Saúde

Em comunicado, Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed) é contrário ao lockdown

Em comunicado, o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed/RN) informa que solicitou para ser ouvido, e colocar seu posicionamento, na ação judicial impetrada pelo Sindsaúde, que solicitou decretação de lockdown no Estado.

A posição do Sinmed/RN é contrária ao lockdown e a favor do tratamento precoce com a hidroxicloroquina, como forma de evitar agravamento, e busca de leitos de UTI. “Medidas de isolamento devem contemplar grupos de risco como idosos e portadores de doenças crônicas graves”, diz o comunicado.

“Medidas como lockdown só servem para encobrir a incapacidade gerencial da administração pública em abrir leitos ou UTIs que vinham sendo ostensivamente fechados e contribuiram para o estado atual que sugere o sistema como lotado”, descreve o Sinmed.

Por fim, o  Sindicato dos Médicos do RN diz que “se o Estado tem 7.200 leitos hospitalares, como está colapsado com apenas 280 pacientes internados por COVID-19? Tem 731 leitos de UTI, como está colapsado com pouco mais de 50 ocupados por COVID-19? Sem ações consistentes para apresentar à sociedade, a administração pública usa o pânico como forma de pressionar pelo lockdown, enquanto tenta disfarçar – mesmo tendo recebido milhões em recursos federais – sua incapacidade para testar os suspeitos, tratar precocemente os contaminados e aumentar os leitos para os que necessitam internação”.

Dr. Geraldo Ferreira
Presidente do Sinmed RN

Opinião dos leitores

  1. Tá bom de tomarem vergonha na cara e deixar de preguiça e pesquisar.
    Tenho pena de quem fica se alimentando das deturpações da extrema imprensa.
    Não importa se a, b ou c falou do uso da hidroxicloroquina que da certo.
    Vão no mínimo fazer uma pesquisa mais apurada e ler relatos de pessoas que já fizeram uso do remédio.
    O que importa é que está dando certo.
    https://exame.abril.com.br/negocios/hidroxicloroquina-precoce-reduziu-mortes-em-60-diz-prevent-senior/

    https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/05/ministra-damares-conhece-de-perto-trabalho-de-hospital-no-piaui-contra-o-coronavirus

    https://youtu.be/1De7voPPju0

    https://conexaopolitica.com.br/ultimas/coronavirus-coquetel-de-hidroxicloroquina-sulfato-de-zinco-e-azitromicina-estao-mostrando-resultados-fenomenais-com-900-pacientes-curados-em-nova-york/

    E um detalhe, ninguém vai obrigar paciente usar isso, vai ficar a seu critério se você autorizar.
    Espero que essas pessoas do contra, se contrair a doença não deixe para resolver autorizar o médico a receitar o remédio quando tiver grave, pois aí fica difícil fazer efeito.

    A raiva é irmã siamês da burrice.
    Não haja com raiva e sim com bom senso .
    A maioria da população não sabem como funciona os três poderes do país e pior ainda nem sabem quem são os poderes e ficam querendo dar feedback, criticando sem argumentos construtivos.
    Lamentável.
    Parabéns por esta iniciativa desses médicos.
    Saúde e economia andam juntos.

  2. Esperar deles dicernimento é pedir muito.Eles são seguidores de um ídolo de 9 dedos que lê livro de cabeça prabaixo.

  3. O Estado está inventando lockdown para encobrir má administração? Mas quem mais perde RECEITA ($$$$) com o lockdown é o próprio Estado, deixando de arrecadar impostos e a população ficando desempregada é pior para as políticas públicas. Inventa outra desculpa pq essa não cola.

  4. Não me admira q essa classe seja a favor desse absurdo. Nao foram eles q reclamaram dos estrangeiros q estavam no interior e depois q esses foram embora os postos de trabalhos ficaram vazios com a população mais carente ficando sem medicos?
    Essa nota é tao injusta e imoral q colocam tdos os leitos de uti do estado como se tdas devêssemos ser disponibilizadas para o covid19.
    Como ficam as pessoas q precisam de uti´s ortopedicas, infecciosas (corongavírus e outros), infantis, acidentes, câncer etc?
    Do q adianta montar mais 100mil utis se nao há equipamentos disponiveis pra hoje nem pessoal? Observem q o governo do estado e prefeitura estão, na medida do possível, abrindo novos leitos exclusivos para covid19.
    Com a resposta o inconsequente q assinou essa nota.

  5. Esse Sinmed é o mesmo que tentou fazer um show da banda Grafith em frente ao Walfredo Gurgel?

  6. Finalmente apareceu alguém com coragem de falar a verdade! Essa história de lockdown é só pra encobrir a incompetência da governadora.

  7. Certíssimo os médicos, simplesmente a governadora está sem rumo. Uma pergunta cadê a governadora ou o secretário de saúde para responder ao sinmed e a população de RN.

  8. Parabéns a um sindicato serio, e responsável que diante do momento dificil que estamos vivendo, sabe se opor aos desmandos de alguns sem noção, que de forma abusiva toma decisões sem nenhum estudo cientifico para tornar o lockdow a solução no controle da Pandemia. Sejamos mais coerentes, nos despojar de ideologias politico partidárias. O que precismos é de união afinal estamos todos numa mesma embarcação que se naufragar todos seremos penalizados. O Sindsaúde não é o dono da verdade!!!

  9. Os médicos são contra porque muitos estão com os consultórios fechados, sem pacientes, para manter o padrão de vida (pagar escola dos filhos, condomínio caro, vários empregados) tem que usar as reservas… só por isso… a grande maioria só está pensando no bolso…. não estão pensando na real situação dos seus colegas que trabalham na linha de frente no atendimento do Covid… essa é a verdade…. mercenários…

  10. Só pela defesa da hidroxicloroquina que já foi descartada como remédio milagroso por instituições realmente sérias dos EUA e da Europa já dá pra ver que o comunicado é puramente político e a Sinmed é bolsonarista! Então não deve ser levado a serio.

    1. Tem vários países fazendo uso dela nos primeiros sintomas.. E com sucesso.

    2. É verdade. Se a cloroquina fosse realmente o milagre que os bolsonaristas pregam, seguindo seu líder que de ciência nunca entendeu nada, nos Estados Unidos não estam morrendo tanta gente, mais de 80 mil pessoas.

      Além do mais, esse sindicato sempre foi bolsonaristas, perseguiram os médicos estrangeiros até as últimas. É um toma lá dá cá. Esses mercenários sempre foram assim.

    3. exatamente, Ricardo, Tem vários países fazendo uso dela nos primeiros sintomas.. E com sucesso. Amém.

  11. Só é a favor de fazer festa em frente ao maior hospital do RN. Esse senhor acha que não iremos lembrar de toda essa lambança nas eleições para vereador, aliás os médicos do estado deveriam cuidar melhor do sindicatos que os representam, pois tentar fazer politicagem com vidas humanas não é permitido por nenhum sindicato, muito menos por um que representa os médicos.

    1. Luladrão precisa estudar muito pra ser considerado um imbecil completo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Jacquin entra no mar de terno para criticar ‘bermuda e chinelo’ em restaurante e web reage

Vídeo: Instagram

O chef Érick Jacquin dividiu a web neste domingo, 21, após gravar um vídeo em que apareceu em uma praia de terno. A publicação foi feita como uma crítica a pessoas que vestem “bermuda e chinelo” para ir a um de seus restaurantes – o Président, em São Paulo.

O Estadão entrou em contato com a assessoria de Jacquin para um pronunciamento sobre os comentários que desaprovaram a atitude do chef, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

“Por que vocês vão ao meu restaurante de regata, bermuda e chinelo?”, questionou ele no registro. “Você acha que a praia é lugar de ir de terno e gravata? Vocês fazem a mesma coisa comigo.”

Na sequência, Jacquin apareceu mergulhando e nadando no mar com a roupa. “Pensa que eu estou certo? […] Cada lugar tem as roupas que podemos usar para frequentar”, disse.

Nos comentários, internautas criticaram a atitude do chef. “Esse discurso é preconceituoso. Eu pago para comer e não desfilar”, escreveu uma usuária do Instagram. “Já que você foi à praia de terno, agora posso ir de bermuda no restaurante”, afirmou outro.

Outros, porém, defenderam a postagem do francês. “Quando fui ao Président comentamos isso mesmo: como alguém vai a um restaurante desse de bermuda e chinelo? Que falta de elegância”, comentou uma internauta. “A adequação é uma virtude. Tem gente que passa dos limites. Quer ser respeitado, mas não sabe respeitar”, disse outra.

Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

DNIT promete finalizar desvio da BR-304 em maio

Foto: Divulgação

Após atraso na previsão de conclusão inicial, a obra de desvio no trecho da BR-304, em Lajes, deve ocorrer até o início de maio. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela obra, o cronograma precisou ser revisto devido às fortes chuvas que atingem a região. Enquanto isso, um desvio particular vem sendo utilizado por motoristas para evitar as maiores distâncias das rotas alternativas. Questionado pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE sobre a situação, o órgão não respondeu.

Até o momento, de acordo com o DNIT, foram realizados serviços de limpeza, regularização do subleito e terraplenagem na BR-304. A obra está sendo executada desde o último dia 3 de abril, após uma ponte instalada sobre a rodovia desabar. No início da construção, a governadora Fátima Bezerra informou que oi trabalho iria durar 15 dias. Na sequência, foi informado que a conclusão seria na segunda quinzena deste mês. Agora, o prazo está previsto para o início de maio.

Além das etapas já concluídas, está em andamento a execução de camada drenante com pedra rachão e de brita graduada e a instalação de tubulação de um bueiro que vai permitir o fluxo do rio no desvio. “As equipes do Departamento sempre que as condições climáticas são favoráveis vem dando celeridade aos trabalhos, visando liberar o tráfego no trecho o quanto antes. A expectativa é de que o desvio esteja operando até o início de maio”, disse o DNIT.

Sobre a construção da nova ponte na BR-304, o anteprojeto para contratação emergencial da empresa responsável pela obras ainda está em análise pela equipe técnica da autarquia. Após a aprovação desse estágio, será dado início ao processo de contratação de empresa especializada para construção. “Importante esclarecer que a nova estrutura terá conformações diferentes da travessia que colapsou, visando elevar a capacidade de vazão no segmento e afastar o risco da ocorrência de sinistros”, afirma o DNIT.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morada da Paz lança novos episódios de podcast Morada do Cuidado

Foto: Divulgação

O Cemitério e Crematório Morada da Paz acaba de lançar novos episódios do podcast “Morada do Cuidado”. Gravado no formato videocast, com duração de 30 minutos em média, o programa está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio (Spotify, Deezer e Amazon Music) e no canal do YouTube do Morada da Paz.

O primeiro episódio, com a apresentação da psicóloga especialista em luto do Morada do Paz, Mariana Simonetti, já está disponível e tem como tema “Vamos falar sobre o luto?”. Na oportunidade, ela conversou com Lucineide Tavares, cerimonialista do Morada da Paz.

“O luto, em sua essência, é uma jornada solitária, um caminho que cada indivíduo trilha à sua maneira, carregando um fardo que é único e profundamente pessoal. No entanto, a presença de um apoio empático e compreensivo pode fazer diferença nesse processo”, fala Mariana.

O segundo episódio vai ao ar no dia 25 de abril, com o tema “Mitos e Verdades sobre o luto”, com as psicólogas do luto do Morada da Paz, Simône Lira e Alexsandra Sousa.

“Desvendar esses mitos e abraçar essa complexidade, pode nos ajudar a compreender como diferentes pessoas vivenciam e expressam suas perdas. Acreditamos que através deste entendimento, podemos oferecer um suporte mais genuíno e empático àqueles que estão passando por este difícil momento de suas vidas”, fala Simône.

Já no dia 30 de maio será veiculado o terceiro episódio com o tema “Como falar sobre o luto com crianças?”. Nele, Mariana Simonetti conversa com Millena Batista, psicóloga e atuante na área de Educação infanto-juvenil.

“Os desafios em falar sobre luto com crianças incluem a dificuldade de encontrar uma linguagem apropriada que seja ao mesmo tempo honesta e sensível à idade da criança. Além disso, há o receio de provocar mais tristeza ou medo”, diz Mariana.

O quarto e último episódio da temporada vai ao ar no dia 27 de junho, com o tema “Perdi meu pet, e agora?”. No videocast, Simône Lira conversa com Giovanna Simões, designer e tutora de Guga.

“A sociedade muitas vezes minimiza a dor de perder um pet por não reconhecer plenamente o vínculo emocional entre humanos e animais de estimação. Isso pode se manifestar em comentários como ‘era apenas um animal’ ou sugestões para substituir rapidamente o pet perdido. Tais atitudes podem invalidar os sentimentos do enlutado e criar uma sensação de isolamento, já que a dor profunda e o luto vivenciado não são vistos como comparáveis à perda de um ser humano”, comenta Simône.

Morada do Cuidado

Viver o luto após a perda de um ente querido costuma ser um momento muito delicado na vida de muitas pessoas. Diante disto, o Morada da Paz criou a Morada do Cuidado, uma plataforma multimídia que oferece conteúdos especializados em luto. Através da ferramenta digital, o público encontra gratuitamente conteúdos, programas e recursos que auxiliam e orientam o enlutado com informações seguras sobre o tema, com a curadoria de psicólogos e profissionais capacitados no assunto.

Como desdobramento do projeto, surge em 2022 o podcast Morada do Cuidado. A iniciativa busca conscientizar, através do diálogo e experiências compartilhadas, sobre temas como a vivência do luto. Atualmente, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo. No último ano, o Morada do Cuidado foi reconhecido com uma Menção Honrosa na premiação Pursuit of Excellence Award, conferido pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo.

Acesse: www.moradadocuidado.com.br
youtube.com/moradadapaz
bit.ly/podcastmoradadocuidado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Brasil Redescoberto: pesquisa defende que descobrimento do Brasil se deu no Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação

Os professores Carlos Chesman, do Departamento de Física da UFRN, e Cláudio Furtado, do Departamento de Física da UFPB, estão à frente de um estudo inovador que busca redefinir a história do descobrimento do Brasil. Denominado “Brasil Redescoberto”, o projeto apresenta evidências científicas da correta localização da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, argumentando que a mesma ocorreu no litoral Norte do Rio Grande do Norte, e não na Bahia, em Porto Seguro.

A pesquisa, fundamentada em dados científicos, cálculos matemáticos e embasamentos geométrico e geográfico, propõe uma revisão da rota histórica com base na carta de Pero Vaz de Caminha. Os estudiosos defendem que o “Monte Pascoal” mencionado na carta corresponde ao Monte do Torreão, na cidade de João Câmara, e que o primeiro sinal de terra avistado teria sido o Cabo de São Roque, em Barra de Maxaranguape. Para isso, Chesman e Furtado avaliaram as correntes marítimas e eólicas.

Segundo a pesquisa, o ponto de primeiro desembarque da esquadra de Cabral, conhecido como Marco do Achamento e descrito como Porto Seguro na carta, estaria localizado na atual Praia do Marco, no município de Pedra Grande. O professor Carlos Chesman pontua que “foram utilizados métodos das ciências da natureza, como medições, modelagens geométricas e cálculos, além de verificações no mar. Todos os estudos são baseados nos dados registrados na carta de Pero Vaz de Caminha e foram submetidos para publicação em revista científica internacional”.

O estudo incluiu também uma análise da distância percorrida das Ilhas de Cabo Verde até os primeiros sinais de terra avistados, a distância do avistamento da terra, fotografias do oceano com terra visível a uma distância de 30 km da costa, descrições geográficas do porto seguro, profundidades litorâneas, distância do primeiro desembarque no porto seguro, distância das grandes barreiras vermelhas (entre 120 e 150 km) e a descrição do local conforme registrado na Carta de Pêro Vaz. A pesquisa do Brasil Redescoberto desafia as concepções tradicionais sobre o descobrimento e promete ampliar o debate acadêmico sobre o tema.

Opinião dos leitores

  1. BG, avisa ao estagiário para estudar o assunto antes! Quem começou tudo isso foi o historiador Lenine Pinto, que tem embasamentos históricos quanto a isso! Lenine afirmar isso a 4 décadas, nenhuma novidade!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo prorroga uso da Força Penal na Penitenciária de Mossoró

Foto: Reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, prorrogou por 60 dias o emprego da FPN (Força Penal Nacional) para reforço da segurança externa da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). A medida foi publicada na edição desta 3ª feira (23.abr.2024) do Diário Oficial da União. Eis a íntegra da portaria (PDF – 88 kB).

Além do reforço da segurança externa, a FPN ficará responsável pelo treinamento dos funcionários do presídio. Conforme a portaria, “os treinamentos serão realizados na Penitenciária Federal em Mossoró e serão coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”.

O uso da Força Penal na unidade foi autorizado pelo ministério em fevereiro deste ano, depois da fuga de 2 presos, a 1ª na história do sistema penitenciário federal brasileiro. Os fugitivos foram capturados em 4 de abril, 50 dias depois. Ao todo, 50 agentes da Força Penal foram enviados ao Rio Grande do Norte. Com a prorrogação, devem atuar no Estado até 21 de junho de 2024.

Conforme o governo, a FPN atua para “responder de forma eficaz a crises no sistema prisional, promovendo a cooperação entre diferentes esferas de governo e agências para a qualificação das condições carcerárias e da segurança pública”.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Policiais civis iniciam paralisação e fecham delegacias no RN

Foto: Layssa Vilela

Policiais civis do Rio Grande do Norte iniciaram nesta terça-feira (23) uma paralisação das atividades em todo o estado. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia na noite de segunda (22), após uma nova rodada de negociação com o governo do RN, que terminou sem acordo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do RN (Sinpol), Nilton Arruda, com a paralisação, nenhuma delegacia – nem as de plantão – vai funcionar no estado nesta terça, assim como nenhum policial civil vai trabalhar sequer para o cadastro de boletins de ocorrência on-line. Ele chamou a paralisação de “greve geral”.

“Nada vai funcionar. Boletins de ocorrência on-line que são realizados precisam de homologação de policiais. E os policiais vão estar parados, não vão nem homologar os serviços on-line. É serviço zero”, disse.

O direito de greve por parte da Polícia Civil ou de profissionais de qualquer carreira policial é inconstitucional, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2017.

Em Macaíba, na Grande Natal, a delegacia estava fechada ao público no início da manhã desta terça (23). Segundo o porteiro Francisco Carlos de Medeiros, que trabalha perto da unidade, os serviços estão suspensos no local há cerca de uma semana. “As pessoas têm procurado bastante, mas chegam aqui, encontram dessa forma (fechada)”, afirma.

Na Cidade Alta, em Natal, a 1ª Delegacia de Polícia Civil da capital também estava fechada durante a manhã. Caso também da delegacia do bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste da cidade.

A Delegacia Geral de Polícia Civil foi procurada pelo g1, mas não se posicionou sobre a paralisação até a última atualização desta matéria. A instituição ainda não informou:

A lista de serviços afetados e quais as orientações para a população que precisa deles

  • Se vai pedir suspensão da greve na Justiça
  • Como vão funcionar os flagrantes e os atendimentos em locais de crimes como homicídios
  • Como vai funcionar a negociação com a categoria a partir da paralisação

Negociação
De acordo com o Sinpol, a paralisação acontece após mais uma rodada de negociação frustrada com o governo do RN para o reajusta salarial.

“Nós flexibilizamos demais. Foi construída uma proposta junto com a direção da Polícia Civil de 10% [de reajuste] divididos em duas vezes: 5% [em janeiro de 2025] mais 5% [em abril de 2025]. O governo do Estado quer dar 5,3% de valorização”, disse Nilton Arruda, presidente do Sinpol

“É a menor valorização que ele [o governo] está dando entre todas as categorias, a pra Polícia Civil. E nós somos a categoria que mais tivemos perdas inflacionárias. Então, não temos como aceitar isso”, concluiu.

Algumas delegacias de bairro e de cidades do interior do estado já estavam fechadas nos últimos dias por conta de manifestações dos policiais civis. Desta vez, a paralisação dos serviços é completa, segundo o Sinpol.

Na semana passada, os policiais civis já haviam suspendido também os serviços extras com diárias operacionais, inclusive nas delegacias de plantão do Estado. A categoria pede, além do reajuste salarial, a nomeação dos 153 concursados já formados e a Resolução do Crédito Remuneratório Individual, que é antigo adicional por tempo de serviço e que atualmente é questionado na Justiça.

Também na semana passada, uma das reivindicações da categoria, o auxílio-fardamento, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa. A proposta é de autoria do governo do RN.

Policiais militares e bombeiros fecham acordo
Os policiais militares e bombeiros fecharam acordo com o governo do estado nesta segunda-feira (22). Segundo a associação que representa os militares, o acordo é de reajuste de 8%, a ser implantado em janeiro de 2025, mais uma estimativa do IPCA no mês de abril do próximo ano; e um segundo reajuste de 5% em janeiro de 2026, mais a reposição do IPCA a cada mês de abril, totalizando cerca de 22,5% até abril de 2026.

Outro ponto que também foi aprovado pelos militares foi o encaminhamento de um projeto de lei que promove a reestruturação na carreira dos Militares Estaduais, viabilizando a promoção dos soldados (ingressos pós 2015) à graduação de cabo com 4 anos e 6 meses.

“O PL será enviado à Assembleia Legislativa em 15 de maio. A mesa de negociação permanece aberta para discussões de outras pautas que ficaram pendentes e que são do interesse da categoria”, informou a associação.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. NENHUM POLÍTICO TEM INTERESSE NA POLÍCIA CIVIL… POIS SOMENTE ESSA CATEGORIA É QUEM PODE INVESTIGÁ-LOS.

  2. A Governadora tem que mostrar que está do lado da Polícia Civil e da população? Se não de que lado ela está??

  3. A Governadora vivia tomando café no Sinpol pedindo votos e agora vemos como ela realmente é. Meu voto não ganha nunca mais.

  4. A Polícia Civil é quem investiga e prende. A população quer os bandidos na cadeia. O que a Governadora quer? Alguém sabe dizer?

  5. A Polícia Penal e a Polícia Militar tiveram suas demandas atendidas. Porque a Governadora persegue a Polícia Civil??

  6. A Governadora tem total responsabilidade sobre a paralisação dos serviços já que engana os servidores há mais de 2 anos. O sofrimento causado no povo é culpa dela.

    1. E olhe que alguns policiais civis votaram nela. Foram ludibriados. De o aumento merecido a esses guerreiros e guerreiras que dão o sangue pra colocar criminosos atrás das grades e não esqueça de chamar os agentes, escrivães e delegados que concluíram o curso de formação. Outra coisa a penal é a pm tbm precisa de atenção especial, assim como as gcms seus prefeitos. A população clama por segurança pública e os profissionais de segurança pública clamam por valorização. Sigam o exemplo do prefeito de parnamirim, que valoriza a gmp. Valorizem os profissionais que arriscam suas vidas para proteger a população

  7. Esse reajuste de 22,5% e mais o auxílio alimentação deve ser oferecido aos policiais Civis assim como foi dado à PM. oferecer menos que isso seria um desrespeito da Governadora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Farol Literário: Colégio Porto incentiva leitura e debate de assuntos relevantes entre estudantes

Fotos: Divulgação

Jogar luz e abrir caminhos sobre a necessidade de incentivar o hábito de ler, trazer à tona o debate sobre assuntos relevantes, amadurecer o pensamento crítico sobre o mundo e consolidar a formação de repertórios. Tudo isso faz parte das práticas adotadas pelo Colégio Porto para a formação de novos leitores. Entre os projetos, está o Farol Literário, que reúne estudantes nos Ensinos Fundamental e Médio.

Na escola, majoritariamente, as práticas de incentivo à leitura acontecem com as indicações dos professores de linguagens e ciências humanas na plataforma Árvore de Livros – que reúne mais de 6 mil títulos -, mas elas também se desenvolvem nas aulas interdisciplinares e nas preparações para as viagens de estudos ou apresentações de trabalhos em grupos e seminários, além das ações pontuais da biblioteca, como a premiação de Leitor do Semestre, as indicações de livros para os vestibulares e o Farol Literário.

O Farol reúne alunos que têm o hábito da leitura ou que gostariam de desenvolver essa rotina, com leituras orientadas, de acordo com a faixa etária, para que eles possam ter um momento de discussão, de debate, de mobilização de ideias, a cada três meses. O projeto conta com a participação de professores de Linguagens e História.

“Incentivar a leitura para que os estudantes adquiram repertório e conhecimento de mundo está entre os pilares da metodologia de ensino do Colégio Porto, que incentiva o protagonismo dos estudantes e o pensamento crítico e reflexivo sobre temas sociais e da atualidade”, explicou a orientadora pedagógica Kennia Ísis.

Os estudantes do 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental se reuniram para bater um papo sobre o livro “Extraordinário” (R. J. Palacio), que conta a história de um menino com uma severa deformidade facial que precisa enfrentar o estranhamento e o preconceito de crianças e adultos. Os alunos do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio debateram o livro “A vida invisível de Eurídice Gusmão” (Martha Batalha), que aborda temas como o machismo, a busca por independência e a luta das mulheres por seus direitos.

“Todas essas ações ajudam a formar o repertório sociocultural dos estudantes, que também é fomentado nos componentes curriculares diversificados, como InspirAção, Filosofia, Empreendedorismo e Liderança e Educação Socioemocional, no Ensino Fundamental Anos Finais. E no Ensino Médio, nas aulas de Projeto de Vida e nos Itinerários Formativos, com os componentes curriculares de Historia e Atualidades, Geografia e Atualidades, Leitura e Interpretação do Mundo e Análise Sociofilosófica”, complementou Kennia.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CBF detalha a tabela, América estreia dia 28 em Maracanaú

Foto: Gabriel Leite

A CBF divulgou a tabela detalhada da Série D do Brasileiro e o primeiro jogo do América, contra o Maracanã, será no domingo às 15h30. A partida será realizada no estádio Almir Dutra, na cidade de Maracanaú-CE. O Santa Cruz de Natal entra em campo no sábado, para enfrentar o Treze-PB, no estádio Barretão, com o início previsto para às 15h. O Potiguar de Mossoró é outro que estreia fora de casa, ele vai encarar o Atlético-CE, às 16h, no Estádio Domingão, na cidade de Horizonte.

A competição terá início no dia 27 e contará com a participação de 64 clubes, que buscam o acesso para a terceira divisão do futebol nacional.

Na primeira fase, as equipes participantes serão divididas em oito grupos regionais, e se enfrentarão em turno e returno. Ao fim das partidas, os quatro melhores colocados de cada grupo avançarão para a segunda fase, disputada no formato de mata-mata, modelo que continuará sendo adotado até a disputa do título. As quatro equipes classificadas para as semifinais vão garantir o acesso para o Brasileirão Série C em 2025.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes tomou mais de 8.000 decisões sobre 8 de Janeiro

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O gabinete do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes divulgou nesta segunda-feira (22.abr.2024) um relatório sobre as ações tomadas pelo ministro em seus 7 anos de atuação na Corte. Segundo o documento, foram 8.061 decisões proferidas somente sobre o 8 de Janeiro.

Na data no ano passado, 1.397 pessoas foram presas em flagrante na praça dos Três Poderes ou nos prédios invadidos. Dos dias 8 a 9 de janeiro, mais de 1.929 pessoas que estavam acampadas em frente a quartéis foram conduzidas à Academia Nacional de Polícia, sendo que 775 foram liberadas no mesmo dia.

Ficaram detidas 1.645 pessoas, que passaram por audiências de custódia. Depois dessas audiências, Moraes analisou os casos e concedeu liberdade provisória com medidas cautelares (como uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar) a 1.557 presos.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. A verdade é a grande justiça. Como pode um cara que não foi eleito pela população ter tamanha autonomia? Um dia a justiça irá cobrar. Incrível como ainda existem indivíduos defendendo o lado errado da história. Que a LUZ de Deus ilumine essas mentes.

  2. Parabéns Alexandre de Moraes, parece que só você trabalha nesse país, e quem não trabalha fica falando mal de quem trabalha.

    1. O negócio é ter o nome de Edson, aí falou a voz da experiência, tu vende latinha de cerveja seca onde?

  3. Evocou para si um poder que certamente não conseguirá sustentar. Vai terminar sendo “ceifado” pelo Legislativo ou mesmo pelo Judiciário.

  4. Obrigado Xandão..🙏🙏🙏
    O Brasil tem um dívida imensa contigo.
    Obrigado por não permitir que o Satanaro desse o golpe.

  5. Que ele siga em frente, tome mais de cem milhões mas coloque essa corja de vagabundos na cadeia!
    E o outro canalha vagabundo fascista ainda tem a cara (ou focinho) de pau de vir á público pedir “anistia” pra essa raça de delinquentes!
    Claro…ele só pode estar envolvido, né??
    Parabéns Xandão!
    Mostre aquela corja de amarelo que bandeira do Brasil não é estandarte político, que rapadura é doce mas não é mole e que o país pode ter sido governado por um moleque durante quatro anos mas não é brincadeira!

    #SEMANISTIA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre o empresário Sergio Boffa, proprietário do Hotel Praia Bonita

Foto: Reprodução

O empresário Sergio Boffa Pedro, 71 anos, proprietário do Praia Bonita Resort & Conventio, na Praia de Camurupim, litoral sul do Rio Grande do Norte, sofreu mal súbito, nesta segunda-feira (22), quando fazia conexão do aeroporto de Lisboa para Milão, na Itália. Ele era natural de Turim.

A Prefeitura Municipal de Nísia Floresta emitiu nota de pesar:

– Com imensa tristeza, o município de Nísia Floresta expressa seu pesar pelo falecimento do Sr. Sergio Boffa Pedro, CEO do Praia Bonita Resort & Conventios, ocorrido nesta segunda-feira (22/04).

Neste momento de luto e despedida, a Administração Municipal oferece suas sinceras condolências a todos os familiares e amigos enlutados, compartilhando o sentimento de perda.

Nota da Abav-RN:

– É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Norte (ABAV-RN) recebe a triste notícia do falecimento do Sr. Sergio Boffa, proprietário do Praia Bonita Resort, localizado na encantadora Praia de Camurupim, no estado do Rio Grande do Norte.

Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família enlutada, aos amigos e colaboradores do Sr. Sergio Boffa, que com seu trabalho e dedicação contribuiu significativamente para o desenvolvimento do turismo em nossa região.

Que Deus conforte os corações aflitos e dê forças para superar esta perda irreparável.

Atenciosamente,

Antonio Neto
Presidente da ABAV-RN

BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *