Foto: Jorge William / Agência O Globo
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, prestou depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira, no prédio do MEC. Segundo relatos feitos ao GLOBO, o ministro apelou ao direito de permanecer em silêncio. A PF havia marcado o depoimento para amanhã. Porém, hoje, o próprio Weintraub pediu para antecipá-lo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou o depoimento de Weintraub para explicações sobre sua afirmação durante reunião ministerial do dia 22 de abril, quando pediu a prisão de todo o STF.
— Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF. E é isso que me choca — disse Weintraub na ocasião.
A decisão de Moraes foi tomada no inquérito que investiga, desde março de 2019, ataques ao STF e aos ministros. Segundo o ministro do Supremo, há indícios de que Weintraub cometeu crimes de injúria e difamação, previstos no Código Penal, bem como quatro crimes previstos na Lei de Segurança Nacional, de 1983.
“A manifestação do Ministro da Educação revela-se gravíssima, pois, não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito”, escreveu Moraes.
Nesta quarta-feira, o ministro Moraes autorizou uma operaçao da PF contra fake news e ataques ao Supremo dentro do mesmo inquérito. Além de seis deputados federais bolsonairstas, aliados do presidente, como empresários e influenciadores, foram alvos da operação.
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também determinou que o ministro da Educação explique as declarações. A comissão deve analisar também o fato de Weintraub ter usado assessores do ministério como advogados em ações de interesse particular, conforme revelado pelo GLOBO. O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) entrou com uma representação no órgão sobre o caso, mas o assunto ainda não foi analisado, segundo Lucon.
O Globo
Com essa turma de brasileiros de araque a começar pelo presidente, O barco comandado pelo capitão só desce, levando o Brasil par a o fundo do lamaçal.
Em matéria de destilar ódio, proferir bravatas e assassinar a gramática, o ministro da "educação" é o aluno número 1 do Capetão.
Ministro da deseducação, isso sim, um bravateiro, igual ao presidente
Alexandre Morais bota esse vagabundo logo na CADEIA…esse LACRAIA…e seus coloios. FORA BOSTANARO incompetente ..
Arregou…
'impreçionante' a COVARDIA desse ignóbil.
Tem gente que tem mais medo da milícia do que da justiça. Eu também. Tá ok PORRA?
Agora sim, temos um ministro de verdade.
Se você não sabe, após o uso da cloroquina, o Brasil é o segundo país do mundo em curados do covid.
Até então só se via roubalheira.
Aceita que dói menos, petralhada!
Avante Brasil!!!!!??
Tigrão atrás do teclado do computador, tchutchuca na frente da PF.
Quando o negócio apertou o leão virou gatinho. Todos eles são assim.
O falastrão afinou? Típico do moralista de goela!
O Alexandre de Moraes tá botando pra torar nesse povo. Esse careca é doido e corajoso que só uma porra. Essa turma do capitão não é de brincadeira.
Oxente! Tão macho! Na hora do vamu ver, cagou-se! Tremendo bundão!
O bravateiro que apareceu no vídeo de Bolsonaro acabrunhou.
90% da população brasileira tem o mesmo sentimento do ministro da educação.
Quem tem bigode cagado sempre acha que o mundo é uma imensa cloaca.
Covarde!
Arregou….
Onde esta o corajoso ministro que colocaria todos na cadeia começando pelo STF. Diante de alguns agentes e delegados federais, simplesmente calou-se, tremeu-se todo e não teve a mesma "coragem"…isso é só mínimo…..seja HOMEM e assuma ao menos suas palavras, pois um HOMEM sem palavra não é nada.
Estamos há 14 dias sem Ministro da Saúde diante de uma pandemia que já matou mais de 26 mil pessoas. Ainda tem quem apoie essa cambada de incompetentes.