Política

FOTOS E VÍDEO: Escassez e miséria em Cuba gera revolta da população que pede “liberdade” e “abaixo a ditadura”

FOTOS: AFP | VIDEO: EPV/RAMON ESPINOSA / AP

As ruas de Havana e várias cidades de Cuba enfrentaram as maiores manifestações contra o Governo desde o maleconazo de 1994, os protestos massivos na capital cubana que marcaram a década de noventa. Mais uma vez, o estopim para a manifestação deste domingo ―em que participaram milhares de pessoas em todo o país e que resultou em centenas de detidos―, foi a grave escassez e miséria sofrida pelos habitantes da ilha, agravadas pelos efeitos da pandemia de covid-19. Gritos de “liberdade” e “abaixo a ditadura” puderam ser ouvidos na Havana Velha, coração da capital do país, e em outras partes de Cuba, amplificados pelas redes sociais, que nos últimos meses têm abalado o cenário político cubano.

Segundo depoimentos de jornalistas locais, vídeos e imagens difundidas nas redes sociais, centenas de cubanos saíram às ruas neste domingo por volta do meio-dia gritando “Liberdade, liberdade” e “Abaixo a ditadura” nos dois municípios, e rapidamente circulou o rumor de que outras cidades do interior do país começavam a aderir ao protesto.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel fez um pronunciamento imediato na televisão, culpando os Estados Unidos e sua política de sanções pela piora da situação econômica e por incentivar os protestos. “Convocamos todos os revolucionários, todos os comunistas para que saiam às ruas e vão aos lugares onde acontecerão essas provocações”, disse.

A faísca dos protestos começou no domingo na pequena cidade de San Antonio de los Baños, em Havana, onde centenas de pessoas saíram às ruas para protestar contra os longos apagões de eletricidade e exigir que as autoridades as vacinassem contra a covid-19. Logo depois, no entanto, suas demandas se transformaram em gritos por “liberdade” e demandas por mudanças políticas. O protesto chegou ao Facebook em poucos minutos e foi transmitido ao vivo, gerando convocatórias para mais manifestações nas redes. Díaz-Canel foi a San Antonio de los Baños ao meio-dia e percorreu a cidade, falou sobre a difícil situação epidemiológica no país e os esforços do Governo para resolvê-la. Nos últimos dias, os casos positivos de covid-19 e os mortos pela pandemia se multiplicaram exponencialmente, colocando províncias como Matanzas à beira do colapso da saúde. Neste sábado a ilha registrou pelo terceiro dia consecutivo o maior número de novos casos e de mortos por covid-19: 6.923 infecções e 47 óbitos.

O presidente cubano advertiu que se “há pessoas com legítima insatisfação com a situação em que vivem e também revolucionários confusos”, ao mesmo tempo “há oportunistas, contra-revolucionários e mercenários pagos pelo governo dos Estados Unidos para organizar este tipo de manifestações”.

Foi então que afirmou que “não serão permitidas provocações” e pronunciou a famosa frase que era um mantra de Fidel Castro: “A rua é dos revolucionários”. “Aqui nenhum verme ou contra-revolucionário tomará ruas”, disse ele, e instou a parar “as campanhas da mídia” e que “o povo não se permita ser provocado”. Em outras palavras, os fiéis vão às ruas para lutar contra os protestos.

Logo surgiram na Internet notícias de manifestações simultâneas na cidade de Palma Soriano, em Santiago de Cuba, em Alquízar e em outros lugares, algo absolutamente inédito no país, e também houve uma chamada em frente ao Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT), no bairro do Vedado da capital, por alguns integrantes do 27-N, grupo de artistas que no final do ano passado se manifestou em frente ao Ministério da Cultura pedindo liberdade de expressão e o fim do assédio à oposição e criadores dissidentes. A manifestação do ICRT, da qual participaram dezenas de pessoas, produziu uma contramanifestação que culminou num ato de repúdio e detenção de todos os protestantes.

Na mesma hora, vários milhares de pessoas também se reuniram no Parque da Fraternidad, próximo ao Capitólio, em Havana Velha. Os participantes viram a convocatória do protesto nas redes sociais. Em pouco tempo, vários milhares de pessoas, manifestantes, curiosos e grupos de defensores da revolução se reuniram ali. Alguns gritaram “Liberdade” e “Pátria e vida” —a canção composta por um grupo de artistas cubanos radicados em Miami e na ilha que desafiou o Governo de Havana. Os outros gritavam “Viva a revolução” e “Pátria e Fidel”.

Mais de cem foram detidos pela polícia, todos do primeiro grupo, exigindo mais liberdade. Veículos policiais foram agredidos quando alguém estava sendo levado embora, um fotógrafo espanhol da Associated Press (AP) foi atacado por policiais em meio à confusão. Em Cárdenas, uma das cidades mais afetadas pelo atual surto de coronavírus, uma patrulha policial foi derrubada. No pano de fundo, o grande descontentamento popular com a crise que atravessa o país, com filas de horas para comprar artigos de primeira necessidade e um quadro muito agudo de escassez de medicamentos.

Depois de percorrer as ruas de San Antonio de los Baños, Díaz-Canel foi à televisão cubana e falou sobre o que estava acontecendo. Afirmou que o fio condutor de tudo, para além das graves dificuldades derivadas da ineficiência da economia cubana, foi o ressurgimento do embargo norte-americano. “Começaram a intensificar uma série de medidas restritivas, de aperto do bloqueio, de perseguição financeira ao setor energético com o objetivo de sufocar nossa economia, e que isso provocasse a tão almejada revolta social que semeasse a possibilidade, com toda a campanha ideológica que se tem feito, de poder apelar a uma intervenção humanitária que culmina em intervenções e ingerências militares “.

Diáz-Canel mencionou a situação extremamente difícil da província de Matanzas, com uma taxa de mais de 1.300 infectados por 100.000 habitantes nos últimos 15 dias, o que levou à tomada de medidas de emergência, como o envio de membros da brigada médica Henry Reeve, que Cuba geralmente envia em missões internacionais quando ocorrem desastres humanitários. Tal brigada nunca havia sido implantada dentro do país antes. “De forma muito covarde, sutil, oportunista e perversa, a partir das situações mais complicadas que já tivemos em províncias como Matanzas e Ciego de Ávila, aqueles que sempre aprovaram o bloqueio e que atuam como mercenários nas ruas do bloqueio ianque, começam a aparecer com doutrinas de ajuda humanitária e corredor humanitário”, assegurou.

Reflexo da preocupação oficial que as manifestações de domingo suscitaram, após o discurso de Díaz-Canel, a televisão cubana transmitiu um programa ao vivo emitido em todas as províncias do país, com declarações de apoio à revolução e garantindo que tudo o que aconteceu foi produto de uma subversão incentivada pelos Estados Unidos e amplificada pelas redes sociais. À noite, nas ruas mais movimentadas de Havana, uma grande operação policial foi implantada.

El País

 

Opinião dos leitores

  1. É o povo Cubano se libertando da escravidão do socialismo imposto ao país e seu povo a várias décadas, liberdade para Cuba, viva a democracia.

  2. É lamentável que 60 anos de lavagem cerebral façam as pessoas acreditarem em toda essa baboseira ridícula sobre Cuba: a pobreza de Cuba é culpa do embargo dos Estados Unidos (mentira. Cuba pode fazer negócios com qualquer outro país do mundo, exceto empresas norte-americanas – inclusive uma empresa brasileira construiu o Porto de Mariel, já esqueceram disso?); a saúde em Cuba é a melhor do mundo (mentira. Os médicos cubanos ganham 20 dólares por mês – que tipo de incentivo é esse? Em 1993 eles começaram a usar cartilagem de tubarão para a cura do câncer. Pura picaretagem. O ditador Hugo Chávez preferiu se tratar em Cuba, em vez de procurar a medicina brasileira, muito avançada nesta área. Todos sabem o resultado); em Cuba não existe fome (mentira. As pessoas não tem o essencial – papel higiênico, absorventes, sabonetes, inclusive alimentos); Cuba é muito “segura” (a população foi desarmada no início dos anos 1960, e não há o que roubar, porque a população é paupérrima); o governo dos Estados Unidos está financiando os protestos (ridículo. Como se 60 anos de repressão total e miséria não fossem incentivos suficientes para os protestos). A propósito, porque milhares de cubanos enfrentaram e enfrentam os tubarões do mar do Caribe para fugir para os Estados Unidos, e porque não se tem notícia de milhares de pessoas querendo imigrar para o paraíso socialista? É estranho…

  3. Bolsonaro resolve isso ligeiro demais. Basta um grito do capitão que a militância dos comuna fuge.

  4. Tem algo em Cuba que não tem em outros países, para comparar, como o Brasil, que dizem ser uma democracia. Não existe fome lá, muito embora, não seja um país agrícola e dependa de importação de quase tudo, já o Brasil tem uma das maiores área agricultáveis do mundo e temos 19 milhões passando fome e 120 milhões em risco alimentar; em Cuba não tem moradores de rua, aqui no Brasil, aumenta todos os dias os desabrigados; a educação em Cuba é totalmente gratuita e todos estudam em condições igualitárias e não tem analfabetos, já no Brasil quem tem dinheiro (a minoria) tem privilégios, enquanto a maioria depende de uma escola pública, intencionalmente, sucateada e grande quantidades d analfabetos; a saúde em Cuba é das melhores do mundo, totalmente gratuita e acessível a todos, com um dos menores índice de mortalidade do mundo, já no Brasil, é preciso pagar para ter um pouco de atendimento, embora tenhamos um dos melhores planos de saúde do mundo, o SUS, que criminosamente é atacado para enviar recursos para a saúde privada, a mortalidade no Brasil é de terceiro mundo e se morre de fome; Cuba não tem problemas de violência, assaltos, roubos, assassinatos e, consequentemente, de insegurança, aqui no Brasil mata-se 100 e deixa mais 100 encomendados para o outro dia, temos a milícia tomando conta do governo, assaltos a cada minuto, trambiques, estupros, violência contra mulheres, violência contra negros, lgbts, arrombamentos, assassinatos a cada segundo, sequestros. Sem falar que há cinquenta anos os EUA proíbe outros países de fornecerem alimentos, medicamentos, tecnologias e outras coisas para o povo cubano, numa criminosa perseguição para causar o caos no paìs. Outra coisa, o governo americano está bancando esse protesto. Cuba vai querer tornar-se um Brasil? O povo vai embarcar como o brasileiro embarcou na história de comunismo e estamos vendo bandidos tomando conta do país, a fome de volta, a miséria de volta, aumento dos moradores de rua, dos desempregados, dos subempregados, da violência, das mortes por irresponsabilidade de um governo fascista para termos meia dúzia de privilegiados bilionários? Cada povo tem o destino que merece. A nossa escolha foi essa miséria instalada no país, a do povo cubano…

    1. Cuba e Venezuela são países tão bons, o povo desfruta de um paraíso na terra, não sei porque fogem, deve ser pelo fato de ser sujo. Vc quer uma cangaia, burro leva, o povo deixou essa ideia idiota de ser esquerda faz tempo.

    2. Perdeu um certo tempo da sua vida, que nunca mais vai voltar, para escrever um monte de besteiras. Parabéns pela mediocridade.

  5. Xiola, nos primeiros anos de Fidel esse país prosperou, porém era apenas um pano de fundo e nos anos seguintes só chibata na população. Basta olhar os índices econômicos o quanto esse país foi enviado ao desastre. Torço para Cuba se livre dessa impinge desse governo e que a população Brasil não caia nessa loucura.

  6. Cuba era um pais próspero, paraíso turístico. Aí vieram os comunistas e iludiram o povo com promessas de vida no “paraiso”. O resultado foi a perda dos direitos do povo, o assassinato em massa de pseudos opositores, o atraso econômico e a escravidão, se não pertencer à minuscula cúpula dirigente. E há uma casta de sabichões, apoiados por uma legião de “idiotas úteis”, que defendem isso para o Brasil. Vejam também a destruição da Venezuela e o que está ocorrendo na Argentina. Também eram paises promissores.

    1. Cuba era um antro de prostituição e da máfia. Governador por um ditador sanguinário, Fulgêncio Batista.
      Basta ler, pesquisar. Não dói.

    2. Vc estudou historia com quem, “cumpanhero”, com Zé Dirceu? Cuba hoje é o quê, um paraiso desenvolvido e democrata, onde o povo goza de liberdade e progresso e tem seus direitos respeitados? Vc sabe o que os ditos “revolucionários” fizeram por lá, como agiam Fidel Castro, Che Guevara e sua turma? Por que vc acha que estão sempre tentando fugir de lá? Vc se acha mesmo em condições de aconselhar alguém a pesquisar ou estudar? Essa geração Paulo Freire é hilária.

  7. O comunismo ou o Socialismo como queiram chamar é a ideologia de satanás, não existe família, casal hétero, Religião cristã, liberdade é zero, se não fosse o capitalismo não existiria empregos no mundo inteiro, tanto que a china, coreia do Norte e outros países comunistas adotaram o capitalismo, comunismo só é bom para a pequena turma que domina, o resto é só miseráveis.

  8. Há os sabichões, aqueles pouquíssimos que fazem parte da cúpula dirigente, e há “idiotas úteis”, “buchas de canhão” que servem apenas de massa de manobra nas mãos dos “donos” do país. No Brasil, por exemplo, tem o bandido de 9 dedos, o “Daniel” e os dirigentes do PT (foram quase todos presos Por corrupção) e de seus “puxadinhos”, e tem a vagabundagem sustentada com mortadela e esmolas. Vc é quem, caro “cumpanhero”? Ganhou o que do PT, um “empreguinho” que perderá após as próximas eleições? Crie vergonha e vá “ralar” e adquirir sua independência. Não seja capacho de bandido.

  9. Há muitos anos tiraram Fulgêncio Batista e assumiu Fidel Castro. Fidel ou Fidumaégua era assassino de gays e de qualquer um que reclamava dos novos ditadores, pois não estava preocupado com o povo, tanto que mataram Camilo Cientifuegos, lider admirado e preocupado com o povo. Na ilha falta tudo, principalmente liberdade. Em Cuba, taxista ganha mais que um médico.

  10. Meu professor de história e meu candidato do PT sempre me fizeram pensar que Cuba era um paraíso, de saúde e educação exemplares. Que era uma democracia do povo e que não faltava nada. Agora fiquei confuso…

    1. O povo pode ter até alfabetização, mas não há empregos compatíveis com a qualficação. Saúde lá não tem nada de especial, nem produção acadêmica relevante eles têm. Vc vai encontrar em termos de saúde um atendimento que vc encontraria em qualuer lugar SE chegar com as malas cheias de moeda forte (dólar, euro, ienes…). Se não, se vc não for do partidão, vai ter que levar até a água que usa.

    2. Meu professora de história também falava que Cuba era um paraíso.

  11. Podemos não pensar apenas em governo de esquerda. Que tal fazer um estudo em países que são governados por militares (Cuba, Coreia, Venezuela, etc) que querem se perpetuar no poder? Bolsonaro está se preparando para tal golpe. Tão ruim como a esquerda é a direita golpista.

    1. No Brasil, os governos militares foram responsáveis pelo período de maior crescimento da economia do país. Vivíamos em segurança, a educação e a saúde prosperaram e as pessoas viviam em liberdade detinham seus direitos preservados. Mas houve “prejudicados”: corruptos, bandidos, terroristas, vagabundos, traficantes, esses não tiveram moleza.

    2. Vivi essa época DIREITA Honesta. Tínhamos todos os direitos preservados. Direito de ser preso torturado, desaparecido.
      Quando eles saíram, a saúde, educação e Previdência estavam acabados. A inflação é dívida externa, nas alturas.
      Mas, na caserna, não faltava nada.
      É só ler e pesquisar.

    3. Quase tudo que temos no Brasil foi criado nos governos militares. Não conheço ninguém que tenha sido torturado ou tenha desaparecido, talvez porque não tenha convivido com os grupos que citei acima. O que vejo hoje são muitos aproveitadores recebendo gordas pensões do Estado brasileiro e muitos ex-exilados (??????), que estão muito bem de vida, gozando de plena saúde e continuam conspirando contra a democracia brasileira. Se os militares tivessem feito tudo o que gente como vc diz, muitos canalhas não estariam trabalhando hoje contra o Brasil. Vc está bem? Foi perseguido por quem? O que fazia nessa época?

  12. Potiguar, Santa Cruz e Caligula. Vcs falam das ditaduras de “extrema”esquerda (e concordo com vcs), mas não esqueçam das ditaduras de “extrema direita” direita…e é aqui que se encaixa Jair Bolsonaro. Provas de que ele que instalar uma ditadura: AI-5, ameaçar processo eletivo, ser o único dono da verdade… Não adianta falar do rabo sujo do outro (PT no caso) sem olha pro próprio rabo imundo e fedorento que se tem. Extremismo é sempre extremismo, não importa se de direita ou esquerda, pro cima ou pra baixo. Já passou da hora de ter politico de estimação meu povo, até pra ser idiota, tem hora que chega num limite. Ou vcs acham que Bolsonaro é muito diferente de Donald Trump, Vladimir Putin, Viktor Orban oui Fidel Castro. Saiam da merda do grupo de whats da familia e vão lavar uma louça que vcs crescem mais intectualmente viu!

    1. Não sei que aspirante a ditador é esse que tá tentando desregulamentar a economia (isso é liberdade para as pessoas não dependerem de Estado, zé mané!) o mais que pode, tendo que enfrentar todo o tipo de resistência.

    2. O ‘fascismo’ imaginário ATRIBUÍDO a Bolsonaro X o chavismo aberto e DECLARADO de Lula. Tá aí para quem quiser ver.

  13. É aqui que o vagabundo do lula foi se tratar, na casa dos seus amiguinhos.
    Eu não sei o que diabos tem esses militontos pra defender essa gente.
    É imoral!!
    Querem esse modelo pro nosso povo, domínio total trocado por apenas um prato de comida.
    Bando de cabeças de pastel de vento.
    Imoral!!
    A vida é muito mais que um PF.
    Absurdo.

  14. Fico imaginando o que os esquerdistas brasileiros pensam a respeito dessa repressão aos direitos humanos nessa Ilha tão linda chamada de Cuba. Um lugar maravilhoso, um povo muito bom que infelizmente é governado por uma ditadura que os trata pior do que os animais que lá existem. PT nunca mais.

    1. Podemos não pensar apenas em governo de esquerda. Que tal fazer um estudo em países que são governados por militares que querem se perpetuar no poder? Bolsonaro está se preparando para tal golpe. Tão ruim como a esquerda é a direita golpista.

  15. O povo Brasileiro já entendeu que estes partidos de esquerda querem para o Brasil, são bastantes claros em suas posições só não ver quem não quer. São todos comunistas.

  16. É isso que os partidos de esquerda, querem implantar no Brasil.
    Que Deus nos livre dessa praga.

    1. Calma caligulinha.
      Realmente os 14 anos de pt a gente vivia matando cachorro pra comer, faltava tudo, Eu lembro de tudo isso.

    2. Meu amor, vc conhece Honduras ou Guatemala? eu conheço. Conheço Cuba também. E posso te afirmar, Cuba é um paraíso comparado com essas duas republiquetas famintas, que seus cidadãos só pensam em pular o muro e migrar para os EUA, igual a muitos cubanos. Vai lá bebê, p vc ver.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Brasil só perde para a Venezuela entre países com pior eficiência governamental


O Brasil é o vice-líder entre os países com pior eficiência governamental, ficando atrás apenas da Venezuela, de acordo com os dados do Ranking de Competitividade Global. Foram analisados dados de 69 países. O Brasil está na 68ª posição e a Venezuela, em 69º lugar. Os líderes neste quesito são Suíça (1º), Singapura (2º) e Hong Kong (3º).

O índice foi elaborado pelo International Institute for Management Development (IMD), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

Além da eficiência governamental, o relatório considera outras categorias, como infraestrutura, eficiência empresarial e performance econômica. Considerando todos os quesitos, o Brasil avançou quatro posições no Ranking de Competitividade Global, saindo o 62º para o 58º lugar entre os países mais competitivos.

Dentro do quesito eficiência governamental, há diversas subcategorias para classificar o desenvolvimento dos países analisados.

O Brasil é o pior país no quesito custo de capital (69º). Está na vice-liderança entre os piores no subitem protecionismo (68º) e figura em 67º lugar em finanças públicas, legislação trabalhista relacionada ao desemprego, e adaptabilidade das políticas.

Entraves persistentes

Para Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da FDC e responsável pela divulgação do índice no Brasil, os dados revelam um cenário de entraves persistentes que afetam diretamente o ambiente de negócios e o desenvolvimento social.

“O governo brasileiro gasta muito e deveria fazer uma análise da qualidade deste gasto com impacto na atividade econômica e nos benefícios percebidos pela sociedade”, avalia.

InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

“Não temo Moraes e não vou parar de denunciá-lo”

Foto: divulgação

Um dia após ser alvo de operação de busca e apreensão da PF (Polícia Federal), o pastor Silas Malafaia disse “esperar qualquer coisa” do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e afirmou não ter medo de prisão.

Em conversa na tarde desta quinta-feira (21), o líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu à apreensão do seu passaporte, disse não ter intenção de fugir e voltou a atacar o ministro.

Segundo Malafaia, quando saiu a informação de que havia se tornado alvo de investigação, ele estava em Portugal — e mesmo assim retornou ao Brasil.

“Se eu tivesse medo (de prisão), ficava lá, não voltava para o Brasil. Como é que eu posso ter um passaporte apreendido sob perigo de fuga se eu volto para cá? Acha que eu vou fugir? Isso é uma covardia, sabe? Isso é coisa de ditadores apreender um passaporte de uma pessoa que não tem crime nenhum, que não foi indiciada, que está sendo investigada e que eu voltei do exterior”, afirmou.

Por determinação de Moraes, Malafaia teve o telefone apreendido e autorizada a quebra de sigilo de dados bancários, fiscais e telefônicos dos equipamentos apreendidos. Ele também está proibido de falar com Bolsonaro e o seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O relatório da PF que indiciou o ex-presidente e Eduardo mostrou o tamanho da influência de Silas Malafaia na estratégia bolsonarista. Para a PF, Malafaia articulou com o pai e filho “na definição de estratégias de coação e difusão de narrativas inverídicas, bem como no direcionamento de ações coordenadas”.

“As condutas de SILAS LIMA MALAFAIA, em vínculo subjetivo com JAIR MESSIAS BOLSONARO, caracterizam CLAROS e EXPRESSOS ATOS EXECUTÓRIOS, em especial dos crimes de coação no curso do processo (art. 344 do Código Penal) e obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa”, argumentou Moraes na decisão.

“Eu espero qualquer coisa agora. Eu não tenho medo dele e não vou parar de denunciá-lo. E pode ter certeza que esse é o princípio do fim desse ditador, pelas vias legais ou pela justiça divina. Pode anotar o que eu estou falando”, disse.

Malafaia disse ainda que mesmo investigado, seguirá gravando vídeos contra Moraes mesmo sob risco de prisão.

“Você acha que depois desses últimos quatro anos, eu faço 50 vídeos denunciando os crimes de Alexandre de Moraes, Todas as manifestações eu denunciei de violentamente, você acha que eu vou ter medo de prisão? Se eu tivesse medo de prisão não saia de Portugal”, disse.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA revisam critérios de vistos em nome da segurança nacional

Foto: reprodução

O governo Trump anunciou nesta quinta-feira, 21, o início de uma revisão minuciosa sobre os mais de 55 milhões de vistos válidos concedidos a estrangeiros. Essa medida, divulgada pelo Departamento de Estado, tem como objetivo instituir uma “verificação contínua” para todos os portadores do documento, identificar indícios de “possível inelegibilidade” e garantir a segurança nacional.

As novas diretrizes e as suspensões específicas, comunicadas ao longo da semana, podem impactar cidadãos de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, ao redefinir as condições para permanência e entrada no país.

Intensificação do escrutínio imigratório

A revisão dos vistos prevê a cassação de permissões, sempre que surgirem evidências de que um indivíduo não se qualifica mais para a autorização. O Departamento de Estado enumerou diversas razões para essa inelegibilidade, que incluem a permanência além do período permitido, o envolvimento em atividades criminosas, a representação de ameaças à segurança pública, ou qualquer forma de participação ou apoio a organizações terroristas. Esta política se aplica a indivíduos que já possuíam autorização para adentrar o território norte-americano.

Simultaneamente, o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) está atualizando seu manual de procedimentos, que orienta a análise de candidaturas para vistos e outros benefícios imigratórios.

Entre os novos critérios, está a recusa de documentos para pessoas com “envolvimento em organizações antiamericanas ou terroristas” e para aquelas que demonstrem “atividade antissemita”. A pasta não forneceu exemplos ou especificações detalhadas sobre o que constitui tais atividades ou envolvimentos.

O alcance da verificação foi ampliado para incluir uma análise mais profunda das redes sociais. Em particular, funcionários consulares agora têm a prerrogativa de solicitar acesso a perfis de redes sociais que estejam configurados como privados para candidatos a vistos estudantis.

Suspensões e ações direcionadas

No âmbito das recentes alterações, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou no dia 19 de agosto a suspensão imediata da emissão de todos os vistos de trabalho para motoristas de caminhão. Em uma declaração publicada na plataforma X, Rubio justificou a medida argumentando que “o número crescente de motoristas estrangeiros operando caminhões” no país “está colocando vidas americanas em risco e prejudicando o sustento dos caminhoneiros americanos”.

Ainda sob a liderança de Rubio, a ofensiva contra estudantes estrangeiros tem sido um ponto de atenção. Desde que assumiu o cargo sete meses antes, 6.000 vistos de estudantes foram revogados. Essa política se baseia em uma lei que permite ao secretário rescindir vistos de indivíduos que ele considere estarem em desacordo com os interesses da política externa dos Estados Unidos.

Em um anúncio anterior, de 19 de agosto, o governo havia informado que “ideologias antiamericanas” seriam consideradas na avaliação de pedidos de visto e outros benefícios para imigrantes. A gestão republicana também tem reiterado sua postura anti-imigração por meio de uma política de deportação em massa de pessoas em situação irregular no território nacional.

O Antagonista 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Novo cobra Haddad sobre cumprimento da Lei Magnitsky por bancos públicos

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A bancada do Novo na Câmara apresentou nesta quarta-feira, 20, um requerimento ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pedindo informações sobre como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal cumprem a chamada Lei Magnitsky, norma dos Estados Unidos que prevê sanções a pessoas e entidades envolvidas em violações de direitos humanos e corrupção.

O líder do partido, Marcel van Hattem (RS, foto), afirmou que a ausência de clareza sobre as práticas de compliance das instituições estatais pode gerar riscos à economia brasileira.

“Estamos falando de sanções internacionais com efeitos extraterritoriais. Bancos que optem por ignorá-las, ainda que sediados no Brasil, correm o risco de perder acesso ao sistema financeiro global, inclusive ao dólar, o que teria consequências graves não só para as instituições, mas para toda a economia do país”, disse o deputado.

Assinado também por Adriana Ventura (SP) e Luiz Lima (RJ), o requerimento pede detalhes sobre políticas internas, manuais de procedimentos, bloqueio de contas e eventuais comunicações com o Office of Foreign Assets Control (OFAC), órgão dos EUA responsável por aplicar sanções financeiras.

Os parlamentares argumentam que o descumprimento da lei pode dificultar acesso a mercados internacionais, operações de câmbio e captações externas, além de comprometer a credibilidade do Brasil em organismos multilaterais.

Por se tratarem de bancos públicos, dizem os deputados, falhas de governança podem gerar custos adicionais ao Tesouro Nacional e afetar políticas públicas.

“O Banco do Brasil e a Caixa são instrumentos de política pública. Se houver falhas de governança, quem paga a conta é o pagador de impostos brasileiro”, afirmaram os parlamentares na justificativa do requerimento.

O Antagonista 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Renzo Gracie e Marcelo Tigre já estão em Extremoz, conhecem tradições da cidade e convidam para aulão gratuito de Jiu-Jitsu neste sábado (23)

Extremoz já respira esporte e celebra a presença de duas grandes referências das artes marciais. O mestre Renzo Gracie, lenda mundial do Jiu-Jitsu, desembarcou no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (21) e foi recepcionado pela prefeita Jussara Sales e pelo secretário de Esportes, Pablo Sales, em visita à Casa de Taipa Clara Camarão, um dos pontos culturais mais emblemáticos do município. Ao lado dele, também participa da programação o potiguar Marcelo Tigre, 12 vezes campeão de MMA e figura histórica do esporte.

Durante a recepção, Renzo e sua equipe tiveram a oportunidade de conhecer tradições locais, provar o famoso grude extremozense e interagir com lideranças e moradores. Em tom descontraído, a prefeita Jussara destacou a importância da visita:

“É uma honra poder receber Renzo Gracie e sua equipe em nossa terra. Extremoz está feliz com essa oportunidade e temos certeza que serão dias maravilhosos com a presença dele aqui. No sábado, todos estão convidados para o grande aulão, aberto a toda comunidade e totalmente gratuito.”

Superaulão em Extremoz

O ponto alto da agenda será neste sábado (23), das 10h às 12h, quando Renzo Gracie e Marcelo Tigre comandarão um superaulão gratuito de Jiu-Jitsu no Ginásio Estrela do Mar, em Extremoz.

O espaço será preparado com tatames, aberto a praticantes de todas as idades e também ao público em geral. Quem quiser participar deve levar o kimono, mas também será possível acompanhar apenas como espectador.

Uma oportunidade única

Renzo Gracie, considerado um dos maiores nomes da história do Jiu-Jitsu, é reconhecido internacionalmente por sua trajetória como lutador, professor e difusor da arte suave. Sua vinda ao Brasil é rara e, segundo especialistas, apenas sua presença já representa um investimento significativo, mas desta vez estará em Extremoz sem cobrar cachê.

Marcelo Tigre, por sua vez, é um dos principais nomes do MMA mundial, com uma carreira marcada por títulos e lutas históricas, levando o nome do Rio Grande do Norte para os quatro cantos do planeta.

A presença conjunta de Renzo Gracie e Marcelo Tigre em Extremoz é considerada um marco para o esporte no estado, reunindo tradição, técnica e inspiração em um único evento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desembargador Francisco Barros Dias é absolvido mais uma vez pela Justiça Federal do RN

Foto: reprodução

O juiz da 4ª Vara Federal do Rio Grande do Norte absolveu, nesta quinta-feira (21), o desembargador emérito Francisco Barros Dias da acusação de ter vendido decisão em favor de Rychardson Macedo, réu da operação Pecado Capital e preso em 2012.

Barros Dias foi inocentado no processo em que era acusado de ter praticado ato de improbidade administrativa em benefício de Rychardson Macedo, apontado como líder do esquema de corrupção instalado no Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte. A sentença enfatiza que não existem provas de crimes cometidos pelo desembargador.

Francisco Barros Dias chegou a ser preso em agosto de 2017, sob duas acusações do Ministério Público Federal que se mostraram infundadas: (1) a de ter vendido decisão enquanto atuava no TRF5, cuja sentença publicada hoje declarou a completa ausência de provas, e (2) a de supostamente ter explorado prestígio no próprio TRF5 após sua aposentadoria, denúncia que já havia sido julgada improcedente anteriormente.

Assim, a Justiça reconhece a total inocência de Francisco Barros Dias.

Justiça Potiguar 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-vice-prefeita de João Dias, Damária Jácome, é presa no Paraguai

Foto: reprodução

A ex-vice-prefeita de João Dias, Damária Jácome, foi presa nesta quinta-feira (21) durante uma megaoperação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizada no Paraguai. Ela foi capturada junto a outros dois foragidos da Justiça.

Damária estava foragida desde o final de 2024, quando a Polícia Civil deflagrou uma operação para prender os acusados do duplo homicídio que vitimou o então prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, e seu pai, Sadi Oliveira.

A prisão marca um novo capítulo no caso que abalou o município e expõe as ramificações de uma das investigações criminais mais complexas do interior potiguar.

Blog Robson Pires 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes avaliará prisão preventiva de Bolsonaro após ouvir PGR e defesa

Foto: Ton Molina/STF

O ministro do STF Alexandre de Moraes avaliará uma eventual prisão preventiva de Jair Bolsonaro após receber as alegações da defesa e o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). A análise ocorre após identificação de possíveis descumprimentos das medidas cautelares impostas pelo Supremo.

A defesa tem prazo de 48 horas, que se encerra às 20h34 de sexta-feira (22), para apresentar esclarecimentos sobre o que Moraes considerou como “reiterados descumprimentos das medidas cautelares”, “reiteração de condutas ilícitas” e “existência de comprovado risco de fuga”.

Entre os elementos em análise está uma carta recuperada das mensagens apagadas do celular de Bolsonaro, contendo uma minuta de pedido de asilo político à Argentina, endereçada a Javier Milei, datada de fevereiro do ano passado. O documento, no entanto, não chegou a ser enviado.

Somente após avaliar a resposta da defesa e o posicionamento da PGR, Moraes decidirá se mantém a prisão domiciliar ou se a converte em preventiva. A decisão levará em conta possíveis riscos para a ação penal, para a ordem pública e eventuais descumprimentos concretos das medidas impostas.

Em situação anterior, quando houve questionamento sobre possível descumprimento relacionado a uma publicação, a análise resultou na manutenção da situação jurídica vigente, após Moraes considerar se tratar de um ato isolado.

CNN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trivela do ASA: DJ Bruno Giovanni será atração do Palco Ilha 360, no centro do percurso da Trivela

A Trivela do Asa está de volta e Natal foi a cidade escolhida para sediar a estreia da turnê que teve uma grande pausa de 14 anos. No dia 13 de setembro, os fãs da banda Asa de Águia terão um encontro marcado com esse retorno histórico na Casa de Apostas Arena das Dunas.

“Retomar o leme dessa Trivela era um sonho guardado no meu coração. Vamos rodar as principais cidades do país, levando alegria, irreverência e criando novas memórias inesquecíveis com meus fãs”, declarou Durvalino nas redes sociais.

E pra completar o clima de festa e música boa, o DJ Bruno Giovanni comanda o Palco Ilha 360, que ficará posicionado no centro do percurso da Trivela em formato exclusivo de torre. BG vai comandar o som na abertura e no encerramento do evento.

A Trivela, que marcou época e arrastou multidões por onde passou, já tem duas datas confirmadas para 2025: 13 de setembro em Natal e 18 de outubro no Rio.

O 2º lote dos abadás já está à venda no site ou no app ingresse.com.

A vendas físicas, sem taxa de conveniência, estão acontecendo na Davvero Gelateria, localizada no estacionamento interno da Arena, em frente a cervejaria Raffe.

Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas pelo perfil oficial do evento no Instagram: @triveladoasa e na página da Arena: @casadeapostas.arenadasdunas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lugar da festa “Bolsonaro na cadeia” foi utilizado por Brisa como comitê durante campanha eleitoral

Foto: Otávio Augusto/Câmara Municipa de Natal

A vereadora Brisa Bracchi (PT) publicou, no dia 20 de outubro, durante o segundo turno das eleições de 2022, um post nas redes sociais indicando o endereço da chamada “Casa Vermelha” como ponto de apoio à campanha. O local funcionava como um comitê popular do 13, onde militantes podiam se reunir e levar camisas para estampar com símbolos da candidatura de Natália Bonavides (PT).

De acordo com a publicação, a iniciativa buscava fortalecer a mobilização na reta final do pleito, servindo como espaço de concentração de apoiadores e produção de materiais para a campanha. O endereço foi divulgado abertamente na postagem da parlamentar, incentivando a participação dos eleitores.

Atualmente, esse mesmo imóvel seria o local escolhido para sediar o evento “Rolé Vermelho”, Bolsonaro na cadeia”, organizado pelo mandato da parlamentar com recursos públicos, mas que acabou sendo alvo de críticas.

A repercussão do episódio levanta questionamentos sobre a utilização de imóveis associados a campanhas eleitorais em eventos custeados pelo poder público. O caso ocorre em meio a um debate mais amplo sobre transparência e limites no uso de verbas públicas para atividades políticas ou culturais promovidas por mandatos parlamentares.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *