Educação

‘Ensino remoto não é ensino à distância’, diz especialista em educação

Andrea Ramal, especialista em educação, fala sobre escolas na pandemia Foto: Divulgação/Ricardo wolf / Divulgação/Ricardo Wolf

Doutora em Educação pela PUC-Rio, Andrea Ramal tem acompanhado o esforço de escolas, pais e alunos para se adaptarem ao universo on-line na pandemia. E adverte: no primeiro momento, cuidar do emocional dos estudantes será um desafio maior do que verificar o quanto vêm aprendendo ou adotar o ensino híbrido, aliando (para valer) os modelos presencial e à distância.

Como avaliou a adaptação das escolas à pandemia?

O que aconteceu até o momento foi na base do improviso. O professor foi dormir como profissional presencial e acordou on-line. O que tem acontecido neste trimestre não é educação à distância, é ensino remoto. Educação à distância tem metodologias, estratégias e materiais específicos, frutos de estudos e experiências de vários anos. Os professores, na maioria das vezes, começaram a fazer videoaulas, e houve casos de escolas que se limitaram a passar tarefas que não são da educação à distância formal. Acredito que foi apenas uma maneira que se encontrou de manter as mentes dos alunos ativas e o vínculo com a escola. Mas de maneira nenhuma podemos considerar as matérias deste período como dadas. Na volta, terão que ser feitas avaliações com os alunos, não para valer nota, mas como diagnóstico. E então se trabalhar de forma personalizada. Certamente houve alunos que conseguiram aproveitar, e outros não.

Na prática, o que diferencia o ensino remoto do à distância?

Na educação à distância, uma coisa muito importante é estabelecer comunidade virtual, criar sentimento de pertencimento, promover troca de experiências. Cuida-se mais do emocional dos alunos, para que não se sintam sozinhos. Existem ferramentas e ambientes virtuais para isso. Mas principalmente os professores precisam saber fazer. O que aconteceu foi muito isolado, com pouca criação de grupo e interação. Outra diferença são os materiais. Existe um profissional que se chama desenhista instrucional, que constrói material pensando no aluno à distância. Ele usa uma série de técnicas didáticas para isso. Na quarentena, o material foi basicamente o mesmo que seria dado em uma aula presencial. Para aprender à distância, é preciso ter muita disciplina, autonomia, motivação. Em faculdades, foram feitos estudos com professores com bons resultados. Um deles começava a aula comentando o noticiário. Os alunos participavam, e o engajamento aumentou. Quem não entrava passou a entrar. Não houve evasão; houve mais estudo, desempenho melhor. Um aprendizado que não foi de solidão.

O que faltou aos colégios então foi tempo para treinar os professores, uma vez que as plataformas já existem?

Existem plataformas gratuitas, como a Moodle, a mais usada no mundo. Deste período, se a gente pode tirar algo positivo, é esse choque de realidade para as escolas, de que não se pode pensar mais o ensino de forma só presencial, tem que capacitar os professores, porque o futuro do ensino é híbrido. Mesmo sem pandemia, já deveríamos estar trabalhando desta forma. Os alunos amam tecnologia. Há o desafio de a maioria dos professores ter nascido quando a tecnologia não era ainda a base de tudo. Temos professores da geração X dando aulas para alunos da Y e da Z e até para essa que ainda não tem nome e nasceu já num mundo completamente tecnológico. É muito importante aproveitarmos esse sinal de alerta.

Qual é o papel da família neste momento?

É fundamental. Determina o que funcionou ou não até agora. Quem acompanhou os estudos dos filhos contribuiu para melhores resultados. E há quem aproveite outras situações da casa para estimular a criança, como fazê-la calcular os ingredientes de uma receita de bolo. Mas a família não pode saber tudo sozinha. As escolas deveriam tê-las capacitado com videoaulas também. Algumas o fizeram, mas a maioria deixou as famílias à deriva. As escolas largaram tanto que (o aproveitamento) ficou dependendo da formação dos pais. O lado positivo é que as famílias vão ficar mais conscientes do seu papel. Algumas fizeram isso (esse acompanhamento) pela primeira vez. As pesquisas mostram que o envolvimento dos pais melhora a nota e diminui a reprovação.

Qual o maior impacto do isolamento para o aluno?

O que pesa mais é o lado psicológico. Sabemos, por estudos da neurociência, que você só aprende com motivação e, a longo prazo, quando mexe com a emoção. E acho que não estamos conseguindo ter isso nesta pandemia: envolvimento, cuidado com a solidão, com a tensão de quem vai fazer Enem. Quando os alunos voltarem para a escola, o aprendizado não estará tão prejudicado, porque crianças e jovens têm a mente muito disposta a aprender. Mas há o risco de o jovem não querer voltar a estudar. No Brasil, em especial nas escolas públicas, há muita evasão no ensino médio. Ter cuidado com isso é fundamental.

É o caso de repensarmos reprovações este ano?

Com certeza. Os ciclos escolares não precisam coincidir com nosso ano civil. Você não precisa aprender tudo até dezembro. Não importa se eu estou no 5º ou no 6º ano. O que importa é desenvolver certas competências para a vida, a universidade, o ensino técnico ou o que for. Neste momento, deveríamos esquecer este número arbitrário e tratar das competências a médio prazo. Seria uma aprovação automática, mas bem feita, com uma ficha de acompanhamento para cada aluno, sabendo o que ele ainda precisa desenvolver.

Qual a sua opinião em relação ao Enem deste ano?

A desigualdade é muito grande. Há alunos que não têm internet boa ou computador, ou só têm um computador para a família toda, ou não têm ambiente em casa para estudar. A gente pode dizer que o Enem nunca foi em igualdade de condições, mas realizá-lo como se nada tivesse acontecido seria acirrar ainda mais as injustiças.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ceará-Mirim anuncia programação do Santo Antônio do Povo 2025 com show de Simone Mendes

Foto: Divulgação

O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique, anunciou na manhã desta terça-feira (06) a programação oficial do Santo Antônio do Povo 2025, tradicional festa junina do município, que acontecerá nos dias 14 e 15 de junho.

Este ano, a festa contará com dois palcos e grandes atrações nacionais. No dia 14 de junho, sobem ao palco o cantor Gustavo Mioto e a dupla Amanda & Ruama. Já no dia 15, será a vez da estrela Simone Mendes e do fenômeno Kadu Martins comandarem a noite.

Além das atrações principais, o evento também valoriza os talentos potiguares, com shows de artistas como Léo Fernandes, Suelen Pimentel, Danilo Souza, Giulian Monte, Hérica & Dama, Reinaldo Neto, Xaveco de Menina, Grupo Cantares e Expressão Musical.

A programação inclui ainda apresentações de quadrilhas juninas e a já tradicional Cidade Cenográfica Regional, espaço temático que encanta moradores e visitantes com cenografia inspirada nas raízes culturais nordestinas.

Durante o anúncio, o prefeito também revelou as primeiras atrações confirmadas para a festa de aniversário de Ceará-Mirim, que acontece no mês de julho. Já estão confirmados os shows de Henry Freitas, Amazan e Fernandinha, prometendo uma grande celebração para a população.

“O Santo Antônio do Povo é uma celebração da nossa cultura, da alegria do nosso povo e da força do nosso município. Estamos preparando uma festa linda, segura e acolhedora para todos que venham celebrar com a gente”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São João em Natal terá quatro polos e shows de Luan Santana, Bell Marques, Raça Negra, Zé Vaqueiro e Alok

Foto: Reprodução

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, divulgou nesta terça-feira (06) os primeiros detalhes do São João de 2025. A programação incluirá apresentações de artistas nacionais como Alok, Alceu Valença, Xand Avião, Leo Santana, Zé Vaqueiro, João Gomes, Luan Santana e Bell Marques. A expectativa da Prefeitura é de que o evento tenha impacto econômico significativo e alcance todas as regiões da cidade.

De acordo com Freire, o São João terá polos distribuídos por Natal, com início na Zona Norte, no Ginásio Nélio Dias. A Arena das Dunas também será palco de apresentações, com dois finais de semana reservados. A Zona Oeste contará com mais um polo, e as festividades ocorrerão em datas alternadas, evitando eventos simultâneos.

PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO DE NATAL – É SENSACIONAL

Avenida da Alegria (Redinha)
31 de maio
Capilé, Márcia Fellipe e Bell Marques

Polo Arena (estacionamento)
06 – Luan Santana e Tiago Freitas
07 – A Vontade, Pablo e Calcinha
08 – Léo Foguete, Mari Fernandez e Menos é Mais

13 – Michelle Andrade, Flávio José e Alok
14 – Gustavo Mioto, Raça Negra é João Gomes
15 – Simone Mendes, Xand Avião e Belo

Polo Zona Oeste (Cidade da Esperança)
19 – Cavaleiros e Eliane
20 – Giulian Monte e Samya Maia
21 – Edyr e Amanda e Ruama
22 – Circuito Musical e Raynel Guedes

Polo Zona Norte
27 – Henry Freitas, Grafith e Kadu Martins
28 – Léo Santana e Raynel Guedes
29 – Seu Desejo, Circuito Musical, Pagode do Coxa e Kelvy Pablo

Opinião dos leitores

  1. Festa Junina só é das boas quando tem safona, triângulo e zabumba, o resto é só engodo.

  2. O São João do Nordeste perdendo a sua essência. Onde fica o forró pé de serra – o trio com a sanfona, o zabumba e o triângulo.
    Infelizmente a tradição perdendo espaço para a modernidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Preço do gás de cozinha aumenta R$ 4 a partir desta quarta (7) no RN, diz sindicato

Foto: Reprodução

O preço do gás de cozinha vai aumentar aproximadamente R$ 4 para o consumidor final do Rio Grande do Norte a partir desta quarta-feira (7), confirmou o Sindicato dos Revendedores de Gás Liquefeito de Petróleo do estado (Singás).

Segundo o presidente da entidade, Ivo Lopes, o aumento será efeito de um reajuste de R$ 2,72 repassado pelas distribuidoras sobre o valor do produto entregue no estado.

Por causa do aumento dos custos, o preço do botijão de 13 kg poderá chegar a uma média de R$ 120.

“Para o consumidor final, o aumento vai ser de aproximadamente R$ 4. O preço médio, que hoje está em R$ 115, vai para R$ 119 ou até R$ 120”, explicou.

G1RN

Opinião dos leitores

  1. Esses quatro a gente debita na conta de Gustavo Mafra, o Imparcial, Santos e Manoel f, eles já vivem de quatro para o bebim, nem vão sentir, vivem levando a do burro.

  2. Por mim chega a R$ 200 vamos continuar a fazer o L !! O pai que tirou R$ 6.0000 da pobreza kkkk só um jumento pra acreditar nisso kk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Prefeitura de São Gonçalo relança Aulões do ENEM com professores renomados e acesso gratuito

Foto: Arquivo

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Extraordinários, anuncia o relançamento do projeto “Aulões do ENEM”, uma iniciativa gratuita voltada a estudantes do ensino médio que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A abertura acontece no dia 18 de maio, às 8h, no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, com uma maratona de aulas a cada domingo e conteúdos voltados para o exame.

Aberto a qualquer estudante do município que busca preparação para o ENEM, o projeto oferece aulas gratuitas com professores renomados, recrutados em parceria com universidades da região. A proposta é democratizar o acesso a uma preparação de qualidade e aumentar as chances dos alunos são-gonçalenses ingressarem no ensino superior.

O projeto tem como grande entusiasta o prefeito Jaime Calado, que relembra os bons resultados obtidos nas suas gestões anteriores. “É uma oportunidade de chegar ao fim do ano com mais chances de entrar numa universidade”, destaca. “Em 2016, último ano do nosso segundo mandato, 104 estudantes foram aprovados em instituições de ensino superior”, concluiu.

Para a secretária extraordinária Mada Calado, responsável pela retomada da iniciativa, o projeto representa um avanço na luta pela igualdade de oportunidades. “É a chance de alunos que não têm condições de pagar por um cursinho estudarem com alguns dos melhores professores do Estado”, afirma.

As inscrições para os “Aulões do ENEM” podem ser feitas diretamente no Teatro Municipal, no momento do curso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Governo do RN protagoniza mais um capítulo de má gestão e omissão no sistema penitenciário

Foto: Reprodução

Segundo informações apuradas hoje pelo Blog do BG, após reportagem publicada nesta terça-feira (6) pela Tribuna do Norte, uma das empresas contratadas pelo Estado possui tornozeleiras eletrônicas em estoque, prontas para instalação. No entanto, essas unidades não estão sendo utilizadas por decisão do diretor do Centro de Monitoramento Eletrônico (CEME), Deivid Matuzalem, responsável direto pela execução do contrato. Atualmente, cerca de 3 mil presos são monitorados eletronicamente no Estado.

Porém, cerca de 300 detentos seguem completamente fora do radar do Estado, livres para circular sem qualquer vigilância eletrônica.

As informações da matéria divergem do que diz a Seap, que afirma que os serviços “permanecem ativos” e que há um esforço em curso para normalizar o sistema de monitoramento dos presos. A secretaria fala em ampliação da capacidade e na instalação de 700 novos dispositivos, mas ignora o essencial: há presos soltos sem monitoramento porque o Estado decidiu, deliberadamente, não instalar os equipamentos disponíveis.

Se existem dispositivos prontos para serem instalados, com empresas aptas e com o material em estoque, por que o governo não contrata o serviço, se há 300 presos no regime semiaberto sem monitoramento? Por que o diretor e o gestor do contrato não estão atuando?

Opinião dos leitores

  1. Tudo mentira.
    O empresário por trás dessa empresa quer a todo cu$to que o estado utilize a sua tornozeleira. A título de esclarecimento, essa tornozeleira apresentou vários problemas de segurança e é inapta pra realidade do Brasil. Além do mais, a referida empresa NAO tem contrato ativo com o estado. O empresário quer na verdade burlar o procedimento licitatorio e continuar fornecendo um produto que NAO FUNCIONA.

    1. Amigo sua explicação é sistêmica e alienada, se constatarem esse problema já devia ter sido resolvido.

  2. Acho que o governo de Fatão, tá certo, tem que manter seus comparsas ou livres ou sem nenhum monitoramento. Bandido apoia bandido, né isso PTRALHAS

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Açaí que matou bebê de 8 meses foi envenenado com chumbinho, diz Polícia Civil

Foto: Reprodução

O tipo de veneno que estava no açaí ingerido por uma bebê que morreu em Natal era chumbinho, segundo o delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa do Rio Grande do Norte (DHPP), Cláudio Henrique. Yohana Maitê Filgueira Costa, de oito meses de idade, morreu em 14 de abril.

A prima de segundo grau da bebê, Geísa de Cássia Tenório Silva, de 50 anos, também consumiu o alimento, passou mal e chegou a ficar internada em estado grave – ela recebeu alta da UTI em 30 de abril.

A polícia investiga quem teria envenenado o alimento e enviado o produto como presente para a prima de segundo grau da bebê.

A Polícia Civil confirmou na segunda-feira (5) que o produto foi envenenado. O resultado, segundo a polícia, está em um laudo pericial do alimento, que não foi divulgado publicamente.

“O laudo confirma que havia veneno, o popularmente chamado chumbinho, no açaí que foi ingerido pelas vítimas”, disse o delegado sobre o tipo de veneno encontrado.  O chumbinho, também chamado de “veneno de ratos” no Brasil, é o nome usado para referir ao pesticida conhecido como aldicarbe. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) , esse composto químico é altamente tóxico e a comercialização dele está proibida no Brasil desde 2012. (Leia mais aqui).

Segundo o delegado Cláudio Henrique, responsável pela investigação, o resultado do laudo pericial do alimento já indica que se trata de um caso de envenenamento.

“Ainda não há uma confirmação no organismo [das vítimas], mas nós temos já a confirmação de que havia no produto ingerido, então nós podemos afirmar que de fato houve envenenamento”, disse.

O delegado informou que aguardava o laudo do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) em relação à presença da substância no organismo de Geísa Silva, a prima da bebê, que permanecia internada.

“Se o ITEP confirmar a presença no organismo dela, então acredito que não seja necessária a exumação [do corpo da bebê]. É uma possibilidade que eu prefiro evitar [a exumação], mas é uma possibilidade”, disse o delegado.

Polícia procura motoentregadores
O delegado Cládio Henrique, da DHPP, informou ainda que a polícia busca os motoboys que fizeram as entregas e que também não descarta a participação deles no crime.

“Nós estamos em busca da pessoa que realizou a entrega desse açaí, ou das pessoas, nós não temos certeza se foi um único entregador ou não”, disse.

Para o delegado, diante da repercussão do caso, os motoboys que realizaram a entrega e que reconheceram o local deveriam ter se apresentado.

“O fato dele não ter se identificado até agora para a polícia nos deixa a crer que talvez ele tenha um envolvimento mais ativo. Então nós estamos procurando por esse motociclista que fez a entrega”, completou.

As entregas foram realizadas entre 12 e 14 de abril no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste da cidade. O delegado pediu que os motoboys que fizeram essa entrega se apresentem voluntariamente.

“Se você fez essa entrega em Felipe Camarão de uma açaí entre os dias 12 e 14 do mês passado, por favor nos procure [polícia], até para eliminá-lo de qualquer envolvimento, para a gente conseguir progredir com a investigação”, disse.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Espaço Oktos é inaugurado em Natal

Vídeo: Divulgação

Nesta terça-feira, 06 de maio de 2025, está sendo inaugurado oficialmente o Espaço Oktos, um novo ambiente projetado para receber eventos sociais, corporativos e culturais na cidade de Natal/RN. Localizado na Via Costeira, um dos pontos mais emblemáticos da capital potiguar, o espaço reúne arquitetura contemporânea, infraestrutura versátil e uma vista privilegiada, ideal para diferentes formatos de celebrações e encontros.

O projeto foi pensado para oferecer uma experiência completa e diferenciada em eventos, com ambientes climatizados, área externa integrada e recursos técnicos que atendem tanto pequenas confraternizações quanto produções de grande porte.

Com a inauguração dos Espaços Oktos, Natal ganha uma nova referência no segmento de eventos, unindo sofisticação, funcionalidade e uma localização estratégica.

Conheça os três ambientes da Oktos:
-> Oktos Beach;
-> Deck Oktos;
-> Oktos Dreams;
E realize o seu orçamento.

Site: www.cervejariaoktos.com.br
Instagram: @cervejariaoktosnatal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Fraude em empréstimos de aposentados do INSS pode ser 20 vezes maior que fraude em descontos

Foto: Reprodução

O novo tronco de investigação da PF mira fraudes nos empréstimos consignados, firmados por meio do  INSS, com aposentados e pensionistas. Só no ano de 2023, segundo auditoria do  Tribunal de Contas da União, foram 35 mil reclamações de empréstimos liberados indevidamente, inclusive sem qualquer solicitação por parte de idosos aposentados ou pensionistas.

Só em 2023, o volume total de empréstimos consignados liberados foi de R$ 90 bilhões, segundo a auditoria do TCU. Este valor reflete todas as negociações feitas naquele ano.

O trabalho agora é depurar, nesse montante, o que de fato foi pedido e autorizado pelo beneficiário daquilo que não foi. Renegociações financeiras de empréstimos consignados sem autorização do segurado acontecem frequentemente, o que pode elevar ainda mais a dívida do idoso.

Opinião dos leitores

  1. Cadeia inicialmente e em seguida paredão para todos eles. Assaltar quem já vive na miséria, não merece mais que isso.

  2. FOI PRA ISSO QUE EU APERTEI O 13 COM FORÇA. TINHA QUE TIRAR O BOZO, O BOZO NÃO GOSTA DISSO. AGORA, O BRASIL VOLTOU, O AMOR REINA❤️❤️❤️

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Banhistas encontram jacaré em praia de Extremoz

Um jacaré foi encontrado por banhistas na praia de Genipabu, no município de Extremoz/RN, na manhã desta terça-feira (06).

Ponta Negra News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Alcolumbre sinaliza resistência à CPMI para apurar fraudes no INSS

Foto: Reprodução

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), tem sinalizado resistência à ideia de instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes bilionárias no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Alcolumbre tem se colocado aberto ao diálogo e ainda se reunirá com representantes da oposição para falar sobre o assunto. A visão manifestada por aliados, no entanto, é de que não há um cenário favorável no Congresso para a abertura de uma investigação própria.

A visão é de que uma comissão do tipo aumentaria a tensão política e poderia atrasar a pauta programada pelo Senado para 2025.

A sinalização repete um comportamento do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem sinalizado segurar a iniciativa de fazer uma CPI da Câmara e que também partiu de parlamentares do Partido Liberal.

Na Câmara, no entanto, Hugo se apega a uma fila de 11 pedidos de CPIs para analisar antes. Ele deve se reunir com a oposição e continuar dialogando, mas não há cenário favorável no Congresso, o que aumentaria a tensão política e atrasaria a pauta.

Parlamentares que articularam a CPMI devem protocolar o pedido nesta terça-feira (6). Eles afirmam ter assinaturas de pelo menos 29 senadores e 182 deputados. Após o protocolo, a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmam que querem se reunir com os presidentes das duas Casas.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Tenção mesmo é não apurar esse roubo.
    O país está tomado por bandidos do colarinho branco.
    Esses quatro presidentes, são bandidos.
    É isso mesmo, pode contar, são quatro da pior espécie, culpa do eleitor que não sabe votar.

  2. Se mexer demais vai chegar em muita gente de todas as correntes políticas. Observem que alguns políticos que faziam muito barulho com outros assuntos e agora estão bem caladinhos.

  3. entao, são mais 2 cumpre-se, da coja do governo, alem do STF A PGR, agora o presidente da camara, e o do senado, todos da mesma coja do ministro LUPI, alguem tem qui fazer alguma coisa, gente, pelo o amor de deus.

  4. Esse é o Brasil que escolheram ter, muita gente roubando de quem mais precisa, e outros querendo esconder o roubo. Só posso falar o óbvio, parabéns aos patrocinadores dessa bagunça e façam o L pq o amor venceu.

    1. Votar num cara desse é uma vergonha ,acorda Amapá.

    1. Não existe almoço grátis! O sistema não está protegendo um ladrão por caridade, tem um preço e ele é alto! E quem paga a conta somos nós os otários pagadores de impostos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *