Trânsito

FOTO: Multa abusiva revolta e expõe indústria da multa de trânsito no estacionamento do Midway Mall

Um depoimento postado no Instagram por uma mãe que se viu vítima do que classificou de incompetência abre o debate sobre a indústria da multa de trânsito dentro do estacionamento do Midway Mall.

O caso está no perfil de Lorena Rocha (@Lorenarochas), que relatou, em tom perplexo, que viu quando um amarelinho parou sua moto, olhou para o carro dela, que ocupava vaga especial, sacou seu talou de multa e deu a canetada.

Ocorre que Lorena tem filha com síndrome de Down e estava com o cartão que a credencia a utilizar vagas especiais.

“A fiscalização, muitas vezes, é feita por pessoas incompetentes e que trabalham por mera obrigação, como o funcionpario da @prefeituradenatal @carloseduardoprefeito, que prestando serviço a STTU sequer desceu da moto para se certificar se o cartão estava no para-brisa do carro […] não sei sei se devo chamá-lo de preguiçoso ou incapaz, pois julgou muito trabalho descer da sua moto para se certificar que estávamos ali por direito e devidamente documentados” [SIC], escreveu Lorena.

Segundo ainda ela relatou, a administração do shopping, que ela procurou, relatou abusos.

“Procurei o responsável pelo estacionamento do @midwaymall e ele me relatou que realmente estavam tendo muito problema com a ação arbitrária desses senhores da moto amarela que acreditam que mostrar serviço é simplesmente utilizar todo o seu bloco de multas amarelo em um único dia”, escreveu ainda a moça.

Indignada, ela deixou um aviso: “Informo que lamentavelmente mexeu com a pessoa errada, pois não só me certifico como luto pelos meus direitos”.

Opinião dos leitores

  1. Hoje ao trocar o extintor de incêndio do meu carro, tomei conhecimento da não obrigatoriedade. A experiência que tive ao longo de alguns anos foi uma sensação da ação da indústria de multa usando o extintor. Certa vez fui multado. Foi um mal que virou bem. Passei a agendar a troca. E as circunstâncias e fatos me provaram a malandragem da indústria. Por 2 vezes fui parado pela polícia e conferiram apenas a validade do extintor, mas eu já estava vacinado. A maioria não se vacina. O brasileiro é desorganizado. Este nichozinho da indústria da multa em cima do extintor deve ter rendido uma boa grana…:)

  2. Tá na cara que o cartão foi colocado depois.Brasileiro não tem jeito. Os amarelo nos agora tem que tirar foto é jeito.

  3. Mas quando muitos colocam na vaga do deficiente ou do idoso, dona Lorena que os agentes metendo a caneta nos outros E NÃO É INDUSTRIA DA MULTA

  4. Mudando um pouco de assunto, sou contra encher a cidade de faixa para ônibus.
    Atrapalha muito o trânsito.
    Especialmente em alguns trechos como da salgado filho e Hermes da Fonseca.
    Só existiam duas faixas, aí criaram mais uma faixa onde não cabe três carros e agora colocaram uma para ônibus.
    Aí ficam duas faixas apertadas para carros e muito engarrafamento…
    Está na hora da população se revoltar e reclamar.
    Não deixar a prefeitura piorando o trânsito para os motoristas que passam horas no trânsito.
    Em Natal, você para num semáforo, dirige mais 100 metros, para em outro.
    O dia todo nesse anda e para.
    Acabaram com vários retornos.
    Na Romualdo ninguém consegue fazer retorno e para conseguir tem que dar um arrodeio enorme.
    Quem vem na salgado filho sentido arena das dunas e quer fazer conversão à esquerda na Bernado Vieira, acabaram proibindo o trânsito naquelas ruas próximas.
    Tem que ir depois da Antônio Basílio. dar uma volta enorme.
    Antigamente, poderia entrar na próxima à direita, que agora é sentido proíbido…
    Complicam muito o trânsito…

  5. Esses caras servem pra que mesmo? Ali no fim da prudente de morais com integração, ficam alguns guardas de transito só olhando e utilizando seus celulares, se isso é trabalhar então. E ainda tem mais outro que fica ali na bernardo vieira com são josé que ainda coloca o pé na parede da sumob para ficar mais a vontade com seu celular e mais dois que sempre se instalam escondidos na alexandrino de alencar com salgado filho, também com os pés na parede batendo papo e olhando seus celulares.

  6. A fiscalização, nesse caso específico, é olhar se a credencial está no local que a resolução identifica como obrigatório.
    Acontece que por vezes, não sei se foi o caso, a credencial não está no local obrigatório, nem nos bancos. Então o agente notifica!
    A ato de notificar um veículo sem credencial na vaga restrita é a única forma de garantir a vaga para a pessoa que tem direito.
    Agora taxar todos disso e aquilo é característica de gentinha sem compromisso com a sociedade.
    Se a credencial estivesse naquele local jamais teria a notificação do lado.
    Quem não quer ser notificado não participa da INDÚSTRIA DE INFRAÇÕES.

  7. Você ter o cartão é uma coisa. Exibir é outra. É improvável que o “amarelinho” coloque a notificação junto ao cartão de deficiente, no para-brisa do carro. Faz parte da cidadania assumir o erro, dona Lorena.

  8. Eu estava transportando os arquivos do BdoBrasil para Ag.da Prudente as 17: 20 horas local não tem cargas e descarga corremos o risco de assalto ou ser confundido com assaltantes chegou um Pessoa si dizendo agente de trânsito sem a farda de trabalho disse quê eu não podia ficar ali simples me multou sem conversa.

  9. Acho que a principal função daqueles que representam os órgãos públicos é orientar o cidadão e isso nunca é visto…como bem falou o colega, quando um sinal quebra ou quando acontece algum acidente na rua alguém já viu algum amarelinho ajudando a aliviar o trânsito? Mesmo eles estando lá na hora do ocorrido, quando é preciso eles evaporam

  10. Minha gente, assim não! Quem sou eu para levantar suspeitas sobre alguém, mas é pouco provável que o cartão estivesse nessa posição no ato da infração. Desculpa, gente. Mas achei o ó.

  11. Esse assunto é bem polêmico sempre… Sabemos que parte dos agentes de trânsito são despreparados sim, tem um inclusive bem famoso que já foi filmado por um motorista por está escondido atrás de uma árvore num local sem sinalização pra apenas multar quando algum desavisado cometia o ato, repito: não tinha sinalização sobre o que era proibido no local devido uma obra ainda na época da Copa do mundo, ele é bem odiado mesmo pois não foi a primeira vez que comete abuso… Mas nesses locais como shopping e supermercados deve existir em a fiscalização pois não tendo o cidadão comum vai tirar a vaga de quem realmente necessita como especial, idoso, deficientes, etc… Independente do prefeito que esteja muitas histórias irão render discussões…

  12. E ele tem braço de elástico pra botar a multa no parabrisa sem sair da moto (considerando que nas vagas do Midway, não dá para estacionar a moto ao lado do carro)?

  13. Colocar a multa próximo ao cartão acho improvável,mas colocar o cartão ao lado da multa é bem uma característica nossa!!!

  14. O pessoal só fala em indústria da multa, mas na grande maioria das vezes, só é multado quem está errado. Se dirigir com prudência, responsabilidade é paciência, não é multado, logo não existirá essa tal indústria da multa. O povo só reclamar, vamos ver se dirige com educação. Para deixar bem claro que meu comentário não é referente a esse caso e sim no geral.

  15. Se todos efetuarem a prisão em flagrante por abuso de autoridade, como manda o código de processo penal, ou forem a a delegacia no caso de não flagrarem, isso vai acabar. Rede social não resolve. O caminho das pedras é: primeiro a delegacia. Depois ao juizado especial, para retirar os pontos e pedir indenização pela chateação.

  16. O brasileiro faz merda e depois culpa quem o repreende ou o multa. Essa "injustiça" tão falada só existe na cabeça de quem não tem consciência do seu proprio erro. Deixem de mi mi mi e façam a coisa certa.

    1. Pejo jeito Carlos, o Sr. Deve ser alguém do STTU. Comentário sem nexo e sem cabimento. A senhora falou certinho o que acontece sempre na indústria da multa. Tem que divulgar e criticar, processar até esta sangria parar de correr do nosso bolso de corda arbitrária. Muitas vezes estes amarelinhos ficam mais de 30 min em celulares fazendo porra nenhuma e só trabalham quando quer. Deveria tirar a fé pública deles pra está chateação acabar. Aí eu quero vê-los sobre provas e testemunhas como seria.

    2. Concordo, muita gente que reclama aqui deve ser daqueles que são mal educados no trânsito, aí quando comete erros quer colocar a culpa nas multas.

  17. E ESSE PREFEITO AINDA QUER SER CANDIDATO A GOVERNO DO ESTADO, A PERSEGUIÇÃO POR MULTA, EM NATAL O POVO NAO SUPORTA MAIS, IMAGINE ESSA PERSEGUIÇÃO EM TODO ESTADO

  18. O pior é quando um sinal quebra desaparece logo o amarelinho que estava ali quando o sinal estava funcionando. Podem prestar atenção a isso. Eles não gostam de trabalhar, gostam de multar!!

  19. Um certo dia, no posto "Ipiranga" na entrada e saída da zona norte de Natal, próximo a urbana, estava saindo olhando o movimento do transito para entrar em circulação a destino zona norte, onde o guarda do STTU logo acionou o "apito" e seus movimento pare "levantando o braço" para da sua famosa canetada. PQP!!! O motivo disso é pq eles confundem qm vem sentido zona norte e desvia pela passagem do posto para adiantar engarrafamento e acabam abusando de sua autoridade. Também acho desnecessário parar pessoas nesse ponto, concentrado do lado do posto "Ipiranga".

  20. Ano eleitoral, o quê se poderia esperar de diferente? Afinal, qual é de fato a serventia desse órgão, senão aumentar a entrada dos cofres? Melhoria no trânsito é que não há mesmo!

  21. Esses amarelinhos(verdinhos) não tem preparação , nem conhecimentos para serem do transito. São pau mandados para multar. Pense num polvo que gosta de ganhar dinheiro fácil . O prefeito manda e eles metem a caneta. Agora tem horas que semáforos apagam e não aparece um para regular o transito. As vezes eu até ligava para o nº que existe nos semáforos mas agora demora muito . Teve uma das vezes que só não me pediram o exame de fezes para receber a reclamação.

  22. A senhora disse que não sabe se chama de preguiçoso ou incapaz, deveria ela juntar as duas palavras, não?

  23. Realmente: "como a multa foi parar no para-brisa se o agente não desceu da moto"?
    Aposto que ela esqueceu de colocar a credencial e, depois de multada, pôs a credencial e tirou a foto pra armar contra o agente.
    Povo se acha cheio de direitos e nenhuma obrigação.

  24. Como bem comentou só olhando, muitas pessoas mal educadas só aprendem quando sai do bolso. O problema é que cada um quer por a culpa nos agentes de trânsito por seu não respeito as leis, assim fica fácil. Quanto ao caso específico de Lorena, não da para saber só com sua versão. Será que ela estava com a filha no momento ?
    Imaginem, eu tenho uma placa para estacionar no local de idosos, mas no momento não tem nenhum no meu veículo, mas por comodidade, estaciono nas vagas reservadas, é justo isso ? Não digo que é caso de Lorena, pois não estava lá para saber realmente como ocorreu, estou apenas dando um pequeno exemplo para refletirmos.

  25. Quem acredita que o cartão não foi colocado depois.?como ele colocou a multa acima do cartão?não existe indústria dA MULTA SE TODOS RESPEITAREM AS NORMAIS DE TRANSITO

  26. A indústria da multa de trânsito em Natal a produção é em série. Cada guarda tem que produzir além do seu salário , outra soma para os cofres da prefeitura. Quero ver essa fábrica falir!

  27. Situação muito estranha, pois vejo os agentes a pé dentro do Midway, circulando e certificando do trabalho. Solicitar as filmagens ao Midway ! Pq se o cartão estava guardado na hora que o agente passou estava ele muito correto em notificar.

  28. Total apoio aos agentes dentro dos shoppings, existem muitos motoristas mal educados e só aprende mexendo no bolso.
    Algo que chamou a atenção é como a multa foi parar no para-brisa se o agente não desceu da moto?
    O Artigo 3º da resolução 304.008 diz que "Os veículos estacionados nas vagas reservadas de que trata esta Resolução
    deverão exibir a credencial que trata o art. 2º sobre o painel do veículo, ou em local visível para
    efeito de fiscalização".
    Logo é sabido que o melhor local que tem a melhor visibilidade para deixar o cartão e sobre o painel. Muitas vezes o local que possa parecer visível pra gente possa não ser tão visível para o agente que passa o dia nessa função.
    *Não sou agente, nem tão pouco conheço algum, mas o brasileiro já gosta de reclamar quando é punido por algo que fez errado, que não me parece ser o caso relatado.

    1. Ao que parece, a credencial tá bem visível, inclusive próxima ao papel da multa… ou seja, em lugar visível, sobre o painel… se o agente, mesmo após aplicar a multa, ao se dirigir pra colocar sobre o vidro, enxergar a credencial, deveria abortar sua aplicação. Antes de tudo, deveria abordar o condutor e dele pedir a confirmação da credencial. Isso seria o certo. Já fui multado “na covardia” por um motoqueiro que, conforme relato dos lojistas do local, parou a moto bem longe, e de lá mesmo ficava anotando placas, sem sequer abordar o condutor. Mas informando no auto de infração que o ‘veículo estava fechado’ e ‘condutor audente’, mesmo quando eu estava ao lado do veículo. Essa indústria da multa tem de ter limites!

    2. Bom dia!
      Também não sou agente, e concordo com você, eu já fui notificada por um agente, mais o erro foi meu, coloquei o meu carro em um vaga de carga e descarga, eu acredito que se eles estão multando e porque estão cometendo muitas infrações.

    3. Amigo, vc matou a pau e expôs a farça. A pessoa não colocouno cartão e foi multada

    4. Exato, esta senhora pode até estar com a razão, mas temos que ter cuidado, pois uma exposição injusta do agente de trânsito pode desmotivar esse tipo de trabalho que é muito bem vindo. Mas, se houve erro do agente, a multa será derrubada mediante recurso.

  29. Os agentes da STTU já vem a muito tempo agindo com abuso de autoridade no que diz respeito ao exagero de multas, isso é público e notório, alô, MP, vamos tomar as devidas providências no sentido de coibir esse tipo de coisa, pois a cada dia só piora.

  30. Empresa privada pode órgão pública multar??? PREFEITO PE DE CHINELO…usurpador..ja e de família assaltarem o povo…NAO VEJO A HORA DESSA COISA CAIR FORA…CABEÇÃO

  31. É por esses e outras coisas que a Lei de abuso de autoridade tem que ser atualizada e ser utilizada. Isso é excesso de exação, com punição prevista em ei.

  32. Esses agentes da multa concerteza ganham comissão muito boa para sair dando canetada por aí. Quanto mais multa, mais dinheiro no cofre da prefeitura. Comissão garantida. Só pode ser.

  33. Já fui multado apenas porque a licença p estacionar estava no vídro lateral do meu carro embora visível . ABSURDO

    1. Mas se vc sabe do local certo para colocar a licença, por que colocou no errado?
      Faça a coisa certa que não ocorrerá novamente. Simples assim.

  34. Pelo código de trânsito os amarelinhos não tem competência pra multar debteo de shopping, por se tratar de lugar privado, logo, todas as multas são nulas!

    Falta essas imbecis estudarem um pouco e deixar de perder tempo e onerando o município com gasto de papel!!

    Basta um recurso simples que a multa é cancelado!!

    1. Fui vítima, no estacionamento do Nordestao, quando o "AMARELINHO "deveria está na avenida fazendo o trabalha dele.
      Isto é a indústria da MULTA .

    2. Amigo qualquer área privada desde que tenha sinalização regular e dentro das normas do Contran é passível de multa, basta vc lê o CNT!

    3. Vai estudar, antes de falar o que não sabe, ou pelo menos assistir algum telejornal do estado

    4. Vá estudar mais pq o Código foi alterado em maio de 2016 e permitiu no seu artigo 24 que a STTU multe em estacionamentos privados.
      Adoro quando aparece algum "dôtô" em legislação desatualizado. kkkkkkk.
      Vergonha alheia.

  35. Nao entendi essa!!!! Diz que o cara nem desceu da moto!!! E como a multa estava no para brisa do carro?? foi voando??? E se ele foiu la colocar como nao viou o cartao de deficiente????
    Bem, mas quero deixar registrado que ja levei uma multa dessa, no meu caso o cartao era de idoso e estava fixado no parasol e devidamente virado para fora, o tal guarda multou, acho que procurou no parabrisa e nao olhou para cima. Tirei fotos e recorri da multa.

    1. Acho que será preciso desenhar a cena para vc entender . O amarelinho ou verdinho , multou antecipadamente somente porque o carro estava na vaga de pessoas com necessidades especiais .apos isso lógico que o mesmo desceu da moto para colocar a multa no para briza . Por desatenção ou mesmo por incompetência não viu o cartão . Entendeu ?

  36. É ano eleitoral e eles precisam de muito dinheiro e nós temos os votos. Lembremos em não votar em Políticos Profissionais e mudemos tudo.

  37. O incremento da industria da multa é a pior EXPLORAÇÃO que esse prefeito fez nessa cidade. Não bastasse o IPTU, os caçadores da multa só podem ganhar comissão!

    1. Além da industria sem CHAMINÉ de multas de transito ouve também o aumento de 50% na taxa de lixo do IPTU, esse prefeito precisar ser extirpado da administração pública, essas oligarquias infestadas na politica do RN só tem trazido mazelas aos Cidadãos e Cidadãs deste estado, vejamos como se encontra atualmente o estado FALIDO e eles não estão nem ai. A hora será essa de dar uma rasteira nesses indivíduos será agora em 2018. Essa secretaria da STTU é omissa ninguém ver ela se pronunciar sobre os abusos praticados pelos seus subordinados, isso é fruto da não alternância do poder e esse prefeito entre a função de vice-prefeito e prefeito já está a uns 20 anos na prefeitura.

  38. A Indústria das multas se estendem aos shoppings e os guardas na maioria são incompetentes, recalcados e prepotentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula confirma presença em camarote do Carnaval de Salvador

Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Lula vai desembarcar em Salvador no sábado (14/2) para acompanhar o Carnaval da capital baiana. Acompanhado da primeira-dama Janja, ele ficará no camarote do Governo do Estado, localizado no Campo Grande.

Também devem estar com o petista o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

No Rio de Janeiro, Lula e Janja devem comparecer ao camarote do prefeito Eduardo Paes no domingo (16/2), para assistir ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que terá um enredo em homenagem ao presidente.

A ida a Salvador reforça a estratégia do petista de marcar presença nas principais festas populares do país, mantendo visibilidade nacional junto a aliados políticos e seguidores do PT.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papo de Fogão tá puro aconchego! Receitas deliciosas e fáceis de fazer

Essa semana o Papo de Fogão tá puro aconchego! Receitas deliciosas e fáceis de fazer.
Tem bife acebolado com massa, comida afetiva que lembra a casa da vó, com o Chef Bruthus.
E ainda um risoni com bacalhau e camarões arretado de bom, com o chef Carlos Sérgio, do Dom Miguel.

Não perde, viu?

SÁBADO
BAND PIAUÍ – 8h

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: ESCALADA RADICAL: Pré-candidato ligado ao MBL diz que Flávio Bolsonaro é “traidor” e que “tem de morrer”

Imagens:  Reprodução/Metrópoles

O pré-candidato à Presidência da República Renan Santos, presidente do partido Missão e figura ligada ao Movimento Brasil Livre (MBL), fez declarações extremas contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em live. No vídeo, Renan chama o parlamentar de “traidor” e afirma, de forma literal, que ele “tem de morrer”, colocando o debate político em um patamar de radicalização.

Renan também se refere a Flávio com xingamentos e acusações, afirmando que o senador teria “destruído” uma suposta “revolução” política. As falas, registradas em vídeo, passaram a circular nas redes sociais, gerando repercussão pelo tom agressivo e pela defesa explícita de violência contra um adversário político.

Renan anunciou sua pré-candidatura em 2025, pouco antes de o partido Missão ser oficializado pelo TSE. Procurado pelo Metrópoles, ele afirmou que suas declarações significariam “acabar com a raça” no sentido político, defendendo que Flávio Bolsonaro deveria estar preso e fora da disputa presidencial.

A assessoria do senador informou que ele não irá se manifestar sobre o caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

SUSTO NA PAPUDINHA: Bolsonaro passa mal com tontura e soluços e deixa aliados em alerta

Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por momentos de tontura e crise de soluços durante a visita do bispo Robson Rodovalho, líder da igreja Sara Nossa Terra, no presídio da Papudinha, em Brasília, nesta sexta-feira (30). Por conta da situação, Bolsonaro foi avaliado por um médico.

Rodovalho afirmou que o quadro de saúde do ex-presidente chamou atenção.

“Muito soluço. Ele não conseguiu tomar café hoje por conta do soluço. Os remédios são pesados e dão tontura. Quando conversávamos, ele levantou por três vezes e, quando fez o movimento de se levantar, balançou bastante e apoiou as mãos na mesa. Disse que eram os remédios. Fiquei com medo de ele cair”, relatou o bispo, que defendeu prisão domiciliar para Bolsonaro.

Durante a visita, o líder religioso cantou a música ‘Deus está aqui’ para Bolsonaro. Segundo Rodovalho, a canção mostra que Deus está presente em todas as situações da vida.

“O que aconteceu [a prisão] não foi um acidente. Deus permite que a gente passe dores. São momentos de aprendizado para esticar a gente para crescer. Eu ministrei nessa linha”, explicou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Viva Park Brasil aposta em programação especial de Carnaval para crianças

Foto: Divulgação

O Carnaval vai ganhar um toque ainda mais colorido e divertido para a criançada com a chegada do Viva Park Folia, uma programação especial pensada para os pequenos curtirem o melhor da folia em um ambiente seguro, climatizado e cheio de energia. O evento acontece entre os dias 14 e 17 de fevereiro, no Viva Park Brasil, localizado em Ponta Negra, em Natal.

Durante os quatro dias de festa, o parque entra oficialmente no clima carnavalesco com uma agenda exclusiva para o público infantil, reforçando o conceito “Onde tem criança, tem folia!”. A proposta é proporcionar momentos de lazer, criatividade e alegria para toda a família, com atividades que estimulam a imaginação e a convivência.

Foto: Divulgação

A programação especial de Carnaval acontece diariamente, das 16h às 19h, reunindo atrações e oficinas temáticas. Entre os destaques estão a CIA Era Uma Vez (Guerreiras do K-pop), A Turminha e o Show da Patrulha Canina, garantindo entretenimento, música e personagens que fazem sucesso com o público infantil.

Além da programação carnavalesca, o Viva Park seguirá com um horários especial de funcionamento durante o período:

Sábado (14/02): 14h às 21h
Domingo (15/02): 14h às 21h
Segunda (16/02): 16h às 20h
Terça (17/02): 14h às 21h
Quarta-feira: fechado

Foto: Divulgação

Os ingressos para o Viva Park Folia estão à venda no site oficial www.vivaparkbrasil.com.

Com uma proposta voltada especialmente para as crianças, o Viva Park Folia se consolida como uma opção segura e divertida para famílias que desejam aproveitar o Carnaval com tranquilidade e muita alegria.

Serviço:
Viva Park Folia
14 a 17 de fevereiro
Programação de Carnaval: das 16h às 19h
Endereço: Rua Francisco Gurgel, 899 – Ponta Negra, Natal/RN
Site: www.vivaparkbrasil.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gleisi chama Tarcísio de “cara de pau” após fala sobre crise moral

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, atacou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, após ele afirmar que o Brasil vive uma “crise moral”. A reação veio depois de Tarcísio visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na Papuda, em Brasília, e comentar o cenário político e econômico do país.

A fala do governador ocorreu na quinta-feira (29), quando ele declarou que o Brasil “tem uma crise fiscal contratada e hoje enfrenta uma crise moral”. No dia seguinte, sexta (30), Gleisi respondeu por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), afirmando ser “muita cara de pau” Tarcísio falar em crise moral após a visita a Bolsonaro.

Na postagem, a ministra citou doações de campanha recebidas por Tarcísio e Bolsonaro em 2022, feitas pelo empresário Fabiano Zettel. Segundo Gleisi, Zettel é cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e foi preso temporariamente pela Polícia Federal no último dia 16, quando embarcava para Dubai. As doações mencionadas constam nos dados oficiais do TSE.

De acordo com o TSE, Fabiano Zettel foi o maior doador individual das campanhas de Jair Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas em 2022, com um total de R$ 5 milhões — R$ 3 milhões para Bolsonaro, que disputava a reeleição, e R$ 2 milhões para Tarcísio, eleito governador de São Paulo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

VÍDEO: Banqueiro ironiza PF no STF: “tentam me pegar desde 2019”

Imagens: Reprodução/Infomoney

Durante depoimento à Polícia Federal no STF, o banqueiro Daniel Vorcaro fez uma brincadeira com um investigador ao afirmar que ele estaria “tentando pegá-lo desde 2019”. A fala ocorreu no contexto do interrogatório, enquanto Vorcaro pedia aos agentes o chamado “benefício da dúvida” na análise do caso.

No depoimento, o banqueiro negou ter causado prejuízo financeiro na tentativa de venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB). Segundo ele, não houve dano na operação em apuração, ponto que foi registrado durante a oitiva conduzida pela PF no âmbito do STF.

Vorcaro também afirmou que não tinha intenção de deixar o país. A declaração foi feita apesar de ele ter sido preso ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, fato mencionado no próprio depoimento.

Ainda de acordo com o relato prestado à Polícia Federal, o banqueiro disse que prefere “encarar os problemas de frente”. O depoimento integra a apuração em curso e será analisado pelas autoridades responsáveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Sócio de Lulinha foi morar na Europa quando apuração da Farra do INSS avançou

Foto: Reprodução

Kalil Bittar, empresário que já foi sócio de Lulinha, passou a morar em Portugal no período em que avançaram as investigações sobre desvios de recursos de aposentados do INSS. Segundo informações do Metrópoles, ele vive há pelo menos um ano na região metropolitana de Lisboa. A mudança ocorreu no mesmo contexto em que o filho do presidente Lula decidiu se estabelecer em Madri, na Espanha.

Embora não sejam mais sócios formais no Brasil desde 2023, Lulinha e Bittar estariam concentrando negócios no exterior. Bittar teria se mudado antes, ficando em uma residência dentro do Hotel Sheraton, em Cascais. A defesa do empresário nega qualquer irregularidade.

Segundo o Metrópoles, Bittar teria se aproximado da lobista Roberta Luchsinger e do investigado conhecido como “Careca do INSS” para tratar da intermediação da venda de canabidiol ao SUS, com relatos citando a influência do sobrenome de Lulinha. Depoimento de colaborador à Polícia Federal menciona pagamento de R$ 30 milhões, mesada de R$ 300 mil e custeio de passagens em classe executiva, informações negadas pelas defesas.

Os negócios também envolveriam a RL Consultoria e Intermediações Ltda., de Roberta Luchsinger, que admite ter prestado serviços na área de regulação do canabidiol, mas nega participação na chamada “Farra do INSS”. No fim de 2025, Bittar foi alvo da operação Coffee Break, da Polícia Federal, que apura suposto tráfico de influência no setor educacional, acusações igualmente negadas pela defesa.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Incêndio no InCor força evacuação de pacientes intubados em hospital

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Um incêndio registrado nesta sexta-feira (30) provocou a evacuação de pacientes do Instituto do Coração (InCor), no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, pacientes que estavam intubados precisaram ser transferidos para outras alas do próprio InCor, com apoio dos funcionários do hospital. Até o momento, não há registro de feridos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o fogo atingiu a área técnica da caldeira e do gerador de energia do Instituto do Câncer do Estado (Icesp), equipamentos usados para abastecimento elétrico e aquecimento de água, instalados na área externa do prédio do InCor, dentro do mesmo complexo hospitalar.

O incêndio gerou grande quantidade de fumaça, que se espalhou pelo local e atingiu também áreas da SES. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo alcançou o terceiro subsolo do prédio, exigindo uma operação de resposta imediata para controle das chamas e segurança da estrutura.

Entre sete e oito viaturas do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para atender a ocorrência na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, na zona oeste da capital paulista. As equipes atuaram no combate ao incêndio e na contenção dos riscos, enquanto o hospital adotou os protocolos de segurança para garantir a integridade dos pacientes e profissionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Quadrilha interestadual: polícia prende suspeito de golpes bancários ligados ao RN

Foto: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil do RN, em ação conjunta com a do Ceará, prendeu nesta sexta-feira (30) um homem de 26 anos suspeito de furto qualificado mediante fraude. A prisão preventiva foi cumprida no município de Novo Oriente, no Ceará, após avanço das investigações.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito integra uma quadrilha que atua em diferentes estados, aplicando golpes principalmente em clientes de agências bancárias. No RN, ele teria agido em municípios do Oeste potiguar, como Apodi, Itaú e Pau dos Ferros.

As investigações apontam que o grupo utilizava técnicas de engenharia social, quando criminosos enganam as vítimas com conversas falsas, como a suposta necessidade de troca de senhas. A atuação ocorria em conjunto com o irmão do suspeito e outros comparsas, incluindo ações em cidades do estado de Goiás.

O homem já havia sido preso em flagrante em Pau dos Ferros, mas foi colocado em liberdade após audiência de custódia. Com o aprofundamento das investigações, a Justiça decretou a prisão preventiva. A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *