Jornalismo

Falta de estrutura dificulta aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições desse ano

A Lei da Ficha Limpa está valendo para as eleições deste ano, mas o país corre o risco de não ter estrutura para cumpri-la. Pela legislação atual, os promotores eleitorais terão cinco dias para impugnar, com base, por exemplo, no que determina a Ficha Limpa, pedidos de registro de candidatura apresentados à Justiça Eleitoral. Isso significa que – se for levado em conta o total de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador em 2008, uma soma que dá 381.919 nomes – o Ministério Público terá de analisar, por dia, uma média de 76 mil pedidos.

Se o prazo já era curto sem as novas exigências determinadas pela Ficha Limpa, com elas aumenta o volume de trabalho de pesquisa que os promotores terão de fazer, nesse período, para levantar se um candidato é elegível ou não.

Segundo a legislação atual, os partidos e coligações têm até 5 de julho para apresentar seus pedidos de registro de candidatura aos juízes de cada zona eleitoral. Depois disso, a Justiça Eleitoral tem até dia 8 de julho para publicar em edital os pedidos de registro requeridos pelos partidos. A partir da publicação desse edital, os promotores eleitorais (além de candidatos, partidos e coligações) têm só cinco dias – até dia 13 de julho – para impugnar candidaturas. Mas há outros obstáculos, alerta o procurador regional eleitoral em Minas, Felipe Peixoto Braga Neto. A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determina quais documentos o candidato precisa apresentar na hora de pedir o registro de candidatura na zona eleitoral, a de número 23.373/2011, foi editada antes de o Supremo Tribunal Federal determinar que a Ficha Limpa vale para as eleições deste ano. Por isso, não leva em conta a documentação que provaria que um candidato não é ficha-suja.

Certidão criminal não basta para MP

Por exemplo, essa resolução determina que os candidatos apresentem apenas certidões negativas criminais – mas, se ele foi condenado por improbidade administrativa (o que faz com que, pela Ficha Limpa, não possa concorrer), isso não aparecerá na certidão criminal, somente numa certidão cível. Que o candidato não precisa, pela resolução do TSE, apresentar.

– Além disso, a Ficha Limpa determina que é inelegível quem foi demitido do serviço público e quem foi excluído do exercício da profissão por infração ético-profissional. E o candidato não precisa levar documentos que provem o contrário na hora de pedir seu registro de candidatura, porque essa resolução do TSE não trata disso. Os promotores é que terão de ir atrás dessa documentação, e em apenas cinco dias – sublinha Braga Neto.

Segundo o procurador em Minas, um prazo mínimo razoável seria “pelo menos o dobro, dez a 15 dias”:

– E isso porque, nas eleições municipais, quem impugna ou não as candidaturas são os promotores de primeira instância, dos MPs estaduais, que são em maior número. Em Minas, por exemplo, são cerca de 350 promotores eleitorais. Mesmo assim, esse prazo de cinco dias já será curto.

Para verificar se os candidatos não tinham sido proibidos de exercer a profissão por alguma infração ética, o procurador em Minas lembra que teve de mandar ofícios para entidades de classe como Ordem dos Advogados do Brasil e Conselho Regional de Medicina. No caso das eleições deste ano, os promotores eleitorais terão também de procurar informações sobre condenados por improbidade administrativa nos Tribunais de Contas estaduais.

Felipe Braga Neto destaca ainda que a exigência de que candidatos que tenham tido contas rejeitadas nas eleições de 2010 não possam se candidatar, outra nova regra para as eleições deste ano, também vai aumentar o volume de pesquisa dos promotores na hora de analisar as candidaturas.

No Rio, o subcoordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais, Bruno Gaspar de Oliveira Corrêa, afirmou por e-mail que o MP do Rio, apesar do volume de trabalho e do prazo de cinco dias, estará preparado e não “beneficiará os ‘fichas-sujas’”:

“Embora realmente seja exíguo o prazo de cinco dias para a impugnação de todos os candidatos considerados inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa, os promotores eleitorais do estado do Rio de Janeiro estarão preparados para ajuizar a ação competente dentro do prazo legal”, diz um trecho da nota.

O MP do Rio tem 249 promotores eleitorais. Nas eleições de 2008, o estado registrou 15.290 candidatos (somando candidatos a prefeito, vice e vereador), o que, para os promotores eleitorais, significou uma média de três mil candidatos nos cinco dias de trabalho de análise das candidaturas.

Para o procurador regional eleitoral de São Paulo, Pedro Barbosa Pereira Neto, uma normatização do TSE sobre os documentos necessários para o registro eleitoral seria imprescindível:

– O problema é que o TSE, pelo menos até o momento, não normatizou esse assunto, quer dizer, vai ser uma questão que vai exigir do Ministério Público realmente o acesso às bases de informação para que isso possa ser devidamente trabalhado.

São Paulo tem hoje 424 promotores regionais eleitorais, sendo 58 na capital paulista. Em 2008, foram efetuados 63.129 registros de candidatura na Justiça Eleitoral para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Pereira Neto destaca que as eleições serão o principal teste para a Lei da Ficha Limpa e que sua efetividade vai depender do rigor com que a Justiça Eleitoral julgará os pedidos de impugnação.

Fonte: O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Heloísa Bolsonaro admite problema de saúde do marido: “Eduardo não está bem”

Foto: Reprodução/Redes sociais

A esposa do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) colocou ainda mais lenha na briga interna do clã bolsonarista. Heloísa Bolsonaro disse nesta segunda-feira (23) que o marido “não está bem”, ecoando declarações do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre o estado de saúde do parlamentar.

Em postagem nas redes sociais, Heloísa afirmou que Eduardo carrega “uma cobrança e um peso absurdo nas costas” e destacou o impacto da pressão que ele exerce sobre o STF na família. “Mesmo assim, ele segue firme… mas não está bem, porque continua trabalhando todos os dias, de forma voluntária, pelo Brasil que acredita”, escreveu.

A declaração vai ao encontro do que Nikolas disse no sábado (21), após visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na Papudinha, em Brasília. O deputado ressaltou que Eduardo enfrenta momentos difíceis, e que sua família, incluindo Michelle Bolsonaro, sofre com as consequências. “Ele não está bem. E eu faço questão de não perder tempo com divergências, porque temos um Brasil para salvar”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula reage e corta repórter: “Não vamos receber criminosos, queremos prendê-los”

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) interrompeu o repórter Tiago Eltz, da TV Globo, durante coletiva em Nova Deli, para negar que tenha sinalizado interesse em “receber criminosos” brasileiros deportados dos Estados Unidos. Lula reagiu de forma ríspida e deixou claro: a prioridade é prender, e não acolher.

O impasse começou quando o repórter questionou Lula sobre declarações interpretadas como disposição para receber brasileiros envolvidos em crimes nos EUA. O presidente cortou a pergunta e insistiu: “Você não ouviu isso aqui. Nós queremos prendê-los. Eu não quero recebê-los, eu quero prendê-los”. O diálogo teve várias interrupções e correções de interpretação.

Lula explicou que a confusão surgiu da conversa sobre brasileiros que cometeram crimes no exterior, citando casos ligados ao contrabando de combustíveis.

Ele detalhou: “Bloqueamos 250 milhões de litros de gasolina em 5 navios, entregamos para a Petrobras. Essa pessoa mora em Miami, enviamos para o presidente Trump a fotografia da casa dele e o nome dele. Queremos essa pessoa no Brasil. É para combater o crime organizado”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Caso Master: André Mendonça pressiona investigação em reunião sigilosa de 2h30 com a Polícia Federal

Foto: Reprodução

O ministro do STF, André Mendonça, se reuniu nesta segunda-feira (23) com investigadores da Polícia Federal por cerca de 2h30 para discutir o andamento das apurações da fraude no Banco Master. No encontro, os delegados apresentaram um relatório detalhado do caso, ajudando o ministro a definir os próximos passos.

Mendonça assumiu a relatoria do caso em 12 de fevereiro, depois da saída do ministro Dias Toffoli, e este foi o segundo encontro do tipo com a PF, sendo o primeiro presencial. Como relator, ele autorizou a PF a seguir o fluxo normal de perícia em cerca de 100 dispositivos eletrônicos apreendidos na Operação Compliance Zero, que investiga o suposto esquema de fraudes no banco.

Além disso, o ministro ampliou o trabalho investigativo da PF, permitindo diligências que não precisam de aval judicial, como oitivas de investigados e testemunhas na própria Polícia Federal. O material apreendido seguirá sob custódia da PF e os autos da operação mantêm sigilo nível III — um nível abaixo do aplicado por Toffoli.

As medidas foram tomadas a pedido da própria PF, que destacou a necessidade de distribuir tarefas entre peritos habilitados e apresentou observações sobre planejamento operacional. O encontro reforça a atuação do STF na supervisão da investigação e a relação direta do relator com a força-tarefa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro: “Todo mundo quer vencer discussão, mas precisamos ganhar eleição”

Foto: Reprodução/Redes sociais

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, colocou na mesa a prioridade da campanha em meio a atritos internos do partido. “Está todo mundo querendo vencer a discussão. Mas o que precisamos é ganhar a eleição! Gostaria de contar com todas, todos, todes, todys e todXs!”, escreveu em seu perfil no X.

Os comentários de Flávio aparecem depois de críticas do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à ausência de apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro à candidatura do irmão.

Eduardo disse ao SBT News que não viu nenhum post de Michelle a favor de Flávio, enquanto Michelle respondeu com uma imagem no Instagram fritando rodelas de banana, em possível indireta a Eduardo, conhecido pejorativamente como “Bananinha”.

O clima tenso não parou por aí. O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-SC) questionou a declaração do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, sobre a escolha dos pré-candidatos a governos estaduais pelo PL e a lista do Senado ficar a cargo de Jair Bolsonaro.

“Me parece que as coisas estão meio desencontradas sem querer querendo! As peças todas parecem se encaixar! Deixar o PRESO POLÍTICO isolado… está cada dia mais estranho!”, escreveu Carlos em suas redes.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire detalha números do 1º ano e anuncia pacote de obras e investimentos em Natal

Foto: Rennê Carvalho/Secom

O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) apresentou nesta segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Natal, a mensagem anual com um balanço detalhado do primeiro ano de gestão. No discurso, destacou organização administrativa, responsabilidade fiscal e uma série de obras executadas e planejadas, afirmando que a Prefeitura estruturou as bases para um novo ciclo de desenvolvimento da capital.

Na drenagem urbana, foram retiradas quase 40 mil toneladas de resíduos das redes e galerias pluviais, com mais de 400 quilômetros de redes limpas, 3 mil bocas de lobo e 550 poços de visita atendidos. Mesmo com registros de chuvas acima de 100 milímetros, apenas uma das 82 lagoas de captação da cidade transbordou.

Entre as obras já concluídas, o prefeito citou a drenagem e urbanização da Avenida Presidente Sarmento (Avenida 4), no Alecrim, e a reurbanização da Lagoa do Santarém.

A Zona Norte foi apontada como prioridade da gestão. Paulinho informou que já existem estudos topográficos para a Via Mangue, ligação entre as pontes de Igapó e Newton Navarro, que deverá reduzir congestionamentos e criar alternativa à Avenida João Medeiros Filho.

Ele também destacou a abertura definitiva do Mercado da Redinha como marco da revitalização econômica e turística da região e anunciou R$ 10 milhões do Finisa para drenagem da Ribeira e das Rocas, além de obras na Solange Nunes, no Planalto, na Lagoa do Soledade e a continuidade do túnel de macrodrenagem.

Na mobilidade urbana, Natal registrou crescimento de 69,3% na malha cicloviária, com mais de 4 mil metros de novas ciclovias e 9 mil metros de calçadas acessíveis. O Binário Jaguarari–São José foi ampliado em 1.800 metros, e a faixa reversível da Avenida Felizardo Moura, por onde circulam cerca de 75 mil veículos por dia, já está em operação.

Na área fiscal, a Central de Compras gerou economia superior a R$ 13 milhões, o Frota Digital ultrapassou R$ 400 mil de economia mensal, o controle da folha reduziu cerca de R$ 390 mil por mês e o REFIS 2025 formalizou mais de 21 mil acordos.

O prefeito também citou investimentos sociais, como a Cidade Social, com R$ 15 milhões, e o programa Natal Integra, com US$ 38 milhões, que prevê a construção de 12 CRAS, 4 CREAS, 4 Oficinas do Fazer e 3 novas Cidades Sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Desembargador assume vaga de ministro do STJ afastado após denúncia de assédio sexual contra jovem de 18 anos

Foto: Gláucia Rodrigues/TJMG

O desembargador do TJ-MG, Luís Carlos Balbino Gambogi, passa a ocupar temporariamente, a partir desta segunda-feira (23), a vaga do ministro Marco Buzzi no STJ. Ele atuará na 2ª Seção e na 4ª Turma da Corte.

Buzzi foi afastado cautelarmente no início de fevereiro, após virem à tona denúncias de importunação sexual envolvendo duas mulheres. Com a saída temporária do ministro, o STJ convocou Gambogi para manter o funcionamento dos colegiados ligados ao Direito Privado.

Formado em Direito pela PUC-MG, Gambogi tem mestrado e doutorado em Filosofia pela UFMG. Antes da magistratura, atuou como advogado e foi deputado estadual constituinte em Minas Gerais entre 1987 e 1991, chegando ao TJ-MG pelo quinto constitucional da advocacia.

Em nota, a OAB-MG parabenizou o desembargador pela convocação e destacou sua “visão humanista e garantista”.

A 2ª Seção e a 4ª Turma do STJ são responsáveis por julgar temas como contratos, responsabilidade civil e recuperação judicial, áreas sensíveis para empresas e cidadãos em todo o país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça derruba condenação e absolve humorista Leo Lins após pena de 8 anos

Foto: Divulgação/Redes sociais

A Justiça Federal decidiu nesta segunda-feira (23) reformar a sentença que havia condenado o humorista Leo Lins a oito anos e três meses de prisão em regime fechado. A absolvição foi definida pelo TRF, por dois votos a um, e confirmada pela defesa ao portal Metrópoles.

A decisão foi divulgada nas redes sociais pelo apresentador Danilo Gentili e celebrada pelos advogados de Leo Lins, que classificaram o resultado como um “grande resultado da comédia nacional”. Segundo a defesa, ainda é preciso aguardar o prazo para saber se o Ministério Público vai recorrer, embora os advogados avaliem que, se houver recurso, ele será mais restrito a questões jurídicas.

O caso teve início em 2025, quando Leo Lins foi condenado em primeira instância pela Justiça de São Paulo por piadas consideradas preconceituosas no especial “Perturbador”, publicado no YouTube em 2022. Além da prisão em regime fechado, a sentença previa o pagamento de mais de R$ 1,4 milhão por danos morais coletivos.

À época, o MPF recorreu da decisão, discordando da forma como a Justiça contabilizou os crimes. O órgão pediu a absolvição da pena em regime fechado e a redução da multa para R$ 53 mil. O recurso foi analisado pelo TRF, que decidiu pela absolvição do humorista, embora ainda caiba novo recurso por parte do MP.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PCGO desmente boatos e mantém linha única no caso do secretário de Itumbiara

Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) negou, nesta segunda-feira (23), que existam novas linhas de investigação sobre a morte do secretário de Governo de Itumbiara, Thales Naves Alves Machado, e de seus dois filhos. Em nota oficial, a corporação afirmou que o inquérito segue sem mudanças, exatamente como definido desde o início dos trabalhos.

Segundo a PCGO, a apuração é conduzida pelo Grupo de Investigações de Homicídios (GIH) de Itumbiara e permanece no mesmo escopo inicial.

O esclarecimento foi feito após a circulação de boatos indicando uma possível mudança de rumo que poderia alterar a autoria do crime, o que foi descartado pela polícia.

A instituição informou ainda que novas informações só serão divulgadas após a conclusão das diligências e dos laudos periciais, respeitando o sigilo previsto em lei. Todo o material coletado no local passou por análise técnica, incluindo objetos apreendidos pela perícia.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homem é preso em Natal com quase meio milhão em anabolizantes e “Mounjaro” ilegal

Imagens: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil, em ação conjunta com a Receita Federal, apreendeu nesta segunda-feira (23) uma grande quantidade de anabolizantes e medicamentos de origem irregular em Natal. O material foi avaliado preliminarmente em cerca de R$ 480 mil, e um homem de 37 anos foi preso em flagrante.

Segundo as informações oficiais, foram encontrados aproximadamente 800 frascos de substância análoga à drostanolona, 100 frascos semelhantes ao stanozolol — ambos esteroides usados ilegalmente para fins estéticos e aumento de desempenho físico — além de 42 frascos que possivelmente contêm tirzepatida 15 mg, medicamento indicado para tratamento do diabetes tipo 2 e controle da glicemia.

A operação foi desencadeada após o monitoramento de uma encomenda considerada suspeita. No momento da entrega, as equipes realizaram a abordagem, confirmaram o conteúdo ilícito e efetuaram a prisão do investigado no local.

O suspeito foi autuado por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretaria para Assuntos Extraordinários de São Gonçalo confirma para março o início dos aulões preparatórios para o IFRN e ENEM

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal para Assuntos Extraordinários de São Gonçalo do Amarante confirmou para o mês de março o início dos Aulões Preparatórios voltados ao processo seletivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A iniciativa busca oferecer suporte pedagógico gratuito e qualificado, ampliando as oportunidades de aprovação nos exames.

O primeiro encontro será realizado no dia 14 de março de 2026 (sábado), com a aula inaugural do cursinho preparatório para o IFRN. A programação acontece a partir das 8h, no Auditório da UAB, com inscrições realizadas no próprio local, no momento da chegada.

Já no dia 22 de março (domingo), será a vez do cursinho preparatório para o ENEM, também com início a partir das 8h, no Teatro Municipal Poti Cavalcanti. As inscrições igualmente serão feitas no local, antes do início das atividades.

Os aulões vão até às vésperas da realização dos exames seletivos e os estudantes que participarem terão acesso:

AULÕES ESTRATÉGICOS, ministrados por profissionais experientes e altamente capacitados na preparação para exames seletivos, com metodologia dinâmica e focada em resultados;

MATERIAL DIDÁTICO ATUALIZADO, alinhado aos conteúdos exigidos pelo IFRN e às competências avaliadas no ENEM;

CORREÇÃO SEMANAL DE REDAÇÕES, com acompanhamento contínuo e avaliações baseadas nos critérios oficiais, promovendo evolução consistente no desempenho textual;

SIMULADOS, que reproduzem o formato das provas oficiais, auxiliando no desenvolvimento da gestão do tempo e na familiarização com o estilo das questões.

A secretária para Assuntos Extrordinário, Mada Calado, reforça o convite: “Nossos jovens e adultos estão convidados para fazer parte dos aulões. Essa é mais uma oportunidade que a gestão do prefeito Jaime Calado está oferecendo aos que sonham com a aprovação nos cursos profissionalmentes do IFRN ou uma vaga na universidade”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *