Jornalismo

Engarrafamento e multas no caminho de Natal para Pirangi

Um grande engarrafamento está perturbando a manhã do  feriado de Reis de quem se dirige para as praias do Litoral Sul.

A aglomeração e retenção de carros começa em Cotovelo, na altura do condomínio Corais de Cotovelo, e se estende até o Cajueiro de Pirangi.

São aproximadamente 40 minutos de trânsito lento.

A secretaria de trânsito de Parnamirim já está no local orientando os motoristas e  multando os veículos maus estacionados na praia mais badalada da Grande Natal.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Ministério Público apura descoberta de 19 respiradores em sala de hospital no Pará; funcionários revelaram que havia uma ‘parede falsa’

Foto: Agência Pará

A Corregedoria do Ministério Público do Pará recebeu, no dia 8 de abril, uma notícia de fato – uma espécie de procedimento administrativo –  denunciando a descoberta de respiradores pulmonares em uma possível parede falsa, no Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém (PA). O pedido de apuração foi encaminhado à Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirma que, no dia 22 de março, foram identificados 19 ventiladores pulmonares em uma sala nas instalações do hospital, mas nega a existência de uma parede falsa.

À CNN, funcionários do prédio revelaram, ontem (17), que uma parede precisou ser quebrada para terem acesso aos ventiladores. A pasta diz ainda que uma comissão interna está apurando as razões dos aparelhos não terem sido utilizados até aquele momento.

O promotor responsável pela investigação, Rodier Barata Ataíde, disse à reportagem que realizou uma análise preliminar da denúncia e, na última quarta-feira (14), determinou diligências para levantar mais informações sobre o caso.“Nós avaliamos que, sim, têm relevância o que está sendo noticiado e precisa de uma apuração.

Especialmente, em dois sentidos: um é direcionado para que esses equipamentos estejam colocados em uso por conta da vida das pessoas que precisam de respiradores e o outro já é quanto às eventuais responsabilidades de gestores por essa ocorrência.”, disse.

Em nota, a Secretaria diz que os respiradores foram imediatamente colocados em uso após a realização de uma análise técnica. De acordo com a pasta, o atendimento de pacientes não foi prejudicado, por conta do hospital estadual já estar com o seu quantitativo de UTI na capacidade máxima, tendo sido os aparelhos distribuídos na rede estadual.

Segundo o despacho do Ministério Público, entre as determinações, a Sespa terá 10 dias úteis para esclarecer se houve uma abertura de procedimento administrativo para apurar responsabilidades, comunicação a órgãos de Segurança Pública e quais outras providências adotadas.

“Até amanhã, serão enviados as solicitações de informações para a Sespa e para a direção do hospital para dizer o que fizeram sobre o caso. Inclusive, estou solicitando também todos os documentos disponíveis, incluindo as notas fiscais dos equipamentos.”, explica.

Respiradores encontrados

Segundo uma funcionária do hospital que aceitou dar entrevista à CNN sob a condição de ter a identidade preservada, os 19 respiradores eram registrados, mas estavam desaparecidos.

Por conta disso, ainda de acordo com ela, o setor financeiro da Sespa estava à procura dos equipamentos, mas a história foi abafada durante o processo de troca de gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, que administrava o hospital.

A Direção do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (Issaa), OSS responsável pela atual gestão do hospital diz que preza pela transparência na administração pública e também nega que os 19 respiradores estavam em parede falsa no momento em que foram identificados.

Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará não informou o valor pago por equipamento e nem a data de aquisição. Procurada, a Santa Casa de Pacaembu ainda não se pronunciou sobre o caso.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: Brasil registra 1.657 óbitos e 42 mil novos casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (18):

– O país registrou 1.657 óbitos nas últimas 24h, totalizando 373.335 mortes;

– Foram 42.980 novos casos de coronavírus registrados, no total 13.943.071 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 12.391.599, com o registro de mais 46.738 pacientes curados. Outros 1.178.137 pacientes estão em acompanhamento.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

VÍDEO: Estudante faz campanha para comprar computador após ser enganada por ‘amigo’ que a fez acreditar ter sido aprovada em Medicina na UFRN

Uma estudante passou por uma situação, no mínimo, constrangedora após ter sido enganada por um ‘amigo’ que a fez acreditar que havia sido aprovada para cursar Medicina na UFRN.

Rutinéia gravou um vídeo pedindo doações para comprar um computador que a pudesse auxiliar no acompanhamento do curso de Medicina da UFRN, para o qual ela acreditava ter sido aprovada. No entanto, esse ‘amigo’, que ficou responsável pela inscrição de Rutinéia no SISU não a inscreveu no curso tão sonhado pela garota.

Outros amigos, João e Mateus, ajudaram Rutinéia a gravar outro vídeo pedindo desculpas pelo mal entendido e explicando que o tal ‘amigo’ a quem a estudante havia confiado a inscrição no SISU inseriu a nota dela no ENEM em outros cursos que não eram de interesse da estudante. E mais, segundo o colega, usando cotas as quais a estudante não teria como comprovar fazer parte, não tendo assim com ingressar na faculdade, explica João no vídeo.

Diante de tal situação, Rutinéia e os amigos informaram que devolverão todo o dinheiro aos doadores da campanha e disseram que buscarão os direitos da amiga através da Justiça. A estudante pediu perdão a todos que assim como ela se sentiram enganados com o que aconteceu.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América-RN vence o ABC por 1 a 0 no primeiro Clássico Rei do ano

Imagem: reprodução/YouTube – Band RN

Com um gol do atacane Wallace Pernambucano logo no início da partida, o América-RN venceu o ABC por 1 a 0, no primeiro Clássico Rei de 2021, válido pela quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar.

A partida ainda teve a expulsão de Geovani pelo lado alvirrubro e Marco Antônio do Mais Querido que se desentenderam em uma jogada. Após serem expulsos, os jogadores se cumprimentaram no caminho para os vestiários.

Com o resultado, o América-RN chega aos 13 pontos e divide a liderança com o Globo. O ABC é o quarto, com sete pontos, mas tem dois jogos a menos que América e Globo.

Opinião dos leitores

  1. Com certeza esse jogo deve está ENTRE OS 3 PIORES JOGOS DA HISTÓRIA ENTRE ABC X AMÉRICA. NÍVEL HORROROSO, O ABC DEU UM CHUTE A GOL AOS 16 MIN DO SEGUNDO TEMPO. O AMERICA SÓ CHUTOU A BOLA DO GOL.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil prende foragidos suspeitos de assalto a bancos no RN e apreende fuzis e 20kg de explosivos que seriam usados em resgate de presos no estado

A Divisão Especializada em Investigação e Combate do Crime Organizado (DEICOR) da Policia Civil do RN prendeu neste sábado (17) dois foragidos da Justiça, suspeitos de participação no assalto a duas agências bancárias de São Paulo do Potengi, em outubro de 2020.

A ação teve duas frentes, sendo uma na zona rural de Alexandria/RN e outra na cidade de Campina Grande/PB. Na primeira, foi preso Camilo Cassimiro Nunes, conhecido como “Camilo Bombado”, com quatro mandados de prisão em aberto e nove processos na Justiça. Na segunda, foi preso em Campina Grande, o paraibano, Allan Pereira Paes Maciel, conhecido como Allan Capacete, de 25 anos.

As informações divulgadas pelo Deicor, dão conta que Camilo Bombado, estava escondido na zona rural de Alexandria/RN. Ele foi preso na posse de duas pistolas de calibre 9mm, sendo uma com seletor de rajada e numeração raspada, além de dezenas de munições do mesmo calibre. Na hora da abordagem, apresentou um documento falso aos policiais, mas foi reconhecido.

Após a prisão, Camilo Bombado, colaborou com os policiais, indicando uma granja onde estavam enterrados 03 fuzis de calibres 7,62 com 90 munições, cerca de mil munições de calibre 5,56, 13 munições de calibre 12, 142 munições de calibre 9mm, 20kg de explosivos, 6 coletes balísticos (sendo um da PMRN e outro da PCRN), balaclava e roupas utilizadas nas ações criminosas.

Aos policiais, Camilo ainda disse que o material apreendido seria utilizado em uma ação de resgate de alguns presos de alta periculosidade, em um presídio do Estado do Rio Grande do Norte e negou que fosse participar da empreitada.

Já o Allan Capacete, foi preso em João Pessoa/PB. Com ele os policiais encontraram um RG falso e munições de calibre ponto 50.

A DEICOR continua com as investigações para identificar e prender todos os envolvidos nas recentes empreitadas criminosas, em especial aos que estão fazendo parte do plano de resgate.

Opinião dos leitores

  1. Enquanto nosso governo e nossa polícia segue com a prioridade de prender ambulantes e comerciantes, a bandidagem segue forte com o propósito de continuar a dominar nosso pobre RN.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

F1 faz Band colar na Globo e ocupar vice-liderança da audiência

Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

O GP da Emília-Romanha de F1 deste domingo (18) foi marcado pela vitória de Max Verstappen e pelas diversas reviravoltas na pista – e tudo isso significou, para a Band, ocupar por 45 minutos (não consecutivos) a vice-liderança da audiência na Grande São Paulo.

A transmissão da prova da F1 em Ímola deu média de 4,3 pontos de audiência para a Band, tendo como pico 5,5 pontos na aferição, obtidos nas voltas finais da prova. Vale lembrar que o ponto de audiência representa 76.557 domicílios e 205.377 indivíduos.

Enquanto a emoção acontecia na pista, em etapa válida pela segunda etapa do Mundial de 2021, a emissora paulista oscilou entre a segunda e a terceira posição da audiência, perdendo para a líder Globo e disputando a segunda posição com o SBT. A Band, porém, ficou bastante próxima da Globo: da largada ao final da prova, a diferença caiu de 5,2 pontos para apenas 1,3 ponto, de acordo com o Teleguiado.

Durante a transmissão completa, que englobou o pré-corrida, a prova, a entrega dos troféus e os comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson já no ‘Show do Esporte’, a Band obteve 3,8 pontos de média, igualando-se a Record e ficando atrás do SBT (4,3) e Globo (7,4), que ocuparam as primeiras duas posições.

Terra

Opinião dos leitores

  1. Sério? Faz tempo que não sei da grade de programas da Globo e com todos que me comunico também não assistem a emissora. Ela ainda é líder de audiência? Isso é pesquisa feita por quem?
    Parece que muitos estão vivendo crise de credibilidade e insistem em vender suas versões com se realidade fosse. Talvez em algum momento a Globo lidere a audiência, mas as demais estão com muita audiência e a liderança deve ser dividida por 03 emissoras atualmente.

  2. Esse blog virou uma espécie de canal comparativo? É a Band e a Globolixo, Natal e João Pessoa, Fatão GD e outros governadores, Bozo e Luladrão, pense numa politização da bixiga e BG ainda fala que esse é um dos grandes problemas do Brasil, mas faz o mesmo.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

GRAVE: Médicos que atuam na UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina denunciam que estão sem receber desde dezembro de 2020

A equipe que presta serviço na UTI Neonatal no Hospital Santa Catarina através de uma cooperativa denuncia que está sem receber seus salários desde dezembro de 2020. Alguns membros da equipe procuraram a cooperativa para saber sobre os atrasados foram informados que o contrato da cooperativa com o Governo do Estado expirou.

Segundo os médicos, este contrato já havia sido prorrogado pela Justiça. Eles disseram ainda que a cooperativa comunicou à SESAP sobre a situação dos profissionais mas até o momento não obtiveram resposta alguma, muito menos previsão de pagamento dos profissionais.

Diante desta situação, os médicos explicam que com a ausência dos cooperados a escala não vai fechar. Eles correspondem à metade do efetivo necessário para atender os pacientes. Mesmo sem receber, os cooperados combinaram que cumprirão a escala já publicada até maio e que a partir daí, buscarão um novo contrato.

Os médicos informaram que na próxima semana vão formalizar à SESAP que devem parar e que só retornam quando receber os valores devidos há 5 meses e houver um novo contrato e que ele seja cumprido. Além de toda esta situação, os médicos ainda denunciam que incubadoras que estão danificadas não foram colocadas para conserto, apenas guardadas em uma sala.

Opinião dos leitores

  1. Não acredito! logo o governo cidadão, pelo menos saco de lixo não deve estar faltando por lá.

  2. O que falta para a incompetente dessa governadora ser processada e investigada pelo MP e pela PF para saber o que ela fez com os 18 bilhões que recebeu do governo federal? Por que será que ela é tão protegida, nada acontece.

  3. Será que a Governadora Fátima mentirosa vai dizer que a culpa é do Presidente.
    Kkkk Hô mulher incompetente

  4. Meu amigo isso que estamos vendo no estado é um desastre anunciado. O incompetente do secretário, além de ser esvaziado por uma subalterna estrangeira nos seu poderes, tem uma secretaria loteada por correligionários derrotados na última campanha, pior, a Desgovernadora não gosta da área de saude, pouco se importando com o que ocorre com a população, seus atos de enfrentamento a esse flagelo provocado pelo covid, são questionáveis e pequenos, que dita são os pretensos cientistas do LAIS, entidade comandada por partidos de oposição, que só querem a retomada do poder a qualquer custo.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Auditores Fiscais emitem nota em solidariedade à colega auditora presa por decisão judicial, sem condenação transitada em julgado

Auditores fiscais emitiram nota em solidariedade à colega Alyne de Oliveira Bautista, presa desde o dia 14 de abril por decisão judicial, mesmo sem condenação transitada em julgado.

Segundo a nota, a prisão dela, ao que tudo indica, é consequência de um desenrolar de fatos a partir de uma denúncia feita por ela em 2019 e acatada pelo TCE-RN, que resultou na suspensão de um contrato entre o Governo do Estado e uma empresa fornecedora de serviços. Leia abaixo a nota na íntegra:

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Não tenho em mim muitos desgostos
posso ter falhado em tudo
mas ainda não estou completamente vencida
porque só uma verdade me interessa
Ana de Santana

O SINDIFERN – Sindicato dos Auditores Fiscais do Tesouro Estadual do Rio Grande do Norte, a ASFARN – Associação dos Auditores Fiscais do RN, a FEBRAFITE – Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais e a FENAFISCO – Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, manifestam solidariedade à colega auditora fiscal Alyne de Oliveira Bautista, presa desde o dia 14 de abril por decisão judicial, mesmo sem condenação transitada em julgado.

Alyne é servidora pública estadual há 22 anos, tem uma ficha funcional limpa, jamais foi penalizada nem mesmo com uma advertência funcional, não tem ligações com o crime organizado, nunca foi condenada em quaisquer ações judiciais ao longo de sua vida, tem residência e local de trabalho fixos, e sempre pautou sua vida funcional e de cidadã pela civilidade e pelo cumprimento da lei.

A sua prisão não está relacionada a qualquer conduta de improbidade administrativa no exercício de sua função de Auditora Fiscal e, ao que tudo indica, é consequência de um desenrolar de fatos a partir de uma denúncia feita por ela em 2019 e acatada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, que resultou na suspensão de um contrato entre o Governo do Estado e uma empresa fornecedora de serviços.

A defesa impetrou um pedido de Habeas Corpus e o Fisco Estadual brasileiro aguarda serenamente o pronunciamento do Poder Judiciário norte-rio-grandense sobre o pedido de liberdade para Alyne Bautista, para que ela volte ao seu lar e possa continuar a sua vida de forma justa e honrada, como cidadã e servidora pública estadual.

SINDIFERN – Sindicato dos Auditores Fiscais do Tesouro Estadual do RN
ASFARN – Associação dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte
FEBRAFITE – Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais
FENAFISCO – Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital

Opinião dos leitores

  1. O bom disso tudo é que o RN economizou 3 milhões que iria gastar com essa cartilha sem futuro, pois o TCE suspendeu a compra. Com esse dinheiro o RN pode comprar mais de mil computadores que conectados à internet dará aos alunos acesso a conhecimentos infinitamente superiores ao contido nessa cartilha.

  2. Era só a nobre auditora fiscal ter respeitado as partes envolvidas nesse processo. Pensava que nas redes sociais devia dizer o que pensava, vai passar alguns dias vendo o Sol nascer quadrado. Que sirva de exemplo para quem usa as redes sociais para denegrir a imagem das pessoas.

  3. Muito estranha essa história. Acho que o Conselho Nacional de Justiça precisa URGENTEMENTE tomar ciência desta situação e punir quem efetivamente errou.

  4. Isso é de uma arbitrariedade tremenda!!! Espero que soltem essa moça, que ela possa concluir seu trabalho e que sirva de inspiração para seus companheiros. Parabéns, Alyne Bautista, por sua valentia e por cumprir seu dever, enfrentando “poderosos” indignos dos cargos que ocupam.

  5. Tem alguém da diretoria desse sindicato formado em Direito? Alguém de lá conhece o instituto da prisão preventiva?

    1. Prisão preventiva por crime de desobediência é uma deformidade. O crime é de menor potencial ofensivo. O que se viu foi um abuso total.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Novas imagens da briga de torcidas antes do jogo entre ABC e América-RN

Torcedores de ABC e América-RN entraram em confronto nas proximidades da Arena das Dunas no início da tarde deste domingo (18). Moradores das imediações registraram em vídeo a ação. Instantes depois do ocorrido, a polícia prendeu membros de torcidas organizadas após o confronto entre os grupos na mesma região.

Durante a confusão, os homens atiraram pedras e rojões e utilizaram vários carros para fuga. Nas ruas de Potilândia, os moradores relataram que foram ouvidos disparos de armas de fogo. Na BR-101, muitos veículos precisaram seguir na contramão para não passar pelo confronto.

Opinião dos leitores

  1. Se estou eu dirigindo um desses carros, passo por cima sem dó nem piedade. Tenho pena somente do meu carro!!!

  2. Era só o que faltava, mesmo.

    RN abandonado, Natal abandonada, essa época é uma de grande tristeza para todos os potiguares. Deprimente.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Após quase 1 mês, Papa Francisco volta a receber fiéis na Praça de São Pedro

Foto: Vicenzo Pinto/AFP

O Papa Francisco voltou a receber fiéis na Praça de São Pedro neste domingo (18), quase um mês depois que as celebrações públicas foram suspensas para evitar a 3ª onda da pandemia do coronavírus na Europa.

O líder da Igreja Católica rezou com seus seguidores a partir da tradicional janela do Palácio Apostólico, onde fica seu escritório, que dá diretamente para a praça símbolo do Vaticano.

Centenas de católicos se reuniram em frente ao palácio papal para acompanhar a oração. O uso de máscara era obrigatório, mas alguns não respeitaram as recomendações de distanciamento social.

O primeiro lockdown imposto na cidade-estado que fica dentro de Roma aconteceu em 2020, durante a primeira onda da pandemia, quando a Itália chegou a ser considerada o epicentro da doença no mundo.

De 8 de março a 24 de maio, o Papa conduziu as orações de domingo de dentro da Biblioteca do Palácio Apostólico, sua residência oficial, com transmissão ao vivo pela internet.

Desde então, as celebrações públicas na Praça de São Pedro foram suspensas mais duas vezes por conta dos protocolos sanitários:

  • Entre 20 de dezembro e 7 de fevereiro
  • Entre 21 de março e 11 de março

As celebrações da Semana Santa, no início de abril, aconteceram com público reduzido e uso obrigatório de máscaras.

Francisco conduziu na Sexta-Feira Santa, a exemplo de como foi no ano passado, uma nova cerimônia de Via-Sacra sem a tradicional multidão de fiéis.

A volta das celebrações na Praça de São Pedro acontece três dias depois que Francisco enviou uma mensagem de apoio aos brasileiros.

Na quinta-feira (15), O Papa Francisco disse em vídeo que os brasileiros enfrentam “uma das provas mais difíceis de sua história” pela pandemia de coronavírus.

A mensagem, gravada, foi enviada aos participantes da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne por videoconferência 485 bispos.

G1

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *