A final da Copa Cidade do Natal, válida pela decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar entre ABC e América, no Estádio Frasqueirão, na noite desta quarta-feira(19), tem dominado as rodas de conversas na capital potiguar.
A rivalidade discutida de forma sadia é presença marcante pelas ruas da capital, com torcedores vestindo os uniformes de seus clubes do coração. Em filas de bancos, lotéricas, mercados e estabelecimentos, o assunto é o clássico-rei.
Dono da melhor campanha na fase inicial, o ABC joga com a vantagem do empate para conquista da taça. Para o alvirrubro, nada mais além da vitória para o triunfo.
Eu sou torcedor do BEM, não tenho proteção> Os marginais que se dizem torcedores tem a proteção. Então como cidadão que pago meus deveres não vou e aconselho aos do BEM que também não vão . Essas atitudes tem que mudar. Cumprimos nosso deveres então temos que ter nossos direitos. É assim que é para funcionar. Para marginal deve ser PEIA e CADEIA.
Sinceramente Sr. Francisco Alves, o seu comentário ficou meia boca, a facção criminosa do ABC? pelo últimos acontecimentos, na realidade, temos duas facções criminosas que envolvem torcedores dos dois clubes, depois disso, concordo com o seu comentário " aos delinquentes só resta cantar"……. Os dirigentes e componentes de ambas as facções deveriam ser presos e banidos dos estádios. Infelizmente temos um governo fraco, covarde, que não se posiciona e enfrenta com a devida competência esses marginais vestidos de torcedores.
O mais interessante do clássico foram as diretrizes tomadas ao final da reunião das autoridades. Pelo que foi divulgado na imprensa, parte do efetivo da gloriosa PM, vergonhosamente irá escoltar (proteger) a facção criminosa do ABC, enquanto parte da corporação fara o mesmo com com a facção americana, pasmem! Contudo, nade se aproxima da felicidade dos marginais, posto que, com atitudes tão contundentes das autoridades, nada poderia ter saído melhor para eles. Assim, em clima de carnaval e superprotegidos, aos delinquentes só resta cantar: " Quanto riso/ Ó quanta alegria/ Mais de mil palhaços no salão…
O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) recorreu à Justiça Federal para tentar solucionar a crise provocada pelos constantes atrasos nos repasses do Governo do Estado, que têm comprometido o pagamento de salários e serviços prestados por médicos da rede pública. A iniciativa ocorre após meses de reclamações de profissionais que afirmam enfrentar dificuldades financeiras severas diante da ausência de regularidade nos pagamentos.
Segundo o CREMERN, há casos de médicos que acumulam até oito meses sem receber pelos serviços executados, situação que tem afetado tanto empresas contratadas quanto profissionais autônomos. Diante do cenário, o Conselho apresentou uma Reclamação Pré-Processual (RPP) com o objetivo de pressionar o Estado a adotar medidas imediatas e abrir um canal de diálogo formal por meio de uma audiência de mediação judicial.
A proposta é reunir governo, Ministério Público, secretarias estaduais, o Sindicato dos Médicos e demais entidades envolvidas para garantir dois pontos que a entidade considera inegociáveis: a quitação imediata dos valores pendentes e a continuidade plena dos serviços públicos de saúde, evitando prejuízos à população atendida pelo SUS.
O CREMERN destacou ainda que acompanha paralelamente as tratativas envolvendo débitos da Prefeitura do Natal com a COOPMED, conduzidas pelo Ministério Público Estadual, e se colocou à disposição para atuar sempre que necessário. A seguir, a nota de esclarecimento divulgada pela entidade na íntegra.
Nota de Esclarecimento – CREMERN
O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), por meio de sua assessoria jurídica, protocolou esta semana uma Reclamação Pré-Processual (RPP) perante a Justiça Federal. A medida visa intervir em um cenário de atraso contínuo e insustentável nos repasses de verbas por parte do Governo do Estado, que tem impactado diretamente o pagamento de salários e serviços prestados por médicos na rede pública.
A classe médica do Rio Grande do Norte tem enfrentado uma situação desesperadora, com atrasos que, em alguns casos, já se estendem por até oito meses no pagamento de serviços essenciais. Essa inadimplência do Estado afeta diretamente as empresas contratadas e, por consequência, os profissionais da saúde, gerando problemas financeiros e emocionais incalculáveis para aqueles que são linha de frente no cuidado com a população.
“Uma crise dessa magnitude é inaceitável. O CREMERN não concorda com à violação dos direitos dos profissionais que dedicam suas vidas ao bem-estar da sociedade potiguar,” afirma o presidente do CREMERN, Dr. Marcos Jácome. “Nossa decisão de acionar a Justiça Federal reflete a urgência e a gravidade da situação que nossos médicos vêm enfrentando.”, completa.
O principal objetivo da Reclamação Pré-Processual não se limita apenas à cobrança dos valores devidos. O CREMERN busca, prioritariamente, abrir um canal de diálogo urgente e imediato com o Governo do Estado. Para tanto, a entidade requereu uma audiência de mediação judicial.
Esta audiência é fundamental para reunir todos os atores processuais envolvidos, incluindo o Ministério Público, as Secretarias de Estado pertinentes e o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, com o propósito de garantir dois pontos inegociáveis: O imediato pagamento de todos os valores em atraso devidos aos profissionais de saúde e a manutenção plena e ininterrupta dos serviços públicos de saúde, protegendo tanto a população que depende do SUS quanto a dignidade e as condições de trabalho de toda a classe médica do Estado.
O Conselho de Medicina reitera seu compromisso com a defesa da medicina e dos que exercem legalmente a profissão no Rio Grande do Norte, e espera que a iniciativa judicial impulsione uma solução célere e definitiva para este grave problema.
Com relação aos débitos oriundos do Município de Natal, relativos a COOPMED, as tratativas estão sendo conduzidas pelo Ministério Público Estadual, com a Secretaria de Saúde e credor, permanecendo o CREMERN vigilante não só com relação a essa Cooperativa, como de qualquer outra, caso seja provocado, ficando a disposição para intermediar e participar do processo, caso não se chegue a uma solução amigável.
A Polícia Civil do RN, em ação conjunta com a PC da Paraíba, prendeu nesta quinta-feira (13) um homem de 27 anos condenado por matar o policial militar da reserva José Cláudio de Lima. O criminoso foi localizado em Campina Grande (PB), depois de tentar escapar da Justiça mesmo já tendo sido sentenciado a 15 anos de prisão em regime fechado.
O homicídio aconteceu em 2 de dezembro de 2022, na comunidade Alto da Torre, Zona Norte de Natal. Triplamente qualificado, o crime levou o assassino ao banco dos réus — e ele chegou a participar da audiência por videoconferência, já morando na Paraíba, quando ouviu a própria condenação.
Mesmo assim, tentou fugir mais uma vez após a sentença, mas foi rastreado e interceptado pelas equipes antes de deixar o estado.
Com o homem, os policiais encontraram documentos falsos, recolhidos durante a operação. Ele não foi autuado em flagrante por falsificação porque não chegou a apresentar os documentos às autoridades.
A Prefeitura de Extremoz lançou o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS 2025, destinado à regularização de débitos tributários e não tributários.
O programa oferece descontos de até 95% em juros e multas para pagamento em cota única e parcelamento em até 48 meses, com reduções progressivas nas penalidades.
De acordo com a Secretaria Municipal de Tributação, o contribuinte poderá aderir ao programa no prazo de 30 dias.
O REFIS também contempla benefícios para regularização fundiária e ITIV, com desconto de até 40% no imposto, desde que comprovada a aquisição do imóvel há pelo menos seis meses ou mediante contrato de promessa de compra e venda registrado em cartório.
“Essa é uma oportunidade real do contribuinte ficar em dia com o município, aproveitando descontos expressivos e parcelamentos acessíveis. O REFIS é bom para todos: para quem quita suas pendências e para a cidade, que ganha mais capacidade de investir”, destacou a prefeita Jussara Sales.
Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Tributação para mais informações e adesão ou acessar https://extremoz.rn.gov.br
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quinta-feira (13) a criação de uma comissão do Mercosul para combater o crime organizado. Segundo ele, a ideia é montar uma estratégia permanente contra facções transnacionais — um discurso que tenta responder à pressão crescente sobre o avanço de grupos como PCC e Comando Vermelho no país.
O anúncio vem em meio ao impasse no Congresso sobre o projeto do governo para ampliar o combate às facções, enviado depois da megaoperação no Rio que terminou com 121 mortos. Lewandowski prometeu até montar um banco regional de dados sobre criminosos, mas admitiu que “não existe bala de prata” para enfrentar o problema. A nova comissão deve atuar na troca de informações, integração policial e articulação entre governos e setor privado.
Além disso, os ministros assinaram um acordo de cooperação contra o tráfico de pessoas, considerado pelo próprio governo como um “flagelo”. O tema ganhou destaque internacional e é tratado como prioridade pelos países do bloco.
Lewandowski disse que houve avanço nas discussões sobre o corredor bioceânico, estrada que vai ligar o Atlântico ao Pacífico e promete impulsionar exportações, inclusive para a China. O ministro afirmou que os países acertaram medidas de segurança para garantir o fluxo de cargas e pessoas. Outro ponto discutido foi o combate a crimes ambientais, com promessa de adesão a marcos legais internacionais — pauta que o governo Lula costuma usar como vitrine no exterior.
A Polícia Federal apontou que Pedro Alves Corrêa Netto, secretário de Inovação do Ministério da Agricultura do governo Lula, recebeu mais de R$ 1 milhão em propina entre 2022 e 2024. O dinheiro vinha do esquema bilionário que drenou recursos do INSS e foi revelado na nova fase da Operação Sem Desconto, autorizada pelo ministro André Mendonça, do STF, que determinou tornozeleira eletrônica para o servidor.
Segundo a PF, a propina era repassada por Cícero Marcelino, operador da Conafer, entidade que recebeu R$ 708 milhões do INSS, mas desviou R$ 640 milhões para empresas de fachada.
Em troca, Pedro Alves teria ajudado a favorecer interesses do grupo dentro do Ministério da Agricultura e até influenciado projetos na Frente Parlamentar do Empreendedorismo Rural.
Os repasses foram feitos por empresas ligadas ao operador, como Santos Consultoria, To Hire Cars, Agropecuária PKST e Solution Serviços. O Ministério da Agricultura e a defesa do secretário ainda não se manifestaram.
A Rússia queria mostrar ao mundo que estava entrando de vez na corrida dos robôs humanoides — mas acabou virando meme global. Na estreia oficial em Moscou, o AIDOL, primeiro robô humanoide russo movido a inteligência artificial, subiu ao palco ao som épico de Rocky. Bastaram poucos segundos para a máquina perder o equilíbrio, tropeçar e cair de cara no chão, na frente de cerca de 50 jornalistas.
O vexame foi tão grande que os organizadores tentaram esconder a cena levantando um pano preto, numa espécie de “cortina da vergonha”. A empresa responsável culpou “problemas de calibração e iluminação”, garantindo que não foi falha do robô — que, segundo o CEO Vladimir Vitukhin, “ainda está aprendendo”.
Apresentado como o grande salto tecnológico russo na disputa com EUA e China — onde a Tesla, de Elon Musk, e gigantes asiáticas avançam rápido — o AIDOL promete andar, pegar objetos e até conversar com humanos. A ideia é usar o robô em fábricas, hospitais e até no entretenimento.
A queda acontece em meio a uma corrida global bilionária pelos robôs humanoides. Só em 2024, o setor recebeu mais de US$ 1,6 bilhão em investimentos. E não é a primeira vez que um “super-robô” desaba em público: até o famoso Atlas, da Boston Dynamics, já protagonizou coletâneas de tombos.
Um dos e-mails de Jeffrey Epstein — o milionário acusado de comandar uma rede de exploração sexual nos EUA — menciona uma suposta ligação do financista direto com o presidente Lula. Segundo o documento, quem teria intermediado o contato seria ninguém menos que o linguista norte-americano Noam Chomsky, ícone da esquerda mundial. O Planalto tratou de negar tudo imediatamente.
A frase aparece em meio às mais de 20 mil páginas de arquivos divulgadas esta semana por um comitê do Congresso americano, que tornou públicos e-mails trocados por Epstein com diversas figuras conhecidas. No trecho encontrado, Epstein escreveu: “Chomsky me ligou com o Lula. Da prisão. Que mundo”.
Os documentos liberados incluem comunicações de Epstein com nomes como Ghislaine Maxwell, presa por tráfico sexual, e o escritor Michael Wolff, autor de livros sobre o presidente norte-americano Donald Trump. A aparição do nome de Lula nesse contexto acabou chamando atenção no Brasil, especialmente pela gravidade do histórico envolvendo Epstein e por ele citar que a ligação teria ocorrido “da prisão”.
Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) negou tudo de forma categórica: “Essa informação não procede. A citada ligação telefônica nunca aconteceu”.
A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quinta-feira (13) o Projeto de Lei 874/2025, que autoriza a Prefeitura a contratar um empréstimo com o BNDES para ampliar a capacidade de investimento da capital. A medida atende a um pedido do prefeito Paulinho Freire e abre caminho para novas obras estruturantes.
O vereador Kleber Fernandes, líder do governo, explicou que o orçamento atual está comprometido principalmente com despesas da máquina pública, o que limita ações de infraestrutura. Segundo ele, obras de drenagem, pavimentação e iluminação só avançam quando há recursos externos — seja do governo federal, emendas ou operações de crédito como esta com o BNDES.
Kleber destacou que Natal “não pode perder a oportunidade” de garantir investimentos importantes com responsabilidade fiscal. Para ele, o financiamento é uma ferramenta necessária para acelerar melhorias aguardadas pelos moradores.
Com a aprovação, a Prefeitura agora pode iniciar as negociações formais com o BNDES para definir valores, prazos e condições do crédito, permitindo que novos projetos saiam do papel ainda nos próximos meses.
Nicolás Maduro resolveu vestir a fantasia de “homem da paz” e pediu publicamente que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “acabe com as guerras” e “una americanos e venezuelanos pela paz do continente”. A declaração foi feita durante comício pró-regime em Caracas nesta quinta-feira (13), quando o ditador respondeu perguntas da CNN em meio ao clima de tensão militar no Caribe.
Maduro ensaiou até inglês para mandar seu recado a Trump: “Yes, peace! Yes, peace!”. Questionado se temia um possível ataque dos EUA, ele desconversou e disse estar “ocupado com o povo” — o mesmo povo que enfrenta inflação explosiva, repressão e êxodo histórico sob seu governo.
A troca de farpas ocorre enquanto Washington e Caracas aumentam a pressão militar na região desde agosto. Os EUA enviaram porta-aviões, navios de guerra, caças e fuzileiros navais para uma megaoperação antidrogas — a maior mobilização no Caribe desde a invasão de Granada, em 1989.
O governo norte-americano acusa a Venezuela de ser dominada pelo Cartel de Los Soles, envolvido no narcotráfico internacional. Já Maduro diz que tudo não passa de tentativa dos EUA de promover uma “mudança de regime”.
Maduro tenta passar a imagem de líder pacífico — enquanto o país vive sob ditadura, crise humanitária e denúncias de ligação com o tráfico.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou que mais 13 nomes da cúpula política da direita visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que segue em prisão domiciliar. A liberação vale entre 24 de novembro e 11 de dezembro, sempre das 9h às 18h — tudo sob o mesmo pacote de exigências já imposto antes, como vistoria nos carros que entram e saem da casa do ex-presidente.
Entre os autorizados estão pesos pesados como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o governador do Rio, Cláudio Castro, e o relator da PL Antifacção, deputado Guilherme Derrite. A decisão mostra que, mesmo com toda a pressão política em Brasília e no Judiciário, Bolsonaro segue cercado de aliados de alto calibre.
A lista completa inclui governadores, parlamentares e figuras estratégicas da direita nacional, todos com datas específicas de entrada, uma espécie de “agenda oficial” montada pelo próprio STF. O goiano Ronaldo Caiado visita no dia 9 de dezembro, Tarcísio no dia 10, e Sanderson fecha a rodada no dia 11.
Veja as datas liberadas por Moraes: 24/11 – Adolfo Sachsida 25/11 – Bruno Scheid 26/11 – Cláudio Castro 27/11 – Cleidimar Moreira 28/11 – Evair Melo 01/12 – Guilherme Derrite 02/12 – José Medeiros 03/12 – Odelmo Leão 04/12 – Pablo Faria 05/12 – Paulo M. Silva 09/12 – Ronaldo Caiado 10/12 – Tarcísio de Freitas 11/12 – Ubiratan Sanderson
Eu sou torcedor do BEM, não tenho proteção> Os marginais que se dizem torcedores tem a proteção. Então como cidadão que pago meus deveres não vou e aconselho aos do BEM que também não vão . Essas atitudes tem que mudar. Cumprimos nosso deveres então temos que ter nossos direitos. É assim que é para funcionar. Para marginal deve ser PEIA e CADEIA.
CURITIBA JÁ, vc calado é um rei, raciocinando e escrevendo, um completo desastre.
Sinceramente Sr. Francisco Alves, o seu comentário ficou meia boca, a facção criminosa do ABC? pelo últimos acontecimentos, na realidade, temos duas facções criminosas que envolvem torcedores dos dois clubes, depois disso, concordo com o seu comentário " aos delinquentes só resta cantar"……. Os dirigentes e componentes de ambas as facções deveriam ser presos e banidos dos estádios. Infelizmente temos um governo fraco, covarde, que não se posiciona e enfrenta com a devida competência esses marginais vestidos de torcedores.
Não tem mais comentário o Francisco Alves falou tudo a nossa gloriosa Policia Militar vai fazer escolta para Bandidos
O que afasta o verdadeiro torcedor abcdista ou americano são as torcidas organizadas… so não ver quem não quer!!!!
Tomara que ocorra tudo bem, ninguém morra!
O mais interessante do clássico foram as diretrizes tomadas ao final da reunião das autoridades. Pelo que foi divulgado na imprensa, parte do efetivo da gloriosa PM, vergonhosamente irá escoltar (proteger) a facção criminosa do ABC, enquanto parte da corporação fara o mesmo com com a facção americana, pasmem! Contudo, nade se aproxima da felicidade dos marginais, posto que, com atitudes tão contundentes das autoridades, nada poderia ter saído melhor para eles. Assim, em clima de carnaval e superprotegidos, aos delinquentes só resta cantar: " Quanto riso/ Ó quanta alegria/ Mais de mil palhaços no salão…
Vergonha isso. Absurdo