Política

FOTOS E VÍDEO: Escassez e miséria em Cuba gera revolta da população que pede “liberdade” e “abaixo a ditadura”

FOTOS: AFP | VIDEO: EPV/RAMON ESPINOSA / AP

As ruas de Havana e várias cidades de Cuba enfrentaram as maiores manifestações contra o Governo desde o maleconazo de 1994, os protestos massivos na capital cubana que marcaram a década de noventa. Mais uma vez, o estopim para a manifestação deste domingo ―em que participaram milhares de pessoas em todo o país e que resultou em centenas de detidos―, foi a grave escassez e miséria sofrida pelos habitantes da ilha, agravadas pelos efeitos da pandemia de covid-19. Gritos de “liberdade” e “abaixo a ditadura” puderam ser ouvidos na Havana Velha, coração da capital do país, e em outras partes de Cuba, amplificados pelas redes sociais, que nos últimos meses têm abalado o cenário político cubano.

Segundo depoimentos de jornalistas locais, vídeos e imagens difundidas nas redes sociais, centenas de cubanos saíram às ruas neste domingo por volta do meio-dia gritando “Liberdade, liberdade” e “Abaixo a ditadura” nos dois municípios, e rapidamente circulou o rumor de que outras cidades do interior do país começavam a aderir ao protesto.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel fez um pronunciamento imediato na televisão, culpando os Estados Unidos e sua política de sanções pela piora da situação econômica e por incentivar os protestos. “Convocamos todos os revolucionários, todos os comunistas para que saiam às ruas e vão aos lugares onde acontecerão essas provocações”, disse.

A faísca dos protestos começou no domingo na pequena cidade de San Antonio de los Baños, em Havana, onde centenas de pessoas saíram às ruas para protestar contra os longos apagões de eletricidade e exigir que as autoridades as vacinassem contra a covid-19. Logo depois, no entanto, suas demandas se transformaram em gritos por “liberdade” e demandas por mudanças políticas. O protesto chegou ao Facebook em poucos minutos e foi transmitido ao vivo, gerando convocatórias para mais manifestações nas redes. Díaz-Canel foi a San Antonio de los Baños ao meio-dia e percorreu a cidade, falou sobre a difícil situação epidemiológica no país e os esforços do Governo para resolvê-la. Nos últimos dias, os casos positivos de covid-19 e os mortos pela pandemia se multiplicaram exponencialmente, colocando províncias como Matanzas à beira do colapso da saúde. Neste sábado a ilha registrou pelo terceiro dia consecutivo o maior número de novos casos e de mortos por covid-19: 6.923 infecções e 47 óbitos.

O presidente cubano advertiu que se “há pessoas com legítima insatisfação com a situação em que vivem e também revolucionários confusos”, ao mesmo tempo “há oportunistas, contra-revolucionários e mercenários pagos pelo governo dos Estados Unidos para organizar este tipo de manifestações”.

Foi então que afirmou que “não serão permitidas provocações” e pronunciou a famosa frase que era um mantra de Fidel Castro: “A rua é dos revolucionários”. “Aqui nenhum verme ou contra-revolucionário tomará ruas”, disse ele, e instou a parar “as campanhas da mídia” e que “o povo não se permita ser provocado”. Em outras palavras, os fiéis vão às ruas para lutar contra os protestos.

Logo surgiram na Internet notícias de manifestações simultâneas na cidade de Palma Soriano, em Santiago de Cuba, em Alquízar e em outros lugares, algo absolutamente inédito no país, e também houve uma chamada em frente ao Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT), no bairro do Vedado da capital, por alguns integrantes do 27-N, grupo de artistas que no final do ano passado se manifestou em frente ao Ministério da Cultura pedindo liberdade de expressão e o fim do assédio à oposição e criadores dissidentes. A manifestação do ICRT, da qual participaram dezenas de pessoas, produziu uma contramanifestação que culminou num ato de repúdio e detenção de todos os protestantes.

Na mesma hora, vários milhares de pessoas também se reuniram no Parque da Fraternidad, próximo ao Capitólio, em Havana Velha. Os participantes viram a convocatória do protesto nas redes sociais. Em pouco tempo, vários milhares de pessoas, manifestantes, curiosos e grupos de defensores da revolução se reuniram ali. Alguns gritaram “Liberdade” e “Pátria e vida” —a canção composta por um grupo de artistas cubanos radicados em Miami e na ilha que desafiou o Governo de Havana. Os outros gritavam “Viva a revolução” e “Pátria e Fidel”.

Mais de cem foram detidos pela polícia, todos do primeiro grupo, exigindo mais liberdade. Veículos policiais foram agredidos quando alguém estava sendo levado embora, um fotógrafo espanhol da Associated Press (AP) foi atacado por policiais em meio à confusão. Em Cárdenas, uma das cidades mais afetadas pelo atual surto de coronavírus, uma patrulha policial foi derrubada. No pano de fundo, o grande descontentamento popular com a crise que atravessa o país, com filas de horas para comprar artigos de primeira necessidade e um quadro muito agudo de escassez de medicamentos.

Depois de percorrer as ruas de San Antonio de los Baños, Díaz-Canel foi à televisão cubana e falou sobre o que estava acontecendo. Afirmou que o fio condutor de tudo, para além das graves dificuldades derivadas da ineficiência da economia cubana, foi o ressurgimento do embargo norte-americano. “Começaram a intensificar uma série de medidas restritivas, de aperto do bloqueio, de perseguição financeira ao setor energético com o objetivo de sufocar nossa economia, e que isso provocasse a tão almejada revolta social que semeasse a possibilidade, com toda a campanha ideológica que se tem feito, de poder apelar a uma intervenção humanitária que culmina em intervenções e ingerências militares “.

Diáz-Canel mencionou a situação extremamente difícil da província de Matanzas, com uma taxa de mais de 1.300 infectados por 100.000 habitantes nos últimos 15 dias, o que levou à tomada de medidas de emergência, como o envio de membros da brigada médica Henry Reeve, que Cuba geralmente envia em missões internacionais quando ocorrem desastres humanitários. Tal brigada nunca havia sido implantada dentro do país antes. “De forma muito covarde, sutil, oportunista e perversa, a partir das situações mais complicadas que já tivemos em províncias como Matanzas e Ciego de Ávila, aqueles que sempre aprovaram o bloqueio e que atuam como mercenários nas ruas do bloqueio ianque, começam a aparecer com doutrinas de ajuda humanitária e corredor humanitário”, assegurou.

Reflexo da preocupação oficial que as manifestações de domingo suscitaram, após o discurso de Díaz-Canel, a televisão cubana transmitiu um programa ao vivo emitido em todas as províncias do país, com declarações de apoio à revolução e garantindo que tudo o que aconteceu foi produto de uma subversão incentivada pelos Estados Unidos e amplificada pelas redes sociais. À noite, nas ruas mais movimentadas de Havana, uma grande operação policial foi implantada.

El País

 

Opinião dos leitores

  1. É o povo Cubano se libertando da escravidão do socialismo imposto ao país e seu povo a várias décadas, liberdade para Cuba, viva a democracia.

  2. É lamentável que 60 anos de lavagem cerebral façam as pessoas acreditarem em toda essa baboseira ridícula sobre Cuba: a pobreza de Cuba é culpa do embargo dos Estados Unidos (mentira. Cuba pode fazer negócios com qualquer outro país do mundo, exceto empresas norte-americanas – inclusive uma empresa brasileira construiu o Porto de Mariel, já esqueceram disso?); a saúde em Cuba é a melhor do mundo (mentira. Os médicos cubanos ganham 20 dólares por mês – que tipo de incentivo é esse? Em 1993 eles começaram a usar cartilagem de tubarão para a cura do câncer. Pura picaretagem. O ditador Hugo Chávez preferiu se tratar em Cuba, em vez de procurar a medicina brasileira, muito avançada nesta área. Todos sabem o resultado); em Cuba não existe fome (mentira. As pessoas não tem o essencial – papel higiênico, absorventes, sabonetes, inclusive alimentos); Cuba é muito “segura” (a população foi desarmada no início dos anos 1960, e não há o que roubar, porque a população é paupérrima); o governo dos Estados Unidos está financiando os protestos (ridículo. Como se 60 anos de repressão total e miséria não fossem incentivos suficientes para os protestos). A propósito, porque milhares de cubanos enfrentaram e enfrentam os tubarões do mar do Caribe para fugir para os Estados Unidos, e porque não se tem notícia de milhares de pessoas querendo imigrar para o paraíso socialista? É estranho…

  3. Bolsonaro resolve isso ligeiro demais. Basta um grito do capitão que a militância dos comuna fuge.

  4. Tem algo em Cuba que não tem em outros países, para comparar, como o Brasil, que dizem ser uma democracia. Não existe fome lá, muito embora, não seja um país agrícola e dependa de importação de quase tudo, já o Brasil tem uma das maiores área agricultáveis do mundo e temos 19 milhões passando fome e 120 milhões em risco alimentar; em Cuba não tem moradores de rua, aqui no Brasil, aumenta todos os dias os desabrigados; a educação em Cuba é totalmente gratuita e todos estudam em condições igualitárias e não tem analfabetos, já no Brasil quem tem dinheiro (a minoria) tem privilégios, enquanto a maioria depende de uma escola pública, intencionalmente, sucateada e grande quantidades d analfabetos; a saúde em Cuba é das melhores do mundo, totalmente gratuita e acessível a todos, com um dos menores índice de mortalidade do mundo, já no Brasil, é preciso pagar para ter um pouco de atendimento, embora tenhamos um dos melhores planos de saúde do mundo, o SUS, que criminosamente é atacado para enviar recursos para a saúde privada, a mortalidade no Brasil é de terceiro mundo e se morre de fome; Cuba não tem problemas de violência, assaltos, roubos, assassinatos e, consequentemente, de insegurança, aqui no Brasil mata-se 100 e deixa mais 100 encomendados para o outro dia, temos a milícia tomando conta do governo, assaltos a cada minuto, trambiques, estupros, violência contra mulheres, violência contra negros, lgbts, arrombamentos, assassinatos a cada segundo, sequestros. Sem falar que há cinquenta anos os EUA proíbe outros países de fornecerem alimentos, medicamentos, tecnologias e outras coisas para o povo cubano, numa criminosa perseguição para causar o caos no paìs. Outra coisa, o governo americano está bancando esse protesto. Cuba vai querer tornar-se um Brasil? O povo vai embarcar como o brasileiro embarcou na história de comunismo e estamos vendo bandidos tomando conta do país, a fome de volta, a miséria de volta, aumento dos moradores de rua, dos desempregados, dos subempregados, da violência, das mortes por irresponsabilidade de um governo fascista para termos meia dúzia de privilegiados bilionários? Cada povo tem o destino que merece. A nossa escolha foi essa miséria instalada no país, a do povo cubano…

    1. Cuba e Venezuela são países tão bons, o povo desfruta de um paraíso na terra, não sei porque fogem, deve ser pelo fato de ser sujo. Vc quer uma cangaia, burro leva, o povo deixou essa ideia idiota de ser esquerda faz tempo.

    2. Perdeu um certo tempo da sua vida, que nunca mais vai voltar, para escrever um monte de besteiras. Parabéns pela mediocridade.

  5. Xiola, nos primeiros anos de Fidel esse país prosperou, porém era apenas um pano de fundo e nos anos seguintes só chibata na população. Basta olhar os índices econômicos o quanto esse país foi enviado ao desastre. Torço para Cuba se livre dessa impinge desse governo e que a população Brasil não caia nessa loucura.

  6. Cuba era um pais próspero, paraíso turístico. Aí vieram os comunistas e iludiram o povo com promessas de vida no “paraiso”. O resultado foi a perda dos direitos do povo, o assassinato em massa de pseudos opositores, o atraso econômico e a escravidão, se não pertencer à minuscula cúpula dirigente. E há uma casta de sabichões, apoiados por uma legião de “idiotas úteis”, que defendem isso para o Brasil. Vejam também a destruição da Venezuela e o que está ocorrendo na Argentina. Também eram paises promissores.

    1. Cuba era um antro de prostituição e da máfia. Governador por um ditador sanguinário, Fulgêncio Batista.
      Basta ler, pesquisar. Não dói.

    2. Vc estudou historia com quem, “cumpanhero”, com Zé Dirceu? Cuba hoje é o quê, um paraiso desenvolvido e democrata, onde o povo goza de liberdade e progresso e tem seus direitos respeitados? Vc sabe o que os ditos “revolucionários” fizeram por lá, como agiam Fidel Castro, Che Guevara e sua turma? Por que vc acha que estão sempre tentando fugir de lá? Vc se acha mesmo em condições de aconselhar alguém a pesquisar ou estudar? Essa geração Paulo Freire é hilária.

  7. O comunismo ou o Socialismo como queiram chamar é a ideologia de satanás, não existe família, casal hétero, Religião cristã, liberdade é zero, se não fosse o capitalismo não existiria empregos no mundo inteiro, tanto que a china, coreia do Norte e outros países comunistas adotaram o capitalismo, comunismo só é bom para a pequena turma que domina, o resto é só miseráveis.

  8. Há os sabichões, aqueles pouquíssimos que fazem parte da cúpula dirigente, e há “idiotas úteis”, “buchas de canhão” que servem apenas de massa de manobra nas mãos dos “donos” do país. No Brasil, por exemplo, tem o bandido de 9 dedos, o “Daniel” e os dirigentes do PT (foram quase todos presos Por corrupção) e de seus “puxadinhos”, e tem a vagabundagem sustentada com mortadela e esmolas. Vc é quem, caro “cumpanhero”? Ganhou o que do PT, um “empreguinho” que perderá após as próximas eleições? Crie vergonha e vá “ralar” e adquirir sua independência. Não seja capacho de bandido.

  9. Há muitos anos tiraram Fulgêncio Batista e assumiu Fidel Castro. Fidel ou Fidumaégua era assassino de gays e de qualquer um que reclamava dos novos ditadores, pois não estava preocupado com o povo, tanto que mataram Camilo Cientifuegos, lider admirado e preocupado com o povo. Na ilha falta tudo, principalmente liberdade. Em Cuba, taxista ganha mais que um médico.

  10. Meu professor de história e meu candidato do PT sempre me fizeram pensar que Cuba era um paraíso, de saúde e educação exemplares. Que era uma democracia do povo e que não faltava nada. Agora fiquei confuso…

    1. O povo pode ter até alfabetização, mas não há empregos compatíveis com a qualficação. Saúde lá não tem nada de especial, nem produção acadêmica relevante eles têm. Vc vai encontrar em termos de saúde um atendimento que vc encontraria em qualuer lugar SE chegar com as malas cheias de moeda forte (dólar, euro, ienes…). Se não, se vc não for do partidão, vai ter que levar até a água que usa.

    2. Meu professora de história também falava que Cuba era um paraíso.

  11. Podemos não pensar apenas em governo de esquerda. Que tal fazer um estudo em países que são governados por militares (Cuba, Coreia, Venezuela, etc) que querem se perpetuar no poder? Bolsonaro está se preparando para tal golpe. Tão ruim como a esquerda é a direita golpista.

    1. No Brasil, os governos militares foram responsáveis pelo período de maior crescimento da economia do país. Vivíamos em segurança, a educação e a saúde prosperaram e as pessoas viviam em liberdade detinham seus direitos preservados. Mas houve “prejudicados”: corruptos, bandidos, terroristas, vagabundos, traficantes, esses não tiveram moleza.

    2. Vivi essa época DIREITA Honesta. Tínhamos todos os direitos preservados. Direito de ser preso torturado, desaparecido.
      Quando eles saíram, a saúde, educação e Previdência estavam acabados. A inflação é dívida externa, nas alturas.
      Mas, na caserna, não faltava nada.
      É só ler e pesquisar.

    3. Quase tudo que temos no Brasil foi criado nos governos militares. Não conheço ninguém que tenha sido torturado ou tenha desaparecido, talvez porque não tenha convivido com os grupos que citei acima. O que vejo hoje são muitos aproveitadores recebendo gordas pensões do Estado brasileiro e muitos ex-exilados (??????), que estão muito bem de vida, gozando de plena saúde e continuam conspirando contra a democracia brasileira. Se os militares tivessem feito tudo o que gente como vc diz, muitos canalhas não estariam trabalhando hoje contra o Brasil. Vc está bem? Foi perseguido por quem? O que fazia nessa época?

  12. Potiguar, Santa Cruz e Caligula. Vcs falam das ditaduras de “extrema”esquerda (e concordo com vcs), mas não esqueçam das ditaduras de “extrema direita” direita…e é aqui que se encaixa Jair Bolsonaro. Provas de que ele que instalar uma ditadura: AI-5, ameaçar processo eletivo, ser o único dono da verdade… Não adianta falar do rabo sujo do outro (PT no caso) sem olha pro próprio rabo imundo e fedorento que se tem. Extremismo é sempre extremismo, não importa se de direita ou esquerda, pro cima ou pra baixo. Já passou da hora de ter politico de estimação meu povo, até pra ser idiota, tem hora que chega num limite. Ou vcs acham que Bolsonaro é muito diferente de Donald Trump, Vladimir Putin, Viktor Orban oui Fidel Castro. Saiam da merda do grupo de whats da familia e vão lavar uma louça que vcs crescem mais intectualmente viu!

    1. Não sei que aspirante a ditador é esse que tá tentando desregulamentar a economia (isso é liberdade para as pessoas não dependerem de Estado, zé mané!) o mais que pode, tendo que enfrentar todo o tipo de resistência.

    2. O ‘fascismo’ imaginário ATRIBUÍDO a Bolsonaro X o chavismo aberto e DECLARADO de Lula. Tá aí para quem quiser ver.

  13. É aqui que o vagabundo do lula foi se tratar, na casa dos seus amiguinhos.
    Eu não sei o que diabos tem esses militontos pra defender essa gente.
    É imoral!!
    Querem esse modelo pro nosso povo, domínio total trocado por apenas um prato de comida.
    Bando de cabeças de pastel de vento.
    Imoral!!
    A vida é muito mais que um PF.
    Absurdo.

  14. Fico imaginando o que os esquerdistas brasileiros pensam a respeito dessa repressão aos direitos humanos nessa Ilha tão linda chamada de Cuba. Um lugar maravilhoso, um povo muito bom que infelizmente é governado por uma ditadura que os trata pior do que os animais que lá existem. PT nunca mais.

    1. Podemos não pensar apenas em governo de esquerda. Que tal fazer um estudo em países que são governados por militares que querem se perpetuar no poder? Bolsonaro está se preparando para tal golpe. Tão ruim como a esquerda é a direita golpista.

  15. O povo Brasileiro já entendeu que estes partidos de esquerda querem para o Brasil, são bastantes claros em suas posições só não ver quem não quer. São todos comunistas.

  16. É isso que os partidos de esquerda, querem implantar no Brasil.
    Que Deus nos livre dessa praga.

    1. Calma caligulinha.
      Realmente os 14 anos de pt a gente vivia matando cachorro pra comer, faltava tudo, Eu lembro de tudo isso.

    2. Meu amor, vc conhece Honduras ou Guatemala? eu conheço. Conheço Cuba também. E posso te afirmar, Cuba é um paraíso comparado com essas duas republiquetas famintas, que seus cidadãos só pensam em pular o muro e migrar para os EUA, igual a muitos cubanos. Vai lá bebê, p vc ver.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Doe e faça sorrir: “Mensageiros do Riso” voltam às ruas de Natal para espalhar solidariedade e alegria às crianças carentes

Imagens: Divulgação

O movimento social “Mensageiros do Riso” está de volta às ruas com a missão de transformar solidariedade em sorriso. O grupo, formado por voluntários, realiza ações em comunidades carentes levando alimentos, brinquedos, e momentos de afeto. Nesta semana, o Blog do BG, entrou em contato com os responsáveis e eles produziram um vídeo, com intuito de sensibilizar a população sobre a importância do apoio financeiro ao projeto.

Uma das formas encontradas pelo movimento para levantar recursos é a venda de rosas, buquês, e doces em festas e eventos, revertendo 100% do valor para as ações sociais. Agora, o chamado é para que mais pessoas se juntem, doando, divulgando ou participando.

A próxima ação já tem data marcada: 09 de novembro, especial Dia das Crianças, trazendo alegria para as crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade. Para que isso seja possível, o grupo conta com doações por pix.

📌 PIX para doação: 84981047882
Titular: Raquel Maria Baracho da Silva

Além da doação financeira, os voluntários reforçam a importância de ampliar a rede de solidariedade. Quem deseja acompanhar, apoiar ou participar das próximas ações pode seguir o movimento no Instagram e entrar em contato.

📲 Siga o perfil: @mensageirosdoriso.

🤝 Seja voluntário. Doe. Compartilhe. Faça parte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-vereador de Parnamirim e assessores são pegos com “funcionários fantasmas” e nepotismo com dinheiro público

Foto: Reprodução

O ex-vereador de Parnamirim, Epifânio Bezerra de Lima, e dois de seus assessores foram condenados pelo Ministério Público do RN por improbidade administrativa. A sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública confirmou que o trio usou cargos na Câmara de Vereadores para enriquecimento ilícito e favorecimento de parentes e aliados.

As investigações revelaram que os assessores eram “funcionários fantasmas”, recebendo salários públicos sem cumprir qualquer atividade. Uma das servidoras é sobrinha do ex-parlamentar e admitiu não frequentar regularmente a Câmara, alegando estudar medicina na Universidade Federal da Paraíba, enquanto era deslocada ao município a mando do tio.

O outro assessor confessou que não cumpria expediente formal, afirmando que só “passava informações das comunidades ao vereador”, mantendo-se à disposição dele.

Segundo o MPRN, a prática teve intuito claro de beneficiar familiares e aliados, usando dinheiro público para despesas pessoais e educação dos parentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Primeiro turno? Lula já está condenado a disputar segundo em 2026, dizem líderes do próprio PT

Foto: Ricardo Stuckert

Mesmo com otimismo interno, caciques do PT já descartam vitória de Lula no primeiro turno das eleições de 2026. Fontes ouvidas pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, apontam que a polarização política vai forçar o petista a disputar segundo turno, independente de melhora na economia ou da popularidade do presidente.

Segundo líderes do partido, uma direita dividida não ajudaria Lula a bater os 50% dos votos válidos logo de cara. “Mesmo com vários candidatos adversários, ele não passa no primeiro turno”, resumem interlocutores do PT, revelando insegurança rara entre os próprios aliados do presidente.

O nome mais temido do lado de lá é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), embora ele negue pretensão de disputar a Presidência e diga que foca na reeleição estadual. Caso Tarcísio mude de ideia, outros líderes regionais, como Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, poderiam integrar a chapa de oposição, enquanto candidatos isolados seriam engolidos pela disputa.

O recado é claro: o cenário eleitoral ainda está aberto, mas o que se desenha é um Lula vulnerável, sem força para atropelar adversários no primeiro turno. Para a direita, a oportunidade de retomar o Palácio do Planalto em 2026 nunca esteve tão palpável.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

BOMBA EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO: MP Eleitoral pede cassação de prefeito, vice e ex-prefeito por abuso de poder

Foto: Reprodução/Instagram

 

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com alegações finais pedindo a cassação dos diplomas do prefeito Léo de Doquinha, do vice João Eudes e do ex-prefeito Renato de Doquinha, assessor especial da atual gestão. O trio é acusado de abuso de poder político durante as eleições municipais de 2024, conforme noticiou o perfil do Instagram @boragostoso.

Segundo o MPE, o ex-prefeito usou a máquina pública para beneficiar seus aliados. Entre janeiro e julho de 2024, a prefeitura contratou 385 servidores temporários sem justificativa plausível, fazendo o número de funcionários saltar de 411 para 796 — aumento de quase 94%.

A Promotoria diz que as contratações não tinham relação com calamidade ou aumento real de serviços, mas sim para influenciar votos, configurando o clássico “cabresto eleitoral” das cidades pequenas.

O documento, assinado pelo promotor Edisio Souto Neto em 22 de outubro de 2025, lembra ainda que o município já havia sido proibido, em decisão judicial transitada em 2023, de realizar contratações temporárias sem justificativa. Mesmo assim, o alerta foi ignorado e cerca de 800 pessoas foram contratadas em 2024, reforçando a suspeita de manipulação do pleito.

Diante das provas, o MPE requer cassação imediata dos diplomas e inelegibilidade de 8 anos para os três envolvidos. O caso tramita na 14ª Zona Eleitoral de Touros/RN e aguarda decisão da Justiça Eleitoral, que pode mexer fundo na política local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

São Gonçalo do Amarante moderniza ponto eletrônico e regulamenta jornada de servidores municipais

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante publicou nesta terça-feira (21) o Decreto nº 2.053/2025, que estabelece novas regras para registro de ponto, controle de frequência, jornada de trabalho, banco de horas e regime de trabalho híbrido dos servidores municipais. O documento foi assinado pelo prefeito Jaime Calado (PSD) e marca um avanço importante na modernização e na transparência da gestão pública.

O Sistema de Registro de Ponto Eletrônico (SRPE), que já funcionava em órgãos como Saúde, Juventude, Esporte e SAAE, será ampliado para todas as secretarias. Com biometria facial, o sistema garante mais segurança e confiabilidade, evitando falhas e permitindo um controle mais eficiente da presença dos servidores.

O decreto detalha diferentes modalidades de jornada — padrão, especial, reduzida, plantão/escalas e híbrida — e regulamenta o banco de horas, permitindo compensações controladas e evitando o acúmulo indevido de horas extras. Para reforçar a fiscalização, foram criados Fiscais de Ponto e um Comitê Permanente de Análise de Registro, responsáveis por acompanhar frequência e validar justificativas.

Durante os primeiros 60 dias, haverá uma fase piloto para adaptação e capacitação dos servidores, garantindo que a modernização do ponto eletrônico seja implementada sem atritos. O decreto já está em vigor e pode ser consultado na íntegra no Diário Oficial do Município: www.saogoncalo.rn.gov.br
.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ciro Gomes renasce no PSDB, joga indireta em Lula e PT e promete virar 2026 no Ceará

Foto: Divulgação/PSDB

O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes oficializou sua filiação ao PSDB nesta quarta-feira (22), em Fortaleza. A cerimônia teve a presença do ex-senador Tasso Jereissati, apontado como peça-chave para o retorno de Ciro ao partido, além de lideranças da oposição cearense. O Estado é hoje governado pelo petista Elmano de Freitas.

Ciro agradeceu a Jereissati pelo convite para “recomeçar sua vida pública” e chamou o ex-senador de “o maior estadista cearense”. Sem papas na língua, criticou a traição que sofreu no PDT e aproveitou para alfinetar Lula e o PT. “Para eles, pode tudo”, ironizou.

Ciro também reforçou a diferença da oposição com o PT: “Aqui não tem ladrão, e lá?”, cutucou. Líderes do PSDB esperam que o nome do ex-governador seja capaz de unificar a oposição contra Elmano de Freitas em 2026. Embora não confirme candidatura, Ciro avisou: “O tempo da libertação se aproxima. Moro pelo Brasil, mas mato pelo Ceará”.

O ex-ministro aproveitou para criticar o avanço de facções criminosas no Estado e o chamado “lulismo eterno” que quer se perpetuar no poder.

Já Tasso Jereissati destacou que Ciro terá duas missões históricas: reconstruir o PSDB e resgatar o orgulho de ser cearense. Ciro assumirá a presidência estadual do PSDB, enquanto o ex-prefeito José Sarto ficará à frente do diretório municipal de Fortaleza.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[PESQUISA PERFIL] Com 95,25%, Prefeito Joãozinho, de Serra Caiada, tem maior índice de aprovação do RN

Foto: Divulgação

O prefeito de Serra Caiada, Joãozinho Furtado, alcançou o maior índice de aprovação entre os gestores municipais do Rio Grande do Norte, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Perfil. O levantamento mostra que 95,25% dos serracaiadenses aprovam a gestão do prefeito, enquanto apenas 2,25% a desaprovam.

Outros 2,50% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar, evidenciando o alto nível de satisfação da população com o trabalho desenvolvido pela administração municipal.

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro, ouvindo 400 moradores com 16 anos ou mais em todas as regiões do município, incluindo a zona urbana e as comunidades rurais.

O levantamento tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%, o que reforça a credibilidade dos resultados e a expressiva aprovação da gestão de Joãozinho Furtado.

Gráfico: Divulgação/Instituto Perfil

Avanços e gestão 

Os números refletem uma série de avanços concretos implementados em Serra Caiada. O município conta com 100% das vias asfaltadas, iluminação pública totalmente em LED e pagamento dos servidores rigorosamente em dia, com salário antecipado todos os meses.

Além disso, a cidade recebeu o Selo ATRICON Ouro em gestão fiscal, reconhecimento nacional que reforça o compromisso da administração com a transparência, a responsabilidade financeira e a eficiência na aplicação dos recursos públicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eduardo Bolsonaro escapa de cassação no Conselho de Ética; PT e PSOL sofrem derrota histórica

Foto: Reprodução/Youtube

O Conselho de Ética da Câmara arquivou, nesta quarta-feira (22), o pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O relator Marcelo Freitas (União-MG) considerou que as declarações do deputado estão protegidas pela imunidade parlamentar, com 11 votos a favor e 7 contra a ação apresentada pelo PT.

A acusação do PT afirmava que Eduardo teria quebrado decoro parlamentar ao atacar instituições como o STF e tentar pressionar autoridades estrangeiras para impor sanções contra o Brasil, incluindo tarifas, cancelamento de vistos e medidas contra o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, com base na Lei Magnitsky, defendidas por Eduardo em defesa das ações do governo Trump.

Para Marcelo Freitas, parlamentares têm o direito de se manifestar livremente, tanto no Brasil quanto no exterior, e não podem ser responsabilizados por decisões de governos estrangeiros. “Estou defendendo o direito legítimo de qualquer parlamentar se manifestar livremente”, disse o relator, que prometeu proteger “com todas as forças de sua alma” essa liberdade. Já Chico Alencar (PSOL-RJ) e Lindbergh Farias (PT-RJ) classificaram o arquivamento como “uma vergonha” e prometem recorrer no plenário.

Apesar de escapar da cassação, Eduardo ainda corre risco de perder o mandato por faltas. Desde julho, ele acumula ausências não justificadas, e o limite é 33% das sessões. O deputado também responde a outras representações e é investigado no STF e pela PGR por crimes contra a soberania nacional, incluindo tentativa de influenciar processos contra o pai usando sanções dos EUA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TRE-RN cassa prefeito e vice de Itaú por uso eleitoreiro de dinheiro público em festas — nova eleição à vista

Foto: Reprodução

O TRE-RN cassou, por unanimidade, os mandatos do prefeito de Itaú, Francisco André Régis Júnior, e do vice, Paulo Fernandes Maia, por uso político da máquina pública em eventos festivos bancados com dinheiro do povo. A decisão inclui ainda a inelegibilidade do prefeito por oito anos, além de multas de R$ 10 mil para ele e R$ 5 mil para o vice. O Tribunal também determinou a realização de novas eleições no município.

A ação, movida pela coligação “Vontade do Povo”, denunciou o uso de recursos públicos em eventos eleitoreiros — entre eles o “Dia das Mães Itauenses”, quando foram distribuídos cerca de 300 brindes caros, como eletrodomésticos e utensílios domésticos, em pleno período eleitoral. Tudo foi divulgado nas redes oficiais da Prefeitura, escancarando o caráter de promoção pessoal dos gestores.

Outro episódio citado foi o “Arraiá do Zé Padeiro”, também bancado com verba pública. No evento, a gestão contratou a banda Rey Vaqueiro, cujo vocalista chegou a exaltar o nome do prefeito durante o show — o que o TRE entendeu como abuso de poder político e econômico, proibido pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97).

Com a decisão, o TRE-RN deu um recado duro contra o uso da máquina pública para garantir voto, reforçando que festas e brindes com dinheiro do contribuinte não podem virar palanque político. O caso ainda cabe recurso, mas a sentença já mexe com o cenário político do município, que deverá voltar às urnas para escolher um novo gestor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Ministério Público da Itália dá sinal verde para extradição de Carla Zambelli, aliada de Bolsonaro

Foto: Reprodução

 

O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa desde julho em território italiano. A decisão é mais um capítulo da perseguição judicial que a parlamentar enfrenta no Brasil, após o STF decretar sua prisão preventiva em 4 de junho de 2025.

Zambelli foi detida na Itália logo após deixar o país, dias depois da ordem do STF. Segundo a Corte de Apelação de Roma, a prisão foi mantida por “risco de fuga”, o que reforça o pedido de extradição apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) — órgão que representa o governo federal e acompanha o processo para garantir o cumprimento das decisões da Justiça brasileira.

A deputada, conhecida por sua atuação firme na oposição ao governo Lula e por ser uma das vozes mais combativas da direita no Congresso, acumula duas condenações no STF. A primeira, de dez anos de prisão, por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, junto ao hacker Walter Delgatti Neto.

A segunda, de cinco anos e três meses, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, além de multa e perda do mandato quando o processo transitar em julgado. Com o parecer favorável do MP italiano, o caso segue agora para decisão final do Ministério da Justiça da Itália, que deve confirmar — ou não — a extradição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *