Potiguar de nascimento e dono do maior canal de aviação do YouTube, criador de conteúdo enfrenta doença neurológica rara e busca terapia experimental no exterior. Imagem: Reprodução
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) manifestou nesta quarta-feira (27) solidariedade ao comunicador e especialista em aviação Lito Sousa, natural de Natal, que enfrenta uma doença neurodegenerativa rara e busca acesso a um tratamento experimental nos Estados Unidos. Médica de formação, a senadora colocou o mandato à disposição da família para apoiar o esforço de viabilizar essa terapia.
Joselito Geraldo de Sousa, o Lito Sousa, nasceu em Natal em 25 de janeiro de 1967. Piloto, mecânico de aviação e especialista em segurança de voo, com passagens por companhias como Varig, Transbrasil e United Airlines, ele construiu ao longo dos anos uma das trajetórias mais reconhecidas da comunicação sobre aviação no país. À frente do canal “Aviões e Músicas”, que reúne milhões de inscritos e é o maior do gênero no YouTube brasileiro, Lito se notabilizou por explicar, com simpatia, didática e simplicidade, como funcionam os aviões e as viagens aéreas — desmistificando o setor, inspirando jovens e ajudando milhões de pessoas a superar o medo de voar. Também é autor do livro Onde Morrem os Aviões e idealizador do curso “Sem Medo de Voar”.
O caso de Lito tem comovido o Brasil nas últimas semanas. Em julho, ele revelou um diagnóstico de câncer de próstata; pouco depois, passou a apresentar sintomas neurológicos que levaram a internação e a uma investigação médica mais ampla. Em 21 de agosto, sua esposa, Mila Seidl, informou nas redes sociais que exames confirmaram a doença de Creutzfeldt-Jakob. Desde então, a mobilização em torno do comunicador cresceu — na quarta-feira (27), ele foi homenageado pelo Palmeiras no aniversário do clube, em meio a uma onda de manifestações de carinho de seguidores e de personalidades.
A doença de Creutzfeldt-Jakob é uma enfermidade neurológica rara e progressiva, provocada por proteínas alteradas (príons) que danificam o tecido cerebral. Ela provoca deterioração rápida das funções motoras e cognitivas, não tem cura conhecida e costuma ter evolução acelerada, com expectativa de vida geralmente inferior a um ano após o início dos sintomas. É justamente essa urgência que tem levado a família a buscar, fora do país, protocolos experimentais em centros de pesquisa de referência.
Em vídeo, a senadora Zenaide destacou a identidade potiguar de Lito e o alcance de seu trabalho. “Como médica, sei o peso que é uma família viver um momento desses. E como senadora do Rio Grande do Norte, quero dizer com sinceridade: o meu mandato está à disposição do Lito, no que a gente puder ajudar.
A parlamentar reforçou que o apoio inclui colocar a estrutura do mandato a serviço das articulações necessárias ao esforço da família obter autorização para o tratamento no exterior, e encerrou com uma mensagem direta: “Lito, o Rio Grande do Norte está com você. O povo potiguar está torcendo e rezando por você.”
A maioria largou os seus carros ao longo das vias transversais e paralelas da Salgado Filho e BR 101 na altura do Natal Shopping foram até o Midway de ônibus ou a pé a depender da distância e a preguiça e no final encontraram o conforto nos carros, bigmac, pizzahut, coca cola, cerveja, adidas, nike. .é a elite vermelha madura caindo de podre!
Depois dos comentários de (Eesquerda mi mi mi, Cigano Lulu e João), só preciso acrescentar esses "cumpanheros" não trabalham?
"Estudantes" da CUT e do MST??? ?
A tara compulsiva por shoppings é o sintoma mais evidente de esquerdopatia crônica. Na taba de Poti, então, nem fala. O percurso entre o Midway Mall e o Natal Shopping já ganhou até nome: Mortadelândia Potiguar.
o trecho entre midway e via direta/carrefour é a alameda GLSPT, o maior numero de bibas , drags, binários, não binérios e sapata do brasil, a maior concentração por metro quadrado
Será que estao se manifestando contra o absurdo dos gastos da FUNPEC??? os 50 milhoes gastos com "publicidade" ou 4 milhoes num site que fala sobre sifilis ou varios milhoes com passagens aereas em prol da educacao e pesquisa? Impressiona os "estudantes uteis" e alguns professores nas ruas em horario de aula e trabalho. O videozinho de menos de 1 min, de custo1 milhao de reais impressiona. kkkkk
Esses parasitas, são verdadeiros idiotas "inúteis" que só fazem atrapalhar a vida de quem realmente produz, deviam ir para a chibata e lacrimogêneo…