Saúde

Fátima: “Governo optou por fortalecer a rede pública e já são 390 novos leitos”

Foto: Demis Roussos

Ao conceder entrevista coletiva para atualização dados epidemiológicos e prestação de contas das ações do Governo no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, nesta quarta-feira, 24, a governadora Fátima Bezerra se solidarizou com as famílias que sofreram perdas para a Covid 19 e disse que a administração estadual optou por fortalecer a rede de leitos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). “Conseguimos instalar 390 novos leitos, entre críticos e clínicos e continuamos trabalhando para expandir mais leitos”, informou.

Há, ainda, previsão de abertura de mais de 70 leitos por todo o Estado. Até final do mês de junho serão abertas mais 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital João Machado, em Natal, outras 17 vagas em Pau dos Ferros sendo 11 UTIs e 6 leitos clínicos, dois leitos UTI em Caicó, 10 UTIs e 6 leitos clínicos em Assu. Em Mossoró, foram abertos 5 recentemente e há previsão de novos leitos até dia 30 no Hospital São Luiz, assim como no Hospital Pedro Germano em Natal. Em Guamaré será aberta mais uma UTI, enquanto no Hospital Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante, há 5 UTIs e deverão ser abertas mais 5. Nas cidades de João Câmara e Santo Antônio está em curso a instalação novos leitos UTI e de retaguarda para pacientes Covid.

“O Governo presta contas todo dia do trabalho que faz na execução do plano de contingência para a Covid. Nosso objetivo é dar respostas à população neste momento aflitivo no RN, no Brasil e no mundo”, afirmou a governadora. Ela acrescentou que a gestão estadual mantém diálogo com a sociedade, trabalhadores, Ministério Público e demais poderes. “Nosso diálogo é constante em defesa da vida e para cuidar, em primeiro lugar, da saúde do povo do Rio Grande do Norte”.

Fátima Bezerra lembrou que há uma crise mundial de falta de medicamentos, equipamentos, insumos e também de recursos humanos. “Reafirmo que todos os esforços e recursos que recebemos e dispomos estão disponibilizados no portal da transparência, seja em recursos próprios, do governo federal, de doações. E a principal destinação é para UTIs e contratação de pessoal. Já contratamos mais de 3 mil profissionais e empenhamos R$ 100 milhões para garantir à população o direito de ter atendido e de sobreviver”.

A governadora disse que a prorrogação de medidas restritivas foi necessária. O adiamento do início da retomada das atividades econômicas segue recomendações do Comitê Científico de especialistas e dos Ministérios Público Estadual, Federal e do Trabalho. “Estamos chegando ao pico da pandemia e precisamos conter a propagação. No Brasil e no mundo vários estados e cidades que fizeram abertura tiveram que recuar e retomar as medidas restritivas”, registrou.

O questionamento judicial da prorrogação das medidas pelo setor produtivo é considerado normal pela chefe do Executivo estadual. “Nossa proposta de retomada das atividades econômicas foi apresentada pelo setor produtivo e é embasada no conhecimento científico. Espero que a Justiça mantenha a prorrogação até dia primeiro de julho como determina nosso decreto. Reconhecemos a necessidades do setor produtivo e do emprego, mas temos que cuidar da vida em primeiro lugar”.

Fátima colocou que os esforços para mitigar a pandemia não devem ser só do Governo estadual, mas dos demais poderes e dos municípios, através de suas prefeituras. “É preciso cumprir os decretos e o Pacto pela Vida para conter a propagação do vírus, ampliar o isolamento social e reduzir a pressão por leitos para retomarmos as atividades econômicas e sociais. O momento ainda exige cautela, precisamos de união, solidariedade, e que a população compreenda. Não temos vacina ainda. Estamos há mais de 90 dias com medidas restritivas, que exigem sacrifícios, mas estamos perto de atravessar a fase mais aguda da pandemia. Por isso a necessidade de nos integrarmos ao Pacto pela Vida. O retorno às atividades normais depende do recuo da taxa de transmissibilidade e da ocupação de leitos críticos”.

DADOS

A vigilância epidemiológica das Sesap continua registrando aumento de casos e mortalidade em consequência da Covid, principalmente nas regiões Oeste, Metropolitana de Natal e Vale do Açu. Segundo a subcoordenadora de vigilância epidemiológica, Alessandra Luchessi, os técnicos da Sesap estão visitando as várias regionais de Saúde para prestar apoio integrado junto aos municípios e melhor execução e acompanhamento das medidas protetivas.

Nesta quarta-feira,24, são 21.844 casos confirmados (pessoas que iniciaram sintomas nas últimas semanas), 32.240 descartados, 814 óbitos confirmados (3 nas últimas 24 horas) e 99 óbitos em investigação.

O secretário adjunto de saúde, Petrônio Spinelli, informou que a taxa de ocupação de leitos é de 100% na região Oeste, 83,3% Pau dos Ferros, 95,4% na região metropolitana de Natal, 96% no Seridó (recebe pessoas de todo o Estado) e 100% em Guamaré. Ele informou também que o Governo trabalha para agilização do transporte sanitário para a internação nos leitos específicos Covid.

 

Opinião dos leitores

  1. Governo optou vírgula, foi pressionado a abrir, pois queriam era faturar na construção do hospital no arena das dunas p depois ser tudo demolido.

  2. Aproveitando BG.
    Esse seu sistema de comentários é bastante falho. Vários não entram. Alguns, quando postados, dá informação de "comentário repetido", no entanto não eram.
    Dá a impressão, pelo menos para mim, de que existe trava no sistema para alguns.

    Obs: vamos ver se esse comentário vai ser postado.

  3. Desaparece 100 dias e quando dá as caras culpa o povo pela irresponsabilidade dela ! Cadê o dinheiro ? UTIs ?

  4. Botei um comentário respeitoso, verdadeiro e de luxo aqui.
    BG não postou.
    Arregou.
    Não sei porque.

    1. Meu amigo bom dia, que comentário foi esse? Não vimos. Aqui só não liberamos comentários que seja com situações que possam nos trazer processos ou com situações fakes.

  5. Se o senhor MESSIAS até agora não indicou o ministro da saúde que cuidado ele tem com a populacao? Culpar os governadores é fácil …esse PRESIDENTE deveria ditar para cada família um kit de prevenção ao COVID,, não falta medicamentos e quando aparece é caro, o que ele MESSIAS faz..nada… a Governadora deveria também coibir o aumento dos medicamentos…nada faz ..e o Prefeito parou no tempo…ônibus LOTADOS, feira cheias, e o teste so para quem tem CARRO..oh sabedoria..ou junta tudo e manda passear na Espanha.

  6. Renuncia que tá feio! Estado acéfalo, “comandado “ por uma nulidade, que passou mais de 3 meses sumida!
    Aí vem prestar conta de “suas ações”, que são do governo federal…. Minha Nossa!!!
    Fomos um dos primeiros estados a parar; seremos um dos últimos a voltar às atividades!
    Lógico que faltou muito! Pior é ver quem a defenda….

  7. "Aumento das taxas de mortalidade e infecção no RN… filas na Caixa Econômica Federal por desorganização do Governo Federal " palavras da calhorda e Governadora do RN. Fora Pilantra

  8. Parabéns Fátima Bezerra ! !
    Quer prova maior de imbecilidade que a pressão que a Governadora vem sofrendo de parcela privilegiada da nossa sociedade, para abrir as atividades econômicas ! !
    Todos os estados que fizeram isso estão tendo que lidar novamente com aumentos de casos do Covid-19 na população ! !
    Alguns desses Estados tendo que voltar atrás e decretar novamente o fechamento de parte e/ou de todas as atividades econômicas autorizadas anteriormente a funcionar ! !

  9. Meu Deus, como uma governadora em pleno exercício do poder, vem a público contar tantas mentiras. Isso é de um disparate sem tamanho, estamos entregues a baratas, grande parte dos leitos foram montados pelas prefeituras, serviços privados e por aí vai, o estado não ajudou ninguém em quase nada, se limitou a distribuir equipamentos enviados pelo governo federal, falta tudo, medicamentos para anestesia, bombas de infusão, leitos, vergonha e por aí vai. Os leitos alugados a liga a um preço fora de escala, as vagas disponíveis de UTI, constantemente em colapso e ocupação, os profissionais sem EPIS em número suficiente, e essa desorientada ainda tem voragem de dizer que está fazendo algo? Onde vamos parar?

  10. A culpa também é do povo na rua muita aglomeração no Alecrim,Zona Norte e supermercado e feiras livres, na tem hospital que aguente.

  11. 390 leitos?
    Quantos desses não foi com dinheiro do Governo Federal?

    Entrega de Bolsonaro na pandemia ao RN até o dia 12/06/2020:
    10 leitos locados
    156 leitos UTI habilitados
    306 leitos UTI SUS
    220 leitos UTI não SUS

    Repasse do Governo Bolsonaro em dinheiro até o dia 22/06/2020:

    605.058.000,00 MILHÕES

    Olhem a diferença.
    Esse Governo Fátima é só conversa

  12. Uma vergonha a falta de atenção da governadora Fátima, 100 dias atrás ela mandou fechar o comércio e exigiu o cumprimento do isolamento. Agora é que vem falar em novos leitos, que falta de responsabilidade. E os respiradores por onde andam e o dinheiro recebido do governo Federal? Espero que o povo não esqueça.

    1. ESSA GOVERNADORA ESTA PERDIDA MUITA CONVERSA E NENHUMA NOVIDADE
      NA REALIDADE ELA SE PERDEU, NAO FEZ OS HOSPITAIS E HOJE FAZ FALTA
      O POVO MORRENDO E ELA ESCONDIDA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Presidente do PL diz que decisão do STF contra Bolsonaro é desproporcional

Foto: Reprodução

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou, em nota nesta sexta-feira (18), que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é “desproporcional”.

“O PL considera a medida determinada pelo Supremo Tribunal Federal desproporcional, sobretudo pela ausência de qualquer resistência ou negativa por parte do presidente Bolsonaro em colaborar com todos os órgãos de investigação”, diz trecho do comunicado (leia a íntegra mais abaixo).

Moraes autorizou a PF (Polícia Federal) a cumprir mandados de busca e apreensão na sede do PL e em endereços de Bolsonaro. Além disso, o magistrado determinou uma série de medidas cautelares contra o ex-mandatário, incluindo uso de tornozeleira eletrônica.

Segundo apurou a CNN, a decisão do STF foi tomada por um elevado risco de fuga para os Estados Unidos.

A nota assinada por Valdemar ainda diz que o partido manifesta “estranheza e repúdio” diante da operação. “Se o presidente Bolsonaro sempre esteve à disposição das autoridades, o que justifica uma atitude dessa?”.

“Reafirmamos nossa confiança no presidente Jair Bolsonaro, seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e com a verdade”, finaliza.

Veja íntegra

O Partido Liberal manifesta estranheza e repúdio diante da ação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira (18), que incluiu mandados de busca na residência do presidente Jair Bolsonaro e na sala que ocupa na sede nacional do partido.

Se o presidente Bolsonaro sempre esteve à disposição das autoridades, o que justifica uma atitude dessa?

O PL considera a medida determinada pelo Supremo Tribunal Federal desproporcional, sobretudo pela ausência de qualquer resistência ou negativa por parte do presidente Bolsonaro em colaborar com todos os órgãos de investigação.

Reafirmamos nossa confiança no presidente Jair Bolsonaro, seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e com a verdade.

Valdemar Costa Neto
Presidente Nacional do Partido Liberal

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mulher é assassinada a tiros na frente dos filhos em Caicó

Foto: Reprodução

Uma mulher foi morta a tiros, na tarde desta quinta-feira (17), no bairro Boa Passagem, em Caicó, cidade da região Seridó do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Cíntia Michele da Costa, que, segundo testemunhas, estava saindo de casa com a filha para o trabalho quando foi surpreendida por homens armados.

O crime aconteceu na Rua José Pereira dos Santos. De acordo com informações preliminares, os suspeitos se aproximaram no momento em que o filho da vítima retornava para fechar a porta da residência. Cíntia foi atingida por disparos na região da cabeça e morreu ainda no local, antes de receber atendimento.

Ela era mãe de três filhos e frequentava uma igreja evangélica da região. O ex-marido, conhecido como “Taroba dos Capacetes”, faleceu durante a pandemia vítima de Covid-19. Agora, os filhos do casal enfrentam a perda da mãe de forma trágica e repentina.

A Polícia Militar isolou a área do crime até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil, que realizaram os procedimentos legais. O corpo foi recolhido para exames de necropsia.

Até o momento, a autoria e a motivação do assassinato são desconhecidas. Ninguém foi preso. A Polícia Civil segue investigando o caso.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Bolsonaro financiou operação contra a soberania nacional e que teve efeitos concretos contra o país, dizem investigadores

Foto: Adriano Machado

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo hoje de operação da Polícia Federal (PF) por ter financiado uma operação destinada a atacar a soberania nacional e interferir na independência dos Poderes.

As ações tiveram efeitos concretos a partir do tarifaço determinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil.

A informação é de investigadores da Polícia Federal, que decidiu tomar preventivas para evitar uma eventual fuga do ex-presidente.

A operação foi deflagrada nesta sexta-feira (18), com mandados de busca e apreensão na residência do ex-presidente e no seu local de trabalho, a sede do PL.

Além disso, medidas cautelares foram tomadas contra ele, como uso de tornozeleira, determinação para ficar em casa entre 19h e 7h e fins de semana, além de proibição de ter contato com embaixadores e de visitas a embaixadas.

Segundo um investigador, Bolsonaro admitiu publicamente que financiou, com R$ 2 milhões, a operação que seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), está fazendo nos Estados Unidos para adotar medidas contra o Brasil e contra ministros do Supremo Tribunal Federal.

“A operação teve efeitos concretos a partir do tarifaço determinado pelo presidente dos Estados Unidos”, disse um investigador.

Segundo esse investigador, as medidas restritivas de contato com embaixadores e visitas a embaixadas são preventivas, para evitar uma “eventual fuga” do ex-presidente da República.

“Ele já deu sinais de que pode recorrer a uma embaixada para fugir do país”, acrescentou o investigador.

“Bolsonaro foi parte central de tudo o que está acontecendo, algo que teve efeito concreto contra o país, numa clara interferência na independência dos poderes e na soberania do país”, disse o investigador.

G1

Opinião dos leitores

  1. Regime de excessão. Criando narrativas e até documentação falsa para incriminar adversário do poder. Enquanto a corrupção campeã no atual governo, sem merecer atenção do STF.

  2. É desespero da esquerdalha, até porque Bolsonaro está a frente nas pesquisas, a cada resultado das pesquisas o desgoverno ptista aumenta impostos e cresce a urgência em prender Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Bolsonaro não pode chegar perto de embaixadas nem usar redes sociais

Foto: Reprodução

Além de ser obrigado a usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não poderá usar redes sociais, comunicar-se com embaixadores e diplomatas estrangeiros e nem pode se aproximar de embaixadas.

Bolsonaro foi alvo de operação da PF na manhã desta sexta-feira (18/7), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Moraes determinou também a Bolsonaro recolhimento domiciliar das 19h às 7h e nos finais de semana.

Opinião dos leitores

  1. Punição sem condenação, censura prévia, mordaça para um político adversário para evitar que o povo saiba da versão dele e só escute a versão mentirosa do Estado, judiciário político assumidamente em público. Ainda tem quem queira ser cego e não ver o que nos tornamos. Acabou qualquer sinal democrático nesse país.

  2. Não adianta prender Bolsonaro, em 2026, iremos contra aqueles ligados ao sistema que o mandou prender.

    1. Esse daí já foi preso, a fila andou, agora é a vez do Bolsonaro!

  3. Eu sou anti Bolsonaroe e anti o descondenado corrupto Lula, sonho com o Brasil livre destas duas pragas, são dois câncer no Brasil, más o vemos é uma perseguição velada em Bolsonaro, enquanto o descondenado corrupto o larápio Lula foi condenado em três instâncias e foi descondenado sem provar inocência nos processos que foi condenado e hoje é presidente da República o Bolsonaro vem sofrendo uma perseguição já mais vista neste país..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Trabalhadores enfrentam horas na fila para cancelar cobrança de taxa sindical em SP

Vídeo: Reprodução

Em São Paulo, trabalhadores têm passado horas na fila para recusar a cobrança de uma taxa sindical. Trabalhadores do setor de transporte e logística querem cancelar a contribuição automática ao sindicato. Para reverter o desconto, o Sindlog exige uma carta de próprio punho, entregue pessoalmente.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Logística não faz menção às filas e alega que o processo está dentro da norma legal. Ainda diz que é responsável por conquistas salariais. Esta trabalhadora reconhece que o sindicato conseguiu um reajuste de 7% para os empregados da categoria.

R7

Opinião dos leitores

  1. Não adianta prender Bolsonaro, em 2026, iremos contra aqueles ligados ao sistema que o mandou prender.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Por ordem de Moraes, Bolsonaro terá de usar tornozeleira eletrônica

Foto: Reprodução

Além das buscas em endereços ligados a ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de medidas restritivas impostas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito na Corte que aura suposta tentativa de golpe de Estado.

Segundo apurou a coluna, Moraes ordenou ao menos três medidas restritivas: 1) uso de tornozeleira eletrônica; 2) proibição de contato com o filho Eduardo Bolsonaro e 3) proibição de redes sociais.

Mais cedo, agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Bolsonaro, entre elas, a casa do ex-presidente e no escritório político dele, na sede do PL, em Brasília.

Metrópoles 

Opinião dos leitores

  1. O Brasil precisa calar e amarrar alguns ministros do STF, amarrar Bolsonaro e deixar Lula viajando e passando vergonha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

URGENTE: Jair Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal

Foto: Reuters/Adriano Machado

Ex-presidente será alvo de medidas cautelares, e não poderá acessar redes sociais. Ele também terá acesso proibido a outros investigados e diplomatas.

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira (18).

Advogados de defesa do ex-presidente confirmaram a operação. Ele é alvo de medidas restritivas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), segundo fontes ouvidas pelo blog.

Entre as restrições, Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar redes sociais.

Ele também terá de permanecer em casa entre 19h e 7 da manhã, e foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros (não podendo se aproximar de embaixadas), nem com outros réus e investigados pelo Supremo.

Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e estão sendo cumpridos na casa do ex-presidente e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.

G1

Opinião dos leitores

  1. Um país sem leis para os que realmente fazem. Sem ordem e rumo onde os amigos do Lula sempre tem razão. Roubar compensa e acobertado convenientemente por quem deveria proteger. A corte é parcial e vendida totalmente. Brasil Titanic rumo ao iceberg e de frente sem rotas para desvio. O abismo nos espera.

  2. Que absurdo!! Lula que era para ter usado tornozeleira. Esse Brasil não tem jeito, enquanto existir um judiciário sem credibilidade.

  3. Vixi! Deu ruim! Pegaram o bozo! Te cuida, Eduardo! Será extraditado e preso por crime de lesa pátria!

    1. Pois é, estes aí já frequentaram o xilindró. A fila andou. Agora é a vez do Bolsonaro e do seu gado histérico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF faz operação contra Bolsonaro

A PF (Polícia Federal) realiza, nesta sexta-feira (18), uma operação contra o Jair Bolsonaro (PL). Agentes estão, neste momento, na residência do ex-presidente e na sede do PL, em Brasília.

A operação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), cumpre mandados de busca e apreensão e a aplicação de medidas cautelares.

Em atualização.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

STTU: tempo de deslocamento na Felizardo Moura está mais rápido

Foto: Magnus Nascimento 

A Avenida Felizardo Moura, em Natal, registrou uma melhora no tráfego durante os horários de pico, com redução de cerca de 20 minutos no tempo de deslocamento em comparação a períodos anteriores. Isso acontece após a liberação da Ponte de Igapó, que permitiu que os efeitos da obra da avenida Felizardo Moura fossem sentidos pela população.

A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), que monitora a via em tempo real. Motoristas ouvidos pela reportagem reclamam da existência de buracos na via recém reformada, que estão dificultando o tráfego.

De acordo com a pasta, o trânsito no local apresenta “fluidez moderada”, sem congestionamentos, mas pequenas retenções e lentidão pontual ainda ocorrem devido ao volume de veículos. Dados operacionais da STTU indicam que 90% dos carros trafegam acima de 20 km/h, mesmo nos horários de maior movimento, e que 80% ultrapassam os 30 km/h nas faixas, incluindo a reversível – implantada para aumentar a capacidade viária.

A redução no tempo de deslocamento é um alívio para motoristas que passam diariamente pelo trecho, mas a STTU reforça a necessidade de atenção, já que o fluxo pode variar dependendo do horário. A via segue sendo monitorada para evitar paralisações e manter a fluidez.

Tribuna do Norte 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pela 1ª vez na história, robô faz cirurgia guiado por IA sem ajuda humana

Foto: Juo-Tung Chen/Universidade Johns Hopkins

Pela primeira vez, um robô cirúrgico operado por inteligência artificial realizou, de forma totalmente autônoma, uma cirurgia em tecido humano sem qualquer intervenção direta de médicos.

O feito histórico aconteceu na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, onde a máquina extraiu com sucesso uma vesícula biliar — procedimento chamado colecistectomia.

A operação marca um divisor de águas no uso da IA na medicina e foi descrita com detalhes em um estudo publicado na revista científica Science Robotics.

A tecnologia usada nessa operação chama-se SRT-H (Hierarchical Surgical Robot Transformer), uma evolução do antigo robô STAR.

O novo modelo é capaz de entender, decidir e se adaptar em tempo real durante cirurgias, além de interagir por comandos de voz com a equipe médica — um processo descrito pelos pesquisadores como semelhante a “um residente sendo orientado por um mentor”.

“Esse avanço nos leva de robôs que conseguem executar tarefas cirúrgicas específicas para robôs que realmente compreendem os procedimentos cirúrgicos. Essa é uma distinção crítica que nos aproxima significativamente de sistemas autônomos cirúrgicos clinicamente viáveis”, explicou Axel Krieger, professor da Johns Hopkins e responsável pelo projeto, financiado por órgãos do governo americano.

Antes da realização da cirurgia, o robô foi treinado com vídeos de operações reais, acompanhados por legendas que explicavam cada etapa.

Em paralelo, a equipe também ensinou o SRT-H a executar tarefas básicas, como segurar tecidos, manipular agulhas e fazer suturas — que fazem parte do processo completo de remoção da vesícula, que exige, em média, 17 passos.

Durante os testes, o SRT-H operou oito vesículas ex vivo, ou seja, órgãos humanos reais retirados do corpo.

Mesmo diante de variações anatômicas e situações simuladas de emergência, como alterações visuais nos tecidos com o uso de corantes, o robô demonstrou precisão, segurança e adaptação, realizando todos os procedimentos com sucesso.

“Nosso trabalho mostra que modelos de IA podem ser confiáveis o suficiente para a autonomia cirúrgica — algo que antes parecia distante, mas agora é demonstravelmente viável”, disse Ji Woong Kim, ex-pesquisador da Johns Hopkins e hoje na Universidade Stanford.

Em 2022, uma versão anterior do robô STAR já havia realizado uma cirurgia laparoscópica autônoma em um porco vivo. No entanto, naquela época, ele ainda dependia de marcações prévias no tecido e seguia um roteiro pré-estabelecido.

Agora, com o SRT-H, a IA é capaz de responder a mudanças imprevisíveis no meio do procedimento — um avanço comparado por Krieger a “ensinar o robô a dirigir em qualquer estrada, em qualquer condição”.

Outro ponto de destaque é que o robô usa uma arquitetura de aprendizado de máquina semelhante à do ChatGPT, o que lhe permite aprender com comandos verbais e se adaptar em tempo real. Isso significa que ele pode ajustar seus movimentos com base na anatomia do paciente e corrigir desvios inesperados, aumentando sua segurança.

Segundo o cirurgião Jeff Jopling, coautor do estudo, o robô pode aprender e executar diferentes partes de uma cirurgia em velocidades e graus variados, semelhante a um residente humano.

Apesar de ainda ser mais lento que um cirurgião experiente, o SRT-H apresentou desempenho equivalente nos resultados clínicos.

Ainda não há previsão de quando o robô será testado em pacientes vivos, mas a expectativa dos cientistas é de que isso possa acontecer na próxima década.

O objetivo é que o SRT-H amplie seu repertório cirúrgico e, futuramente, execute operações complexas de forma cada vez mais independente, com segurança e eficácia.

“Para mim, isso realmente demonstra que é possível realizar procedimentos cirúrgicos complexos de forma autônoma”, finaliza Krieger. “É uma prova de conceito robusta de que essa abordagem baseada em aprendizagem por imitação pode automatizar tarefas delicadas com precisão e confiabilidade.”

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *