Fátima ignora críticas de Wilma que questionou a atuação da petista na Educação do RN

Segundo a reportagem de O Jornal de Hoje, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) evitou responder às críticas da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que afirmou em entrevista a uma emissora de TV que a parlamentar do PT e candidata ao Senado não fez tanto pela educação como apregoa. Vale lembrar que Fátima usa a bandeira da Educação para destacar sua trajetória política.

Ao ser procurada pela editoria de política do jornal, a petista preferiu não peitar Wilma, que apontou ações realizadas nas áreas de educação como prefeita, deputada federal e governadora. Em vez de responder aos questionamentos de Wilma, Fátima mandou, por meio da assessoria, respostas lacônicas em relação às declarações da vice-prefeita de Natal, principal adversária da petista na disputa por uma vaga no Senado nas eleições deste ano.

A atuação da deputada Fátima em prol da educação do Rio Grande do Norte foi posta à prova pela vice-prefeita, que disse que a parlamentar do PT “não é nenhuma ministra da educação” para se arvorar como dona de todos os resultados do setor no Estado. Wilma afirmou que, como prefeita, deputada federal constituinte e governadora, sempre defendeu a área, citou exemplos, e disparou: “Se for comparar com minha adversária, o que ela fez, ela não executou nada do que está dizendo. Porque não é ministra da educação, da saúde, da agricultura”, declarou a socialista, durante entrevista ao “Jornal Verdade” (Sim TV) nesta terça.

Com a declaração, a professora Wilma de Faria desfez a ideia de que Fátima é a única que trabalha pela educação no Estado. Como resposta, a assessoria de Fátima escreveu que “o povo potiguar é a melhor testemunha dos benefícios que a deputada Fátima Bezerra proporcionou ao Rio Grande do Norte em seus dois mandatos na Assembleia Legislativa e em três mandatos na Câmara Federal. Por isso Fátima no Senado vai poder fazer muito mais pelo Rio Grande do Norte, reafirmando e ampliando sua luta pela educação e trabalhando para trazer mais empregos, saúde e segurança”.

A nota da assessoria registra ainda que, por meio de sua ação parlamentar, Fátima viabilizou a instalação de 18 unidades de Institutos Federais no Rio Grande do Norte, dos quais 16 já estão em funcionamento, beneficiando 28 mil estudantes.

“Até Fátima integrar a Câmara Federal, nosso Estado tinha apenas duas unidades de IFRN. Hoje, todas as cidades-pólo do Rio Grande do Norte contam com uma unidade para nossos jovens estudantes, que agora chegam mais preparados ao mercado de trabalho”, afirma.

A ampliação de vagas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a criação de novos cursos na área de Saúde, e a transformação da UFERSA em entidade federal também são resultado do esforço de Fátima em prol do Estado, segundo a assessoria da candidata. “Fátima esteve em plena sintonia com a política do governo federal em oferecer cursos de graduação não só nos grandes centros urbanos como também em cidades no interior do Estado, evitando a migração por falta de oportunidades”.

Ainda conforme a assessoria da petista, a deputada também atuou no programa Caminhos da Escola; transporte escolar; respaldo à infância e está garantindo aos conselhos tutelares do Rio Grande do Norte condições mínimas de funcionamento, com a entrega de kits (carro, computadores, impressora e demais itens essenciais). “Isso permitiu que esses órgãos de proteção e defesa da criança e do adolescente pudessem aumentar a abrangência de atuação, além de atender com mais agilidade. Até 2015, Rio Grande do Norte será o primeiro Estado a entregar os kits a 100% dos conselhos”, afirmou.

De acordo com a nota, as crianças também estão contempladas no trabalho de Fátima na Câmara Federal por meio do Programa Pró-Infância, que oferece creches e pré-escolas. “O Estado foi contemplado com 221 creches e pré-escolas. Fátima segue atuando para que essas unidades sejam efetivadas no menor prazo possível”.

O texto conclui afirmando que quem conhece o funcionamento da Câmara sabe da importância de um trabalho parlamentar sério, honesto e comprometido com o conjunto do Estado e as demandas do povo potiguar. Para Fátima, educação é a base do desenvolvimento econômico e social. A grande geradora de oportunidades. Fátima já provou que sabe trabalhar e o povo potiguar reconheceu seu trabalho, dando a ela a hora da liderança de votos nas eleições de 2002 e 2010.

WILMA

Em sua entrevista, ontem, Wilma destacou sua atuação na área de educação, criticando a petista por querer ter para si todos os méritos da educação no RN. “Quando minha adversária fala da área da educação, a atuação que nós tivemos na UERN, na UFERSA, para transformar na Casa da Agronomia; na UFERSA, levando para Angicos, Caraúbas, e com relação à UFERSA, que nós trabalhamos isso, doando inclusive terrenos, fazendo gestão junto ao presidente Lula, junto ao ministro da educação, fizemos tudo isso também”, disse.

Ainda em sua entrevista à SIM TV, Wilma rebateu outro discurso da deputada federal Fátima Bezerra: o de que a ex-governadora vai para o Senado para se aposentar da política. “Vou trabalhar. Dizem que é uma atividade mais tranquila. Mas eu quero estar onde tem trabalho, onde possa fazer alguma coisa para mudar a situação de dificuldade da população”, declarou, destacando, entre as bandeiras a serem defendidas no Senado, a reforma tributária, maiores investimentos em segurança pública e saúde. “Vamos trabalhar nessa direção, porque nada que o governo faz no Executivo deixa de passar pelo Legislativo. Precisamos chamar o legislativo e exigir de deputados e senadores para realizarem o que se comprometeram com a população”, disse Wilma, mais uma vez, criticando a atuação da deputada Fátima como deputada.

Fonte: Jornal de Hoje