FOTO: Hospital Santa Catarina inaugura enfermaria para gestantes de alto risco

gar_santa catarina1O Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina) inaugurou, nesta quinta-feira (6), a sua enfermaria para gestantes de alto risco (GAR). O espaço dispõe de seis leitos para dar assistência às pacientes que tenham alguma doença associada à gestação, como pressão alta ou diabetes.

De acordo com o diretor geral do Hospital Santa Catarina, Jaime César de Melo, na enfermaria irão atuar: 1 médico obstetra, que irá fazer as visitas de acompanhamento e medicação das pacientes, além de 1 enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem.

A chefe do setor de obstetrícia do hospital, Jane de Araújo Nunes, explicou que, na próxima segunda-feira (10), será feita uma reunião com a equipe do setor para organizar os fluxos e o perfil de atendimento dos leitos GAR. “É importante esclarecer que estes leitos não são de tratamento ou cuidados intensivos (UTI/UCI). A enfermaria GAR é para o tratamento clínico de doenças que podem acometer as gestantes e puérperas (pós-parto), como pressão alta, infecções, diabetes, trombose e pneumonia. Ou seja, os casos que fogem do risco habitual numa gestação”, disse.

O diretor do hospital, Jaime César, comemorou a inauguração do espaço. “Abrir esta enfermaria para gestantes de alto risco era um sonho da obstetrícia do hospital Santa Catarina há muitos anos e hoje foi realizado. Nós já tínhamos o espaço e o equipamento, então era mais uma questão administrativa. Agora o próximo passo é abrirmos a nossa UTI com 10 leitos e 1 de isolamento, que será inaugurada ainda neste primeiro semestre e terá a melhor estrutura física de todo o Estado”, informou o diretor.