Política

FOTOS E VÍDEO: Escassez e miséria em Cuba gera revolta da população que pede “liberdade” e “abaixo a ditadura”

FOTOS: AFP | VIDEO: EPV/RAMON ESPINOSA / AP

As ruas de Havana e várias cidades de Cuba enfrentaram as maiores manifestações contra o Governo desde o maleconazo de 1994, os protestos massivos na capital cubana que marcaram a década de noventa. Mais uma vez, o estopim para a manifestação deste domingo ―em que participaram milhares de pessoas em todo o país e que resultou em centenas de detidos―, foi a grave escassez e miséria sofrida pelos habitantes da ilha, agravadas pelos efeitos da pandemia de covid-19. Gritos de “liberdade” e “abaixo a ditadura” puderam ser ouvidos na Havana Velha, coração da capital do país, e em outras partes de Cuba, amplificados pelas redes sociais, que nos últimos meses têm abalado o cenário político cubano.

Segundo depoimentos de jornalistas locais, vídeos e imagens difundidas nas redes sociais, centenas de cubanos saíram às ruas neste domingo por volta do meio-dia gritando “Liberdade, liberdade” e “Abaixo a ditadura” nos dois municípios, e rapidamente circulou o rumor de que outras cidades do interior do país começavam a aderir ao protesto.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel fez um pronunciamento imediato na televisão, culpando os Estados Unidos e sua política de sanções pela piora da situação econômica e por incentivar os protestos. “Convocamos todos os revolucionários, todos os comunistas para que saiam às ruas e vão aos lugares onde acontecerão essas provocações”, disse.

A faísca dos protestos começou no domingo na pequena cidade de San Antonio de los Baños, em Havana, onde centenas de pessoas saíram às ruas para protestar contra os longos apagões de eletricidade e exigir que as autoridades as vacinassem contra a covid-19. Logo depois, no entanto, suas demandas se transformaram em gritos por “liberdade” e demandas por mudanças políticas. O protesto chegou ao Facebook em poucos minutos e foi transmitido ao vivo, gerando convocatórias para mais manifestações nas redes. Díaz-Canel foi a San Antonio de los Baños ao meio-dia e percorreu a cidade, falou sobre a difícil situação epidemiológica no país e os esforços do Governo para resolvê-la. Nos últimos dias, os casos positivos de covid-19 e os mortos pela pandemia se multiplicaram exponencialmente, colocando províncias como Matanzas à beira do colapso da saúde. Neste sábado a ilha registrou pelo terceiro dia consecutivo o maior número de novos casos e de mortos por covid-19: 6.923 infecções e 47 óbitos.

O presidente cubano advertiu que se “há pessoas com legítima insatisfação com a situação em que vivem e também revolucionários confusos”, ao mesmo tempo “há oportunistas, contra-revolucionários e mercenários pagos pelo governo dos Estados Unidos para organizar este tipo de manifestações”.

Foi então que afirmou que “não serão permitidas provocações” e pronunciou a famosa frase que era um mantra de Fidel Castro: “A rua é dos revolucionários”. “Aqui nenhum verme ou contra-revolucionário tomará ruas”, disse ele, e instou a parar “as campanhas da mídia” e que “o povo não se permita ser provocado”. Em outras palavras, os fiéis vão às ruas para lutar contra os protestos.

Logo surgiram na Internet notícias de manifestações simultâneas na cidade de Palma Soriano, em Santiago de Cuba, em Alquízar e em outros lugares, algo absolutamente inédito no país, e também houve uma chamada em frente ao Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT), no bairro do Vedado da capital, por alguns integrantes do 27-N, grupo de artistas que no final do ano passado se manifestou em frente ao Ministério da Cultura pedindo liberdade de expressão e o fim do assédio à oposição e criadores dissidentes. A manifestação do ICRT, da qual participaram dezenas de pessoas, produziu uma contramanifestação que culminou num ato de repúdio e detenção de todos os protestantes.

Na mesma hora, vários milhares de pessoas também se reuniram no Parque da Fraternidad, próximo ao Capitólio, em Havana Velha. Os participantes viram a convocatória do protesto nas redes sociais. Em pouco tempo, vários milhares de pessoas, manifestantes, curiosos e grupos de defensores da revolução se reuniram ali. Alguns gritaram “Liberdade” e “Pátria e vida” —a canção composta por um grupo de artistas cubanos radicados em Miami e na ilha que desafiou o Governo de Havana. Os outros gritavam “Viva a revolução” e “Pátria e Fidel”.

Mais de cem foram detidos pela polícia, todos do primeiro grupo, exigindo mais liberdade. Veículos policiais foram agredidos quando alguém estava sendo levado embora, um fotógrafo espanhol da Associated Press (AP) foi atacado por policiais em meio à confusão. Em Cárdenas, uma das cidades mais afetadas pelo atual surto de coronavírus, uma patrulha policial foi derrubada. No pano de fundo, o grande descontentamento popular com a crise que atravessa o país, com filas de horas para comprar artigos de primeira necessidade e um quadro muito agudo de escassez de medicamentos.

Depois de percorrer as ruas de San Antonio de los Baños, Díaz-Canel foi à televisão cubana e falou sobre o que estava acontecendo. Afirmou que o fio condutor de tudo, para além das graves dificuldades derivadas da ineficiência da economia cubana, foi o ressurgimento do embargo norte-americano. “Começaram a intensificar uma série de medidas restritivas, de aperto do bloqueio, de perseguição financeira ao setor energético com o objetivo de sufocar nossa economia, e que isso provocasse a tão almejada revolta social que semeasse a possibilidade, com toda a campanha ideológica que se tem feito, de poder apelar a uma intervenção humanitária que culmina em intervenções e ingerências militares “.

Diáz-Canel mencionou a situação extremamente difícil da província de Matanzas, com uma taxa de mais de 1.300 infectados por 100.000 habitantes nos últimos 15 dias, o que levou à tomada de medidas de emergência, como o envio de membros da brigada médica Henry Reeve, que Cuba geralmente envia em missões internacionais quando ocorrem desastres humanitários. Tal brigada nunca havia sido implantada dentro do país antes. “De forma muito covarde, sutil, oportunista e perversa, a partir das situações mais complicadas que já tivemos em províncias como Matanzas e Ciego de Ávila, aqueles que sempre aprovaram o bloqueio e que atuam como mercenários nas ruas do bloqueio ianque, começam a aparecer com doutrinas de ajuda humanitária e corredor humanitário”, assegurou.

Reflexo da preocupação oficial que as manifestações de domingo suscitaram, após o discurso de Díaz-Canel, a televisão cubana transmitiu um programa ao vivo emitido em todas as províncias do país, com declarações de apoio à revolução e garantindo que tudo o que aconteceu foi produto de uma subversão incentivada pelos Estados Unidos e amplificada pelas redes sociais. À noite, nas ruas mais movimentadas de Havana, uma grande operação policial foi implantada.

El País

 

Opinião dos leitores

  1. É o povo Cubano se libertando da escravidão do socialismo imposto ao país e seu povo a várias décadas, liberdade para Cuba, viva a democracia.

  2. É lamentável que 60 anos de lavagem cerebral façam as pessoas acreditarem em toda essa baboseira ridícula sobre Cuba: a pobreza de Cuba é culpa do embargo dos Estados Unidos (mentira. Cuba pode fazer negócios com qualquer outro país do mundo, exceto empresas norte-americanas – inclusive uma empresa brasileira construiu o Porto de Mariel, já esqueceram disso?); a saúde em Cuba é a melhor do mundo (mentira. Os médicos cubanos ganham 20 dólares por mês – que tipo de incentivo é esse? Em 1993 eles começaram a usar cartilagem de tubarão para a cura do câncer. Pura picaretagem. O ditador Hugo Chávez preferiu se tratar em Cuba, em vez de procurar a medicina brasileira, muito avançada nesta área. Todos sabem o resultado); em Cuba não existe fome (mentira. As pessoas não tem o essencial – papel higiênico, absorventes, sabonetes, inclusive alimentos); Cuba é muito “segura” (a população foi desarmada no início dos anos 1960, e não há o que roubar, porque a população é paupérrima); o governo dos Estados Unidos está financiando os protestos (ridículo. Como se 60 anos de repressão total e miséria não fossem incentivos suficientes para os protestos). A propósito, porque milhares de cubanos enfrentaram e enfrentam os tubarões do mar do Caribe para fugir para os Estados Unidos, e porque não se tem notícia de milhares de pessoas querendo imigrar para o paraíso socialista? É estranho…

  3. Bolsonaro resolve isso ligeiro demais. Basta um grito do capitão que a militância dos comuna fuge.

  4. Tem algo em Cuba que não tem em outros países, para comparar, como o Brasil, que dizem ser uma democracia. Não existe fome lá, muito embora, não seja um país agrícola e dependa de importação de quase tudo, já o Brasil tem uma das maiores área agricultáveis do mundo e temos 19 milhões passando fome e 120 milhões em risco alimentar; em Cuba não tem moradores de rua, aqui no Brasil, aumenta todos os dias os desabrigados; a educação em Cuba é totalmente gratuita e todos estudam em condições igualitárias e não tem analfabetos, já no Brasil quem tem dinheiro (a minoria) tem privilégios, enquanto a maioria depende de uma escola pública, intencionalmente, sucateada e grande quantidades d analfabetos; a saúde em Cuba é das melhores do mundo, totalmente gratuita e acessível a todos, com um dos menores índice de mortalidade do mundo, já no Brasil, é preciso pagar para ter um pouco de atendimento, embora tenhamos um dos melhores planos de saúde do mundo, o SUS, que criminosamente é atacado para enviar recursos para a saúde privada, a mortalidade no Brasil é de terceiro mundo e se morre de fome; Cuba não tem problemas de violência, assaltos, roubos, assassinatos e, consequentemente, de insegurança, aqui no Brasil mata-se 100 e deixa mais 100 encomendados para o outro dia, temos a milícia tomando conta do governo, assaltos a cada minuto, trambiques, estupros, violência contra mulheres, violência contra negros, lgbts, arrombamentos, assassinatos a cada segundo, sequestros. Sem falar que há cinquenta anos os EUA proíbe outros países de fornecerem alimentos, medicamentos, tecnologias e outras coisas para o povo cubano, numa criminosa perseguição para causar o caos no paìs. Outra coisa, o governo americano está bancando esse protesto. Cuba vai querer tornar-se um Brasil? O povo vai embarcar como o brasileiro embarcou na história de comunismo e estamos vendo bandidos tomando conta do país, a fome de volta, a miséria de volta, aumento dos moradores de rua, dos desempregados, dos subempregados, da violência, das mortes por irresponsabilidade de um governo fascista para termos meia dúzia de privilegiados bilionários? Cada povo tem o destino que merece. A nossa escolha foi essa miséria instalada no país, a do povo cubano…

    1. Cuba e Venezuela são países tão bons, o povo desfruta de um paraíso na terra, não sei porque fogem, deve ser pelo fato de ser sujo. Vc quer uma cangaia, burro leva, o povo deixou essa ideia idiota de ser esquerda faz tempo.

    2. Perdeu um certo tempo da sua vida, que nunca mais vai voltar, para escrever um monte de besteiras. Parabéns pela mediocridade.

  5. Xiola, nos primeiros anos de Fidel esse país prosperou, porém era apenas um pano de fundo e nos anos seguintes só chibata na população. Basta olhar os índices econômicos o quanto esse país foi enviado ao desastre. Torço para Cuba se livre dessa impinge desse governo e que a população Brasil não caia nessa loucura.

  6. Cuba era um pais próspero, paraíso turístico. Aí vieram os comunistas e iludiram o povo com promessas de vida no “paraiso”. O resultado foi a perda dos direitos do povo, o assassinato em massa de pseudos opositores, o atraso econômico e a escravidão, se não pertencer à minuscula cúpula dirigente. E há uma casta de sabichões, apoiados por uma legião de “idiotas úteis”, que defendem isso para o Brasil. Vejam também a destruição da Venezuela e o que está ocorrendo na Argentina. Também eram paises promissores.

    1. Cuba era um antro de prostituição e da máfia. Governador por um ditador sanguinário, Fulgêncio Batista.
      Basta ler, pesquisar. Não dói.

    2. Vc estudou historia com quem, “cumpanhero”, com Zé Dirceu? Cuba hoje é o quê, um paraiso desenvolvido e democrata, onde o povo goza de liberdade e progresso e tem seus direitos respeitados? Vc sabe o que os ditos “revolucionários” fizeram por lá, como agiam Fidel Castro, Che Guevara e sua turma? Por que vc acha que estão sempre tentando fugir de lá? Vc se acha mesmo em condições de aconselhar alguém a pesquisar ou estudar? Essa geração Paulo Freire é hilária.

  7. O comunismo ou o Socialismo como queiram chamar é a ideologia de satanás, não existe família, casal hétero, Religião cristã, liberdade é zero, se não fosse o capitalismo não existiria empregos no mundo inteiro, tanto que a china, coreia do Norte e outros países comunistas adotaram o capitalismo, comunismo só é bom para a pequena turma que domina, o resto é só miseráveis.

  8. Há os sabichões, aqueles pouquíssimos que fazem parte da cúpula dirigente, e há “idiotas úteis”, “buchas de canhão” que servem apenas de massa de manobra nas mãos dos “donos” do país. No Brasil, por exemplo, tem o bandido de 9 dedos, o “Daniel” e os dirigentes do PT (foram quase todos presos Por corrupção) e de seus “puxadinhos”, e tem a vagabundagem sustentada com mortadela e esmolas. Vc é quem, caro “cumpanhero”? Ganhou o que do PT, um “empreguinho” que perderá após as próximas eleições? Crie vergonha e vá “ralar” e adquirir sua independência. Não seja capacho de bandido.

  9. Há muitos anos tiraram Fulgêncio Batista e assumiu Fidel Castro. Fidel ou Fidumaégua era assassino de gays e de qualquer um que reclamava dos novos ditadores, pois não estava preocupado com o povo, tanto que mataram Camilo Cientifuegos, lider admirado e preocupado com o povo. Na ilha falta tudo, principalmente liberdade. Em Cuba, taxista ganha mais que um médico.

  10. Meu professor de história e meu candidato do PT sempre me fizeram pensar que Cuba era um paraíso, de saúde e educação exemplares. Que era uma democracia do povo e que não faltava nada. Agora fiquei confuso…

    1. O povo pode ter até alfabetização, mas não há empregos compatíveis com a qualficação. Saúde lá não tem nada de especial, nem produção acadêmica relevante eles têm. Vc vai encontrar em termos de saúde um atendimento que vc encontraria em qualuer lugar SE chegar com as malas cheias de moeda forte (dólar, euro, ienes…). Se não, se vc não for do partidão, vai ter que levar até a água que usa.

    2. Meu professora de história também falava que Cuba era um paraíso.

  11. Podemos não pensar apenas em governo de esquerda. Que tal fazer um estudo em países que são governados por militares (Cuba, Coreia, Venezuela, etc) que querem se perpetuar no poder? Bolsonaro está se preparando para tal golpe. Tão ruim como a esquerda é a direita golpista.

    1. No Brasil, os governos militares foram responsáveis pelo período de maior crescimento da economia do país. Vivíamos em segurança, a educação e a saúde prosperaram e as pessoas viviam em liberdade detinham seus direitos preservados. Mas houve “prejudicados”: corruptos, bandidos, terroristas, vagabundos, traficantes, esses não tiveram moleza.

    2. Vivi essa época DIREITA Honesta. Tínhamos todos os direitos preservados. Direito de ser preso torturado, desaparecido.
      Quando eles saíram, a saúde, educação e Previdência estavam acabados. A inflação é dívida externa, nas alturas.
      Mas, na caserna, não faltava nada.
      É só ler e pesquisar.

    3. Quase tudo que temos no Brasil foi criado nos governos militares. Não conheço ninguém que tenha sido torturado ou tenha desaparecido, talvez porque não tenha convivido com os grupos que citei acima. O que vejo hoje são muitos aproveitadores recebendo gordas pensões do Estado brasileiro e muitos ex-exilados (??????), que estão muito bem de vida, gozando de plena saúde e continuam conspirando contra a democracia brasileira. Se os militares tivessem feito tudo o que gente como vc diz, muitos canalhas não estariam trabalhando hoje contra o Brasil. Vc está bem? Foi perseguido por quem? O que fazia nessa época?

  12. Potiguar, Santa Cruz e Caligula. Vcs falam das ditaduras de “extrema”esquerda (e concordo com vcs), mas não esqueçam das ditaduras de “extrema direita” direita…e é aqui que se encaixa Jair Bolsonaro. Provas de que ele que instalar uma ditadura: AI-5, ameaçar processo eletivo, ser o único dono da verdade… Não adianta falar do rabo sujo do outro (PT no caso) sem olha pro próprio rabo imundo e fedorento que se tem. Extremismo é sempre extremismo, não importa se de direita ou esquerda, pro cima ou pra baixo. Já passou da hora de ter politico de estimação meu povo, até pra ser idiota, tem hora que chega num limite. Ou vcs acham que Bolsonaro é muito diferente de Donald Trump, Vladimir Putin, Viktor Orban oui Fidel Castro. Saiam da merda do grupo de whats da familia e vão lavar uma louça que vcs crescem mais intectualmente viu!

    1. Não sei que aspirante a ditador é esse que tá tentando desregulamentar a economia (isso é liberdade para as pessoas não dependerem de Estado, zé mané!) o mais que pode, tendo que enfrentar todo o tipo de resistência.

    2. O ‘fascismo’ imaginário ATRIBUÍDO a Bolsonaro X o chavismo aberto e DECLARADO de Lula. Tá aí para quem quiser ver.

  13. É aqui que o vagabundo do lula foi se tratar, na casa dos seus amiguinhos.
    Eu não sei o que diabos tem esses militontos pra defender essa gente.
    É imoral!!
    Querem esse modelo pro nosso povo, domínio total trocado por apenas um prato de comida.
    Bando de cabeças de pastel de vento.
    Imoral!!
    A vida é muito mais que um PF.
    Absurdo.

  14. Fico imaginando o que os esquerdistas brasileiros pensam a respeito dessa repressão aos direitos humanos nessa Ilha tão linda chamada de Cuba. Um lugar maravilhoso, um povo muito bom que infelizmente é governado por uma ditadura que os trata pior do que os animais que lá existem. PT nunca mais.

    1. Podemos não pensar apenas em governo de esquerda. Que tal fazer um estudo em países que são governados por militares que querem se perpetuar no poder? Bolsonaro está se preparando para tal golpe. Tão ruim como a esquerda é a direita golpista.

  15. O povo Brasileiro já entendeu que estes partidos de esquerda querem para o Brasil, são bastantes claros em suas posições só não ver quem não quer. São todos comunistas.

  16. É isso que os partidos de esquerda, querem implantar no Brasil.
    Que Deus nos livre dessa praga.

    1. Calma caligulinha.
      Realmente os 14 anos de pt a gente vivia matando cachorro pra comer, faltava tudo, Eu lembro de tudo isso.

    2. Meu amor, vc conhece Honduras ou Guatemala? eu conheço. Conheço Cuba também. E posso te afirmar, Cuba é um paraíso comparado com essas duas republiquetas famintas, que seus cidadãos só pensam em pular o muro e migrar para os EUA, igual a muitos cubanos. Vai lá bebê, p vc ver.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PERSE: Câmara aprova projeto para setor de eventos com 30 atividades e impacto de R$ 15 bi; texto vai ao Senado

Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto que restringe o alcance do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e prevê o fim do benefício até 2026. O texto vai ao Senado.

Foi firmado um acordo para manter no projeto a limitação do benefício fiscal a R$ 15 bilhões até 2026. Após acordo entre o Ministério da Fazenda e líderes parlamentares, o programa incluirá 30 setores. Além de eventos, bares, restaurantes e hotéis, a última versão do texto também incluiu o setor de apart hotéis.

A limitação do Perse faz parte da agenda de Fernando Haddad para aumentar a arrecação neste ano. O programa foi criado na pandemia de Covid-19 e a equipe econômica avalia que ele já teve um custo elevado, de aproximadamente R$ 17 bilhões em 2023.

A proposta aprovada na Câmara prevê a habilitação prévia pela Receita Federal das empresas aptas. Mas se a Receita não responder em 30 dias, a empresa fica automaticamente habilitada.

A relatora da proposta, Renata Abreu (Podemos- SP), havia retomado a isenção fiscal para 44 setores no último texto sugerido, contra 12 previstos no projeto original do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

A relatora da proposta explicou que a contagem dos R$ 15 bilhões de limite começa a partir de abril deste ano. Caso o programa alcance o limite antes de 2026, ele poderá ser paralisado, em até um mês, após audiência na Câmara dos Deputados. Isso foi uma demanda da Fazenda para criar um “gatilho” para garantir o fim do programa.

— Com a redução drástica de CNAEs, o programa atende o governo na limitação dos R$15 bilhões até 2026.

Os incentivos abrangem quatro impostos federais: IRPJ, CSLL, PIS e Cofins. A isenção total permanece em 2024.

O benefício será aplicado para empresas de lucro real ou presumido. No entanto, a relatora determina que para as companhias de lucro real seja retomada a cobrança integral de IRPJ e CSLL em 2025 sobre o lucro. Para essas empresas, o incentivo fiscal que zera os impostos permaneceria apenas sobre cobranças de PIS e COFINS, até 2026.

Já para as empresas de lucro presumido, permanece a isenção total, sobre os quatro impostos, também até 2026.

— Quanto mais foco o projeto tiver, melhor. Não faz muito sentido abrir demais, porque os recursos estão limitados. A espinha dorsal do que foi debatido foi validado por duas dúzias de líderes, mantendo os R$ 15 bilhões e a habilitação (pela Receita) — disse, em conversa rápida com jornalistas em frente ao Ministério da Fazenda.

A proposta ainda prevê que a Receita Federal publicará, bimestralmente, relatório de acompanhamento do benefício contendo os valores do benefício fiscal.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Descriminalização da maconha não pode ser feita por decisão judicial, diz Pacheco; STF analisa julgamento sobre o tema

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (23) que a descriminalização de determinadas drogas, como a maconha, não pode ser estabelecida por meio de decisão judicial. O debate, segundo ele, deve ser feito no “âmbito da política”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Invasores do Siafi tentaram movimentar ao menos R$ 9 milhões só no Ministério da Gestão

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os criminosos que invadiram o sistema de administração financeira do governo federal, o Siafi, usado na execução de pagamentos, tentaram movimentar ao menos R$ 9 milhões do Ministério da Gestão e Inovação.

Segundo as apurações preliminares, eles conseguiram desviar no mínimo R$ 3,5 milhões do órgão, dos quais R$ 2 milhões já foram recuperados.

A invasão ao Siafi foi relevada pela Folha. O Tesouro Nacional, órgão gestor do Siafi, implementou medidas adicionais de segurança para autenticar os usuários habilitados a operar o sistema e autorizar pagamentos.

Em nota, o órgão confirmou a “utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular” e disse que “as tentativas de realizar operações na plataforma foram identificadas”. O Tesouro afirmou ainda que as ações “não causaram prejuízos à integridade do sistema”.

Os investigadores conseguiram reaver os valores transferido para duas instituições, mas o maior volume, repassado para uma terceira instituição, não pôde ser recuperado porque o dinheiro já havia sido direcionado para outras contas.

Os valores em questão dizem respeito apenas ao que foi mapeado no âmbito do MGI. De acordo com investigadores da PF, os invasores conseguiram movimentar valores maiores que os R$ 3,5 milhões.

Ainda não há confirmação pública dos montantes envolvidos, nem quais órgãos foram alvo da ação criminosa. A Polícia Federal investiga o caso com apoio da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Para conseguir fazer as transferências, os criminosos roubaram ao menos sete senhas de servidores que têm perfil de ordenadores de despesa —ou seja, têm permissão para emitir ordens bancárias em nome da União.

Houve tentativas de pagamento em pelo menos três órgãos: MGI, Câmara dos Deputados e TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na Câmara, os criminosos não tiveram êxito porque uma série de barreiras de segurança impediu a conclusão das transações.

Segundo interlocutores que auxiliam nas investigações, gestores habilitados para fazer movimentações financeiras dentro do Siafi tiveram seus acessos por meio do gov.br utilizados por terceiros sem autorização.

As apurações indicam que os invasores conseguiram acessar o Siafi utilizando o CPF e a senha do gov.br de gestores e ordenadores de despesas para operar a plataforma de pagamentos.

A Polícia Federal disse, em nota, que soube dos ataques em 5 de abril, quando começaram as apurações. As diligências são conduzidas em segredo de Justiça.

O Tesouro realizou uma reunião com diferentes agentes financeiros do governo no dia 12 de abril para comunicar a existência de um ataque ao Siafi e ao gov.br.

Segundo relatos, o órgão gestor do sistema teria informado que no fim de março, nas proximidades da Páscoa, os criminosos conseguiram se apropriar de um perfil com acesso privilegiado dentro do sistema e usaram isso para acessar ordens bancárias e alterar os ordenadores da despesa e os beneficiários dos valores.

O Tesouro chegou a suspender a emissão de ordens bancárias por meio do Pix (OB Pix), instrumento preferencial utilizado pelos invasores para desviar os recursos.

A suspeita é que os invasores coletaram os dados sem autorização via sistema de pesca de senhas (com uso de links maliciosos, por exemplo). Uma das hipóteses é que essa coleta se estendeu por meses até os suspeitos reunirem um volume considerável de senhas para levar a cabo o ataque.

Outros artifícios também podem ter sido empregados pelos invasores. A plataforma tem um mecanismo que permite desabilitar e recriar o acesso a partir do CPF do usuário, o que pode ter viabilizado o uso indevido do sistema.

Na prática, os invasores conseguiram alterar a senha de outros servidores, ampliando a escala da ação.

Dadas as características, interlocutores do governo afirmam que se trata de uma ação muito bem articulada, pois apenas alguns servidores têm nível de acesso elevado o suficiente para emitir ordens bancárias em nome da União. Isso indica uma atuação direcionada por parte dos invasores.

Além disso, técnicos observam que o Siafi é um sistema complexo, pouco intuitivo, e operá-lo requer conhecimento especializado sobre a plataforma. Alguns chegaram a mencionar que há fragilidades de segurança no sistema.

O TCU (Tribunal de Contas da União) vai fazer uma fiscalização para verificar as providências adotadas pelo governo para solucionar o problema.

A corte de contas já vinha realizando uma auditoria no Tesouro Nacional com o objetivo de promover a melhoria na gestão de riscos de segurança da informação, por meio da avaliação dos controles administrativos e técnicos existentes na organização.

A auditoria, ainda em curso, está quase na metade dos trabalhos, mas a equipe apresentou no fim de março aos gestores do Tesouro Nacional um relatório parcial em que apontou evidências de vulnerabilidades.

Não há qualquer evidência de que essas vulnerabilidades identificadas e comunicadas ao Tesouro abriram caminho para a invasão ao Siafi ou de qualquer relação com o caso. O TCU ainda vai decidir se a fiscalização sobre o episódio se dará no âmbito deste mesmo processo, ou se ensejará a abertura de uma nova auditoria.

ENTENDA O CASO

O que é o Siafi?

O Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) é um sistema operacional desenvolvido pelo Tesouro Nacional em conjunto com o Serpro. Ele foi implementado em janeiro de 1987 e, desde então, é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do governo federal.

É por meio dele que o governo realiza o empenho de despesas (a primeira fase do gasto, quando é feita a reserva para pagamento), bem como os pagamentos das dotações orçamentárias via emissão de ordens bancárias.

Quem usa o Siafi?

Gestores de órgãos administração pública direta, das autarquias, fundações e empresas públicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Orçamento Fiscal ou no Orçamento da Seguridade Social da União.

O que está sob investigação?

Invasores utilizaram credenciais válidas de servidores e acessaram o Siafi utilizando o CPF e a senha desses gestores e ordenadores de despesas para operar a plataforma de pagamentos. A PF investiga o caso com apoio da Abin. O governo ainda apura a extensão dos impactos.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Paralisação da Polícia Civil: Família não consegue registrar BO e corpo de idoso fica 24 horas ‘preso’ no Hospital Walfredo Gurgel

Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi

Uma família não conseguiu liberar o corpo de um idoso do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, mesmo 24 horas após a morte dele. O motivo: não ter conseguido registrar um Boletim de Ocorrência (BO) devido à paralisação da Polícia Civil em todo o estado nesta terça-feira (23).

O boletim foi solicitado, segundo a família, porque Maxuel de Lima Cortez, de 63 anos, morreu após ser internado por conta de uma queda, que resultou na fratura do fêmur, o que torna o documento necessário para que seja autorizado exame e consequente laudo do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

A família contou que o idoso morreu por volta das 19h30 de segunda-feira (22). Desde então, eles foram a quatro delegacias, sendo duas em Natal e duas em São José de Mipibu, na Região Metropolitana, mas não conseguiram registrar o caso.

Os policiais civis paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (23), e nenhuma delegacia do estado abriu para atendimento ao público tanto pela manhã quanto pela tarde. Os registros on-line também foram afetados, já que não havia policiais civis para homologação dos boletins.

A sobrinha de Maxuel, a recepcionista Ivanyelle de Lima, explicou que a família recebeu a recomendação do hospital de que era necessário o boletim de ocorrência para a liberação do corpo para o Itep. Eles receberam da unidade de saúde uma solicitação do exame cadavérico.

A família procurou na noite desta terça-feira (23) a Central de Flagrantes de Natal, que foi reaberta no turno da noite após passar o dia fechada por conta da mobilização dos policiais. Até a atualização mais recente desta matéria, a família aguardava para conseguir realizar o BO, e o corpo não havia sido liberado.

Maxuel fraturou o femur na quarta-feira passada, quando foi para a UPA de São José de Mipibu, cidade onde morava, e em seguida foi transferido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

“A gente está passando por um momento de luto e ainda ter que, desde ontem [terça], correr atrás, pra ter uma resolução. É uma impotência. A gente vai para um lado e para o outro e não consegue resolver”, lamentou Ivanyelle.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Mauro Cid pede liberdade provisória a Moraes após um mês preso e alega que não quebrou acordo de delação

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid pediu a revogação da prisão preventiva ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O oficial foi preso preventivamente por determinação do próprio magistrado há um mês, após aparecer em áudios criticando a forma como a sua delação premiada foi conduzida pela Polícia Federal.

Na ocasião, Moraes entendeu que Cid não preservou o sigilo da sua colaboração ao falar sobre o acordo com um interlocutor ainda não identificado e que os áudios causaram embaraço às investigações, o que caracterizaria crime de obstrução de Justiça.

A defesa informou que argumenta no pedido que não houve obstrução de Justiça nem quebra do acordo de colaboração. Os advogados afirmam ainda que a manutenção da prisão é desnecessária.

Em março, Cid foi intimado a ir ao STF prestar esclarecimentos sobre os áudios divulgados pela Revista Veja a um juiz do gabinete de Moraes. Ele acabou saindo de lá preso por descumprimento de medidas cautelares e obstrução.

Na audiência, Cid confirmou todo o teor da sua colaboração premiada, disse que não houve coação da parte da PF e que fez aquelas declarações como um “desabafo” e “uma forma de expressar”.

“Nunca houve induzimento às respostas. Nenhum membro da Polícia Federal o coagiu a fala algo que não teria acontecido”, disse Cid, segundo a transcrição da ata do depoimento.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo libera R$ 2,7 bilhões em emendas para o Congresso às vésperas de votação sobre vetos de Lula

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O governo acelerou a liberação de emendas ao Congresso nesta semana, às vésperas da sessão que analisará vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apesar disso, o ritmo dos repasses ainda gera críticas, especialmente na Câmara dos Deputados, onde o desgaste com o Palácio do Planalto tem sido maior. Por isso, mesmo líderes aliados a Lula reconhecem que há risco de o governo sofrer derrotas nas votações de vetos.

Uma delas poderá impor ao presidente um cronograma para liberação de emendas, o que reduz a margem para a articulação política do governo usar esses recursos como moeda de troca com parlamentares.

Nesta segunda-feira (22), foram liberados mais cerca de R$ 2,7 bilhões em emendas. Com isso, já foram autorizados R$ 5,5 bilhões a deputados e senadores neste ano.

“Há um objetivo claro do governo em acelerar a execução para a gente manter esse ritmo de retomada da economia e ritmo da execução dos programas”, disse nesta segunda-feira o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política e gestão das emendas.

Pelos números apresentados por ele, mais R$ 1 bilhão devem ser repassados nesta semana.

Recentemente, Padilha protagonizou um mal-estar público com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que o chamou de “incompetente”.

Sessão nesta quarta

A liberação também acontece às vésperas de uma sessão do Congresso, em que deputados e senadores devem analisar os vetos presidenciais à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao Orçamento de 2024.

A sessão está marcada para quarta-feira (24), mas aliados do governo tentam adiar a votação, que é prorrogada há semanas. O risco de derrota de Lula e a falta de acordo sobre os vetos é o principal motivo para eventual adiamento.

O Congresso aprovou, no fim do ano passado, dispositivos na LDO para que o Palácio do Planalto fosse obrigado a pagar, até fim de junho, uma parte das emendas na área de saúde e assistência social.

Lula vetou esses trechos, que davam segurança aos parlamentares de que esses recursos seriam liberados ainda no primeiro semestre – demanda que ganha um peso extra em ano eleitoral, quando o empenho das emendas só pode acontecer até o dia 30 de junho.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Coordenador da bancada do RN, Robinson Faria, articula reunião com DNIT em busca de soluções para BR-304

O coordenador da bancada do Rio Grande do Norte, deputado federal Robinson Faria, se reuniu com parlamentares junto ao diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, para tratar da situação da BR-304. O encontro ocorreu nesta terça-feira (23), na sede do órgão, em Brasília.

A rodovia está interditada no município de Lajes, devido à queda da ponte provocada pelas fortes chuvas. A reunião contou com a participação da senadora Zenaide Maia, os deputados federais Benes Leocádio, Sargento Gonçalves, Fernando Mineiro e a deputada estadual Divaneide Basílio.

Robinson Faria destacou o empenho na busca de medidas que possam amenizar o problema. “A interdição devido ao desabamento tem provocado diversos prejuízos e nossa atuação enquanto coordenador da bancada é de articular junto aos parlamentares para que possamos nos unir em busca de uma solução”, disse.

O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, acredita que em duas semanas a obra do desvio pode estar concluída, mas que isso vai depender das chuvas na região. “O DNIT está empenhado em resolver a situação da rodovia, depende agora das condições climáticas. Condições técnicas, orçamento, empresa, recurso, tudo já está encaminhado”, explicou.

Opinião dos leitores

  1. Cria-se dificuldades pra vender facilidades, magote de inúteis custam uma fabula pra desfilar de donos dos cargos, pagos com nosso suado dinheiro.

  2. Com Bolsonaro o batalhão de engenharia do Exército teria feito uma ponte nova em 15 dias. Com o molusco a ponte vai demorar 2 anos e vai custar 2,5 bilhões de reais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula diz que não há crise na Petrobras e que desentendimentos “fazem parte do ser humano”

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta terça-feira (23) que não há crise na Petrobras e que os desentendimentos relacionados à estatal “fazem parte do ser humano”.

Nas últimas semanas, a petroleira ficou no centro de uma disputa no governo, que envolvia a distribuição de dividendos extraordinários e colocou em lados opostos o presidente da empresa, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

“Não tem crise na Petrobras, a crise da Petrobras é o fato de ela ser uma empresa muito grande”, declarou Lula, durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto.

Ele disse que a capacidade de investimento da companhia é maior que a do próprio País. “É crise de crescimento, de descobrir novos poços de petróleo, de se transformar em uma empresa não só de petróleo e gás, mas de energia”, emendou.

Lula acrescentou que a Petrobras “está tranquila” e que não vê “problema” na empresa. “O fato de se ter um desentendimento, uma divergência faz parte do ser humano”, afirmou. “Nem sempre a boca fala somente as coisas que são boas.”

Na semana passada, o Conselho da Petrobras decidiu distribuir 50% dos dividendos extraordinários da empresa, como vinha sendo defendido por Prates. Silveira, por sua vez, não queria a destinação dos recursos aos acionistas e recebeu o apoio do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O titular da Fazenda, Fernando Haddad, contudo, ficou do lado de Prates porque a União é a maior acionista da petroleira e receberá recursos.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Comissão de Defesa do Consumidor

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CASO SIAFI: Governo Lula estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O governo federal estima que a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) pode ter causado um prejuízo de cerca de R$ 3,5 milhões a partir de operações irregulares de pagamentos.

Opinião dos leitores

  1. Fiquem de olho na extrema direita e no elon musk..nada é por acaso, inclusive essa tara dele pelos assuntos do Brasil nos últimos dias

    1. Massa Xibiu de boi, a extrema direita do brasil e Elon Musk estão se reunindo numa sala embaixo da parede do gargalheiras, estavam só esperando o acude sangrar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *