Diversos

FOTOS: Comerciantes na Afonso Pena questionam limpeza de bueiros em Natal e relatam alagamento fora de controle e prejuízos

Fotos: Cedidas 

O Blog entrou em contato com três empresários que possuem estabelecimentos na Avenida Afonso Pena, na Zona Leste de Natal, para que descrevessem os prejuízos com o alagamento na via após as chuvas nas últimas horas na capital. Em resumo, disseram que estão acostumados. Contudo, destacam, conforme imagens, e a própria Prefeitura poderá constatar, que não está sendo feito uma manutenção adequada nos bueiros. Relatam que o a água subiu de forma avassaladora, na altura de interruptores, inclusive, causando até mesmo curto-circuitos.

Vejam mais: VÍDEO: Chuvas em Natal, mais uma vez, deixam a Avenida Afonso Pena “Ilhada”

Opinião dos leitores

  1. Dificil é defender a população nessa. Realmente o cidadão é muito porco. É comum o pedestre, ou ocupantes de veículos jogarem lixo na rua. Será que dentro de suas casas, fazem o mesmo?

  2. A própria população é culpada por jogar o lixa na rua, os órgãos fazem a parte deles e agente o nosso! Existe muita gente mal educada por ai que reclama sem ter razão. Por isso que esse Brasil nunca vai pra frente.

  3. Ora o Prefeito leva o tempo em fazer festas com bandas caras fazendo politicagem.

  4. Se o lixo chegou, por exemplo, numa boca de lobo, alguém o fez chegar. A população tem boa parte desta culpa. O lixo só está no meio da rua porque alguém ali o coloca. Infelizmente temos que reconhecer que somos uma sociedade mal educada.

    1. O governo Fátima através da caern tá sabotando o prefeito. Não limpando para desobstruir os canais e bueiros da cidade, principalmente os de ponta negra. É um absurdo

  5. O pior é a afonso pena com a mossoro, o iptu mais cara da cidade , basta uma chuvinha que alaga tudo, todo comercio local no prejuizo , imoveis devalorizados vai virar uma Ribeira da vida.

  6. Pior prefeitura da história de Natal. É ruim mesmo. Incompetentes é preguiçosos. Para dizer o mínimo. Natal nunca esteve tão ruim e feia.

    1. Nessas horas o povo só culpa à prefeitura ou governo do estado, a culpa maior é da população mal educada que joga todo tipo de lixo nas ruas da cidade, infelizmente nossa educação e nossa cultura faz com que coisas assim aconteçam, o poder público tem culpa sim, mais os maiores culpados são a população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Criminosos tentam assaltar população em fila na Zona Norte e provocam tumulto

O cenário foi de correria e tumulto no Ginásio Nélio Dias, Zona Norte de Natal, na madrugada desta quinta-feira (27).

Segundo relatos em vídeos enviados nas redes sociais, as pessoas que esperavam em fila do lado de fora do ginásio para para um mutirão de registros no Cadastro Único foram surpreendidas por assaltantes e tiveram que se abrigar dentro do Nélio Dias para fugir.

Confira o vídeo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Novo Notícias (@novonoticias)

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Se não for o Jair, vai ser o Messias”, diz Bolsonaro sobre eleição em 2026

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou, nesta quarta-feira (26), que exista outra opção para concorrer à Presidência da República em 2026.

“Se não for o Jair vai ser o Messias. Quer um terceiro nome? Bolsonaro”, respondeu o ex-mandatário ao ser questionado por jornalistas em Brasília.

Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (STF), que é questionada por ele. O ex-presidente foi condenado duas vezes por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições gerais de 2022, quando concorreu à reeleição.

O ex-chefe do Executivo, contudo, continua referindo a si mesmo como candidato para o pleito de 2026.

Ao participar de um podcast na segunda-feira (24) ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ex-presidente voltou a mencionar o assunto, dizendo que só “passaria o bastão” depois de morto.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

PM rejeita Frasqueirão para final do Estadual e ABC ameaça não jogar

Foto: Renne Carvalho

As autoridades responsáveis pela Segurança no Rio Grande do Norte enviaram um documento oficial à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) solicitando que a Arena das Dunas seja o palco da final do Campeonato Potiguar. Os comandantes da Polícia apontam riscos elevados de confrontos no Frasqueirão e defendem a mudança de local. Contudo, a decisão depende de consenso entre os clubes e a Federação. O tema será discutido em uma reunião de urgência nesta quinta-feira (27), às 15h, na sede da entidade, com a participação do Ministério Público, da Polícia Militar e dos representantes de ABC e América.

Antes de qualquer justificativa por parte das autoridades locais, o presidente do ABC, Eduardo Machado, antecipou que, caso ocorra alteração no mando de campo, o clube se recusará a disputar a partida e abandonará o campeonato. “Estou perplexo. Não há justificativa plausível para essa mudança. O Frasqueirão possui todos os laudos necessários, incluindo os emitidos pela própria polícia. O estádio está em condições plenas de receber o jogo. Em reuniões recentes, isso nem foi cogitado. Três dias antes da final, isso gera insegurança jurídica e afasta o torcedor. Qual a mensagem que a polícia passa? ‘Não recomendamos o jogo aqui’? Se o estádio tem laudo, por que proibir?”, destacou o dirigente.

Demonstrando indignação com a posição da Polícia Militar, Machado afirmou que, até então, havia acatado todas as proposições feitas pelos oficiais nas reuniões sobre segurança e organização dos dois clássicos decisivos, mas acredita que essa última medida é um absurdo. “É uma bagunça sem precedentes. A polícia já reduziu a capacidade da Arena das Dunas em jogos anteriores e agora fez o mesmo no Frasqueirão. O recado é: ‘Vá ao estádio por sua conta e risco’. Isso é irresponsável. Se o local é inseguro, por que emitir laudos? Tradição não pode ser ignorada: o Frasqueirão é a casa do ABC”, frisou.

O dirigente reforçou aquela que parece ser uma posição definitiva: “O ABC não jogará se o jogo for transferido. Seria o primeiro W.O. da história do Campeonato Potiguar. Não faz sentido: o Frasqueirão já recebeu finais e jogos de grande porte. Além disso, a redução de ingressos (de 15 mil para 12 mil) já gera prejuízo. Dos 12 mil, parte é destinada a gratuidades, imprensa e patrocinadores. O clube perde R$ 500 mil só nisso.”

Até o momento, o presidente da FNF, José Vanildo, reiterou que a partida está marcada para este sábado (29) no Frasqueirão. “A Federação recebeu com surpresa esse ofício. É porque, na semana passada, já tivemos uma reunião operacional sobre os jogos semifinais na Arena e no estádio alvinegro, definindo tudo sem objeção. Os laudos estão em dia. Já tivemos jogos do ABC e América no local este ano, e não houve registro de nenhuma ocorrência grave”, afirmou.

Outro ponto que torna o pedido da Polícia Militar ainda mais delicado é o fato de o ABC ter conquistado o direito de ser o mandante da final pelos critérios técnicos da competição. Embora a Arena das Dunas seja considerada um campo neutro para os competidores, o clube possui seu estádio e deseja realizar a partida lá, como sempre fez. “Aceitar a alteração colocaria em risco a lisura de todo o campeonato. Uma decisão dessas poderia comprometer toda a competição e levar o futebol de volta aos tempos remotos, quando desentendimentos entre os participantes impediam a definição dos campeões estaduais”, alertou José Vanildo.

PM aponta os pontos críticos no Frasqueirão

Preocupados com a segurança dos torcedores na final do Campeonato Estadual, os comandantes da Polícia Militar apontaram pontos críticos para a realização do clássico decisivo no estádio Frasqueirão e recomendaram que a partida entre ABC e América seja transferida para a Arena das Dunas. Baseados em documentos internos da corporação, a justificativa apresentada é clara: evitar riscos de confrontos entre torcidas e garantir a integridade do público.

Relatórios assinados por quatro unidades da PM – 1º BPM, 4º BPM, 5º BPM e ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) – destacam o histórico de violência em clássicos realizados no estádio do ABC. Segundo o Major Ailton Medeiros, comandante do 5º BPM, o Frasqueirão concentra portões em uma única via (Rota do Sol), o que inviabiliza o isolamento adequado entre torcidas rivais. “A concentração de torcedores em uma única área facilita confrontos e sobrecarrega o policiamento”, afirmou.

O Tenente-Coronel Michel Alvarenga, do 4º BPM, reforçou que o estádio tem sido palco de ocorrências graves, incluindo mortes de torcedores, além de agressões a mulheres e idosos em meio a tumultos. “Há um histórico preocupante de ocorrências graves, incluindo mortes, especialmente no estádio Maria Lamas Farache (“Frasqueirão”), envolvendo torcidas organizadas e torcedores comuns, incluindo mulheres, crianças e idosos. Esses incidentes colocam em risco a segurança de todos os presentes”, pontuou o comandante.

Por outro lado, a Arena das Dunas, construída para a Copa do Mundo de 2014, é vista como a alternativa mais segura. “O Frasqueirão está em uma região de acesso restrito, com trânsito crítico e poucas rotas de fuga. Já a Arena das Dunas oferece estrutura para dispersar o público rapidamente”, explicou o Major Wivel Castro, responsável pela ROCAM.

Embora a FNF e o ABC defendam a tradição de sediar a final no Frasqueirão, as autoridades dizem que os custos logísticos não podem se sobrepor à proteção da população. O Major Francisco Daniel, do 1º BPM, lembrou que, em 2023, no Frasqueirão foram cinco feridos e duas intervenções com bombas de efeito moral para conter brigas.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Ao invés de chorar, caia na realidade”, diz Lula sobre Bolsonaro réu

Foto: Kazuhiro NOGI / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria “cair na realidade” por ter se tornado réu no julgamento sobre a suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil.

“Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país”, afirmou Lula em entrevista coletiva que encerrou sua visita de Estado ao Japão.

O presidente disse que não daria “palpite” sobre o julgamento porque não conhece os autos do processo e que seria “presunção” dele fazer qualquer prognóstico sobre o caso.

No entanto, ele voltou a criticar a postura do ex-presidente.

“É visível por todas as provas que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente, para o nosso assassinato do ex-presidente da Justiça Eleitoral Brasileira. E todo mundo sabe o que aconteceu nesse país. Não adianta agora ele ficar fazendo bravata, dizendo que está sendo perseguido. Ele sabe o que ele cometeu. Só ele sabe. Só ele sabe o que ele fez. Ele sabe que não foi correto”, disse Lula.

Além disso, o presidente também criticou novamente a ideia de anistia às pessoas condenadas pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023 – e a grupos ligados a Bolsonaro.

“Não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento. Quando ele pede anistia antes do julgamento, significa que ele está dizendo que foi culpado. Ele deveria provar a inocência dele, porque ele não precisava pedir anistia. Prova que é inocente e vai ficar livre e acabou”, afirmou.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apostas para melhorar popularidade de Lula não dependem só do governo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A comunicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aposta em medidas econômicas recém-anunciadas para tentar reverter a queda de popularidade do governo, mas os textos dependem do Congresso Nacional, que já sinalizou alterações nas propostas.

A isenção do Imposto de Renda e a liberação do crédito consignado para trabalhadores ganham destaque nas redes do presidente, mas ambas precisam ainda do aval do Congresso para valerem.

No 2º caso, trata-se de uma Medida Provisória, que tem validade inicial de 60 dias, podendo ser prorrogada por mais 60 dias. Depois, precisa ser aprovada pelos deputados e senadores. É difícil que os congressistas façam mudanças muito drásticas nesse projeto, mas ainda é possível.

Já a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 deve sofrer diversas alterações. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deixou claro que esse seria o cenário já no lançamento da medida.

“O Congresso, com certeza, na sua diversidade, ministro Haddad, fará alterações nessa matéria, não tenho dúvidas pela importância que ela tem. Alterações que, com certeza, visarão a melhorar a proposta. Tanto na Câmara como no Senado, nós procuraremos dar a prioridade que a matéria necessita para que, ao longo dos próximos meses, tenhamos a condição de elaborar a melhor proposta possível para o país”, declarou o congressista.

Na mesma cerimônia, Lula brincou dizendo que não aceitaria mudanças que piorassem o projeto. Enquanto isso, publicações no Instagram do presidente já propagandeiam como será a economia no bolso dos trabalhadores em 2026 com a nova medida.

Em sua conta no Instagram, Lula sempre compartilha o fato de sua agenda daquele dia. Quando anuncia a entrega de ambulâncias, publica sobre isso, quando viaja para o Japão, o feed é recheado com postagens com o assunto.

A isenção do Imposto de Renda e o crédito consignado foram os únicos temas que voltaram a ser destacados na página do presidente após o anúncio.

A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) aposta nessas medidas, junto com o Pé-de-Meia, para serem marcas a serem divulgadas para melhorar a opinião popular sobre o governo petista. Campanhas mais complexas e amplas estão sendo preparadas pelo Planalto, cujo slogan repetirá a frase estampada nos bonés em contraposição a Donald Trump: “Brasil dos Brasileiros”.

O órgão comandado por Sidônio Palmeira prepara um evento em Brasília, em 2 de abril, para apresentar um balanço das ações do governo até o momento e lançar novas campanhas e diretrizes para a segunda metade do mandato.

Em 14 de março, o ministro da Secom reuniu assessores de todos os ministérios para alinhar a comunicação e mostrou conceitos para informar serviços, programas e políticas federais. “A gente tem que fazer com que as pessoas compreendam todas as ações do governo do presidente Lula, todo o trabalho que o governo tem, em todos os ministérios e estatais, para que saibam exatamente o que o governo está fazendo”, disse.

Além das novas medidas para a economia, a espinha dorsal da estratégia de comunicação do governo federal é se apoiar na divulgação dos programas sociais promovidos por Lula. Mais Médicos, Farmácia Popular, Pé-de-Meia, Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a reestruturação do SUS (Sistema Único de Saúde) e o combate à fome são as principais apostas para aumentar a popularidade do governo petista.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF espera que julgamento que pode levar à condenação de Bolsonaro por golpismo ocorra entre setembro e outubro

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Com a conclusão do julgamento que tornou réu o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas por participação em uma trama golpista após as eleições de 2022, a expectativa no Supremo Tribunal Federal (STF) é que a análise sobre uma eventual condenação ocorra no segundo semestre deste ano, entre os meses de setembro e outubro. Os cálculos levam em conta o ritmo “rápido” do ministro Alexandre de Moraes.

Ministros do STF lembram que o gabinete de Moraes, que é o relator do caso, tem tido uma condução célere nas ações penais envolvendo os atos de 8 de janeiro, com uma média de seis meses de tramitação entre o recebimento da denúncia – etapa que foi concluída hoje no caso de Bolsonaro – e da condenação.

A abertura da ação penal é esperada para os próximos dias, e ocorrerá após a publicação do acórdão do julgamento da denúncia, recebida por unanimidade pela Primeira Turma nesta quarta-feira. Com a ação penal instaurada, o Supremo vai dar início à instrução, que consiste em uma série de etapas, e que começa independentemente da apresentação de embargos por parte das defesas.

Interlocutores do Supremo observam que, apesar do estilo ágil do gabinete de Moraes, a fase de instrução varia muito de acordo com cada processo e apontam que casos rumorosos podem levar mais tempo até chegar à reta final. Um dos exemplos citados é o caso Marielle Franco, cuja denúncia foi recebida em junho de 2024 e aguarda o cumprimento de diligências para entrar na reta final, antes que o julgamento que definirá as condenações ocorra.

Ao se tornar réu nesta quarta-feira, Bolsonaro passará por toda a instrução processual antes que venha a ser eventualmente condenado pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Após a Justiça aceitar as provas, defesa e acusação se manifestam mais uma vez, na alegação final. O Ministério Público apresenta seu parecer sobre o caso (documento no qual analisa os fatos, provas e legislações pertinentes), fornecendo elementos para a orientação do juiz ou ministro, que pode concordar na íntegra, em partes ou não seguir.

Bolsonaro, Walter Braga Netto, Anderson Torres, Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid se tornaram réus após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciá-los por tentativa de golpe de Estado. Eles integram o chamado “núcleo crucial” de uma organização criminosa que buscava impedir o regular funcionamento dos Poderes da República e depor o governo legitimamente eleito.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CBF marca reunião para definir possível demissão de Dorival Júnior

Foto: @rafaelribeirorio

Após a derrota por 4 a 1 para a Argentina e com possibilidade de cair para a repescagem nas Eliminatórias da Copa na próxima Data Fifa, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, vai se reunir com o técnico Dorival Júnior na próxima sexta (28) para analisar o desempenho do Brasil e definir os próximos passos do comando da Seleção.

A informação foi divulgada pelo canal Sportv e confirmada pela CNN na tarde desta quarta (26).

O recente resultado somado à baixa evolução no trabalho incomodaram a alta cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que apostou no trabalho de Dorival Júnior e o contratou em janeiro de 2024.

O presidente Ednaldo Rodrigues, reeleito nesta semana, nunca escondeu o desejo de contar com Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid para comandar a Seleção Brasileira.

Com contrato até a metade do ano de 2026 para liderar o time merengue, o foco de Ancelotti para essa temporada é o Mundial de Clubes, que se encerra em julho. Até lá, a CBF monitorará a situação do mesmo.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes nega prisão domiciliar a idoso com câncer envolvido no 8 de janeiro

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido de prisão domiciliar feito pela defesa do professor aposentado Jaime Junkes, de 69 anos, condenado a passar os próximos 14 de sua vida na cadeia, em virtude de ter participado do 8 de janeiro. A polícia prendeu Junkes em 2023, no interior do Palácio do Planalto.

A defesa fez o requerimento de soltura devido a Junkes lutar contra um câncer na próstata em estágio avançado. Além disso, o homem tem outras comorbidades, entre elas, uma de natureza cardiológica.

Há duas semanas, agentes cumpriram um novo mandado expedido por Moraes, na casa do idoso, em Arapongas (PR), pela publicação do acórdão condenatório. No dia da ação policial, os advogados relataram que Junkes teve um infarto agudo do miocárdio e, em vez de ir ao presídio, precisou ser encaminhado ao Hospital Araucária, em Londrina, onde atualmente se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O homem passou por um cateterismo.

Apesar do quadro clínico delicado, Moraes seguiu o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou pela não concessão da domiciliar. “A PGR manifestou-se pelo indeferimento dos pedidos de recolhimento do mandado de prisão e de substituição pela prisão domiciliar, sem prejuízo da concessão de permissão de saída para tratamento médico”, argumentou Moraes, em 21 de março, ao citar a Procuradoria. “Este STF entende ser ausente a comprovação da excepcionalidade da situação concreta apta a flexibilizar a regra que consta no art. 117 da Lei de Execuções Penais, não há como deferir a pretensão de cumprimento de pena em regime domiciliar.” Segundo a PGR, a defesa não juntou laudos médicos recentes, mas, sim, documentos de saúde sem data cronológica. Por isso, a PGR afirmou que a defesa não conseguiu sustentar os seus argumentos.

Histórico de condenado do 8 de janeiro que tem câncer

Depois de passar oito meses na Papuda, Junkes pôde retornar para casa, porém, com tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares.

Ele voltou a ser detido em 21 de maio de 2024, por suposto “risco de fuga”. No entanto, conseguiu retornar à residência dez dias depois. À época, o idoso usava fraldas geriátricas e uma sonda para urinar.

Agora, Junkes teve de deixar o lar para ficar no hospital. Se sair da UTI, pode ir a um presídio e fazer tratamentos médicos quando necessário.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Muito mais prédios públicos e privados o MST quebrou pedindo revolução do “proletariado”. Dessas 4mil pessoas, a grande maioria achava que estava participando de um protesto, e não estava ciente dos poucos que invadiram os prédios próximos, com a ajudinha de alguns membros do governo que, estranhamente, abriram algumas portas, como se vê nas filmagens que depois sumiram. Agora essas pessoas, velhos doentes, avós, mães de crianças pequenas, recebem penas maiores que assassinos, pedófilos e estupradores, enquanto líderes de facção são soltos. E há quem cauterize a própria mente para dizer que isso é justiça apenas para justificar sua fé religiosa em lula e no comunismo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Noite de violência em Natal registra execuções e ataques a tiros

Foto: Reprodução

A capital potiguar viveu uma noite marcada pela violência nesta quarta-feira (26), com registros de homicídios e ataques a tiros em diferentes regiões. Ocorrências foram registradas nas zonas Leste e Oeste de Natal, além de um caso na região metropolitana.

Na zona Leste, um homem foi executado na avenida principal do bairro de Mãe Luiza por volta das 22h. Equipes da Polícia Militar e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) estiveram no local para a remoção do corpo e investigação do crime. As circunstâncias do homicídio ainda são apuradas.

Na zona Oeste, moradores do bairro Bom Pastor relataram uma intensa troca de tiros. Ainda não há informações sobre feridos ou sobre a motivação dos disparos. A Polícia Militar realizou patrulhamento na região, mas ninguém foi preso até o momento. No conjunto Leningrado, também na zona Oeste, policiais realizaram buscas após relatos de tiros na área. No entanto, até agora, não há registro de prisões ou vítimas.

Na região metropolitana de Natal, um jovem foi atingido por pelo menos 20 disparos no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas seu estado de saúde não foi divulgado.

Via Certa Natal

Opinião dos leitores

  1. E a Governadora Fátima Bezerra do PT com suas propagandas mentirosas, diz que o RN é seguro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula promete taxar produtos dos EUA caso recurso na OMC não resolva

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu na 4ª feira (26.mar.2025) sobretaxar produtos dos Estados Unidos caso um recurso na OMC (Organização Mundial do Comércio) não resolva a questão das taxas adicionais cobradas por Donald Trump (republicano) ao aço e alumínio brasileiros.

“Da parte do Brasil, ele [Trump] taxou o aço brasileiro em 25%. Nós temos duas decisões a fazer. Uma é recorrer à Organização Mundial do Comércio, que nós vamos recorrer, e a outra é a gente sobretaxar os produtos norte-americanos que importamos. É colocar em prática a lei da reciprocidade. Não dá para a gente ficar quieto achando que só eles têm razão e que só eles podem taxar os produtos”, declarou o petista em entrevista a jornalistas, no Japão.

Segundo o petista, a política do presidente norte-americano de taxar produtos importados de outros países será prejudicial aos EUA por pressionar os preços e resultar em uma inflação maior.

“Se ele está pensando que tomando essa decisão de taxar tudo aquilo que os Estados Unidos importam, eu acho que vai ser prejudicial aos Estados Unidos. Isso vai levar a um aumento do preço das coisas e pode levar a uma inflação que ele ainda não está percebendo”, disse Lula.

O presidente afirmou estar muito preocupado com as decisões de Trump porque afetam o livre comércio e o multilateralismo. Para ele, as decisões deveriam ser conversadas com outros países antes e que o norte-americano não é o “xerife” do mundo.

“Eu acho muito ruim essa taxação porque em vez da gente facilitar o comércio no mundo, a gente está dificultando o comércio no mundo. Esse protecionismo não ajuda nenhum país do mundo. Vamos ver as consequências disso. Eu acho que vai ser ruim para os Estados Unidos. Vamos esperar um tempo porque o tempo, quem sabe, nesse caso, seja o senhor da razão”, declarou o petista.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Esse corrupto é uma Comédia.
    Agora vai!
    Fica esperto Luladrão, penso que nesse rumo que o nosso país está indo, não vai infrentar só taxaçao.
    Sanções duras podem estar a caminho e não só dos Estados Unidos.
    Vamos ver, o país do carnaval pode entristecer, acabar a alegria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *