Política

Vereador Robério Paulinho diz que ‘diversos jornalistas de direita no RN deturparam seu conteúdo’, e que projeto ‘em nenhum momento fala em proibir consumo de carne’

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O PROJETO DE LEI “DIA SEM CARNE”, DO PROF. ROBÉRIO PAULINO – PSOL, NA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

O vereador de Natal Robério Paulino(Psol), publicou nota nesta terça-feira(10) para falar sobre a polêmica do projeto de lei “Dia sem carne”. No texto, diz que “setores de direita orquestraram nos últimos dias um violento e mentiroso ataque ao nosso mandato, por conta da apresentação de um simples projeto educativo, voltado à saúde pública, o Dia sem Carne. Diversos jornalistas de direita no RN deturparam seu conteúdo, tentando ridicularizar o projeto, cujo objetivo é tão somente de educação alimentar”.

Robério Paulino diz que “até mesmo o Sr. Carlos Bolsonaro nos atacou no dia de hoje em seus canais, que atingem milhões de pessoas. Diante disso, vimos aqui esclarecer a verdade”.

Veja o que mais diz a nota:

“Em nenhum momento o projeto fala em PROIBIR o consumo de carne por quem quer que seja. A proposta é tão somente instituir nos órgãos ou entidades ligadas ao poder público, como deixa bem claro o projeto, o Dia sem Carne. Em nenhum momento se fala de PROIBIÇÃO a bares e restaurantes privados da cidade de servir carne ou qualquer prato, como desonestamente propagaram os fabricantes de fake news.

Esse projeto, muito educativo, já funciona em algumas cidades brasileiras. Em 2017, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou tal projeto e algumas secretarias estaduais adotaram a Segunda-feira sem Carne. Em Porto Alegre, como em diversas cidades brasileiras e do mundo, também se discute sua implantação. A iniciativa segue tendência mundial lançada nos EUA em 1985, por meio do Dia Mundial sem Carne, celebrado no dia 20 de março, que tem o apoio da Agência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e de diversos artistas, como o beatle Paul McCartney.

Segundo a FAO, 75% das novas doenças que afetaram os seres humanos nos últimos 15 anos são causadas por patologias provenientes da carne e outros produtos de origem animal, pelo que se recomenda reduzir sua ingestão e aumentar o consumo de produtos vegetais na alimentação diária. Portanto, nosso projeto tem um objetivo unicamente de saúde pública, educativo. A redução da ingestão de carne e seus derivados, especialmente dos embutidos, é uma recomendação de muitas associações médicas, não somente nossa.

Apesar de ser um país com muitas carências alimentares, o Brasil é um dos maiores consumidores de carne do mundo, com 160 gramas/dia/pessoa, em média. A população mais pobre, como não pode consumir carnes mais frescas, termina se refugiando nos embutidos, como a salsicha, um verdadeiro veneno para a saúde da população, por conta de tantos conservantes neles inseridos. Existem alimentos muito melhores de origem vegetal, com um poder nutricional muito maior e mais saudáveis. Além disso, nosso projeto não sugere qualquer proibição da ingestão de carne por toda semana, mas apenas UM DIA, e exclusivamente nos órgãos públicos.

Além da motivação de educação alimentar e de saúde pública, o projeto tem uma preocupação ambiental. Hoje os rebanhos mundiais já ultrapassam 50 bilhões de animais para servir à alimentação humana. Seu crescimento constante tem provocado um alarmante desmatamento e destruição dos ecossistemas, como a Amazônia e o Pantanal.

Reconhecemos que a iniciativa do projeto pode parecer polêmica, em um momento de tantas carências geradas pela pandemia. Mas essa pandemia vai passar, com o poder da inteligência, da Ciência e da vacinação em massa, e não de cloroquina e ivermectina, como defenderam os mesmos que atacam desonestamente nosso projeto no momento. Nosso projeto não é somente para a pandemia, mas para os próximos anos, olhando para o futuro. Além disso, esse é apenas um dos mais de 30 projetos que apresentamos, com propostas muito importantes para a população de Natal.

Esperamos que todos aqueles que nos atacaram tenham o mínimo de decência em nos dar o mesmo espaço que usaram em seus veículos e canais para nos atacar. Pedimos a todas e todos os cidadãs/ãos honestas/os que divulguem essa nossa nota para restabelecer a verdade. Muito obrigado.

Natal, 10/08/2021
Mandato do Prof. Robério Paulino – PSOL RN”.

Opinião dos leitores

  1. Vereador deveria se informar melhor. Os grandes problemas de saúde são causados por produtos refinados (óleos vegetais, trigo e açúcar). Muitos estudos que condenam a carne são patrocinados pela indústria de alimentos refinados, ou seja, são altamente questionáveis. O homem é um animal carnívoro e portanto a natureza do homem é consumir carne. Basta ver fotos de pessoas circulando pelas cidades 100 anos atrás (quando o consumo de produtos refinados era muito menor que hoje e o de produtos de origem animal era maior) e as pessoas eram magras. Hoje temos uma epidemia de pessoas obesas que consomem prioritariamente produtos refinados. Há cerca de 30 ou 40 anos o ovo de galinha era um grande vilão, e hoje sabe-se que é um dos alimentos mais nutritivos e completos. Há um discurso com grandes interesses comerciais por trás para condenar a carne… e um dos motivos é o Brasil ser um grande produtor…

  2. Essa turma já tirou o direito de ir e vir, o direito ao trabalho e agora querem tirar o direito de comer o que vc quer. O RN tá lascado com esses políticos!!!

    1. Vereador é só da capital. E ele não tem vez no país que é omaior produtor de gado de corte no mundo.

  3. O Vereador vive em outro planeta, todo dia é dia sem carne para a maioria da população, alguém avisa pra ele que 1 kg de carne está custando 40.00 reais

    1. Tá de graça.
      O auxílio Brasil tá chegando.
      É só aderir ao programa.
      Ou pegar no trampo, coisa que esquerdistas detestam.
      Kkkkkkkk

    2. O auxílio Brasil é um bolsa família eleitoral piorado caro comedor de insetos. Você, pelo jeito, só come carne quando morde a língua.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

RN barra condenados por maus-tratos a animais de assumir cargos públicos

Foto: Ilustrativa

O Governo do Rio Grande do Norte sancionou, nesta terça-feira (15), uma lei que proíbe pessoas condenadas por maus-tratos a animais de assumir cargos públicos no estado. A regra já está em vigor e vale durante todo o cumprimento da pena.

A medida se aplica a toda a estrutura da administração pública estadual, incluindo órgãos diretos, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista com participação do Estado.

A nova legislação cria uma restrição para o acesso ao serviço público estadual e passa a ser aplicada em todo o Rio Grande do Norte.

O Governo do Rio Grande do Norte sancionou, nesta terça-feira (15), uma lei que proíbe pessoas condenadas por maus-tratos a animais de assumir cargos públicos no estado. A regra já está em vigor e vale durante todo o cumprimento da pena.

A medida se aplica a toda a estrutura da administração pública estadual, incluindo órgãos diretos, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista com participação do Estado.

A nova legislação cria uma restrição para o acesso ao serviço público estadual e passa a ser aplicada em todo o Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura do Natal abre edital do Selo Instituição Amiga do Autista

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Natal lançou edital de seleção pública para concessão do “Selo Instituição Amiga do Autista”, iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que reconhece instituições comprometidas com a inclusão e o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (10), o edital prevê a certificação e premiação de instituições governamentais e não governamentais que desenvolvem ações de responsabilidade social no município. O documento completo pode ser acessado no endereço: https://natal.rn.gov.br/storage/app/media/DOM/anexos/dom_20260409_bcb3255cc88d52b6de6d453f14930a1b.pdf

O selo será concedido como reconhecimento público a iniciativas que promovam a valorização, a defesa de direitos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA.

Entre as ações consideradas estão a doação de bens e equipamentos, reserva de vagas de trabalho, adaptação de espaços físicos, criação de ambientes de acolhimento, patrocínio de atividades culturais, esportivas e de lazer, além da realização de campanhas de conscientização.

As instituições poderão se inscrever em uma ou mais categorias, desde que apresentem documentação comprobatória no ato da inscrição. Ao todo, o selo está organizado em sete categorias. Todas as instituições que atenderem aos critérios serão certificadas, e aquelas que se destacarem em cada categoria também serão premiadas.

Para participar, a instituição interessada deverá requerer a inscrição junto à Semtas, mediante preenchimento de formulário específico e apresentação de documentos que comprovem o atendimento aos critérios estabelecidos pela Lei nº 7.855/2025, conforme descrito no edital.

O processo de avaliação será conduzido por uma comissão designada pela Semtas, responsável por analisar as inscrições, validar a documentação e deliberar sobre as instituições selecionadas, de acordo com os critérios estabelecidos.

As inscrições poderão ser realizadas por meio do envio da documentação para o e-mail [email protected], dentro do prazo definido no cronograma. O mesmo canal também está disponível para esclarecimento de dúvidas.

A certificação terá validade de um ano e poderá ser renovada mediante a continuidade das ações. O selo também poderá ser utilizado pelas instituições reconhecidas como forma de valorização de sua atuação social, respeitando as diretrizes estabelecidas.

Cronograma do edital:

Lançamento do edital – 10 de abril de 2026
Período de inscrições – de 10 a 23 de abril de 2026
Publicação das inscrições homologadas – 27 de abril de 2026
Análise dos projetos – de 27 a 30 de abril de 2026
Lista preliminar de projetos aprovados – 5 de maio de 2026
Certificação e premiação – 8 de maio de 2026

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

VÍDEO: Protesto do MST bloqueia trânsito na Ponte de Igapó

Vídeo: Cedido

Um leitor do Blog do BG registrou e criticou, na manhã desta quinta-feira (16), um protesto realizado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na região da ponte velha de Igapó, na Zona Norte de Natal.

Segundo o relato, os manifestantes ocupavam uma das vias logo nas primeiras horas do dia, o que teria provocado lentidão e dificultado a passagem de veículos pelo trecho.

As imagens mostram o grupo com faixas e palavras de ordem durante o ato. Até o momento, não há informações oficiais sobre a pauta do protesto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Quem é Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB preso em operação da PF

Foto: Lucio Bernardo

Presidente do BRB (Banco de Brasília) entre 2019 e 2025, Paulo Henrique Costa foi preso na manhã desta quinta-feira (16) na 4ª fase da Operação Compliance Zero da PF (Polícia Federal). A nova etapa da operação cumpre dois mandados de prisão e sete de busca e apreensão, em São Paulo e no Distrito Federal.

Como mostrou o analista da CNN Matheus Teixeira, a PF investiga se Costa recebeu R$ 140 milhões de Daniel Vorcaro como propina para viabilizar a compra do Banco Master pela instituição financeira de Brasília.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco, o ex-presidente do BRB, de 49 anos, trabalhava há mais de 20 anos no mercado financeiro. Iniciou a carreira no banco HSBC em 1999, de onde partiu para a Caixa Econômica Federal em 2001.

Começou sua trajetória no banco público como trainee e passou por posições gerenciais como Diretor Executivo de Controladoria, Diretor de Administração, Finanças e Relações com Investidores na Caixa Seguridade e Superintendente Nacional de Administração de Risco Corporativo.

Durante este período realizou pós-graduações pela Fundação Getúlio Vargas e pela universidade Stanford, nos Estados Unidos. É mestre em administração por duas instituições estrangeiras, a Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e a Kellogg School of Management, nos Estados Unidos.

Costa assumiu também posições nos bancos Panamericano e Pan. Seu último cargo na Caixa Econômica foi de vice-presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital, função que deixou para assumir a presidência do BRB, indicado pelo ex-governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em 2019.

Em novembro de 2025, foi alvo da primeira fase da operação que investiga crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes financeiros e organização criminosa. Os gestores do BRB eram investigados pela compra de carteiras de ativos do Banco Master, de Daniel Vorcaro, consideradas fraudulentas.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ponte na BR-304 tem ferragens expostas e buracos e coloca motoristas em risco em Caiçara do Rio do Vento

Imagens: Cedidas

Um vídeo enviado por um leitor do Blog do BG mostra a situação da ponte sobre o Rio Olho d’Água, na BR-304, na altura do município de Caiçara do Rio do Vento, na manhã desta quinta-feira (16). As imagens registram buracos na pista e ferragens expostas na estrutura, o que tem gerado preocupação entre motoristas que trafegam pelo trecho.

No registro, veículos aparecem passando pela ponte e, em alguns momentos, chegando a ter contato com partes da estrutura inferior, devido às ferragens retorcidas e expostas nas duas pistas. Segundo o relato do leitor, há pontos em que os ferros ultrapassam o nível do asfalto, aumentando o risco de danos aos veículos.

O denunciante também chama atenção para o perigo envolvendo motociclistas, já que há trechos com buracos e estruturas metálicas expostas nas junções da ponte. Ele afirma que tentou alertar motoristas que passavam pelo local, mas não obteve resposta.

“Cuidado aqui para não morrer”, diz o leitor ao registrar a situação em vídeo. Ele descreve o trecho como de “perigo elevado” e relata impactos de veículos ao passar pela ponte.

Opinião dos leitores

  1. Esse pelego do denit, não está nem ai para a segurança da população, tivemos a queda de uma senhora de uma passarela sem manutenção também. Atenção MPF providencias urgem contra esse “administrator”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PF prende ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, em operação do caso Master

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (16), em Brasília, durante nova fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master. A ação também teve como alvo o advogado Daniel Monteiro, que teria atuado em negociações ligadas à instituição financeira.

A operação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do STF, e está sob sigilo. Ao todo, os policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo.

De acordo com informações iniciais da investigação, os fatos sob apuração envolvem suposto pagamento de vantagens indevidas em negociações entre o Banco Master e o BRB, incluindo transações relacionadas a imóveis.

O valor estimado das operações sob análise chega a cerca de R$ 140 milhões, com aquisição de seis imóveis, quatro em São Paulo e dois em Brasília.

Paulo Henrique Costa comandou o BRB a partir de 2019 e esteve à frente de movimentações estratégicas envolvendo o banco, incluindo negociações com o Banco Master. Na gestão dele, o BRB adquiriu ativos da instituição financeira comandada por Daniel Vorcaro.

Esta é a 4ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos. Os investigados respondem por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes financeiros e organização criminosa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Estadão fala em “abuso de autoridade generalizado” e aponta crise entre STF e CPI do Crime Organizado

Foto: STF

O jornal Estadão publicou um editorial em que afirma haver um cenário de “abuso de autoridade generalizado” no contexto do embate entre o STF, a CPI do Crime Organizado e o relatório rejeitado do senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

Segundo o texto, a CPI teria extrapolado sua finalidade original ao incluir no relatório final pedidos de responsabilização de autoridades do Judiciário e do Ministério Público, em um contexto que envolvia também investigações sobre supostos vínculos com o Banco Master.

A CPI do Crime Organizado rejeitou o relatório apresentado pelo senador Alessandro Vieira, que previa o indiciamento e abertura de processo de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal e contra o procurador-geral da República.

De acordo com o editorial, o conteúdo apresentado teria se afastado do objeto central da comissão, criada para investigar organizações criminosas como PCC e Comando Vermelho.

O Estadão afirma que o episódio evidencia uma escalada de tensão entre instituições, com interpretações divergentes sobre os limites de atuação da CPI e as respostas do Judiciário.

O texto também aponta que reações de integrantes do STF a críticas políticas e parlamentares podem reforçar o clima de confronto entre os Poderes.

O editorial sustenta que tanto a atuação da CPI quanto as reações institucionais do Supremo levantam discussões sobre os limites constitucionais de cada Poder.

Segundo o jornal, o avanço desse tipo de embate pode gerar desgaste institucional e afetar o equilíbrio democrático.

Ao final, o Estadão afirma que episódios como esse reforçam a necessidade de maior contenção institucional e respeito às atribuições de cada Poder, para evitar a ampliação de conflitos entre Judiciário e Legislativo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente da CPI do INSS acusa STF de atuação política e diz que Congresso perdeu protagonismo

Foto: Andressa Anholete/Agência Sendo

O senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPI do INSS, afirmou que o STF estaria assumindo uma atuação de caráter político e que o Congresso Nacional perdeu protagonismo no cenário institucional. A declaração foi feita durante o evento Casa Parlamento, em Brasília, promovido pela Esfera Brasil, segundo informações do Infomoney.

Na ocasião, o parlamentar criticou decisões da Corte e defendeu uma reavaliação da relação entre os Poderes. “Hoje nós temos um Supremo político”, disse.

Viana também afirmou que o STF não teria, em sua avaliação, mecanismos adequados de autocontenção e criticou decisões monocráticas. “Não é possível que um ministro tome uma decisão monocrática e pare quase 600 parlamentares eleitos”.

Segundo ele, o Congresso tem sido o principal afetado por esse cenário. “A chave do Senado foi entregue ao Supremo e ninguém foi lá buscar até hoje”, afirmou.

Na mesma agenda, o senador entregou ao STF o relatório final da CPI do INSS, que será encaminhado a investigações em andamento e analisado por autoridades como a Polícia Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PM realiza simulado com tiros e explosões em Natal nesta quinta (16) à noite; veja interdições

Foto: Divulgação/PMRN

A Polícia Militar realiza, na noite desta quinta-feira (16), um simulado de grande escala em Natal, com foco no enfrentamento a crimes violentos e situações de “domínio de cidades”.

A atividade acontece na Av. Prudente de Morais, nas imediações da agência do Banco do Brasil, no bairro Lagoa Seca. O treinamento tem início previsto para 23h, com intensificação das simulações a partir das 23h50.

Durante o exercício, estão previstas encenações de assalto a banco, com uso de tiros de festim e explosões controladas, além da montagem de bloqueios e barreiras policiais em vias da região.

Ao todo, participam da operação 59 aspirantes da Academia de Polícia Militar (APM), além de viaturas e figurantes. O simulado marca o encerramento do curso de formação da Academia de Polícia Militar.

Interdições e orientações no trânsito

A PM informou que haverá isolamento de áreas e interdição de vias no entorno da operação durante a realização do simulado. Equipes estarão no local para orientar motoristas e pedestres. A recomendação é que a população evite a área durante o período da ação e siga as instruções dos agentes de segurança.

A corporação também reforça que os ruídos de tiros e explosões fazem parte do treinamento e não representam situação real de risco. Em caso de dúvidas, a orientação é acionar o telefone 190.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Ramagem reencontra a família após ser solto nos EUA

Imagens: Reprodução/Instagram/Alexandre Ramagem

Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (15) mostra o reencontro do ex-deputado federal Alexandre Ramagem com a esposa e as filhas após ser solto pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE), nos Estados Unidos.

Ramagem havia sido detido na Flórida e foi liberado dois dias depois da prisão. As imagens foram publicadas nas redes sociais da esposa, Rebeca Ramagem, e registram o momento em que ele chega em casa e é recebido pela família.

O ex-diretor da Abin estava preso no sistema penitenciário de Orange County, no estado da Flórida.

Ramagem é citado em investigações no Brasil e teve condenação relacionada à tentativa de golpe de Estado pelo STF. Após o processo, deixou o país e passou a viver nos Estados Unidos.

O pedido de extradição do ex-deputado foi encaminhado pelo Ministério da Justiça ao governo norte-americano no fim de dezembro de 2025.

Opinião dos leitores

  1. E os ladrões que deveriam estar presos continuam fazendo a festa com nosso dinheiro e rindo da gente! Eita Brasil que tristeza!😢

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *