Trânsito

FOTO: Multa abusiva revolta e expõe indústria da multa de trânsito no estacionamento do Midway Mall

Um depoimento postado no Instagram por uma mãe que se viu vítima do que classificou de incompetência abre o debate sobre a indústria da multa de trânsito dentro do estacionamento do Midway Mall.

O caso está no perfil de Lorena Rocha (@Lorenarochas), que relatou, em tom perplexo, que viu quando um amarelinho parou sua moto, olhou para o carro dela, que ocupava vaga especial, sacou seu talou de multa e deu a canetada.

Ocorre que Lorena tem filha com síndrome de Down e estava com o cartão que a credencia a utilizar vagas especiais.

“A fiscalização, muitas vezes, é feita por pessoas incompetentes e que trabalham por mera obrigação, como o funcionpario da @prefeituradenatal @carloseduardoprefeito, que prestando serviço a STTU sequer desceu da moto para se certificar se o cartão estava no para-brisa do carro […] não sei sei se devo chamá-lo de preguiçoso ou incapaz, pois julgou muito trabalho descer da sua moto para se certificar que estávamos ali por direito e devidamente documentados” [SIC], escreveu Lorena.

Segundo ainda ela relatou, a administração do shopping, que ela procurou, relatou abusos.

“Procurei o responsável pelo estacionamento do @midwaymall e ele me relatou que realmente estavam tendo muito problema com a ação arbitrária desses senhores da moto amarela que acreditam que mostrar serviço é simplesmente utilizar todo o seu bloco de multas amarelo em um único dia”, escreveu ainda a moça.

Indignada, ela deixou um aviso: “Informo que lamentavelmente mexeu com a pessoa errada, pois não só me certifico como luto pelos meus direitos”.

Opinião dos leitores

  1. Hoje ao trocar o extintor de incêndio do meu carro, tomei conhecimento da não obrigatoriedade. A experiência que tive ao longo de alguns anos foi uma sensação da ação da indústria de multa usando o extintor. Certa vez fui multado. Foi um mal que virou bem. Passei a agendar a troca. E as circunstâncias e fatos me provaram a malandragem da indústria. Por 2 vezes fui parado pela polícia e conferiram apenas a validade do extintor, mas eu já estava vacinado. A maioria não se vacina. O brasileiro é desorganizado. Este nichozinho da indústria da multa em cima do extintor deve ter rendido uma boa grana…:)

  2. Tá na cara que o cartão foi colocado depois.Brasileiro não tem jeito. Os amarelo nos agora tem que tirar foto é jeito.

  3. Mas quando muitos colocam na vaga do deficiente ou do idoso, dona Lorena que os agentes metendo a caneta nos outros E NÃO É INDUSTRIA DA MULTA

  4. Mudando um pouco de assunto, sou contra encher a cidade de faixa para ônibus.
    Atrapalha muito o trânsito.
    Especialmente em alguns trechos como da salgado filho e Hermes da Fonseca.
    Só existiam duas faixas, aí criaram mais uma faixa onde não cabe três carros e agora colocaram uma para ônibus.
    Aí ficam duas faixas apertadas para carros e muito engarrafamento…
    Está na hora da população se revoltar e reclamar.
    Não deixar a prefeitura piorando o trânsito para os motoristas que passam horas no trânsito.
    Em Natal, você para num semáforo, dirige mais 100 metros, para em outro.
    O dia todo nesse anda e para.
    Acabaram com vários retornos.
    Na Romualdo ninguém consegue fazer retorno e para conseguir tem que dar um arrodeio enorme.
    Quem vem na salgado filho sentido arena das dunas e quer fazer conversão à esquerda na Bernado Vieira, acabaram proibindo o trânsito naquelas ruas próximas.
    Tem que ir depois da Antônio Basílio. dar uma volta enorme.
    Antigamente, poderia entrar na próxima à direita, que agora é sentido proíbido…
    Complicam muito o trânsito…

  5. Esses caras servem pra que mesmo? Ali no fim da prudente de morais com integração, ficam alguns guardas de transito só olhando e utilizando seus celulares, se isso é trabalhar então. E ainda tem mais outro que fica ali na bernardo vieira com são josé que ainda coloca o pé na parede da sumob para ficar mais a vontade com seu celular e mais dois que sempre se instalam escondidos na alexandrino de alencar com salgado filho, também com os pés na parede batendo papo e olhando seus celulares.

  6. A fiscalização, nesse caso específico, é olhar se a credencial está no local que a resolução identifica como obrigatório.
    Acontece que por vezes, não sei se foi o caso, a credencial não está no local obrigatório, nem nos bancos. Então o agente notifica!
    A ato de notificar um veículo sem credencial na vaga restrita é a única forma de garantir a vaga para a pessoa que tem direito.
    Agora taxar todos disso e aquilo é característica de gentinha sem compromisso com a sociedade.
    Se a credencial estivesse naquele local jamais teria a notificação do lado.
    Quem não quer ser notificado não participa da INDÚSTRIA DE INFRAÇÕES.

  7. Você ter o cartão é uma coisa. Exibir é outra. É improvável que o “amarelinho” coloque a notificação junto ao cartão de deficiente, no para-brisa do carro. Faz parte da cidadania assumir o erro, dona Lorena.

  8. Eu estava transportando os arquivos do BdoBrasil para Ag.da Prudente as 17: 20 horas local não tem cargas e descarga corremos o risco de assalto ou ser confundido com assaltantes chegou um Pessoa si dizendo agente de trânsito sem a farda de trabalho disse quê eu não podia ficar ali simples me multou sem conversa.

  9. Acho que a principal função daqueles que representam os órgãos públicos é orientar o cidadão e isso nunca é visto…como bem falou o colega, quando um sinal quebra ou quando acontece algum acidente na rua alguém já viu algum amarelinho ajudando a aliviar o trânsito? Mesmo eles estando lá na hora do ocorrido, quando é preciso eles evaporam

  10. Minha gente, assim não! Quem sou eu para levantar suspeitas sobre alguém, mas é pouco provável que o cartão estivesse nessa posição no ato da infração. Desculpa, gente. Mas achei o ó.

  11. Esse assunto é bem polêmico sempre… Sabemos que parte dos agentes de trânsito são despreparados sim, tem um inclusive bem famoso que já foi filmado por um motorista por está escondido atrás de uma árvore num local sem sinalização pra apenas multar quando algum desavisado cometia o ato, repito: não tinha sinalização sobre o que era proibido no local devido uma obra ainda na época da Copa do mundo, ele é bem odiado mesmo pois não foi a primeira vez que comete abuso… Mas nesses locais como shopping e supermercados deve existir em a fiscalização pois não tendo o cidadão comum vai tirar a vaga de quem realmente necessita como especial, idoso, deficientes, etc… Independente do prefeito que esteja muitas histórias irão render discussões…

  12. E ele tem braço de elástico pra botar a multa no parabrisa sem sair da moto (considerando que nas vagas do Midway, não dá para estacionar a moto ao lado do carro)?

  13. Colocar a multa próximo ao cartão acho improvável,mas colocar o cartão ao lado da multa é bem uma característica nossa!!!

  14. O pessoal só fala em indústria da multa, mas na grande maioria das vezes, só é multado quem está errado. Se dirigir com prudência, responsabilidade é paciência, não é multado, logo não existirá essa tal indústria da multa. O povo só reclamar, vamos ver se dirige com educação. Para deixar bem claro que meu comentário não é referente a esse caso e sim no geral.

  15. Se todos efetuarem a prisão em flagrante por abuso de autoridade, como manda o código de processo penal, ou forem a a delegacia no caso de não flagrarem, isso vai acabar. Rede social não resolve. O caminho das pedras é: primeiro a delegacia. Depois ao juizado especial, para retirar os pontos e pedir indenização pela chateação.

  16. O brasileiro faz merda e depois culpa quem o repreende ou o multa. Essa "injustiça" tão falada só existe na cabeça de quem não tem consciência do seu proprio erro. Deixem de mi mi mi e façam a coisa certa.

    1. Pejo jeito Carlos, o Sr. Deve ser alguém do STTU. Comentário sem nexo e sem cabimento. A senhora falou certinho o que acontece sempre na indústria da multa. Tem que divulgar e criticar, processar até esta sangria parar de correr do nosso bolso de corda arbitrária. Muitas vezes estes amarelinhos ficam mais de 30 min em celulares fazendo porra nenhuma e só trabalham quando quer. Deveria tirar a fé pública deles pra está chateação acabar. Aí eu quero vê-los sobre provas e testemunhas como seria.

    2. Concordo, muita gente que reclama aqui deve ser daqueles que são mal educados no trânsito, aí quando comete erros quer colocar a culpa nas multas.

  17. E ESSE PREFEITO AINDA QUER SER CANDIDATO A GOVERNO DO ESTADO, A PERSEGUIÇÃO POR MULTA, EM NATAL O POVO NAO SUPORTA MAIS, IMAGINE ESSA PERSEGUIÇÃO EM TODO ESTADO

  18. O pior é quando um sinal quebra desaparece logo o amarelinho que estava ali quando o sinal estava funcionando. Podem prestar atenção a isso. Eles não gostam de trabalhar, gostam de multar!!

  19. Um certo dia, no posto "Ipiranga" na entrada e saída da zona norte de Natal, próximo a urbana, estava saindo olhando o movimento do transito para entrar em circulação a destino zona norte, onde o guarda do STTU logo acionou o "apito" e seus movimento pare "levantando o braço" para da sua famosa canetada. PQP!!! O motivo disso é pq eles confundem qm vem sentido zona norte e desvia pela passagem do posto para adiantar engarrafamento e acabam abusando de sua autoridade. Também acho desnecessário parar pessoas nesse ponto, concentrado do lado do posto "Ipiranga".

  20. Ano eleitoral, o quê se poderia esperar de diferente? Afinal, qual é de fato a serventia desse órgão, senão aumentar a entrada dos cofres? Melhoria no trânsito é que não há mesmo!

  21. Esses amarelinhos(verdinhos) não tem preparação , nem conhecimentos para serem do transito. São pau mandados para multar. Pense num polvo que gosta de ganhar dinheiro fácil . O prefeito manda e eles metem a caneta. Agora tem horas que semáforos apagam e não aparece um para regular o transito. As vezes eu até ligava para o nº que existe nos semáforos mas agora demora muito . Teve uma das vezes que só não me pediram o exame de fezes para receber a reclamação.

  22. A senhora disse que não sabe se chama de preguiçoso ou incapaz, deveria ela juntar as duas palavras, não?

  23. Realmente: "como a multa foi parar no para-brisa se o agente não desceu da moto"?
    Aposto que ela esqueceu de colocar a credencial e, depois de multada, pôs a credencial e tirou a foto pra armar contra o agente.
    Povo se acha cheio de direitos e nenhuma obrigação.

  24. Como bem comentou só olhando, muitas pessoas mal educadas só aprendem quando sai do bolso. O problema é que cada um quer por a culpa nos agentes de trânsito por seu não respeito as leis, assim fica fácil. Quanto ao caso específico de Lorena, não da para saber só com sua versão. Será que ela estava com a filha no momento ?
    Imaginem, eu tenho uma placa para estacionar no local de idosos, mas no momento não tem nenhum no meu veículo, mas por comodidade, estaciono nas vagas reservadas, é justo isso ? Não digo que é caso de Lorena, pois não estava lá para saber realmente como ocorreu, estou apenas dando um pequeno exemplo para refletirmos.

  25. Quem acredita que o cartão não foi colocado depois.?como ele colocou a multa acima do cartão?não existe indústria dA MULTA SE TODOS RESPEITAREM AS NORMAIS DE TRANSITO

  26. A indústria da multa de trânsito em Natal a produção é em série. Cada guarda tem que produzir além do seu salário , outra soma para os cofres da prefeitura. Quero ver essa fábrica falir!

  27. Situação muito estranha, pois vejo os agentes a pé dentro do Midway, circulando e certificando do trabalho. Solicitar as filmagens ao Midway ! Pq se o cartão estava guardado na hora que o agente passou estava ele muito correto em notificar.

  28. Total apoio aos agentes dentro dos shoppings, existem muitos motoristas mal educados e só aprende mexendo no bolso.
    Algo que chamou a atenção é como a multa foi parar no para-brisa se o agente não desceu da moto?
    O Artigo 3º da resolução 304.008 diz que "Os veículos estacionados nas vagas reservadas de que trata esta Resolução
    deverão exibir a credencial que trata o art. 2º sobre o painel do veículo, ou em local visível para
    efeito de fiscalização".
    Logo é sabido que o melhor local que tem a melhor visibilidade para deixar o cartão e sobre o painel. Muitas vezes o local que possa parecer visível pra gente possa não ser tão visível para o agente que passa o dia nessa função.
    *Não sou agente, nem tão pouco conheço algum, mas o brasileiro já gosta de reclamar quando é punido por algo que fez errado, que não me parece ser o caso relatado.

    1. Ao que parece, a credencial tá bem visível, inclusive próxima ao papel da multa… ou seja, em lugar visível, sobre o painel… se o agente, mesmo após aplicar a multa, ao se dirigir pra colocar sobre o vidro, enxergar a credencial, deveria abortar sua aplicação. Antes de tudo, deveria abordar o condutor e dele pedir a confirmação da credencial. Isso seria o certo. Já fui multado “na covardia” por um motoqueiro que, conforme relato dos lojistas do local, parou a moto bem longe, e de lá mesmo ficava anotando placas, sem sequer abordar o condutor. Mas informando no auto de infração que o ‘veículo estava fechado’ e ‘condutor audente’, mesmo quando eu estava ao lado do veículo. Essa indústria da multa tem de ter limites!

    2. Bom dia!
      Também não sou agente, e concordo com você, eu já fui notificada por um agente, mais o erro foi meu, coloquei o meu carro em um vaga de carga e descarga, eu acredito que se eles estão multando e porque estão cometendo muitas infrações.

    3. Amigo, vc matou a pau e expôs a farça. A pessoa não colocouno cartão e foi multada

    4. Exato, esta senhora pode até estar com a razão, mas temos que ter cuidado, pois uma exposição injusta do agente de trânsito pode desmotivar esse tipo de trabalho que é muito bem vindo. Mas, se houve erro do agente, a multa será derrubada mediante recurso.

  29. Os agentes da STTU já vem a muito tempo agindo com abuso de autoridade no que diz respeito ao exagero de multas, isso é público e notório, alô, MP, vamos tomar as devidas providências no sentido de coibir esse tipo de coisa, pois a cada dia só piora.

  30. Empresa privada pode órgão pública multar??? PREFEITO PE DE CHINELO…usurpador..ja e de família assaltarem o povo…NAO VEJO A HORA DESSA COISA CAIR FORA…CABEÇÃO

  31. É por esses e outras coisas que a Lei de abuso de autoridade tem que ser atualizada e ser utilizada. Isso é excesso de exação, com punição prevista em ei.

  32. Esses agentes da multa concerteza ganham comissão muito boa para sair dando canetada por aí. Quanto mais multa, mais dinheiro no cofre da prefeitura. Comissão garantida. Só pode ser.

  33. Já fui multado apenas porque a licença p estacionar estava no vídro lateral do meu carro embora visível . ABSURDO

    1. Mas se vc sabe do local certo para colocar a licença, por que colocou no errado?
      Faça a coisa certa que não ocorrerá novamente. Simples assim.

  34. Pelo código de trânsito os amarelinhos não tem competência pra multar debteo de shopping, por se tratar de lugar privado, logo, todas as multas são nulas!

    Falta essas imbecis estudarem um pouco e deixar de perder tempo e onerando o município com gasto de papel!!

    Basta um recurso simples que a multa é cancelado!!

    1. Fui vítima, no estacionamento do Nordestao, quando o "AMARELINHO "deveria está na avenida fazendo o trabalha dele.
      Isto é a indústria da MULTA .

    2. Amigo qualquer área privada desde que tenha sinalização regular e dentro das normas do Contran é passível de multa, basta vc lê o CNT!

    3. Vai estudar, antes de falar o que não sabe, ou pelo menos assistir algum telejornal do estado

    4. Vá estudar mais pq o Código foi alterado em maio de 2016 e permitiu no seu artigo 24 que a STTU multe em estacionamentos privados.
      Adoro quando aparece algum "dôtô" em legislação desatualizado. kkkkkkk.
      Vergonha alheia.

  35. Nao entendi essa!!!! Diz que o cara nem desceu da moto!!! E como a multa estava no para brisa do carro?? foi voando??? E se ele foiu la colocar como nao viou o cartao de deficiente????
    Bem, mas quero deixar registrado que ja levei uma multa dessa, no meu caso o cartao era de idoso e estava fixado no parasol e devidamente virado para fora, o tal guarda multou, acho que procurou no parabrisa e nao olhou para cima. Tirei fotos e recorri da multa.

    1. Acho que será preciso desenhar a cena para vc entender . O amarelinho ou verdinho , multou antecipadamente somente porque o carro estava na vaga de pessoas com necessidades especiais .apos isso lógico que o mesmo desceu da moto para colocar a multa no para briza . Por desatenção ou mesmo por incompetência não viu o cartão . Entendeu ?

  36. É ano eleitoral e eles precisam de muito dinheiro e nós temos os votos. Lembremos em não votar em Políticos Profissionais e mudemos tudo.

  37. O incremento da industria da multa é a pior EXPLORAÇÃO que esse prefeito fez nessa cidade. Não bastasse o IPTU, os caçadores da multa só podem ganhar comissão!

    1. Além da industria sem CHAMINÉ de multas de transito ouve também o aumento de 50% na taxa de lixo do IPTU, esse prefeito precisar ser extirpado da administração pública, essas oligarquias infestadas na politica do RN só tem trazido mazelas aos Cidadãos e Cidadãs deste estado, vejamos como se encontra atualmente o estado FALIDO e eles não estão nem ai. A hora será essa de dar uma rasteira nesses indivíduos será agora em 2018. Essa secretaria da STTU é omissa ninguém ver ela se pronunciar sobre os abusos praticados pelos seus subordinados, isso é fruto da não alternância do poder e esse prefeito entre a função de vice-prefeito e prefeito já está a uns 20 anos na prefeitura.

  38. A Indústria das multas se estendem aos shoppings e os guardas na maioria são incompetentes, recalcados e prepotentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula tem deficit primário de R$ 9,5 bilhões no 1º semestre, diz Tesouro Nacional

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou deficit primário de R$ 9,5 bilhões nas contas públicas de janeiro a junho de 2025, ao considerar a correção pela inflação. Os dados divulgados nesta 4ª feira (30.jul.2025) pelo Tesouro Nacional.

Houve uma queda real de 86,4% em relação ao saldo deficitário de R$ 70,1 bilhões no mesmo período de 2024.

O resultado primário é a diferença entre as receitas e despesas do governo, sem contar os juros da dívida pública.

Os números são importantes porque mostram se a equipe econômica gastou menos do que arrecadou. Se os gastos extrapolarem as receitas, é um indicativo de que pode ser necessário se endividar.

O indicador é usado como parâmetro para cumprimento da meta fiscal (excluindo alguns regimes de exceção, como precatórios e o pagamento das fraudes dos aposentados).

DESPESAS

As despesas totais de janeiro a junho somaram R$ 1,16 trilhão. Foi uma queda de 2,4% em relação ao mesmo intervalo de 2024.

As principais pressões e as variações anuais foram:

  • benefícios previdenciários – somaram R$ 537,3 bilhões (+1,6%);
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada) – R$ 63,3 bilhões (+10,8%).

RECEITAS

As receitas líquidas no 1º semestre somaram R$ 1,15 trilhão. Cresceram 2,8% em termos reais frente ao mesmo período de 2024. Os valores não incluem transferências a Estados e municípios.

As principais influências e as variações anuais foram:

  • Imposto de Importação – somou R$ 45,9 bilhões (+29,2%);
  • exploração de recursos naturais – somou R$ 66,2 bilhões (+10,8%).

JUNHO 2025

O saldo foi deficitário em R$ 44,3 bilhões em junho de 2025. Representou uma alta de 8,6% ante os R$ 49,8 bilhões no mesmo mês de 2024.

O resultado foi composto por:

  • R$ 169,02 bilhões em receita líquida;
  • R$ 213,3 bilhões em despesas.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Ações do Governo do Brasil são ameaça à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”, diz comunicado da Casa Branca ao confirmar tarifaço de 50%; leia a íntegra

Foto: Eduardo Munoz/Reuters; Ricardo Stuckert/Divulgação via Reuters

O comunicado da Casa Branca divulgado assim que Donald Trump assinou o decreto que tornou oficial o tarifaço de 50% a produtos brasileiros exportados aos EUA diz que a ordem executiva foi motivada por práticas do governo brasileiro que estariam prejudicando empresas americanas, violando direitos de liberdade de expressão de cidadãos dos EUA e comprometendo interesses estratégicos do país.

LEIA TAMBÉM: Trump assina decreto que oficializa tarifas de 50% ao Brasil.

Veja o comunicado da Casa Branca na íntegra

ENFRENTANDO UMA EMERGÊNCIA NACIONAL: Hoje, o Presidente Donald J. Trump assinou uma Ordem Executiva implementando uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, elevando o total da tarifa para 50%, para lidar com políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos.

A Ordem declara uma nova emergência nacional usando a autoridade do Presidente sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional de 1977 (IEEPA) e estabelece uma tarifa adicional de 40% para enfrentar as políticas e ações incomuns e extraordinárias do Governo do Brasil que prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos, a política externa dos EUA e a economia americana.

A Ordem conclui que a perseguição política, intimidação, assédio, censura e processos judiciais contra o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores constituem graves abusos de direitos humanos que minaram o Estado de Direito no Brasil.

USANDO INFLUÊNCIA PARA PROTEGER NOSSOS INTERESSES: O Presidente Trump reafirmou consistentemente seu compromisso de defender a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra ameaças estrangeiras, incluindo a proteção da liberdade de expressão, a defesa de empresas americanas contra coerção censória ilegal e a responsabilização de violadores de direitos humanos por seu comportamento fora da lei.

Recentemente, membros do Governo do Brasil tomaram ações sem precedentes para coagir de forma tirânica e arbitrária empresas americanas a censurar discurso político, remover usuários de plataformas, entregar dados sensíveis de usuários americanos ou alterar suas políticas de moderação de conteúdo sob pena de multas extraordinárias, processos criminais, congelamento de ativos ou exclusão total do mercado brasileiro. Isso compromete não apenas a viabilidade das operações comerciais de empresas americanas no Brasil, mas também a política dos Estados Unidos de promover eleições livres e justas e proteger direitos humanos fundamentais dentro e fora do país.

Por exemplo, desde 2019, o Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, tem abusado de sua autoridade judicial para ameaçar, perseguir e intimidar milhares de seus opositores políticos, proteger aliados corruptos e suprimir dissidências, frequentemente em coordenação com outros membros do STF, em prejuízo de empresas americanas que operam no Brasil.

O Ministro Moraes emitiu unilateralmente centenas de ordens para censurar secretamente seus críticos políticos. Quando empresas americanas se recusaram a cumprir essas ordens, ele impôs multas substanciais, ordenou a exclusão dessas empresas do mercado de redes sociais no Brasil, ameaçou seus executivos com processos criminais e, em um caso, congelou os ativos de uma empresa americana no Brasil para forçar o cumprimento.

De fato, além de prender indivíduos sem julgamento por postagens em redes sociais, o Ministro Moraes está atualmente supervisionando o processo criminal do Governo do Brasil contra Paulo Figueiredo, residente nos EUA, por declarações feitas em solo americano, e apoiou investigações criminais contra outros cidadãos americanos após eles denunciarem suas graves violações de direitos humanos e corrupção.

O Presidente Trump está defendendo empresas americanas contra extorsão, protegendo cidadãos americanos contra perseguição política, salvaguardando a liberdade de expressão americana contra censura e protegendo a economia americana de ser sujeita a decretos arbitrários de um juiz estrangeiro tirânico.

COLOCANDO A AMÉRICA EM PRIMEIRO LUGAR: Ao impor essas tarifas para enfrentar as ações imprudentes do Governo do Brasil, o Presidente Trump está protegendo a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra uma ameaça estrangeira. Em linha com seu mandato eleitoral, o Presidente Trump também tomou outras medidas para alcançar a paz por meio da força e garantir que a política externa reflita os valores, a soberania e a segurança dos EUA.

No primeiro dia de mandato, o Presidente Trump assinou uma “Diretiva de Política América Primeiro” ao Secretário de Estado, declarando que a política externa dos Estados Unidos deve sempre priorizar os interesses da América e de seus cidadãos.

Em conformidade com essa diretiva, em 28 de maio de 2025, o Secretário Rubio anunciou uma política de restrição de vistos direcionada a estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos.

De acordo com essa política, em 18 de julho, o Presidente Trump ordenou ao Secretário Rubio que revogasse os vistos pertencentes ao Ministro Moraes, seus aliados no Tribunal e seus familiares imediatos por seu papel em permitir as violações de direitos humanos contra brasileiros e violações de liberdade de expressão contra americanos.

Preservar e proteger os direitos de liberdade de expressão de todos os americanos e defender empresas americanas contra censura forçada continuará sendo prioridade na estratégia de política externa América Primeiro do Presidente Trump.

O Presidente Trump já utilizou tarifas com sucesso no passado para promover os interesses da América e enfrentar outras ameaças urgentes à segurança nacional, e está fazendo isso novamente hoje.

Com informações de g1

Opinião dos leitores

  1. Lula da Silva, vai jogar o Brasil em um buraco que se vc se aproximar e der uma olhadinha, não ver o fundo, taí o que ele queria, fez tudo de caso pensado, brincou, fez gracinhas, desdenhou, ironizou agora pegue!
    Chupa essa jabuticaba aí Lula.
    Se preparem meu povo, vai lascar o Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump assina decreto que oficializa tarifas de 50% ao Brasil

Foto: REUTERS/Nathan Howard

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto executivo que oficializa a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.

No documento, Trump cita que a ordem é justificada por uma “emergência nacional” em razão das políticas e ações “incomuns” e “extraordinárias” do governo brasileiro que, segundo o republicano, prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA e a política externa e a economia do país, de modo geral.

Trump também cita como justificativa para a medida o que considera como “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com os motivos considerados acima, a Casa Branca informou que a decisão foi tomada com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, de 1977, que confere ao presidente dos EUA o poder de tomar medidas extremas em tempos de emergência nacional.

“O presidente Trump tem reafirmado consistentemente seu compromisso de defender a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra ameaças estrangeiras, inclusive salvaguardando a liberdade de expressão, protegendo empresas americanas de censura coercitiva ilegal e responsabilizando violadores de direitos humanos por seu comportamento ilegal”, diz o documento.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷Líderes do centrão veem aprovação do PL da anistia com mais de 300 votos. A solução para o Brasil está nas mãos de Mota e Alcolumbre. Estão esperando o quê?

  2. Pêia pra 10 o Brasil leva sozinho. Está aí o governo do amor onde nós meteu. Tudo com certeza culpa das asneira deste bêbado cotó que só fala merda e rouba muito. Agradeçam e façam o L

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Igor Cabral está em cela de centro de triagem com outros seis presos, aguardando transferência para presídio

Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29, anos está no CRT, em Parnamirim – Foto: Reprodução / Seap

O homem que foi preso após aplicar mais de 60 socos dentro de um elevador em Natal ainda não foi transferido para um presídio. Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), o ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, está no Centro de Recebimento e Triagem (CRT), localizado em Parnamirim, na Grande Natal.

No CRT, Igor está recolhido numa cela junto com outros seis presos. De acordo com a Seap, o ex-jogador de basquete está passando pela avaliação de uma equipe multidisciplinar antes de ir para um presídio, onde ficará de forma definitiva à disposição do Poder Judiciário. Segundo a Seap, todos os presos passam pelo CRT antes de ir para a cadeia.

Entre os procedimentos pelos quais Igor está passando, está a realização de exames de saúde. É averiguado se ele toma remédios de uso contínuo e se está em tratamento para alguma doença. Também é atualizada a vacinação e é realizada uma avaliação psicológica. O preso também recebe orientações sobre como se comportar no sistema prisional e é avaliado por policiais penais sobre comportamento e vida pregressa. É investigado, por exemplo, sobre possível conexão com organizações criminosas – para preservação do sistema prisional.

De acordo com a Seap, Igor Cabral deverá ficar no CRT pelos próximos dias. Depois, ele será transferido para algum presídio – que ainda não está definido. De acordo com a Secretaria, só após a triagem é que se saberá o local definitivo para onde o homem será levado.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ao aplicar Lei Magnitsky, EUA citam Bolsonaro e dizem que Moraes faz caça às bruxas, autorizou detenções preventivas arbitrárias e suprimiu liberdade de expressão

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Ao justificar a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), o governo dos Estados Unidos afirmou que o ministro brasileiro autorizou detenções preventivas arbitrárias e suprimiu liberdade de expressão.

“Alexandre de Moraes assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras”, disse o Secretário do Tesouro, Scott Bessent.

“Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”, adicionou.

“A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, concluiu.

A declaração do Departamento do Tesouro afirma ainda que Moraes “tem como alvo políticos da oposição, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro; jornalistas; jornais; plataformas de mídia social dos EUA; e outras empresas americanas e internacionais”. A CNN entrou em contato com o STF e com a Advocacia-Geral da União e não obteve retorno até a publicação da matéria.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

    1. Vamos aplicar a reciprocidade. Não vamos deixar os juízes da Suprema Corte ianque vir pro Beto Carrero World ou usar bigtechs nacionais. E tirar o pix deles.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Além do tarifaço, Brasil pode sofrer sanções dos EUA por comércio com a Rússia, dizem senadores que viajaram a Washington

Foto: Reprodução/GloboNews

Os senadores brasileiros que viajaram a Washington para tentar abrir um canal de diálogo com o Congresso e com o setor privado norte-americano afirmaram nesta quarta-feira (30) que a relação comercial do Brasil com a Rússia pode gerar uma nova tensão com os EUA.

“Há outra crise pior que pode nos atingir em 90 dias”, afirmou o senador Carlos Viana (Podemos-MG) a jornalistas.

“Tanto republicanos quanto democratas foram firmes em dizer que vão aprovar uma lei que vai criar sanções automáticas para todos os países que fazem negócios com a Rússia”, completou.

A comitiva reforçou que esse é um dos pontos que serão abordados com o governo brasileiro, reiterando que a leitura dos parlamentares norte-americanos é que os países que continuam a fazer negócio com Putin estão ajudando a intensificar o conflito entre Moscou e a Ucrânia.

“Eles estão preocupados em acabar com a guerra [com a Ucrânia], e eles acham que quem compra da Rússia dá munição para a guerra continuar”, afirmou a senadora Tereza Cristina (PP-MS).

A importação de combustível da Rússia por parte de vários países pelo mundo tem sido um tema sensível entre republicanos e democratas nos Estados Unidos. No caso do Brasil, a maior importação diz respeito a combustíveis e fertilizantes.

Mais cedo nesta quarta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs uma “multa” à Índia como forma de penalidade pelas negociações de equipamentos militares e energia do país com a Rússia.

“Embora a Índia seja nossa amiga, ao longo dos anos fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são altíssimas, entre as mais altas do mundo, e eles têm barreiras comerciais não monetárias mais rigorosas e incômodas do que qualquer país”, afirmou o republicano em uma publicação no Truth Social.

Trump afirmou, ainda, que a Índia também sempre comprou a grande maioria de seus equipamentos militares e de energia da Rússia, juntamente com a China, reiterando que o comércio entre os dois países acontece mesmo em um momento em que o mundo quer que Moscou “pare com a matança na Ucrânia”.

“Tudo isso não é bom! A Índia, portanto, pagará uma tarifa de 25% mais uma multa pelo citado acima, começando a partir de 1º de agosto”, completou o republicano.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Show de Pablo é cancelado. Projeto ‘À Vontade’ substitui dentro da programação musical dos 167 anos de Ceará-Mirim

Foto: divulgação

A Prefeitura de Ceará-Mirim informa que, em razão do trágico acidente que vitimou uma integrante da equipe do cantor Pablo, o show do artista – que seria uma das atrações do aniversário de 167 anos de emancipação política do município – está oficialmente cancelado.

Em solidariedade a Pablo, seus familiares, equipe e fãs, reforçamos nosso respeito e sentimentos diante deste momento de dor e luto.

Diante da situação, a Prefeitura anuncia que o show de encerramento da programação será mantido com uma nova atração: o Projeto À Vontade, reunindo três grandes nomes da música nordestina – Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo – em uma apresentação especial, que promete emocionar e animar o público com muito forró, sofrência e tradição.

As comemorações continuam na quarta-feira (30) com uma programação diversificada ao longo do dia. Às 16h, será celebrada a Missa de Ação de Graças no Santuário Nossa Senhora da Conceição, um momento especial de fé em homenagem ao aniversário da cidade.

Mais tarde, a partir das 20h, o Parque da Cidade volta a ser palco de grandes apresentações. Estão confirmados os shows de Henry Freitas, À Vontade, Luiz Almir, Amazan e Fernandinha, encerrando com chave de ouro as festividades pelos 167 anos de Ceará-Mirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA sancionam Moraes com lei Magnitsky, usada pelos EUA para punir estrangeiros; entenda

 Foto: Reuters/Adriano Machado

O governo dos Estados Unidos sancionou nesta quarta-feira (30) o ministro do STF Alexandre de Moraes com a lei Magnisky, utilizada para punir estrangeiros. A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros.

Por ora, o anúncio feito pelo governo americano se limita à revogação dos vistos do ministro, de “seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos”, segundo Rubio.

Para justificar a medida, o secretário americano citou o processo que corre no STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é tornou réu por tentativa de golpe de Estado após perder as eleições para Lula (PT) em 2022.

EU anunciam Lei Magnitsky para Alexandre de Moraes — Foto: Reprodução

Em maio, durante uma audiência na Câmara dos EUA, Rubio foi questionado por um parlamentar trumpista se o governo considerava aplicar sanções contra Moraes com base na Lei Magnitsky.

“Isso está sendo analisado neste momento, e há uma grande, grande possibilidade de que aconteça”, disse o secretário, à época.

Entenda a lei Magnitsky

Lei Magnitsky permite que os Estados Unidos imponham sanções a cidadãos estrangeiros. O objetivo é punir pessoas acusadas de violações graves de direitos humanos ou de corrupção em larga escala.

  • A legislação foi criada em homenagem ao advogado russo Sergei Magnitsky, que morreu na prisão após denunciar um esquema de desvio de dinheiro por membros do governo da Rússia.
  • O texto foi aprovado pelo Congresso americano e sancionado pelo então presidente Barack Obama em 2012.
  • Inicialmente, a proposta visava punir oligarcas e autoridades russas envolvidas na morte do advogado.
  • Em 2016, houve o entendimento de que a lei poderia ser usada também em outros casos de corrupção, vínculos com o crime organizado e violações mais amplas de direitos humanos.
  • No mesmo ano, a legislação foi ampliada e passou a ser considerada de alcance global.
  • Desde então, dezenas de pessoas já foram alvo de sanções com base na Lei Magnitsky.
g1

Opinião dos leitores

  1. Esse pessoal parece não querer entender.
    Leiam a carta, leiam a carta.
    Parem de teimosia.
    Não dá para brigar com os Estados Unidos, não dá.
    Vai lascar a população toda, e vcs vão se lascar também, ou seja!
    Praquê tanto estudos, Praquê tantos esforços, trabalho para chegar ao mais alto nível do cargo, para depois virar nisso??
    Valeu a pena?
    É melhor jair engatando marcha ré para que o nosso querido Brasil e todos os brasileiros vivam em paz.
    Se continuar a teimosia, esse vai ser só o primeiro, vem mais chumbo grosso pra cima de nós todos, sem exerção.

  2. 👉Moraes à revista New Yorker: pressão dos EUA só fará efeito se ‘porta-aviões chegar até o Lago Paranoá’, em Brasília. 👉Qual foi o meio utilizado, não sei, “MAIS” parece que chegou.

  3. Perguntinha retórica. Digamos que vc tenha uma montanha de provas irrefutáveis contra o ministro do STF. Numa democracia funcional, isso provocaria a destituição do mesmo, se fossem apresentadas. No Brasil, alguém tem garantias institicionais de se fazer isso sem ser preso, censurado, exilado ou impossbiitado de movimentar dinheiro? Infelizmente a correção de muita coisa que está em curso poder vir por um meio externo, que deve ter lá os seus interesses.

    1. Se Deus quiser, MUITOS outros receberão esse presente de Natal antecipado 👍

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Família e defesa de Igor Cabral emitem nota sobre o caso da tentativa de feminicídio contra a ex-namorada

Foto: reprodução

A família e a defesa de Igor Cabral emitiram uma nota sobre o caso da tentativa de feminicídio contra Juliana Garcia. A nota afirma que familiares lamentam profundamente o ocorrido e que a Justiça já está atuando. A nota também reforça que os familiares não têm responsabilidade sobre os atos cometidos.

Leia a íntegra da nota:

NOTA À IMPRENSA E À SOCIEDADE

Em face dos recentes eventos amplamente divulgados pela mídia, os familiares e a defesa de IGOR CABRAL vêm a público manifestar-se.

Lamentamos profundamente o ocorrido e reiteramos que a Justiça já está atuando. O acusado encontra-se à disposição das autoridades competentes e será julgado conforme o nosso Ordenamento Jurídico, com todas as garantias asseguradas a qualquer acusado, conforme o princípio do devido processo legal.

É necessário esclarecer que o endereço divulgado em algumas matérias e redes sociais não pertence ao jovem envolvido no caso. Trata-se de um ambiente estritamente comercial, local de trabalho de familiares, que não tem qualquer relação com o ocorrido. A exposição indevida deste local tem causado transtornos, ameaças e constrangimentos a pessoas que não têm qualquer envolvimento com a situação, violando o direito à privacidade e à imagem, conforme assegurado pela Constituição Federal.

Reforçamos que os familiares não têm responsabilidade sobre os atos cometidos. São cidadãos comuns, trabalhadores, que foram igualmente surpreendidos com os fatos e estão profundamente consternados. É imperativo que possam continuar exercendo seus direitos ao trabalho e à dignidade, sem serem punidos por algo que não fizeram.

Diante disso, solicitamos respeitosamente à imprensa, aos cidadãos e à sociedade em geral que permitam a eles viver em paz, sem perseguições, julgamentos ou exposição indevida, pois não cometeram nenhum crime. O foco do caso está sob apuração pelas autoridades competentes. O investigado se colocou à disposição da Justiça para prestar todos os esclarecimentos necessários. A Defesa acompanha o caso com responsabilidade e confia no devido processo legal para o esclarecimento dos fatos.

Em respeito às partes envolvidas, não serão concedidos outros pronunciamentos no momento, restringindo-se as manifestações aos autos do Inquérito Policial e ulterior Processo Penal.

Agradecemos a  compreensão e o respeito neste momento tão delicado para todos os envolvidos.
Natal/RN, 30 de julho de 2025

Atenciosamente,

Defesa técnica e familiares.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA devem aplicar Lei Magnitsky contra autoridades do Brasil nesta quarta (30)

Foto: REUTERS/Kevin Mohatt

O governo dos Estados Unidos deve aplicar a Lei Magnitsky nesta quarta-feira (30) contra autoridades do Brasil, segundo apuração de Lourival Sant’Anna, analista de Internacional da CNN.

A medida surge em meio a impasse sobre o tarifaço, que deve entrar em vigor no dia 1° de agosto.

A lei prevê sanções que podem ser impostas a agentes que reprimem denúncias de corrupção, cerceiam liberdades fundamentais ou atuam contra eleições democráticas.

O que é a Lei Magnitsky?

A Lei Magnitsky é um dispositivo da legislação americana que permite que os Estados Unidos imponham sanções econômicas a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos.

Aprovada durante o governo de Barack Obama, em 2012, a lei prevê sanções como o bloqueio de contas bancárias e de bens em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.

Essa legislação foi criada após a morte de Sergei Magnitsky, advogado russo que denunciou um esquema de corrupção envolvendo autoridades de seu país. Ele morreu em uma prisão de Moscou, em 2009.

Inicialmente, a lei tinha como foco punir os responsáveis pela morte do advogado. Porém, em 2016, uma emenda ampliou seu alcance, permitindo que qualquer pessoa envolvida em corrupção ou abusos contra os direitos humanos pudesse ser incluída na lista de sanções.

Quem pode ser punido pela lei?

Para que sanções sejam aplicadas contra indivíduos estrangeiros, o presidente dos Estados Unidos deve apresentar provas confiáveis de infrações, incluindo execuções extrajudiciais, tortura e outras violações graves dos direitos humanos.

Essas medidas podem ser impostas a agentes que reprimem denúncias de corrupção, cerceiam liberdades fundamentais ou atuam contra eleições democráticas.

Funcionários de governos e seus associados podem ser sancionados caso estejam envolvidos em esquemas de corrupção significativa, como desvio de recursos públicos, suborno e lavagem de dinheiro.

A lei também prevê punições para quem financiar ou apoiar materialmente essas atividades ilícitas, garantindo que os responsáveis sejam impedidos de movimentar bens e acessar o sistema financeiro dos EUA.

Os alvos da Lei Magnitsky são incluídos na lista de Cidadãos Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (SDN list) da OFAC (Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA, na sigla em inglês).

Quais são as sanções previstas?

Quem entra na lista pode enfrentar bloqueio de bens e contas bancárias no país, além de ter o visto cancelado e ser proibido de entrar nos EUA.

Essas medidas são usadas contra pessoas, empresas ou organizações envolvidas em crimes financeiros ou violações de direitos humanos.

Para sair da lista, é preciso provar que não teve ligação com as atividades ilegais que levaram à punição, que já respondeu na Justiça por isso ou que mudou de comportamento de forma significativa.

Em alguns casos, as sanções podem ser retiradas se o governo americano entender que isso é importante para a segurança do país. O presidente deve avisar o Congresso com pelo menos 15 dias de antecedência antes de tomar essa decisão.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *