O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, se pronunciou por meio de sua conta oficial no Instagram acerca da situação de violência vivenciada na capital potiguar nos últimos dias e a sua ausência em reuniões com o Governo do Estado.
Confira texto na íntegra
“Diante das declarações do Governador do Estado, gostaria de esclarecer que em nenhum momento fui convidado a participar de qualquer reunião.
Estranhamente também o Secretário de Defesa do município ou o cmdt da guarda municipal também não foram convidados. No final de semana fiquei no meu posto tomando as providências no âmbito do trabalho que compete à guarda na defesa do patrimônio municipal.
Não gostaria de perder tempo com discussões menores. Continuamos a disposição para ajudar no que couber ao município. Lembro que a missão constitucional de atuar na prevenção e repressão ao crime é do governo estadual que comanda as polícias militar e civil”.
Q tal o prefeito proteger pelo menos as escolas municipais e seus professores diariamente ameaçados e vitimas??? Tá na hora de deixarem essa politicagem de lado. O prefeito nã pode ligar para o governador e se solidarizar num momento de crise como este??? oferecer sua ajuda, seja de qual forma for???? Despreparo geral…
É lamentável a tamanha irresponsabilidade de um gestor, aparecer pelo Twitter e afirmar que não foi convocado para nenhuma reunião.
Homem Faça alguma coisa, o Governador se matando trabalhar e um fresco desse em casa sem fazer nada, como se morasse nos EUA. Acorda criança se não eles tocam fogo em vc e nem percebe….
Até quando esse DESGOVERNO em Natal??? Esse homem pegou o dinheiro da copa do mundo sumiu com um bocado, não fez porra nenhuma e agora solta uma dessa…..
Sou servidor do município e afirmo a guarda está de saco cheio desse prefeito, faz 4 @anos sem aumento no salário de todos os servidores sem falar que um guarda municipal e vigia do patrimônio recebe 20,$ para comer por 24 horas isso é uma vergonha, sem falar que os pobres dos vigias nem agua tem para beber e nem uma farda que identifique o coitado, isso é uma vergonha. Sem falar que a guarda ameaça parar os trabalho toda semana e acampar de frente a prefeitura por data base e etc..
Prefeito so tenho a lamentar o seu despreparo e as suas palavras. Ate parece que o senhor torce para que Natal se transforme num caos. Aprenda com a sua Vice Prefeita Wilma de Faria que apoia as acoes do governador Robson Faria.
E muitos achando que a cidade estava sem Prefeito. É que ele governa pelo Twitter e por isso não pode fazer nada com mais de 140 caracteres.
Compreendo demais.
Na situação em que o Estado está, o prefeito da capital precisa ser convidado a tomar alguma providência? De qual lado ele está? Só não me parece ser do lado do povo de Natal.
#PolíticaPodre
sou servidor da PMN e afirmo categoricamente que não há agentes da Guarda Municipal dando segurança às secretarias municipais. apenas no hospital municipal, até pq ele fica em uma das principais avenidas da da cidade, sendo assim proporciona visibilidade a maquiagem.
Caro Tauã, então nos diz. Qual a finalidade da Guarda? não são agentes de segurança, não protege o patrimônio público municipal, já que não sua maioria os órgão públicos tem sua segurança privada.
Meu querido, segurança é dever do estado mas é responsabilidade de TODOS. Ridículo esse prefeito.
No minimo, fazendo a segurança da casa dele…pense num prefeito de MKT, nunca vi igual. DECEPÇAO.
Caro Chico, não diria com medo. Mas com receio, já que os bravos guerreiros da Guarda Municipal de Natal, não possuem equipamentos e armamentos para o confronto de maneira igual com a bandidagem.. a PMN não investe em segurança.
Onde estava a GUARDA MUNICIPAL quando tocaram fogo na STTU???
A Prefeitura Municipal de Extremoz segue avançando na ampliação e melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população. Como parte desse compromisso, o município se prepara para entregar dois importantes equipamentos: a primeira Clínica da Mulher de Extremoz e a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Moinho dos Ventos.
A nova UBS do Moinho dos Ventos chega para ampliar a oferta de atendimento na atenção básica e fortalecer a estrutura de saúde da região. A unidade também deverá contribuir para desafogar a demanda existente no bairro e atender moradores de comunidades vizinhas, garantindo mais comodidade, agilidade e qualidade no acesso aos serviços de saúde.
Outro importante avanço é a implantação da primeira Clínica da Mulher do município. O novo equipamento será voltado à atenção especializada à saúde feminina, reunindo serviços importantes para prevenção, acompanhamento, diagnóstico e cuidado integral das mulheres de Extremoz.
Entre os atendimentos previstos estão ginecologia, colposcopia com biópsia do colo uterino e ultrassonografia, ampliando o acesso das mulheres a exames e procedimentos especializados dentro do próprio município.
A oferta desses serviços representa um avanço importante para a saúde feminina, permitindo que as pacientes tenham acesso a atendimentos especializados e exames necessários para o acompanhamento da saúde, prevenção e identificação de possíveis alterações de forma mais rápida e humanizada.
Com a nova UBS do Moinho dos Ventos e a primeira Clínica da Mulher, a Prefeitura de Extremoz reforça o compromisso de fortalecer a rede municipal de saúde, descentralizar os atendimentos e ampliar a oferta de serviços especializados para a população.
As duas novas estruturas representam investimentos importantes na saúde pública e refletem o trabalho da gestão municipal para oferecer uma rede cada vez mais estruturada, acessível, humanizada e preparada para atender às necessidades dos extremozenses.
Marcola, ex-chefe de gabinete do presidente Lula, Roberta Luchsinger e Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha — Foto: Reprodução
Roberta Luchsinger confirmou, em entrevista ao g1, que é amiga próxima de Lulinha e afirmou que a relação entre os dois começou antes de Lula chegar à Presidência da República. Na sabatina na TV Globo, na noite de quinta-feira (27), o presidente disse que não conhecia a lobista, mas foi desmentido pela divulgação de pelo menos 12 fotos dele com a empresária nas redes sociais.
Roberta também admitiu que procurou Marco Aurélio Santana Ribeiro, mais conhecido como Marcola, então chefe de gabinete de Lula, para tratar de uma proposta para o governo federal envolvendo medicamentos à base de canabidiol. De acordo com ela, a “ajuda financeira” dada a Marcola foi “por amizade”, não em troca de favores.
Os investigadores da PF afirmam que ela pagou R$ 217 mil em faturas de cartão de crédito, entre outras despesas, para o ex-chefe de gabinete de Lula, em 2024.
A empresária é investigada pela Polícia Federal por suspeitas de tráfico de influência, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações também apuram sua relação com Lulinha e com o lobista conhecido como Careca do INSS. Ela negou ter usado sua proximidade com a família Lula para obter vantagens junto ao governo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interrompeu a jornalista Renata Vasconcellos ao menos 11 vezes durante a entrevista concedida à TV Globo na quinta-feira (27). O petista foi entrevistado por Renata e César Tralli, apresentadores do Jornal Nacional.
Durante a sabatina, Lula também reagiu com tom de desdém ao ser questionado sobre a dívida pública e as metas do governo para reduzir sua proporção em relação ao PIB. O presidente afirmou que a pergunta deveria ter sido feita de outra forma e sugeriu que a jornalista deveria estar mais bem preparada para a entrevista.
A depender das situações, as práticas de Lula podem ser compreendidas de duas formas. Manterrupting, quando um homem interrompe uma mulher de forma desnecessária enquanto ela fala, impedindo que conclua seu raciocínio ou termine de expor sua ideia, ou ainda como “Mansplaining” que é o comportamento de um homem que explica algo a uma mulher com um ar de superioridade, partindo do pressuposto de que ela não domina o assunto ou sabe menos do que ele, mesmo quando ela possui conhecimento ou é especialista na área.
Depois de afirmar na sabatina da TV Globo, na noite de quinta-feira (27), quando disse que nunca tinha visto e não conhecia a lobista Roberta Luchsinger, amiga de seu filho Lulinha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mudou a versão após ser desmentido pela divulgação de pelo menos 12 fotos dele com a empresária nas redes sociais.
Lula afirmou nesta sexta-feira (28) que costuma tirar fotos com “inúmeras pessoas” e que os registros não significam que exista relação pessoal, profissional ou política com Roberta. A justificativa foi apresentada pela campanha do petista após a repercussão das imagens do presidente com a lobista.
Na entrevista à Globo, Lula havia sido categórico: “Não conheço essa moça. Nunca vi essa moça na minha vida.” A checagem do UOL classificou a declaração como falsa, diante das fotografias que comprovam que os dois estiveram juntos.
Roberta Luchsinger é investigada pela Polícia Federal por suspeitas de tráfico de influência à junto ao governo federal. Ela também é apontada nas investigações como próxima de Lulinha, que teria ajudado a lobista a tentar fechar negócios com a gestão do presidente Lula.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiu que a Prefeitura de Natal pode retomar as obras do complexo Cidade Social, localizado na Redinha. A decisão foi dada pela juíza convocada Érika de Paiva Duarte na última quinta-feira (27) e suspendeu uma ordem anterior que havia paralisado a construção. Com isso, o município está autorizado a dar continuidade ao projeto.
A Cidade Social é uma obra apresentada pelo prefeito Paulinho Freire como inédita no país e vai reunir num só lugar diversos serviços de assistência social. O projeto inclui atendimento a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Atualmente, a construção já está 29% concluída. A previsão é que, depois de pronta, o espaço possa atender cerca de 10 mil pessoas por ano em situação de vulnerabilidade.
Ao tomar a decisão, a juíza levou em conta que a área onde a obra está sendo feita pertence ao município — e não a particulares. Segundo a lei, ocupação irregular de bem público não gera direito de posse. Esse entendimento já é firmado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi o principal argumento usado pela prefeitura para pedir a liberação dos trabalhos.
Outro ponto importante na decisão foi o risco de prejuízo à população. A magistrada entendeu que paralisar a obra agora causaria um dano muito maior do que mantê-la, já que o projeto tem finalidade social e beneficia milhares de pessoas.
As falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, entrevistado pela TV Globo na noite desta quinta-feira (27) também foram checadas pelo Aos Fatos, que se denomina uma organização jornalística dedicada à investigação de campanhas de desinformação e à checagem de fatos.
Entre as checagens do Aos Fatos, foi verificada que é falsa a declaração de Lula sobre não conhecer a lobista Roberta Luchsinger, como o BLOGDOBG já mostrou aqui. A fala do petista sobre as suspeitas que recaem sobre Lulinha serem ‘ilações’ foi checada e classificada como verdadeira pelo Aos Fatos.
A Justiça Federal determinou que o Governo do Estado mantenha e dê continuidade imediata à construção do novo presídio no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal. A decisão impede a gestão estadual de revogar, suspender ou paralisar a obra, que já tinha contrato assinado e ordem de serviço emitida, além de estabelecer multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento da ordem e possibilidade de bloqueio judicial das verbas públicas necessárias para a execução do contrato.
A determinação foi assinada pela juíza da 5ª Vara Federal do RN, Mayara Costa Fonseca Dantas, nesta sexta-feira (28), após o Ministério Público do RN (MORN) pedir uma tutela de urgência para impedir que o governo estadual interrompesse o projeto. O Ministério Público Federal aderiu integralmente ao pedido.
A decisão ocorre depois que a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que iria revogar a licitação e rediscutir o local da obra, decisão tomada após a forte repercussão negativa em torno da construção do novo presídio, que passou a ser chamado de novo “Caldeirão do Diabo”.
A juíza apontou que a revogação de uma licitação já homologada, com contrato assinado e ordem de serviço expedida, exige a comprovação de um fato superveniente e a manifestação dos interessados. Ela também apontou que a obra conta com R$ 6,48 milhões em recursos federais do Fundo Penitenciário Nacional, além de R$ 1,91 milhão de recursos estaduais.
A Justiça alertou que a paralisação poderia colocar em risco os recursos federais, que foram repassados entre 2016 e 2021. Existe prazo para utilização do dinheiro e uma eventual prorrogação depende de autorização da Secretaria Nacional de Políticas Penais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que já “acabou com a fome” duas vezes no Brasil e prometeu que o governo federal terá superávit primário ainda em 2026. As declarações foram dadas nesta quinta-feira (27), durante entrevista à TV Globo.
Ao ser questionado sobre o crescimento da dívida pública, Lula disse não estar preocupado com o atual patamar do endividamento brasileiro, próximo de 80% do Produto Interno Bruto (PIB).
“A mim não preocupa a dívida pública. 80% não é um percentual elevado para um país. Olha os Estados Unidos. A dívida deles é de 120% do PIB, US$ 40 trilhões”, afirmou.
Lula também atribuiu parte do crescimento da dívida ao nível da taxa de juros e voltou a criticar a gestão anterior do Banco Central.
“Uma parte da dívida é da taxa de juros. Vocês sempre defenderam um Banco Central independente e eu passei dois anos com o presidente [do BC] do Bolsonaro”, disse.
Durante a entrevista, o presidente afirmou que o crescimento da economia é fundamental para controlar o endividamento e citou os resultados registrados durante seus governos anteriores.
“Já acabei com a fome duas vezes. Quando voltei [ao cargo de presidente], esse país estava destruído”, declarou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa do senador Jaques Wagner (PT-BA) durante sabatina da TV Globo nesta quinta-feira (27), ao ser questionado sobre suspeitas de envolvimento do aliado no caso do Banco Master.
“Até agora não está provado que o Wagner tenha relações com o Banco Master”, afirmou Lula. O presidente disse ainda considerar o senador inocente enquanto não houver provas contra ele.
“As pessoas são inocentes até que se prove o contrário. Ele é senador da República. É um homem que tem relação comigo. Tenho consciência que o Wagner é honesto”, declarou.
Lula afirmou, no entanto, que Wagner deverá responder caso seja comprovada alguma irregularidade. “Se ele cometer um desvio, vai acontecer com ele o mesmo que com qualquer pessoa que cometeu um desvio”, disse.
[VÍDEO] “NINGUÉM CONSEGUE RESOLVER”: Depois de quase 20 anos de governos do PT, Lula transfere responsabilidade de avanço das facções criminosas aos governadores e diz que eles “não querem que governo federal se meta na segurança pública”. https://t.co/PtPhxeNEEGpic.twitter.com/5gWOlWlc5R
Durante entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu aos governadores parte da responsabilidade pelas dificuldades no combate às facções criminosas no país e afirmou que os estados resistem à participação do governo federal na segurança pública.
Ao ser questionado sobre o avanço do crime organizado, Lula disse que “ninguém consegue resolver” o problema sozinho e defendeu a aprovação da PEC da Segurança Pública, apresentada pelo governo como uma forma de ampliar a participação e a coordenação da União no setor.
Segundo o presidente, os governadores não querem interferência federal na área. “Os governadores não querem que o governo federal se meta na segurança pública”, afirmou.
Q tal o prefeito proteger pelo menos as escolas municipais e seus professores diariamente ameaçados e vitimas??? Tá na hora de deixarem essa politicagem de lado. O prefeito nã pode ligar para o governador e se solidarizar num momento de crise como este??? oferecer sua ajuda, seja de qual forma for???? Despreparo geral…
É lamentável a tamanha irresponsabilidade de um gestor, aparecer pelo Twitter e afirmar que não foi convocado para nenhuma reunião.
Homem Faça alguma coisa, o Governador se matando trabalhar e um fresco desse em casa sem fazer nada, como se morasse nos EUA. Acorda criança se não eles tocam fogo em vc e nem percebe….
Até quando esse DESGOVERNO em Natal??? Esse homem pegou o dinheiro da copa do mundo sumiu com um bocado, não fez porra nenhuma e agora solta uma dessa…..
Sou servidor do município e afirmo a guarda está de saco cheio desse prefeito, faz 4 @anos sem aumento no salário de todos os servidores sem falar que um guarda municipal e vigia do patrimônio recebe 20,$ para comer por 24 horas isso é uma vergonha, sem falar que os pobres dos vigias nem agua tem para beber e nem uma farda que identifique o coitado, isso é uma vergonha. Sem falar que a guarda ameaça parar os trabalho toda semana e acampar de frente a prefeitura por data base e etc..
Mais uma vez o Prefeito mostra seu acentuado ar autoritário pensando ser o dono do mundo. Coitado.
Prefeito so tenho a lamentar o seu despreparo e as suas palavras. Ate parece que o senhor torce para que Natal se transforme num caos. Aprenda com a sua Vice Prefeita Wilma de Faria que apoia as acoes do governador Robson Faria.
E muitos achando que a cidade estava sem Prefeito. É que ele governa pelo Twitter e por isso não pode fazer nada com mais de 140 caracteres.
Compreendo demais.
Na situação em que o Estado está, o prefeito da capital precisa ser convidado a tomar alguma providência? De qual lado ele está? Só não me parece ser do lado do povo de Natal.
#PolíticaPodre
Se ele torce pelo quanto pior melhor. Se ele quer ser governador daqui a dois anos vcs acham que ele vai querer ver a situação resolvida.
sou servidor da PMN e afirmo categoricamente que não há agentes da Guarda Municipal dando segurança às secretarias municipais. apenas no hospital municipal, até pq ele fica em uma das principais avenidas da da cidade, sendo assim proporciona visibilidade a maquiagem.
Esse é mais fraco que caldo de batata!!!!
O Artigo 144 da constituição não prevê a Guarda Municipal como agente de segurança pública, então realmente o prefeito não tem muito o que fazer.
Caro Tauã, então nos diz. Qual a finalidade da Guarda? não são agentes de segurança, não protege o patrimônio público municipal, já que não sua maioria os órgão públicos tem sua segurança privada.
Meu querido, segurança é dever do estado mas é responsabilidade de TODOS. Ridículo esse prefeito.
No minimo, fazendo a segurança da casa dele…pense num prefeito de MKT, nunca vi igual. DECEPÇAO.
No mínimo escondidos, morrendo de medo.
Caro Chico, não diria com medo. Mas com receio, já que os bravos guerreiros da Guarda Municipal de Natal, não possuem equipamentos e armamentos para o confronto de maneira igual com a bandidagem.. a PMN não investe em segurança.
Onde estava a GUARDA MUNICIPAL quando tocaram fogo na STTU???
Boa pergunta. com a palavra a Prefeitura de Natal