Diversos

Flávio Rezende entrega os pontos na Casa do Bem

Veja abaixo o depoimento de Flávio Rezende sobre o fim da Casa do Bem e novos rumos no ativismo social.

Peço licença a meus leitores para tecer algumas considerações e explicar algumas decisões que andei tomando nos últimos dias.  Já é do conhecimento público que em meados de novembro/dezembro a Casa do Bem encerrará suas atividades humanitárias e, os trabalhos sociais conquistados e executados com muito amor, devem continuar sob a égide do Conselho Comunitário de Mãe Luiza e Aparecida.

Para chegar a este momento vamos retroceder ao tempo de minha juventude, fim dos anos 70, totalidade dos 80 e começo dos 90. Neste tempo não havia entre os jovens envolvimentos mais relevantes relacionados a ajudas ao semelhante, questão dos animais e do meio ambiente e, circulávamos entre festinhas diversas, romances, futebol e muito pouco nos relacionávamos com política.

Apesar de tudo isso, desde cedo, gostava de ajudar as pessoas que batiam na porta lá de casa e, fazia amizades com carentes, causando até comentários e algumas pequenas complicações, já contornadas e que viraram história.

O tempo passou, comecei a trabalhar muito jovem, me meti em diversas atividades e fui juntando dinheiro até que decidi comprar um terreno e levantar minha casa. Num episódio que por si só merece um artigo inteiro, decidi comprar este terreno em Mãe Luiza, causando espanto na família e entre amigos.

Apesar de tudo levantei o lar e morando lá comecei a caminhar pela comunidade, conhecendo pessoas e seus problemas e, fui ajudando uma família aqui, melhorando um banheiro ali, levando para hospitais pois não tinha Samu, para ter filhos, até que depois de muitas ajudas pontuais, comecei a ajudar projetos já existentes e, em minha própria casa, fiz uma escola de balé, a piscina era coletiva, fundamos uma escolinha de futebol e as coisas foram aumentando, aumentando e, quando percebi, minha casa era a própria Casa do Bem de tantas coisas que já aconteciam lá.

Aconselhado pelo amigo Paulo Campos decidi comprar uma casa e deslocar para a mesma todo o movimento que já ocorria naturalmente na minha, onde chegava a receber diariamente mais de 20 pessoas com problemas pessoais, de emprego, saúde e onde buscava com meus próprios recursos e conhecimentos, minorar aflições e conseguir colocações no mercado de trabalho, entre diversas outras ações do bem.

Diante da necessidade de ter um novo espaço, fui igualmente aconselhado a abrir uma ONG para receber recursos para a compra desta casa. Assim foi fundada em agosto de 2005 a Casa do Bem. A luta para comprar a casa foi radicalmente mudada quando o empresário Ricardo Barros doou um terreno, vizinho onde morava e, através da Lei Câmara Cascudo, obtive apoio da Petrobras e da Cosern e construímos a sede própria da Casa do Bem, inaugurada em julho de 2010.

De lá para cá os voluntários foram chegando e as ações acontecendo, nunca havendo interrupção e a Casa do Bem funcionando, prestando relevantes serviços, contando para seu funcionamento com depósitos financeiros de pessoas físicas e de empresas, mas sempre com somatório apertado para as reais necessidades que se apresentavam a cada dia.

A dificuldade foi amenizada com assinatura de um convênio na administração de Micarla de Sousa, que possibilitava o pagamento de despesas básicas, livrando um pouco a conta principal do total dos gastos.

O convênio foi renovado através de Carlos Eduardo, mas, ano passado, uma greve no órgão que analisa as prestações de contas do município atrasou tudo no meio do ano e a Casa do Bem e outras entidades ficaram sem o benefício do convênio o resto do ano. Depois de reuniões onde as decisões do setor jurídico iam mudando, decidimos esquecer 2013 e renovar para 2014, mas, infelizmente, chegamos em julho e o convênio não foi assinado.            Sem o convênio a Casa do Bem foi entrando na conta normal e a fragilizando ao ponto de ter que realizar, praticamente todos os dias, campanhas através das mídias sociais e de outras formas, não obtendo êxito, com poucas pessoas depositando algo e na maioria das vezes, depósitos apenas naquele momento em que demonstrava desespero pela situação.

Esse apertado existir financeiro, aliado as muitas decisões que tenho que tomar diariamente, relatórios a preencher de conselhos diversos, pegar pessoalmente doações em lugares distantes, enfim, muitas e muitas atividades, solicitações diversas de mil coisas para os projetos, literalmente me fragilizaram e me levaram a decisão de extinguir a Casa do Bem e continuar meu trabalho social sem o peso de dirigir uma ONG com tantas necessidades e apoio financeiro insuficiente.

Não critico ninguém pelo ocorrido, podia ter tido a competência de tornar a Casa do Bem viável através de editais e outros convênios, mas confesso que tentei de tudo que se possa imaginar, mas não aconteceu comigo. O Cidadão Nota 10, antes uma esperança das ONGs praticamente não funciona, os convênios são difíceis de conseguir e de operar, uma vez que a legislação trata igualmente coisas de centavos e de bilhões e os editais nunca conseguimos material humano para nos inscrever a tempo em suas nuances burocráticas.

Só as pessoas próximas sabem o tempo que dediquei a muitas coisas, o dinheiro próprio que gastei no início e durante todo este tempo, atendendo com recursos meus inúmeros pedidos que a Casa do Bem não deveria se meter, além de ter que aguentar com resignação confissões de amigos dizendo que algumas pessoas acham que desviava recursos para viajar, como se eu não tivesse condições de fazer tudo que faço com meus próprios rendimentos, posto que sou funcionário de nível superior da UFRN, concursado, com especialização em Ciências da Religião e mestrado em  andamento em Estudos da Mídia, com passagens por televisões, jornais, incursões no comércio e na construção civil, com vários apartamentos populares construídos, torre de telefonia num terreno meu, enfim ganho mais que deputados, vereadores, só não consigo ter o padrão de vida que muitos tem e nem apresentar na declaração anual do Imposto do Renda os bens que os mesmos usufruem e a incrível e ascendente curva patrimonial.Apesar de me considerar muito bem sucedido financeiramente meu carro é um Sandero, o de minha esposa um Clio, moro num apto de 52 metros quadrados e minha esposa numa casa herdada da mãe. Nossos filhos estudam em colégios simples, um inclusive com bolsa e, quando viajamos, buscamos sempre os pacotes ofertados pelos sites de busca e nos hospedamos na casa de amigos e parentes ou em hotéis de classificação mediana.

Encerro então um ciclo de ativismo social como dirigente de ONG de maneira honesta, com toda a contabilidade da Casa do Bem exposta no link – prestação de contas, no site www.casadobem.org.br, acreditando ter feito um monte de bondades, nunca pedindo um voto sequer a seu ninguém, não colocando o fator religioso na ordem do dia e nem permitindo remuneração para nenhum dirigente da entidade.Os trabalhos sociais vão continuar com o Conselho Comunitário, estarei por perto ajudando, devo permanecer junto com amigos com a Escolinha de Futebol que permanecerá com o nome Casa do Bem, mas sem o peso de uma entidade devidamente regularizada, vou levar a escolinha como antes, informalmente.Todos que ajudam a Casa do Bem pode continuar ajudando até dezembro e, caso desejem, repassarei contatos e conta do Conselho Comunitário para continuidade dos projetos desenvolvidos, quanto a escolinha vou buscar apoios para tocar o barco com 250 jovens em várias categorias.Gratidão aos que estão ajudando e aos que elogiam e dizem coisas bonitas.

Gratidão principalmente aos valorosos e queridos voluntários que tornaram tudo possível e que devem continuar fazendo o bem sem olhar a quem. Sem eles nada seria possível e fui apenas o mentor e o buscador de apoios, eles é que dão as aulas, cuidam do cotidiano e suam de maneira heroica e verdadeira. Quaisquer dúvidas passem e-mail [email protected], meu envolvimento com o ativismo social apenas chega a uma nova fase, continuo com boa vontade para ajudar, só adequarei o fardo a minha capacidade de suportar o peso, vamos que vamos, luz e paz.

Opinião dos leitores

  1. Não se pode acabar um trabalho deste. Tem muitos frutos para serem colhidos. Entendo que estah apenas transferido atividade para novo modelo. Crie uma ferramenta on line para Casa do Bem continuar ativa. E procure envolver as pessoas e as empresas para serem as pernas e os braços. Continue sendo a cabeça. Também, existem muito potencial nas pessoas, nos grupos que são beneficiados pelas atividades da Casa. Casa estah em pé, e vamos mantê-la em pé. Pense nos jovens que vão tirar seus sustentos e de suas famílias das boas lições recebidas na Casa. Os infortúnios são o útero da felicidade, da vitória, do sucesso. Mantenha as mãos no leme, porque tem muitas outras mãos desejosas de remar.

  2. Que triste notícia!!!
    Isto sim deve preocupar e nao o insucesso do Brasil em um csmpeonato de futebol. Entendo o quao difícil é trabalhar dignamente uma ong ou similar! Flavio: vc poderia ponderar e adiar tal decisão? Psrabens pelo que realizou ate agora e coragem e disposição para prosseguir. Mãe Luiza e Natal agradecem!

  3. br Flavinho, ao tempo em q te parabenizo, lamento a falta de apoio e a cintinuidade de um trabalho vomo esse qso sabe sua importancia ,aqueles q sao direyamenyte beneficiados. Infelixmente, a mairia de nossas instituicoes existem pela ausencia do Estado e medmo sendo bem adminustradas, investindo bem seus limitados recursis, com resultados reais e palpaveid, sofrem na burocracia de um Estado omisso e muitas vezes desonesti, como e o caso do cidsdao nota 10. Fico indignada ao perceber qvse utilizaram das organizacoes serias, incentivaram o povo a pedir nota fuscal (num pais de desvios $publico e sobrecarga de impostos, o povo ta pouco ligando emnpedir nota fiscal) em prol dessas ongs. voluntarios se empenham, juntam, separam, catalogam, fazem projetos, e o governo nao repassa os recursos q nao lhe pertence. Imagino sua lura e sua tristeza, passo por essa luta tb…mas nao percamos nossa essencia …se fossemos "cabos eleitorais", certamente, teriamos apoio e nosso patrimonio seria ascendente. Afinal, este e onunico pais do mundo, scrrdito, q politicos se tornam milionarios, mesmo ganhando oficialmente o q ganham , sem esforco, cumprimento de promessas ou prestacao de contad… Luz na caminhada!!!

  4. Parabéns Flavio Resende, imagino o quanto eh difícil administrar uma instituição sem dinheiro. Alo VOLUNTARIOS DA COPA cade vocês!!!

  5. Queridao, Flavio Resende, a sociedade potiguar so tem a agradecer pela sua imensa dedicação ao bem. Bjo no coração.

  6. Desde o começo dos tempos o homem prefere destruir a construir. A história comprova o que aqui afirmo. O Flávio Resende aceitou andar na contramão, resolveu construir, a ajudar sem receber, resolveu não pedir votos, não escolher políticos nem apresenta-lo aos seus assistidos e isto foi a ruína da Casa do Bem. Seu erro: andar na contramão dos desejos dos políticos que infestam a nossa sociedade como pragas insaciáveis e que esquecem que o termo político vem do ato de servir a pólis, de servir a cidade, e não se servir da cidade. A somar vem a burocracia; esta lhe asfixiou. O Estado, como o cidadão comum, sente que a classe política nacional e principalmente a regional existe somente para se servir dos meios públicos e esvaziar os cofres da República, e tenta se blindar ao máximo. O honesto, assim, se afoga em papeis sem serventia, o ladão utiliza estes mesmos papeis para exercitar suas fugas e para dar um sentido de honestidade em seus atos nebulosos. Flávio foi combatido por estes que esquecem que os motivos que levaram à pequena revolução do ano passado ainda persistem. Mas precisamos lembrar sempre, para que não venha a desesperança: O Bem sempre vence.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça eleitoral manda remover vídeo em que Lula faz pedido de votos a Boulos durante ato do 1º de Maio

Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A Justiça Eleitoral determinou nesta quinta-feira (2) que o YouTube e o presidente Lula (PT) removam o vídeo em que ele pede votos para Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, durante o evento de 1º de Maio, no estádio do Corinthians, na Zona Leste da capital paulista.

A liminar atendeu ao pedido do Partido Novo, uma das legendas que acionou a Justiça contra a fala de Lula.

Na decisão, o juiz estabelece que o vídeo seja removido do canal do presidente na plataforma em até 48 horas.

“A permanência do vídeo na rede pode macular a paridade entre os possíveis candidatos ao pleito vindouro, especialmente porque, além da extemporaneidade do ato de campanha, se trata de um “cabo eleitoral” de considerável relevância.”

O juiz eleitoral não acatou o pedido de determinar que Lula ou Boulos se abstenham de novo ato de campanha e divulgação em redes sociais fora do período eleitoral porque, naturalmente, isso já é vedado por lei.

Lula classificou a eleição deste ano em São Paulo como “verdadeira guerra” e pediu para que seus eleitores votem no deputado na disputa para a Prefeitura da capital paulista.

Pré-candidatos de SP vão à Justiça

 

A legislação eleitoral impõe restrições à propaganda na chamada pré-campanha e proíbe pedido de voto.

Uma das ações foi protocolada pela pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo Novo, Marina Helena, por propaganda antecipada contra Boulos e Lula.

No pedido, a defesa do Partido Novo solicitou uma concessão da liminar para determinar que “os Representados se abstenham de realizar qualquer ato de campanha eleitora antecipada e divulguem os mesmos em suas redes sociais”, além da aplicação de multa que pode variar de R$ 5.000 a R$ 25 mil.

O Palácio do Planalto já tinha apagado do CanalGov, do Youtube, a transmissão dos discursos do 1º de Maio. Porém, ela seguia no perfil pessoal de Lula nas redes sociais.

O Diretório Municipal do MDB de São Paulo, partido do prefeito Ricardo Nunes, pré-candidato à reeleição, afirmou, por meio de nota que considerou a fala de Lula propaganda eleitoral antecipada, e acionou a Justiça.

O deputado federal Kim Kataguiri, pré-candidato pela União Brasil, também entrou como uma representação.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sobe para 24 o número de mortos após temporal no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução redes sociais

Subiu para 24 o número de vítimas em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29). A Defesa Civil registra 13 mortes, e Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar (BM) confirmam outros 11 óbitos.

Além das mortes, 21 pessoas seguem desaparecidas. Ao todo, 147 cidades registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.

Conforme o boletim, 67,8 mil pessoas foram atingidas pelos efeitos do mau tempo. São 14,5 mil moradores fora de casa. São 4.599 em abrigos e 9.993 desalojados (na casa de familiares ou amigos).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho sobre parte do RS até às 15h desta quinta. A previsão do tempo indica chuvas fortes, com queda de granizo, ventos intensos e descargas elétricas.

Visita do presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou ao Rio Grande do Sul nesta quinta. Lula e a comitiva do governo federal desembarcaram na base aérea de Santa Maria por volta de 10h40.

Lula está reunido com o governador, o prefeito de Santa Maria e outras lideranças locais. O sobrevoo às áreas atingidas foi cancelado devido às condições climáticas.

‘Maior desastre do estado’, diz governador

O governador do Rio Grande do Sul disse, na quarta-feira (1º), que o temporal “será o maior desastre do estado”. Eduardo Leite (PSDB) comparou a situação com as tragédias de 2023, que mataram dezenas de pessoas, e admitiu a dificuldade de resgatar todas as pessoas afetadas.

“Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates, porque está muito mais disperso nesse evento climático que a gente está vivenciando. E com dificuldades, porque ali as chuvas não cessam. O estado tem tido dificuldades para acessar as localidades”, disse Leite.

Também na quarta-feira, o RS decretou estado de calamidade pública pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Juiz questiona sistema de câmeras após fuga no Complexo de Alcaçuz: “Seap precisa investigar”

Foto: Reprodução

O juiz da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar, pediu à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) que investigue por que a fuga de presos registrada na última terça-feira (30) não foi impedida a partir da vigilância por câmeras instaladas no Complexo Penitenciário de Alcaçuz.

“Nem o uso da vigilância eletrônica lá do próprio presídio nem a central conseguiram ver esses presos saindo da oficina de trabalho, indo até a guarita, abrindo a porta da guarita, entrando nela para sair. É algo que a Seap precisa investigar”, afirmou Henrique Baltazar, em entrevista à TV Tropical.

O magistrado também afirmou que a Seap precisa “melhorar a estrutura das guaritas”. Ele afirma que, pela falta de policiais penais, atualmente as guaritas são vigiadas apenas por câmeras. “As formas como elas estão montadas facilitaram muito a fuga”, afirmou Baltazar.

Fuga dos presos

Dois presos fugiram na última terça-feira do Complexo Penitenciário de Alcaçuz, localizado em Nísia Floresta. Os detentos escaparam do Pavilhão 5, oficialmente chamado de Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga.

Foi a primeira fuga no presídio desde julho de 2021. Desta vez, os presos escaparam enquanto estavam trabalhando. A fuga ocorreu por volta de 12h. Os detentos aproveitaram a falta de vigilância dos agentes penitenciários e conseguiram escapar.

A presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Vilma Batista, afirmou que um agente precisou sair e trancou os detentos em uma oficina, mas os presos conseguiram fugir devido ao acesso a ferramentas.

A Polícia Penal está em diligências para tentar recapturar os dois fugitivos.

Os presos são identificados como Ricardo Campelo da Silva, de 43 anos, e Gustavo da Rocha Dias, de 30 anos.

Fonte: Com informações 98fm e TV Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Vão ter uma surpresa muito grande”, diz Álvaro sobre apoio para prefeito em 2024

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (2) que aqueles que estão antecipando sua decisão sobre o nome que será apoiado por ele nas eleições de 2024 “vão ter uma surpresa muito grande”.

Nas últimas horas, interlocutores do prefeito têm afirmado que Álvaro confirmará apoio a Paulinho Freire (União Brasil) em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira. A imprensa foi convocada pra as 15h.

Mas, em entrevista à TV Ponta Negra, ele disse que há quatro opções: Paulinho FreireCarlos Eduardo Alves (PSD)Joanna Guerra (Republicanos) ou Rafael Motta (Avante). Ou, ainda, outro nome: “De repente a gente anuncia um nome que não está no tabuleiro”.

“Hoje talvez a gente já anuncie quem nós deveremos apoiar par anos suceder, para dar continuidade às nossas obras e o avanço que Natal está tendo durante a nossa gestão. Eu ainda não decidi. Daqui para lá eu vou ver se eu anuncio agora ou retardo um pouco mais. Eu disse que até dia 15 deste mês anunciaria. Mas tudo é possível”, afirmou o prefeito.

“Estão fazendo muitas especulações, estão errando muito, estão afirmando, colocando palavras na minha boca. Vão ter uma surpresa muito grande. Muitos estão errando”, declarou.

O prefeito ressaltou que, segundo a análise de pesquisas, seu apoio poderá ser fundamental para a definição da eleição.

“Elas mostram que o prefeito de Natal é o maior eleitor, indiscutivelmente, na nossa cidade. Mostram um percentual de aceitação muito alto e dá também percentual elevado de pessoas que podem votar no candidato apoiado pelo prefeito de Natal. Então, o prefeito de Natal vai ser uma peça-chave no tabuleiro de xadrez na sucessão municipal”, afirmou.

Com informações Portal 98Fm e TV Ponta Negra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Parnamirim disponibiliza vacinas contra gripe a partir dos 6 meses de vida

Foto: Cedida

O municipio de Parnamirim inicia nesta quinta-feira (02) a nova fase da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), com ampliação do público. A partir de hoje, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade já podem se vacinar.

A ampliação do público para a imunização ocorre por definição do Ministério da Saúde, para combater o aumento de casos da doença no país.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim (Sesad), a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde.

A vacina aplicada é a trivalente, capaz de proteger contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Filha de Anderson Leonardo faz aniversário e pergunta pelo pai

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Riane Oliver 👑 (@rianeoliver)

 

Alice, filha caçula de Anderson Leonardo, completa 4 anos de idade nesta quinta-feira (2/5). Para marcar a data, Riane Oliveira, irmã do vocalista do Molejo, aproveitou as redes sociais para homenagear a sobrinha. Entretanto, ela revelou que a criança a questiona sobre o pai.

“Hoje é o dia da minha pequena… Ô, meu amor, nesse momento de tamanha dor, como responder quando você pergunta pelo seu papai? Meu coração fica em pedaços! Parabéns, meu amor, que seu dia seja abençoado e cercado de coisas boas. Nossa família estará unida por você, juntando forças! A tia te ama muito”, legendou Riane.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CHUVAS NO RS: governo federal deixou de repassar um terço das verbas prometidas na última tragédia

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, órgão responsável pela Defesa Civil Nacional, deixou de repassar um terço das verbas prometidas aos municípios do Rio Grande do Sul desde o ciclone extratropical que devastou parte importante do estado em setembro do ano passado.

Muitas dessas cidades estão enfrentando novas tragédias por conta das chuvas que assolam o interior gaúcho nos últimos dias. Ao menos 13 pessoas morreram e há centenas de desabrigados.

A promessa era liberar R$ 500 milhões para ações emergenciais. No entanto, de setembro de 2023 até abril deste ano, foram enviados aproximadamente R$ 325 milhões para os municípios gaúchos –65% do compromisso divulgado publicamente.

As informações constam de um levantamento feito pelo ministério, a pedido da CNN. De acordo com a pasta, a responsabilidade pelo valor que não foi repassado é a falta de projetos pelas prefeituras.

A União destina o dinheiro, mas o montante só é liberado caso sejam apresentados justificativas e documentos que mostrem como será o uso.

“Após esse processo, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada uma portaria no DOU [Diário Oficial da União] com o valor a ser liberado”, explicou o ministério em nota.

De tudo o que foi liberado até agora, o governo do estado foi o que mais recebeu recursos. Foram R$ 82 milhões. Esse dinheiro foi usado principalmente para ações emergenciais, como compra de água, alimentos, colchões e desobstrução de vias.

Entre os municípios, o que mais recebeu repasses federais foi Arroio do Meio (R$ 34,7 milhões). Os recursos foram destinados para atividades diversas: desde a compra de kits de higiene até o reestabelecimento de escolas, postos de saúde e a construção de unidades habitacionais.

Em seguida estão Sarandi (R$ 32,8 milhões) e Muçum (R$ 23,2 milhões).

Lajeado

Lajeado, um dos principais locais afetados pelas chuvas dos últimos dias, recebeu R$ 2,4 milhões do governo federal para ações emergenciais em Defesa Civil ao longo dos últimos oito meses.

Aproximadamente R$ 435 mil foram destinados à limpeza de áreas urbanas; R$ 1,3 milhão para compra de cestas de alimentos, kit de limpeza, kit de higiene pessoa, colchões, aluguel de veículos e combustíveis; e R$ 607 mil para reforma da prefeitura, de uma farmácia-escola e dos vestiários de um ginásio.

Apesar da situação atual, Lajeado não está na lista de municípios que estão com estado de emergência reconhecido pelo governo federal neste momento. O prefeito do município, Marcelo Caumo, informou à CNN que fez o pedido e aguarda publicação em Diário Oficial. Depois disso, segundo ele, projetos serão apresentados.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pescador morre afogado durante mergulho para captura de lagostas no litoral potiguar

Foto: Reprodução g1 RN

Um pescador de 39 anos morreu afogado após mergulhar no mar do Litoral Norte potiguar, para capturar lagostas. O caso aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira (1º) em Rio do Fogo.

Pedro Nicácio da Cunha Filho era casado e deixa três filhos.

Segundo o cunhado do pescador, Bruno Lopes, Pedro tinha saído de casa para trabalhar junto com outros colegas em uma jangada, no primeiro dia de pesca de lagosta, após o período de defeso.

O grupo estava a aproximadamente 10 milhas da praia – aproximadamente 18 km – e o pescador realizou o mergulho sem oxigênio, a uma profundidade que cerca de 15 metros.

De acordo com o cunhado, Pedro era experiente e os colegas dele não souberam dizer o que houve de errado no processo.

“Desde que eu o conheço, ele realizava pesca de lagosta, de polvo. Acho que desde os 18 anos”, disse Bruno.

Ainda de acordo com o cunhado, ao perceberem que o colega não estava bem, os outros pescadores o tiraram da jangada e usaram uma bandeira branca para pedir ajuda a uma embarcação que passava pelo local.

O barco contava com oxigênio e prestou os primeiros atendimentos à vítima, mas ao chegar à praia, foi constatado o óbito.

O corpo foi levado para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), em Natal, onde passou por exames periciais, e foi liberado para a família na manhã desta quinta-feira (1).

Segundo os familiares, o corpo de Pedro Nicácio será velado na colônia de pescadores da cidade e sepultado no cemitério público do município – conhecido como cemitério velho – por volta das 16h.

“Era uma pessoa muito querida, trabalhadora. Tão querido que os pecadores da cidade não saíram para pescar hoje, em luto”, disse Bruno.

Fonte: g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Playboy golpista é preso em Natal com carrão e dinheiro

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal) deram cumprimento, na manhã de terça-feira (30), a três mandados de busca e apreensão, no bairro Potengi, Zona Norte de Natal. A ação, denominada “Operação Trampo”, resultou na prisão em flagrante de um homem, de 28 anos, pelo crime de falsificação de documento público.

A investigação da DEFD apura a atuação de uma associação criminosa especializada em estelionato eletrônico, que teria conseguido abrir seis contas bancárias, perante o banco digital PAGSEGURO, mediante o uso de carteira de identidade falsificada. Os suspeitos obtiveram mais de R$250 mil em empréstimos consignados no saldo de FGTS das vítimas.

No endereço de um dos suspeitos, foram encontrados mais de 30 aparelhos celulares utilizados para aplicação de golpes digitais, mais de R$150 mil em espécie e um veículo de luxo financiado em nome de um terceiro, assim como carteiras de identidade em processo de falsificação, o que ocasionou a prisão em flagrante do indivíduo.

Fonte: Portal 96 Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula chega ao RS, mas cancela sobrevoo em áreas atingidas por enchentes devido ao mau tempo

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou cancelar o sobrevoo em Santa Maria (RS), marcado para esta quinta-feira, 02, pelo mau tempo. A cidade é a que registra o maior número de mortes até o momento em razão dos temporais que atingem o estado desde o começo da semana. Lula está reunido com o governador do estado, Eduardo Leite.

Mais cedo, Leite afirmou que é preciso uma “articulação para a mais absoluta perfeita sintonia” entre as Forças Armadas e o estado para o resgate de pessoas, e que não é o momento para “sobrevoos simplesmente”.

— Estamos indo para Santa Maria encontrar o presidente Lula, que está chegando ao Rio Grande do Sul. Mais do que ser um momento para sobrevoo simplesmente, e é isso que estamos trabalhando, (é um momento) de articulação para mais absoluta perfeita sintonia possível entre as Forças Armadas e o estado do Rio Grande do Sul para fazer o resgate das pessoas. Esse é o nosso foco nesse momento e a gente precisa colocar foça total. Nesse momento as aeronaves do Exército que deveriam chegar ontem, ainda não conseguiram chegar ao Rio Grande do Sul, mas já chegou a aeronave de São Paulo.

Lula está acompanhado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, e por seis ministros, além do comandante do Exército, general Tomás.

Fonte: O Globo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *