Política

FOTOS E VÍDEO: Escassez e miséria em Cuba gera revolta da população que pede “liberdade” e “abaixo a ditadura”

FOTOS: AFP | VIDEO: EPV/RAMON ESPINOSA / AP

As ruas de Havana e várias cidades de Cuba enfrentaram as maiores manifestações contra o Governo desde o maleconazo de 1994, os protestos massivos na capital cubana que marcaram a década de noventa. Mais uma vez, o estopim para a manifestação deste domingo ―em que participaram milhares de pessoas em todo o país e que resultou em centenas de detidos―, foi a grave escassez e miséria sofrida pelos habitantes da ilha, agravadas pelos efeitos da pandemia de covid-19. Gritos de “liberdade” e “abaixo a ditadura” puderam ser ouvidos na Havana Velha, coração da capital do país, e em outras partes de Cuba, amplificados pelas redes sociais, que nos últimos meses têm abalado o cenário político cubano.

Segundo depoimentos de jornalistas locais, vídeos e imagens difundidas nas redes sociais, centenas de cubanos saíram às ruas neste domingo por volta do meio-dia gritando “Liberdade, liberdade” e “Abaixo a ditadura” nos dois municípios, e rapidamente circulou o rumor de que outras cidades do interior do país começavam a aderir ao protesto.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel fez um pronunciamento imediato na televisão, culpando os Estados Unidos e sua política de sanções pela piora da situação econômica e por incentivar os protestos. “Convocamos todos os revolucionários, todos os comunistas para que saiam às ruas e vão aos lugares onde acontecerão essas provocações”, disse.

A faísca dos protestos começou no domingo na pequena cidade de San Antonio de los Baños, em Havana, onde centenas de pessoas saíram às ruas para protestar contra os longos apagões de eletricidade e exigir que as autoridades as vacinassem contra a covid-19. Logo depois, no entanto, suas demandas se transformaram em gritos por “liberdade” e demandas por mudanças políticas. O protesto chegou ao Facebook em poucos minutos e foi transmitido ao vivo, gerando convocatórias para mais manifestações nas redes. Díaz-Canel foi a San Antonio de los Baños ao meio-dia e percorreu a cidade, falou sobre a difícil situação epidemiológica no país e os esforços do Governo para resolvê-la. Nos últimos dias, os casos positivos de covid-19 e os mortos pela pandemia se multiplicaram exponencialmente, colocando províncias como Matanzas à beira do colapso da saúde. Neste sábado a ilha registrou pelo terceiro dia consecutivo o maior número de novos casos e de mortos por covid-19: 6.923 infecções e 47 óbitos.

O presidente cubano advertiu que se “há pessoas com legítima insatisfação com a situação em que vivem e também revolucionários confusos”, ao mesmo tempo “há oportunistas, contra-revolucionários e mercenários pagos pelo governo dos Estados Unidos para organizar este tipo de manifestações”.

Foi então que afirmou que “não serão permitidas provocações” e pronunciou a famosa frase que era um mantra de Fidel Castro: “A rua é dos revolucionários”. “Aqui nenhum verme ou contra-revolucionário tomará ruas”, disse ele, e instou a parar “as campanhas da mídia” e que “o povo não se permita ser provocado”. Em outras palavras, os fiéis vão às ruas para lutar contra os protestos.

Logo surgiram na Internet notícias de manifestações simultâneas na cidade de Palma Soriano, em Santiago de Cuba, em Alquízar e em outros lugares, algo absolutamente inédito no país, e também houve uma chamada em frente ao Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT), no bairro do Vedado da capital, por alguns integrantes do 27-N, grupo de artistas que no final do ano passado se manifestou em frente ao Ministério da Cultura pedindo liberdade de expressão e o fim do assédio à oposição e criadores dissidentes. A manifestação do ICRT, da qual participaram dezenas de pessoas, produziu uma contramanifestação que culminou num ato de repúdio e detenção de todos os protestantes.

Na mesma hora, vários milhares de pessoas também se reuniram no Parque da Fraternidad, próximo ao Capitólio, em Havana Velha. Os participantes viram a convocatória do protesto nas redes sociais. Em pouco tempo, vários milhares de pessoas, manifestantes, curiosos e grupos de defensores da revolução se reuniram ali. Alguns gritaram “Liberdade” e “Pátria e vida” —a canção composta por um grupo de artistas cubanos radicados em Miami e na ilha que desafiou o Governo de Havana. Os outros gritavam “Viva a revolução” e “Pátria e Fidel”.

Mais de cem foram detidos pela polícia, todos do primeiro grupo, exigindo mais liberdade. Veículos policiais foram agredidos quando alguém estava sendo levado embora, um fotógrafo espanhol da Associated Press (AP) foi atacado por policiais em meio à confusão. Em Cárdenas, uma das cidades mais afetadas pelo atual surto de coronavírus, uma patrulha policial foi derrubada. No pano de fundo, o grande descontentamento popular com a crise que atravessa o país, com filas de horas para comprar artigos de primeira necessidade e um quadro muito agudo de escassez de medicamentos.

Depois de percorrer as ruas de San Antonio de los Baños, Díaz-Canel foi à televisão cubana e falou sobre o que estava acontecendo. Afirmou que o fio condutor de tudo, para além das graves dificuldades derivadas da ineficiência da economia cubana, foi o ressurgimento do embargo norte-americano. “Começaram a intensificar uma série de medidas restritivas, de aperto do bloqueio, de perseguição financeira ao setor energético com o objetivo de sufocar nossa economia, e que isso provocasse a tão almejada revolta social que semeasse a possibilidade, com toda a campanha ideológica que se tem feito, de poder apelar a uma intervenção humanitária que culmina em intervenções e ingerências militares “.

Diáz-Canel mencionou a situação extremamente difícil da província de Matanzas, com uma taxa de mais de 1.300 infectados por 100.000 habitantes nos últimos 15 dias, o que levou à tomada de medidas de emergência, como o envio de membros da brigada médica Henry Reeve, que Cuba geralmente envia em missões internacionais quando ocorrem desastres humanitários. Tal brigada nunca havia sido implantada dentro do país antes. “De forma muito covarde, sutil, oportunista e perversa, a partir das situações mais complicadas que já tivemos em províncias como Matanzas e Ciego de Ávila, aqueles que sempre aprovaram o bloqueio e que atuam como mercenários nas ruas do bloqueio ianque, começam a aparecer com doutrinas de ajuda humanitária e corredor humanitário”, assegurou.

Reflexo da preocupação oficial que as manifestações de domingo suscitaram, após o discurso de Díaz-Canel, a televisão cubana transmitiu um programa ao vivo emitido em todas as províncias do país, com declarações de apoio à revolução e garantindo que tudo o que aconteceu foi produto de uma subversão incentivada pelos Estados Unidos e amplificada pelas redes sociais. À noite, nas ruas mais movimentadas de Havana, uma grande operação policial foi implantada.

El País

 

Opinião dos leitores

  1. É o povo Cubano se libertando da escravidão do socialismo imposto ao país e seu povo a várias décadas, liberdade para Cuba, viva a democracia.

  2. É lamentável que 60 anos de lavagem cerebral façam as pessoas acreditarem em toda essa baboseira ridícula sobre Cuba: a pobreza de Cuba é culpa do embargo dos Estados Unidos (mentira. Cuba pode fazer negócios com qualquer outro país do mundo, exceto empresas norte-americanas – inclusive uma empresa brasileira construiu o Porto de Mariel, já esqueceram disso?); a saúde em Cuba é a melhor do mundo (mentira. Os médicos cubanos ganham 20 dólares por mês – que tipo de incentivo é esse? Em 1993 eles começaram a usar cartilagem de tubarão para a cura do câncer. Pura picaretagem. O ditador Hugo Chávez preferiu se tratar em Cuba, em vez de procurar a medicina brasileira, muito avançada nesta área. Todos sabem o resultado); em Cuba não existe fome (mentira. As pessoas não tem o essencial – papel higiênico, absorventes, sabonetes, inclusive alimentos); Cuba é muito “segura” (a população foi desarmada no início dos anos 1960, e não há o que roubar, porque a população é paupérrima); o governo dos Estados Unidos está financiando os protestos (ridículo. Como se 60 anos de repressão total e miséria não fossem incentivos suficientes para os protestos). A propósito, porque milhares de cubanos enfrentaram e enfrentam os tubarões do mar do Caribe para fugir para os Estados Unidos, e porque não se tem notícia de milhares de pessoas querendo imigrar para o paraíso socialista? É estranho…

  3. Bolsonaro resolve isso ligeiro demais. Basta um grito do capitão que a militância dos comuna fuge.

  4. Tem algo em Cuba que não tem em outros países, para comparar, como o Brasil, que dizem ser uma democracia. Não existe fome lá, muito embora, não seja um país agrícola e dependa de importação de quase tudo, já o Brasil tem uma das maiores área agricultáveis do mundo e temos 19 milhões passando fome e 120 milhões em risco alimentar; em Cuba não tem moradores de rua, aqui no Brasil, aumenta todos os dias os desabrigados; a educação em Cuba é totalmente gratuita e todos estudam em condições igualitárias e não tem analfabetos, já no Brasil quem tem dinheiro (a minoria) tem privilégios, enquanto a maioria depende de uma escola pública, intencionalmente, sucateada e grande quantidades d analfabetos; a saúde em Cuba é das melhores do mundo, totalmente gratuita e acessível a todos, com um dos menores índice de mortalidade do mundo, já no Brasil, é preciso pagar para ter um pouco de atendimento, embora tenhamos um dos melhores planos de saúde do mundo, o SUS, que criminosamente é atacado para enviar recursos para a saúde privada, a mortalidade no Brasil é de terceiro mundo e se morre de fome; Cuba não tem problemas de violência, assaltos, roubos, assassinatos e, consequentemente, de insegurança, aqui no Brasil mata-se 100 e deixa mais 100 encomendados para o outro dia, temos a milícia tomando conta do governo, assaltos a cada minuto, trambiques, estupros, violência contra mulheres, violência contra negros, lgbts, arrombamentos, assassinatos a cada segundo, sequestros. Sem falar que há cinquenta anos os EUA proíbe outros países de fornecerem alimentos, medicamentos, tecnologias e outras coisas para o povo cubano, numa criminosa perseguição para causar o caos no paìs. Outra coisa, o governo americano está bancando esse protesto. Cuba vai querer tornar-se um Brasil? O povo vai embarcar como o brasileiro embarcou na história de comunismo e estamos vendo bandidos tomando conta do país, a fome de volta, a miséria de volta, aumento dos moradores de rua, dos desempregados, dos subempregados, da violência, das mortes por irresponsabilidade de um governo fascista para termos meia dúzia de privilegiados bilionários? Cada povo tem o destino que merece. A nossa escolha foi essa miséria instalada no país, a do povo cubano…

    1. Cuba e Venezuela são países tão bons, o povo desfruta de um paraíso na terra, não sei porque fogem, deve ser pelo fato de ser sujo. Vc quer uma cangaia, burro leva, o povo deixou essa ideia idiota de ser esquerda faz tempo.

    2. Perdeu um certo tempo da sua vida, que nunca mais vai voltar, para escrever um monte de besteiras. Parabéns pela mediocridade.

  5. Xiola, nos primeiros anos de Fidel esse país prosperou, porém era apenas um pano de fundo e nos anos seguintes só chibata na população. Basta olhar os índices econômicos o quanto esse país foi enviado ao desastre. Torço para Cuba se livre dessa impinge desse governo e que a população Brasil não caia nessa loucura.

  6. Cuba era um pais próspero, paraíso turístico. Aí vieram os comunistas e iludiram o povo com promessas de vida no “paraiso”. O resultado foi a perda dos direitos do povo, o assassinato em massa de pseudos opositores, o atraso econômico e a escravidão, se não pertencer à minuscula cúpula dirigente. E há uma casta de sabichões, apoiados por uma legião de “idiotas úteis”, que defendem isso para o Brasil. Vejam também a destruição da Venezuela e o que está ocorrendo na Argentina. Também eram paises promissores.

    1. Cuba era um antro de prostituição e da máfia. Governador por um ditador sanguinário, Fulgêncio Batista.
      Basta ler, pesquisar. Não dói.

    2. Vc estudou historia com quem, “cumpanhero”, com Zé Dirceu? Cuba hoje é o quê, um paraiso desenvolvido e democrata, onde o povo goza de liberdade e progresso e tem seus direitos respeitados? Vc sabe o que os ditos “revolucionários” fizeram por lá, como agiam Fidel Castro, Che Guevara e sua turma? Por que vc acha que estão sempre tentando fugir de lá? Vc se acha mesmo em condições de aconselhar alguém a pesquisar ou estudar? Essa geração Paulo Freire é hilária.

  7. O comunismo ou o Socialismo como queiram chamar é a ideologia de satanás, não existe família, casal hétero, Religião cristã, liberdade é zero, se não fosse o capitalismo não existiria empregos no mundo inteiro, tanto que a china, coreia do Norte e outros países comunistas adotaram o capitalismo, comunismo só é bom para a pequena turma que domina, o resto é só miseráveis.

  8. Há os sabichões, aqueles pouquíssimos que fazem parte da cúpula dirigente, e há “idiotas úteis”, “buchas de canhão” que servem apenas de massa de manobra nas mãos dos “donos” do país. No Brasil, por exemplo, tem o bandido de 9 dedos, o “Daniel” e os dirigentes do PT (foram quase todos presos Por corrupção) e de seus “puxadinhos”, e tem a vagabundagem sustentada com mortadela e esmolas. Vc é quem, caro “cumpanhero”? Ganhou o que do PT, um “empreguinho” que perderá após as próximas eleições? Crie vergonha e vá “ralar” e adquirir sua independência. Não seja capacho de bandido.

  9. Há muitos anos tiraram Fulgêncio Batista e assumiu Fidel Castro. Fidel ou Fidumaégua era assassino de gays e de qualquer um que reclamava dos novos ditadores, pois não estava preocupado com o povo, tanto que mataram Camilo Cientifuegos, lider admirado e preocupado com o povo. Na ilha falta tudo, principalmente liberdade. Em Cuba, taxista ganha mais que um médico.

  10. Meu professor de história e meu candidato do PT sempre me fizeram pensar que Cuba era um paraíso, de saúde e educação exemplares. Que era uma democracia do povo e que não faltava nada. Agora fiquei confuso…

    1. O povo pode ter até alfabetização, mas não há empregos compatíveis com a qualficação. Saúde lá não tem nada de especial, nem produção acadêmica relevante eles têm. Vc vai encontrar em termos de saúde um atendimento que vc encontraria em qualuer lugar SE chegar com as malas cheias de moeda forte (dólar, euro, ienes…). Se não, se vc não for do partidão, vai ter que levar até a água que usa.

    2. Meu professora de história também falava que Cuba era um paraíso.

  11. Podemos não pensar apenas em governo de esquerda. Que tal fazer um estudo em países que são governados por militares (Cuba, Coreia, Venezuela, etc) que querem se perpetuar no poder? Bolsonaro está se preparando para tal golpe. Tão ruim como a esquerda é a direita golpista.

    1. No Brasil, os governos militares foram responsáveis pelo período de maior crescimento da economia do país. Vivíamos em segurança, a educação e a saúde prosperaram e as pessoas viviam em liberdade detinham seus direitos preservados. Mas houve “prejudicados”: corruptos, bandidos, terroristas, vagabundos, traficantes, esses não tiveram moleza.

    2. Vivi essa época DIREITA Honesta. Tínhamos todos os direitos preservados. Direito de ser preso torturado, desaparecido.
      Quando eles saíram, a saúde, educação e Previdência estavam acabados. A inflação é dívida externa, nas alturas.
      Mas, na caserna, não faltava nada.
      É só ler e pesquisar.

    3. Quase tudo que temos no Brasil foi criado nos governos militares. Não conheço ninguém que tenha sido torturado ou tenha desaparecido, talvez porque não tenha convivido com os grupos que citei acima. O que vejo hoje são muitos aproveitadores recebendo gordas pensões do Estado brasileiro e muitos ex-exilados (??????), que estão muito bem de vida, gozando de plena saúde e continuam conspirando contra a democracia brasileira. Se os militares tivessem feito tudo o que gente como vc diz, muitos canalhas não estariam trabalhando hoje contra o Brasil. Vc está bem? Foi perseguido por quem? O que fazia nessa época?

  12. Potiguar, Santa Cruz e Caligula. Vcs falam das ditaduras de “extrema”esquerda (e concordo com vcs), mas não esqueçam das ditaduras de “extrema direita” direita…e é aqui que se encaixa Jair Bolsonaro. Provas de que ele que instalar uma ditadura: AI-5, ameaçar processo eletivo, ser o único dono da verdade… Não adianta falar do rabo sujo do outro (PT no caso) sem olha pro próprio rabo imundo e fedorento que se tem. Extremismo é sempre extremismo, não importa se de direita ou esquerda, pro cima ou pra baixo. Já passou da hora de ter politico de estimação meu povo, até pra ser idiota, tem hora que chega num limite. Ou vcs acham que Bolsonaro é muito diferente de Donald Trump, Vladimir Putin, Viktor Orban oui Fidel Castro. Saiam da merda do grupo de whats da familia e vão lavar uma louça que vcs crescem mais intectualmente viu!

    1. Não sei que aspirante a ditador é esse que tá tentando desregulamentar a economia (isso é liberdade para as pessoas não dependerem de Estado, zé mané!) o mais que pode, tendo que enfrentar todo o tipo de resistência.

    2. O ‘fascismo’ imaginário ATRIBUÍDO a Bolsonaro X o chavismo aberto e DECLARADO de Lula. Tá aí para quem quiser ver.

  13. É aqui que o vagabundo do lula foi se tratar, na casa dos seus amiguinhos.
    Eu não sei o que diabos tem esses militontos pra defender essa gente.
    É imoral!!
    Querem esse modelo pro nosso povo, domínio total trocado por apenas um prato de comida.
    Bando de cabeças de pastel de vento.
    Imoral!!
    A vida é muito mais que um PF.
    Absurdo.

  14. Fico imaginando o que os esquerdistas brasileiros pensam a respeito dessa repressão aos direitos humanos nessa Ilha tão linda chamada de Cuba. Um lugar maravilhoso, um povo muito bom que infelizmente é governado por uma ditadura que os trata pior do que os animais que lá existem. PT nunca mais.

    1. Podemos não pensar apenas em governo de esquerda. Que tal fazer um estudo em países que são governados por militares que querem se perpetuar no poder? Bolsonaro está se preparando para tal golpe. Tão ruim como a esquerda é a direita golpista.

  15. O povo Brasileiro já entendeu que estes partidos de esquerda querem para o Brasil, são bastantes claros em suas posições só não ver quem não quer. São todos comunistas.

  16. É isso que os partidos de esquerda, querem implantar no Brasil.
    Que Deus nos livre dessa praga.

    1. Calma caligulinha.
      Realmente os 14 anos de pt a gente vivia matando cachorro pra comer, faltava tudo, Eu lembro de tudo isso.

    2. Meu amor, vc conhece Honduras ou Guatemala? eu conheço. Conheço Cuba também. E posso te afirmar, Cuba é um paraíso comparado com essas duas republiquetas famintas, que seus cidadãos só pensam em pular o muro e migrar para os EUA, igual a muitos cubanos. Vai lá bebê, p vc ver.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula cita ‘comício’ ao inaugurar obra ao lado de pré-candidato do PT e enfrenta protesto pelo 2º dia seguido

Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Lula (PT) falou em “comício” ao participar neste sábado (25) da inauguração de obras viárias na rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos (Grande SP), e pelo segundo dia seguido enfrentou protesto em um evento oficial.

O mandatário dividiu palanque com o deputado federal Alencar Santana (PT), pré-candidato do PT à Prefeitura de Guarulhos, e elogiou o direito de um grupo grevista de universitários de se manifestar na cerimônia que ele mesmo chamou de “comício do Lula”.

“Eu estou vendo alguns companheiros levantando cartazes ali pra mim ‘estamos de greve’. Que bom que vocês podem vir num comício do Lula e levantar um cartaz dizendo que estão em greve. Que bom. Que maravilha que é garantir o direito democrático de as pessoas lutarem, reivindicarem e chegarem a um acordo no momento correto”, afirmou Lula.

“Porque há pouco tempo atrás os estudantes não podiam protestar, os professores não podiam reivindicar, os reitores não podiam reclamar e o governo não estava disposto a negociar. Agora, não. Agora vocês têm o direito de protestar, de levantar cartaz e levar faixa, porque nosso governo é democrático e o nosso governo sabe lidar com as diferenças e sabe lidar com as contradições”, completou Lula.

No local, manifestantes levantavam cartazes sobre a greve em universidades federais.

Na sexta-feira (24), em Araraquara, Lula assistiu a um protesto de professores contra a interrupção pelo governo federal da negociação por reajuste salarial.

Cerca de 40 professores protestavam um dia após o governo federal rechaçar a continuidade às negociações por reajuste salarial dos professores federais. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos exigiu a assinatura de um acordo até segunda-feira (27).

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Inmet alerta para possibilidade de chuvas em todo o litoral do RN

Foto: Inmet

As chuvas devem seguir caindo em uma parte do Rio Grande do Norte durante este fim de semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que publicou um novo alerta de perigo potencial para 41 cidades do estado, incluindo todos os municípios localizados na região costeira do estado.

O aviso, publicado às 8h57 deste sábado, é válido até 10h do domingo (26), e prevê chuvas que podem variar de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de até 60 km/h, com baixa possibilidade de fenômenos como queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet orienta que em casos de rajadas de vendo, não se abrigar debaixo de árvores, e não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de publicidade. Em casos de emergência, a orientação é ligar para Defesa Civil no 199 ou para o Corpo de Bombeiros no 193.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. Não dá uma dento, esse inmet. Hoje foi sol o dia todo. Kkkkk
    Qdo diz que vai fazer sol, chove. Kkkk famoso chute.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pedidos de recuperação judicial têm maior alta mensal em 6 anos

Foto: Aaron Lefler (via Unsplah)

O número de pedidos de recuperação judicial atingiu a maior alta mensal em 6 anos. Em abril, 184 empresas entraram com o pedido. O número não havia sido tão alto desde março de 2018 –quando houve registro de 190 requisições. Os dados são do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian.

As micro e pequenas empresas foram as que tiveram maior número de pedidos no período analisado. O perfil também se repete para o setor em que atuam: o de serviços é o que mais fecha portas. Só em abril foram 75 pertencentes a esta categoria. No comércio, 54, na indústria, 20 e, no setor primário, 35.

“O número de recuperações judiciais [em abril] reflete o ambiente de dificuldade financeira que as empresas estão vivendo atualmente, ainda refletindo as taxas de juros no país”, declarou o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Abril representou também o 5º mês consecutivo de aumento. Desde dezembro, há crescimento no número de pedidos.

FALÊNCIAS

O número de falências não acompanha a alta nos pedidos de recuperação judicial. Em abril, 90 empresas tiveram que findar o seu negócio. Os micros e pequenos empreendimentos foram os que mais fecharam as portas (53).

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Estamos no caminho certo, tudo em alta, inclusive as recuperações judiciais e falências, o nine é o cara.

  2. FAZ O L NOVAMENTE. DEIXA CHEGAR O PROXIMO ANO AI VAI MELHORAR AINDA MAIS. SE HOJE O POVAO SO TA COMPRAND9 COMIDA ANO QUE VEM NEM ISSO VAI TER. SEJAM BRM VINDOS A VENEZUELA CAROS AMIGOS PETRALHAS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Policial da Operação Lei Seca é preso em flagrante por dirigir embriagado em Natal

Foto: CPRE-RN

Um policial militar da Operação Lei Seca foi preso em flagrante por embriaguez ao volante em Natal, segundo confirmou a Polícia Civil neste sábado (25).

A divisão da Operação Lei Seca é justamente a responsável, no estado, pelas fiscalizações relacionadas à proibição de dirigir sob efeito de álcool.

O caso aconteceu no início da manhã de sexta-feira (24) na avenida Nevaldo Rocha, na capital potiguar. Segundo a Polícia Civil, uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade identificou o policial dentro de um carro, dormindo.

Com a constatação de sinais de embriaguez, o militar foi conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal e se negou a fazer o teste do bafômetro. Porém, os agentes assinaram um termo de constatação de embriaguez.

O militar foi liberado após pagar uma fiança de um salário mínimo.

Em nota, a Polícia Militar confirmou que o militar detido foi afastado de suas funções relacionadas às atividades da Lei Seca e responderá a um processo administrativo disciplinar.

“A Polícia Militar está colaborando integralmente com as autoridades competentes para que todas as medidas legais sejam devidamente aplicadas. A PMRN reforça seu compromisso com a transparência e a prestação de um serviço de qualidade à sociedade, e seguirá tomando todas as providências necessárias para assegurar a conduta exemplar de seus integrantes”, informou a corporação.

A presença de álcool no corpo do motorista é proibida em qualquer quantidade. Porém, são presos nas fiscalizações os motoristas flagrados com concentração alcoólica acima de 0.34 mg por litro de ar expelido.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Casal reage a assalto e dá surra em criminosos

Imagem: reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais, em Uberlândia-MG, registrou o momento em que um casal é abordado por dois homens em uma moto no Bairro Jardim Brasília. O que os bandidos não esperavam era que as vítimas reagiriam e o assalto terminaria com os criminosos levando uma surra.

O caso foi registrado às 2h do dia 20 de maio. O vídeo mostra a mulher saindo de uma casa, enquanto o homem esperava no carro.

Uma moto passou por eles e os suspeitos retornaram. Durante a tentativa de assalto, os criminosos retiraram o homem do banco do motorista e começaram a empurrá-lo.

Em seguida o homem reagiu e começou a agredir um dos assaltantes. O outro criminoso tentou voltar para a moto e foi atingido por uma “voadora”. Neste momento, a mulher também reagiu e começou a bater em um dos ladrões.

Durante certa de 2 minutos, o casal bateu com chutes e socos nos criminosos, que até tentaram fugir, mas por diversas vezes foram derrubados pelas vítimas.

Um vizinho se aproximou e se juntou ao casal no combate aos assaltantes e cerca de um minuto depois, um deles fugiu a pé e o outro subiu na moto e foi embora.

Pelas imagens é possível ver, ainda, que nada do casal foi levado. Já os ladrões ficaram sem os capacetes.

O g1 entrou em contato com o casal, que não registrou boletim de ocorrência, para falar sobre o caso, mas eles não haviam retornado até a atualização mais recente desta reportagem.

Confira o vídeo:

Orientação

Segundo o delegado Leandro Fernandes Araújo, o conselho geral para casos como esse é não reagir.

“A orientação de maneira geral em casos de assalto é não reagir, ainda que acredite que o criminoso não está armado. Você pode estar enganado ou ser surpreendido por um comparsa. Se possível, evite movimentos bruscos e tente manter a calma”.

g1

Opinião dos leitores

  1. Era prá ter dado mais peia, até apagar. E a polícia era prá terminar o serviço, aí sim iriam pensar duas vezes antes de sair para o crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] IRADO: Lula diz que Israel continua matando mulheres e crianças

“Israel continua matando mulheres e crianças”, diz Lula um dia após corpo de brasileiro morto pelo Hamas ser recuperado por tropas israelenses.

Em discurso neste sábado (25/5) presidente criticou novamente mortes de civis causadas pela operação militar de Israel em Gaza.

“Quero pedir a vocês uma solidariedade às mulheres e crianças que estão morrendo na Palestina por conta da irresponsabilidade do governo de Israel, que continua matando mulheres e crianças”, disse.

Lula também disse que o povo não deve se calar diante de “aberrações”. A declaração foi feita durante a inauguração de obras viárias na Rodovia Presidente Dutra (trecho da BR-116), em Guarulhos (SP).

O assassinato do brasileiro Michel Nisenbaum não foi citado em discursos do presidente, que lamentou a morte em suas redes sociais.

Com informações de CNN e Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. É melhor ele cuidar dos brasileiros, centenas são assassinados diariamente e ele nem aí.

  2. O Nine só defende o que não presta, o povo brasileiro, diferente do ladrão de nove dedos, está apoiando o Estado de Israel, que o Hamas seja exterminado para todo o sempre.

  3. Esse cachaceiro é uma comédia.
    Quem diria um bandido presidente do Brasil.
    É imoral!
    Vergonhoso.

    1. Onde estava o melhor serviço secreto do mundo quando houve a invasão do Hamas, onde estava o melhor exército do mundo para impedir essa invasão? Só uma pergunta.

  4. Mas a vida do brasileiro que os amiguinhos dele, do Hamas, tirou, está tudo bem? Esse devoto do satã só apoia quem não presta! Bandido, sempre protege bandido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Dois trechos da Praia de Ponta Negra têm 16 vezes mais coliformes fecais que o aceitável, aponta boletim de balneabilidade

Foto: Igor Jácome/g1

Um dos principais cartões postais de Natal, a praia de Ponta Negra, tem 16 vezes mais coliformes fecais na água que o limite aceitável pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o que torna os trechos analisados impróprios para o banho neste fim de semana.

Os dados são do boletim de balneabilidade das praias da região metropolitana de Natal, divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Em dois trechos da praia da Zona Sul da capital, o valor obtido na última amostragem foi de 16 mil coliformes fecais por 100 ml de água, quando o limite é de mil coliformes fecais por 100 ml, segundo o coordenador do programa Água Azul, o geólogo Ronaldo Diniz.

O levantamento tem como base os limites estabelecidos pelo pela Resolução N° 274 do Conama.

“Para classificar a praia como imprópria, a gente usa os resultados de cinco semanas. Se dois ou mais desses cinco resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, essa praia está imprópria. E se na análise mais recente tiver mais de 2.500 coliformes fecais, com apenas esse resultado ela já é classificada como imprópria. Ou seja, a praia está 16 vezes acima do limite de mil e seis vezes acima do limite de 2,5 mil”, explica Ronaldo, que coordena o estudo de balneabilidade há 23 anos.

No trecho da Praia de Areia Preta, na Zona Leste da cidade, perto da escadaria de Mãe Luiza, o levantamento semanal encontrou uma contaminação ainda maior: 24.000 coliformes termotolerantes nas amostras de até 100 ml de água – ou seja – um valor 24 vezes maior que o limite de 1 mil coliformes por 100 ml.

Ainda de acordo com Ronaldo, a presença elevada de coliformes fecais em praias da capital e da região metropolitana são causados por diferentes fatores. Porém, no caso de Ponta Negra, ele explica que a suspeita é de instalações irregulares de esgoto em galerias pluviais (que deveriam receber apenas água da chuva), bem como o contrário – ligações de águas da chuva no sistema de esgoto.

“No caso de Ponta Negra, o que nós vemos são um conjunto de ligações clandestinas de águas contaminadas nas galerias pluviais, nas instalações que deveriam conter apenas água da chuva, mas acabam recebendo esgotos não tratados, principalmente doméstico. E às vezes nós temos ligações clandestinas de água de chuva nas ligações de esgoto. A área de Ponta Negra é saneada, então essas instalações não suportam, no período que chove mais, e elas chegam a extravasar pelas tampas vistas ao longo do calçadão. Essa rede fica sobrecarregada e joga tudo diretamente na praia. Essa é a causa mais provável de ter ocorrido em Ponta Negra nesta semana”, afirmou.

Em Areia Preta, o professor acredita que o problema também é causado por ligações clandestinas. “Essa água da chuva chega com grande quantidade de esgotos não tratados”, pontuou.

Dos 33 pontos de praias e rios da Grande Natal, analisados pelos pesquisadores nesta semana, sete estavam impróprios: seis deles em Natal e um em Nísia Floresta, na região metropolitana. Três dos pontos impróprios na capital foram na praia de Ponta Negra. Veja abaixo:

Trechos e quantidade de coliformes por 100 ml de água na última análise

  • Nísia Floresta/Foz do Rio Pirangi – 1.340 na última análise
  • Natal/Ponta Negra/acesso principal – 16.000 na última análise
  • Natal/Ponta Negra/Rua C.G. Teixeira – Escadaria – 16.000 na última análise
  • Natal/Ponta Negra/Rua R. S. Medeiros – 9.200 na última análise
  • Natal/Via Costeira (Barreira D’Água) – 2.800 na última análise
  • Natal/Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza) – 24.000 na última análise
  • Natal/Redinha (Rio Potengi) – 3.500 na última análise

Nenhum dos pontos analisados nos municípios de Parnamirim e Extremoz, também na região metropolitana, foram considerados impróprios no boletim.

g1-RN

 

Opinião dos leitores

  1. O Blog é um excelente canal de comunicação. Leva inclusive informações de utilidade pública de importância sanitária e ambiental. Mas, os canais de comunicação também estão limitados. Por exemplo, o programa de balneabilidade é excelente, neste caso identificou algo assustador, por outro lado qual a fonte/origem da contaminação!? O BG poderia levar essa pergunta aos órgãos municipais, estaduais e federais. SEMURB, IDEMA, IBAMA.

  2. Ir para Ponta Negra, é sinônimo de tomar banho de merda, andar no meio de bandidos, lixo, prostituição e estrangeiro(a) liso fedorento(a). A Orla de Natal, da Redinha a Ponta Negra acabou-se!!!

    Triste fim da cidade do sol.

  3. Ou seja, Ponta Negra está uma m.e.r.d.@

    Parabéns aos que fazem isso com o nosso cartão postal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quase 50% dos brasileiros reprovam o governo Lula e 70% não sabem citar nenhuma obra da gestão petista

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que 49,6% dos brasileiros reprovam o governo Lula. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 24. O porcentual de aprovação é de 46,2%, e 4,2% não souberam responder ou não opinaram.

A pesquisa ainda mostrou que 70,6% dos entrevistados não souberam citar “obras, medidas administrativas nem benefícios à população realizados pelo Governo do Presidente Lula até o momento”. O índice é levemente menor do que em março, quando 73,4% dos entrevistados não souberam fazer nenhuma referência a medidas do governo Lula.

Quando a pergunta foi “a administração do presidente Lula está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima”, os porcentuais de “ótima” e “boa” somam 31,9% e os de “ruim” e “péssima” chegam a 41,1%.

  • Ótima — 10,6%
  • Boa — 21,3%
  • Regular — 26%
  • Ruim — 9,8%
  • Péssima — 31,3%
  • Não sabe/não opinou — 1%

A aprovação do governo Lula caiu bastante na comparação com agosto de 2023. Nesta última pesquisa, também houve queda da aprovação, de 46,6%, em março, para 46,2%, e alta da desaprovação, de 48,8% para 49,6%.

O porcentual de quem considera o governo bom ou ótimo subiu de 30,9% para 31,9%, mas o índice de quem considera ruim ou péssimo também cresceu, de 40,5% para 41,1%.

aprovação Lula

Comparativo da aprovação/reprovação do governo Lula | Foto: Reprodução/Paraná Pesquisas

A maior desaprovação vem do Sul, com 60,3%, seguida de Norte e Centro-Oeste (58,1%), Sudeste (50,4%) e Nordeste (38,1%).

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2020 eleitores em 160 municípios dos 26 Estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram feitas entre 27 de abril e 1º de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o intervalo de confiança, de 95%.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Como vai citar obra sem existir? 💡💡💡Qual é a semelhança entre O EX-PRESIDIÁRIO E O EX-CORINTHIAS? OS DOIS SÃO COMUNISTAS, SE ACHAM ÍDOLOS E NÃO SÃO.😭😭😭😭😭

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Esta semana fiquei nervoso porque vi o preço do arroz muito caro no supermercado’, diz Lula

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no sábado, 25, que ficou “nervoso” e “um pouco irritado” esta semana por conta do preço do arroz no supermercado. O petista citou a decisão do governo de destinar R$ 6,7 bilhões para a importação do produto, que será comprado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Esta semana fiquei meio nervoso porque vi o preço do arroz muito caro no supermercado. Esta semana eu fiquei um pouco irritado porque o preço do arroz, o pacote de 5 kg, em um supermercado, estava R$ 36, no outro estava R$ 33”, declarou Lula, durante inauguração de obras viárias na rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos (SP).

“Eu chamei o Paulo Teixeira, que é ministro do Desenvolvimento Agrário, chamei a Conab, que é a nossa companhia de abastecimento, chamei o ministro Fávaro, da Agricultura, e decidimos: arroz e feijão é uma coisa que nós, brasileiros, não sabemos e não queremos abrir mão. Por isso, eles têm que estar no preço que o povo mais humilde e trabalhador possa comprar”, emendou. “Tomamos a decisão de importar um milhão de toneladas de arroz para que a gente possa equilibrar o preço do arroz neste País.”

O chefe do Palácio do Planalto disse que o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, assinou uma redução de impostos que eram cobrados da importação de arroz. O governo editou duas medidas provisórias (MPs) sobre a importação de arroz como parte do conjunto de medidas para enfrentar as consequências do desastre climático no Rio Grande do Sul.

Lula foi ao evento acompanhado de Alckmin, dos ministros Renan Filho (Transportes), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e dos deputados federais Alencar Santana Braga (PT-SP), pré-candidato a prefeito de Guarulhos, e Jilmar Tatto (PT-SP).

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Isso é im condenado pra mentir.
    Nem em supermercados pode andar.
    Kkkkkkkkkk.
    Vai quebrar os arrozeiros do Rio Grande do Sul.
    Miserável!!

  2. Gustavo Malafra ,kkkkk parece até que seu amiguinho come arroz que a gente come, ele deve comer importados , isso sim.

  3. TÁ QUERENDO GANHAR UNS VOTINHOS, IMPORTANDO ARROZ, NÉ? JÁ TÁ FAZENDO PROPAGANDA, USANDO ESSA CONVERSA MOLE. SE FOSSE SÓ ARROZ QUE TÁ CARO ERA MUITO BOM. QUERENDO GANHAR FAMA COM A DESGRAÇA DO SUL, COMO É O COSTUME DA ESQUERDA. USAR DESGRAÇA PARA SE PROMOVER.

  4. SE FOSSE SÓ O ARROZ, TÁ TUDO CARO,E NÃO ESTAMOS NA PANDEMIA E NO INÍCIO DA GUERRA DA RÚSSIA X UCRÂNIA.

    O PAI DOS POBRES É ?
    FAZ O L QUE O AMOR ALIMENTA.

  5. Isso aí que Lula disse é uma tremenda FAKE NEWS. Vocês acham que Lula foi ao supermercado??? Kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO E FOTOS: Carro pega fogo no cruzamento das avenidas Romualdo Galvão e Miguel Castro

Um carro pegou fogo no cruzamento das avenidas Romualdo Galvão e Miguel Castro, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, no fim da manhã deste sábado (25).

Um caminhão do Corpo de Bombeiros já está no local realizando o combate às chamas.

Ninguém ficou ferido. Apenas o motorista estava no veículo, ele conseguiu sair a tempo de se salvar.

Opinião dos leitores

    1. João, certamente um fazuéli, não percebe q a crítica foi quanto à cobrança da taxa. Mas é querer muito…. pague, veja q não funciona e critique quem constata isso.

  1. A taxa cobrada em cada licenciamento para os bombeiros mostrando para q serve… chegaram só para varrer as contas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *