Diversos

Estudo aponta os melhores países para se viver, e Brasil fica em ranking não muito para baixo; veja lista

Uma pesquisa recém-publicada pela empresa de consultoria BAV Group e pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia (EUA) aponta os melhores países para se viver em 2020 – e os indicadores analisados vão muito além de renda per capita e qualidade do sistema público de saúde. (VEJA RANKING AQUI).

O ranking, que engloba 73 lugares, foi montado a partir das respostas de mais de 20 mil pessoas de diferentes nacionalidades. Os participantes tiveram que considerar o quanto eles relacionavam cada nação com 65 atributos diferentes. Quanto mais representativo de uma característica fosse um país em relação aos restantes, maior seria a sua nota nessa categoria, e vice-versa.

Os atributos também foram reunidos em nove rankings menores: aventura (se o país é amigável e divertido; se tem um clima agradável), cidadania (relação com direitos humanos, meio ambiente, igualdade de gênero, progresso e liberdade religiosa), influência cultural (se o país é culturalmente significante e influente em termos de entretenimento), empreendedorismo (ligação com o resto do mundo, nível de educação da população, como é a força de trabalho qualificada), herança (se é culturalmente acessível; se tem uma história rica e muitas atrações culturais), abertura para negócios (corrupção, práticas transparentes de governo, impostos e burocracia), poder (liderança, influência econômica e política, fortes alianças internacionais e forças armadas), qualidade de vida (se tem bom mercado de trabalho, boa estabilidade econômica e política, bom nível das redes públicas de saúde e educação, bom ambiente familiar e segurança) e expectativa de crescimento econômico considerando-se a paridade do poder de compra.

O peso de cada um desses subrankings na lista global de melhores países foi calculado a partir dos dados de produto interno bruto (PIB) em paridade de poder de compra (PPC) divulgados pelo Fundo Monetário Internacional em 2017: categorias menores que tivessem uma relação mais forte com esse medidor de riqueza ganharam um peso maior.

Suíça ficou com o topo da lista – posição que manteve de 2019 – seguida de Canadá, Japão, Alemanha, Austrália e Reino Unido. Os países europeus, sobretudo os escandinavos, se saíram melhor no ranking. China e Coreia do Sul também se destacam nas 15ª e 20ª posições.

Brasil não ficou muito para baixo: foi considerado o 28º melhor lugar para se viver. “É um dos principais destinos turísticos do mundo. Porém, o país do século XXI enfrenta questões sérias que envolvem pobreza, desigualdade, governo e meio ambiente”, considerou a pesquisa.

Já no fim da lista ficaram UcrâniaTunísiaBielorrússiaOmãSérvia e Líbano. O estudo explicou que a guerra civil na Síria “desencadeou uma violência sectária no Líbano”, e afetou os índices de bem-estar e desenvolvimento econômico do país.

“O projeto Best Countries foi desenhado para ajudar cidadãos, líderes de negócios e políticos a entenderem melhor como suas nações são vistas em uma escala global”, diz uma seção da pesquisa. “As informações por trás da lista podem ajudar a se determinar as possibilidades atuais e futuras do sucesso econômico, político e cultural de um país, e podem ser usadas como uma ferramenta de tomada de decisões estratégicas.”

Galileu

Opinião dos leitores

  1. O EUA NÃO APARECE NESSAS LISTAS , TUDO BEM, MAS ME FAÇO UMA PERGUNTA? NÃO APARECE, E AINDA PARECE MUITOS CRITICOS DO EUA, MUITOS FALAM MAL DO EUA. ENTÃO POR QUE TODO MUNDO QUE FUGIR DO SEU PAIS PRA LA, MUITOS VÃO PASSAR FERIAS LA , E MUITOS QUEREM E VÃO MORA LA. UE MAS O EUA NUM É UM LUGAR RUIM?

    1. Só porquê Bolsonaro é o presidente, o Brasil se tornou um ótimo País pra se viver

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hospitais suspendem novos atendimentos pelo SUS no RN por falta de repasses

Foto: Reprodução

A falta de repasses financeiros do Governo do Rio Grande do Norte está provocando a suspensão de atendimentos a novos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais privados que prestam serviços à rede estadual.

O Hospital Rio Grande suspendeu nesta quinta-feira (30) os atendimentos destinados a pacientes encaminhados pelo SUS por meio do Governo do Estado. A unidade atribui a decisão aos atrasos nos pagamentos e ao não cumprimento de acordos financeiros anteriormente firmados com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A situação deve atingir outras unidades a partir deste sábado, 1º de agosto. O Hospital Memorial São Francisco confirmou que também deixará de receber novos pacientes encaminhados pela rede pública. O Hospital do Coração também pode suspender os serviços.

Memorial diz não ter condições de manter novos atendimentos

Em nota divulgada nesta sexta-feira (31), o Hospital Memorial São Francisco afirmou que enfrenta atrasos recorrentes nos pagamentos referentes aos serviços prestados à rede estadual nos últimos meses.

A instituição também relata que parcelamentos acertados anteriormente com o Governo do Estado não teriam sido cumpridos.

Segundo o hospital, a situação financeira chegou a um ponto em que a unidade não consegue mais arcar normalmente com insumos, procedimentos e manutenção das equipes para continuar recebendo novos pacientes encaminhados pelo SUS.

Diante desse cenário, o Memorial São Francisco informou que a suspensão começa neste sábado (1º) e será aplicada aos novos pacientes encaminhados pela rede pública estadual.

A direção afirmou que permanece aberta ao diálogo com a Sesap e que espera a regularização dos pagamentos para restabelecer os atendimentos o mais rápido possível.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio diz que vaga de vice está em aberto e que conversa com partidos

Screenshot

Foto:  Marina Uezema

Questionado pela imprensa na manhã desta sexta-feira (31), o senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que a vaga de vice em sua chapa segue em aberto, enquanto mantém conversas com a senadora Tereza Cristina (PP-MS).

A declaração ocorreu antes de o PP (Partido Progressistas) comunicar que permanecerá neutro na disputa.

“A Tereza Cristina é um quadro excepcional, foi ministra do presidente Bolsonaro, uma referência em várias áreas, em especial no agro, respeitadíssima dentro da política, dentro do país e fora do país. Então, o convite foi feito, ela aceitou e agora estamos nas conversas pra saber se o partido vai avançar ou não”, disse o senador.

Com isso, o PP aceitou rediscutir a posição de neutralidade que havia adotado anteriormente. Contudo, após consulta aos dirigentes estaduais da legenda, a opção foi por reafirmar a isenção no pleito deste ano.

Flávio chegou a admitir que, enquanto aguardava resposta das legendas do centro, sabia que “tudo pode acontecer, inclusive nada”.

A expectativa agora é que Flávio anuncie uma chapa puro-sangue para a disputa presidencial. Os nomes mais fortes são da vereadora Priscila Costa (PL-CE) e da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC).

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mulher é presa horas após esfaquear companheiro no pescoço em Santa Cruz

Foto: Divulgação 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (30), uma mulher de 52 anos, suspeita da prática do crime de tentativa de homicídio contra o próprio companheiro. A prisão ocorreu poucas horas após o crime.

De acordo com as investigações, o fato ocorreu por volta das 14h30, quando a vítima, um homem que mantinha um relacionamento com a suspeita há cerca de dois anos, estava sentada em um estabelecimento comercial no município de Santa Cruz. Na ocasião, a suspeita desferiu um golpe de faca na região do pescoço da vítima, que foi socorrida por seu pai e encaminhada para atendimento médico.

Após o crime, a suspeita fugiu do local. Ainda no hospital, policiais civis colheram informações com a vítima, dando início às diligências para localizar a autora.

Com base nas informações obtidas, a equipe policial localizou e prendeu a mulher. Ela foi conduzida à delegacia, onde foi autuada em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio, sendo posteriormente encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Paralisação nacional de motoboys mobiliza trabalhadores em Natal; manifestação segue até o Midway

Screenshot

Foto: Reprodução 

Motoboys realizam uma paralisação na manhã desta sexta-feira (31) em Natal como parte de uma mobilização nacional da categoria. Os participantes se concentraram na Área de Lazer do Panatis, na zona Norte da capital, e seguiram em carreata com destino ao Midway Mall, na zona Sul.

De acordo com a organização do movimento, a mobilização tem como objetivo reivindicar melhores condições de trabalho, valorização da categoria e a redução das taxas cobradas por plataformas de entrega. Em publicação nas redes sociais, os organizadores convocaram entregadores para participar do ato e afirmaram que a paralisação busca fortalecer a pauta por “respeito, condições dignas de trabalho e taxas justas”.

Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a carreata deve deixar a Área de Lazer do Panatis por volta das 10h20 e seguir em direção ao Midway Mall, com previsão de chegada entre 11h e 11h30. Em razão da manifestação, a expectativa é de lentidão no trânsito ao longo do percurso, especialmente na Avenida Senador Salgado Filho.

A pasta orienta que os motoristas, sempre que possível, evitem trafegar pela Avenida Senador Salgado Filho durante o horário da manifestação e busquem rotas alternativas para reduzir os impactos no deslocamento.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “DERAM UMA RASTEIRA NELE”: Vereador Fúlvio Saulo afirma que Kelps Lima não deverá votar em Allyson Bezerra para o Governo do Estado

Vídeo: Reprodução

O vereador de Natal Fúlvio Saulo (Solidariedade), em entrevista nesta semana ao programa “Contraponto”, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas na 96 FM, afirmou que o ex-deputado estadual Kelps Lima (União Brasil) não deverá votar em Allyson Bezerra (União Brasil) para o Governo do Estado.

“Eu acredito que Kelps vai ficar neutro, não vai tomar posicionamento político, o voto dele só ele vai saber, mas eu não acredito que ele vote em Allyson”, declarou o vereador, que na semana passada anunciou o rompimento com o pré-candidato do União Brasil e o apoio a Álvaro Dias (PL).

Após falar em uma eventual “neutralidade” de Kelps, Fúlvio disse acreditar que ele deverá romper com Allyson Bezerra pela “decepção” com o ex-prefeito de Mossoró. “Foi um sentimento de traição de verdade. Eu acredito que se Allyson quisesse ele teria feito Kelps deputado federal, ele ter um deputado federal que realmente seria amigo dele. Allyson participou da reunião em Brasília e da decisão de darem a rasteira, tirarem o alicerce de Kelps”, afirmou.

Kelps Lima anunciou a retirada da pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil alegando “quebra de compromissos” políticos assumidos com ele pelos deputados federais Benes Leocádio (União Brasil), João Maia (PP) e Robinson Faria (PP), que envolveriam a transferência de bases eleitorais para viabilizar sua campanha à Câmara dos Deputados. O próprio Allyson Bezerra teria lhe assegurado que os acordos seriam cumpridos, o que terminou não acontecendo e culminando com sua saída das eleições de 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ESQUECERAM DE FÁTIMA: Samanda imita Cadu e vai aparecer na urna como “Samanda de Lula”

Foto: Reprodução

A pré-candidata ao Senado pelo PT, Samanda Alves, imitou o pré-candidato petista a governador Cadu Xavier e vai aparecer na urna como “Samanda de Lula”. A decisão foi tomada em reunião virtual na quarta-feira (29) da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB.

Cadu já vinha se apresentando desde o início da pré-campanha como “Cadu de Lula”, mas Samanda estava apostando no slogan “Samanda é Fátima e Fátima é Samanda”. Os dois, no entanto, começaram a tentar se descolar da governadora, que tem a gestão reprovada por quase 60% da população do RN, segundo a pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG.

Cadu deu entrevista nesta semana dizendo que Fátima é sua “líder”, mas que é “diferente dela” e que, se for eleito, não fará um governo “simplesmente de continuidade”, mas sim com “ideias próprias”. Já Samanda, que apostava na ligação com a governadora para tentar decolar nas pesquisas, agora decidiu que é melhor se associar a Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NO MUNDO DA LUA: Fátima nega realidade e diz que RN “voltou a planejar, investir e entregar resultados”

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT) deu uma entrevista ao “Diário do RN”, nesta sexta-feira (31), falando dos supostos “avanços” da sua gestão nas áreas da educação, infraestrutura rodoviária, segurança hídrica e segurança pública. Ela disse que o Rio Grande do Norte “voltou a planejar, investir e entregar resultados”

A entrevista comprova que Fátima vive no mundo da lua, ignorando inclusive que sua administração é reprovada por quase 60% da população do RN, que não vê esses avanços citados pela governadora do PT.

A realidade do RN, diferentemente daquela pintada pela governadora, é de caos financeiro, com um rombo bilionário das contas estaduais, fornecedores sem receber e serviços públicos funcionando precariamente. A educação amarga os piores índices do país, na segurança temos as facões criminosas ampliando cada vez mais seu domínio nos territórios de todas as regiões e na saúde temos uma verdadeira tragédia, como comprovam os corredores lotados do Walfredo Gurgel em Natal e do Tarcísio Maia em Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Após fuga de 11 detentos, Sindppen-RN denuncia retrocesso no sistema prisional do estado

O Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN) manifestou preocupação com a fuga de 11 presos da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5), registrada nesta sexta-feira (31). Segundo a entidade, entre os foragidos há detentos apontados como lideranças de organização criminosa.

Em nota, a presidente do sindicato, Vilma Batista, afirmou que o episódio é reflexo da falta de investimentos em segurança e da ausência de uma gestão voltada para procedimentos técnicos dentro das unidades prisionais. Ela também criticou o que classificou como enfraquecimento das medidas de segurança adotadas pelos policiais penais.

O Sindppen-RN afirma que o sistema enfrenta problemas como déficit de efetivo, câmeras inoperantes, guaritas desativadas e coletes balísticos vencidos. De acordo com a entidade, a fuga ocorreu em uma área sem monitoramento adequado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Executiva Nacional do Solidariedade nega encerramento de atividades políticas no RN e diz que partido será presidido pela prefeita de Parnamirim Nilda Cruz

 

Foto: Reprodução

A Executiva Nacional do Solidariedade emitiu nota oficial negando que o partido tenha encerrado suas atividade políticas no Rio Grande do Norte e informando que o diretório potiguar da legenda será presidido pela prefeita de Parnamirim Nilda Cruz.

O anúncio contraria o comunicado feito ontem pelo ex-presidente estadual do partido, Janiel Hercílio, que havia afirmado em nota que a legenda estava “encerrando momentaneamente sua atividades políticas no Rio Grande do Norte” e transferindo à Direção Nacional todas as decisões político-eleitorais para 2026.

De acordo com a Executiva Nacional, o partido “inicia uma nova etapa de fortalecimento de sua atuação no Estado, com uma reorganização política voltada à construção de um projeto ainda mais sólido para as eleições de 2026”. A nota reafirma ainda que a Federação Renovação Solidária, compota pelo Solidariedade e pelo PRD, seguirá na coligação do pré-candidato a governador Allyson Bezerra (União Brasil).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Após investigação, Lula defende silêncio de Lulinha: “não precisa comentar mentiras”

Imagens: Reprodução/Poder360

O presidente Lula (PT) afirmou que o filho Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, não precisa se manifestar sobre acusações e suspeitas envolvendo seu nome. Segundo Lula, o filho atualmente mora na Espanha e responderá caso seja alvo de investigações.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (30), durante entrevista ao podcast “Inteligência Ltda.”.

Questionado se seria importante Lulinha falar sobre o assunto, Lula respondeu que não, alegando que comentar “mentiras” não ajudaria o filho.

Segundo o presidente, Lulinha afirma diariamente que é inocente e, caso seja investigado, deverá ser tratado como qualquer outra pessoa.

“Se meu filho for acusado de qualquer coisa, ele será tratado como o filho de qualquer pessoa”, declarou.

Inquérito 

A fala ocorreu no mesmo dia em que o ministro André Mendonça, do STF, autorizou a abertura de um inquérito para investigar suspeitas de tráfico de influência e corrupção envolvendo Fábio Luís Lula da Silva. A investigação será conduzida pela Polícia Federal.

O inquérito apura se Lulinha teria atuado para facilitar contatos do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, com integrantes do Ministério da Saúde.

A PF investiga possíveis relações envolvendo negócios na área de cannabis medicinal. A defesa de Lulinha informou que não tinha conhecimento do pedido feito pela Polícia Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *