Que Deus esteja junto com a nossa nação. Nossos líderes estão preocupados apenas com seus futuros. Não são líderes de verdade. Isso também parte para lado da igreja quando vemos vários pastores incitando a discórdia e o apoio a algo insano neste momento onde o isolamento pode sim trazer efeito positivo, como o estudo já demonstra em São Paulo. O índice era 6 pessoas atingidas pra 1 infectado. Agora caiu pra 2 atingidas a cada 1 infectado. Bolsonaro pode ser salvo pelos que não o seguem. E se beneficiar de algo que refuta. E espero que assim o seja, prefiro a vida e a segurança, depois a economia, sábias palavras ditas por Trump.

  48. Corrupcao o Brasil foi campeão ao longo de sua história mas agora com estes aplicativos de mensagens que deu voz à todos os inbencies que comem qualquer merda que recebem é que um imbecil como este chegam ao poder resultado de um público alienado e sem cultura

  49. Minha sugestão é quem apoia o tal mico, se pegar o Corona, abra mão do SUS. Vá pra ruas , leve seus familiares e divirtam-se.

    1. A minha sugestão é que vc continue comendo capim.
      Não vá a supermercados, na tua cabecinha deveriam está fechados né?
      *********Porque os grandes podem abrir e os pequenos não???????
      ********porque os pequenos se abrir são irresponsáveis e os grandes que estão abertos não????????????
      Vc e o BG, nesse momento estão literalmente sem noção.
      Comércio em geral fechado, mata mais do que o Covid 19, podem terem certeza.
      O que tem de gente doente hoje no Brasil, por causa do comércio fechado, eu não tenho duvidas, ja é maior do que os doentes do covid 19.
      Se brincar, ja teve gente Brasil a fora, que ja colocou o laço do amor no pescoço podes crê.
      Agora!
      A midia, a globo lixo não mostra.
      Vão mostrar quando o caos estiver instalado.
      Vergonha!!!
      Politiqueiros!!
      Respeitem o presidente da República.
      Eleito com 57 milhões de votos.
      Isso virou uma canalhada só.
      É Vergonhoso!

    1. Alguém sabe dizer quantos moradores de rua morreram??!porque não ouvi falar e nem dos drogados das cracolândias

  50. BG seu comentário está tendenciosos em prol da mídia Esquerdista, você poderia ser mais imparcial, você seguiu a linha global, fraco…

  51. Exato, perfeito! Nem sempre, ou quase nunca, concordo com vc, mas desta vez está correto! Votei no Bolsonaro, mas nos últimos dias ele vem perdendo a noção das coisas e muito provavelmente ele vai cair, espero que não, pois se ele cair, será decorrente de um resultado devastador do COVID19.

  52. Parabéns, BG, pelo posicionamento. Impressiona mesmo, e em demasia, é a quantidade de pessoas postando ou repostando vídeos e textos sobre o que intitulam de "alarde", "exagero", "agitação", e outras teoria da conspiração, em relação ao CORONA VÍRUS, mesmo ocorrendo inúmeras mortes e com muita rapidez. Talvez estejam desconectadas da realidade ou alienadas de alguma forma. Sugiro que pesquisem e não trate a questão com desdém, pois muitas famílias, nessa hora, não estão podendo sequer enterrar os seus entes queridos, devido ao alto poder de contágio da doença.
    POR OUTRO LADO, EM BOLSONARO NÃO VOTO MAIS. É o presidente, mas não é líder! Chamou de gripezinha, resfriado, não tendo nenhum respeito pelos tantos mortos mundo a fora. Ele foi a melhor alternativa para o PT não chegar ao poder. Entre a merda (pt) e o mau cheiro de merda ( Bolsonaro), escolhi o mau cheiro, mas estou convicto, hoje, de que tudo é merda. Mau cheiro de merda é merda também. Se não tiver ninguém melhor na próxima eleição, voto nulo.

  53. Parabéns Bg acho vc um pela saco muitas vezes, mas nunca tinha visto tanta coerência em um texto só!!

  54. Brasil do tudo ou nada. Fato que um pais miserável e violento não vai sobreviver ao colapso econômico, mais também não escapa ileso se não planejar como sair do isolamento. Suco de laranja e bom senso a todos vai ajudar muito.

  55. Bom dia.
    Sou assíduo ouvinte do seu programa.
    É inegável a forma avassaladora com que essa pandemia leva ao caos os países afetados. Não se trata de uma questão de fé, mas uma questão de dados, basta ter o mínimo de habilidade cognitiva para interpreta-Los. A mesma ciéncia que prevê crescimentos econômicos com boa aproximação, num universo de muitas variáveis e que são citadas como elemento norteador de discursos, está apontando qual caminho pode conduzir nosso país a uma derrocada.
    O Brasil pode vir a se tornar o próximo epicentro dessa doença, nas américas, caso as medidas de contenção sejam negligenciadas.
    Quem perdeu um ente querido e amado, pais, avós, tios irmãos, filhos, não importa, daria tudo para reverter o detalhe do passado que fizera com que estes não estivessem mais conosco, hoje. O detalhe pode ser as nossas ações nesse momento. Não se paga pra ver, quando o elemento em questão é a vida. Quem aceita que o suposto atenuante nesse contexto, seja o fato de que os idosos, são quem mais correm risco de morrer, lamentavelmente, é o pior dos doentes, na verdade nem em nossa espécie deveria se enquadrar. Aqueles que sofreram para que nós não sofressemos, lutaram e trabalharam incansavelmente para nos dar o melhor, moveram o nosso pais e hoje, são principais alvos quando se trata de baixas, nessa guerra, merecem o empenho incondicional é irrestrito da nossa sociedade.
    Contas que chegam, podem esperar. Milhares de pessoas, país de família, assalariadas já passaram pela catástrofe do desemprego, com suas contas chegando diariamente, mas elas ainda tinham o bem mais precioso que qualquer criatura pode ter, que é sua vida.
    Cabe aos gestores, prefeitos, governadores e, acima de tudo, presidente da República, eleitos para zelar pelo bem estar de seu povo, agirem energicamente para amparar os mais necessitados, permitindo que, aquela "senhorinha" que passava as manhãs sentada, num dos corresores tumultuado do alecrim, faturando 30 ou 40 reais, dinheiro esse que garantiria seu gás de cozinha, seu pão e leite, assegurem que ela consiga, sem se expor a esse flagelo, alguma espécie de subsídio que permita a ela, bem como todos que se encontram e se encontrarão em situações semelhantes, a condição mínima sobreviver com dignidade. Assim como é de competência do médico propor a espécie de intervenção no tratamento de seu paciente, e de competência dos gestores, em todas as esferas, apresentar planos de ação de combate ao mal e de de socorro a sociedade.
    Espero que tudo isso passe logo.

  56. De acordo!Resta agora sacudir os deputados federais e estaduais, os vereadores para ações pontuais e se for possível, até doem suas Verbas Indenizatórias para ajudar os mais pobres!!!

  57. Vou resumir em poucas palavras. Era poucas pessoas que acreditava em jesus e crucificaram ele depois viram que as poucas pessoas estavam certos. Então tenho total confiança no capitão

  58. Vcs coloquem isso na cabeça, q essa pandemia do COVID-19, é pra mostrar quê acima de nós todos temos um DEUS, justo e misericordioso, os países q se acham q são donos do MUNDO Estão completamente enganados , a terra tar em mudanças e transformações, esse vírus veio pra levar milhares de pessoas,para o plano ESPIRITUAL, hoje na terra temos 8 bilhões de habitantes,e no plano espieitual tem 15 bilhões de espiritos prontos para reencarnar novamente,espíritos de Luz, para que esse mundo melhore mais. Ninguém tar amando a DEUS sobre todos a coisas, ninguém tar perdoando seus inimigos, ninguém tar amando ao próximo, sem caridade não há salvação, a várias moradas na casa di meu pai, gente vamos amar amar ao próximo, vamos saber ouvir nosso amigo q estar com problemas,vamos dar um bom dia,vamos agradecer a DEUS tudo pelo q ele fez por nós diariamente.

  59. O jumento desprovido chamado Bolsonaro ,sabe que não ficará sem hospital para ele e a família, caso o vírus atinja eles. Sabe também que com o isolamento em massa, que é necessário conforme à ciência prova, a economia cessará e ele sairá enfraquecido politicamente, único interesse dele. Ou seja, pensa exclusivamente na sua conveniência.

  60. Em meio a isso tudo, muita politicagem barata, hipocrisia e oportunismo. Muito drama, muito panico, o presidente as vezes fala umas besteiras, mais sempre está correto com suas colocações, o resto é politicagem dos contras.

  61. Parabéns pelo ótimo artigo.
    Isento e crítico como deve ser o bom jornalismo.
    Vai receber muitas críticas, mas faz parte.
    Hoje há um irracionalismo Cultural no Brasil, se não falar de acordo com o pensamento de cada pessoa, esta vai lhe criticar, se for a favor, receberá elogios.
    Você está certíssimo, o erro sempre deve ser criticado e o acerto aplaudido.
    O fato de votar em alguém não lhe impede de criticá-lo.
    Infelizmente hoje no Brasil surgiram dois grupos sectários e irracionais, um de direita e outro de esquerda, que representam aproximadamente 20% do eleitorado pra cada um, que fanaticamente defendem seus líderes, sempre criticando quem não defende sua prática.
    Siga em frente.

  62. O discurso é fora do prumo , mas as ações são de estadista , até agora não há motivos para execrações. Muito mais grave foi o mal que a corrupção fez e faz
    Ao país , não vejo a imprensa valorizar isso . O resto é perfumaria .

  63. Infelizmente,dessa vez, discordo com quase tudo que v9ce escreveu. Qualquer pessoa minimamente inteligente,vê que o que está acontecendo é um jogo político.
    Você faltou dizer no seu editorial, como os, micros,pequenos e médios funcionários vai sobreviver.Como vão pagar seus funcionários e fornecedores . Na hora em que seu editorial me disser como fazer isso, passo a lhe da razão

    1. Rapaz deixa de conversa besteira … Jogo político é? Conclusão bolsominion detectando!!

  64. É uma grande hipocrisia falar que o isolamento total é a solução. Tem que ser honesto e sincero e ter uma posição equilibrada. Na minha humilde opinião o meio termo seria a decisão mais acertada por parte das autoridades. Se parar tudo, o caos se instala, morrem todos. Se todos saírem pras ruas alguns ainda escapam, mas morrerão milhares. Melhor mesmo é ter consciência e sensatez. Só lamento que nesse momento os políticos aproveitam a oportunidade pra querer destruir o país. Pra eles quanto pior melhor. Com a participação da banda podre da imprensa que não tem nada de isenta. Lamentável!

  65. Complicado filósofo BG, saia as ruas e veja que Boa parte da população não tem saída e sai pra trabalhar outra parte não crê no potencial do vírus e uma parte mais abastada pode ficar em casa como vossa excelência.. .. então a culpa não é apenas de um, e sim de vários líderes como os municipais que vai liberar a feira livre por exemplo… HIPOCRISIA É O QUE MAIS EXISTE.

  66. Irei guardar tudo isto deste texto, para lá na frente vamos ver se sua opinião está correta com base em ciência.
    Porque a temática do vírus tem várias linhas de formas e transmissão, já formalizadas por especialistas, distanciamento social sim, mas com responsabilidade.

  67. Pra variar a questão é de Hipocrisia!!!
    Brasil um País Rico mas Muito muito atrasado!!!
    O vírus derrubou o mundo e os muros da Hipocrisia que está aparecendo ao vivo e a cores nas nossas televisões.
    Esse governo tbm cortou as verbas da educação e do mundo científico aliás os cientistas foram embora!!!
    Continuou com o mesmo erro de todos os governos anteriores!! FHC, LULA e DILMA.
    Qualquer governo que não invista em educação e Cultura não pensa no povo!!
    Vejam que o dinheiro que o cavalo da educação disse que não existia de repente apareceu!!
    A Mágica da mais pura Hipocrisia caiu!!
    Sabemos que um país de terceira como o nosso Brasil pra chegar no primeiro mundo tem que de alguma forma haver as reformas necessárias mesmo que seja a força as histórias dos outros países conta!! principalmente a Política!!!
    Se preparem que parece que esse tempo chegou!!
    Vejam na nossa história percentualmente na quantidade de pobres e ricos…
    Hipocrisia a parte no final somos todos Brasileiros pobres ou ricos!!
    Os governos que se sucedem é que não compreende isso!!!
    Só pensam no poder
    Todos e todos!!
    Lamentável situação que estamos vivendo por parte dos poderes corruptos e despreparados do Brasil.
    Que Deus nos ajude!!

  68. sempre discordei de BG em vários pontos até o critiquei duramente em alguns casos, mas o editorial dele hj foi uma visão clara do momento, e um texto promoroso. parabens. saber reconhecer é uma virtude.

  69. Parabéns BG.
    Quem quiser que faça seu mimimi nos comentários, mas a postagem está feita e o futuro nos espera.

  70. Ia bem até descambar pra defesa daqueles que almejam o lugar do Capitão.
    Essa é a turma do "quanto pior melhor".
    Torcem pela miséria e falência do BR a fim de trazer das profundezas do inferno as cinzas daquele Capiroto ladrão e escroto. Aquela Hiena carniceira e todos os seus asseclas imundos e imorais.

  71. Que os governadores estão se aproveitando da crise para se promover, é fato. Que a esquerda/oposição não tem plano, só tem críticas, outro fato. Que o desemprego, que já estava alto, vai aumentar, outro fato. O pequeno empresário vai quebrar, o preço vai aumentar dos itens mais básicos e a parte da saúde pública irá se agravar.

    Mesmo assim, a porra do isolamento é válido até o possível pico. O presidente tem q entender que ao menos até dia 7 de Abril temos q manter essa medida, após isso se faz uma análise e gradativamente tudo volta.

    É tão simples, não precisa ficar nessa de São Atanásio, falta prudência. Ele deu all-in pré-flop fora de posição com 27o. O vírus vai pagar, e cartas serão viradas.

    Oremos.

  72. Oi Bruno,
    Parabéns pelo sensato editorial, embora encharcado com o assunto que dá náuseas, pois o que estamos vendo e sentindo, é uma miscigenação de atitudes politizadas querendo confundir com as inerentes à saúde.
    O editorial sensato em tela, nos mostra sem paixão por nenhum dos flancos a realidade da situação. Pena que quase ninguém, povo comum e os dos poderes não alcançarão o seu objetivo.
    Dá dó em ler os que comentaram o seu editorial. Fazer o quê? Se preferem continuar rasteiros.

  73. O presidente, independente de seus pronunciamentos, falas e decisões, será sempre fervorosamente atacado pela esquerda; leia-se PT.
    Quanto vejo pessoas creditando a fala "gripizinha" e "resfriadinho" à Bolsonaro, já entendo quem é e pra que veio. São os mesmos do "Lula Livre".
    Ele fez paródia disso. A frase quem cunhou foi o Dráuzio Varella o Dr. todo poderoso daquela infame rede de TV, a do Plin Plin, antes de mudar de opinião sobre o tema.

  74. Um estadista, logo após uma eleição, coloca suas armas no canto e governa para todos, foi assim que imaginei quando votei no segundo turno no Presidente Bolsonaro. Como não fui eleitor de primeira hora, os seguidores do Presidente podem dizer que não vou fazer falta, ou estou sendo fraco de aceitar aquilo que a maioria da população está apoiando nas falas dos representantes da saúde em todo mundo. Essa gente, os bolsonaristas, eu entendo bem, são cidadãos comuns que vc encontra em todo lugar, são brasileiros cansados de tanta corrupção, que não toleram mais os maus feitos de políticos profissionais ou daqueles de ocasião. Apesar de execrados pelas diversas correntes de centro, social democratas, socialistas e comunistas de carteirinha, essa gente é igual a mim e a você, paga seus impostos, trabalham de sol a sol, empregam gente, são ricos, classe média e pobres, brasileiros que não aguentavam mais ver a corrupção e a desonestidade tomar conta do estado brasileiro. Pois bem, esse mesmo povo, vitorioso nas eleições de 2018, deveriam também colocar suas armas de lado, fazer o papel constitucional de fiscalizar e lutar por um país melhor, obviamente, sem perder suas convicções de honestidade, economia de mercado, estado mínimo, etc. Esse radicalismo das duas correntes em conflito não contribue em nada nesse momento de crise, ao contrário, leva ao vinagre toda uma nação. Já a esquerda, derrotada na eleição, não aceita o resultado da eleição, e o impeachment da ex presidente Dilma, além da prisão do "santo' Lula. Daí, se consolida o impasse sem fim na política nacional. Onde vamos parar? Até quando e para onde esse radicalismo está levando esse país? São perguntas simples com respostas complexas, que um vírus estimulará uma solução em breve. Hoje, meu instinto moderador, não votaria em Bolsonaro, a nem muito menos em alguém de esquerda, isso está fora de questão. Não votaria mais ele Bolsonaro por ver que faltou nele o espírito de estadista e liderança que deve ter um presidente da República. Na esquerda, minha questão é ideológica e de convicção, por ser um liberal de centro. Por fim, para não dizer que eu estou colocando de lado a economia, gostaria de dizer que essa é a maior preocupação que todos deveremos ter nos próximos meses, mas depois de termos a certeza que não vamos entrar no círculo de morte da Itália e Espanha. Essa é minha humilde opinião em cima daquilo que foi bem analisado por BG.

    1. Boa colocação, cada um defende o seu lado e não vê o melhor coletivo a todos. O governo anterior teve seus erros e tem que corrigi-los, Bolsonaro comete os seus agora, mas, pensa somente na economia hoje, momento no qual deveria pensar em salvar vidas. Além do mais, vejo erro em seu radicalismo e nunca admitir os seus erros, que são mostram inúmeros até o dia atual.

  75. É doloroso ouvir a verdade quando não queremos. Mas, é válido por trazer à tona aquelas interrogações ou exclamações: será? Como não percebi! Verdade? Verdade!

  76. Alguém pode me informar quantas pessoas já morram esse Ano.
    Influenza N1H1?
    Pneumonia?
    Dengue?
    Só aqui no BRASIL.

    Sei que esse vírus novo e preocupante, mais sempre tivemos índices de óbitos altos e não se comenta sobre isso .

    1. Araujo pelo amor de Deus não compara esse vírus com outros que qualquer hospital tem condições de tratar, esse criatura do diabo, em alguns casos, precisa de respirador , de UTI, tenho certeza que vc sabe disso, parem de justificar o injustificável. Vcs a cada dia tem que encontrar uma justificativa prós atos desse presidente, até tenho dó de vcs , mas tem que ter sensatez nesses comentários pq se não o índice de infartos vão superar o do corona. O certo seria ele ir a TV pedir perdão de seus atos e convocar esses panacas para a quarentena, pq vcs só atenderão se for assim.

  77. 1 – Quanto ao vírus: Ninguém vai escapar! Segundo a Science 86% dos casos não são diagnosticados. Ele já deve rodar forte no Brasil desde o Carnaval. Mais de 70% dos diagnosticados, são assintomáticos;

    2 – Quanto ao Presidente: acho que foi precipitado em pedir que o povo voltasse a rua ainda essa semana. Poderia ter sugerido que o comércio reabrisse, que as pessoas saíssem a esses comércios somente em casos de necessidade, e assim, as empresas iam ao menos se mantendo. Sem eventos, sem bares e restaurantes abertos, sem reuniões religiosas, sem aglomerações.
    Infelizmente, o momento que era pra ser de união, foi utilizado por toda a classe política pra tentar MASSACRAR o Presidente, era a oportunidade que a escória político/partidária desse país estava precisando. Não estão nem aí para o povo, ou vocês acham que estão? Estão todos olhando pra o seu umbigo: minando o presidente, tentando levar o seu nome.
    Quanto a atitudes práticas, reais, quem vem tomando-as é o GOVERNO FEDERAL, se o sistema de saúde suportar a demanda no Brasil, isso dever-se-á a Jair Messias Bolsonaro e sua equipe. Porque a maioria dos Governadores nada vêm fazendo de concreto, a não ser monitorar e anunciar casos;

    3 – Quanto a saída: qual é a estratégia de saída proposta pelos governantes? Até agora nenhuma, estão todos atordoados, quem apanha e quem bate.
    Supomos que façamos um mês de quarentena, estamos todos trancadinhos, sem exposição ao vírus. Daqui 30 dias, todo mundo sai, lá vem o vírus de novo, alta propagação, quarentena de novo? Vamos viver de luz?
    Um amigo meu, costuma trabalhar com dez free lancers em seu estabelecimento as sextas feiras, ontem não havia um. Todos em casa. Esse povo tá comendo o que? Tá comprando remédio com que? Até quando vão ter casa pra morar? Até quando vão ter sanidade pra aguentar? Vocês tem noção quantos milhões de brasileiros comem com o que ganham no dia? Já fui pequeno comerciante, já fui assim, e sei que são milhões, no meu ciclo eu conhecia uma infinidade, coisa escassa no Brasil é um bicho chamado capital de giro, que agora seria capital de sobrevivência. ESSE POVO TÁ COMENDO O QUE?

    4 – Quanto a imprensa: é extremamente BANDIDA a grande imprensa nesse momento. Grandes portais de notícias dedicam três reportagens falando mau do governo e do presidente para cada matéria que fala da doença especificamente. Matérias que falam mau do presidente estão no topo de suas páginas, jamais perdidas lá no meio.
    Perdem a oportunidade de ajudar as pessoas com informações mais úteis, de usar o seu importante papel para encontrarmos um meio termo, uma válvula de saída. Se falam que o Presidente dobrou a aposta, digo que a grande imprensa órfã dos recursos da união desde o ano passado, triplicou a sua aposta, mas o resultado desse jogo pra ela só acaba em um impeachment ou nas eleições de 22.

    Sou funcionário público, mas não deixo de ir trabalhar. Não visitarei meus pais, mas se tiver de ser um membro da barreira himunológica, serei. A saída mais rápida que encontro pra tudo isso.

  78. O isolamento social seria o ideal se não tivéssemos necessidades. Ok como vai chegar os suprimentos, medicamentos e alimeentos.
    Mesmo o Gonverno liberando um valor pra ajudar o cidadão nada adianta sem a cadeia produtiva rolar.
    Todos passam em salvar vidas do vírus e as vidas que vão ser perdidas pelas outra faltas.
    Todo dia morre gente nesse país e vai continuar morrendo a questão e qual a forma de morrer menos possível.
    Se estamos em guerra teremos vítimas.
    Agora analisando a história da humanidade muitos fatores pra termos chegados até aqui foram dois fatores "sorte" e decisão que muitas vezes foram tratadas como loucura plena.
    Não acho que o presidente está 100% mais támbem não está errado ele tem de tomar decisões hoje que e pior que uma guerra, no mundo de hoje as coisas são dinâmicas e que o cenário pede decisão instantânea e qualquer um no lugar dele estaria com a mesma dificuldade.
    Apontar o dedo e reclamar e fácil, tomar decisão e muito difícil e principalmente se essa é contra um Boa parte.
    Mais uma coisa e certa nós a população somos o mais responsável para o futuro , se todos nós pensamos na coletividade podemos sair dessa com o mínimo de dano possível. Agora cabe a todos fazer sua parte, principalmente na higiene.
    O BRASIL NÃO PODE PARAR. as consequências serão bem pior depois

    1. Nao e todo seguimento parar…onde estou hj parou tudo menos os servicos essenciais, ou seja, farmacia, seguranca e supermercado esta mantido, obvio que com restricoes e ninguem ta morrendo e nem esta se infectando

    1. O Brasil precisa de Homens, não de um palhaço, incompetente e irresponsável.

  79. Parabéns bg pela sensatez mesmo você sendo eleitor confesso do atual presidente consegue enxergar a incapacidade e a insanidade do mesmo. Diferntemente. Dos alienados insanos que continuam a defender esta verdadeira aberta cai

  80. Devia existir uma lei mundial que o país que cometesse um ato dessa natureza deveria indenizar aquele país que foi prejudicado pelo crime cometido e além disso o país ser punido de alguma forma pelo crime que cometeu.

  81. O tempo, que é o senhor da razão, vai mostrar quem está certo. Se Bolsonaro com sua eloquencia beirando a irresponsabilidade ou seus opositores que só almejam a cadeira que ele ocupa.

  82. O editor deste blog, com opinões medíocres como sempre (normal), caçando palavras para conseguir arrumar um jeito de passar o pano Para o presidente e agredindo os governadores que tentam algo diferente pra salvar o país. Incrível a desonestidade intelectual.

  83. BG se coloque na posição de um autônomo sem dinheiro pra pagar as contas sem comida em casa. oO que vc faria

    1. Ficaria em casa
      E preservar a vida, não adianta ir trabalhar, ficar doente, trazer doença pra casa pro hospital do SUS e ficar parado.

  84. BG o seu editorial está correto mais mesmo diante da grave crise eu não me arrependo do meu voto foto,Dou graças a Deus por não ter sido eleito a cambada de ladrão caso contrário não teria nenhum recurso pra enfrentar essa pandemia logo já teriam roubado todo os recursos financeiros do nosso Brasil.Dou graças a Deus todos os dias por te nos livrado desse câncer chamado PT.

  85. Interessante o editorial, porém com muitos Mais fatos políticos do que fatos dentro de uma nova realidade; muitas verdades e inverdades, cheio de ctrl-v e irresponsabilidades, que invés de produzir bem estar a sociedade só trás o pânico há povo que precisa de responsabilidade de quem escreve, mas hoje como o povo já sabe, a imprensa torce pelo o caos!

  86. BG ainda tem muita gente que paga plano de saúde e não tem ideia de que se o SUS colapsar o sistema privado de saúde tambem vai colapsar. Também não tem ideia de que colapso de sistema de saúde significa atendimento precário (se tiver) não só pra covid 19, mas para qualquer enfermidade, pois tds os hospitais estarão superlotados. Tem que se explicar isso a população.

  87. Se o artigo é festa autoria parabéns. Está objetivo é abrangente. Só muita ignorância para creditar q o Bolso é o Messias. Na realidade e um ignorante.

  88. Fácil fazer análise quando se tem um bom padrão financeiro. Agora aqueles que precisam trabalhar na iniciativa privada à história é completamente diferente.

  89. Parabéns pelo editorial!
    Crítico, reto e responsável.
    Ouço seu programa todos os dias (quando posso) e tenho notado sua posição imparcial em assuntos como esse.
    Parabéns! ??

  90. Acredito que temos que voltar aos poucos a normalidade, com todos cuidados de prevenção e distanciamento social!

    Dá medo, um frio na barriga, mas quem pode fique em casa e quem não pode vai ter que ir trabalhar!

    Independente da fala de Bolsonaro, a população ainda tá ficando em casa!

    Vamos Orar! Vai passar com a Graca de Deus!

  91. Terraplanismo sanitário: não precisa ficar em quarentena; o vidro blindado em loteria protege do vírus; gripezinha; isolamento vertical.

  92. BG, nunca ví isso na minha vida uma pessoa de tal baixo nível ocupar um cargo tão importante, um grosso, estúpido, ignorante, analfabeto, não tem conhecimento para discutir assunto nenhum, mas o pior que tem muita gente que concorda com esse presidente.

    1. Nunca viu? Sério? Nasceu depois de 2015? E olha que eu não gosto de política nem dessa divisão.

  93. lamento!quando um messias parecia que seria a renovação e o povo acreditou que o Brasil estava saindo das esquemas de corrupção o capitão se perde pela sua ejaculação celebra o precise.e doria se aproveita da situação e instala um pãlanque com o objetivo de ser presidente colocando em prática o marketing da desgraça.lembro que doria vende até a mãe mas não entrega,se der um pão tira o miolo.rouba chupeta de bebê,se for presidente vai leiloar o Brasil assessorado pelas novas e velhas raposas.e a orgia vai voltar ,sem a honestidade e competência de moro.

  94. Muito bom o editorial. Peço vênia para acrescentar o quão o presidente é centralizador e não permite que ninguém tenha visibilidade no governo. Aconteceu com Sérgio Moro e hoje com Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde, que está fazendo um ótimo trabalho e por estar em evidência, já não dá mais entrevistas. Bolsonaro não permite que alguém tenha visibilidade no seu governo, só pensa em se manter no poder apesar de estar com com sua popularidade em baixa.

  95. BOLSONARO TEM QUE ADMITIR QUE É UM INCAPAZ E RENUNCIAR. O GENERAL MOURÃO É PREPARADO E SABERÁ CONDUZIR ESSA GUERRA.

    BOLSONARO INCOMPETENTE! MOURÃO PRESIDENTE!

  96. Não, ele não é um louco.
    Ele não representa a desrazão.
    Ao contrário, ele representa uma racionalidade que por pouco tempo, com algum pudor, ocultava-se nas cordialidades cotidianas e, hoje, sente-se livre, sem qualquer controle institucional e/ou moral que interrompa o avanço do seu desprezo à humanidade para além de si e dos seus.

    Não, não invoquem a loucura para ocultar a racionalidade forjada em uma sociedade violentamente capitalista, individualista, racista, machista, heteronormativa, de classes, autoritária.

    Cynthia Ciarallo é Psicóloga, mestre e doutora. Íntegra Coletivo PsiDF.

  97. Torcendo pro messias acertar, caso contrário o caos estará instalado e o país completamente fudido

  98. BG excelente editorial, porém ainda tem erros de acentuação e ortografia. Procurei ser ainda mais cuidadoso, coloque um de seus colaboradores pra revisar o texto.

  99. Vamos deixar de Drama não vamos comparar EUA , Itália com agente no Brasil esse vírus não está tendo escala e vamos deixar a politicagem de lado vamos ser mais solidário.

  100. Caro,

    Do jeito que este vírus mata , o desabastecimento também vai matar. Tem que cuidar sem descuidar. Tem que se achar um ponto de equilíbrio. É uma guerra. E na guerra alguém tem que perder. Não dá para salvar todos. Achar que ele está errado cem por cento, é cegueira ideológica. A visão dele é uma visão militar de uma guerra. Só entende quem tem esta formação. O resto é politicagem.

  101. Estou lhe aplaudindo e chorando. Aplaudindo porque sua simpatia por ele não o impede de ter senso crítico, ao contrário de uma grande maioria. Chorando porque lendo a gente vai imaginando o amanhã de horror que se avizinha, caso os demais inconsequentes resolvam insistir em apoiar esse "presidente". Usei aspas " " porque tenho minhas dúvidas se ele já sentou na sua cadeira ou ainda está em campanha. Me dou ao direito da dúvida para tentar entender tanta insensatez. Parabéns!, isto sim é serviço a sociedade, fazê-la refletir.

    1. Um dos melhores e mais significativos comentários que já tive o privilégio de ler sobre um dos melhores artigos que o BG escreveu em todos os tempos em que acompanho seu blog.
      Parabéns pela clareza, lucidez e perspicácia.

  102. É mesmo??? É a favor? Que bom. Fico imaginando se fosse o PT no poder e estivesse fazendo o que o Messias faz. Vlw.

  103. "Brasil acima de tudo, Deus acima de TODOS". "Máis rapido". Mas, o que interessa é a sua opinião. Como vc mesmo diz, uma verdadeira ROLETA RUSSA

  104. Com muita tristeza concordo com sua análise. Não é fácil estar na cadeira de presidente. Mas, a retórica a favor de um isolamento parcial, não tem sido a mais assertiva diante dos números que se expõem. Mas, é preciso que se diga, que, qualquer posição que o presidente tomar, apanhará da mesma forma, só por ser Bolsonaro.

  105. Petista entrar com ação não tem nada de novidade, queria entrar com ação para impedir que o presidente comemorasse seu aniversário com à família!

  106. Parabéns pelo seu artigo. Sugiro um artigo sobre o papel criminoso da China nessa crise e a responsabilidade do genocida Xi Jinping pelo caos global. Esse sujeito deveria responder perante o Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade.

    1. Partindo desse princípio o presidente do Brasil deve ser responsabilizado se as pessoas forem pra rua e morrerem.

  107. BG, primeiro parabéns pelo texto, segundo minha pergunta de sempre? Você está arrependido do seu voto para Presidente ?

  108. Sei que tem muito especialista em porra nenhuma dando opinião. Que Deus abençoe o nosso Brasil.

  109. Parabéns pelo lúcido e responsável editorial de hoje, Bruno Analise muito sensata, embasada e corajosa. Mas se prepare pra apanhar do gado. Vai ser rotulado de comunista, rapidinho.

    1. Vc com essa colocação de "gado" já mostrou quem é e pra que veio.
      Vista sua camisa vermelha e vá pra rua gritar "Lula Livre", e defender a bandeira da corrupção, ladroagem, rapinagem e todas aquelas mazelas que a esquerda e PT implementaram nessa Brasil varonil.

  110. Tamos juntos meu PRESIDENTE!!
    ARROCHE O NÓ!!
    DEUS ESTÁ DO NOSSO LADO.
    Quem não quiser cair, se deite.

  111. O fato concreto é q elegeram um louco, além de outros adjetivos q já conhecemos, para presidente.
    Não é questão de oposição é questão de loucura apoiar esse doido.

    1. Agora BG vc é um dos poucos privilegiado de poder trabalhar em casa, ai sim vc pode passar o ano todo em quarentena, mais se coloque na posição de outras categorias que não tem esse mesmo privilégio que vc tem.

    2. Parabéns BG…! pela coragem e honestidade de dizer a verdade, mesmo sendo um bolsonarista..!! Leitura perfeita da realidade com clareza e lucidez…!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil bate recorde histórico de casos de dengue com 1,8 milhão em menos de três meses

Imagem: NIAID

O Brasil registrou 1.889.206 casos prováveis de dengue somente nas primeiras onze semanas de 2024, de acordo com dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (18). É o maior número de casos registrados em um ano desde 2000, quando o número começou a ser contado.

São 561 óbitos pela doença, com outras 1.020 mortes sendo investigadas para saber se há ou não relação com a dengue.

Para cada 100 mil habitantes, o número do coeficiente de incidência de arboviroses está em 930,4. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidemia quando esse parâmetro é superior a 300.

No país, desde o começo do ano, Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal já decretaram emergência pela dengue.

Entre homens e mulheres, a porcentagem de pessoas possivelmente infectadas corresponde a 44,5% e 55,5%, respectivamente. Ainda, a faixa etária com mais registros de casos prováveis do vírus é a de 20 a 29 anos.

Em números absolutos, Minas Gerais segue como o estado com o maior número de casos, com 627.307 diagnósticos prováveis. Na sequência, estão São Paulo (361.209), Paraná (179.174), Distrito Federal (157.250), Rio de Janeiro (140.593), Goiás (103.057) e Espírito Santo (70.129).

O número de infecções por dengue neste ano já ultrapassou o total de casos de 2023, que registrou 1.658.816. Vale destacar que o recorde anterior de casos prováveis do vírus, em relação ao número de infectados atual, ocorreu em 2015, com 1.688.688, conforme a série histórica do Ministério da Saúde.

CNN Brasil

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

VÍDEO: Natal apresenta projeto de revitalização da orla urbana ao segmento turístico

O projeto de revitalização da orla urbana de Natal, que inclui melhorias nas praias dos Artistas, do Meio e do Forte, foi apresentado na sexta-feira (15), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, a diversas entidades que compõem o trade turístico do município.

De acordo com a Prefeitura de Natal, o projeto prevê intervenções a partir da avenida Nilo Peçanha, passando pela avenida Getúlio Vargas e culminando na avenida Café Filho, onde serão feitas as obras de revitalização e requalificação da orla urbana da zona Leste.

Pelo projeto exposto, de acordo com a Prefeitura de Natal, a nova orla urbana manterá o atual sentido em relação ao fluxo de veículos. Os atuais quiosques cederão lugar a novos quiosques padronizados em uma área com todas as condições de funcionamento, inclusive com novos banheiros. Guarda-sóis fixos padronizados também serão instalados ao longo da Café Filho, que ainda terá lixeiras subterrâneas, uma inovação em Natal.

De acordo com a Prefeitura de Natal, haverá, ainda, um skate parque para competições nacionais e internacionais, passarelas acessíveis, estacionamento para buggys, a construção do Largo do Sol Nascente para eventos, campo de futebol, quadra de areia e uma quadra poliesportiva, além de um projeto paisagístico e nova iluminação pública.

A nova orla de Natal terá também um Centro de Apoio ao Turista e uma base da Guarda Municipal. Nas imediações do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), será instalada uma rotatória para ordenar o tráfego, pensando no embarque e desembarque no Huol, afora um novo estacionamento.

De acordo com a Prefeitura de Natal, o projeto total da obra está orçado em R$ 39 milhões. Na próxima segunda-feira (18), o prefeito Álvaro Dias dará a ordem de serviço para o início das obras que não demorarão mais do que 15 dias para serem iniciadas.

98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Entidades cobram cumprimento da decisão judicial para desocupação de prédio em Petrópolis

Foto: José Aldenir/Agora RN

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) se soma às entidades produtivas do Rio Grande do Norte em defesa do cumprimento da decisão judicial sobre a desocupação do terreno invadido pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), na Avenida Deodoro da Fonseca, no bairro Petrópolis. A decisão judicial de desocupação do prédio foi proferida pela justiça no dia 5 de fevereiro, com 15 dias de prazo para acontecer de forma voluntária. O período ultrapassou dos 30 dias e até o momento decisão não foi executada.

O terreno na Zona Leste foi tomado por integrantes do MLB/RN, na madrugada do dia 29 de janeiro. Segundo o movimento, a ação é um protesto contra a demora do Governo do Estado em entregar as casas prometidas do programa Pró-Moradia, que, conforme acordo, deveriam ter sido construídas em 2021.

“O descumprimento da decisão judicial é uma desobediência civil, gera insegurança jurídica e repercute negativamente tanto para a sociedade quanto para o ambiente de negócios e investimentos. O Judiciário exerceu seu papel, agora se faz necessário e urgente o cumprimento da lei”, informou a CDL Natal em nota.

Na decisão, para o juíz ficou provado pela Poti Incorporações, proprietária do imóvel, os requisitos legais para a concessão de liminar. A empresa demonstrou a posse através da certidão de registro imobiliário expedida pela 1ª. CRI (3º Ofício) de Natal, que comprova a propriedade e justo título, além da certidão de regularidade fiscal referente ao IPTU do imóvel.

“O Governo do Rio grande do Norte e a Prefeitura de Natal são partes neste litígio e precisam se posicionar.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal reforça que, para a promoção do bem comum social, esta demanda seja resolvida com celeridade”, reforça a CDL.

Em janeiro, em entrevista à Rádio Jovem Pan News, do Sistema Tribuna, a secretária Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Shirley Cavalcanti, reforçou que a Prefeitura chegou a propor a concessão de aluguel social aos membros do MLB antes da invasão, ainda no ano passado, mas a proposta foi recusada por lideranças do grupo.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula veta ministros de anunciarem novos programas até “limparem” agenda

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante a primeira reunião ministerial do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu ordem para que nenhum novo programa seja anunciado pelo governo até que os ministros “limpem” de suas agendas ações pendentes.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputado federal do PT Lindbergh Farias comemora Dino ter sido sorteado como relator de recurso de Bolsonaro no STF: “Sem anistia!”

Imagem: reprodução/X

O deputado federal Lindbergh Farias (PT) comemorou o fato do ministro Flávio Dino ter sido sorteado como relator do recurso de Jair Bolsonaro no STF contra uma multa imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o condenou a pagar R$ 70 mil por impulsionamento irregular na Internet.

“Adivinha quem pegou o recurso de Bolsonaro no STF? FLÁVIO DINO! Não tem pra onde Bolsonaro correr! SEM ANISTIA!”, escreveu o parlamentar petista no X, antigo Twitter.

Opinião dos leitores

  1. Delação da Odebrecht: Lindbergh é suspeito de receber R$ 4,5 milhões de caixa 2. Preciso comentar?

  2. Tem nada não é só mandar a conta do pix que pagamos !!! Com a popularidade de Bolsonaro se alguns doar 10 centavos vai sobrar ☺️🇧🇷

  3. Deputado fim de carreira, comemorando quem foi sortiado para jugar Recurso de Bolsonaro. Cuidem vcs só tem lula na ponta, depois dele ja era a Esquerda Brasileira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP junto ao TCU pede que tribunal apure interferência do governo Lula na Petrobras em decisão sobre dividendos

Foto: Ricardo Stukert

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou uma representação para que o órgão apure uma possível interferência indevida do governo Lula na Petrobras. No pedido, apresentado nesta segunda-feira, o MP indicou que decisões tomadas pela empresa podem ter sido afetadas por interesses da administração federal, como a opção por não pagar dividendos extraordinários aos acionistas.

“A decisão por não repassar dividendos aos acionistas, contrária às avaliações realizadas pela própria empresa e seu Conselho de Administração, aparentemente não observou as bases econômicas necessárias e visou atender opções do governo federal”, afirmou o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado.

De acordo com o subprocurador, embora seja acionista majoritária, a União não pode interferir de modo excessivo nas decisões corporativas da Petrobras. Furtado destacou a vigência da Lei das Estatais, aprovada durante o governo Michel Temer com o objetivo de minimizar a interferência do governo efderal nas tomadas de decisão das empresas de economia mista.

“Considerando as competências constitucionais e legais atribuídas a este Tribunal, vejo que se mostra necessária a realização de fiscalização para que sejam apurados os indícios de descumprimento normativo aqui trazidos. Sabendo-se que a Petrobras pode ter tido prejuízos com as ingerências indevidas relatadas, cabe a este Tribunal exercer seu poder-dever de zelar pelo montante dos recursos da União envolvido”, afirmou.

Após a divulgação do seu balanço referente a 2023, a Petrobras comunicou a decisão de não realizar o pagamento de dividendos extraordinários. A decisão levou a uma quedade 10% no dia seguinte à publicação do documento, levando a uma considerável diminuição do valor de mercado da empresa.

No pedido feito ao TCU, o subprocurador-geral do MPTCU pediu que o Tribunal apure o descumprimento da Lie das Estatais e, em se confirmando os indícios de interferência, instaure uma tomada de contas especial para responsabilizar os eventuais envolvidos.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Golpe

Criminoso usa nome e foto do advogado Sebastião Leite para aplicar golpes pelo WhatsApp; Duas pessoas já foram vítimas

Criminoso vem usando foto e o nome do advogado Sebastião Leite para aplicar golpes pelo WhatsApp.

O golpista tem usado o número (84) 98634-7274 e solicitado valores em dinheiro para os contatos do advogado. Duas pessoas já foram vítimas.

Sebastião Leite pede que desconsiderem qualquer mensagem pedindo o que quer que seja.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Flávio Dino será o relator no STF de recurso de Bolsonaro contra multa imposta pelo TSE

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O ministro Flávio Dino vai relatar, no Supremo Tribunal Federal (STF), um recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela coligação Pelo Bem do Brasil contra uma condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que impôs multa de R$ 70 mil a ambos.

A ação diz respeito ao impulsionamento de publicações na internet com críticas ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a campanha de 2022. Pela norma do TSE, o impulsionamento só é permitido para promoção própria, e o uso para ataque a adversários é proibido.

Flávio Dino fez parte do governo Lula durante o primeiro ano de gestão, quando chefiou o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele deixou o posto em janeiro deste ano e, em fevereiro, assumiu a vaga no STF.

Recurso de Bolsonaro

Ao condenar Bolsonaro e a coligação pela qual ele concorreu em 2022, o TSE entendeu que, além de impulsionar publicação com conteúdo proibido pela regra, o grupo também não identificou de forma clara os responsáveis pelas postagens, o que é obrigatório.

A multa foi fixada em R$ 70 mil porque corresponde ao dobro do valor gasto para o impulsionamento do conteúdo, que foi de R$ 35 mil.

A defesa de Bolsonaro e da coligação recorreu da decisão ao TSE, mas o pedido foi negado. Por isso, apresentou um novo recurso, que será analisado pelo STF.

Segundo os advogados, a multa fixada pela Corte Eleitoral é desproporcional ao dano causado e, por isso, defendem que o valor seja revisto.

g1

Opinião dos leitores

  1. Será que um dos principais requisitos da Magistratura, a imparcialidade, será observada???
    Alguém tem dúvida que ele, se receber o processo, irá negar provimento ao recurso???

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lewandowski trata de buscas por fugitivos de Mossoró em reunião ministerial com Lula

Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Um dos únicos ministros a falar na reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o primeiro escalão do governo nesta segunda-feira, 18, o chefe da pasta da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, dedicou seu pronunciamento às buscas pelos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró.

As buscas pelos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, completaram um mês na semana passada. Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça foram os primeiros a escaparem de uma cadeia federal, sistema que existe desde 2006. Cerca de 500 agentes tentam recapturar os fugitivos, ligados ao Comando Vermelho (CV), mas fracassaram até agora diante das táticas usadas pelos detentos e pela geografia da caatinga potiguar.

Internamente, a percepção é de que o maior dano à imagem do governo não foi a fuga em si, mas a demora na recaptura incomoda. O caso expôs ainda problemas da unidade federal, que tinha câmeras desativadas e iluminação precária. Os homens escaparam pela estrutura da luminária, que foi quebrada, e cortaram grades externas com alicates.

A fuga no Rio Grande do Norte aconteceu poucos dias depois de Lewandowski assumir a Justiça após a saída de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). Há policiais de diversos Estados, além de forças federais, procurando os fugitivos, mas nenhum deles foi recapturado até o momento. O caso se tornou um flanco para o governo na área de segurança pública.

Com informações do Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Governo de canalhas , a imundice a fedentina e o chiqueiro de porcos, nada dar certo nesse desgoverno do ex presidiário

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pesquisa revela que maioria dos trabalhadores deseja liberdade para usar recursos do FGTS

Foto: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo

Uma pesquisa conduzida pela ABBC (Associação Brasileira de Bancos) e pela Zetta, associação de empresas de tecnologia financeira, revelou que a maioria esmagadora dos trabalhadores elegíveis ao saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) deseja ter a liberdade de escolher quando utilizar os recursos do fundo.

A modalidade tem se mostrado relevante à população. Os dados, obtidos a partir de entrevistas com mais de 6,5 mil pessoas durante a primeira quinzena de março, indicam que 70% dos entrevistados ficariam insatisfeitos com o fim desse tipo de antecipação.

Os resultados também mostram que mais de 80% dos entrevistados querem ter a liberdade de usar o dinheiro do FGTS da maneira que considerarem mais conveniente.

Além disso, 90% deles consideram importante ou muito importante a possibilidade de acessar crédito emergencial por meio da antecipação do saque-aniversário do FGTS, sem comprometer sua renda mensal.

Recentemente, o FGTS corre o risco de ser extinto. Em fevereiro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que iria enviar ao Congresso Nacional uma proposta para acabar com a modalidade.

Opinião dos leitores

  1. O governo deveria baixar uma norma pro fgts ser pago diretamente ao empregado.
    Já imaginou?
    Um aumento salarial geral na iniciativa privada, sem um centavo de custo a mais para as empresas… o impacto que isso geraria na economia!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *