Segurança

FOGO NO PARQUINHO: Carta aberta à sociedade potiguar – “A quem interessa uma crise no Sistema Prisional?”

Uma carta do secretário de administração penitenciária descreve o que está acontecendo dentro do sistema prisional potiguar. Leia íntegra.

CARTA ABERTA À SOCIEDADE POTIGUAR

Pedro Florêncio Filho
Secretário de Administração Penitenciária – SEAP/RN

Após o evento ocorrido no Complexo Penitenciário de Alcaçuz, no dia 17/07, a presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN iniciou uma verdadeira campanha difamatória e pessoal contra o Secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, e à equipe de gestão prisional do Estado.

São ataques infames, vis e denegritórios, que promovem instabilidade, insegurança e caos no sistema prisional, distorcendo a realidade dos fatos, e, por isso, merecem esclarecimento à toda sociedade potiguar, como destinatária principal dos serviços públicos prestados pela pasta.

Tratamento dispensado ao encarcerado e aos familiares

Em primeiro lugar, necessário esclarecer à sociedade que a gestão da SEAP pauta todas as suas ações pelo estrito cumprimento dos princípios constitucionais, pelas normas de tratados internacionais e, mais especificamente, pela Lei de Execuções Penais que detalha não só os deveres dos presos, mas também os limites legais de atuação estatal.

Desta forma, se, por um lado, a SEAP trabalha arduamente para cumprimento da lei, para manutenção da segurança, da ordem e da disciplina dentro das instalações prisionais, por outro lado, está legalmente obrigada a desenvolver programas, metas e objetivos para recuperação de encarcerados sob sua custódia e vigilância, nos quais estão inseridas as ações de assistência social, religiosa, psicossociais, e, principalmente, as educacionais e de capacitação profissional.

Não se trata, portanto, de discricionariedade do administrador prisional, mas de dever legalmente imposto ao Estado no que diz respeito às políticas públicas de reeducação, ressocialização e reintegração do preso à sociedade.

Neste sentido, durante a atual gestão, iniciada há pouco mais de dois anos, centenas de privados de liberdade receberam treinamento em cursos profissionalizantes do SENAI, aprendendo diversos ofícios que servirão à recuperação de sua dignidade no retorno ao convívio social (padeiro, mecânico, eletricista, entre outros). Além disso, ainda durante o período de privação de liberdade, passaram a desenvolver atividades laborais que revertem em benefício da saúde e da educação do próprio Estado e da sociedade.

Muitos trabalham na reforma e manutenção de hospitais, inclusive nas UTIs destinadas ao tratamento de pacientes de COVID, outros no recondicionamento de carteiras escolares, e na limpeza, reforma e manutenção das escolas da rede estadual de ensino.

Foram instalados, ainda, em todas as unidades prisionais do Estado espaços de educação, de modo que alcançamos recorde de inscrições no ENEM e vários detentos ingressaram no ensino superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, na modalidade EAD.

Como resultado destas políticas inauguradas pela atual gestão, o preso passou a ser força de trabalho fundamental à diminuição de seu custo ao Estado. Digno de destaque também que, em razão dessas ações, o RN deixou a última colocação e avançou cinco posições no ranking de educação e trabalho no sistema prisional brasileiro.

Também durante a atual gestão, o Estado adquiriu e instalou equipamentos para detecção de objetos proibidos (“bodyscan”) em todas as unidades prisionais do estado, usando a tecnologia tanto para proporcionar maior segurança nas instalações, quanto para preservar a dignidade de familiares.

A dignidade e respeito à pessoa humana são obrigações impostas a qualquer agente público e a SEAP, na pessoa de seu Secretário, reforça seu compromisso legal, ético e moral de dispensar tratamento condigno aos familiares de detentos. Em sua imensa maioria, são pessoas de bem, humildes e trabalhadoras, que decidiram prosseguir, mesmo devastadas pela desgraça pessoal de ter um parente envolvido no crime. Muitas chegam de sandálias, querendo ser ouvidas por alguém. Vêm de uma realidade desafiadora, sim, mas são igualmente merecedoras de respeito por parte do Estado. E, naturalmente, são recebidas pelo Secretário da pasta.

Tal fato, entretanto, é propositadamente distorcido pela presidente do Sindicato, ao afirmar, de modo leviano, que “o Secretário vem tomando medidas para flexibilizar a segurança e empoderar o crime organizado”. Promove, assim, instabilidade e vulnerabilidade no Sistema Prisional que a ninguém interessa, senão a ela própria e sua sanha de poder.

Valorização da carreira e capacitação do servidor

Com o mesmo empenho, a atual gestão voltou seus olhos ao policial penal. O preparo psicológico, tático e operacional dos nossos profissionais é exigido exaustivamente nas 24h do dia, nos 7 dias da semana. São eles que estão a postos para impedir fugas, rebeliões ou motins.

Dessa forma, o trato humanizado aos servidores, a melhoria da carreira, assim como a manutenção da segurança, da ordem e da disciplina, são os principais pilares da atual gestão. Não por acaso, programas de capacitação continuada, a atenção às necessidades individuais e a promoção de melhorias na estrutura disponível ao policial penal têm sido prioridades da atual gestão.

Neste sentido, a SEAP desenvolveu projetos e convênios para aquisições de equipamentos que aparelharam e modernizaram o sistema prisional, dando um salto de qualidade de duas décadas. Somos o único estado brasileiro a dispor de um sistema de monitoramento eletrônico, com câmeras inteligentes que integram todo o sistema prisional ao CIOSP/SESED, realizando reconhecimento facial, contagem automatizada de pessoas, e delimitando o perímetro de cerca eletrônica.

Em apenas dois anos, foram nomeados 147 novos policiais penais, obtendo-se autorização para formação de mais 100 candidatos aprovados.

Além de estruturar toda a comunicação, substituindo os antigos rádios analógicos cedidos pela PM por aparelhos de última geração, criptografados e integrados com o CIOSP/SESED, foram adquiridas 25 novas viaturas, dentre as quais 01 ônibus para transporte de presos, coletes, munições não letais, pistolas e fuzis, oferecendo treinamentos periódicos para constante aperfeiçoamento do policial.

Também foram equipados alojamentos para convívio e descanso do efetivo, com banheiros, ar condicionado, geladeiras, camas e colchões novos; construídos poços artesianos e subestação elevatória para suprir a demanda de água do Complexo de Alcaçuz, e aquisição de geradores para todas as unidades prisionais.

A valorização da carreira também foi refletida no aumento das diárias operacionais em até 61% somente nos últimos 08 meses. E mesmo em situações de isolamento provocadas por infecção de COVID, o pagamento do vale-alimentação foi mantido, evitando-se, assim, que o policial penal infectado tivesse decréscimo em sua
renda familiar.

A propósito, nos períodos mais graves de contágio da pandemia, os protocolos adotados pela pasta foram seguidos rigorosamente, o que evitou contaminação em massa no sistema prisional estadual.

A atual gestão colocou luz, foco na atividade dos policiais penais, mostrando à sociedade sua importância e posição estratégica no pleno funcionamento da Segurança Pública, no cumprimento da lei e da ordem e na estabilização da paz social, o que se alinha à política do Governo Estadual de que o controle do sistema prisional seja desempenhado pelo Estado. E esse objetivo só poderia ser desempenhado a contento com o fortalecimento da carreira.

Neste sentido, as ações de valorização da atual gestão foram concretas e a nomeação de uma policial penal para o cargo de Secretária Adjunta, Ivanilma Carla, revela o comprometimento com a carreira e seus servidores.

A quem interessa uma crise no sistema prisional, então?

Diante de todas essas ações, persiste a pergunta: a quem interessa uma crise no sistema prisional?

Certamente que não interessa ao Governo do Estado, ao atual Secretário da pasta, aos policiais penais, ao Sistema de Justiça de Execução Penal e nem às instituições essenciais ao funcionamento da Justiça, como Ministério Público, Defensoria Pública e OAB. Retrocesso incalculável.

Certamente que também não interessa à maior parte dos encarcerados e a seus familiares. Perderiam o pouco da dignidade que ainda lhes resta.

Mas o caos que se quer instalar no sistema prisional do RN interessa a alguém.

Serve apenas aos desejos de poder imorais e sem limites da Sra. Vilma Batista, presidente do Sindicato de uma carreira pela qual pouco fez nos longos dez anos que está afastada da atividade-fim. Instala o caos para manter seu palanque, não importando se um enfrentamento irresponsavelmente criado custará a vida dos policiais penais que se diz representar ou de outras vidas. E, assim, garante sua sobrevida pelos próximos quatro anos para os quais se reelegeu, criando um pano de fundo para seus discursos vazios e cheios de ódio contra quem se propõe a realizar algo.

Em outra via, depois de tanto dinamismo em pouco mais de dois anos, presto contas à sociedade para quem trabalho incansavelmente com hombridade e ética. É de minha natureza.

Finalmente, à Sra. Vilma e a quem reforça seu coro, só me resta citar Theodore Roosevelt: “Não é o crítico que importa, nem aquele que mostra como o homem forte tropeça, ou onde o realizador das proezas poderia ter feito melhor. Todo o crédito pertence ao homem que está de fato na arena; cuja face está arruinada pela poeira e pelo suor e pelo sangue; aquele que luta com valentia; aquele que erra e tenta de novo e de novo; aquele que conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e se consome em uma causa justa; aquele que ao menos conhece, ao fim, o triunfo de sua realização, e aquele que na pior das hipóteses, se falhar, ao menos falhará agindo excepcionalmente, de modo que seu lugar não seja nunca junto àquelas almas frias e tímidas que não conhecem nem vitória nem derrota.”

Opinião dos leitores

  1. Entra ruim e sai como busca! A mudança está dentro de cada um! Pessoas nascem nas favelas e brilham, outras em berço de ouro e se afundam no crime!
    Resumindo, cada um busque a salvação, pq ela é individual!

  2. Meu esposo está lá dentro preso , mas ele não tá estudando, trabalhando fazendo curso da a pouco dias eu vi ele , está tão brando que eu acredito que ele não está tendo banho de sol , mas ser foce colocado em prática que eles estuda-se e trabalha-se lá dentro eu acreditava sim, em ressocialização gostaria muito de ver meu esposo seu novo homem mas do jeito que está lá dentro vai sair pior fico muito triste pelos meus filhos em ver o pai no mundo que ele vive mas Deus vai chegar com providência na vida dele e de tantos outros que entra fazendo uma coisa e aprendi coisas piores minha opinião

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão XIV divulga nova orientação para sexo no casamento; entenda

Foto: REUTERS/Yara Nardi

Em um novo decreto assinado pelo papa Leão XIV, o Vaticano divulgou orientações para fiéis sobre a prática sexual no casamento, reconhecendo que o sexo não se limita apenas à procriação, mas contribui para “enriquecer e fortalecer” a “união exclusiva do matrimônio”.

A questão está intimamente ligada à finalidade unitiva da sexualidade, que não se limita a assegurar a procriação, mas contribui para enriquecer e fortalecer a união única e exclusiva e o sentimento de pertencimento mútuo.

O documento assinado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé cita o Código de Direito Canônico e diz que uma visão integral da caridade conjugal é aquela que “não nega sua fecundidade”, ainda que deva “naturalmente permanecer aberta à comunicação de vida”.

O texto também prevê o conceito de consentimento livre” e “pertencimento mútuo”, assegurando a mesma dignidade e direitos ao casal.

“Um cônjuge é suficiente”

No decreto publicano em italiano, o Vaticano orientou 1,4 bilhão de católicos do mundo a buscarem o casamento com uma única pessoa para a vida toda e a não manterem relações sexuais múltiplas, estabelecendo que o casamento é um vínculo perpétuo e “exclusivo”.

Criticando a prática da poligamia na África, inclusive entre membros da Igreja, o decreto reiterou a crença de que o casamento é um compromisso para toda a vida entre um homem e uma mulher.

Sobre a unidade do matrimônio – o matrimônio entendido, isto é, como uma união única e exclusiva entre um homem e uma mulher – encontra-se, ao contrário, um desenvolvimento de reflexão menos extenso do que sobre o tema da indissolubilidade, tanto no Magistério quanto nos manuais dedicados ao assunto”, diz o documento. 

Embora cada união conjugal seja uma realidade única, encarnada dentro das limitações humanas, todo matrimônio autêntico é uma unidade composta por duas pessoas, que requer uma relação tão íntima e abrangente que não pode ser compartilhada com outros”, enfatizou a Santa Sé.  

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COPA DO MUNDO 2026: veja todos os grupos definidos pelo sorteio da FIFA

Foto: Michael Regan – FIFA/FIFA via Getty Images

A Fifa sorteou os grupos da Copa do Mundo de 2026 na tarde desta sexta-feira (5), em evento realizado no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos.

O Brasil está no grupo C, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti.

A Copa do Mundo de 2026 tem estreia marcada para o dia 11 de junho e acontecerá no Estádio Azteca, na cidade do México.

Veja os grupos da Copa:

Grupo A:

  • México
  • África do Sul
  • Coreia do Sul
  • Repescagem Europa D (Dinamarca, Macedônia do Norte, Tchéquia ou Irlanda)

Grupo B:

  • Canadá
  • Repescagem Europa A (País de Gales, Itália, Bósnia ou Irlanda do Norte)
  • Catar
  • Suíça

Grupo C:

  • Brasil
  • Marrocos
  • Haiti
  • Escócia

Grupo D:

  • Estados Unidos
  • Paraguai
  • Austrália
  • Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)

Grupo E:

  • Alemanha
  • Curaçao
  • Costa do Marfim
  • Equador

Grupo F:

  • Holanda
  • Japão
  • Repescagem da Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
  • Tunísia

Grupo G:

  • Bélgica
  • Egito
  • Irã
  • Nova Zelândia

Grupo H:

  • Espanha
  • Cabo Verde
  • Arábia Saudita
  • Uruguai

Grupo I:

  • França
  • Senegal
  • Repescagem Mundial 2 (Iraque, Bolívia ou Suriname)
  • Noruega

Grupo J:

  • Argentina
  • Argélia
  • Áustria
  • Jordânia

Grupo K:

  • Portugal
  • Repescagem Mundial (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
  • Uzbequistão
  • Colômbia

Grupo L:

  • Inglaterra
  • Croácia
  • Panamá
  • Gana

Formato da Copa do Mundo:

Ao todo, todos os países foram divididos em 12 grupos (A até L) de quatro times cada um. Eles se enfrentarão dentro da chave, com os dois primeiros colocados avançando ao mata-mata. Além disso, oito dos 12 terceiro lugares também seguirão adiante no Mundial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COPA DO MUNDO 2026: Brasil estreia contra Marrocos e enfrenta também Escócia e Haiti no grupo C

Foto: Michael Regan – FIFA/FIFA/Getty Images

O Brasil conheceu nesta sexta-feira (5) os três adversários da primeira fase da Copa do Mundo de 2026. A Seleção Brasileira, cabeça de chave do grupo C, vai estrear contra Marrocos, quarto colocado na Copa do Mundo de 2022. O Brasil já enfrentou Marrocos em copas, foi em 1998, na ocasião venceu por 3 a 0 com gols de Ronaldo, Rivaldo e Bebeto.

A Escócia que também está no grupo do Brasil é outro velho conhecido em Copas. O último duelo também foi em 1998, vencido pela Seleção Brasileira por 2 a 1.

Completa o grupo a seleção do Haiti, que em 2026 fará apenas sua segunda participação em Copas do Mundo. A primeira foi em 1974, na Alemanha.

Jogos do Brasil

  • 1ª rodada: 13/06 – Brasil x Marrocos (Boston ou Nova Jersey)
  • 2ª rodada: 19/06 – Brasil x Haiti (Boston ou Filadélfia)
  • 3ª rodada: 24/06 – Brasil x Escócia (Atlanta ou Miami)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio Bolsonaro confirma que será candidato à Presidência em 2026: “missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”

Foto: Tércio Teixeira/Metrópoles

O senado Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou que foi escolhido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para se lançar candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.

Confira a íntegra do comunicado:

“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.

Eu não posso, e não vou, me conformar ao ver o nosso país caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo.

Eu não vou ficar de braços cruzados enquanto vejo a esperança das famílias sendo apagada e nossa democracia sucumbindo.

O nosso país vive dias difíceis, em que muitos se sentem abandonados, aposentados são roubados pelo próprio governo, narco-terroristas dominam cidades e exploram trabalhadores, estatais voltaram a ser saqueadas, novos impostos não param de ser criados ou aumentados, nossas crianças não têm expectativas de futuro. Ninguém aguenta mais!

Mas eu creio em um Deus que não abandona nossa nação. Eu creio que Ele levanta pessoas e inicia novos tempos quando o povo clama por justiça. Eu creio que nenhum cativeiro é maior do que o poder de Deus para libertar.

Eu me coloco diante de Deus e diante do Brasil para cumprir essa missão. E sei que Ele irá à frente, abrindo portas, derrubando muralhas e guiando cada passo dessa jornada.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsa cai e dólar sobe com especulação de Flávio Bolsonaro candidato à Presidência

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O principal índice da B3, o Ibovespa, afundou nesta sexta (5) ao recuar cerca de 2%, caindo dos 165 mil pontos alcançados no início do dia para aproximadamente 161 mil, após disparo da especulação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pretende lançar o filho, o senador Flávio Bolsonaro, como candidato à Presidência em 2026.

A movimentação repercutiu rapidamente no mercado, elevando o câmbio — o dólar avançou mais de 2% — e provocando forte alta nos juros futuros (DIs).

Segundo analistas ouvidos, a notícia foi mal recebida pelo mercado, que havia apostado em uma candidatura mais moderada como alternativa ao pleito de 2026.

A definição de Flávio como pré-candidato reacende incertezas políticas e econômicas, ampliando a aversão ao risco com reflexos imediatos na bolsa, no câmbio e nas taxas de juros domésticas.

InfoMoney

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Em meio à crise por indicação de Messias ao STF, Alcolumbre faz elogio a Lula em evento no Amapá

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), fez um gesto de aproximação com o governo Lula e elogiou o presidente nesta sexta-feira (5), em meio ao clima tenso provocado pela indicação de Jorge Messias ao STF e pelas críticas do presidente às emendas parlamentares.

Durante a inauguração do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá — obra considerada sua principal entrega política — Alcolumbre agradeceu publicamente o apoio do governo federal. Ele pediu ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que levasse seus agradecimentos a Lula, destacando a “sensibilidade” do presidente para concluir o projeto, que permitirá que pacientes com câncer sejam tratados no próprio estado.

A presença de Padilha no evento foi lida como um gesto político do Planalto após dias de atritos. Nos bastidores, aliados dizem que Alcolumbre fez uma “fala de justiça”, reconhecendo que a obra só saiu do papel graças ao investimento federal.

O movimento acontece após o senador criticar duramente o governo e o Supremo no plenário, afirmar que tem recebido “agressões de outros Poderes” e demonstrar contrariedade com a indicação de Messias ao STF — seu preferido era Rodrigo Pacheco.

A relação azedou ainda mais após decisão de Gilmar Mendes que restringiu pedidos de impeachment contra ministros do STF, o que irritou o Senado. A medida será julgada pelo plenário virtual a partir de 12 de dezembro. Alcolumbre já fala em retomar a PEC que limita decisões monocráticas e o projeto que atualiza a lei do impeachment.

Nos próximos dias, governo e Senado devem costurar uma reunião entre Lula e Alcolumbre para tentar reduzir o desgaste político.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump recebe o Prêmio da Paz da Fifa durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2026

Foto: reprodução/YouTube

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o Prêmio da Paz da Fifa nesta sexta-feira, durante o evento de sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, realizado em Washington, capital americana. Estados Unidos, junto de Canadá e México, são as sedes do próximo Mundial.

Segundo a Fifa, o prêmio, criado neste ano, busca “recompensar indivíduos que realizaram ações excepcionais e extraordinárias pela paz”.

A premiação reafirma o estreitamento da amizade entre Trump Gianni Infantino, presidente da entidade que governa o futebol no mundo. Em janeiro, o italiano esteve presente na Casa Branca na cerimônia de posse do governante americano.

Horas antes do sorteio da Copa, Trump agradeceu e elogiou o trabalho do presidente da Fifa durante um evento em Washington que marcou a assinatura de um tratado de paz entre Ruanda e a República Democrática do Congo. “Gianni, muito obrigado. Você fez um trabalho fantástico, é um grande líder no esporte e um grande cavalheiro”, disse.

Em novembro, um mês após a criação da honraria, Infantino chegou a indicar que Trump merecia deveria ganhá-la pela atuação no cessar-fogo entre Israel e Hamas no Oriente Médio.

A Copa do Mundo de 2026 será a maior da história. Pela primeira vez, 48 seleções disputam o título do maior evento do futebol do planeta. O Mundial do ano que vem será realizado entre os dias 11 de junho e 19 de julho.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CARNATAL: Trânsito terá mudanças no entorno da Arena das Dunas a partir desta sexta-feira (5); confira

Foto: Megalume

Condutores que circulam no entorno da Arena das Dunas, em Natal, devem ficar atentos às mudanças no trânsito na região em razão da realização do Carnatal 2025.

A ação terá início a partir desta sexta-feira (5) às 15h e seguirá até às 3h do dia seguinte. Da mesma forma no sábado (6) e no dimongo (7), com bloqueios e desvio de tráfego em importantes vias da capital.

Vias interditadas

De acordo com a STTU, os bloqueios e interdições irão ocorrer nos seguintes pontos:

  • Túnel da Avenida Romualdo Galvão
  • Passarela da Av. Prudente de Morais (sentido Centro)
  • Viaduto Estaiado da Av. Lima e Silva
  • Rua Projetada (via interna no entorno da Arena)

Fiscalização reforçada

Inspetores e agentes de mobilidade estarão distribuídos estrategicamente para orientar motoristas e pedestres. Os pontos de atuação serão:

  • Av. Prudente de Morais – Posto 30 de Setembro (sentido Parnamirim)
  • Faixa de pedestres próxima ao “Gelo e Gela”
  • Ponto de táxi próximo à passarela da Prudente de Morais (sentido Centro)
  • Av. Lima e Silva – Sebrae
  • Av. Morais Navarro – Hotel Ibis
  • Praça de táxi da Escola Estadual Régulo Tinoco
  • Faixa de pedestres da Escola Estadual Régulo Tinoco

Mudanças no transporte público

As linhas de ônibus vão operar no sistema Corujão nos pontos já existentes no entorno da Arena das Dunas.

Porém, algumas linhas terão desvios temporários por conta das interdições. Confira:

Linha N-08 (Redinha | Mirassol – via Rodoviária)

  • Sentido Mirassol: desvio pelas Av. Amintas Barros → Salgado Filho → BR-101 Sul.
  • Sentido Redinha: sem alterações.

Linha O-33 (Planalto | Praia do Meio – via Prudente de Morais)

  • Sentido Praia do Meio: sem alterações.
  • Sentido Planalto: segue pela Prudente de Morais com desvio pelas ruas Miguel Castro → São José → Amintas Barros → Salgado Filho → BR-101 Sul.

Linha 301 (Parque das Dunas | Mirassol)

  • Sentido Mirassol: desvio por Romualdo Galvão → Miguel Castro → Prudente de Morais → Amintas Barros → Salgado Filho → BR-101 Sul.
  • Sentido Parque das Dunas: sem alterações.

Linha 403 (Vila de Ponta Negra | Alecrim)

  • Sentido Vila de Ponta Negra: segue o mesmo desvio da linha 301.
  • Sentido Alecrim: sem alterações.

Linha 308 (José Sarney | Mirassol)

  • Sentido Mirassol: desvio pela Prudente de Morais → Amintas Barros → Salgado Filho → BR-101 Sul.
  • Sentido José Sarney: sem alterações.

Linha 599 (Guarapes | Mirassol – via Cap. Mor Gouveia)

  • Sentido Guarapes: sem alterações.
  • Sentido Mirassol: desvio pela Prudente de Morais → Viaduto Estaiado → Amintas Barros → Salgado Filho → BR-101 Sul.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulher que afirmou ter matado o pai em Carnaúba dos Dantas é liberada após audiência de custódia

Imagem: reprodução/TV Tropical

A mulher que afirmou ter matado e enterrado o próprio pai, em Carnaúba dos Dantas, foi liberada nesta sexta-feira (05) após passar por audiência de custódia realizada na quinta-feira (04).

Segundo seu advogado, ela já está com a filha de seis anos, apontada pela mãe como vítima de abuso sexual cometido pelo avô. O depoimento especial das crianças deve ser agendado nos próximos dias.

O caso ganhou grande repercussão no Seridó potiguar depois que a mulher declarou ter matado o pai após acusá-lo de estuprar a neta. No entanto, as investigações mostraram outro cenário.

Reviravolta no caso

O idoso, inicialmente dado como morto, sobreviveu e prestou depoimento virtual na quinta-feira. Ele confirmou apenas uma discussão com a filha após a acusação de abuso, mas apresentou contradições em relação à versão dela. O homem está em Campina Grande, com hematomas, e deve ser ouvido novamente.

Na quinta-feira, o delegado Roney Nóbrega revelou que o idoso conseguiu fugir para uma área de mata depois de ser agredido. Ele usava tornozeleira eletrônica, mas o equipamento estava descarregado, o que dificultou sua localização. A Polícia Civil aponta que a mulher e outra pessoa, ainda não identificada, teriam participado da tentativa de homicídio.

O caso segue sob investigação, envolvendo suspeitas de tentativa de homicídio, agressões físicas e possível abuso sexual de vulnerável. Novos depoimentos e exames periciais vão orientar os próximos passos da apuração.

Com informações de Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *