Educação

FOTO: Após constrangimento com a polícia, mais uma prova do Marista ganha polêmica e tem Bolsonaro com motosserra e apologia ao MST

Foto: Cedida

Após a atividade do ensino fundamental que causou revolta aos policiais de todo o Rio Grande do Norte, obrigando o colégio a fazer retratação com a entidade e ainda aos pais indignados, outra prova da instituição circula nas redes sociais e retrata o presidente Jair Bolsonaro com uma motosserra. A atividade ainda mostra uma evidente apologia ao MST.

Opinião dos leitores

  1. Os jovens precisam serem críticos diante da realidade do nosso país, eu não vejo nada de errado nessa charge

  2. A revolta da esquerda, é que o nosso presidente esta fazendo um ótimo governo, e só não esta melhor devido ao STF e Senado e Congresso Nacional… Mas iremos mudar este sistema aparelhado o qual se transformou a maquina publica.. #B38

  3. Vi pessoas comentando que deveria demitir o professor, falou uma pessoa que deve ter uma vida 100% ilibada, que nunca cometeu nenhum desvio de conduta, que deve ser uma cristã que pensa no outro, enfim uma cidadã de bem no seu mais puro sentido. Quem nunca cometeu algum deslize na vida, ou estamos diante de verdadeiros DEUSES REENCARNADOS NA TERRA.

  4. Vou reproduzir o texto de um colega abaixo, o resto é mimimi do gado (como fala o gado) que nao tem coragem de admitir o que o líder deles defende.
    "O presidente declara abertamente ser a favor de desmatamento e garimpos ilegais e de invasão de terras indígenas, e vêm os seus devotos se incomodar com uma imagem que retrata apenas a REALIDADE.
    Eles acham que o mundo se resume às fake news do presidente que os apedeutas acreditam "

    1. Quero saber onde vocês andam se informando? … Bolsonaro é totalmente CONTRA desmatamento. E principalmente CONTRA outros países virem cantar de galo sobre nosso meio ambiente. Acordem, tentem ver as notícias na internet pois no meio jornalístico andam só jogando informações falsas… Por favor. É nosso país. Sem presidentes de estimação e sim Nosso País. Oremos.

  5. Então, como aluno, eu tenho TOTAL direito de falar sobre isso, diferente de vocês bando de velho que nem sabe escrever direito na internet.
    Na minha opinião, o professor está correto, pois como professor de sociologia, ele deve nos fazer pensar sobre o que ocorre fora dessa bolha social que vocês riquinhos privilegiados e brancos passam todos os dias. Não sou negro, nem sou pobre, porém, com as aulas dele, percebi que existem milhões de pessoas ao redor do mundo que sofrem, mas muitas vezes, não percebemos nem ajudamos pois estamos muito ocupados discutindo politicazinha na internet. Se querem realmente fazer alguma coisa, comecem doando para orfanatos, hospitais, etc, ai sim vocês podem falar que sao cidadãos bons de verdade

    1. Parabéns pelo posicionamento, esse é o legado que Champagnat plantou nos Maristas. Por isso é importante o estudo da sociologia e da filosofia, pena que a massa de alienados só pensa em educação moral e cívica junto com OSPB.

  6. Quem não tiver satisfeito com a metodologia , tire o filho. Pelo menos abre vaga p os que estão na fila de uma das melhores escolas do RN, quiçá do Brasil. É muito difícil conseguir uma vaga no Marista e não é por acaso. Parem de hipocrisia!!! Meu filho estuda lá e cada vez só fico feliz com o que vejo. Sei que ele terá visão crítica da sociedade em que vivemos. Parabéns família Marista.

  7. Os pais têm todo o direito de educar seus filhos conforme seus alores e convicções. E os professores não têm o direito de "fazer a cabeça" dos filhos alheios, conforme suas preferências ideológicas. Alguém que tente impingir suas convicções a pessoas ainda incapazes de discernir entre o certo e o errado estará prestando um desserviço à educação, estará corrompendo cabeças inocentes e indefesas. E isso é absolutamente inaceitável.

  8. A China comunista é quem mais polui no mundo. Triste educação brasileira. Essa ideologia desses professores colocaram o Brasil nos últimos lugares dos rankings internacionais. Dessa forma as escola que deveria ensinar, perpetua o atraso.
    Comunismo/socialismo deveria ter o mesmo tratamento dado ao nazismo.

  9. Hoje quem não concorda com as opiniões desse governo é chamado de comunista,deixem de falso moralismo!

  10. Alguns professores estão deixando as metodologias de ensino, por metodologias políticas, devido a doutrinação por políticos e partidos.

  11. ESTUDO FM FACULDADE PARTICULAR E SOU TESTEMUNHA DE QUE ALGUNS PROFESSORES, A MEU VER, SÓ PENSAM EM IMPOR AS IDEOLOGIAS DA ESQUERDA; SÃO INCAPAZES DE FALAR DOS DESGOVERNOS, DOS ATOS DITATORIAIS PRATICADOS PELOS PAÍSES COMUNISTAS, E NESTE CASO, ESQUECEM OS DIREITOS HUMANOS, AS MINORIAS.

    1. Mude de faculdade e não escreva em caixa-alta, na internet significa GRITAR!

  12. Qual a mentira ou inverdade da Charge, parabéns Professor, vamos fazer os alunos pensarem no País como realmente é hoje.

    1. Qual é a mentira da charge ???? Qual é a inverdade da charge? Ou agora as escolas não podem lecionar de forma crítica, forjando no aluno um pensamento crítico, reflexivo ? Achou ruim a charge ???? Pq em ??? Ache ruim não , essa é a realidade do nosso país. Pra que varrer pra debaixo do tapete? Parabéns ao professor e a escola por abordar tão bem o assunto. Tem que ensinar assim mesmo . Adorei !!!

  13. Tudo isto está de acordo com a "cartilha" dos ensinamentos do comunista italiano Antonio Gramsci, que preconizava a chegada ao poder não pela luta armada, e sim através da destruição dos valores da civilização ocidental, como a família, a Igreja, a educação, as relações de trabalho, etc. Os canalhas que seguem os escritos de Gramsci seguem também os escritos do pessoal da Escola de Frankfurt. Um deles, Herbert Marcuse, escreveu que criminosos violentos são a "vanguarda" da revolução contra a sociedade burguesa. Isso explica o ódio da esquerda à polícia e a defesa que fazem de traficantes e criminosos de todos os tipos. Infelizmente isso é o que se tem visto no Brasil nos últimos 30 anos, desde a chegada da esquerda ao poder.

    1. Repete tudo que Olavo diz, mas não sabe nem o que é ensinado nas cátedras de nível superior… Gramsci mal se fala hoje em dia, aliás, a noção de intelectual orgânico é muito usada em regimes de direita tradicional.
      Ler a porra dos livros ninguém quer. Agora babar político (seja esquerda, centro ou direita) e aprender política via blogs, instagram e youtube todo mundo quer.

  14. Prefiro ser chamado de boiada do que tropa de jumentos…
    Chora esquerda maldita. O leite da jumenta mor secou!!!!

  15. Se a ideia de vocês for censurar críticas a esquerda e a direita em material escolar voltado para interpretação de textos por jovens estudantes vão acabar esvaziando praticamente toda a possibilidade dos estudantes terem contato com material crítico de qualquer viés filosófico. Numa democracia é preciso que se tenha acesso a vários tipos de conteúdo para desenvolver senso crítico. Se vocês precisam esconder os conteúdos contrários a suas ideias , provavelmente elas são muito frágeis.

  16. Acho muito interessante essas polemicas, cuidados, "zelos" com a Amazonia, lembro-me que cheguei no estado do anazonas em Manaus no ano de 1970, contratado por uma empresa de São Paulo para trabalhar na construção de estradas, aeroporto, usinas etc. E o país e estado do AM não se "preocupava", com indios, queimadas, derrubadas de arvores e retiradas de madeiras, morando pelo menos 10 anos, nunca via os jornais e televisão fazendo críticas e todos nós sabemos que se passaram muitos anos numa calmararia, mas de repente aflorou o dessespero e preocupação pelos indios, queimadas, ouros, tudo isso já havia, mas pouca gente sabia, cada um cuidava bem de seus territores, claro que também havia ladrões e incendiarios e minas de ouros etc naquela época, só que eles não eram importunados, agora pergunto por que? Fazer o direito e correto importuna a muita gente? Vi alguns comentarios aqui vou falar sobre um: no meu ver a Igreja Catolica ou outras podem sim falar alguma coisa que seja pridutivo e possa ajudar, orientar para que haja uma prividencia justa. Agora o que não pode é tomar partido adetindo e orientando o que não é bom para o povo e o País a hierarquia catolica não pode ser partidário, nós sim o povo podem dá seu grito ecindo o correto e melhor para o trabalhadir dentro de uma regularidade e respeito ao outro, pois o Brasil com certeza são de todos os brasileiros e queremos que seja trabalhado com honestidade! Quero salientar que não sou nenhum politico e nunca fui, sou um aposentado com um salário minimo e com uma idade de quase 75 anos que trabalhei muito na minha vida, pai de familia. Agradeço a Deus tudo o que tenho minha vida honesta e que posso falar o que quero dentro dessa democracia que está se estruturando. Que Deus os abençoe! E viva o Brasil.

  17. Não critiquem o professor! Eu tive aula com ele e ele foi excepcional. Independente de seu posicionamento político é inegável que esse é o tipo de questão que aparece no ENEM e o docente está mais que certo em buscar ao máximo reproduzir o exame em suas avaliações. Se quiserem criticar alguém, critiquem o INEP!

    1. Se atualize garoto…. Essas questões não fazem mais parte do Enem que vc conheceu…

  18. Engraçado que a escola não coloca Dilma e Lula mandando bilhões para países que nunca vão nos pagar, e que ainda estamos pagando na condição de fiadores.. nem o pessoal do MST depredando lavouras e ameaçando moradores com facões e enxadas…

  19. Faltou só o NDA (+ o justifique).

    Leiam as alternativas. NENHUMA permite fazer questionamentos/opções como:

    a) suscitar/apontar uma dicussão saudável sobre o manejo razoável (pode chamar de desmatamento + uso correto de defensivos, fertilzantes e corretores) do ambiente, sem o que não teríamos comida (vá nessa de que cereais e verduras podem ser produzida em grande escala sem uma quimicazinha básica) – falar contra os 'agrotóxicos' faz parte do combo progressoca;

    b) questionar a efetividade de politicas de distribuição de terras, do ponto de vista de retorno para a sociedade (claro, tema muito complexo para crianças, mais fácil é doutrinar);

    c) elogiar o agronegócio (esse que traz bilhões para cirular na economia e encher os nossos pratos);

    d) crticar a instrumentalização política de movimentos sociais – ou o uso criminoso que se faz no 'mercado secudário' de terras recebidas para fins de reforma agrária;

    Também não permite críticas a 'construções' como :
    1- "sociedade proletária moderna" (djabéisso? um engenheiro-chefe duma VW tá na mesma classe que a de um funcionário de bodega no Alto Tapajós? – o dono da bodega é uma burguês explorador? Deixa de ser a partir de qual faturamento?);

    2- "sistema burguês atual" / "sociedade capitalista"(que 'bixiga é isso? é só ter alguns rasgos de economia de mercado que vira isso? É propaganda de um estado-grande-planejador? funciona, né? rsrsrs);

    3- "sociedade totalitária nacional"… entendi: totalitarismo é quando não tem um governo de esquerda fuzilando opositores ou entregando ministério de 'porteira fechada' pros PMDB (e comensais) de turno;

    4- "contradições da economia no grande salto chinês". Boa, aquele salto, promovido por iluminados, que matou dezenas de milhões de chineses.

  20. Meu Deus, meu filho estuda no Marista e eles me enganaram direitinho. Eu diretamente perguntei a coordenadora sobre estas questões e ela disse que era uma escola católica e com valores conservadores, mas estou vendo que não é.

    1. Camarada, Jesus tinha princípios progressistas. Ele multiplicou o pão, acolheu os necessitados, perdoou os pecadores. São Marcelino Champagnat também tinha princípios socialista, conheça a trajetória do patrono dos Maristas.

    2. Interprete a Bíblia direito.
      Jesus tinha e tem poder para curar doenças e matar a fome de todos.
      Mas Jesus ajudou e ajuda SOMENTE aos que o respeitam e procuram.
      Vocês estão confundindo Jesus com o abestalhado do Lula que diz que matou a fome de todos.

    3. Vandir, Jesus pregava o preconceito? Ele pregava o ódio? Ele pregava fazendo arminha na mão? Ele era favorável aos privilégios no templo? Ele não pensava no bem comum? Pelo visto para você Jesus era um assistencialista.

  21. Eu só sei que a escola não mentiu.. vcs querem que a prova retrate outra realidade só pra agradar?

  22. Esses Padres deveriam pensar mais na educação, É não com política. Ficam defendendo ideais socialistas.

    1. Concordo, eles deveriam ensinar princípios supremacistas, só aceitar brancos de classe alta, com sangue puro e sem DNA africano.

    1. Deve ser a idéia de unidade dos povos pré-colombianos, cujas fronteiras foram impostas
      pelos colonialistas europeus malvados.

  23. É por isso que o Brasil atingiu os piores índices na educação na era petista.
    Chega de balbúrdia nas escolas e universidades.

  24. Agora vem cegueira em favor em derrubada da Amazônia, tudo pra defender o Bozo…haja pasto em Natal pra tanto gado.

  25. O mais engraçado é que pobre invadir terras improdutivos é coisa de bandidos, mas, desmatar reservas e invadir reservas indígenas é agronegócio. Sempre o maior está certo e o menor que se exploda!

  26. E eu fazia um esforço tremendo para pagar as mensalidades pensando que meu filho estava em uma escola para aprender e ser alguem no futuro , eu na realidade estava contribuindo para o crime ,distorção de valores , já não vai mais vou pedir transferencia

  27. A cegueira pela ideologia de DIREITA se tornou uma doença. Não vi nenhuma mentira nas charges e na prova.

    1. Só tem um detalhe, PT NUNCA MAIS, pode berrar!

  28. É uma pena! por isso o nível das escolas brasileiras são tão ruins au invés de ensinar português,matemática etc,ficam querendo doutrinar as criancas.Eles deveriam era cuidar dos problemas de corrupção e pedofelia dentro da igreja católica.

  29. O presidente declara abertamente ser a favor de desmatamento e garimpos ilegais e de invasão de terras indígenas, e vêm os seus devotos se incomodar com uma imagem que retrata apenas a REALIDADE.

    Eles acham que o mundo se resume às fake news do presidente que os apedeutas acreditam .

  30. E quando se fala em escolas com ideologia ainda há quem diga que é delírio de fanáticos de Direita.Sou ex-aluno Marista, escola onde estudei durante toda minha vida e contrui meu caráter com base em uma educação formal sem viés ideológico e com a participação ativa da família. Não me lembro de em nenhum momento da minha formação ter sido direcionado a pensar dessa ou daquela forma.O conhecimento me era passado e a mim caberia discernir qual caminho seguir. Esse é o papel da Educação e não tentar empurrar goela abaixo uma determinada linha de pensamento. Lamentável o caminho que o Marista está tomando!

  31. Tem alguma mentira nessa charge?
    Basta lembrar da famosa reunião e da fala do ministro cara de pau investigado do meio ambiente.
    E pra quem vai dizer alguma coisa, não petista coisa nenhuma. Só não sou cego pra tá justificando erros com erros.

  32. Lixo ideológico, as nossas escolas e alguns professores estão tomados pela ideologia da ESQUERDA brasileira.cegueira pura.

  33. Quanta hipocrisia dessa raça imunda. Todo mundo sabe que o governo desse miliciano persegue as minorias e quem não concorda com os “desvios” desse rei da boiada.

    1. Quando luladrão e sua equipe desvia mais de um trilhão de reais, ele persegue e defende quem? atordoado

  34. As escolas católicas estão tomadas, assim como as universidades públicas pela ideologia esquerdopata. É preciso reação!

    1. Roberto infelismente não somente as escolas, mas todas instituições de ensino no Brasil , deixaram de cumprir o lhe compete. Curso arquitetura em uma Universidade particular em Natal e escacarado a ideologia dos professores. Já ouvimos de professora que o setor privado, só preza por dinheiro e que não pensa em ninguém "funcionários" , ai me pergunto e nas federais como isso é tratado?!?!? Fora os outros absurdos que já ouvimos e quando você pega o histórico desse perfil de educadores, na maioria das vezes são pessoas que não conseguiram realização profissional e financeiro. Aqui mesmo em Natal já teve casos de alunos que conseguiram aprovação para a UFRN e que desistiram da vaga justamente por essas situações. Não se justifica ataques seja de direita pra esquerda ou esquerda pra direita, essa nação precisa de muita evolução para discutir política. É assustador a quantidade de ataques e ofensas pelo o simples fato de divergências partidárias. Torço e espero que a nossa nação seja curada da ignorância e arrogância impregnada no sangue de muitos. Esperança de dias melhores para os nossos filhos e netos.

  35. O COMUNISTAS TENTAM DE TODAS AS MANEIRAS INTRODUZIR SEUS PENSAMENTOS, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. SEJA ONDE FOR, ESSES EDUCANDÁRIO É DE ORIGEM CATÓLICA. ABESTADOS.

  36. Rapaz isso é o mínimo, basta ler a carta da CNBB em apoio ao movimento do 26° Grito dos Excluídos. Um retrato do que é de mais asquerosa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: CPI do INSS vira pagode: deputado de Lula ironiza ex-ministro de Bolsonaro com “Todo mundo erra”

Imagens: Reprodução/G1

A sessão da CPI mista do INSS nesta quinta-feira (6) terminou em clima de deboche e pagode. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), vice-líder do governo Lula e ex-ministro da Secom, mandou tocar a música “Velocidade da Luz”, do grupo Revelação, para ironizar o ex-ministro de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (PL), durante seu depoimento.

A letra da música não podia ser mais provocativa: “Todo mundo erra sempre, todo mundo vai errar.” Pimenta usou a trilha sonora para cutucar o ex-colega, lembrando o episódio em que Onyx admitiu ter recebido R$ 100 mil em caixa dois da JBS durante a campanha de 2014.

Segundo o petista, as “regras afrouxadas” no governo Bolsonaro abriram brecha para o esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, alvo central da CPI. “O povo já entendeu por que esse monstro virou o que virou”, disse o deputado, antes de encerrar a sessão ao som do pagode.

Lorenzoni, por sua vez, evitou o bate-boca, mas a cena viralizou nas redes e acendeu o clima político dentro da comissão — que investiga supostos desvios e fraudes no sistema previdenciário. A CPI promete novos embates entre lulistas e bolsonaristas nos próximos depoimentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula mira planos de saúde: projeto quer impedir reajuste para idosos

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O vice-líder do governo Lula na Câmara, deputado Rubens Pereira Júnior apresentou um projeto de lei que quer impedir reajustes em planos de saúde para idosos e pacientes com doenças já diagnosticadas, mesmo quando há mudança de faixa etária. A proposta altera a legislação que regula os planos e seguros de saúde privados no país.

Pelo texto, as operadoras ficariam proibidas de aumentar o valor das mensalidades por idade para esses grupos, mesmo que isso esteja previsto em contrato. Segundo o petista, a ideia é “garantir previsibilidade financeira e justiça nos reajustes”, evitando o que ele chama de “aumentos abusivos”.

“Quem contribuiu a vida inteira não pode ser penalizado justamente quando mais precisa de assistência médica”, declarou o deputado, defendendo que o envelhecimento “não seja tratado como fator de exclusão”. O projeto já foi protocolado na Câmara e aguarda análise nas comissões temáticas antes de seguir ao plenário.

O tema está em sintonia com o que o STF também discute: os limites da atuação das operadoras de planos de saúde. A Corte deve decidir em breve se as empresas serão obrigadas a custear todos os tratamentos prescritos por médicos, inclusive os fora da lista da ANS — julgamento que pode mexer com todo o setor e afetar milhões de brasileiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Diretores da Polícia Federal abrem CPI do Crime Organizado após operação mais sangrenta da história

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A CPI do Crime Organizado vai começar em alto nível e clima tenso. Os primeiros a prestar depoimento serão o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o diretor de Inteligência da PF, Leandro Almada da Costa. A oitiva está marcada para o dia 18 de novembro, logo na primeira reunião de trabalho da comissão.

As convocações foram feitas pelo relator, senador Alessandro Vieira, e aprovadas no mesmo dia da instalação do colegiado, em 4 de novembro. A CPI foi criada por determinação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, uma semana depois da megaoperação policial no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos — o maior massacre em ações policiais já registrado no país.

Depois da PF, a comissão vai ouvir o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, 11 governadores e o diretor da Abin, Luiz Fernando Corrêa. O objetivo é fazer um “raio-X” do poder do crime organizado e da estrutura estatal que tenta (ou finge) combatê-lo.

O plano de trabalho prevê investigações sobre lavagem de dinheiro com criptomoedas e fintechs, corrupção, controle territorial de facções e fragilidades no sistema prisional. A CPI terá 120 dias para expor o mapa real das organizações criminosas no Brasil — e mostrar quem está disposto a enfrentá-las de verdade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Petrobras ignora queda do petróleo e fatura pesado: US$ 6 bilhões de lucro e recorde de exportações

Foto: Arquivo

A Petrobras anunciou um lucro líquido de 6,03 bilhões de dólares – o equivalente a 32,7 bilhões de reais – no terceiro trimestre de 2025, um aumento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado veio mesmo com a queda de 13,9% no preço do petróleo, mostrando que a estatal seguiu lucrando alto com o recorde de exportações e avanço da produção no pré-sal.

Na comparação com o trimestre anterior, o lucro disparou 27,3%, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (6). O preço médio do barril do Brent, referência internacional, ficou em US$ 69,07 entre julho e setembro — um valor menor que o de 2024, mas compensado por maior eficiência e produção, informou a CNN.

“Mesmo com o Brent caindo, elevamos a produção para mais de 2,5 milhões de barris por dia e batemos recordes operacionais”, destacou o diretor financeiro Fernando Melgarejo. Ele afirmou que a estatal reduziu paradas de produção e atingiu o topo da capacidade do FPSO Almirante Tamandaré, uma das maiores plataformas do país.

O Ebitda ajustado (lucro operacional) somou US$ 11,73 bilhões, alta de 2,2% na comparação anual. Já a receita de vendas chegou a US$ 23,48 bilhões, crescendo 0,5% em um ano e 11,6% frente ao segundo trimestre. O desempenho reforça a força do pré-sal e o peso das exportações recordes no caixa da petroleira — que segue dando show, mesmo com o petróleo em baixa.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Seleção brasileira de handebol é convocada para o Mundial Feminino

Foto: CBHb/Direitos Reservados

A seleção brasileira feminina de handebol foi convocada nesta quinta-feira (6) para disputar o Campeonato Mundial, que começa em 26 de novembro, na Alemanha e nos Países Baixos. O técnico Cristiano Rocha apostou em uma mistura de experiência e juventude, com 18 jogadoras confirmadas. A grande surpresa é o retorno da ponta-direita Alexandra Nascimento, de 43 anos, eleita melhor jogadora do mundo em 2012 e campeã mundial em 2013. Hoje, a veterana atua no Handball Erice, da Itália.

A nova geração da Amarelinha também chega com força. Estão entre as estreantes Jamily Nascimento, Maria Grasielly Brasil, Micaela da Silva, Milena Menezes e Sabryne Souza. O Brasil estreia contra Cuba, no dia 26 de novembro, pelo Grupo G, que ainda tem Suécia e República Tcheca. Todos os jogos da primeira fase acontecem em Stuttgart, na Alemanha.

“O grupo é forte e equilibrado. A estreia é fundamental para ganharmos confiança. Já mostramos que podemos vencer a República Tcheca, e a Suécia exigirá o nosso melhor”, afirmou o treinador, que vai para o terceiro Mundial consecutivo no comando da seleção.

As convocadas iniciam os treinos no dia 17 de novembro, na Holanda, com amistoso internacional marcado contra as holandesas — uma das favoritas ao título — em 22 de dezembro. O Brasil busca repetir o feito histórico de 2013 e voltar ao topo do handebol feminino mundial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Crime organizado em alerta: Nordeste apoia pacote federal de segurança

Foto:  Luiz Claudio Ferreira/Agência Brasil

Governadores do Nordeste desembarcaram em Brasília nesta quinta-feira (6) para mostrar que estão alinhados com o governo federal na guerra contra o crime. Representantes dos nove estados se encontraram com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e declararam apoio à PEC da Segurança Pública e ao Projeto de Lei Antifacção, enviados pelo presidente Lula.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, presidente do Consórcio Nordeste, foi direto: integração e inteligência são a chave para enfrentar a criminalidade. Segundo ele, unificar dados e informações das polícias estaduais vai sufocar o poder financeiro das organizações criminosas, que não vivem só do tráfico de drogas, mas também de negócios legais, como postos de combustíveis suspeitos de lavagem de dinheiro na Operação Carbono Oculto 86.

Ao todo, os governadores apoiaram 11 projetos de lei que, na visão deles, fortalecem o combate às facções e ao crime organizado. Fonteles, no entanto, bateu de frente com colegas do chamado Consórcio da Paz sobre classificar facções como terroristas. Para ele, a rotulagem é problemática e ameaça o Estado Democrático de Direito, enquanto o PL Antifacção é visto como mais eficaz e seguro juridicamente.

O ministro Lewandowski reforçou a necessidade de cooperação entre estados e federalismo ativo. “Sem troca de informações, não há combate efetivo à criminalidade organizada, que não respeita fronteiras”, afirmou. O governo federal se disse aberto a sugestões e quer ouvir os estados para ter uma visão completa do problema, prometendo ações coordenadas e estratégicas contra o crime que movimenta bilhões escondidos sob aparência de legalidade.

Opinião dos leitores

  1. Pode perguntar a esses governadores quantos leram os textos desses projetos de lei? Nada sabem nem os efeitos dessas leis, o que dizer das consequências.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Brasil no vermelho: vendas aos EUA despencam 38% com tarifaço

Foto: Divulgação

O Brasil segue afundando na balança comercial com os Estados Unidos pelo décimo mês consecutivo. Em outubro, as exportações caíram 38%, somando apenas US$ 2,21 bilhões, enquanto as importações de produtos americanos subiram quase 10%, para US$ 3,97 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento. O último superávit havia sido registrado em dezembro de 2024, com saldo de US$ 468 milhões.

O “tarifaço” de 50% imposto pelos EUA continua pesando no bolso do país. Lula prometeu ligar pessoalmente para Donald Trump e até viajar a Washington, se necessário, para tentar negociar as taxas, conforme informações de O Antagonista.

“Se não tiver marcado a reunião, não terei nenhum problema de ligar para o presidente Trump… não terei nenhum problema de ir a Washington e espero que ele não tenha nenhum problema de vir ao Brasil”, disse.

Segundo Lula, agora não há intermediários nas negociações. “Agora é o presidente Lula com o presidente Trump. Gostemos ou não gostemos um do outro, nós dois temos que assumir a responsabilidade como chefe de Estado”, afirmou, mostrando otimismo sobre o desfecho e a possibilidade de reunião em Washington na próxima semana.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Em Natal, manifestantes apoiam megaoperação do RJ: “Quem não gosta de polícia é bandido”

Imagens: Reprodução/98 FM

Em Natal, manifestantes saíram às ruas nesta quinta-feira (6) para apoiar as forças de segurança que participaram da megaoperação no Rio de Janeiro. O ato aconteceu em frente ao Midway Mall, e foi convocado pelo vereador Subtenente Eliabe. Deputados Sargento Gonçalves, Coronel Azevedo e o vereador Matheus Faustino também marcaram presença, segundo informações da 98 FM.

Com cartazes dizendo “Quem não gosta de polícia é bandido” e palavras de ordem dirigidas aos motoristas, os participantes pediam buzinas de apoio. “Essa mobilização é a resposta da sociedade à tentativa de desqualificar a operação”, afirmou Eliabe, lembrando que, na semana passada, houve protestos pedindo o fim da Polícia Militar.

A megaoperação no Rio, realizada em 28 de outubro, prendeu 113 criminosos e apreendeu 120 armas, sendo 93 fuzis. O prejuízo estimado ao crime organizado chegou a R$ 12,8 milhões. Mais de 2.500 policiais militares e civis participaram da ação, mostrando que o Estado não vai recuar diante do crime.

“Estamos aqui para reconhecer e agradecer quem arrisca a vida todos os dias para proteger a população”, reforçou Eliabe. Em Natal, a mensagem é clara: a sociedade apoia a polícia e não vai permitir que sua função seja questionada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“FAKE NEWS”: Governo nega plano de pagar auxílio a parentes de mortos no Rio

Foto: Reprodução

 

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) saiu a público nesta quinta-feira (6) para negar que o governo federal vá pagar qualquer tipo de ajuda financeira a familiares de mortos nas operações policiais no Rio de Janeiro. A informação circulou em sites e redes sociais, mas foi classificada como “fake news” pela própria pasta.

Segundo o ministério, não existe proposta, plano ou discussão sobre repasse de dinheiro e o órgão “nem sequer foi consultado sobre o assunto”.

A equipe do governo, chefiada pela ministra Macaé Evaristo, esteve no Rio apenas para “acolher comunidades afetadas” e garantir a retomada dos serviços públicos — como escolas, hospitais e assistência social — interrompidos pelas ações policiais.

Entre as medidas tomadas, o MDHC citou a articulação com órgãos locais para o funcionamento de equipamentos essenciais e o mapeamento das necessidades das comunidades, seguindo protocolos internacionais de apoio humanitário. E criou um canal no Disque 100 para receber denúncias e relatos de moradores.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeita de Pendências fecha aliança com Sancler de Garibaldi para Assembleia

Foto: Divulgação

A prefeita de Pendências, Dra. Lays (MDB), anunciou apoio à pré-candidatura de Sancler de Garibaldi (MDB) a deputado estadual. O encontro que selou o apoio contou com a presença do vice-prefeito Gilberto Fonseca e do vereador Xandal.

Atual coordenador-geral da Vice-Governadoria do RN, Sancler tem uma trajetória de mais de 30 anos de trabalho ao lado de Garibaldi e Walter Alves. O nome dele vem ganhando força na pré-eleição e tem sido lembrado de forma espontânea em levantamentos de intenção de voto realizados em várias regiões do estado.

Sancler agradeceu o gesto da prefeita e reforçou o compromisso com o município. “Fico muito honrado em receber o apoio da prefeita Dra. Lays. Tenho grande respeito por Pendências e quero, com muito trabalho e diálogo, contribuir ainda mais para o desenvolvimento da cidade e da região”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *