Judiciário

Em nota de repúdio, Clube Militar acusa Celso de Mello de ter ‘ódio pelos militares’

Foto: Divulgação | Reprodução

O Clube Militar se manifestou novamente contra uma decisão do STF. Agora, o alvo da agremiação, que é o centro da atuação política de militares do Exército da reserva, tem como alvo o ministro Celso de Mello.

Numa “nota de repúdio”, o presidente do clube, general Eduardo Barbosa, acusa o despacho de Mello sobre o processo que apura as denúncias de Sergio Moro contra Jair Bolsonaro de ser “páginas e mais páginas de ilações e comentários completamente desnecessários, utilizados tão somente para demonstrar seu ódio pelo governo federal e pelos militares”.

Eis alguns trechos do texto de Barbosa, recheado de uma expressão fartamente usada por Bolsonaro “no tocante ao”:

— Quanto ao despacho em si, “parabéns” ao Sr Ministro ao discorrer sobre a publicidade que deve ser dada às investigações, particularmente quando envolve autoridades públicas. Quem sabe essa afirmativa sirva, por exemplo, para tornar públicos alguns inquéritos sigilosos que tramitam no próprio Supremo? Ou aquelas investigações envolvendo os próprios Ministros e seus parentes, “amigos” e Congressistas?

— A maior falta de habilidade, educação, compostura e bom senso, desejáveis em um Ministro de uma Alta Corte, é, no tocante à forma como trata todas as testemunhas arroladas para depor, considerá-las como se fossem bandidos da pior espécie. Tal tratamento deveria, sim, por justiça, ser dispensado aos réus de um processo, inclusive àqueles que roubaram nosso país e que andam soltos por aí por leniência dessa própria Corte! Estes, sim, merecem ser conduzidos “debaixo de vara”.

— Tratar autoridades de um outro Poder dessa forma leviana só demonstra o nível de Ministros do STF que temos em nosso País. Particularmente no tocante aos nossos Generais Ministros, a capacidade profissional que demonstraram ao longo de suas carreiras dispensa qualquer defesa, pois nenhum chegou ao topo da carreira militar por indicações políticas e/ou ideológicas, mas tão somente pelo mérito, caracterizado, entre outros atributos, pela dedicação à Pátria.

Lauro Jardim – O Globo

Opinião dos leitores

  1. "O seu comentário está aguardando moderação." Isso para mim é censura! Tenho direito a externar livremente meus pensamentos e opiniões. A responsabilidade é minha. Pessoal. Incisos IV e IX do artigo 5º da violentada CF/88.

  2. A quebra do sigilo do fajuto inquérito que corre célere, autorizada pelo comprometido decano, (ou 'sacano'??) tem a única finalidade de dar vasão ao mau caráter, complexos e traumas e à exibição de uma pseudoforça, com alarido às humilhações às Forças Armadas, ultrajando as imagens de seus Generais. O 'sacano' quer mostrar que a força é dele. Mas né não!!! viu 'sacano'?

    1. Aponte um desvio etico e moral do Dr Celso de Mello. Você tem até o final de 2020 p apontar um com comprovação. Só um detalhe: na vale fake táokei!

    2. Desculpa sr Jr, mas não respondo e nem polemizo com quem nem nome mostra, escondendo-se atrás da cortina da internet. Passe bem. Cuidado como o coronavírus.

  3. Sr Junior, concordo com o Sr. que a lei diz que, a condução coercitiva está assegurada, porém, não foi o que ocorreu com o senador Renan Calheiros, quando não acatou a ordem vinda do ministro Marcos Aurelio para que o senador renunciasse a presidencia do congresso, e,o que acoteceu todo0s nós sabemos, mandou um recado ao ministro dizendo que ele mandava na casa dele ,até hoje não houve nhenhuma ação contra o senador, e o Sr ministro ficou desmoralisado e também o STF.

    1. Casos totalmente diferentes. O problema de Renan Calheiros não nada a ver com os dos generais. Estamos falando de uma intimação p depor, onde as testemunhas tem obrigação de comparecer e falar verdade.

  4. Agiu acertadamente o Clube Militar. Celso de Melo é ideologista radical contrário ao governo. Sempre quer atingir nosso Presidente. Se eu fosse um destes dignos Generais não iria e esperaria para ver se na prática a teoria vale alguma coisa. Se fosse Presidente do STF enviaria Ofício de Desagravo, porque dignos militares não podem ser tratados como bandidos. Bastaria que no longo e prolixo despacho determinasse a intimação na forma da lei. Quando transcreveu o dispositivo legal deu ênfase a trecho que só se aplica a bandido e corrupto. Deselegante, mal educado, arrogante, que inclusive já teria declarado (assim foi noticiado) que quem governa o Brasil é o STF. Errado, porque todo poder emana do povo e nosso digno e honrado Presidente foi eleito pelo povo.

  5. Militares da reserva não refletem o entendimento de quem está na ATIVA. Não estamos mais em 64. Quem não deve não teve. Gestores públicos devem agir com transparência e imparcialidade.

    1. É ai onde está o seu engano! Generais da Reserva têm tanta força quanto os da ativa. E suas opiniões são ouvidas. Gen.Eduardo se quiser vai buscar o indigitado biltre decano onde ele estiver, não importando se fora do covil ou dentro.

  6. Os generais querem um tratamento especial por serem generais? Tapete vermelho pra eles, se necessário coercitivamente.

  7. É importante que essa Nota seja dirigida ao senhor Bolsonaro para que evite as agressões perpetradas diariamente contra a impressa e demais poderes. Para que este também passe a governar o país e não ficar com mimi como se tem visto até agora. Vá o senhor presidente cuidar da gripezinha que já matou quase dez mil brasileiros e tem mais de 100 mil infectados!! Aí sim, quando ele tiver noção das baboseiras que fala talvez o tratamento seja outra. Por enquanto não tem razão a Nota e nem o senhor presidente. Vá trabalhar Bolsonaro…

    1. Só que quem falou primeiro em gripezinha foi Dr Drauzio na própria inimiga da Pátria, rede globo. O fim da frase que o Estadista falou ele diz "como disse aquele conhecido doutor daquela conhecida emissora" Ninguém disse nada e retrucou "indignado e veemente" o Dr Varela, como fazem com o Estadista Presidente Jair Bolsonaro. Nada, é que não estão acostumados com mandatário honrado, transparente e patriota.

  8. Nunca pensei que os militares fossem de muito mimimi Sempre pensei que agiam MAS POR TODOS ESSES ANOS ESTIVE ENGANADO e um aviso cuidado que o ministro pode prender os Generais

    1. Ministro deveria prender quem roubou esse país e está solto. Ministro sabe o que é liberdade de expressão, garantido no texto Constitucional.

  9. Coisa de quem viveu parte da vida sendo tratado como reis.
    Ninguém está acima da lei, ninguém!
    "no tocante ao"

  10. BFG
    Parabéns ao General Eduardo Barbosa esses ministros se acham "Deuses" que podem tudo, esse mesmo, ainda está ai por uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que lhe beneficiou por mais 5 anos quando a idade MÁXIMA seria 70 anos e ele está la por mais 5 anos. O General só disse verdades.

    1. O General falou bobagem. A previsão da condução coercitiva está na lei. Toda e qualquer pessoa pode ser conduzida coercitivamente se deixar de comparecer à uma audiência sem motivo devidamente justificado. Esta advertência consta inclusive em toda intimação que qualquer cidadão recebe. Além do mais, esses militares não são réus. São testemunhas em um inquérito e portanto, tem sim a obrigação de comparecer para depor caso sejam intimados. A única coisa que não podem fazer é mentir. Talvez por isso é que estejam dando esse chilique.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Médico que matou colegas já foi citado em investigação de propina da PF

Foto: Reprodução

A PCESP (Polícia Civil do Estado de São Paulo) investiga se o assassinato de dois médicos em Alphaville, na Grande São Paulo, está ligado a disputas comerciais e a contratos na área da saúde pública envolvendo o autor dos disparos, o médico Carlos Alberto Azevedo Filho. Ele foi preso em flagrante, na noite de sexta-feira (16), após matar a tiros Luís Roberto Pellegrini Gomes, de 43 anos, e Vinicius dos Santos Oliveira, de 35 anos, em frente a um restaurante em Barueri.

O caso ganhou novos contornos após a confirmação de que a empresa do atirador mantém contratos com uma organização social investigada por suspeita de esquema de propina.

Segundo os contratos aos quais a CNN Brasil teve acesso, Carlos Alberto e Luís Roberto eram proprietários de empresas que atuam na gestão e intermediação de serviços médicos. Ambos tinham atuação em contratos firmados com organizações sociais e secretarias de saúde.

As investigações indicam que as desavenças entre eles vinham se acumulando havia meses, motivadas por concorrência direta e disputas por contratos na área hospitalar. Vinicius, a segunda vítima, trabalhava como médico vinculado a organizações sociais que mantinham relação profissional com a empresa de Luís Roberto.

A empresa de Carlos Alberto, a Cirmed Serviços Médicos, possui contratos milionários firmados com a Fundação ABC, entidade responsável pela administração de hospitais e unidades de saúde em municípios da Grande São Paulo.

A Fundação ABC foi alvo da Operação Estafeta, realizada pela PF (Polícia Federal) em julho de 2025, que investiga um suposto esquema de pagamento de propina a partir de contratos de gestão financiados com recursos públicos. Embora a empresa do atirador não tenha sido formalmente citada na operação, os contratos assinados previam repasses de milhões de reais por ano para a prestação de serviços médicos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Bombeiros capturam jiboia de cerca de 3 metros em granja de São Gonçalo do Amarante

Foto: Divulgação

*Bombeiros do RN realizam captura de jiboia em São Gonçalo do Amarante e reforça orientações à população*

Na manhã deste domingo (18), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), por meio de uma guarnição do Auto Bomba Salvamento (ABS), realizou a captura de uma jiboia com aproximadamente 3 metros de comprimento.

A ocorrência foi registrada em uma granja localizada no bairro Guajiru, no município de São Gonçalo do Amarante, após moradores acionarem a corporação ao identificarem a presença do animal no local. Durante a ocorrência, os bombeiros seguiram protocolos específicos para a captura de animais silvestres, utilizando técnicas e equipamentos adequados que garantem a segurança da população e a integridade do animal. Após a contenção, a jiboia foi retirada da área habitada e destinada a local apropriado, conforme as normas ambientais.

O CBMRN destaca que, neste período de altas temperaturas e aumento dos incêndios em vegetação, é comum que animais silvestres, como serpentes, deixem seus habitats naturais em busca de abrigo, água e alimento, o que pode resultar em aparições em áreas urbanas.

Diante dessas situações, o Corpo de Bombeiros reforça a importância de acionar a corporação. Tentativas de captura por pessoas não treinadas podem resultar em acidentes graves, além de colocar o animal em risco. A orientação à população é manter distância, evitar qualquer tipo de contato e ligar imediatamente para o número 193 ao se deparar com animais silvestres em áreas urbanas ou residenciais.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Vigilantes protestam por atraso salarial de terceirizados da saúde em Natal

Foto: Ananda Miranda

O Sindicato dos Vigilantes do Rio Grande do Norte (SINDSEGUR) realizou, nesta segunda-feira (19), um protesto em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para reivindicar o pagamento dos salários dos trabalhadores da empresa Interfort.

A manifestação aconteceu em resposta ao atraso no pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro de 2025, afetando cerca de 500 vigilantes que prestam serviços à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

De acordo com o SINDSEGUR, o protesto foi convocado após o descumprimento de um acordo prévio feito entre o sindicato e a SESAP, que estabelecia um cronograma de repasses financeiros para garantir o pagamento em dia dos vigilantes.

“Vamos fechar a Salgado Filho a cada 15 minutos. Já recebemos relatos de vigilantes, com luzes sendo cortadas, é uma situação humilhante”, disse Marcio Lucena, presidente do sindicato.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Redação Praia fecha o verão 2026 na sexta-feira (23) com Zezo, Cavaleiros do Forró e mais

Fotos: Divulgação

Depois de shows com atrações nacionais ao longo do verão e festas com ingressos esgotados na temporada 2026, o Redação Praia encerra o seu veraneio deste ano em grande estilo com muito forró e brega.

E para isso, a sexta-feira (23) será mais que especial com os shows de Zezo, Cavaleiros do Forró, Circuito Musical e José Orlando.

Uma noite inesquecível para cantar junto, reviver sucessos, e comemorar com a turma no melhor verão do Rio Grande do Norte.

Os ingressos estão à venda no site Outgo e também na loja Visby, na praia de Pirangi. Mais informações no perfil oficial @redacaobar no Instagram.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Em carta à Noruega, Trump diz que “não se sente obrigado” a pensar na paz

Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em uma carta ao primeiro-ministro da Noruega que não se sente mais obrigado a “pensar puramente na paz” por não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz, e reiterou sua exigência de controle da Groenlândia.

A carta, vista pela agência de notícias Reuters, foi uma resposta a uma breve mensagem enviada a Trump pelo premiê norueguês, Jonas Gahr Störe, e pelo presidente da Finlândia, Alexander Stubb, opondo-se à sua decisão de impor tarifas a aliados europeus por se recusarem a permitir que os EUA assumam o controle da Groenlândia, disse Störe em um comunicado.

“Considerando que seu país decidiu não me conceder o Prêmio Nobel da Paz por ter impedido mais de 8 guerras, não me sinto mais obrigado a pensar puramente na paz, embora ela sempre seja predominante, mas agora posso pensar no que é bom e apropriado para os Estados Unidos da América”, escreveu o presidente americano na carta.

Stoere afirmou ter dito repetidamente a Trump que o Comitê Norueguês do Nobel, responsável pela atribuição do prêmio da paz, é independente e que o governo da Noruega não tem controle sobre ele.

Trump fez campanha abertamente pelo Prêmio Nobel da Paz, que no ano passado foi concedido à líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado.

Machado entregou sua medalha de ouro a Trump durante uma reunião na Casa Branca na semana passada, embora o Comitê Nobel Norueguês tenha afirmado que o prêmio não pode ser transferido, compartilhado ou revogado.

Em sua carta, Trump também questionou novamente a soberania dinamarquesa sobre a Groenlândia, dizendo: “A Dinamarca não pode proteger essa terra da Rússia ou da China, e por que eles teriam um ‘direito de propriedade’ afinal?”

“Não existem documentos escritos, apenas se sabe que um barco atracou lá há centenas de anos, mas nós também tivemos barcos atracando lá.”

“O mundo não estará seguro a menos que tenhamos controle total e completo da Groenlândia”, acrescentou Trump.

A Groenlândia, uma vasta ilha ártica rica em minerais, é uma parte autônoma do Reino da Dinamarca.

Trump concluiu a mensagem para Stoere afirmando: “Eu fiz mais pela OTAN do que qualquer outra pessoa desde a sua fundação, e agora, a OTAN deveria fazer algo pelos Estados Unidos. O mundo não estará seguro a menos que tenhamos o controle completo e total da Groenlândia. Obrigado! Presidente DJT.”

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Escritório da mulher de Moraes perde única ação na qual defendeu Banco Master

Foto: Reprodução

Uma disputa judicial que envolve o Banco Master e seu CEO, Daniel Vorcaro, resultou em derrota para ambos no Tribunal de Justiça de São Paulo, depois de apresentarem uma queixa-crime contra Vladimir Joelsas Timerman, fundador da Esh Capital, em outubro de 2024. Esse processo foi o único conhecido no qual a instituição financeira e o empresário foram defendidos pelo escritório de Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e seus filhos, Alexandre e Giuliana Barci de Moraes.

O litígio teve origem em conflitos entre Timerman e investidores da Gafisa, da qual ele também é acionista. Em meio a denúncias do gestor à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), um inquérito apurou alegações de operações fraudulentas que envolvem fundos ligados a Nelson Tanure e o Banco Master.

Segundo Timerman, essas ações tinham o objetivo de permitir que Tanure ampliasse o controle sobre a construtora, mascarando conflitos de interesse e manipulando o mercado.

Depois de perderem em todas as instâncias, Vorcaro e o Banco Master tiveram de pagar R$ 5,5 mil em honorários à defesa de Timerman. A 2ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP rejeitou, em outubro de 2025, o recurso da instituição, com base em parecer da Procuradoria-Geral de Justiça que apontou falta de “provas suficientes de dolo específico de ofender”. O processo acabou definitivamente em dezembro, depois do julgamento dos embargos.

Paralelamente, Timerman apresentou notícia-crime contra Vorcaro no Ministério Público de São Paulo, sob a alegação de que o CEO do Master teria cometido denunciação caluniosa mesmo ciente das irregularidades na Gafisa.

Ele destacou que as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, além de pareceres da Procuradoria-Geral de Justiça, confirmam a veracidade de suas denúncias sobre a Gafisa, o Master e Tanure.

Na representação apresentada, Timerman afirmou que a escolha do escritório “da esposa de um ministro do STF”, entre “dezenas de escritórios que defendem a instituição”, teve “evidente propósito intimidatório”, segundo palavras do gestor registradas na notícia-crime.

O contrato entre o Banco Master e o Barci de Moraes, apreendido durante a primeira etapa da Operação Compliance Zero, previa honorários de até R$ 130 milhões, embora não tenha sido integralmente executado em razão da liquidação do banco pelo Banco Central, em novembro do ano passado.

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Acidente com dois trens de alta velocidade na Espanha deixa pelo menos 21 mortos

Foto: Reprodução

Um trem de alta velocidade descarrilou no sul da Espanha neste domingo, 18, invadindo a via oposta e atingindo outro trem que vinha em sentido contrário, em um acidente que deixou ao menos 21 mortos e 73 feridos, conforme informaram as autoridades locais.

Antonio Sanz, conselheiro de saúde da região da Andaluzia, onde ocorreu a colisão, afirmou que as autoridades temem que o número de mortos possa aumentar ainda mais.

O trem noturno que fazia a rota Málaga-Madri saiu dos trilhos e colidiu com uma composição que viajava de Madri para Huelva, outra cidade do sul da Espanha, de acordo com a operadora ferroviária espanhola Adif.

Dois oficiais da Guarda Civil confirmaram o número de mortos à Associated Press por telefone e mensagem de texto. Eles falaram sob condição de anonimato, conforme as normas da corporação.

Os serviços de emergência da Andaluzia, região onde ocorreu o acidente, informaram que foram registrados 25 feridos graves.

A chefe da Proteção Civil regional, María Belén Moya Rojas, disse ao canal Canal Sur que o acidente aconteceu em uma área de difícil acesso. Moradores locais levaram cobertores e água ao local para ajudar as vítimas, relatou ela.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rede ligada a Vorcaro e ao Banco Master reúne mais de 2,5 mil empresas, aponta levantamento

Foto: Werther Santana/Estadão

Um levantamento do Estadão, com base em dados da Receita Federal, identificou que a rede de empresas relacionadas ao empresário Daniel Vorcaro e a outros executivos do Banco Master soma mais de 2,5 mil CNPJs. O mapeamento considerou negócios em que sócios, ex-sócios e administradores do banco têm participação direta ou atuam como gestores, além de empresas ligadas a parceiros desses empreendimentos.

A maior concentração está no setor imobiliário, que reúne 1.246 empresas. O segmento costuma utilizar um CNPJ diferente para cada empreendimento, prática comum no mercado. A análise incluiu inicialmente empresas diretamente ligadas aos integrantes do Master e, em seguida, foi ampliada para negócios de sócios em outros grupos.

Além de Vorcaro, o levantamento cita empresários como Luiz Antônio Bull e Augusto Ferreira Lima, ambos ligados ao grupo Master e alvos da Operação Compliance Zero, que investiga crimes contra o sistema financeiro e supostas fraudes na emissão de R$ 12 bilhões em títulos falsos. Procurados, Bull e Lima não se manifestaram. A defesa de Vorcaro afirmou que ele tem colaborado com as autoridades.

Especialistas ouvidos pelo Estadão afirmam que, embora não seja ilegal, o volume elevado de CNPJs chama atenção e pode dificultar o rastreamento de recursos, sobretudo quando envolve fundos de investimento. Segundo advogados, a prática não é comum nem mesmo em grandes conglomerados e levanta questionamentos sobre governança e transparência, apesar de, em setores como o imobiliário e financeiro, o uso de múltiplas empresas ser considerado uma estratégia recorrente.

Com informações do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula prioriza Grupo Globo e concentra entrevistas exclusivas em 2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu preferência ao Grupo Globo na relação com a imprensa ao longo de 2025. Levantamento do Poder360 aponta que Lula, ministros de primeiro escalão e líderes governistas no Congresso concederam 175 entrevistas exclusivas ao conglomerado, número superior ao registrado por veículos como CNN, SBT, Record e Band.

O estudo considerou o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025, com base em agendas oficiais dos ministérios e na divulgação das entrevistas pela mídia. Foram classificadas como exclusivas as ocasiões em que a autoridade falou apenas a um veículo. Entre os ministros, Marina Silva (Meio Ambiente) liderou, com 12 entrevistas ao grupo, seguida por Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), com 11, e Fernando Haddad, Alexandre Padilha e Vinicius de Carvalho, todos com 10.

O presidente Lula concedeu quatro entrevistas ao Grupo Globo no ano — uma ao Jornal Nacional e três a emissoras afiliadas nos Estados. No primeiro semestre, o presidente não falou com o conglomerado. Apesar da preferência, sete integrantes do governo não concederam nenhuma exclusiva ao grupo, assim como a primeira-dama, considerando as trocas de comando ocorridas ao longo do ano.

Ao todo, ministros, secretários e líderes governistas deram pelo menos 1.036 entrevistas exclusivas em 2025, sendo 171 ao Grupo Globo. Lula falou 38 vezes com exclusividade à imprensa, ficando atrás de seis ministros. Paulo Teixeira liderou o ranking geral, com 71 entrevistas, seguido por Wellington Dias, com 67. Também superaram o presidente Silvio Costa Filho, Marina Silva, Fernando Haddad e Rui Costa, conforme o levantamento do Poder360.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Universidade inaugura banheiro unissex com cerimônia e decoração

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Luiz Bacci (@luizbacci)

Vídeo: Reprodução/Instagram

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) inaugurou, nesta quarta-feira (14), o seu primeiro banheiro sem gênero no campus Maracanã. O espaço foi instalado no 10º andar do bloco C, no Pavilhão Reitor João Lyra Filho, e teve direito a cerimônia oficial de abertura.

A iniciativa partiu da Superintendência de Equidade Étnico-Racial e de Gênero e tem como objetivo acolher pessoas de todas as identidades e expressões de gênero, reforçando o discurso institucional de inclusão e respeito dentro da universidade.

Além da proposta simbólica, o ambiente também recebeu atenção estética. A decoração do banheiro contou com a participação da professora Grassine de Oliveira, responsável pela arte aplicada no local, que buscou traduzir visualmente os valores defendidos pelo projeto.

A UERJ afirma que a criação do espaço faz parte de um conjunto de ações voltadas à promoção da diversidade no ambiente acadêmico, ampliando políticas de reconhecimento e convivência para a comunidade universitária.

Com informações de Bacci Notícias

Opinião dos leitores

  1. Meu Deus! Quanta energia gasta para uma coisa tão dispensável. Aí tira o foco do que realmente é importante.

  2. A culpa disto são das mulheres que aceitam essa aberração e se sujeitam a dividirem banheiros com homens.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *